Ver Versão Completa : Mitsubishi MotorSports - Qual o Melhor Carro?
Pessoal,
Sou participante do Mitsubishi MotorSports na Categoria Turismo Light e no próximo ano pretendo correr na categoria Turismo.
Gostaria da opinião de vocês sobre alguns itens:
- Qual o melhor Carro?
(Combustível, Cambio, Portas, Pneus, etc)
- Qual o melhor equipamento?
(Nav4Palm, Trip Totem, GPS)
Abraços a todos.
Adhemar
Bruno Sander
23/11/2009, 14:34
Pelo que tenho conversado com o pessoal da Graduados...
Melhor carro: TR4-R ou Pajero Full 03 Portas.
Pneus: Mud (Qualquer marca)
Navegação (na Turismo): Trip-Totem + Palm (Nav4Palm)
Mas, arrume um navegador bom senão não adianta nada ter um bom equipamento!
Bruno Sander
watacabe
23/11/2009, 15:34
Já andei com a Full 5portas diesel das antigas e com a TR4. A TR4 é muito superior, mas tem que ser cambio mecanico... O pneu mud é necessário poucas vezes na minha opinião, mas faz falta sim...
NilsinhoRox
23/11/2009, 16:30
Se for pra encarar de verdade os Rallyes...
E ter viatura especifica: TR4 R http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/pajero_tr4r
Vai sobrar e dar poukissima manutenção!!!
[]'s
Bruno Sander
23/11/2009, 18:39
Sem duvida, para isto, a TR4-R e o melhor carro (e bem mais em conta que a Full)!
NilsinhoRox
23/11/2009, 20:48
Sem duvida, para isto, a TR4-R e o melhor carro (e bem mais em conta que a Full)!
X2
Creio que uma TR4-R 0km, esteja por volta de R$50.000,00.
E se vc "prender" a suspensão traseira pra diminuir mto a possibilidade de capotamento... Vc corre o MITCup e volta pra casa dirigindo!!!
Que na minha humilde opinião é a verdadeira adrenalina em Rallyes!!!
[]'s
X2
Creio que uma TR4-R 0km, esteja por volta de R$50.000,00.
E se vc "prender" a suspensão traseira pra diminuir mto a possibilidade de capotamento... Vc corre o MITCup e volta pra casa dirigindo!!!
Que na minha humilde opinião é a verdadeira adrenalina em Rallyes!!!
[]'s
Sem dúvida o carro é TR4R, se for só pra fazer competição, caso contrario, se quiser usar também no dia a dia fico com os 6 canecos da Full 3 portas, consultei o departamento esportivo da MIT semana passada para ver os valores da TR4R, R$ 68.000,00, em 12 vezes sem juros, a cada etapa inscrito na MITCup eles te retornam R$ 1.900,00 (x 7 etapas da sudeste = 13 mil e uns quebrados) detalhe, até a semana passada ainda tinha estoque da 09/09, que retornavam os mesmos 13mil sem ter que se inscrever em todas as etapas.
Eu optei por uma L200 savana, vou usar no dia-a-dia, ja estou confirmado para o Transparaná, pretendo fazer algumas etapas da MIT sudeste, é a Diesel, e sou apaixonado pela lagarta verde. Vai umas fotinhos dela com 91km rodados na ultima etapa do Gaúcho de Rally 4x4, se comportou muito bem.
lealrenato
24/11/2009, 08:30
na minha opinião, nessa ordem:
1-pajero full ( de 2002 pra ca...)
2-pajero TR4, qq ano
3-pajero full, modelo antigo, algo de 97 a 99, problema desse carro é que qdo quebra, quebra o dono tb.
essas opçoes podem ser usadas no dia a dia.
agora, se ta com mais algum no bolso, compre uma TR4R usada, tipo 2004, e use somente nos rallys de regularidade, velocidade nao pode, pq vai quebrar.
esse caso requer uma analise de custo beneficio muito boa, ja que o carro sera usado em media uma vez por mes, se a pessoa fizer o MMS e mais algum campeonato regional.
as demais, sao pra brincar e relaxarrrrrrrrrr, que é o mais importante, relaxarrrrrrrrr
Bruno Sander
24/11/2009, 09:04
Mas, será que a Mit vai demorar para lançar a TR4-R com a mesma "cara" que a TR4 2010 ??????
NilsinhoRox
24/11/2009, 11:36
Mas, será que a Mit vai demorar para lançar a TR4-R com a mesma "cara" que a TR4 2010 ??????
Esse modelo novo da TR4 foi apenas uma maquiagem, coisa mto comum no mercado automotivo brasileiro...
E uma Versão R 2010, deve apontar por ae no termino do estoque da versão antiga(no site TR4-R e L200 RS, são 08/09)... Já que a TR4 é monobloco e a linha de produção ja foi reconfigurada...
Eu gostaria mesmo de ver a Triton-R (100% tubular) homologada (FIA E CBA) e correndo o Sertões 2010!!! Competindo de igual com os Buggy Touareg!!!
[]'s
Pessoal,
Muito boa a conversa, dicas e opiniões de todos.
No meu caso gostaria de um carro para Rally e dia a dia, algo como segundo carro da família, pois já tenho uma Pajero Sport.
Pensei em adquirir uma Pajero Full 98/99 Automática a Gasolina.
O que vocês acham desta configuração?
Agradeço a todos pelas respostas.
lealrenato
25/11/2009, 06:56
se puder ser mecanica ao inves de automatica, é a condição ideal.
NilsinhoRox
25/11/2009, 11:23
Dizem ser uma boa viatura... Eu nunca tive não posso opinar!!!
Mas a manutenção deve ser bem salgada... Mecanica ao meu ver tbm será sua melhor opção, menor consumo e manutenção mais barata, caso venha dar um problema no cambio.
Não compre o primeiro de vc encontrar, pesquise mto... Aqui no Forum tem vários tópicos sobre esse modelo, veja os prós e contras. Problemas cronicos, caso tenha e etc...
Outra coisa importante, caso queira fazer seguro, cota antes de fechar negócio... Costumam ser mto caros em veiculos dessa natureza com 10 anos de uso.
[]'s
lealrenato
25/11/2009, 21:09
nilsinho citou o seguro com muita propriedade.
se for muito caro, é preferivel partir pra TR4.
qto ao cambio ser mt, é pq carro pra rally tem q ser com cambio mt ( ou tiptronic se for a full )
mas é o carro, tem uma tremenda potencia, é agil, enfim, se tivesse bolso teria uma full das antigas so pra isso.
Fala senhores !!
Muito bom o tópico. Bom vamos lá com um pouco de história recente....
Em 2007:
Na categoria Graduados, o Fefé inflacionou o mercado das Pajero Full 3 portas (2002 para cima) ao vencer o campeonato e 3 provas naquele ano. Fefé na pilotagem e Breno Rezende na navegação juntamente com a Pajero Full pós 2002 foram a coqueluche daquele ano.....
Na categoria Turismo, o casal Franzoi faturou o campeonato com uma Pajero IO e em segundo ficou os irmãos Meinberg com uma Pajero Full anterior a 2002. Naquela época, na turismo, o pessoal ainda corria de HP48 e só tinha 4 malucos de Nav4Palm (no MMS). Marcello, Jorge Thirige, Eu e Renato Leal. A macro de visualização ainda era de segundo em segundo e tinha o problema de acerto da hora oficial, que ficava 0,5 segundos para antes ou para depois.....
Em 2008:
Na categoria Graduados, os irmãos Bortoluzes faturaram o MMS com uma Pajero TR4 mecânica normal. Não deram show, mas foram regulares o campeonato inteiro....
Na categoria Turismo, o campeonato ficou na mão da dupla Carlos André/Celso Guimarães correndo de Pajero TR4 mecânica normal e ganhando pela regularidade no campeonato, tendo como 2 lugar o Leonardo Maia com 3 vitórias numa Pajero Full
e em 3 lugar o vosso amigo que aqui lhes escreve com 1 vitória no campeonato e correndo com uma Pajero TR4 mecânica normal. Tivemos também naquele ano vitória da dupla Acyr/Fernanda Becker correndo de Pajero Full. Todos de Nav4Palm. A HP foi abolida neste ano, após todas as grandes implementações no software Nav4Palm pelo Marcello Ladeira
Em 2009:
Na categoria Graduados, a dupla Azzi/Theo Guardiano venceu o MMS com folga com uma Pajero Full anterior a 2002 e o 2 lugar também de Pajero Full (não sei o ano). Tivemos 2 vitórias (Kabashima e Bortolozes) de Pajero TR4 mecânica normal (entenda chipada ao menos), e depois 2 vitórias, uma dos irmão Turcatto e outra do Renan, correndo eles de TR4R.
Na categoria Turismo, o campeonato ficou na mão da dupla Cassio/Rui correndo de Pajero TR4 mecânica normal, 1 vitória do Marcello Ladeira de Pajero Full 2005 e 2 vitórias do Gustavo Braga (+ pai) correndo de Pajero Full anterior a 2002. Acredito que foram 3 vitórias da Full contra 4 das TR4 Mecânica Normal. Já estava me esquecendo que na Turismo são proibidas as TR4R e L200R.
Ainda em 2009, mas mudando de campeonato
Um outro fato interessante foi que os irmãos Bortoluzes faturaram o campeonato Brasileiro e o Paulista OffRoad (categoria Super Máster, 3km/h ainda + rápida que a Graduados) correndo de Tr4 mecânica normal. Esta prova é pauleira pura, porém muito menos precisa que o MMS, em que o braço do piloto e a experiência do navegador contam demais.
Fechando.....
1) Na minha humilde opinião, a TR4 mecânica normal, com pequenos ajustes de motor (chip) e de suspensão, pode ser uma grande alternativa as TR4R. A TR4R, ao meu ver, só se for sonho de criança ter um carro de Rally...dai gosto é gosto. Se eu tivesse $$ para ter um 3 carro e lugar na Garagem, com certeza teria esse sonho (rs), mesmo sabendo que a Tr4 normal com mudanças é melhor negócio que as Tr4R
2) A TR4 é uma boa alternativa também em relação as Pajero Full, para quem não esta a fim de gastar MUITO dinheiro, pois os custos de manutenção tendem a subir demais confome vai se subindo de categoria. Em contra-partida, o controle de tração e retomada de velocidade da Full fazem muita diferença e ao meu ver, para o "mesmo braço e mesma capacidade de navegação", ganha quem tem a Full. Vai dar um KCT na saída de curva com uma TR4 e vcs vão ver para aonde vai a metragem....
3) Com isso:
a) eu iria de TR4 mecânica, manual (obvio), chipada, supensão alterada enquanto tivesse sérios problemas de navegação.
b) eu iria de Pajero Full após 2002 se tivesse $$$$ e com os erros de navegação sanados....
Bom..espero ter contribido....postem o comentários de vcs...
Abs
DK
Muito boa sua opinião sobre o assunto DK.
Fiquei com algumas dúvidas:
Você poderia explicar melhor algumas questões:
1 - Que tipo de chip na TR4 a que você se refere?
2 - Que tipo de alteração você recomenda na suspensão?
3 - Você acha que o melhor carro é sempre a gasolina, por terem melhores respostas?
4 - Pq Pajero acima de 2002? Questões de custo de manutenção com os modelos mais velhos?
Abraços.
Muito boa sua opinião sobre o assunto DK.
Fiquei com algumas dúvidas:
Você poderia explicar melhor algumas questões:
3 - Você acha que o melhor carro é sempre a gasolina, por terem melhores respostas?
4 - Pq Pajero acima de 2002? Questões de custo de manutenção com os modelos mais velhos?
Abraços.
Fala Adhemar, tudo certinho?
Na verdade é a reprogramação do Chip original através do Mauricio da Reiko. Para as Tr4 abaixo de 2010, alterava-se a potência de 133cv para cerca de 149cv, alterando também a RPM de corte de 6000RPM para 6800RPM. A minha esta assim.....
Eu tenho visto o pessoal mudar o amortecedor traseiro, que para mim é o calcanhar de Aquiles das TR, mas só para quem disputa os estaduais, em que devido as velocidades + altas, é normal até saltar em "lombas". Na minha TR os dois pratos traseiros estão amassados devido a pancadas após saltos. Para o MMS talvez não seja necessário, mas para os estaduais sim. Um fato importante é que a minha esta com lift de 32mm (ter tópico "Calço/Body lift nas TR4), que apartir deste, parou de bater o "protetor de cárter", mas em contrapartida já troquei 2 coifas de homocinética do lado do navegador......
Não tenho opinião formada.....
Parece que acima de 2004 tem-se o controle de tração, que faz uma bruta diferença nos MMS de hoje em dia, em que se tem PC para tudo quanto é lado e diferenças de 0,1 por PC contam demais, mas como explicar a vitória do Azzi em BH com média de 0.2xx / PC com uma Full antiga? Um outro ponto é que a retomada das Full é animau e não tem comparação com as TR, dai o grande mérito dos irmão Bortoluzes em Campinas correndo de TR4 mecânica "normal". Tava animau as velocidades na fazenda....
Abs e vamos conversando...
DK
Pequeno jr
27/11/2009, 09:33
Fala senhores !!
Muito bom o tópico. Bom vamos lá com um pouco de história recente....
Em 2007:
Na categoria Graduados, o Fefé inflacionou o mercado das Pajero Full 3 portas (2002 para cima) ao vencer o campeonato e 3 provas naquele ano. Fefé na pilotagem e Breno Rezende na navegação juntamente com a Pajero Full pós 2002 foram a coqueluche daquele ano.....
Na categoria Turismo, o casal Franzoi faturou o campeonato com uma Pajero IO e em segundo ficou os irmãos Meinberg com uma Pajero Full anterior a 2002. Naquela época, na turismo, o pessoal ainda corria de HP48 e só tinha 4 malucos de Nav4Palm (no MMS). Marcello, Jorge Thirige, Eu e Renato Leal. A macro de visualização ainda era de segundo em segundo e tinha o problema de acerto da hora oficial, que ficava 0,5 segundos para antes ou para depois.....
Em 2008:
Na categoria Graduados, os irmãos Bortoluzes faturaram o MMS com uma Pajero TR4 mecânica normal. Não deram show, mas foram regulares o campeonato inteiro....
Na categoria Turismo, o campeonato ficou na mão da dupla Carlos André/Celso Guimarães correndo de Pajero TR4 mecânica normal e ganhando pela regularidade no campeonato, tendo como 2 lugar o Leonardo Maia com 3 vitórias numa Pajero Full
e em 3 lugar o vosso amigo que aqui lhes escreve com 1 vitória no campeonato e correndo com uma Pajero TR4 mecânica normal. Tivemos também naquele ano vitória da dupla Acyr/Fernanda Becker correndo de Pajero Full. Todos de Nav4Palm. A HP foi abolida neste ano, após todas as grandes implementações no software Nav4Palm pelo Marcello Ladeira
Em 2009:
Na categoria Graduados, a dupla Azzi/Theo Guardiano venceu o MMS com folga com uma Pajero Full anterior a 2002 e o 2 lugar também de Pajero Full (não sei o ano). Tivemos 2 vitórias (Kabashima e Bortolozes) de Pajero TR4 mecânica normal (entenda chipada ao menos), e depois 2 vitórias, uma dos irmão Turcatto e outra do Renan, correndo eles de TR4R.
Na categoria Turismo, o campeonato ficou na mão da dupla Cassio/Rui correndo de Pajero TR4 mecânica normal, 1 vitória do Marcello Ladeira de Pajero Full 2005 e 2 vitórias do Gustavo Braga (+ pai) correndo de Pajero Full anterior a 2002. Acredito que foram 3 vitórias da Full contra 4 das TR4 Mecânica Normal. Já estava me esquecendo que na Turismo são proibidas as TR4R e L200R.
Ainda em 2009, mas mudando de campeonato
Um outro fato interessante foi que os irmãos Bortoluzes faturaram o campeonato Brasileiro e o Paulista OffRoad (categoria Super Máster, 3km/h ainda + rápida que a Graduados) correndo de Tr4 mecânica normal. Esta prova é pauleira pura, porém muito menos precisa que o MMS, em que o braço do piloto e a experiência do navegador contam demais.
Fechando.....
1) Na minha humilde opinião, a TR4 mecânica normal, com pequenos ajustes de motor (chip) e de suspensão, pode ser uma grande alternativa as TR4R. A TR4R, ao meu ver, só se for sonho de criança ter um carro de Rally...dai gosto é gosto. Se eu tivesse $$ para ter um 3 carro e lugar na Garagem, com certeza teria esse sonho (rs), mesmo sabendo que a Tr4 normal com mudanças é melhor negócio que as Tr4R
2) A TR4 é uma boa alternativa também em relação as Pajero Full, para quem não esta a fim de gastar MUITO dinheiro, pois os custos de manutenção tendem a subir demais confome vai se subindo de categoria. Em contra-partida, o controle de tração e retomada de velocidade da Full fazem muita diferença e ao meu ver, para o "mesmo braço e mesma capacidade de navegação", ganha quem tem a Full. Vai dar um KCT na saída de curva com uma TR4 e vcs vão ver para aonde vai a metragem....
3) Com isso:
a) eu iria de TR4 mecânica, manual (obvio), chipada, supensão alterada enquanto tivesse sérios problemas de navegação.
b) eu iria de Pajero Full após 2002 se tivesse $$$$ e com os erros de navegação sanados....
Bom..espero ter contribido....postem o comentários de vcs...
Abs
DK
PERFECT !!!!
Dandan, nisso já venho falando com o resto da galera ... q na minha opinião vendo o lado custo X benefício ... o carro é sim uma TR-4 Manual e preparada para Rally é infinitamente melhor do que uma TR-4R por diversas questões que vc mesmo postou.
TR-4 + câmbio Manual + Kit Iroman + Protetores + Chip Reikko + pneus Mud = Veículo Perfeito para a grande para não dizer todos os rallys de regularidade.
Quem corre por fora com um custo muito baixo também é o Troller, mas com ele não seria participar do MMS que para mim é importante. Se bem que tbm tem a copa troller.
Fora isso, um custo que o pessoal esquece e que foi comentado ... seguro .. Tr-4 é muito em conta.
nilsinho citou o seguro com muita propriedade.
se for muito caro, é preferivel partir pra TR4.
qto ao cambio ser mt, é pq carro pra rally tem q ser com cambio mt ( ou tiptronic se for a full )
mas é o carro, tem uma tremenda potencia, é agil, enfim, se tivesse bolso teria uma full das antigas so pra isso.
Esse ano participei de algumas etapas do MMS com uma Pajero Full 3p 2008. No final do ano tb fiquei em duvida em ir para um Pajero Full 3p 2005 ou uma TR4 2010......queria poder usar o carro de vez em qdo na cidade (principalmente em SP em dias de rodizio).
Então, considerando a utilização na cidade, custo de manutenção e seguro, acabei indo para uma TR4 2010 ao inves de uma Full 3p 2005 ou mais nova....
Na verdade é a reprogramação do Chip original através do Mauricio da Reiko. Para as Tr4 abaixo de 2010, alterava-se a potência de 133cv para cerca de 149cv, alterando também a RPM de corte de 6000RPM para 6800RPM. A minha esta assim.....
Eu tenho visto o pessoal mudar o amortecedor traseiro, que para mim é o calcanhar de Aquiles das TR, mas só para quem disputa os estaduais, em que devido as velocidades + altas, é normal até saltar em "lombas". Na minha TR os dois pratos traseiros estão amassados devido a pancadas após saltos. Para o MMS talvez não seja necessário, mas para os estaduais sim. Um fato importante é que a minha esta com lift de 32mm (ter tópico "Calço/Body lift nas TR4), que apartir deste, parou de bater o "protetor de cárter", mas em contrapartida já troquei 2 coifas de homocinética do lado do navegador......
Parece que acima de 2004 tem-se o controle de tração, que faz uma bruta diferença nos MMS de hoje em dia, em que se tem PC para tudo quanto é lado e diferenças de 0,1 por PC contam demais, mas como explicar a vitória do Azzi em BH com média de 0.2xx / PC com uma Full antiga? Um outro ponto é que a retomada das Full é animau e não tem comparação com as TR, dai o grande mérito dos irmão Bortoluzes em Campinas correndo de TR4 mecânica "normal". Tava animau as velocidades na fazenda....
DK
Fala DK, blz?
To querendo fazer essa reprogramação na TR4 2010, vc conhece alguem que fez? E como ficou?
Obrigado!
Abraço!
Pessoal,
Vcs acham que com uma Pajero Sport 2009 Automática 3.5 toda original, incluindo pneus, é um carro competitivo para participar do MMS 2010 na categoria Turismo?
Abraços.
watacabe
29/11/2009, 20:34
DK
DK, tudo bom?
Você chegou a passar sua Tr4 no dinamometro? Gostaria de saber se aquele "buraco" na curva de potencia entre os 2500rpm e 3500rpm era suprido com a reprogramação ou apenas deslocado...
[]'s
watacabe
29/11/2009, 20:38
PERFECT !!!!
Dandan, nisso já venho falando com o resto da galera ... q na minha opinião vendo o lado custo X benefício ... o carro é sim uma TR-4 Manual e preparada para Rally é infinitamente melhor do que uma TR-4R por diversas questões que vc mesmo postou.
TR-4 + câmbio Manual + Kit Iroman + Protetores + Chip Reikko + pneus Mud = Veículo Perfeito para a grande para não dizer todos os rallys de regularidade.
Quem corre por fora com um custo muito baixo também é o Troller, mas com ele não seria participar do MMS que para mim é importante. Se bem que tbm tem a copa troller.
Fora isso, um custo que o pessoal esquece e que foi comentado ... seguro .. Tr-4 é muito em conta.
Pequeno,
De Mit da pra correr no MMS e na CT Amigos:dance:, isso esta pesando em favor da Mit agora que pretendo trocar meu T4...
E também a qualidade do evento da Troller caiu bastante com a organização pelo pessoal da Ford/Speed, enquanto a Mit continua dando show:palmas:...
[]'s
Vou deixar meu voto aqui:
Se tiver outro carro mais confortável e potente para viajar, voto pela TR4 GLS, que é manual e já vem sem ABS e é um pouquinho mais leve. Como é mais baratinha, dá para preparar sem onerar mais ainda a compra (proteções, trip etc).
Se o carro for mais multiuso mesmo, sugiro a Full 3P, que vai bem no MMS e em qualquer situação "social".
Na turismo não pode TR4R, então nem pensar. Quero pegar uma no final do ano que vem, quando terminar a temporada 2010, e aí espero partir para a Cup e para Graduados no MMS.
DK, tudo bom?
Você chegou a passar sua Tr4 no dinamometro? Gostaria de saber se aquele "buraco" na curva de potencia entre os 2500rpm e 3500rpm era suprido com a reprogramação ou apenas deslocado...
[]'s
Fala Watacabe
(me desculpe a demora).
Na época que fiz a reprogramação do chip não cheguei a passar no dinamômetro não. Acabei foi passando no confiômetro (rs) do que o Mauricio já tinha realizado em outros carros. O Buraco da baixa RPM foi melhorado consideravelmente, mas lembro de ter comentado "num sei onde", que com a reprogramação, a TR4 não ficava "outro carro não"...mas sim um carro "apenas mais esperto".
Abs
DK
Marcello Ladeira
07/12/2009, 17:16
Fala Adhemar, não tenho muito a acrescentar com relação ao que o DK disse, ele foi perfeito em suas colocações.
Com relação à Sport, digo que dá para participar sim... este ano peguei com minha Sport 05 Diesel AT:
2o Lugar na 1a prova (Ribeirão Preto)
3o Lugar na 2a prova (Camburiú)
4o Lugar na 3a prova (Brasília)
Depois disso peguei uma Full 05 e fiz
1o Lugar na 4a prova (Curitiba)
2o Lugar na 5a prova (BH)
5o Lugar na 6a prova (Itaipava) e
6o Lugar na 7a prova (Campinas)
Fechei o ano em 2o lugar, perdendo a liderança na última prova por 1 ponto.
Tenho a impressão que a TR e a Full se equivalem no final das contas, algumas provas são melhores para TR e outras para Full... atoleiros são prato cheio para quem tem TR, carro mais na mão e mais leve. Já a Full tem controle de tração o que ajuda a perder "menos" metragem. Prova com muita subida favorece a Full, que é bem superior em retomada.
Se você está começando agora aliene do fator carro... comece com o que tem e depois quando sentir que o carro começou a lhe segurar você troca, como eu fiz.
Abs,
É verdade Marcello, o DK mandou muito bem nas explicações e ficou bastante claro o que cada carro possui de bom.
Também achei que você fechou todo raciocínio, melhor utilizar o que tenho e com as infos do fórum sentir se é necessário ou não trocar de carro.
Ultima pergunta...
Seu carro fica muito “judiado” com tanta prova de rally?
Abraços.
Uma pergunta meio (ou muito) idiota. Se a prova é mapeada usando uma Savana, não seria ela o melhor carro?
Desculpem se a pergunta for muito besta rsrsrsrsrs
Uma pergunta meio (ou muito) idiota. Se a prova é mapeada usando uma Savana, não seria ela o melhor carro?
Desculpem se a pergunta for muito besta rsrsrsrsrs
O Deotti fez uma ótima pergunta, alguém se habilita a responder?? Deotti sua duvida era a mesma que eu tinha!! Ando de L200 e fiz um 3º na light em Itaipava e Campinas foi derrota, erramos feio e ficamos em 68º!! :(
Abrs
Marcello Ladeira
08/12/2009, 16:53
Respondendo aos 2 questionamentos desta página...
O Carro fica muito judiado?
Depende... na Turismo e principalmente na Graduados o carro é bem exigido... algumas vezes passamos por médias muito justas, ou seja, estamos na buraqueira com pedras e a média na qual entramos é o limite para a "não" destruição do carro... se você tiver muita dó tirará o pé e poderá ser penalizado num PC... portanto para andar bem você tem de esquecer que carro sente dor, aliás não sente, quem sente é o dono.
Fazendo assim é normal pelo menos uma vez por ano agente ter de dar uma geral na suspensão, troca completa de buchas e pivôs.
Em termos de lata temos bastante ocorrencia de galhos arranhando superficialmente a pintura, nada que um polimento não resolva... como não tenho muita paciência com polimentos e como estes também desgastam a pintura do carro, desde que comprei minha Pajero Sport opto por envelopar o carro... deu certo na Sport e ela foi vendida sem nenhum arranhão, já o vinil que tava nela tava todo arranhado, assim como já está o da Full.
Se a prova é levantada na Savana não seria ela o melhor carro?
Sem dúvida, por este motivo a L200 bolinha com pneus Mud teria um W estremamente preciso e as metragens bem próximas da oficial. No entanto as provas são levantadas com a Savana, mas alguns locais tem médias não adequadas para este carro, pois apesar de levantarem na Savana eles não fazem levantamento na média que será rodada a prova. Quando corria com a L200 Sport isso era nítido nos pontos de cotovelos... nestes locais as L200 geralmetne requerem ré e portanto perda de tempo.
Outro item importante é que a L200 não é tão na mão quanto as Full e as TR's... obrigando a tirar o pé em curvas nas quais os outros ainda conseguem manter a média. A L200 vai bem na Ligth e dependendo da prova pode chegar a ganhar na Turismo... já na Graduados... esquece. A Pajero Sport é um pouco mais na mão que a L200, já a L200 tem uma retomada mais decente que a da Pajero Sport.
Abs,
Marcelo-HPE
08/12/2009, 19:00
Se fizermos umas médias de quais carros venceram os ultimos MMS e etapas , saberemos quais os melhores e os prefiridos dos MIT-feras do MMS.
abs
Se fizermos umas médias de quais carros venceram os ultimos MMS e etapas , saberemos quais os melhores e os prefiridos dos MIT-feras do MMS.
abs
Marcelo...veja minhas colocações na página passada (ou 2 páginas atrás).
Abs
DK
Marcelo-HPE
09/12/2009, 00:03
Olá Dkrabbe , não havia visto a sua colocação , que por sua vez está perfeita . pelo visto as Pajeros Full e TR4 se destacam .
Olá Dkrabbe , não havia visto a sua colocação , que por sua vez está perfeita . pelo visto as Pajeros Full e TR4 se destacam .
Fala Marcelo !!
Logo ví que não tinha visto...hehehe..sem problemas.
1) Um pouco mais de informação, complementando tudo o que já disseram aqui, mas direcionando um pouco ainda as L200.
O André Fornari (corria com o Orestes Bacchetti em 2008 na Graduados), chegou a comentar em 2008 que ele dirige a TR4 dele, imaginando o caminho que a L200 do Lourival passou. Se adianta eu não sei...rs, mas em 2008 ele beliscou o Pódium 3 vezes, inclusive com 1 vitória (Curitiba).
2) O Lourival já comentou que um dia vai fazer um curso (no estilo do que ele e o Isac dão....www.wrbrasil.com.br (http://www.wrbrasil.com.br)), só que ele vai no carro ensinando aonde o piloto deve passar. Se tem sentido, eu não sei, mas que o Renato Martins (Piloto graduado 7 lugar em 2008 ) passou a andar melhor depois que o Lourival navegou para ele, isso passou (confere Marcello Ladeira?).
Abs
DK
Pequeno jr
08/01/2010, 10:51
Feliz 2010 galera,
Dandan, o renato martins é o de BH ?
Na graduados tem alguém de L-200 andando pelo menos entre os 10 ??
Feliz 2010 galera,
Dandan, o renato martins é o de BH ?
Na graduados tem alguém de L-200 andando pelo menos entre os 10 ??
Fala Pequeno!!
Nadinha de Graduados andando com L200 entre os 10 primeiros. Visualmente eu acho o carro duka, mas os resultados "tendem" a mostrar que o carro não é indicado. Lembre que mesmo na Turismo não temos grandes resultados com competidores com este carro. Um item interessante é o Fábio (que não me recordo o sobrenome) que quando corre, corre de L200 RS e acaba chegando algumas vezes entre os dez (??). Os nossos 2 amigos amantes deste carro deixaram de correr de L200 e passaram para a Full.
Sobre o Renato, sim, "ele é de BH" (não sei se nasceu...rs).
Abs e tudo de bom !!
DK
Marcello Ladeira
09/01/2010, 22:03
Renato Martins é o Renato da SP Imports... é de BH sim, acredito que nasceu aqui também.
Pqn não há ninguem andando de L200 ou de Triton e que tem subido em pódium, o que vimos foi no máximo um 5o lugar em uma ou outra prova. Mas prá começar pode ter certeza que o carro dá e bem. Eu se não tivesse trocado a L200 no início de 2008 por uma Pajero Sport, provavelmente teria corrido todo 2009 de Triton, mas não sei no que daria... heheheheh
Agora na graduados: esquece... quando tem alguem andando de L200 ou Triton lá é gente que não corre em todas as provas e portanto só por aí já não daria para comparar o desempenho.
Abs,
lealrenato
09/01/2010, 22:17
o unico :shock::parede::?::pipoca::o:-D:neutral::cry::?:stop: que anda de L200 sou eu,
o unico :shock::parede::?::pipoca::o:-D:neutral::cry::?:stop: que anda de L200 sou eu,
E vc já subiu no pódium competindo com a L200? "PrestençãonoqueoMarceloescreveu!!!!" :odedo:
lealrenato
10/01/2010, 09:17
relaxxxxxxxxxxxxxaaaaaaaaaaaa
se ta muito estresssado, alias, aqui ta cheio de gente stressada.
bjs no seu coração
DK
Sabe tudo !!!! E esse ano com carreta nova !!! :dance:
Cade nosso calendário de treino ? vou te mandar minha sugestão na segunda.
Vou deixar meu voto aqui:
Se tiver outro carro mais confortável e potente para viajar, voto pela TR4 GLS, que é manual e já vem sem ABS e é um pouquinho mais leve. Como é mais baratinha, dá para preparar sem onerar mais ainda a compra (proteções, trip etc).
Se o carro for mais multiuso mesmo, sugiro a Full 3P, que vai bem no MMS e em qualquer situação "social".
Na turismo não pode TR4R, então nem pensar. Quero pegar uma no final do ano que vem, quando terminar a temporada 2010, e aí espero partir para a Cup e para Graduados no MMS.
Se for correr com ABS é recomendável desligar.
E vc já subiu no pódium competindo com a L200? "PrestençãonoqueoMarceloescreveu!!!!" :odedo:
Nem se derem 5min. de vantagem. O peladinho tem outras virtudes. :odedo:
Pequeno jr
10/01/2010, 12:06
Nem se derem 5min. de vantagem. O peladinho tem outras virtudes. :odedo:
Sacanagem com o Fofis !!
Marcello Ladeira
10/01/2010, 18:18
Se for correr com ABS é recomendável desligar.
Esse lance do ABS gera controvérsias... eu corro com ele ativado e não sinto que o carro piora não, aliás acho que ele se portou bem toda vez que ele foi ativado na terra/barro/cascalho.
Abs,
Esse lance do ABS gera controvérsias... eu corro com ele ativado e não sinto que o carro piora não, aliás acho que ele se portou bem toda vez que ele foi ativado na terra/barro/cascalho.
Abs,
O problema é nas costelas...o sensor pira o freio não atua.
Palavras do Lourival no curso...comentei isso com ele pq nunca tinha corrido com ABS e achei o comportamento estranho em algumas situações de prova. Se o mestre não corre assim, quem sou eu pra arriscar.
Sabe tudo !!!! E esse ano com carreta nova !!! :dance:
Cade nosso calendário de treino ? vou te mandar minha sugestão na segunda.
Fala JT
Mudei minhas férias para depois do carnaval. Como estão as suas?
Abs
DK
Fala JT
Mudei minhas férias para depois do carnaval. Como estão as suas?
Abs
DK
Iguais as minhas, esqueceu. A hora é essa !
Marcello Ladeira
10/01/2010, 19:28
To vendo tudo... vcs vao me sacanear este ano... provavelmente não terei férias e nem rally... cês são foda... já to até avaliando a possibilidade de passar a Full adiante se não for ter rally. Vou proibir esse tipo de assunto aqui "no meu tópico"... aliás vou pedir para trancarem o tópico... kkkkkk
Abs,
To vendo tudo... vcs vao me sacanear este ano... provavelmente não terei férias e nem rally... cês são foda... já to até avaliando a possibilidade de passar a Full adiante se não for ter rally. Vou proibir esse tipo de assunto aqui "no meu tópico"... aliás vou pedir para trancarem o tópico... kkkkkk
Abs,
Se ta pensando em vender esse ano, é bom começar agora pra quem sabe com sorte passar em dezembro...kkkkk
Na verdade eu sei o real motivo...:twisted:
Marcello Ladeira
10/01/2010, 21:24
Hehehehehe... só vou resolver na véspera do início do campeonato... até lá posso ganhar um $$$$$ que viabilize a brincadeira.
JT não fujo da raia... pode ficar tranquilo... cê tá com medo é de ter de me encarar em 2012 na Turismo neh? hehehehe
Abs,
Abs,
Na TR eu sinto diferença. Sem o ABS dá um controle melhor do carro. No uso normal não faz diferença, mas naquela hora do "me salva meu deus" a diferença é grande.
Acredito que na full a diferença não seja tão perceptível, um carro desse nível não pode exigir que o motorista meta a mão no motor para desligar um componente.
Tenho visto em alguns modelos o tal do "modo off-road" do ABS (principalmente nos VW), para evitar q vc tenha de desligar manualmente.
Pequeno jr
11/01/2010, 13:36
Abs,
Acho que alguém está com medo de andar na graduados e quer voltar para a turismo.
A idéia do JT é boa .. anuncia a Full agora que 2011 vc conseguirá vender .. kkk ... brincadeira com meu brother ..
Na TR eu sinto diferença. Sem o ABS dá um controle melhor do carro. No uso normal não faz diferença, mas naquela hora do "me salva meu deus" a diferença é grande.
Acredito que na full a diferença não seja tão perceptível, um carro desse nível não pode exigir que o motorista meta a mão no motor para desligar um componente.
Tenho visto em alguns modelos o tal do "modo off-road" do ABS (principalmente nos VW), para evitar q vc tenha de desligar manualmente.
Se fosse começar hoje no MMS optaria por um câmbio manual ou automático?
Abraço.
lealrenato
11/01/2010, 21:05
minha opinião
CAMBIO MANUAL, a nao ser que seja o TIPTRONIC
Se fosse começar hoje no MMS optaria por um câmbio manual ou automático?
Abraço.
manual, sem dúvida.
mas já que comecei com a at, então é tentar tirar o melhor proveito do câmbio. uma vantagem é poder dirigir que nem kart, freando com o pé esquerdo dá para tirar um pouco mais do motor e recuperar um pouco da desvantagem na retomada. sem overdrive para não subir marcha fora da hora....
lealrenato
11/01/2010, 23:23
o mais importante é estar totalmente relaxado, na segunda e a cerveja pos prova:grin::grin::grin:
Beleza! Valeu pelo esclarecimento.
A TR4 GLS vem sem ABS, o que é bom para off-road. Vem sem air bag para o navegador, o que é ruim para ele. E tem freio a tambor na traseira e sem barra estabilizadora da suspensão.
Essa barra aí, que diferença que faz na pilotagem? Alguém sabe dizer?
lealrenato
25/02/2010, 20:43
A TR4 GLS vem sem ABS, o que é bom para off-road. Vem sem air bag para o navegador, o que é ruim para ele. E tem freio a tambor na traseira e sem barra estabilizadora da suspensão.
Essa barra aí, que diferença que faz na pilotagem? Alguém sabe dizer?
deoti
esse carro é igual mosca branca, nunca vi na autorizada, sem contar que novo/usado vira sapato, por ter preço tao proximo da TR completa.
ninguem compra, qdo ve a diferença insignificante de preço e os transtornos na hora de revender.
deoti
esse carro é igual mosca branca, nunca vi na autorizada, sem contar que novo/usado vira sapato, por ter preço tao proximo da TR completa.
ninguem compra, qdo ve a diferença insignificante de preço e os transtornos na hora de revender.
olha, desisti de pensar em valor de revenda. Com menos de 1 ano de uso vc já toma -40% de desvalorização se for trocar na concessionária.... é q por ser uma versão mais baratinha, pode ser vantagem prá preparar, a diferença para a M/T dá prá pagar as proteções, chip etc.
mas eu tb nunca vi. e olha que passou uma mosquinha meio clarinha aqui agorinha mesmo....
LUIZ MOTTA
03/07/2010, 13:10
Fala Watacabe
(me desculpe a demora).
Na época que fiz a reprogramação do chip não cheguei a passar no dinamômetro não. Acabei foi passando no confiômetro (rs) do que o Mauricio já tinha realizado em outros carros. O Buraco da baixa RPM foi melhorado consideravelmente, mas lembro de ter comentado "num sei onde", que com a reprogramação, a TR4 não ficava "outro carro não"...mas sim um carro "apenas mais esperto".
Abs
DK
dkrabbe,
Você acha válida a instalação do Unichip, ao invés da reprogramação do chip original ? Tem conhecimento dos prós e contras entre as duas possibilidades, além da $$$$$ ?
Abs
Luiz Motta
dkrabbe,
Você acha válida a instalação do Unichip, ao invés da reprogramação do chip original ? Tem conhecimento dos prós e contras entre as duas possibilidades, além da $$$$$ ?
Abs
Luiz Motta
Fala Luiz, tudo certinho?
Rapaz.....rapaz....esta resposta dá um livro.....mas vou tentar ser breve....rs..
Quando fiz pela primeira vez na TR4 (a Full é a segunda), cheguei a pesquisar o (1) Fueltech X (2) Unichip X (3) Reprogramação na Reiko.
(1) Apesar da proposta ser um pouco diferente, não senti nenhuma confiança no time técnico da Fueltech na época e deve ter até ter alguns posts meus perdidos aqui neste site sobre o assunto. Eles falavam que é muito fácil configurar (????) e qualquer site de injeção poderia fazer. Não confiei e pedi um lugar onde seria possivel e como não chegamos a nenhum acordo, desisti. Talvez falha do pessoal do suporte na época, pois me parecia que eles estavam mais preocupados em vender do que realmente orientar.
(2) Para o caso do Unichip, avaliei bem esta questão, mas existia uma falha grosseira nas curvas de potência apresentada para a Pajero TR4 mecânica e automática no site da NascarChips até 2 meses atrás (fui procurar agora e sumiu, mas eu as tenho em algum lugar). Cheguei a mandar email na época para eles, eles concordaram e após 2 anos, quando fui fazer na Full no inicio do ano, as curvas estavam do mesmo jeito sem nenhuma explicação de como foram obtidas. Quem dera que a Pajero TR4 automática tivesse tudo isto de potência em baixa RPM, mesmo sem reprogramação.
(3) A reprogramação na Reiko, a longo prazo, é sim a mais custosa se for fazer em vários carros, mas segundo o Mauricio existem diferenças sérias entre o sistema dele e o do Unichip (não estou defendendo um nem outro, só relatando o que ELE Mauricio me falou). Na época optei por esta modificação, devido as duas não confianças citadas nos itens 1 e 2 e pelo fato de vários amigos meus (caprichosos e seletivos) estarem fazendo com a Reiko. Posso dizer que fiz na Pajero Full e estou BEM feliz e confiante com o resultado, apesar de somando as duas vezes, ser cerca de R$600 reais mais custoso que a Unichip, porém quando se corre campeonatos como o MMS, em que o custo por ano sai por volta de R$12.000, esta diferença "saiu na urina....". O importante é a confiança no resultado.
Finalisando, eu como engenheiro gostaria sim de um comparativo entre a reprogramação com o Unichip versus "Reiko" para que todos pudessem ter uma escolha mais confiável....vamos ver....
Abs e vamos em frente !!
DK
LUIZ MOTTA
04/07/2010, 12:50
Fala Luiz, tudo certinho?
Rapaz.....rapaz....esta resposta dá um livro.....mas vou tentar ser breve....rs..
Quando fiz pela primeira vez na TR4 (a Full é a segunda), cheguei a pesquisar o (1) Fueltech X (2) Unichip X (3) Reprogramação na Reiko.
(1) Apesar da proposta ser um pouco diferente, não senti nenhuma confiança no time técnico da Fueltech na época e deve ter até ter alguns posts meus perdidos aqui neste site sobre o assunto. Eles falavam que é muito fácil configurar (????) e qualquer site de injeção poderia fazer. Não confiei e pedi um lugar onde seria possivel e como não chegamos a nenhum acordo, desisti. Talvez falha do pessoal do suporte na época, pois me parecia que eles estavam mais preocupados em vender do que realmente orientar.
(2) Para o caso do Unichip, avaliei bem esta questão, mas existia uma falha grosseira nas curvas de potência apresentada para a Pajero TR4 mecânica e automática no site da NascarChips até 2 meses atrás (fui procurar agora e sumiu, mas eu as tenho em algum lugar). Cheguei a mandar email na época para eles, eles concordaram e após 2 anos, quando fui fazer na Full no inicio do ano, as curvas estavam do mesmo jeito sem nenhuma explicação de como foram obtidas. Quem dera que a Pajero TR4 automática tivesse tudo isto de potência em baixa RPM, mesmo sem reprogramação.
(3) A reprogramação na Reiko, a longo prazo, é sim a mais custosa se for fazer em vários carros, mas segundo o Mauricio existem diferenças sérias entre o sistema dele e o do Unichip (não estou defendendo um nem outro, só relatando o que ELE Mauricio me falou). Na época optei por esta modificação, devido as duas não confianças citadas nos itens 1 e 2 e pelo fato de vários amigos meus (caprichosos e seletivos) estarem fazendo com a Reiko. Posso dizer que fiz na Pajero Full e estou BEM feliz e confiante com o resultado, apesar de somando as duas vezes, ser cerca de R$600 reais mais custoso que a Unichip, porém quando se corre campeonatos como o MMS, em que o custo por ano sai por volta de R$12.000, esta diferença "saiu na urina....". O importante é a confiança no resultado.
Finalisando, eu como engenheiro gostaria sim de um comparativo entre a reprogramação com o Unichip versus "Reiko" para que todos pudessem ter uma escolha mais confiável....vamos ver....
Abs e vamos em frente !!
DK
DKrabbe, obrigado pela excelente resposta/explicação.
Bem, dei uma olhada no site da NascarChips e encontrei as imagens das curvas de potência e torque, que anexo aqui, em formato .JPG. Tirei da página
http://www.nascarchips.com/dinamometro_unichip_mitsubishi-tr4a.php
Como sou do Rio, dei uma olhada no site da Dastek, http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp#
e encontrei os seguintes resultados (anexos em formato .PDF).
Gostaria, se possível, com seu conhecimento e maior experiência, que você comentasse o que considera como falha grosseira nas curvas, bem como comparasse os resultados obtidos pelas duas empresas. Desculpe o abuso, ok?
Agradeço, com um abraço forte.
Luiz Cláudio Motta
DKrabbe, obrigado pela excelente resposta/explicação.
Bem, dei uma olhada no site da NascarChips e encontrei as imagens das curvas de potência e torque, que anexo aqui, em formato .JPG. Tirei da página
http://www.nascarchips.com/dinamometro_unichip_mitsubishi-tr4a.php
Como sou do Rio, dei uma olhada no site da Dastek, http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp#
e encontrei os seguintes resultados (anexos em formato .PDF).
Gostaria, se possível, com seu conhecimento e maior experiência, que você comentasse o que considera como falha grosseira nas curvas, bem como comparasse os resultados obtidos pelas duas empresas. Desculpe o abuso, ok?
Agradeço, com um abraço forte.
Luiz Cláudio Motta
Oi Luiz,
(Desculpa a demora na resposta)
As duas curvas de potência da TR4 (manual e automática) continuam lá (coloquei anexa). Eles indicam uma maior potência na automática em baixa RPM, mas é porque ela reduz a marcha (esta numa marcha mais curta), diferentemente do que acontece na manual. A minha opinião é que (1) deveriam descartar a curva da automática e manter a manual e informar que o resultado seria bem semelhante ou (2) informar o procedimento experimental.
Abs
DK
LUIZ MOTTA
12/07/2010, 19:20
DK,
Não precisa se desculpar por qualquer demora, tudo mais que certo.
Bem, mais uma vez, obrigado por suas explicações. No entanto, continuo não entendendo o porquê da diferença entre as curvas das duas empresas, como enviei anexo.
Você consegue entender ?? (se puder, dê uma olhada nos PDF)
Abs
Luiz
antoniogeo
13/07/2010, 21:29
Voltando um pouco ao assunto inicial do tópico...
A respeito da participação do MMS com um Pajero Sport (como já mencionado pelo Marcelo, se não me engano)... o fato do carro não ter a opção de tração integral e permanente (4x4 full time) como em outros veículos, muda em alguma coisa o desempenho?...
ou o fato de ser o MMS em estradas de terra já permite o uso da tração 4x4 part-time???...