PDA

Ver Versão Completa : Construção de Fusca - Troca de ponta de eixo



salvatti
23/11/2009, 12:17
Bom, acompanho o fórum faz tempo...mais essa é minha primeira postagem.

Estou montando um fusca para trilha, porém surgiram algumas dúvidas,
gostaria de uma ajuda/opiniões de voces.


O eixo traseiro do meu fusca é daqueles antigos, com 5 furos...ja tenho 2 rodas com centro invertido, porém com furação 4 furos do fusca.
É possível eu trocar somente "campana" e o "espelho de roda" desse meu eixo, ou vou ter que trocar as pontas de eixo inteira, pelas 4 furos???
Tenho que confirmar ainda, mais acho q minha caixa é do 1300, se tiver que trocar as pontas de eixo, não seria mais viável eu trocar a caixa inteira, aqui na minha região tem bastante peça de fusca.
Ou ainda, aproveitar e colocar uma cx de kombi com redução, consegui uma inteira (cx + ponta de eixo + reduções) por R$ 400,00.
Sobre a cx com reduzida, posso tirar a minha e colocar a da kombi, os suportes são iguais? tirando akela adaptação dos facões.

Agradeço desde ja.

marcelo cenora
23/11/2009, 13:09
eu deixaria com 5 furos, depois vc pode acabar colocando uma gringa de alumínio que fica muito legal, se vc quiser colocar 4 furos pode usar um adaptador.

acho que não precisa trocar a caixa, só o facão se já vier com a redução acoplada.

Paulo_Goulart
23/11/2009, 14:38
Boa tarde amigo !

Tudo bem com vc ?

Vou tentar te ajudar em algumas de suas perguntas, as que eu ñ souber responder logo alguém esclarece:


O eixo traseiro do meu fusca é daqueles antigos, com 5 furos...ja tenho 2 rodas com centro invertido, porém com furação 4 furos do fusca.
É possível eu trocar somente "campana" e o "espelho de roda" desse meu eixo, ou vou ter que trocar as pontas de eixo inteira, pelas 4 furos???

- Rodas com o centro invertido vc quer dizer que tem offset negativo ou seja, a roda tem borda maior para fora é isso ? Provavelmente terá que trocar as pontas de eixo e as mangas da caixa pois os Fuscas que vieram com 4 furos (4x130) tem maior bitola traseira.

Tenho que confirmar ainda, mais acho q minha caixa é do 1300, se tiver que trocar as pontas de eixo, não seria mais viável eu trocar a caixa inteira, aqui na minha região tem bastante peça de fusca.

- Para saber se sua caixa é de 1300, consulte o site (www.forumfuscabrasil.com (http://www.forumfuscabrasil.com)). Vc tem que verificar o custo da troca das mangas da sua caixa por mangas do fusca moderno (4 furos).

Ou ainda, aproveitar e colocar uma cx de kombi com redução, consegui uma inteira (cx + ponta de eixo + reduções) por R$ 400,00.

- Tá no preço, só ñ esqueça de mandar revisar esta caixa.

Sobre a cx com reduzida, posso tirar a minha e colocar a da kombi, os suportes são iguais? tirando akela adaptação dos facões.

- A caixa da Kombi é igual a do Fusca, tira uma e põe a outra. A adaptação dos facões que vc se refere ñ é a da Kombi moderna (IRS) com homocinética ? Se eu ñ me engado caixas com redutoras ñ tem o braço auxiliar.

Espero ter ajudado.
Fico a disposição.
Abraço.

Att,

Paulo Goulart
Gurgel X-12 TR
Viamão - RS
paulo_brasil@terra.com.br

Eduardo Fernando
23/11/2009, 19:35
troca o centro das rodas....
aqui na minha regiao o torneiro cobra 30,00 por roda

alezinho
24/11/2009, 02:44
meu depende c vc vai montar com motor a ar ou um motor ap???
com motor a ar eu motaria com o cambio da kombi reduzida ficaria muito bom, ela ia ficar mais reduzida daria mais torque
com motor ap eu manteria o mesmo cambio só trocaria a panela e o
espelho por uma de 4 furos,bom essa e minha opinião agora depende d vc boa sorte
___________________
gaiola ap 1.8 injetada, cambio da kombi diesel ,freio a disco traseiro,banco concha....
VGP-SP

salvatti
24/11/2009, 08:56
eu deixaria com 5 furos, depois vc pode acabar colocando uma gringa de alumínio que fica muito legal, se vc quiser colocar 4 furos pode usar um adaptador.

acho que não precisa trocar a caixa, só o facão se já vier com a redução acoplada.

Obrigado pela dica Marcelo, mais creio que não tem nenhuma roda que ficaria legal neste eixo, é aquele eixo bem antigo...do fusca 66, por isto penso em trocar.

salvatti
24/11/2009, 09:03
Boa tarde amigo !

Tudo bem com vc ?

Vou tentar te ajudar em algumas de suas perguntas, as que eu ñ souber responder logo alguém esclarece:


O eixo traseiro do meu fusca é daqueles antigos, com 5 furos...ja tenho 2 rodas com centro invertido, porém com furação 4 furos do fusca.
É possível eu trocar somente "campana" e o "espelho de roda" desse meu eixo, ou vou ter que trocar as pontas de eixo inteira, pelas 4 furos???

- Rodas com o centro invertido vc quer dizer que tem offset negativo ou seja, a roda tem borda maior para fora é isso ? Provavelmente terá que trocar as pontas de eixo e as mangas da caixa pois os Fuscas que vieram com 4 furos (4x130) tem maior bitola traseira.

Tenho que confirmar ainda, mais acho q minha caixa é do 1300, se tiver que trocar as pontas de eixo, não seria mais viável eu trocar a caixa inteira, aqui na minha região tem bastante peça de fusca.

- Para saber se sua caixa é de 1300, consulte o site (www.forumfuscabrasil.com (http://www.forumfuscabrasil.com)). Vc tem que verificar o custo da troca das mangas da sua caixa por mangas do fusca moderno (4 furos).

Ou ainda, aproveitar e colocar uma cx de kombi com redução, consegui uma inteira (cx + ponta de eixo + reduções) por R$ 400,00.

- Tá no preço, só ñ esqueça de mandar revisar esta caixa.

Sobre a cx com reduzida, posso tirar a minha e colocar a da kombi, os suportes são iguais? tirando akela adaptação dos facões.

- A caixa da Kombi é igual a do Fusca, tira uma e põe a outra. A adaptação dos facões que vc se refere ñ é a da Kombi moderna (IRS) com homocinética ? Se eu ñ me engado caixas com redutoras ñ tem o braço auxiliar.

Espero ter ajudado.
Fico a disposição.
Abraço.

Att,

Paulo Goulart
Gurgel X-12 TR
Viamão - RS
paulo_brasil@terra.com.br

Agradeço pelos esclarecimentos Paulo, acho que vou acabar trocando minha caixa por uma do fusca 1300, que ja venha com 4 furos...entregando a minha caixa e mais uns R$ 100/150,00 consigo uma revisada ainda...e pra trocar a cx eu mesmo posso fazer...se for trocar os eixos ja vou ter que mandar alguem fazer, pq nao entendo disso.
Pesquisei bastante sobre a cx com reduzida, mais ainda estou com receio que fique muito reduzida.
Eu faço provas de rallye de regularidade e as vezes precisamos acelerar até uns 80/100 KM/h...por isso, tenho medo que o motor trabalhe com a rotação muito alta durante a prova.
A unica vantagem da cx com redução no meu caso, seria o ganho de altura, pois a IRS ainda é um sonho pra min...não tenho $$$ agora.

Mesmo assim obrigado...

salvatti
24/11/2009, 09:13
meu depende c vc vai montar com motor a ar ou um motor ap???
com motor a ar eu motaria com o cambio da kombi reduzida ficaria muito bom, ela ia ficar mais reduzida daria mais torque
com motor ap eu manteria o mesmo cambio só trocaria a panela e o
espelho por uma de 4 furos,bom essa e minha opinião agora depende d vc boa sorte
___________________
gaiola ap 1.8 injetada, cambio da kombi diesel ,freio a disco traseiro,banco concha....
VGP-SP

Obrigado pela resposta...
vou montar com motor a ar mesmo, sobre o cambio, conversei com um amigo e achamos mais viável troca a cx por uma que ja venha com furação 4x130, tendo em vista que a troca da caixa ficaria quase o mesmo preço entre trocar essas peças...e ainda, não tenho ctza se da certo estas peças, no meu eixo...os mecanicos aqui da minha cidade falaram que não da pra trocar somente o espelho e a campanha...

salvatti
25/11/2009, 16:00
problema resolvido...troquei os espelhos e as campanas por outros com furação 4x130...

surgiu outra dúvida...qual melhor pneu colocar na frente, vou por roda aro 15"??
um pneu alto e estreito...tipo aqueles militar ou de fusca??

ou um pneu maior...tipo um 205/65 R 15??

Atras vou colocar o VJ900 225/75 R 15...como ja disse vou usar para estradas de chão com bastante cascalho e tbem para trilhas com bastante barro e subidas?

alezinho
26/11/2009, 02:57
na frente sugiro pneus fino e alto pq na trilha precisa de altura eu mesmo quando tinha minha gaiola eu usava pneus fino e alto na frente e atraz alto e largo ai depende do seu gosto blz...

Fred Pessoa
07/03/2010, 22:53
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=32032&dateline=1263497080 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=32032)salvatti (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=32032) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
Data de Entrada: 14 de Julho de 2009
Local: Cascavel - Parana
Idade: 25
Mensagens: 37


problema resolvido...troquei os espelhos e as campanas por outros com furação 4x130...

surgiu outra dúvida...qual melhor pneu colocar na frente, vou por roda aro 15"??
um pneu alto e estreito...tipo aqueles militar ou de fusca??

ou um pneu maior...tipo um 205/65 R 15??

Atras vou colocar o VJ900 225/75 R 15...como ja disse vou usar para estradas de chão com bastante cascalho e tbem para trilhas com bastante barro e subidas?

.................................................. .................................................. .................................................. ............


-Estou com uma duvida, comprei as caixas deredução da kombi para meu baja mais gostaria de manter a furaçao que já tem no tambor do fusca "4x100" pois os tambores da kombi são cinco furos.
Gostaria que o colega me falasse como conseguiu trocar os espelhos e tambores do fusca 5 furos para os 4 furos originais

salvatti
08/03/2010, 08:51
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=32032&dateline=1263497080 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=32032)salvatti (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=32032) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Usuário
Data de Entrada: 14 de Julho de 2009
Local: Cascavel - Parana
Idade: 25
Mensagens: 37


problema resolvido...troquei os espelhos e as campanas por outros com furação 4x130...

surgiu outra dúvida...qual melhor pneu colocar na frente, vou por roda aro 15"??
um pneu alto e estreito...tipo aqueles militar ou de fusca??

ou um pneu maior...tipo um 205/65 R 15??

Atras vou colocar o VJ900 225/75 R 15...como ja disse vou usar para estradas de chão com bastante cascalho e tbem para trilhas com bastante barro e subidas?

.................................................. .................................................. .................................................. ............


-Estou com uma duvida, comprei as caixas deredução da kombi para meu baja mais gostaria de manter a furaçao que já tem no tambor do fusca "4x100" pois os tambores da kombi são cinco furos.
Gostaria que o colega me falasse como conseguiu trocar os espelhos e tambores do fusca 5 furos para os 4 furos originais

Fred...respondi a MP que vc me mandou...vou ver se consigo umas fotos e posto pra vc...
Abço

diego vieira
16/02/2014, 17:29
pessoal uma duvida rápida .....to desmontando a redução da Kombi ....como faço para tirar a ponta de eixo ? oque eu tenho que conferir ,é so os rolamento ?

t+