PDA

Ver Versão Completa : Pane no Painel perda de rotação



leandro.ax
22/11/2009, 18:34
Caros, hoje quando voltava de viagem minha ranger apresentou pane geral no painel de instrumentos e ao mesmo tempo perdeu a rotação geral (parece que o motor morreu). Parei na estrada e começou a sair um fumaça com cheiro de queimado próximo da turbina uma peça que fica ao lado dela. O que pode ter ocorrido ?!?!? Como não sabia o que era e fiquei com medo de ser fogo descarreguei o extintor no local da fumaça. O estranho é que depois começou um estalo parecendo um martelo e parou... percebi que a lâmpada que ilumina o motor estava apagada e depois dos estalos ela acendeu.
Alguém tem dicas ???

Obrigado

Leandro

TylerNTL
22/11/2009, 19:04
Defina "pane geral o painel de instrumentos" e "perdeu a rotação geral".

leandro.ax
22/11/2009, 19:18
Defina "pane geral o painel de instrumentos" e "perdeu a rotação geral".
Então... o painel de instrumentos apagou geral tanto o conta giros qto o velocimetros ficaram imoveis... o veiculo nesse momento apagou... acelerei e todas as luzes do painel ascenderam...., parei no acostamento e qdo abri o cabo estava saindo uma fumaça de uma peça perto da turbina. Agora não sei o que queimou ou se foi curto.

Edintruder
22/11/2009, 19:47
Defina agora "peça ao lado da turbina".
Amigo, descrever possíveis problemas através de internet é complicado, e se a tua explicação for vaga, isso é impossível! O que mais tem na ranger é peça na volta da turbina!!! Até o motor inteiro é perto da turbina!!!
Por um acaso não é uma caixa preta de plástico aonde tem um monte de relés e fusíveis?
Posta umas fotos que ajuda muito.

leandro.ax
22/11/2009, 20:55
Defina agora "peça ao lado da turbina".
Amigo, descrever possíveis problemas através de internet é complicado, e se a tua explicação for vaga, isso é impossível! O que mais tem na ranger é peça na volta da turbina!!! Até o motor inteiro é perto da turbina!!!
Por um acaso não é uma caixa preta de plástico aonde tem um monte de relés e fusíveis?
Posta umas fotos que ajuda muito.
Olá desculpe, contudo.... Abrindo o capô, de frente para a caminhonete e olhando para a turbina seria uma peça que fica logo abaixo dela, sentido inferior esquerdo... a caminhonete já foi pra autorizada. Parece que queimou alguma coisa, pois saiu fumaça desse local... tem pelo menos alguma dica... estou querendo mensurar o prejuízo.

Edintruder
22/11/2009, 21:49
Não ajudou muito...
Posso começar a chutar algum chicote elétrico que parte do arranque pode ter encostado no escapamento e fechou curto.

leandro.ax
22/11/2009, 21:52
Não ajudou muito...
Posso começar a chutar algum chicote elétrico que parte do arranque pode ter encostado no escapamento e fechou curto.
Assim... vc pode ter razão pois, fechou curto e depois "voltou ao normal"... assim o painel ligou coisa e tal... mas fiquei com medo de dar partida e continuar... chamei o seguro... amanhã na autorizada eles acham.... sem contar que já tem 130000 ta na hora da outra revisão...obrigado.

Pequeno jr
23/11/2009, 00:18
Não seria a caixa de Relês????

Edintruder
23/11/2009, 09:53
Pois é, Pequeno, eu também imaginei, mas inferior e à esquerda da turbina só tem o motor de arranque que tem uma proteção de alumínio em cima e os cabos passam pertinho dessa proteção. Acredito que com a vibração essa proteção tenha se deslocado de encontro com os cabos e tenha desgastado a capa até fechar curto, porém como é alumínio, pode ter derretido o ponto de contato e parado o curto.
Realmente o Leandro fez bem em não continuar andando com ela assim.
Agora precisamos esperar o veredicto. Porém acredito que se não tenha afetado nenhum módulo basta recuperar os cabos e colocar a proteção na posição correta.
Se for algo diferente disso só com fotos.

leandro.ax
23/11/2009, 19:54
Pois é, Pequeno, eu também imaginei, mas inferior e à esquerda da turbina só tem o motor de arranque que tem uma proteção de alumínio em cima e os cabos passam pertinho dessa proteção. Acredito que com a vibração essa proteção tenha se deslocado de encontro com os cabos e tenha desgastado a capa até fechar curto, porém como é alumínio, pode ter derretido o ponto de contato e parado o curto.
Realmente o Leandro fez bem em não continuar andando com ela assim.
Agora precisamos esperar o veredicto. Porém acredito que se não tenha afetado nenhum módulo basta recuperar os cabos e colocar a proteção na posição correta.
Se for algo diferente disso só com fotos.
Olá pessoal, sou eu de novo, então o pessoal da autorizada relatou que o motor de partida "fritou" queimou tudinho... a autorizada levou na autorizada BOSH, eles orçaram em R$ 960,00. Sei que vcs não são "mecânicos", mas esse preço esta condizente ?!?!?! Mais uma saberiam me dizer o que pode ter causado o curto ????Obrigado mas um vez.

TylerNTL
23/11/2009, 20:10
O que ela está cobrando neste orçamento? Um motor de partida 0km + X horas para a instalação?

Leve a viatura em uma boa autoelétrica e faça um novo orçamento.

leandro.ax
23/11/2009, 20:50
O que ela está cobrando neste orçamento? Um motor de partida 0km + X horas para a instalação?

Leve a viatura em uma boa autoelétrica e faça um novo orçamento.
Olá Thelmo, parece que vão aproveitar somente a carcaça... o resto e tudo 0KM, me dão garantia de 10000KM ou 6 meses. Procurei na Net para ter uma noção e esta girando em torno de 800 a 900 reais. O que vc acha ??? E a causa do problema tem alguma sugestão ????

Edintruder
23/11/2009, 21:18
procura em desmanches. Com certeza consegues na faixa de 350, 400,00.
procura no www.baretaautopecas.com.br ou no http://br.geocities.com/superpecas1/
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110571698-motor-de-arranque-de-ranger-25-diesel-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-120411194-motor-de-partida-da-ranger-9806-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-110571732-motor-de-arranque-de-ranger-28-diesel-_JM

TylerNTL
23/11/2009, 21:44
Olá Thelmo, parece que vão aproveitar somente a carcaça... o resto e tudo 0KM, me dão garantia de 10000KM ou 6 meses. Procurei na Net para ter uma noção e esta girando em torno de 800 a 900 reais. O que vc acha ??? E a causa do problema tem alguma sugestão ????

Motor de partida fritar é até comum: Problema no bendix ou na ignição o motor fica funcionando direto. Como é projetado para funcionar só por alguns segundos superaquece, queima e atua algum fusível. Normalmente isso ocorre na hora da partida ou em alguns minutos depois.

Do jeito que vc relatou, vinha andando e shazan! Foi a primeira vez que vi!

Edintruder
23/11/2009, 21:52
Isso ocorreu uma vez com uma Saveiro a álcool que eu tinha. O Bendiz fez casa e ficava preso fazendo o arranque ficar virando. Eu ainda mexia na chave e fazia soltar, mas a minha esposa foi pega de surpresa e torrou tudo.