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abduzido
22/11/2009, 10:43
Quais os passos e macetes, além da instalação do turbo em sí, para turbinar um diesel maçarico injeção indireta? (Peugeot 504).

Pelo que me lembro, para turbinar os antigos MB 1113 maçarico tinha que se reforçar a parte de baixo do motor e alterar as bombas de óleo lubrificante e de diesel (CAV). É que vou fazer o motor da Peugeot e já queria cuidar disso. Paralelamente vou aumentar o radiador em 60%, a refrigeração da 504 é deficiente.

sergiopincelli
25/11/2009, 16:20
Caro amigo, pelo pouco conhecimento que tenho, acredito que este motor não aguentaria uma turbina, ele foi desenvolvido para ser muito economico e acho muito difícil encontrar peças para reforçar a parte de baixo e a lubrificação. Já o mercedes com a evolução dos seus motores passou a existir no mercado, virabrequins, bielas, pistões, etc mais reforçados para serem adptados.

abduzido
27/11/2009, 00:37
Acho que tem uma solução gringa:

http://peugeot504ti.no.sapo.pt/id20.htm

Ir pra Argentina e buscar um motor do 505 TD Intercooler. É o mesmo motor do 504 mas com 2.5 CC ao invéz de 2.3. Creio que gasta o mesmo que vou gastar pra fazer o meu motor, pois peças para esses carros são pelo menos 50% mais barato lá, ainda mais com o Dollar baixo.

O inconveniente é achar o motor e a logística pra traze-lo ou levar a pick-up até lá. Ou talvez trazer virabrequim, bielas, pistões e anéis do 505, o turbo e montar no meu bloco. Creio que comando e cabeçote devam ser iguais. Externamente, tirando o intercooler, esse motor 505 TDI é idêntico ao meu.

leo cabral
27/11/2009, 03:53
Tanto trabalho por um motor peugeot não vale a pena :concordo:

abduzido
27/11/2009, 10:20
Tem razão, mas a pick-up está inteirona e me serve bem, já levantei preços: Investiria uns 3 paus pra fazer o motor atual, mesmo trocando camisa e pistão e comprando as peças aqui mesmo e talvez uns 5 paus pra fazer 505 turbo.

Pra encaixar a Peugeot numa troca eu perderia uns 5 paus de seu valor real isso se já estivesse com o motor feito, pois não tem mercado então só aí já se foram 8 paus. Pra comprar algo razoável eu investiria uns 20 paus numa F1000, por exemplo, e continuaria com uma pick-up velha que faz o mesmo serviço, ainda sujeita a roubo.

Prefiro uma S10 diesel, mas daí o investimento, a depreciação, roubo, IPVA, seguro e essas coisas não compensam para o uso a que se destina. A opção seria um veículo OTTO (gasolina ou álcool) mas o investimento seria pouca coisa menor, os riscos os mesmos e o gasto com combustível muiiiitooo mais alto. Gasto com a Peugeot o mesmo que com a moto em combustível uso 50% óleo vegetal a 0,50 o litro. Como moro razoávelmente perto da Argentina, viabiliza.

Ou seja: Estou CASADO com ela, então acaba compensando.

SJKCaio
08/01/2010, 15:32
Achei muita informação neste site portugues do UMM, jipe portugues produzido na decada de 80.
A historia deste jipe se parece muito com do Engesa.
Tudo que já apanhamos com esse motor está neste forum:

-Aquecimento
-Radiador de oleo
-Bomba Lucas rotodiesel
-Bico injetor
-vela de aquecimento

e muitos outros pepinos..................

Tem tudo sobre turbo no XD2

http://www.clubeumm.pt

cRiPpLe_rOoStEr
08/01/2010, 20:58
Ir pra Argentina e buscar um motor do 505 TD Intercooler. É o mesmo motor do 504 mas com 2.5 CC ao invéz de 2.3. Creio que gasta o mesmo que vou gastar pra fazer o meu motor, pois peças para esses carros são pelo menos 50% mais barato lá, ainda mais com o Dollar baixo.

O inconveniente é achar o motor e a logística pra traze-lo ou levar a pick-up até lá. Ou talvez trazer virabrequim, bielas, pistões e anéis do 505, o turbo e montar no meu bloco. Creio que comando e cabeçote devam ser iguais. Externamente, tirando o intercooler, esse motor 505 TDI é idêntico ao meu.

tem uma lei nova que dificulta bastante a substituição de um motor por outro com potência superior em mais de 10% ao motor que se vá substituir... vale mais a pena comprar essas peças e instalar no motor da 504 se o bloco estiver bom...

verton
13/11/2010, 23:44
eu tenho um 113h e nao consigo fazer a turbina piar ja tentei varias coisas mas nada funcionou o modelo da turbina é garret alguem tem alguma ideia de como fazer ela cantar.

sallespickup
16/11/2010, 10:09
Tem razão, mas a pick-up está inteirona e me serve bem, já levantei preços: Investiria uns 3 paus pra fazer o motor atual, mesmo trocando camisa e pistão e comprando as peças aqui mesmo e talvez uns 5 paus pra fazer 505 turbo.

Pra encaixar a Peugeot numa troca eu perderia uns 5 paus de seu valor real isso se já estivesse com o motor feito, pois não tem mercado então só aí já se foram 8 paus. Pra comprar algo razoável eu investiria uns 20 paus numa F1000, por exemplo, e continuaria com uma pick-up velha que faz o mesmo serviço, ainda sujeita a roubo.

Prefiro uma S10 diesel, mas daí o investimento, a depreciação, roubo, IPVA, seguro e essas coisas não compensam para o uso a que se destina. A opção seria um veículo OTTO (gasolina ou álcool) mas o investimento seria pouca coisa menor, os riscos os mesmos e o gasto com combustível muiiiitooo mais alto. Gasto com a Peugeot o mesmo que com a moto em combustível uso 50% óleo vegetal a 0,50 o litro. Como moro razoávelmente perto da Argentina, viabiliza.

Ou seja: Estou CASADO com ela, então acaba compensando.

o melhor mesmo é ir a argentina e instalar o motor la e vir andando com ela, compre um com nota la jogue o seu velho na caçamba que ninguem vai te encher na divisa, se existe esse motor la é bem melhor que tentar adaptar o seu aproveita e compra o radiador e outros acessorios ja da 505, é muito mais facil, do que ficar desenvolvendo tudo.

ah concordo contigo se vc ja esta no barco, e o carro lhe serve e pelo visto bem, vale a modernização

quanto a legalização do motor, tendo nota, mesmo argentina, o proximo dono regulariza, como ja esta no seu nome guarde uma copia no porta luvas e ande o resto da vida
carlos sallespickup

sallespickup
15/02/2011, 09:39
e ai que pé ficou ???

carlos sallespickup