Ver Versão Completa : Trilha Visconde de Mauá - Ibitipoca
Alberto Henrique Da Costa
22/11/2009, 10:42
Alguem já fez a trilha saindo de V. de Mauá, para Ibitipoca, passando por Bocaina de Minas, Liberdade, Bom Jesus de Minas e Lima Duarte? Qual o grau de dificuldade? Se chover fica muito pesada?
Ricardo Passoni
22/11/2009, 11:28
Alberto tem uma camarada aqui que vai muito para estes lado , E o Gil ele deve se pronunciar logo mais , ele sabe tudo da região , é quase um guia rs!
Abraços
Eduardo Velo
22/11/2009, 11:52
Fiz esse trajeto ano passado , debaixo de muita chuva , sem nenhum problema ...
O caminho é ruim pra carro baixo 4x2 , mas picapes e 4x4 vão na boa , só não fui por Mirantão pq um onibus tinha atravessado a estrada na descida e tava entalado esperando tirarem de lá ... mas qqer caminho é legal ... tanto pela ponte dos Souza como por Mirantão pra ir pra Bocaina de Minas , de B. de Minas pra lá é asfalto até Lima Duarte ...
abs ... Edu
Alguem já fez a trilha saindo de V. de Mauá, para Ibitipoca, passando por Bocaina de Minas, Liberdade, Bom Jesus de Minas e Lima Duarte? Qual o grau de dificuldade? Se chover fica muito pesada?
Hehehe.... ói nóis aqui! :mrgreen:
Alberto, não se trata de trilha, são estradas de terra e, entre Liberdade e Lima Duarte, asfalto. Se for apenas para curtir os visuais, posso sugerir um trajeto mais interessante, que é: Itamonte-Alagoa-Aiuruoca-Lima Duarte.
Uma parte do trajeto entre Itamonte e Alagoa já está asfaltado, mas trata-se de um percurso muito bonito, que acompanha, em certos trechos, o rio Aiuruoca. Permite belos visuais e passa por vilarejos bastante típicos da região.
Se você tiver bastante tempo (ou seja, terá que sair bem cedo de Visconde de Mauá ou Maringá), poderá fzer um roteiro que mistura os dois percursos, que vem a ser:
Maringá-Mirantão-Santo Antonio do Rio Grande-Dois Irmãos-Monte Belo-Capivara-Fragária-Campo Redondo-Berta-Alagoa- Aiuruoca-Lima Duarte
Este é um trajeto bastante longo (a volta será maior, ou seja, você irá rodar mais do que o necessário) e demorado, deve levar quase o dia inteiro, mas é bastante bonito. Você poderá almoçar na Fragária (na pousada de mesmo nome) ou em Alagoa (na pousada Pica-Pau), ou ainda em Aiuruoca, dependendo do horário em que estiver passando por estes lugares. Não é complicado, mas, em caso de chuvas contínuas e fortes, já aconteceu de um trecho da ligação Santo Antonio do Rio Grande-Monte Belo ficar interrompida pela destruição de parte da estrada por um riacho que vira monstro :mrgreen: quando chove muito lá. Minha sugestão, caso você resolva fazer este percurso, é que você pergunte, em Santo Antonio, se a estrada para Monte Belo está dando passagem. Se não estiver, basta seguir em frente para Liberdade.
Outra opção que me ocorreu, intermediária entre as duas mencionadas acima, é a seguinte:
Maringá-Mirantão-Santo Antonio do Rio Grande-Franceses-Carvalhos-Lima Duarte. É mais longa do que a primeira e mais curta do que a segunda, e também tem bonitos visuais, principalmente quando se chega ao topo de uma serra, antes de descer até o povoado de Franceses.
Os mapas http://www.pousadadoslobos.com.br/maparegional.htm e http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.bussolanet.com.br/turismo/montanhasmagicas/imagens/mapa_circMmag_STletras.gif&imgrefurl=http://www.bussolanet.com.br/turismo/montanhasmagicas/aiuruoca/&usg=__xOpsKk1PjYF5ADSiTro5pjxSVck=&h=380&w=315&sz=26&hl=pt-BR&start=5&tbnid=n-eFqWBWRBM_CM:&tbnh=123&tbnw=102&prev=/images%3Fq%3DAiuruoca%2B-%2BMG%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26sa%3DN poderão lhe dar uma idéia geral do que eu citei acima.
Qual é o carro que você tem? Pretende ir sozinho? Quando?
22/11/2009, 14:38
Fala Gil, tenho um Tucson V6. Se for, pretendo ir na quinta com a patroa.
Fala Gil, tenho um Tucson V6. Se for, pretendo ir na quinta com a patroa.
A Tucson V6, que eu saiba, é 4x4, certo? Agora tudo depende do tempo do qual você dispõe e o que pretende fazer (fotografar, trilha de carro, caminhadas, etc...). Se vocêc dispuser de alguns dias, recomendo passar ao menos uma noite na Fragária, você vai gostar. Em Aiuruoca, tem o Matutu, outro lindo lugar para se pernoitar, com diversas opções de pousadas. Em Ibitipóca, a atração principal é o parque, no mínimo dois dias para visitá-lo todo.
Se você fornecer mais dados sobre o tempo disponível e suas preferências, talvez eu possa lhe dar mais dicas!
24/11/2009, 18:29
Fala Gil,
O tucson é 4x4 sim. Sobre a disponibilidade de tempo, eu pretendo sair do Rio numa quinta pela manhã bem cedo, retornando no domingo. O q eu pretendo, além do passeio em sí, é curtir os visuais, tirar fotos, dar uns mergulhos em algumas cachoeiras, provar a comida da "roça" junto com uma cachaçinha. Resumindo, fugir um pouco do centro urbano. Abraço!
Fala Gil,
O tucson é 4x4 sim. Sobre a disponibilidade de tempo, eu pretendo sair do Rio numa quinta pela manhã bem cedo, retornando no domingo. O q eu pretendo, além do passeio em sí, é curtir os visuais, tirar fotos, dar uns mergulhos em algumas cachoeiras, provar a comida da "roça" junto com uma cachaçinha. Resumindo, fugir um pouco do centro urbano. Abraço!
Duas sugestões para estes 4 dias:
Caso você pretenda rodar bastante, descansando pouco:
1o dia: Rio-V de Mauá-Mirantão-Santo Antonio do Rio Grande-Dois Irmãos-Monte Belo-Capivara-Fragária (há uma pousada lá)
2o dia: Fragária-Campo Redondo-Berta-Alagoa-Aiuruoca (ou Vale do Matutu)
3o dia: Aiuruoca-Carvalhos-Bocaina de Minas-Santo Antonio do Rio Grande-Mirantão-Maringá
4o dia: Maringá-Rio
Caso você pretenda descansar um pouco:
1o dia: Rio-Engo. Passos-Itamonte-Alagoa-Berta (*)-Campo Redondo-Fragária
(*) Neste caso, você irá passar direto pela estrada que leva a Berta, seguir até Alagoa (o trajeto é muito bonito, vale a pena) e depois voltar parte do trajeto, seguindo até Berta-Campo Redondo-Fragária
2o dia: Fragária (há opções para passeios a pé, a cavalo e de carro)
3o dia: Fragária-Capivara-Monte Belo-Dois Irmãos-Santo Antonio do Rio Grande-Mirantão-Maringá
4o dia: Maringá-Rio
Flavio - Niva Verde
12/04/2011, 19:56
Putz, estava atras de indicações sobre esse trajeto. E num é que o velho Gil é quem está dando o depoimento dele. Gil, vendi meu Niva verde. Agora to com uma Pajeiro IO. Vou começar a preparar uma viagem pelo trajeto acima.
Guto Machado
29/04/2011, 08:51
Flávio, moro aqui em cachoeiro de itapemirim e to sempre nessa região de visconde de maua,eu morava no RJ aquele lugar é um sonho, quando vc for me da um alô q derrepente da p ir junto e se tiver algum passeio ai p lado de vix pode falar tb,depois entra lá no tópico (por onde andam os capixabas)
Abraçoss e boas trilhass
Marcelo.CJ5
11/05/2011, 10:30
Belíssimo passeio. Já passei muito nessa região de carro 4x2... eng, itamonte, pouso alto, visc. mauá, maromba, penedo, etc.
Agora quero voltar montado no General Mann!!!!
O único problema é ser um pouco longe de BH, mas, quem mora mais perto eu recomendo muito!!!!
tato_defender
07/07/2011, 03:07
Olá a todos... Sou novo no site e no mundo off road... Comprei um LR defender 90, 2004 ha 2 meses e ainda nao conheci ninguem que conhecesse ou pudesse acompanhar em trilha. no final de semana do dia 29/07 estarei indo para a Visconde de Mauá, se alguem for ou estiver por lá, entre em contato para marcarmos algo por lá. O pessoal do RJ faz algum encontro?
Abç.
tato_defender
07/07/2011, 16:22
Blz, acho legal essa região, porem, nao conheço mto. poderiamos ver se encontramos mais alguem pra seguir conosco. Segue meu msn: thorj@globo.com e meu tel (21) 7875-3331. vamos combinando. ta sabendo da saida desse sábado para a TOMASCAR? Encontro sabado 9/07 no posto da praça da bandeira as 8:00. to pensando em ir... vamos?
Abç
DecomedRJ
15/10/2015, 17:47
Fala galera, vou pra visconde de maus amanhã e ouvi uns relatos sobre a trilha de Maringá até o Pico das Agulhas Negras. Qual é a distância? Acham que é viável ir sozinho? Da pra ir e voltar no mesmo dia? Pq vou ficar hospedado em Maringá. Qual a dificuldade da trilha? Tenho um Jimny 4all.
Trilha mesmo de Maromba até Agulhas negras, só à pé. De carro tem um belo passeio até a parte alta do parque, não é trilha, mas estradinha de terra que seu Jimny, faz na boa. É longa mas dá ir e voltar num dia, almoçando pelo caminho. Saindo de Maringá, vc segue para Mirantão, Sto. Antônio, Campo Redondo, Fragária, Vargem Grande, Brejo da Lapa.
.514344
DecomedRJ
23/10/2015, 23:47
Trilha mesmo de Maromba até Agulhas negras, só à pé. De carro tem um belo passeio até a parte alta do parque, não é trilha, mas estradinha de terra que seu Jimny, faz na boa. É longa mas dá ir e voltar num dia, almoçando pelo caminho. Saindo de Maringá, vc segue para Mirantão, Sto. Antônio, Campo Redondo, Fragária, Vargem Grande, Brejo da Lapa.
.514344
Obrigado pelo feedback, fiz exatamente esse caminho. O Jimny foi de boa mesmo, só depois de brejo da lapa que tem umas subidas com muita pedra e cascalho que merecem mais atenção. Como não estava chovendo nada de lama. A vista do Pico das agulhas negras é simplesmente deslumbrante!
Pedro Flore
07/02/2016, 17:27
Boa tarde, sou novo aqui, estou em capelinha, perto de Maua, tem alguém por aqui para dar um passeio 4x4? Alguém sabe me indicar uma trilha legal para fazer com a família?
Pedro Flore
07/02/2016, 17:30
Segue meu telefone, caso alguém anime. (21) 99551-8080