PDA

Ver Versão Completa : Pajero.. quando liga ela trepida, as velas são novas, será..



tonturinha
21/01/2005, 10:18
Opa, meu pai tem um pajero 2.8tdi, e quando liga, tem que acelerar, pra ela nao ficar pipocando e quase apagar..

antes acontecia pior, dai vimos que as velas tavam queimadas, dai trocamos as quatro.. e aparentemente estao todas funcionando..

soh esse detalhe de ter que acelerar pra pegar.. se nao ela pipoca e sai uma fumaceira..

e conversando com um mecanico ele falou que a bomba injetora tem uma regulagem que dai nao seria preciso acelerar quando liga ela..
isso faz sentido?
ou será que 1 vela queimou??!
daqui a pouco vamos ir no cara das bomba.. queria saber se isso faz sentido.. pra nao chegar lah perdido.

obrigado!! :D

Sergio Rocha
21/01/2005, 17:08
Provavelmente é vela.
Existem 2 tipos de velas no mercado as originais e uma chinesas q são baratíssimas e não prestam. :wink:

Teste as velas.
[]'

Wallace
21/01/2005, 17:33
As velas são só para aquecimento ao ligar o motor frio em clima frio.
Não são usadas no funcionamento normal do motor.
Normalmente todo veiculo diesel tem uma luz das velas, só se deve liga após essa luz apagar quando o motor esta frio.

Sergio Rocha
21/01/2005, 18:00
As velas são só para aquecimento ao ligar o motor frio em clima frio.
Não são usadas no funcionamento normal do motor.
Normalmente todo veiculo diesel tem uma luz das velas, só se deve liga após essa luz apagar quando o motor esta frio.

Exatamente o problema dele.Quando liga ela pipoca.........
Na Pajero isso de " pipocar" quando liga (mesmo já tendo ligado outras vezes), normalmente são as malditas velas chinesas.

É fácil de testar.Desliga as velas e ve se piora .
[]'

Wallace
21/01/2005, 18:05
Garanto que tem velas chinesas de ótima qualidade também.
É bem provavel que a original da autorizada seja chinesa também.

Sergio Rocha
21/01/2005, 18:24
Eu nunca vi velas chinesas de boa qualidade.Logicamente q deve ter.Eu tb nunca vi enterro de anão e acredito q eles morram tb. :lol:
Acho q não é o caso de nosso amigo aki.Devem ser velas de má qualidade.
[]'

tonturinha
22/01/2005, 12:29
sim.. a gente espera apagar a luizinha..
quando as velas estavam realmente ferradas, ela nao ligava de primeira..
era coisa de ligar 3 vezes.. dai sim saia uma fumaceira!!!
ela ligava e apagava.. dai ligava denovo ela ficava um pouco mais e apagava.

dai a gente comprou as velas, foi 60 reais cada..
parece que na concessionaria eh 180.. dai fica bem pesado comprar 4.

agora com essas velas ela pega de primeira, mais tem que acelerar, se nao ela fica pipocando querendo apagar, mais nao apaga!!
entao imagino que seja 1 vela somente, ou nao faz sentido?!

hiltonmartins
19/05/2006, 13:38
Tenho resistido no sentido de adquirir as velas originais da Pajero 2.8 Diesel em virtudo do preço abusivo. Não consigo entender que uma simples vela possa custar R$200,00 na concessionária!!! Mas, o que fazer? Alguém poderia ajudar-me e indicar onde adquirir VELAS DE AQUECIMENTO por um preço razoável? Em Brasília está difícil. Já substitui 3 vezes num periodo de menos de 6 meses...

hiltonmartins
19/05/2006, 13:49
tonturinha,
Vi seu registro no Fórum. Como estou com o mesmo problema gostaria de saber se realmente É BOA esta Vela de aquecimento de R$60,00 e onde adquirí-la. Em Brasília está difícil. Há mais de 6 meses venho tendo problemas com a minha Pajero GLS-B.

ftr_santos
21/05/2006, 22:15
Não sei se é o mesmo caso, mas minha L200 estava com os mesmos sintomas, e como está na garantia, levei à concessionária, que regulou a bomba injetora, me disseram que estava "atrasada". Não levou nem 10 minutos, acompanhei o serviço. 8)

mario933
05/08/2007, 21:00
hiltonmartins,

comprei uma pajero GLS-B, 2.8, ano 95 e por 6 meses foi uma maravilha, agora resolveu me dar problemas na partida com motor frio.
Tenho trocado as velas, apenas 3 delas que estao queimando, quase toda semana. Custam em media 25 pilas no paralelo e na concessionaria me pediram 170 pilas cada uma.
Vc resolveu o problema de seu pajero, em relação as velas de aquecimento?
Será que tenho que morrer com 700 pilas para a concessionária?
obrigado,
mario.

mario933
05/08/2007, 21:06
Olá amigos,

Comprei há 6 meses uma pajero 95, 2.8 gls-b e agora começou a queimar as velas de aquecimento. Na concessionária vão querer tirar meu couro e outras oficinas me falam cada coisa (e pior que tudo diferente).

Li neste forum um comentário sobre as velas queimarem por entrarem em funcionamento com o motor ja aquecido e durante marcha. Seria isso ou a qualidade das velas ( no paralelo custam 30 pilas e na concessionaria 170)

Desde já agradeço,

sds, Mario.

mario933
05/08/2007, 21:11
Olá amigos,

Comprei há 6 meses uma pajero 95, 2.8 gls-b, e agora começou a queimar as velas de aquecimento. Na concessionária vão querer tirar meu couro e outras oficinas me falam cada coisa (e pior que tudo diferente).

Li neste forum um comentário sobre as velas queimarem por entrarem em funcionamento com o motor ja aquecido e durante marcha. Seria isso a razão de queimarem com frequencia ou seria a qualidade das velas.

No paralelo custam 30 pilas e na concessionaria 170 cada.

Desde já agradeço,

sds, Mario.

BLUE BUS
06/08/2007, 13:51
Olá amigos,

Comprei há 6 meses uma pajero 95, 2.8 gls-b, e agora começou a queimar as velas de aquecimento. Na concessionária vão querer tirar meu couro e outras oficinas me falam cada coisa (e pior que tudo diferente).

Li neste forum um comentário sobre as velas queimarem por entrarem em funcionamento com o motor ja aquecido e durante marcha. Seria isso a razão de queimarem com frequencia ou seria a qualidade das velas.

No paralelo custam 30 pilas e na concessionaria 170 cada.

Desde já agradeço,

sds, Mario.


Mario, você tem que comprar a original infelizmente.......:shock: o preço é de 142,00 na MIT com 5% de desconto a vista.A minha pajero só anda com as originais ...não tem outra forma se não vai ficar trocando vela toda ora....estas paralelas são uma M.... faça como eu...de vez em quando compro uma vela aquecedora e guardo para quando precisar....as minhas já estão no carro a 1 ano e 3 meses e o carro pega de primeira quando esta frio..:dance:



abraço

lfernando
09/09/2007, 21:08
Boa noite a todos,

tb passo por esses problemas crônicos com a minha pajero a cerca de sete anos,
somente quando o motor está frio, apresenta muito desequilíbrio ao ligar e a fumaceira branca q sai no meu caso sai em excesso.(Principalmente no inverno - tempo frio)

Já tentei de tudo, vários conjuntos de velas aquecedoras foram trocados, bicos injetores, regulagem de bomba injetora e até retirar o tanque de combústivel para limpeza, mesmo assim não consegui resolver esse problema. Nem nas autorizadas do RJ obtive sucesso.

Se algum amigo puder nos orientar?

Pois no restante, a Pajero é 10!


abraços

mario933
11/09/2007, 09:44
Boa noite a todos,

tb passo por esses problemas crônicos com a minha pajero a cerca de sete anos,
somente quando o motor está frio, apresenta muito desequilíbrio ao ligar e a fumaceira branca q sai no meu caso sai em excesso.(Principalmente no inverno - tempo frio)

Já tentei de tudo, vários conjuntos de velas aquecedoras foram trocados, bicos injetores, regulagem de bomba injetora e até retirar o tanque de combústivel para limpeza, mesmo assim não consegui resolver esse problema. Nem nas autorizadas do RJ obtive sucesso.

Se algum amigo puder nos orientar?

Pois no restante, a Pajero é 10!


abraços

Fernando,
Vou tentar explicar pra vc o que aprendi nestes últimos meses sobre vela de aquecimento e partida do motor 4M40 (deve ser o seu modelo de motor ou similar a este). Talvez isso se aplique ao seu caso.
1) Na partida com motor frio, quando vc liga a chave de ignição, acendem-se as lampadas do óleo, bateria, etc e mais uma que é de aquecimento. Neste momento, um relé deixa passar uma corrente para a cabeça das velas (teste usando uma lampada de 12 volts - estilo tomada de emergência - com uma ponta no fio que vai para as velas e a outra na cabeça da vela de aquecimento);
2) Após um tempo pequeno (2 a 5 segundos) a lampada de aquecimento no painel se apaga. Porém, a corrente continua sendo enviada para as velas até mais uns 10 a 20 segundos, quando vc houvirá um pequeno estalo que é o relé desligando, neste momento a câmara do cilindro no motor encontra-se aquecida ao máximo (no teste com a lâmpada é o momento que a mesma vai apagar indicando que a corrente cessou). Experimente dar partida neste momento pressionando o acelerador para que motor fique a 1.000 rpm (nunca acelere acima de 1500 com o motor frio, causa desgaste prematuro).
3) Não é só isso, quando vc dá a partida entra em ação o motor de arranque que consome grande quantidade de corrente e nesse mesmo instante a corrente nas velas de aquecimento diminui pela metade. Mesmo após os tempos mencionados nos itens 1 e 2, vc terá um certo aquecimento nas velas.

Observações:
a) O motor é considerado frio quando o sensor de temperatura (da água) for menor que 60 graus celsius. Porém o tempo (item 2) pode diminuir se o motor estiver frio à 20 graus (temp ambiente) por exemplo (Aqui em Curitiba, dei partida com 2 graus negativos (temp ambiente) e foi sem problemas com as velas OK, se não.... nem com guincho conseguiria)

b) As velas só aquecem a câmara de combustão a cerca de 700 graus celsius. Os bicos e bomba injetora precisam estar em ordem para que o motor entre em funcionamento suave, sem trepidação e sem excesso de fumaça. Portanto, testando o conjunto de aquecimento vc elimina esta variável no seu Pajero.

c) As velas, apesar de muuuito caras, só encontrei durabilidade nas originais (apesar de ter umas 10 marcas diferentes no paralelo).

depois escrevo mais...

[]s,
mario.

jmf
11/09/2007, 11:17
2) Após um tempo pequeno (2 a 5 segundos) a lampada de aquecimento no painel se apaga. Porém, a corrente continua sendo enviada para as velas até mais uns 10 a 20 segundos, quando vc houvirá um pequeno estalo que é o relé desligando, neste momento a câmara do cilindro no motor encontra-se aquecida ao máximo (no teste com a lâmpada é o momento que a mesma vai apagar indicando que a corrente cessou). Experimente dar partida neste momento pressionando o acelerador para que motor fique a 1.000 rpm (nunca acelere acima de 1500 com o motor frio, causa desgaste prematuro).


É isso mesmo Mário... tive de aprender na marra esse macete... antes dava a partida logo após a luz das velas apagar e não dava certo... agora espero o estalo tb!
Valeu, freitas.

lfernando
11/09/2007, 18:19
Mario,

Uma coisa realmente acho que ainda não fiz, pelo menos nos ultimos 2 anos, a compra das velas aquecedoras na autorizada, pois acreditava q a vela q eles vendiam (as de 170 pila) eram as mesmas do mercado paralelo, coisa de 30 e 60 reais cada.
E já me falaram q tem q trocar as quatro, pq senão dá diferença entre elas, pelo menos foi o q os mecânicos me disseram. A hora q tiver oportunidade($) vou comprar as quatro.

obs: é impressionante a quantidade de fumaça branca q meu carro solta de manhã, principalmente no inverno q é na faixa de 5 graus. As pessoas até atravessam a rua, tossem,chingam, etc...


muito obrigado pelas orientações

abraço,
Lfernando

lfernando
11/09/2007, 18:44
Mario,

agradeço a clareza da explicação.

Uma coisa realmente acho que ainda não fiz, pelo menos nos ultimos 2 anos, a compra das velas aquecedoras na autorizada, pois acreditava q as velas q eles vendiams(as de 170 pila) eram a mesmas do mercado paralelo, coisa de 30 e 60 reais cada.

E já me falaram q tem q trocar as quatro, pq senão dá diferença entre elas, pelo menos foi o q os mecânicos me disseram.

No meu caso, tive q desligar até o acendimento automático das velas, tendo q acioná-las por interruptor interno, pois as minhas velas ficavam funcioando junto com o motor, não aguentavam e queimavam.


muito obrigado pelas orientações

abraço,
Lfernando

lfernando
13/09/2007, 20:37
tem tb o problema das velas de aquecimento não desligarem e continuarem funcionando juntamente com o motor, até se queimarem.
O meu eletricista já quebrou a cabeça e não conseguiu desvendar o mistério, só me garantiu que o relé estava bom.

E as velas vão se queimando, uso as made in china de 60 reais, mas acredito q até as velas originais tb não suportem e queimem, com o motor ligado e por muito tempo de funcionamento continúo.

Sabem de alguém, que já teve ou tem esse problema e como conseguiu resolvê-lo?


abraço.

jcbcarrero
25/06/2008, 10:24
:-P Aí pessoal: Comprei 4 velas da Delphi por R$50,00 cada e já faz mais de um ano que estão funcionando que é uma beleza.

Só têm um problema: a potência de aquecimento é menor que as originais japonesas, mas é a mesma potência das originais que se pode comprar nas concessionárias hoje em dia.

Para resolver o problema é só ligar a chave até ouvir o relê desligar, desliga a chave e liga outra vez até o relê desligar. Pronto. É só dar a partida que o motor pega sem emitir fumaça, sem falhar.

Outros dois problemas são:

1) Pode queimar as velas quando levar o pajero para fazer algum reparo ou uma instalação elétrica (som, alarme) que requeira ligar a chave de ignição: Toda vez que a chave for acionada com o motor frio, as velas serão ligadas desnecessariamente, vindo a queimá-las prematuramente.

2) Se você usar as velas chinesas que têm potência excelente (maior que a Delphi), só que não agüentam o tempo que as velas ficam ligadas até o sensor de temperatura enviar o sinal que o motor já está quente o suficiente para desligá-las.

Para resolver os problemas 1 e 2, coloquei uma Chave com LED (CL)indicador no painel: Um dos relês do sistema de partida a frio fica ao lado da bateria (entre a bateria e o para-brisa). O cabo que alimenta o relê foi desconectado e ligado nesta chave CL que coloquei no painel. Da chave CL sai o cabo que vai alimentar o relê. Deste modo, quando eu quero desligo a chave CL e não chega tensão elétrica as velas, protegendo-as no caso 1 ou desligando-as logo após o motor entrar em funcionamento, diminuindo o tempo que elas ficam acesas, para que durem mais tempo.

Quando o motor está frio e a chave CL está ligada, o LED fica aceso, quando o relê interno que fica do lado do porta luvas, deliga o LED apaga. Assim acompanho o funcionamento das velas.

Forte Abraço,

JCBCarrero.