Conectar

Ver Versão Completa : Trocando a correia do motor

TylerNTL
22/11/2009, 08:50
Sábado fim de tarde tive um problema no tensor da correia do motor (peça 5 da foto abaixo) o rolamento se "estrompou" deixando a correia folgada.

A +-1km de casa tem um autorizado MWM. Dá para ir rodando até lá sem a correia?
-Pela bomba d'água não tem problema, não vai dar tempo nem do óleo esquentar
-Fico com receio de estragar alguma coisa no sistema de DH. Existe esse risco? Ou o único "problema" na DH é ela ficar pesada?

O plano chegando lá seria eu mesmo colocar a correia no lugar e trocar o tensor.
Essa troca é simples como estou imaginando?
Só posicionar a correia e colocar o tensor novo no lugar?
Como avaliar a se a correia não ficou apertada/folgada demais?

Esse plano todo é para tentar chegar no trabalho na 2ª antes das 9. Se eu for procurar um mecânico, etc, etc, etc acredito que perco praticamente a manhã toda.

Pequeno jr
22/11/2009, 10:17
Thelmo .. não veio os anexos

Mas pelo q entendi, o tensionador que você fala que estourou é o da Correia POli V, correto?

Se for este mesmo .. ja fiz isso. No dia q estourou o meu rodei até chegar no local aonde realizei a troca. A troca é simples e rápida (sendo o rolamento que imagino)

Agora se ela estourou do nada, seria bom uma verificação nos demais tensionadores e rolamentos, além de dar uma inspecionada se o alternador está girando sem trancos.

Porque te falo isso, pq foi logo depois q estourou este rolamento que deu pau na minha bomba de vácuo e foi ela a causadora do estrago no rolamento.

DI HERVAL
22/11/2009, 11:49
Concordo com Pequeno Jr., aproveita e da uma olhada geral....

Quanto a avaliar a tensão da correia, esta é a função do próprio tensionador... não esquenta que ele resolve....kkk

Até..

Edintruder
22/11/2009, 16:29
A minha ocorreu isso e eu apenas troquei o rolamento da polia. Coloca um de 1a linha blindado à prova d'água.
R$14,00 troca.

F. Andrade
22/11/2009, 17:59
É isso aí Edin, já fiz tbem só a troca do rolamento, pq o tensor cpleto é caro. Se não me engano é um rolamento que tem em auto-elétrico.

TylerNTL
22/11/2009, 18:36
Melhorando a redação do meu problema...

O exatamente como comentado pelo Pq Jr o problema foi no rolamento do tensor.

Tirei o tensor completo agora a pouco, não consegui folgar o parafuso que prende o rolamento ao tensor. E apanhei um bocado para passar ele entre a Bomba dágua e a ventoinha, tive que forçar um pouco o hélice e fique com receio de quebrar alguma coisa.

Vou passar um monte de whitelub no parafuso do rolamento e amanhã tento soltar ele novamente.

Estou cismado se vou mesmo conseguir instalar a correia.
Bastar passar ela pelas polias e forçar o tensor para ela encaixar no lugar certo?

PS: Só quando estava desmontando o tensor foi que vi que ele tem uma mola que "garante" o aperto correto da correia.

TylerNTL
22/11/2009, 18:39
A minha ocorreu isso e eu apenas troquei o rolamento da polia. Coloca um de 1a linha blindado à prova d'água.
R$14,00 troca.

A troca só do rolamento é simples ou precisa de alguma prensa, torneiro, etc?

TylerNTL
22/11/2009, 18:40
Thelmo .. não veio os anexos

Mas pelo q entendi, o tensionador que você fala que estourou é o da Correia POli V, correto?

Se for este mesmo .. ja fiz isso. No dia q estourou o meu rodei até chegar no local aonde realizei a troca. A troca é simples e rápida (sendo o rolamento que imagino)

Agora se ela estourou do nada, seria bom uma verificação nos demais tensionadores e rolamentos, além de dar uma inspecionada se o alternador está girando sem trancos.

Porque te falo isso, pq foi logo depois q estourou este rolamento que deu pau na minha bomba de vácuo e foi ela a causadora do estrago no rolamento.

Aparentemente bomba de DH, de água, alternador e ventoinha estão ok, rodam macio e sem folgas, trancos ou barulhos.

TylerNTL
22/11/2009, 19:00
Segue uma foto do dito cujo.

PS: Interessante como consigo me enganar com o tamanho das peças nesse catálogo da ford inicialmente pensei que o rolamento do tensor seria +- do tamanho de um negresco!
Quando desmontei (e estava passando ele entre a BH2O e a ventoinha) foi que vi que é do tamanho de um Big Mac!

SAPO-BOMBA
22/11/2009, 19:07
Thelmo, por desencargo de consciência, se os rolamentos restantes foram relativamente baratos como o que vc vai trocar agora, aproveite e troque TODOS.

Gastará um pouco mais, mas se livra de qualquer dúvida e problemas futuros.

Abraços!

Edintruder
22/11/2009, 19:50
Esse parafuso é rosca esquerda.
Observa que no verso dessa peça tem uma cava quadrada de 1/2", encaixa uma chave de cachimbo, a peça quadrada, nesse buraco e com uma chave 15mm sextavada ou de cachimbo, no sentido horário, tu soltas esse parafuso. É bem apertado mesmo, então chave de boca não consegue soltar.

Edintruder
22/11/2009, 19:52
Pra tirar o rolamento basta soltar as travas e pressão na polia mesmo e com um martelo tira o rolamento. Bem fácil.
O difícil é tirar o tensor do lugar, o resto é simples. Leva cerca de 15min pra fazer esse serviço com as ferramentas corretas na mão.
Sem as ferramentas, vai um dia inteiro...

LeoLeone
22/11/2009, 19:54
Thelmo
A rosca do rolamento da poly V eh inversa, não eh por isso que se não ta conseguindo soltar?
abç
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4

LeoLeone
22/11/2009, 20:18
Edin
Eu tirei o rolamento com a polia com o corpo do esticador no lugar, saiu o parafuso + a polia de plastico preto, correto? Pra trocar aquele rolamento basta bater com martelo? Eu nao vi trava no rolamento.
Leo Leone
Ranger xl 2000

Edintruder
22/11/2009, 20:44
Tem um anel trava sim, pelos dois lados do rolamento pu por um lado só e o outro lado tem um batente. Não lembro ao certo agora. Mas tem trava sim para a polia não se deslocar com a vibração..

TylerNTL
22/11/2009, 20:56
Pelo que vi no meu catálogo de peças eles só vendem o tensor completo. Será que vou encontrar só o rolamento do tensor na MWM?

Também tem uma loja "especializada" em rolamentos nas proximidades. Com o tensor em mãos eles conseguem me identificar que tipo de rolamento estou precisando? Alguma especificação em função do regime de RPM a que ele vai ser submetido?

LeoLeone
22/11/2009, 21:03
Thelmo
No rolamento tem o número e a especificaçao, tem que ser blindado dos dois lados e a prova de agua. Na MWM no Rio de Janeiro só o esticador completo. R$ 179,00 se nao me engano.
LeoLeone.

Edintruder
22/11/2009, 21:43
Qualquer casa de rolamentos tem esse rolamento. Pode escolher a marca!

TylerNTL
23/11/2009, 07:46
Thelmo
A rosca do rolamento da poly V eh inversa, não eh por isso que se não ta conseguindo soltar?
abç
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4

O pior é que eu observei o adesivo que tem no cofre do motor...
Ele destaca exatamente esse parafuso e comenta alguma coisa sobre sentido anti-horário.

Encaixei beem a chave e forcei ele no sentido anti-horário e nada dele folgar.

Só depois desse comentário foi que me toquei que o sentido anti-horário era para apertar!!!!
Que burro! dá zero para ele!!

LeoLeone
23/11/2009, 08:37
Thelmo
Isso acontece. Na ancia de resolver sempre sai algo errado. Lei de Murph (eh assim mesmo que se escreve?). A calma ainda eh a melhor amiga nessas horas.
LeoLeone
Ranger xl 2000 cd 4x4:-D

Edintruder
23/11/2009, 10:18
No adesivo refere apenas o sentido para afrouxar a tensão sobre a correia poli-V e não para desmontar essa polia. Para colocar e tirar a correia, o tensor é movimentado através desse parafuso mesmo, no sentido anti-horário.
O adesivo está certo para a proposta dele que é a montagem da correia.

TylerNTL
23/11/2009, 14:17
Missão cumprida!
Encontrei o Tensor completo por R$180 e a correia por R$55 na autorizada MWM.
Comprei só a correia e fui em busca do rolamento, que encontrei por R$15 (SKF).

Como já eram 9:00 e de toda forma eu ia precisar ir a uma oficina ou a um torneiro para trocar o rolamento.
Fui numa oficina e acertei para ele trocar o rolamento e arranjar um mecânico para ir comigo trocar a correia.
Às 9:30 viatura foi devolvida para a operação.

Custos:
-R$ 55 correia (precisar não precisava, mas achei por bem trocar)
-R$ 15 rolamento skf
-R$ 20 m&o
Total R$ 90

PS: Em outro tópico que li por aqui vi umas dicas para trocar o rolamento do tensor da correia do AC. Pelo que lembro o informado no tópico é que ele custava beeem mais que o tensor da poli V, (na faixa de R$ 700!!). O mecânico que trocou a correia comentou que esse tensor era o mesmo do utilizado no monza.

Alguém confirma isso?

TylerNTL
23/11/2009, 14:26
Tem um anel trava sim, pelos dois lados do rolamento pu por um lado só e o outro lado tem um batente. Não lembro ao certo agora. Mas tem trava sim para a polia não se deslocar com a vibração..

Tem a trava de um lado. Detalhe que o anel não tem aqueles "olhinhos" para colocar o alicate (mais um detalhe onde a engenharia passou longe da manutenção) tem que tirar a trava forçando com uma chave de fenda amolada.

Será que eles fazem essas coisas de caso pensado, "planejando" comer R$500 do coitado que levar um defeito desses para uma concessionária.

Depois gastam MR$ em pesquisas para descobrir por que uma viatura qualquer "pegou" a fama de ter manutenção cara.
De posse da pesquisa a solução!
GR$ em uma campanha de marketing para conscientizar a população.

Pequeno jr
23/11/2009, 14:36
Themo .. vou achar aqui nas notas esse rolamento do ar .. mas não é isos tdo neemmmm ...

A noite qdo estiver em casa eu posto.

TylerNTL
23/11/2009, 14:49
Themo .. vou achar aqui nas notas esse rolamento do ar .. mas não é isos tdo neemmmm ...

A noite qdo estiver em casa eu posto.

Achei!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21044
O preço comentado é de mais de R$700,00!!!

Raposo
23/11/2009, 17:50
Tem a trava de um lado. Detalhe que o anel não tem aqueles "olhinhos" para colocar o alicate (mais um detalhe onde a engenharia passou longe da manutenção) tem que tirar a trava forçando com uma chave de fenda amolada.
Thelmo, é porque eles querem que você troque o tencionador inteiro. Talvez nem seja para você gastar mais. Acredito que seja porque a mola do tensor tenha a mesma via útil do rolamento. Então, se o rolamento "escangalha" eles devem acreditar que a mola já não deve estar esticando a correia como deveria, podendo colocar em risco o funcionamento de alguns itens como alternador, arcond, DH e bomba d'água.
Abraços.

Edintruder
23/11/2009, 19:41
O tensor da correia do ar eu estou usando o tensor da correia dentada do chevette.

Bizzarro
24/11/2009, 17:51
Vou me aproveitar do tópico, ja q estão falando de correia, vou ver se tiro minha duvida aqui mesmo...
Tenho q trocar a correia de comando da minha ranger 2004 2.8. Compei ela a um tempo e não sei qdo foi trocada a ultima vez, ja arrisquei demais. Pois bem, trocando a correia, é necessario trocar o esticador dela tb?

Edintruder
24/11/2009, 19:44
Bizzarro, se considerar que a correia no 2.8PS dura 120.000km, é importante sim trocar o kit de polia inferior e tensores da correia dentada.

TylerNTL
24/11/2009, 23:02
Vou me aproveitar do tópico, ja q estão falando de correia, vou ver se tiro minha duvida aqui mesmo...
Tenho q trocar a correia de comando da minha ranger 2004 2.8. Compei ela a um tempo e não sei qdo foi trocada a ultima vez, ja arrisquei demais. Pois bem, trocando a correia, é necessario trocar o esticador dela tb?

1-não contesto o argumento do Raposo, pois concordo que ele faz sentido.
2-dentada ≠ Poli V, não vale a pena economizar com um gambiarra arranjo técnico.

Eu instalaria correia e tensor novos, da melhor marca o possível.

LeoLeone
24/11/2009, 23:32
Bizzarro
A recomendação da MWM eh a troca de correia e Kit de esticadores.
Na MWM:
Correia dentada R$ 63,00
Kit HS 500 (Rolamentos e Polia) R$ 335,00
Junta R$ 10,00

Bizzarro
25/11/2009, 11:35
No maxion é mais car, sai quase um conto!!

LeoLeone
25/11/2009, 12:52
Bizzarro
Esse orçamento eh para o motor Maxion 2,5 ou PS 2,8 Turbo Diezel, Ranger. A MWM incorporou a Maxion e Intenational. Entre na pagina de MWM e procure um revendedor proximo a vc.
www.mwm.com.br (http://www.mwm.com.br)

LeoLeone
Ranger xl 2000 DC TB 4x4:-D

Anthoniusnikos
25/11/2009, 13:27
Bizzarro, você mesmo vai fazer a troca, ou vai fazer a troca troca com o mecânico ?

As
Anthon

Pequeno jr
25/11/2009, 13:46
No maxion é mais car, sai quase um conto!!

R$ 1000,00 é na Ford.

revendedor International o Kit completo de dentada (2 tensores + correia) Não deve passar dos R$ 450,00

Bizzarro
26/11/2009, 13:22
Pois, eu olhei o preço na Ford.
O motor é 2.8 TDI.
Vou ter q mandar no meca, nunca fiz troca de correia dentada. É tipo de coisa q um leigo conseguiria?

Anthoniusnikos
26/11/2009, 13:34
O motor é 2.8 TDI.
Vou ter q mandar no meca, nunca fiz troca de correia dentada. É tipo de coisa q um leigo conseguiria?

Vai encarar Bizzarro ? É serviço pra cabra macho !
Faria com os devidos cuidados. Sem as chaves especiais, vai precisar de um ajudante para soltar e repor a polia do virabrequim. Tem que adquirir a chave de boca especial para a remoção da hélice do acoplamento viscoso. Precisará de um sacador de polias para a remoção dos roletes e esticador da correia dentada. Fixar o volante do motor no PMS e distribuição, depois colocar em sincronismo a distribuição e BI(existem marcas na carcaça).
Sugiro que antes de começar a mexer, ler o Manual de Manutenção do motor 2.5 ou 2.8 da MAXXION-INTERNATIONAL.
A medida que for desmontando, vai postando que a gente está por aquí para ajudar.
Abs
Anthon

Bizzarro
26/11/2009, 14:08
Qual seria o preço justo q um meca cobraria por este serviço?

LeoLeone
26/11/2009, 14:15
O motor é 2.8 TDI.

Aqui na BarraFord só a correia R$ 600,00.
Faz uma semana que troquei a minha, em casa mesmo. Em minha opinião a troca eh facil, porem requer conhecimentos basicos de mecanica e funcionamento de motores a diezel.
Pra minha sorte troquei a tempo de um incidente, pois o esticador estava moido e o rolamento grimpado (parado) e a correia deslizando sobre ele. Nao apresentava barulho nem qualquer outro defeito. A correia ja estava desgastada pelo atrito e a caixa de distribuição cheia de pó da correia.
Boa Sorte
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4:grin:

LeoLeone
26/11/2009, 14:17
Qual seria o preço justo q um meca cobraria por este serviço?

Próximo de R$ 150,00

Bizzarro
26/11/2009, 14:44
Entrei no sitio da MWM, catei um distribuidor aqui de POA,
Empresa:Orbid S/A Indústria e Comércio
Liguei pra lá e pedi o orçamento:
Correia - R$ 57,00
Kit - R$ 287,00

LeoLeone
26/11/2009, 14:55
Entrei no sitio da MWM, catei um distribuidor aqui de POA,
Empresa:Orbid S/A Indústria e Comércio
Liguei pra lá e pedi o orçamento:
Correia - R$ 57,00
Kit - R$ 287,00

Vc vai precisar do Kit (HS500), da correia, junta da caixa de distribuição, liquido de rarefecimento, eu aproveitaria e trocaria a valvula termostática, e se precisar de mais algo, como retentor do eixo virabrequim, só depois de aberta e verificado.

LeoLeone

Bizzarro
26/11/2009, 15:05
Desculpe a pergunta de leigo, mas, liquido de arrefecimento? Valvula termostatica? Explica melhor o pq da troca.
Obrigado.

LeoLeone
26/11/2009, 15:29
Desculpe a pergunta de leigo, mas, liquido de arrefecimento? Valvula termostatica? Explica melhor o pq da troca.
Obrigado.
Pra abrir a caixa de distribuição eh necessário retirar a hélice e o radiador de agua.

Pequeno jr
26/11/2009, 16:14
Aqui na BarraFord só a correia R$ 600,00.
Faz uma semana que troquei a minha, em casa mesmo. Em minha opinião a troca eh facil, porem requer conhecimentos basicos de mecanica e funcionamento de motores a diezel.
Pra minha sorte troquei a tempo de um incidente, pois o esticador estava moido e o rolamento grimpado (parado) e a correia deslizando sobre ele. Nao apresentava barulho nem qualquer outro defeito. A correia ja estava desgastada pelo atrito e a caixa de distribuição cheia de pó da correia.
Boa Sorte
LeoLeone

tem q ter algo errado neste preço da Barra ford

Aqui a correia é R$ 210,00

LeoLeone
26/11/2009, 16:27
Pois eh, Jr
Dificil eh saber o que tá certo em matéria de preço nas autorizadas.
LeoLeone.

Pequeno jr
26/11/2009, 17:00
Pois eh, Jr
Dificil eh saber o que tá certo em matéria de preço nas autorizadas.
LeoLeone.

Qdo vcs quiserem peças originais FORD, liguem neste número:

(61) 3424-5500 pede para falar com o antônio.

Veja o preço normal da peça e depois solicite o desconto.

Grande maioria das peças nesta concessionária ford está com descontos de até 35%

Anthoniusnikos
27/11/2009, 01:58
Obrigado.

Só troca se tiverem ruins. A válvula termostática é de grande durabilidade, e pode ser retirada e testada em caneca com água quente, para ver se ela abre e fecha normalmente.

Se você conseguir o serviço por uns R$ 100,00 está bom demais, mas acompanhe os serviços, aí da próxima vez já sabe como fazer.

A correia dentada original (Dayco) custa uns R$ 60,00 na autopeças. Na autorizada custa uns R$ 500,00. E dura uns 100.000 Km.

Abs
Anthon

Edintruder
27/11/2009, 09:06
Confere com o mecânico se ele possui as ferramentas para travar o volante e a BI desse motor. Se ele não tiver tenta descobrir quem tem, pois dessa forma o motor será montado na certeza que o ponto ficou exato. Trocar correia qualquer um troca, mas sem as travas é muito difícil e demorado acertar.

Bizzarro
27/11/2009, 09:25
Obrigado a todos pelas informações!! Agora ja sei por onde começar..

Bizzarro
27/11/2009, 11:16
Alguem indica alguma oficina em Canoas ou POA??

Edintruder
27/11/2009, 11:48
Conheces o Leo da GRparts? Ele é expert em Rangers em POA. Com certeza ele poderia te indicar o mecânico certo.

Bizzarro
14/12/2009, 17:11
Vlw povo!!!
Marquei o servço pra quarta. A mão de obra vai sair 200 pilas. Na Adam4x4 me cobraram 360 paus, saltei fora. Vou fazer na Upgreadcustons aqui em POA, alguem conheçe?