Ver Versão Completa : L200 & Motores
Tudo bom Pessoal,
após uma busca pelo fórum "até agora" não encontrei assunto relacionado a adaptação de motores na L200.
Minha dúvida é...
Alguém já trocou o motor de sua L200 (4D56) por um MWM, Fez Retífica, adaptou motor do Pajero 2.8, 3.2, etc.
vcs acham que isso seria viável?
Retífica nesse motor vale a pena? ele fica como novo?
Obrigado.
Pequeno jr
21/11/2009, 23:42
Procura os post do OSarmento.
Tem tdo isso que vc esta procurando e a viatura dele funciona a algum tempo com um MWM 2.8
Jr, li o post do Osarmento, mas não tem o desfecho da estória.
Alguém aqui já fez coisa parecida numa L200?
deve ficar estranho um MWM dentro de um Mitsubishi, concordo que a durabilidade dos MWM's é fato indiscutivel, mas é um motor extremamente barulhento e treme mais que cama eletrica de motel barato! ao contrario dos motores mitsubishi que são silenciosos e tremem bem pouco.
SAPO-BOMBA
23/11/2009, 01:40
O 4D56 é um motor barato de manter, porém a durabilidade não é seu ponto forte, por assim dizer, mas se bem cuidado vai longe, e tb é um motor de giro suave, pouco barulhento.
O 4M40 2.8 das Pajero é um motor relativamente forte e durável, de 125cv se não me engano. Porém o preço das peças é salgado e sofre do mesmo mal do 4D56, pouca gente sabe mexer que preste ou fazer uma retífica completa de qualidade.
O Sprint MWM é um motor forte, durável mas do meu conhecimento, foge à regra do "barato de manter". Tem peças baratas e tb tem peças estupidamente caras, e não é tão barato de retificar como muitos fãs apregoam por aí. E é barulhento pra cacete.
Se eu algum dia fosse optar por um motor durável e forte, provavelmente eu acho que iria cair nas graças do PowerStroke 2.8 que equipou as Ranger 2002-2005.
Algumas peças deles são mais baratas do que a maioria dos outros motores no geral, e aparenta ser tão durável e confiável quanto o MWM Sprint.
Quando eu tiver grana sobrando, talvez um dia adapte um MWM ou PowerStroke no meu carro, se Deus me permitir continuar com ele... :)
dalmo cruz torres
23/11/2009, 03:54
Gosto muito das L200, que na minha opinião são exelentes, mas uma L200 com um MWM sprint ficaria fora de série. O MWM é um exelente motor, com certeza ainda faltam alguns anos para os outros motores alcançarem o MWM. Só não gosta quem não conhece!
Os MWM sprint são estupidamente melhores que os 2.8Power stroke, já tive o Power Stroke e tenho o MWM, posso afirmar isso categoricamente. Os P.S. são com correia dentada distribuidora, os MWM tem um trem de engrenagem. Apenas o alternador precisa de uma correia no MWM, todo o restante é engrenado. E engrenagem só estoura depois de rodar muito tempo sem óleo, já correia dentada...
Pequeno jr
23/11/2009, 14:13
O 4D56 é um motor barato de manter, porém a durabilidade não é seu ponto forte, por assim dizer, mas se bem cuidado vai longe, e tb é um motor de giro suave, pouco barulhento.
O 4M40 2.8 das Pajero é um motor relativamente forte e durável, de 125cv se não me engano. Porém o preço das peças é salgado e sofre do mesmo mal do 4D56, pouca gente sabe mexer que preste ou fazer uma retífica completa de qualidade.
O Sprint MWM é um motor forte, durável mas do meu conhecimento, foge à regra do "barato de manter". Tem peças baratas e tb tem peças estupidamente caras, e não é tão barato de retificar como muitos fãs apregoam por aí. E é barulhento pra cacete.
Se eu algum dia fosse optar por um motor durável e forte, provavelmente eu acho que iria cair nas graças do PowerStroke 2.8 que equipou as Ranger 2002-2005.
Algumas peças deles são mais baratas do que a maioria dos outros motores no geral, e aparenta ser tão durável e confiável quanto o MWM Sprint.
Quando eu tiver grana sobrando, talvez um dia adapte um MWM ou PowerStroke no meu carro, se Deus me permitir continuar com ele... :)
Sapo ... teve uma idéia d um cara do forum q gostei q foi compra uma sucata de pick-up. Quem sabe vc não pega uma S-10 Ou Range PT por até R$ 15.000,00 ???
Ainda dá para sair desmontando algumas coisas e tirar um lucro desta história toda.
SAPO-BOMBA
23/11/2009, 14:16
Durabilidade maior do Sprint é relativa, a julgar a quantidade de S-10 paradas por aí com bicos estragados ( que são bem mais caros que os do PS ), problemas no volante do motor ( que é uma facada ), e não tem a mesma força do PS ( Potência e Torque), além da turbina TGV do PS dar mais desenvoltura pro carro.
São ótimos motores, porém pelo dados colhidos e mostrados acima, eu ainda iria de PS.
SAPO-BOMBA
23/11/2009, 14:18
Pequeno, segundo eu vi aqui pelo forum, dá pra conseguir um PS 2.8 zero-km por menos de 12 mil latinhas... O Sprint mais barato que vi até hoje custava 14 mil e sem os mangotes e intercooler ( que NÃO são nada baratos... ).
Um dia eu decido... :)
Pequeno jr
23/11/2009, 14:34
O Walter comprou o Dele zero por este preço.
Tem q fazer da mesma forma q fizemos o nosso motor ... tem que pesquisar muito .. com calma e sem pressa.
dalmo cruz torres
23/11/2009, 20:36
Sapo Bomba, as S10 que estragam são as com motor Maxion 2.5, o bico começa a "urinar". As com motor MWM não param fácil não. O Volante do motor Bi-massa já parou de ser usado nas S10 desde 2006! Agora é tudo com volante comum.
Não acredite nesse negócio de P.S ser melhor que os MWM. O P.S. 2.8 é o Maxion 2.5 melhorado, mas ainda é o mesmo motor, com uma série de defeitos iguais.
Vc pode transformar qualquer Maxion 2.5 em um PS2.8. Troca-se o virabrequim, bielas e pistôes. Coloca-se o corpo distribuidor de 12m/m na bomba injetora e coloca-se os bicos da 2.8. A turbina vc pode colocar a TGV(que é uma caixinha de pandora) ou uma comum do 2.8. Pronto, vc tem um 2.8PS!
O MWM 2.8, só com a troca dos bicos injetores, que custam 1 conto originais, vc faz o motor pular pra 160Cv. Sem abrir débito, trocar turbina , nada, só bicos.
Se vc quiser ir um pouco mais longe, trocando bicos e turbina vc deixa ele com 210cv. com as peças internas originais.
Os mangotes do intercooler vc só compra os originais se for usar num carro com motor original. Se for num carro com motor adaptado é muito mais viável financeiramente e técnicamente dobrar os tubos(de aço inox por exemplo) e usar apenas junções em em borracha .
Olha, quem tem um PS2.8 e um MWM 2.8 sabe o que eu estou falando, o MWM deixa tudo para trás.
SAPO-BOMBA
23/11/2009, 21:41
Sapo Bomba, as S10 que estragam são as com motor Maxion 2.5, o bico começa a "urinar". As com motor MWM não param fácil não.
Colega, continuo discordando de vc por uma única razão: Eu moro bem perto da oficina onde mexo meu carro e sou muito amigo do dono da mesma. O que vejo de S-10 MWM com problemas de motor não é pouca coisa. Os bicos começam a dar alteração e tem que ser trocados, e como vc deve saber, o ideal é sempre trocar TODOS os bicos, dependendo da kilometragem.
Se vc duvidar, tiro amanhã mesmo uma foto de uma caixa cheia de bicos de MWM Sprint estragados, como prova da minha afirmação.
Tivemos contato até com donos de S-10 que já chegaram a trocar DUAS VEZES os bicos em menos de 1 ou 2 anos. E pra variar, meteram o pau na Chevrolet pelo custo das peças nas autorizadas...
Sobre o volante, a maioria se queixa do preço altíssimo, mais de 1500 reais em média, e é daí pra cima...
Vc pode transformar qualquer Maxion 2.5 em um PS2.8. Troca-se o virabrequim, bielas e pistôes. Coloca-se o corpo distribuidor de 12m/m na bomba injetora e coloca-se os bicos da 2.8. A turbina vc pode colocar a TGV(que é uma caixinha de pandora) ou uma comum do 2.8. Pronto, vc tem um 2.8PS!
Se fosse só isso, então todo mundo retificaria seus HSD pra PS2.8, não é verdade? E pela lista de modificações que vc citou ( fora aquelas que não vemos com os olhos ), até poderiam de fato ser os mesmos motores, mas tanta mudança assim vale a pena?
Será MESMO que ficam igual ao PS2.8? :rolleyes:
Dura tanto quanto um PS2.8 original? :discordo:
O custo dessa mudança compensa? :pensativo:
Não acredite nesse negócio de P.S ser melhor que os MWM.
Não é o que eu acredito ou não, é a impressão que ambos os carros com esses motores me passaram. A sensação de força no PS2.8 é nitidamente maior PRA MIM do que no MWM 2.8. Talvez pq o carro sendo uma S-10 não ajude muito... :parede:
Outra coisa, bicos do MWM 2.8 vc quiser dizer 1000 reais CADA BICO, correto? Pq 1000 reais vc não compra um jogo de bicos do Sprint nem sendo produto de contrabando. :lol:
Como eu disse antes, meu motorzinho Mitsubishi pode ser fraco e não tão durável quanto outros, mas o custo de suas peças ao menos pra mim, justifica continuar com ele. Assim como justifica pros donos de Ranger 2.5 e 2.8! :concordo:
SAPO-BOMBA
23/11/2009, 21:45
Esqueci de citar os casos de F-250 e de S-10 com motor estourado por quebra de válvulas ou eixo do comando, tirei até uma vez uma foto de um pistão de F-250 com a válvula cravada nele... Huahuahuahua
Friso novamente, acho o MWM um ótimo motor. Sem dúvidas. Mas o custo de suas peças e o barulho de motor velho dele não me são nada atraentes...
Se o 4D56 fosse um motor durável pra potência que tem, pra mim seria o motor perfeito em termos de suavidade e desenvoltura. Quem já acelerou uma L200 HPE sabe do que eu falo...
Peraí, não to entendendo mais nada!!!!
o Powerstroke não é um modelo de motor da MWM, assim como o Sprint é tbm um outro modelo MWM? ambos não são MWM?
Realmente, uma L200 HPE a 150km/h é uma coisa suave...muito suave, o carro desliza sobre o asfalto, não treme e nem faz barulho, é um zumbido da turbina que emociona! acho que só um pajero e triton são semelhantes.
dalmo cruz torres
24/11/2009, 11:35
Sapo Bomba, os primeiros MWM 4 cilindros, em 2000, 2001 quebravam o eixo do comando de válvulas, o que foi resolvido nas versões anteriores.
Comprar peças do motor MWM na rede Gm é dar lucro á tôa para ela, pois existem revendas da MWM que vendem as peças a qualquer comprador. Aqui em Poços temos a Campinas Diesel Poços.
Anota aí esse endereço que vou te passar, ele tem o que vc precisar de peças MWM, e sabe trabalhar:
http://www.raschmotoren.com.br
Fale com o Maurício. Lá vc compra bicos originais Bosch para o MWM por 1 conto o jogo.
Depois que eu comecei a usar carros com motores diesel, eu nunca mais entrei numa oficina de bombista aqui da região, o povo não sabe trabalhar, essa é a verdade, não descobrem o que tá acontecendo e vão pela tentativa e erro, trocando as peças.
Os bicos injetores dos MWM Sprint são iguais aos bicos injetores dos PS2.8, que são iguais a todos os bicos injetores da linha leve feitos pela Bosch, as bombas injetoras idem. A MWM, A Maxion, A International e a Cummins usam o sistema de injeção Bosch, com as mesmas peças, apenas com vasão e curvas de injeção diferentes, então dá pra vc ver que não tem lógica nenhuma os bicos injetores dos MWM serem piores que os injetores dos Maxion ou International. O que o mecânico que vc conhece faz é trocar peças até o motor voltar a funcionar normalmente!
A MWM faz motores para uso industrial, náutico, agricola e por aí vai. E na sua linha ela tem o mesmo motor oferecido com potencia diferente, mas no mesmo motor básico. O que se faz é procurar quais peças vc precisa para chegar numa determinada potência. Para vc ter uma idéia, nos MWM Sprint 4 cilindros marítimos mecânicos são oferecidos com 200cv na versão básica, e com 300 cv na versão com biturbo, na verdade uma Borg & Warner sequencial.
O Volante moderno dos MWM custa 250,00 reais, os bi-massa custam 2 mil.
dalmo cruz torres
24/11/2009, 11:36
o que foi resolvido nas versões anteriores.
Em versões posteriores.
Show :palmas::palmas::palmas:
Pequeno jr
24/11/2009, 23:17
Peraí, não to entendendo mais nada!!!!
o Powerstroke não é um modelo de motor da MWM, assim como o Sprint é tbm um outro modelo MWM? ambos não são MWM?
Realmente, uma L200 HPE a 150km/h é uma coisa suave...muito suave, o carro desliza sobre o asfalto, não treme e nem faz barulho, é um zumbido da turbina que emociona! acho que só um pajero e triton são semelhantes.
MWM era uma empresa e a international outra
International comprou a MWM e ai uniram as forças, mas continuam havendo duas linhas de motores a MWM e a da International.
Pequeno jr
24/11/2009, 23:22
Sapo Bomba, os primeiros MWM 4 cilindros, em 2000, 2001 quebravam o eixo do comando de válvulas, o que foi resolvido nas versões anteriores.
Dalmo, certeza que parou??? Se quiser pego de algumas Xterras da PCDF para você ver e olha que a maioria é 2006 acima.
O Volante moderno dos MWM custa 250,00 reais, os bi-massa custam 2 mil.
Cara ... esse preço dos volantes você está dizendo zero km!??? teria algum contato de quem vende neste preço??
SAPO-BOMBA
25/11/2009, 01:36
- Volante novo bi-massa original....R$ 2.395,00
- Volante mono-massa importado...R$ 1.200,00
O pessoal pensa que as peças de MWM Sprint são baratinhas como o antigo 229 das F-1000... Hehehehehehe
dalmo cruz torres
25/11/2009, 12:06
Pequeno, tudo bem? Cara, nas Xterra eu não sei dizer quando pararam ou se pararam de usar o volante Bi-massa, nunca vi uma aqui de Poços...Estava falando sobre as S-10 2.8. Também sei que os troller pararam de usar os Bi-massa rapidamente. Sapo- procura o volante na Rasch, ou na Crestana&Crestana.
Sobre as viaturas da Polícia fereral, eu vou mais longe, o Município de Poços comprou 8 picapes para a PM fazer a Patrulha Rural, em fevereiro desse ano,um ranger 3.0 e o resto L200. Estão TODAS paradas com os motores estourados! O único carro que que está fazendo a patrulha rural ainda é um Troller 2.8(MWM) de 2004 ou 2005(que já está todo estourado, mas rodando).
Peças diesel sempre foram caras, por isso é melhor motor que estoure menos. Existe um remédio muito simples para os volantes Bi-massa estourados, que inclusive já foi muito tratado aqui no fórum, é transformar o Bi-massa em volante maciço. Gasta-se uns 100,00 reais nisso e fica exelente.
Tem um fórum chamado picapes GM com um tópico explicando como transformar os MAxion 2.5 em PS 2.8, é bem legal, e vale a pena dar uma olhada.
Olha pessoal, tô vendo que essa questão desperta muitas emoções, e eu queria apenas passar as minhas impressões sobre os motores que conheço. Não quiz dizer que o motor do SEU carro não presta, ou que o motor do OUTRO carro que é bom, apenas quiz fazer uma troca de conhecimento. Até porque, a principio, motor bom costuma ser motor de carro novo. E carros novos todos funcionam muito bem.
Então é isso, desculpa qualquer coisa.
Pequeno jr
25/11/2009, 14:14
Dalmo não é questão do meu motor ser melhor que o seu e vice e versa.
Trabalho um certo tempo que essas coisas e costumo me atualizar ao máximo sobre o assunto. Fiz o motor da Minha Ranger HSD Maxion 2.5 com mais de 390.000km/rodados originais sempre com pé no porão e não chegou aos R$ 4500,00 para fazer um motor completo + turbina e tudo peça original International/MWM. Dá uma olhada lá na área de pick-ups.
Sobre os motores darem pau que vc falou da PF tem muita coisa que temos que ver. Para vc ter idéia, sei de relatos de motores deste gol novo que fundiram com 1000 km/rodados e só por isso vou dizer que o motor não presta? Não.
Motores 3.0 de Ranger e troller já vi alguns beirando os 300.000 originais e também sem problemas e olha que esses veículos são usados em fazendas e por diversos motoristas.
O MWM Sprint já vi vários muito rodados, alguns acima dos 300.000 km/rodados la na PCDF, tanto de X-terra quanto de algumas Fronties e S-10. Como você mesmo disse é um motor robusto e aguenta muito, mas cara ... se quebrar ... putz ... o bolso doi.
Tentarei pegar algumas notas fiscais dos serviços das viaturas para você ter idéia.
Como dissemos aqui neste tópico. Hoje, em custo de retifica completa, não existe motor mais barato que o PS 2.8. A international baixo e muito o preço das peças dele. Até a Turbina TGV que antes só se falava que custava acima dos R$ 3500,00 hoje você encontra em distribuidores International por no máximo R$ 2300,00. Essa mesma turbina TGV que na L-200 é chamada de VGT ou TVG deve estar uns R$ 4800,00.
O Motor das L-200, sem ser HPE ou com bomba Injetora eletronica, também tem barateado muito as peças, até mesmo o cabeçote temos encontrado em preços mais em conta, por volta dos R$ 2000,00 original Mit.
Quando fiz meu motor, quase o passei para um 2.8, mas devido a questões de durabilidade, mantive 2.5 e vou apimentar a criança la no Rasch.
pedro bonadio
25/11/2009, 14:28
Mwm 4.07 tca pra mim não têm concorrente.
Pelo menos no troller sábado entrei num alagado até o retrovisor depois dei 160 km/h.
Fiquei com medo dos freios não pararem pq devia ta molhado mais graças a deus paro.
De boa, o troller tá com a bomba preparada e pneu 32".Já dirigi uma ranger ps 2.8 com a bomba preparada e pneu original.Ela não tinha nem 1/3 da arrancada do troller.:dance:
Eu axo imbatível.
Se preparar a bomba,os bicos e a turbina ele chega a 210cv fácil,fácil.
SAPO-BOMBA
25/11/2009, 15:44
De boa, o troller tá com a bomba preparada e pneu 32".Já dirigi uma ranger ps 2.8 com a bomba preparada e pneu original.Ela não tinha nem 1/3 da arrancada do troller.
Colega, existem preparados e preparados... E vc esqueceu de levar em conta relação de marchas e diferenciais entre Ranger e Troller, sendo a Ranger possui duas versões de diferenciais, sendo um mais curto e outro um pouco mais longo, e tb algumas versões que saíram com turbina WG e outra com TGV.
Fora isso, esqueceu de levar em conta o peso. Troller não pesa o mesmo que uma Ranger, pesa? :)
SAPO-BOMBA
25/11/2009, 15:52
Sapo- procura o volante na Rasch, ou na Crestana&Crestana.
Meu caro, os preços que eu citei foram passados por um forista que trocou seu volante bimassa pelo monomassa. E os preços por ele citados foram da MWM de Campinas-SP.
Desculpa, mas não tem nem como um volante de MWM Sprint, mesmo monomassa, custar tão barato assim.
Sobre os bicos que eu questionei o preço, de fato os bicos caros que eu me referia eram do Sprint eletrônico ( que realmente custa caro ), agora quanto ao mecânico, creio que o preço seja mais em conta, mas não tão barato como afirmam...
SAPO-BOMBA
25/11/2009, 16:12
Caro Dalmo, perceba que ninguém está discutindo sobre qual motor é melhor que qual, pq como eu citei, todos os motores possuem suas particularidades, qualidades e defeitos. A escolha quase sempre recai sobre gosto PESSOAL e impressões PESSOAIS sobre eles, os carros que andamos equipados com esses motores, e etc.
Na minha opinião, o PS 2.8 é o motor que eu escolheria pra mim por razões já citadas.
O 4D56 é o mais suave e silencioso deles. Indiscutível
Toyota 2.8/3.0 TD e MWM Sprint, provalmente os mais duráveis.
HSD 2.5 e PS2.8, os mais baratos de manter/retificar. Inegável.
O MWM Sprint eu considero um "misto" de todas as qualidades dos motores citados, exceto que possui algumas peças inexplicavelmente caras e o nível de ruído chega a ser gritante comparado com o 4D56, por exemplo.
Se eu fosse escolher um Troller, certamente seria o 2.8 Sprint.
Assim como se eu fosse escolher uma Ranger, seria a 2.8 PS.
Eu sou um daqueles caras que consideram a L200 a melhor pickup no GERAL, exceto pelo motor que não é o ideal pro carrão que ele equipa. E nem por isso eu fecho os olhos pros outros carros do mercado, pq fanatismo indo contra os fatos pra mim não rola...
Abraços
dalmo cruz torres
25/11/2009, 18:27
Sapo-bomba, concordo com vc, o MWM tem algumas peças inexplicavelmente caras. O 4d56 é mais silencioso, o Maxion 2.5 o mais barato em peças, e também acho as L200 as melhores no geral.
Pequeno jr
26/11/2009, 10:48
Dalmo o HSD 2.5 não .. o 2.8 é o mais barato.
Veja depois o tópico que lhe falei.
dalmo cruz torres
26/11/2009, 12:50
Certo, darei uma olhada.
Mauricio135HP
26/11/2009, 17:19
Pelo q entendi, da no mermo.... um dura 350.000km (4d56) outro dura 450.000 , mas as peças são bem caras.
deu no mesmo no final
sergiopincelli
26/11/2009, 17:25
350.000 km num 4D56? somente com 2 ou mais retificas.
Pequeno jr
26/11/2009, 17:47
Fui lá na oficina da PC para ver como estava uma viatura e olha quem estava lá
Nas votos volante bimassa novo
Varias sucatas de volantes
COncerto de uma caixa de transferência de uma Blazer
SAPO-BOMBA
26/11/2009, 19:07
Dois fatos a comentar:
1 - Nenhum motor dura que preste sem manutenção adequada, e isso vale para TODOS. Sem exceção alguma. :discordo:
O 4D56 durará bastante se bem cuidado e respeitado os limites dele, de acordo com a versão. Cansei de ver nego espocando motor de L200 HPE pq pensa que está num Golf GTI ou num Civic Si. :parede:
2 - Manutenção de L200 é CARA se for levar em concessionárias e autorizados, ou no caso mais comum, neglicenciar manutenção periódica e deixar o carro se arrebentar todo. Isso é FATO! :parede:
Preço das peças de L200 baratearam muito, a ponto de eu comentar com o Pequeno que minha retífica de motor saiu tão barata quanto a de um Maxion Hs ou Toyota 2.8. Isso colocando peças originais! :odedo:
E por fim, eu e o Pequeno chegamos a um denominador comum com relação aos motores de nossas viaturas: PESQUISAR É ESSENCIAL!
Pesquisando eu consegui uma ótima oficina, com ótimos profissionais e estrutura, e consegui preços excelentes para comprar as peças.
Basta que me digam que pagar 390 reais num kit de embreagem Valeo completo e original da L200 é caro, que aí eu ficarei calado! :lol: