PDA

Ver Versão Completa : Revestimento da porta



Peter
21/11/2009, 17:51
Preciso trocar o revestimento da porta do meu Niva em reforma.
Alguem saberia se existe algum semelhante de algum outro carro?

Edintruder
21/11/2009, 18:25
Peter, não seria interessante fazer um cartão de porta novo? A forração qualquer estofador faz sem problemas, e podes acompanhar os desenhos dos bancos. Os puxadores e apoio de braços podes aproveitar e colocar algo mais moderno e ergonômico. O teu Niva tá merecendo mesmo, pois é tanto capricho que um cartão todo novo fica perfeito.
As presilhas tem muitos modelos. Por favor, só não usa parafusos!
Os únicos parafusos serão os do apoio do braço, o resto é tudo preso por presilhas de plástico. Compra um pedaço de eucatex ou uma folha de 4mm de mdf e faz do zero. Podes fazer até os suportes pra auto falantes nas portas e faz o acabamento com a forração. Fica legal tb.

Peter
21/11/2009, 19:44
Edi

Espero ter entendido que quando voce se refere a cartão seja a placa do revestimento.:concordo::concordo:Este nosso pais é muito grande e as vezes agente precisa pensar um pouco sobre o que a outra pessoa esta pensando.:putz::putz::putz:.

Mas eu estou justamente querendo colocar uma nova,percebe-se que no meu carro ja foi colocado uma diferente da original,pois não tem a furação do levantador do vidro,pois o meu ja veio com vidro eletrico adaptado.

Este meu deve ser de algum carro existente no mercado nacional,por isso eu ia colocar um semelhante ao que tenho.

De qualquer maneira obrigado pela dica.

Ja estou colocando as alavancas de abertura da porta do fiat que são quadradas e acionamento por cabo.:pensativo::pensativo:

Gustavo Niva
21/11/2009, 20:16
... Por favor, só não usa parafusos!...Porque não?! :pensativo: :parede:

Edintruder
21/11/2009, 20:50
Esse forro chama-se cartão da porta. Eu acho bem mais legar fazer um personalizado até de fibra se for o caso, no modelo similar ao do Monza bicudo, que tem o descansa braço moldado no cartão de fibra. Pode ser feito tudo de madeira e aparafusado no cartão.

Para um perfeito acabamento, os parafusos limitam-se por baixo dos porta-trecos inferiores, se houver, por baixo dos descansa braços e por baixo do auto falante se ficar na porta. Outra peça que pode ser usada é o porta treco lateral com alto falante e o descansa braço do Uno Mille, pois é barato e mantém um certo nível estético que até combina com o Niva.

O uso de parafusos externos são muito práticos e não são feios, mas depreciam o acabamento interno e o capricho do carro. Se puder fazer um totalmente novo mantendo um acabamento primoroso, no final tem-se um serviço muito melhor. Sabe o que acaba parecendo pra quem olha de fora? Em que situações o pessoal coloca os parafusos por fora? Normalmente é quando as presilhas estão quebradas e o dono não compra as presilhas pra trocar e faz uma gambiarra com parafusos mesmo. O meu sogro é campeão de fazer isso! Acho que o pessoal deve ter visto Kombi, 1113, Corcel, Fusca e outros veículos "velhos" assim... Se colocar os parafusos externos, sempre terá alguém que irá pensar isso que escrevi, porém não irá comentar pra não ficar chato...
Pois é Gustavo, acho que o teu Niva está assim... ahahahaha

Desculpa se escrevi algo que incomoda... eheheh

Peter
21/11/2009, 21:49
Esse forro chama-se cartão da porta.

Desculpe, mas ainda não sei o que vem a ser?

Peter
21/11/2009, 22:01
Retirado de um outro forum:

"O que podes fazer é furar o cartão da porta, que em principio comporta apenas falantes rebaixados."

O cartão vem a ser o "madeirit" ou "Eucatex" ou MDF que depois são revestidos???????

Gustavo Niva
21/11/2009, 22:40
...mas depreciam o acabamento interno e o capricho do carro. ... sempre terá alguém que irá pensar isso que escrevi, porém não irá comentar pra não ficar chato...
Pois é Gustavo, acho que o teu Niva está assim... ahahahaha
Desculpa se escrevi algo que incomoda... Não incomodou, só fiquei curioso pois esperava algum motivo melhor que "a opinião do vizinho"... :mrgreen:

Nas portas o meu tá com as presilhas, mas em alguns lugares onde originalmente usa parafusos presos a uma presilha (chapinha dobrada) , eu botei rebites roscados e parafusos allen... facilita pra limpar por baixo dos acabamentos de tempos em tempos... :concordo: :dance: A idéia é prender "todos" assim, mas por enquanto ainda não deu tempo...


[]s,
Gustavo.

Edintruder
21/11/2009, 23:06
Isso, esse acabamento interno da porta independente do material é o cartão da porta.
Em relação aos parafusos, eu de forma alguma diria ser coisa de português ou afro, mas eu penso imediatamente quando vejo isso é "gambiarra"! ahahaha!

GARCIA/SP
22/11/2009, 19:42
O uso de parafusos externos são muito práticos e não são feios, mas depreciam o acabamento interno e o capricho do carro. Se puder fazer um totalmente novo mantendo um acabamento primoroso, no final tem-se um serviço muito melhor. Sabe o que acaba parecendo pra quem olha de fora? Em que situações o pessoal coloca os parafusos por fora? Normalmente é quando as presilhas estão quebradas e o dono não compra as presilhas pra trocar e faz uma gambiarra com parafusos mesmo. O meu sogro é campeão de fazer isso! Acho que o pessoal deve ter visto Kombi, 1113, Corcel, Fusca e outros veículos "velhos" assim... Se colocar os parafusos externos, sempre terá alguém que irá pensar isso que escrevi, porém não irá comentar pra não ficar chato...


Camarada, o seu Niva está com qual acabamento? Vc manteve a forração original da porta? E o puxador/apoio de braço? É o original?
Você utiliza parafusos de que tipo? Se puder, coloque fotos do tipo de acabamento utilizado, ok? Quanto mais dicas e informações, melhor...

[]s

Edintruder
22/11/2009, 20:11
Rcshdgarcia,
Eu ainda não tenho Niva, estou com a minha Ranger que mexi e desmexi pra vender...
No dia que eu tiver um vai se chamar LEGO! Ahahah!
O saco da Ranger que as alterações e melhorias feitas não são bem vistas na hora da venda, por isso estou sonhando com um Niva!
Digo tudo isso pois reformei os cartões de porta de alguns carros meus, dois Monzas e um Santana. E eu sempre tive que comprar as presilhas novas pra manter tudo direitinho. O meu sogro ao contrário, metia parafuso em todos os carros que teve que mexer e deixava tudo mal preso...

Esse cartão da porta do Santana tava todo rasgado quando peguei esse carro. Nenhum estofador fazia o Santana. Comprei o material e fiz em casa. Levei cerca de 2hs em cada porta.

Jfranck
22/11/2009, 23:29
Buenas!

Mandei um estofador fazer o revestimento. Como não gostei do resultado resolvi eu mesmo refazer...vejam o resultado.


Abraços,

Jfranck:concordo:

GARCIA/SP
23/11/2009, 01:10
Buenas!

Mandei um estofador fazer o revestimento. Como não gostei do resultado resolvi eu mesmo refazer...vejam o resultado.


Abraços,

Jfranck:concordo:

Muito bom, camarada, muito bom!!:palmas::palmas:

[]s
Renato

Girti
23/11/2009, 01:16
Buenas!

Mandei um estofador fazer o revestimento. Como não gostei do resultado resolvi eu mesmo refazer...vejam o resultado.


Abraços,

Jfranck:concordo:

Beleza, serviço caprichado!!! :concordo:

Peter
23/11/2009, 07:46
Otimo trabalho,merece ser copiado.Se voce permitir.:concordo::concordo:
De qual carro é este porta-treco com alto-falante acoplado?

A junção dos dois materiais,o granulado com o liso foi costurado?
Se tiver outros detalhes construtivos ,pode passar pra gente?

Edintruder
23/11/2009, 09:55
Porta treco do Uno!
É isso que me refiro quando digo qualidade. Imagina se tivesse um monte de parafusos na volta? eheheheh!

MRaizer
23/11/2009, 11:31
Aqui no Rio, essa chapinha dobrada é chamada de porca-rápida ou rosca-rápida.
As trava plásticas usadas para prender o cartão da porta (gostei do nome, melhor que forro, que parece acústico) são as mesmas usadas na linha Fiat. Um furo de forma oval (hummm na verdade, seria mais para dois semi-círculos unidos por duas retas, mas esqueci o nome da figura geométrica) no eucatex permite o encaixe da pecinha plástica. Girando a mesma ela se fixa. A ponta cônica é usada do lado que entrará na chapa da porta.
Por favor, não utilizem uma versão metálica destas travas que, se bem lembro, saiu em algumas Kombis e Fuscas. São uma porcaria.
Falando em forro, o acústico, a Uno do meu irmão teve as portas forradas com isopor colado por dentro do pano-da-porta. Não recomendo para o resto do carro por suas características inflamáveis, mas dá idéia...:pensativo:

Gustavo Niva
23/11/2009, 13:26
Frank,
parabéns pelo trabalho... muito bom mesmo... :concordo: mas, permita-me uma opinião (frescura :oops: ) , acho que merecia um apoio de braço mais moderno, pois esse original combina mais com o revestimento "retrô" do niva...

[]s,
Gustavo.

Jfranck
23/11/2009, 13:27
Buenas!

O porta trecos é do uno.
Tudo foi muito simples, não precisou nenhuma costura.
Pena que não tirei fotos do processo, mas vou tentar explicar.
Confecção
- A pardir do cartão original marcar no eucatex o contorno e furação;
- Cortar e furar;
- Colar uma espuma de 7 mm deixando uma sobra para grampear;
- Na espuma colada sobre o eucatex, marcar a forma dos apliques e cortar(somente a espuma, a área dos apliques ficarão sem espuma);
- Cobrir o cartão com o courvin,
- Dobrar e grampear as bordas pelo lado de baixo, dando uma leve esticada;
- Cortar as sobras com um estilete;
- Marque e corte no eucatex os apliques;
- Faça os furos para os grampos na posição original sobre o cartão furando-o simultaneamente;
- Cole nos apliques uma espuma de 5 mm;
- Forre e grampeie os apliques;
- Fixe os apliques no cartão usando grampos plásticos de porta(usei um genérico muito semelhante ao do corcel II) cortando a sobra do mesmo;
Cortando a espuma no cartão na área do aplique e usando no mesmo uma espuma mais baixa o resultado foi satisfatório. A forração do cartão e a do aplique ficaram quase no mesmo nível.

Material
- Eucatex;
- Cola de sapateiro;
- Espuma de 7 mm;
- Espuma de 5 mm;
- Courvin preto, amarelo com textura (não sei o nome) e preto com textura;
- grampos (usei os de 6mm, acho que com os de 4 mm ficaria melhor. As pontas dos de 6 mm passam um pouco do eucatex);
- Grampos de portas genéricos para fixar os apliques (semelhantes ao do Corcel II) e do fiat 147 para fixar o cartão na porta;
- Porta objetos do Uno.

Ferramentas
- Serra tico tico;
- Furadeira;
- Grampeador;
- Tesoura;
- Estilete;
- Chaves de fenda e philips.

Vou ver se consigo instalá-los na próxima semana. Tenho que mexer na fixação do vidro elétrico para retirar o excesso de altura (algumas porcas pelo lado de fora da parte interna da porta) para um bom ajuste do cartão. Vou tirar umas fotos e enviar.

Talvez eu tenha esquecido alguma coisa. Qualquer dúvida é só perguntar.


Abraços,

Jfranck:concordo:

Jfranck
23/11/2009, 13:35
Gustavo,

Tu estás certo. Cheguei a pensar nisso e também na troca do trinco interno por um daqueles de encaixar mas não consegui materializar. Talvez em breve.

Jfranck:concordo:

Peter
23/11/2009, 14:21
Obrigado Franck,com este detalhamento não ha maneira de errar em fazer uma clonagem,se é que voce permite e não cobre direitos autorais.:concordo::discordo::discordo:

Eu ja tinha adaptado no meu os trincos do Uno com moldura quadrada e acionamento por cabo.Cortei a lata e o " cartão".

Parece que voce tem vidro eletrico como ja era no meu,vou tentar colocar um consolezinho que tem no Celta para botões simples do lado do acompanhante e duplo do lado do motorista.Este console vai fixado no cartão.:concordo::concordo:

thgteixeira
23/11/2009, 18:37
Uma dúvida: O Porta-treco é do Uno, mas e o logotipo da Lada? Veio de onde? :mrgreen:

Trabalho muito bem feito!

[ ]´s copiadores

UENIRI
24/11/2009, 10:02
Uma dúvida: O Porta-treco é do Uno, mas e o logotipo da Lada? Veio de onde? :mrgreen:

Trabalho muito bem feito!

[ ]´s copiadores

A aparencia é de original, pois tenho o par igual, para montar no Gorba, comprei do Jossano made in URSS.

Jfranck
24/11/2009, 12:00
Buenas!

O logo eu retirei de uns porta trecos que comprei do camarada Soldier e infelizmente não pude utilizar devido a posição do altofalante 6x9 que iria utilizar. Na foto dá para ver o remendo do corte do altofalante que eu havia feito.

Jfranck:concordo:

Jfranck
24/11/2009, 13:05
Peter,

Podes usar a vontade as idéias...já são de domínio público:-D.

Um abraço,

Jfranck:concordo: