PDA

Ver Versão Completa : Dirigindo um Niva no barro



Flávio Cadore
21/01/2005, 01:39
E aí blz?

Eu estou construindo uma gaiola 4x4 que usa dois diferencias dianteiros de Niva e uma transmissão transversal de Fiat, ficando assim com tres diferencias e tração integral ( não desliga nunca).
Eu gostaria de saber o seguinte: Como é o Niva no barro? É necessário blocar o diferencial central com frequencia ? e numa subida com bastante pedras grandes, é necessário blocar o diferencial?
Agradeço as colaborações.
Flávio...

ojaneri
22/01/2005, 09:59
O Niva só anda em offroad se for blocado..se nao for blocado, so serve para on-road.

braszil
27/02/2005, 03:12
Caro amigo tenho um Niva com AP2.0 e direçao hidraulica com pneus 31x10.5 e nao fico atraz de nenhum Samurai em lugar nenhum nem na lama nem na areia

Edintruder
27/02/2005, 10:50
O problema de não possuir bloqueio no dif central como estás projetando é correr o risco de girar uma única roda facilmente, é só perder o contato com o solo que as outras 3 rodas perderão tração! O sistema que usas é bem inteligente, porém terás que prever um bloqueio para esse diferencial senão não servirá para muita coisa não! Seria melhor se procirasses uma caixa do próprio niva que dispõe desse dispositivo sendo cx de câmbio e transferência numa única peça!

Flávio Cadore
27/02/2005, 20:12
E aí pessoal, obrigado pelas opiniões.
Eu gostaria de saber o seguinte, imaginemos uma situação, o Niva atolado até a meia roda e com as quatro rodas no barro, nessa situação o Niva patina uma roda em falso?
Eu ainda tenho uma bala na agulha, é um sistema de bloqueio que aprendi na net, serve para qualquer diferencial, basicamente são duas peças empurradas por molas que travam as planetárias, não sei se funciona mas se tudo der certo acredito que sim.
Flávio...

Edintruder
27/02/2005, 21:52
Sim, com o dif central bloqueado ele pode patinar duas rodas em falso, uma em cada eixo. Se blocar os 3 diferenciais todas elas tracionarão em conjunto.
Como é esse sistema que bolasses?

Flávio Cadore
01/03/2005, 00:28
Basicamente são duas peças empurradas por molas que travam as planetárias, não sei se funciona mas se tudo der certo acredito que sim.
Estas peças ficam entre as duas planetárias, precionadas contra as planetárias e o pino das satélites não as deixa girar. Conseguiu imaginar?
Flávio....

lamotte
02/03/2005, 20:22
O Niva só anda em offroad se for blocado..se nao for blocado, so serve para on-road.

Amigo provavelmente voce nunca dirigiu um niva no barro.
Meu niva só anda sem bloqueio no barro e em trilhas, ja deixei muitos jipes de varias marcas atolados que tive que puxar com o nivinha.
O Bloqueio é usado para situações de pouca ou nenhuma aderencia, em casos de subidas escorregadias e com muito cascalho.
Dai dizer que sem bloqueio é on road.... piada...

Edintruder
03/03/2005, 08:35
Meu niva só anda sem bloqueio no barro e em trilhas,


Está meio non sense isso que foi escrito!!! Sem bloqueio perde-se tração a todo momento para o outro eixo no barro, principalmente, na areia nem tanto, pode-se passar ainda assim por trechos muito ruins sem bloqueio, mas afirmar que sem bloqueio é melhor que com bloqueio fica irreal! Muitas vezes o boneco tem jeito de andar em trechos ruins que facilita travessias mesmo em veículos sem tração (eu tinha uma Saveiro que nunca atolei em areia solta onde muitos paravam, na frente da minha casa idem! É questão de jeito e saber andar! Mas que um bloqueio ajuda e é imprescindível no Niva, isso é!

Fernando Figueiredo
03/03/2005, 09:42
Pessoal, dêm uma olhada no site do Cassiano de Natal, o professor Pardal dos Nivas.
http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/prod_3.htm
Até mais
Fernando Figueiredo

Edintruder
06/03/2005, 12:08
Vou ter fazer um desses para a Ranger. Aproveitar o torno no serviço e chapa de 1/2" de sobra...