Ver Versão Completa : Dúvida sobre a Bomba mecânica de álcool
O filtro de álcool do meu motor OHC 2.3 não dura um tanque. Ele entope e a viatura para onde estiver. Já levo comigo outro filtro, porque sei que ele está entupido.
Quando abro o filtro para analisar, ele está cheio de pasta preta, parecida com graxa.
Já fiz a lavagem do tanque (60 lts de inox).
Já troquei três vezes de posto de abastecimento.
O problema persiste.
A dúvida é: a bomba de combustível pode estar contaminando o álcool?
Existe algum outro ponto antes do filtro que pode contaminar o combustível?
E por fim, a bomba elétrica submersa no tanque funciona bem no Jeep? (vai que precise trocar a bomba, já estou pensando em melhorias!)
O filtro de alcool no seu motor fica depois da bomba?, o meu é um BF-161, mas o filtro fica antes da bomba de combustivel. não sei se pode colocar um filtro antes e outro depois da bomba, ai você tem como saber se é tanque ou bomba que está entupindo seu filtro. No forum tem alguma coisa sobre bomba eletrica, o que li é que fica bom, mas tem que tomar cuidado com a pressão dela, colocar desborbulhador e retorno para o tanque.
Minotauro
20/11/2009, 18:46
O filtro de álcool do meu motor OHC 2.3 não dura um tanque. Ele entope e a viatura para onde estiver. Já levo comigo outro filtro, porque sei que ele está entupido.
Quando abro o filtro para analisar, ele está cheio de pasta preta, parecida com graxa.
Já fiz a lavagem do tanque (60 lts de inox).
Já troquei três vezes de posto de abastecimento.
O problema persiste.
A dúvida é: a bomba de combustível pode estar contaminando o álcool?
Existe algum outro ponto antes do filtro que pode contaminar o combustível?
E por fim, a bomba elétrica submersa no tanque funciona bem no Jeep? (vai que precise trocar a bomba, já estou pensando em melhorias!)
Pode ser que a bomba foi pro saco e esta contaminando o alcool com oleo do proprio motor e vice versa, contaminando o oleo com alcool. Tire a vareta do oleo e repare se o oleo esta com muito cheiro de alcool. Se sim, pode trocar a bomba que ela se foi.
Abraco.
Sergio Rocha
20/11/2009, 20:07
Está passando óleo do motor para o combustível.Coloque um filtro antes e outro depois da bomba, vc vai ver que o depois da bomba vai entupir.
Eu sempre uso dois filtros assim.
[]´
Pode ser que a bomba foi pro saco e esta contaminando o alcool com oleo do proprio motor e vice versa, contaminando o oleo com alcool. Tire a vareta do oleo e repare se o oleo esta com muito cheiro de alcool. Se sim, pode trocar a bomba que ela se foi.
Abraco.
Muita chuva hoje em Campinas e a viatura não saiu do quintal. Ela fica coberta com uma capa plástica, mas não deu pra chegar perto de tanta água que São Pedro mandou. Nesse sabadão vou verificar se há contaminação do óleo e vou instalar um segundo filtro, antes da bomba, como o RBM e o Sérgio indicaram. É o tipo do problema que não parece ser grave, mas é chato pra ser resolvido.
Flaibam seguinte, bomba de combustivel eletrica é fora do tanque por favor, senão é caca...
trocou as mangueiras de combustivel? elas podem estar se deteriorando se for borracha e acumulando no filtro
Pablo.pinto2007
20/11/2009, 22:59
Amigo sem sombra de dúvida, com um tanque de inox, dificilmente seria este o problema, com certeza o seu problema está junto a bomba de combustível, eu utilizava dois filtros, um antes e outro depois, aí coloquei o tanque de plástico e agora utilizo somente um, e já faz algum tempo que nem olho pro filtro pois dá pra ver que ele está limpo, pois utilizo a mangueira de torsal mesmo aquela transparente, alguns podem dizer que é imprópria, mas eu acho bem prática ao ponto de você ver o combustível, até mesmo se está chegando combustível, tanto na bomba, quanto no carbura... tranquilíssimo...
O seu caso está mais para a bomba, não se preoculpe, é simples, mas tem que ser feito logo. Quando eu andava com motor original, me lembro de uma vez que abasteci e não consegui chegar em casa, me impressionei com o consumo, quando fui ver o nível do óleo, estava lá em cima quase saindo pelo "ladrão", fui ver e o jeep estava bebendo gasolina tanto pelo carburador quanto pelo sistema de óleo... aí foi bomba de gasolina na hora.
Vê se tem cheiro, eu particularmente acho que todo carro a álcool tem esse cheiro de álcool no óleo, há os que dizem ao contrário... mas por via das dúvidas troca o óleo e a bomba juntos, assim não terá surpresas desagradáveis...
Abraços!
se tiver alcool no oleo vai tem uma enorme borra tipo café com leite junto
se tiver entrando pro oleo preocupe-se isso pode ser beeemmm perigoso
Como o rubenx falou, o problema num tá no óleo no alcool e sim o alccol no óleo. Verifica ai se tá contaminado o óleo, isso pode te dar uma puta dor de cabeça. No meu monza estragou a bomba e encheu o carter com alcool, ainda bem que vi a tempo, o mecanico falou que se eu num visse isso logo ia travar meu motor pq a lubrificação do motor ia pro saco.
Bomba elétrica no OHC é fria, se der algum problema em algulha, dosador etc, vc sabe bem que seu distribuidor fica bem debaixo do carburador, ai é fogo na certa, ehehehe! Um amigo meu teimou nesta adaptação, depois que pegou fogo ele parece ter desistido. Se o motor é original num tem pq bomba elétrica.
A bomba do ohc acha barato, na faixa dos 130,00/150,00. se num achar ai o que acho muito dificil, me fala que aqui tá a 135,00 nova.
abraço
e pega mesmo.... retifiquei o motor, pintado de vermelho novinho, tampa do comando cromada, montei com a bomba velha, como é furou troquei por uma nova, o carburador não aguentou a pressão da nova, transbordou, e...... não sei quem colocou o distribuidor lá....:parede:... resultado: motor manchado perto do distrib. e carb. capô com a pintura ferrada, cabos e borachas do motor derretidos...fora o susto...
se tiver alcool no oleo vai tem uma enorme borra tipo café com leite junto
se tiver entrando pro oleo preocupe-se isso pode ser beeemmm perigoso
Então...sem borra na vareta do óleo e na tampa!!! Tá estranho. Coloquei dois filtros, sendo um antes e um depois da bomba de combustível. Não rodei muito hoje, mas está andando.
Me falaram que pode ser cabeçote empenado.... mas não falta água e nem há sinal no óleo. O motor não fuma e bate firme.
Troquei o óleo há 15 dias e o nível permanece igual.
Também me falaram que se fosse contaminação pela bomba, ela não estaria mandando álcool pro carburador.
Mistério. Se mais alguém passou por isso, por favor, me ajude a encontrar uma solução!!!!
Sergio Rocha
21/11/2009, 21:50
Então...sem borra na vareta do óleo e na tampa!!! Tá estranho. Coloquei dois filtros, sendo um antes e um depois da bomba de combustível. Não rodei muito hoje, mas está andando.
Me falaram que pode ser cabeçote empenado.... mas não falta água e nem há sinal no óleo. O motor não fuma e bate firme.
Troquei o óleo há 15 dias e o nível permanece igual.
Também me falaram que se fosse contaminação pela bomba, ela não estaria mandando álcool pro carburador.
Mistério. Se mais alguém passou por isso, por favor, me ajude a encontrar uma solução!!!!
Vc agora com os dois filtros, vai ter certeza se o problema é na bomba.Lógico que se o filtro depois da bomba apresentar óleo, e o antes dela não, está descoberto o defeito.
Na minha opinião esse é o seu problema, está passando óleo para a bomba.Não está passando combustível para o óleo.Cabeçote eu acredito que não tem nada a ver com isso.Vamos aguardar e examinar os filtros.:concordo:
[]´
carasuja4x4
22/11/2009, 13:13
é bem mais provavel que seja isto mesmo SERGIO....
quanto a cabeçote esquece flaibam mesmo nao tem nada haver.
vamos por partes entao:
tanque:inox (jamais vai causar isto nem mesmo por descamagem de solda interna)
combustivel:trocou de posto (e o alcool só pode ser batizado com agua,nao é igual a gasolina que pode receber produtos que geram borra)
mangueiramento:?????(acredito que seja novo, assim como o tanque né,FLAIBAM?)+ de qualquer forma é improvavel pois o alcool é corrosivo devido a agua,mas nao faria isto com a borracha.
"BOMBA":possue diafragma de viton, que pode ter furado/rasgado fazendo com que o oleo do motor que lubrifica a haste de acionamento da mesma esteja subindo junto com o combustivel e manchando o elemento filtrante......MASSSSSSS isto nao impediria o alcool de passar.
entao o que pode estar ocorrendo é um problema comum em bombas de combustivel:
A BOMBA POSSUE DOIS CANAIS DE PASSAGEM QUE SAO REGULADOS POR DOIS PEQUENOS FUROS EM QUE NESTES FUROS TRABALHAM DUAS PEQUENINAS HASTES EMPURRANDO DOIS PEQUENOS TAMPOES QUE TEM A FUNÇAO DE NAO DEIXAR O DIAFRAGMA DAR RETORNO E SÓ MANDAR EM UM SENTIDO A PRESSAO EXERCIDA......quem desmontar uma bomba vai ver isto com simplicidade....
mas ai entra a lubrificaçao destas pequenas hastes que esta sendo prejudicada por combustivel devido ao furo no diafragma ,em consequencia disto as hastesinhas estao se desgastando muito e estao "atravessando"e emperrando o retorno de succao, travando a passagem do combustivel devido a falta de succao do diafragma ou passagem excessiva de ar entre a mangueira de ligaçao da bomba pro carburador......
isto causa um efeito de chupada na agulha que simplesmente trava,assim que retiraçe a mangueira do carburador o ar aprisionado entre a bomba e a agulha escapa e ela fica normal novamente até que se ande um pouco e o efeito ocorra de novo.
DESCULPE A EXPLICAÇAO UM POUCO LONGA E CONFUSA MAS A SOLUÇAO É BEM SIMPLES:TROQUE A BOMBA.
PS:e nao precisa ser eletrica,usamos apenas pra carburador que seca a cuba muito rapido,por preparaçoa pesada ou pra quem tem problema com ladeiras muito ingremes.
Sérgio e CaraSuja, valeu pelas dicas. As mangueiras são novas e somente as conexões são flexíveis. Do tanque, que fica na carroceira, até o motor, é cano rígido.
Também aproveitei, ao instalar o segundo filtro, para colocar mangueira transparente para visualizar o combustível circulando.
Sei que não é melhor, ou mais segura, mas vai ajudar nesse momento de teste.
Segunda-feira vou botar o "marvado" pra rodar até parar. Vou gastar o tanque inteiro só pra ver o resultado.
Segunda-feira vou botar o "marvado" pra rodar até parar. Vou gastar o tanque inteiro só pra ver o resultado.
Pronto!!!!! se é a solução não sei, he he, mas que é o melhor jeito de diagnosticar o problema, com certeza !:concordo:
O meu jeep tb é a álcool e tem dois filtros, um antes e um depois da bomba, e todas as conexões de mangueira cristal, nunca tive prolblemas.
Por outro lado, tenho um problema crônico de vazamento na flange do cambio e da reduzida, e depois de abaixar o câmbio mais de 6 vezes, todas as vezes de maneira preventiva, me enchi de vez, montei agora na sexta e vou andar com a jaca até quebrar de uma vez ai refaço tudo de novo e direito:parede::parede::parede:
Mas pelo menos estou andando, o que é a melhor parte:D
Boas sorte Flaibam
[]´s
Bom, tudo novo: bomba de combustível e dois filtros, além de uma limpeza no carbura (H40 DEIS).
Rodei das 15h às 17h30 e tudo em ordem. Não deu um tanque. Tô saindo pra noite com ele.
Amanhã tem mais.
Por enquanto, posso dizer que o rendimento melhorou. Estava dando falta de combustível, mas acabou com a nova bomba.
Vou rodar bastante. Mesmo que não pare novamente, no fim de semana troco os filtros de novo, só pra abrir e ver como estão.
carasuja4x4
23/11/2009, 18:37
problema resolvido entao.
t+
problema resolvido entao.
t+
Cara Suja, não digo resolvido. Rodei meio tanque (entre um bar e outro, havia outro bar... se é que me entende...).
A viatura está rodando.
Na terça vou ao Detran para emplacar (comprei há alguns meses, tive problemas com a loja, mas tudo resolvido - depois de 3 meses).
Espero chegar lá sem problemas (de casa até lá são cerca de 18 km, trânsito urbano).
Até tomei chuva...mas acho que foi bênção divina.
Só para finalizar a história desse tópico: gastei três tanques de álcool e hoje abri o filtro, só para ver. Parecia filtro novo. Tudo limpo.
O mecânico que cuida da viatura ficou relutante em trocar a bomba, pois disse que nunca tinha visto coisa igual e que seria impossível infiltrar óleo pela bomba.
Já mudou o conceito.
Obrigado a todos que ajudaram a detectar o problema e saná-lo definitivamente.
Fazem 10 dias que estou de férias e a viatura rodou todos os dias - sem falhas (mas sem trilhas, por enquanto!)