PDA

Ver Versão Completa : Ajuda c/ tanque de combustível



JCKlafke
20/11/2009, 15:14
Caros colegas (Aranheiros/Gaioleiros)

Comprei uma Aranha (é como chamam as Gaiolas por aqui na Região dos Lagos, RJ) e estou querendo fazê-la funcionar de maneira útil e segura. (talvez minha mãe se habilite a usá-la para fazer compras e andar para lá e para cá).

Meu primeiro desafio será com o TANQUE DE COMBUSTÍVEL.

O tanque "original" são dois fundos de bujãozinho de gás soldados, preso na estrutura do banco de trás por um parafuso que já quebrou (Letra C na foto). O abastecimento é feito por um cano soldado e tampado com um frasco de desodorante cortado (A). A saída é por baixo (B) e segue por um cano de borracha podre até o filtro de combustível e de lá para o que eu acho ser a bomba e o carburador (não entendo de mecânica).

http://farm3.static.flickr.com/2574/4119466767_9ace022001_o.jpg

Estou pensando em substituir esse sistema precário, que está todo enferrujado por dentro e sujando a gasolina (sem mencionar o fato de eu nunca saber quanta gasolina tem no tanque), por um usado em motores de popa de lancha, de poletileno (12 ou 28 lts, não descidi). Acontece que ele tem um tal de "pescador" que, ao contrário do sistema atual, sai por cima do tanque. Penso em apoiar o tanque novo no assoalho, abaixo de onde está o atual.

MINHA PERGUNTA É: esse negócio do combustível sair por cima vai funcionar? preciso de uma bomba extra? O atual fica, inclusive, acima do nível do carburador...

Desculpe a pergunta idiota, mas, como disse, sou leigo em mecânica e tudo o mais.

Obrigado.

http://farm3.static.flickr.com/2650/4119496111_96bcd55a36_o.jpg

leobnaval
20/11/2009, 19:43
Nossa que gaiola cabritada essa heim, pior que de longe parece bonita, mas só de longe (brincadeira)...

Ela esta documenteda/emplacada?

Bom mais o importante é que você quer torna-lá segura, então vamo lá:

colocar 2 bancos descentes;
colocar cinto de no minimo 3 pontos;
colocar um tanque de combustível descente.
Esta gaiola (santo antonio) não parece ser muito seguro...

Quanto ao tanque 12 litros é muito pequeno, opte pelo outro modelo, um modelo muito usado em gaiolas é o tanque da kombi, quanto ao combustível estar a baixo ou acima do nível do carb. não terá problemas se sua bomba de comb. estiver em boas condições.

Se optar por um modelo automotivo poderá usar um mostrador de nível de comb. no painel.

Abraços, Leo

JCKlafke
21/11/2009, 10:20
Cabritada? Não sei se isso é um elogio, mas você nem viu a versão cor-de-rosa dela (rsrs) Quase matei o cara que a pintou!

Documentação? não! ela é nativa da região. Nunca esteve na civilização depois que foi ressucitada do ferro velho. É tido como um veículo funcional na área: levar a garotada na praia, fazer compras, andar por aí sem estragar o carro principal. Eu é que não tenho nenhum carro de veradde e esse é o meu único transporte terrestre além da bicicleta. Será usado para levar e tirar o barco da água quando não aguentar mais arrastá-lo, trazer as compras do mercado, levar o telescópio até lugares ermos e escuros e puxar o esqui na areia... Quase um trator... cabritada deve ser elogio ;-)

Se quiser vê-la funcionando, tenho no YouTube fragmentos das duas primeiras e únicas saídas:
www.youtube.com/watch?v=Pa3NsNTEZ4U
www.youtube.com/watch?v=gGDPIBQWkiw


Vou dar uma olhada nesse tanque de Kombi. Pelo que entendi, o sistema com pescador deve funcionar bem, senão eu devo comprar uma bomba que funcione. Preciso de ao menos 40km de autonomia por segurança (é a distância máxima que percorreria sem passar por um posto de gasolina).

Nem eu entendi minha dúvida, pois os tanques de combustível costumam ficar longe do motor e em qualquer posição, mas é que esse negócio de Gaiola parece ser muita gambiarra para a gente encarar o sistema como algo convencional... e como fui orientado a esguichar gasolina direto no carburador para ela "pegar" fiquei meio confuso. Mas já estou começando a entender e reunir coragem para fazer modificações necessárias.

Valeu pela orientação

Abraço

leobnaval
21/11/2009, 11:30
Cabritada? Não sei se isso é um elogio, mas você nem viu a versão cor-de-rosa dela (rsrs) Quase matei o cara que a pintou!

Documentação? não! ela é nativa da região. Nunca esteve na civilização depois que foi ressucitada do ferro velho. É tido como um veículo funcional na área: levar a garotada na praia, fazer compras, andar por aí sem estragar o carro principal. Eu é que não tenho nenhum carro de veradde e esse é o meu único transporte terrestre além da bicicleta. Será usado para levar e tirar o barco da água quando não aguentar mais arrastá-lo, trazer as compras do mercado, levar o telescópio até lugares ermos e escuros e puxar o esqui na areia... Quase um trator... cabritada deve ser elogio ;-)

Vou dar uma olhada nesse tanque de Kombi. Pelo que entendi, o sistema com pescador deve funcionar bem, senão eu devo comprar uma bomba que funcione. Preciso de ao menos 40km de autonomia por segurança (é a distância máxima que percorreria sem passar por um posto de gasolina).

Nem eu entendi minha dúvida, pois os tanques de combustível costumam ficar longe do motor e em qualquer posição, mas é que esse negócio de Gaiola parece ser muita gambiarra para a gente encarar o sistema como algo convencional... e como fui orientado a esguichar gasolina direto no carburador para ela "pegar" fiquei meio confuso. Mas já estou começando a entender e reunir coragem para fazer modificações necessárias.

Valeu pela orientação

Abraço

Cabritada na verdade é uma expressão para quando uma coisa é cheia de gambiarras, sem documentação, etc...

Entendi, pelo jeito aí na região não tem perigo de prenderem sua gaiola
(por não ter doc.)?

Para o seu uso (passeio) ela vai servir adequadamente, acontece que a maioria das gaiolas aqui é pra trilha e aí o negócio é mais crítico tem que se pensar sempre na segurança.

leobnaval
21/11/2009, 11:34
Olhando os vídeos, pode reparar que a roda diant. diretita (lado passageiro) esta com algum problemas, provavelmente parece ser roda torta, e bem torta.

Abraços, Leo

JCKlafke
22/11/2009, 12:42
Hehe... então é mesmo um elogio. E pela conversa fiz uma conjectura conveniente: disse para minha esposa que achava que ARANHA é GAIOLA de pobre.

De fato, aparentemente, não corro o risco de ter o veículo apreendido desde que não me arrisque nas Rodovias. No trecho urbano do balneário é completamente tolerado. Fora dele o que posso fazer são trechos curtos para passar de um lado a outro. Ouvi relatos de aranheiros que chegaram até o Parque das Dunas em Cabo Frio. Talvez seja mito e foram de buggy. Se alguém no fórum for da região, poderia me confirmar a empreitada e ensinar o caminho das pedras, digo, areia...

A roda torta foi a primeira coisa que vi, quando estava filmando minha irmã. Fiquei preocupado... Assim que aportar para as férias de verão, planejo colocar o tanque de polietileno e levar a cabrita para passear no borracheiro: trocar os dois pneus dianteiros mais o estepe (estão resecados depois de 3 anos parada) e ver esse negócio da roda.

Vi também que a suspensão do lado do co-piloto necessita de uma soldagem. Preciso cobrir direito o motor de arranque e a bateria para não molharem e refazer a ignição... é muito ruim ficar na mão, há kms de casa, no meio do nada e num sol escaldante... Depois minha idéia é nivelar os bancos para pensar então no cinto.

Ouvi de um nativo que há dois momentos de felicidade numa aranha: quando você compra e quando consegue vender (rsrs)

Abraço

Júlio

cRiPpLe_rOoStEr
28/11/2009, 17:03
O tanque "original" são dois fundos de bujãozinho de gás soldados, preso na estrutura do banco de trás por um parafuso que já quebrou (Letra C na foto). O abastecimento é feito por um cano soldado e tampado com um frasco de desodorante cortado (A). A saída é por baixo (B) e segue por um cano de borracha podre até o filtro de combustível e de lá para o que eu acho ser a bomba e o carburador (não entendo de mecânica).

http://farm3.static.flickr.com/2574/4119466767_9ace022001_o.jpg

Estou pensando em substituir esse sistema precário, que está todo enferrujado por dentro e sujando a gasolina (sem mencionar o fato de eu nunca saber quanta gasolina tem no tanque), por um usado em motores de popa de lancha, de poletileno (12 ou 28 lts, não descidi). Acontece que ele tem um tal de "pescador" que, ao contrário do sistema atual, sai por cima do tanque. Penso em apoiar o tanque novo no assoalho, abaixo de onde está o atual.

MINHA PERGUNTA É: esse negócio do combustível sair por cima vai funcionar? preciso de uma bomba extra? O atual fica, inclusive, acima do nível do carburador...


até funciona puxando o combustível por cima... ja reparou naqueles carros praticamente destruídos em que uma garrafa pet de 2 litros acaba fazendo as vezes de tanque? quanto ao tamanho do tanque 12 litros é pouco, vai no de 28 litros... a propósito: alguns desses tanques para motor de popa tem bomba manual né?

JCKlafke
29/11/2009, 11:23
Valeu, Cripple (nossa, os gaúchos estão com tudo por aqui! hehe também sou de POA e... Colorado!)

Meu pai tinha uma lancha e eu lembro dele bombeando a gasolina para o motor com uma bomba tipo aquela de aparelhos de medir pressão. Por isso a minha dúvida quanto ao pescado em um circuito adaptador. Mas até onde pesquisei, e graças a ajuda dos foristas, estou convencido que vale a pena arriscar. Já comprei 2 metros de mangueira, um filtro e uma bomba novos. Ainda não comprei o tanque e o pescador, mas até isso (pescador) vi que pode ser adaptado. Por ora vou ficar com o tanque de 12 litros porque se minha aranha\gaiola consumir 4 km por litro (espero que seja mais :-D) já tenho autonomia suficiente para o que planejei fazer nessas férias. Como não lembro do espaço disponível onde pretendo adaptar o tanque, optei pelo menor volume por segurança. Mas ainda estou pensando.

Júlio

cRiPpLe_rOoStEr
29/11/2009, 16:39
(também sou de POA e... Colorado!)
Meu pai tinha uma lancha e eu lembro dele bombeando a gasolina para o motor com uma bomba tipo aquela de aparelhos de medir pressão. Já comprei 2 metros de mangueira, um filtro e uma bomba novos. Ainda não comprei o tanque e o pescador, mas até isso (pescador) vi que pode ser adaptado

eu não compartilho da tua opção futebolística, mas se conseguir ingressos de graça para eu ir nos jogos do inter (na torcida adversária, naturalmente) eu aceito... quanto à bomba manual que eu citei, é essa mesma, que parece uma granada... a propósito: comprou que tipo de bomba, elétrica ou manual?

leobnaval
29/11/2009, 19:15
Não seria bomba elétrica ou mecânica...

Praticamente certeza que a bomba é original do motor vw (mecânica), se não teria que adaptar a fiação, relé, controlador de pressão para linha, retorno p/ o tanque e ainda colocar um modelo adequado a pressão e fluxo original. (não é dificil mas é bem mais complexo que trocar a bombo mecênica por uma nova)

Imagine só uma bomba manual conforme o carro anda você tem que ir bombeando combustível hehehehe

cRiPpLe_rOoStEr
29/11/2009, 20:57
a kombi 0km ainda é equipada com esse tipo de bomba?

JCKlafke
30/11/2009, 09:48
Hehe... vamos ficar na bola em forma de granada (e torcer para o Flamengo perder do Grêmio...), da bomba de combustivel... Como disse, lembro do meu pai usar essa bombinha no motor de popa da nossa lancha apenas momentos antes de ligar. Eu era pequeno, devia ter uns 6 anos, então isso é antes de 1970. Há muito não vejo um motor de popa sendo ligado ou funcionando ao meu lado, mas parece que essa bomba só faz sentido se for para esguichar o combustível para alguma câmara intermediária, ou retirar o ar da mangueira após conectá-la ao motor. Eu confio no sistema automotivo com pescador, pois faz sentido para mim... o que não confio é "naquilo" que vou dirigir nessas férias (e espero que nas próximas).

Na verdade ainda não comprei (paguei) a bomba. Apenas a reservei na autopeças onde comprei o filtro e a mangueira. Mas depois da rápida incursão do Leo, acho que devo fazer perguntas mais "duras" ao vendedor (se bem que fui bem claro quando disse que era para uma Brasília velha... mas sabe como são alguns vendedores...)

leobnaval
30/11/2009, 12:43
a kombi 0km ainda é equipada com esse tipo de bomba?


As kombis até 97 era bomb. mecânica (assim como a brasilia, fusca)
http://images.amarascoautopecas.com.br/images/_product/278/277830/img_thumb_71413.jpg (http://images.amarascoautopecas.com.br/images/_product/278/277830/img_full_71413.jpg)
essa bomba custa cerca de 25,00 a 35,00 dependendo da marca (preços na internet)

A partir de 97 entrou em vigor uma nova resolução a respeito dos limites de emissões de poluentes no brasil e a kombi (97/...) recebeu injeção eletrônica com isso a utilização de um bomba eletrica de comb., para se ter maior pressão na linha.

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/C/H/EN/PSBVUR/normalPhoto_0.jpg (http://comprar.todaoferta.uol.com.br/bomba-combustivel-gol-kombi-santana-quantum-logus-CHENPSBVUR)foto bomba de comb. eletrica da kombi tambem usada nos veiculos santana, logus, quantum...Abraços, Leo

JCKlafke
30/11/2009, 13:26
Sim, Leo. É esta mesma (e tem outra, Brosol). Só que o problema agora é outro. Depois de ler as últimas aqui, pesquisei sobre o "distribuidor" e descobri que a peça que visualizava era, na verdade, o "copo e haste do avanço a vácuo"... dei uma olhada na foto do meu motor e identifiquei o perfil da bomba e nem tinha acompanhado a mangueira até aquele ponto. Ainda acho que vale a pena colocar uma nova, por desencargo de consciência e porque é barato. Mas agora não sei o que fazer com o tal copo do distribuidor...

leobnaval
30/11/2009, 17:52
Não entendi, o que que tem com o seu distribuidor?

JCKlafke
01/12/2009, 07:41
O que tem com o meu distribuidor? em princípio nada. Pelo menos parece que está funcionando. Quer dizer, ele estava abrindo a tampa porque a presilha solta com a trepidação, mas de resto acho que tá bom...

O que eu disse no email anterior é que EU PENSAVA que aquela peça que fica na parte de baixo do distribuidor, que parece um disco voador (o tal "corpo e haste do avanço a vácuo"), seria a bomba de gasolina, pois parecia que a mangueira de gasolina ia do filtro até ele (agora não sei mais). Por isso achava o modelo estranho.

Mas agora sei que a bomba de gasolina está logo à direita, diretamente no bloco do motor e tem o perfil exato da bomba nova que vi.

VIVINHOM
30/12/2009, 12:56
Diga-me de que lugar vc tem casa na região dos lagos? eu moro em Maricá, de repente posso te orientar na questão do itinerário para as praias.

Um forte abraço e feliz 2010 a todos