Ver Versão Completa : Suzuki no Brasil - Mobilização
Atenção amantes da Suzuki,
Precisamos organizar uma espécie de mobilização nacional para sensibilizar a Chevrolet a voltar a importar os Zukis de volta para o Brasil.
Como todos sabemos não existe no mercado nacional concorrente que apresente melhor custo/beneficio que os Suzukis, só a Chevrolet que não enxerga isso. Sem falar na imensa quantidade de adeptos da Suzuki que ainda existe em todo o Brasil que tende a aumentar cada dia mais.
Paises como o Equador, Colombia e Argentina (falando somente na América do Sul) importam e produzem os carrinhos e nós brasileiros que temos um mercado potencial maior e mais próspero que não mais temos acesso aos Suzuki.
Como primeira iniciativa, sugiro que todos os "Suzukeiros" lotem as caixas de mensagens da Chevrolet existente no site (www.chevrolet.com.br - fale conosco) pedindo a volta das importações.
Quem possuir outras sugestões que lance aqui no fórum, quem sabe conseguimos um dia realizar um evento especifico em todo o Brasil para simultaneamente chamar a atenção da Chevrolet.
Abraços,
Chico
Acho os Suzuki excelentes carros, excelente custo/beneficio ótima capacidade de se desenvencilhar de situações difíceis no Off-road. O Tracker, vendido pela GM, é um dos 3 carros Diesel existentes hoje no Brasil dispondo da tecnologia mais moderna, a Comonn Rail. Desempenho ótimo para um motor Diesel. Conforto e estabilidade excelentes para um SUV. É um verdadeiro Off-road dando de dez a zero em alguns ditos todo o terreno. O único ponto negativo é a General Motors que o trata como filho bastardo ignorando-o e sem lhe dar o mérito que merece, ignorando-o em seu marketing e em suas publicidades na mídia. Uma pena, pois merece certamente melhor tratamento.
sugiro que se utlize o 0800 da chevrolet, que vou descubruir qual é e disponibilizar no site, pois estes links de "fale conosco" nunca funcionam, nunca há resposta, ou seja ninguém lê, é apenas para ingles ver... tente fazer um orçamento pelo site da suzucar e vai constatar o que estou falando...
Realmente se conseguissemos fazer com que a chevrolet desse mais atenção aos suzukeiros, seria legal.
Porem acho que eles não tem muito interesse.
Porque não tentarmos algo diretamente com a Suzuki do Japão, de modo que eles saibam da nossa insatisfação com a Crevrolet que eles deixaram como representantes da marca.
:idea: :idea: Se a turma toda se mobilizar acho que dá pra programar um passeio Gigante, em determinada data, onde os suzukeiros de todos os Estados estivessem fazendo o passeio no mesmo dia e horario, talvez desse pra chamar a atenção da imprensa.
Será que viajei na maionese :?: :?: :?: :?:
Abraços
Teo
Caros Colegas,
Trabalho no Mercado automobilístico e também não consigo entender porque o mercado brasileiro não explora mais à fundo o nicho 4x4. Principalmente com preços mais acessíveis (O Vitara mais simples custa 10.000 euros na Europa).
O fato é que há muito mais coisas por trás dessa misteriosa tirada do time da Suzuki de campo no Brasil. Mas o principal motivo foi que após a compra dela pela GM foi feita uma pesquisa mundial de mercado e somente nos países em que as vendas ultrapassavam um número mínimo por 1000 habitantes que a marca foi mantida.
Para se terem uma idéia, no Chile há mais Suzukis do que todos os carros GM e Ford juntos, isso porque é um povo com grana e lá ele custa BEM mais barato que aqui, devido aos impostos serem bem menores.
Na Argentina o nome Suzuki foi mantido e tem mais aceitação que a própria marca da chevrolet, tanto que o Celta lá vem com a marca e logotipos da Suzuki e chama FUN (vide foto abaixo).
Infelizmente a GM viu como inviável a importação dos Suzukis devido à nossa Violenta e vergonhosa carga tributária e complicações para a importação.
Mas para não desiludir tanto vocês, já ouvi rumores de que a FIAT (que também é GM) vai lançar em um futuro não tão próximo um Jipinho conceito baseado na plataforma do Vitara, com a cara meio de palio Adventure. Se for pra frente mesmo vai ser um sucesso de vendas.
Espero ter ajudado.
()'s insatisfeitos com o mercado Brasileiro!
Ontem eu enviei um e-mail para a Chevrolet e eles responderam dizendo que a empresa não divulga previamente suas estratégias comerciais.
Informaram o fone: Centro de Atendimento ao Cliente Chevrolet - Tel. 0800 702 4200
Todo mundo ligando pra lá !!!!!!!!!!!!!!! :D
Vamo encher o saco deles...
Olá Amigos! Quero informar que em breve iniciaremos a importação do Jimny! Trata-se de importação particular e não de um retorno da marca via GM. Nós do Jimny Club Brasil, estamos em negociação com a Santana Motors, na Espanha, para trazer o Jimny de lá. Traremos, se tudo der certo, o Jimny diesel 1.5DDdI, o conversível e o automático. Aguardem as novidades! Abraços, Henry (Jimny Club Brasil)
Que tal um desfile de Suzukeiros na porta da GM em São Caetano
António Duarte
Excelente a iniciativa do Jimny Club Brasil. Já é um bom começo, pois abre portas para a importação de outros modelos e peças.
Chico
Olá Chico! Obrigado pelo incentivo! Devo te avisar que o Jimny Club Brasil deverá importar também, qualquer peça Suzuki, sob encomenda, aproveitando os canais que temos. Abraços e continue com a gente, Henry (Jimny Club Brasil)
xadventure
24/01/2005, 20:25
Olá Pessoal
Gostei da ideia de parar na porta da GM
Bem pela meu vago conhecimento, acho que não podem mais trazer os zukis para o Brasil, pelo motivo que a legislação brasileira não deixa uma empresa sair do brasil e depois voltar.
Me parece que é isso precisamos confirmar
Abraço
Espero todos na porta da GM
Como tinha falado acima.
Pode ser um começo, a turma se reunir em determinada data na porta da GM, só que para dar algum retorno, temos que tentar uma mobilização maior. Tipo Nacional, todos os suzukeiros que toparem (tem que ser o maior numero possivel), em uma determinada data e hora paramos em varios pontos e em diversos estados.
SP - Porta da GM
outros estados - Porta das Concessionarias GM.
Talvez assim chamemos atenção.
Precisamos, além da excelente ideia de parar na porta da GM, indicar um ponto especifico para cada Estado do País para os que residem distante da montadora.
Que tal em frente de uma concessionária GM ?
Vamos mobilizar todos os membros aqui do site para eleger as concessionárias de cada Estado, para a partir daí escolher um dia especifico.
Aguarda-se novas sugestões.
Chico
Já observei que aqui no tópico da mobilização tem membros de São Paulo, Recife, Tremembé, Curitiba e Santo André, ou seja cinco cidades. Vamos convocar mais membros.
Vamos nessa.
A Suzuki pode voltar para o Brasil sim, não tem nada na lei que proiba.
Além de um dia de mobilização a ser marcado para nos reunirmos e pedir providências e respeito da Suzuki/GM com os seu clientes, acho que realmente isso poderia ser organizado no País inteiro, com marchas, para os de SP em São Ceatano, em São José dos Campos, no Rio Grande do Sul (lugares com Fábrica), e na frente das concessionárias nos locais onde não existem as fábricas, etc.
O triste é saber que a Suzuki fugiu do Brasil com medo do Ecosport.........
Demais
António Duarte
xadventure
25/01/2005, 16:40
Bem aqui no Abc arrumo uns 10 suzukis
TO dentro,
Desde que seja em um sábado ou domingo.
Abraços,
Paulo
Rafael_Reis
25/01/2005, 17:10
Ate aqui aparece essa baboseira de Suzuki de volta ao Brasil?
:roll:
PQP!!! Que coisa mais chata!!! :?
Sei q chutar cachorro morto nao adianta nada, mas vcs pedem...
Ta loco...
Pois é cada um luta por aquilo que entende certo e ninguém é obrigado ou forçado a nada.
Agora ninguém é dono da verdade não.
Não quer não participa.
Simples
António Duarte
Tracker
Rafael_Reis
25/01/2005, 22:25
Não vou participar MESMO pq não acredito!!!!
Só usei da mesma liberdade a que te referes para fazer minha CRÍTICA.
Não precisa de choradeira...
Sabe o q é mais engraçado? É q se a Suzuki chega a voltar ou a GM a comercializar Zuks por aqui EU DUVIDO q metade de vcs, defensores da idéia, puxem um puto dum pila do bolso pra comprar jipe zero...
Com um público consumidor desses tu se encorajaria a comercializar novamente? Tu realmente acha q eles sairiam do país se tivessem tendo bons lucros? Tu acha q realmente q saca mais de industria automobilistica e perspectiva de mercado nacional q os executivos da Suzuki?
Abração,
O meu é zero
António Duarte
Rafael_Reis
25/01/2005, 23:13
Prabéns!!! Arruma mais ALGUMAS CENTENAS de caras como vc e começam a ter alguma chance... beeem pequena. Mas já é uma chance.
Abraços,
O mercado Brasileiro é fabuloso basta ver o nº de montadoras que tem no País.
Quantos planos económicos tivemos e nenhuma foi embora, vieram um montão de montadoras novas.
O problema é que precisa se investir em imagem, marketing coisa que a GM nunca fez com o Tracker.
Eu acredito que o novo carro não precisa ser exatamente o Vitara pode ser outro modelo da Suzuki, mais moderno, da própria GM com mão da Suzuki, da Fiat com a Suzuki etc, Brasileiro ou vindo do Japão, da Argentina do Equador,etc.
Não se pode é jogar fora todos os clientes e fãs da marca só poque o reinado estava ameaçado pela entrada de concorrentes.
Eu acho que lutar sempre vale a pena.
Abraço
António Duarte
Sa_Mourao
26/01/2005, 10:53
Tb acho, mas o lembre-se q a maioria dos brasileiros não tem condições de comprar esses carros.
Outra, pelo preço q esses devem chegar ao Brasil, vale muito mais a pena comprar outro modelo + luxuoso.
Ao menos eu penso assim !
[ ]s
Acho que essa discussao veio parar no lugar certo!! :D
Pelo menos aki fica um unico topico para os interessados trocarem ideias, informacoes e combinarem alguma coisa. Dai se alguem nao tiver interessado, nem entra no topico.
Diferente da Suzukinet que todos (mesmo que nao queiram) vao ficar recebendo os emails desse assunto...
Gosto bastante daqui pois a facilidade de se separar os assuntos, procurar mensagens anteriores, e ler somente o que realmente lhe interessa eh muito grande nesse site!!! :D :D
Agora soh pra nao dizerem que vim nesse topico soh pra tumultuar, vou deixar minha MERA opiniao.
Acho realmente que somos muitas poucas pessoas para justicar a volta da Suzuki aki....Ta, pessoas que tem um zuki hj ateh que tem bastante mas quantos desses teriam e dariam uns L$ 40 e tantos mil num Jimny zerado? Consumidores novos sem ser nos que jah temos um Zuki? Acho dificil, quem quer gastar tando dinheiro num carro que nao corre, pula pra kct e nao tem estabilidade, ou seja, bom no off road mas ruim no on road?
Fora que os donos de Gran Vitaras acho que nem conta pois esses nao trocariam todo aquele conforto, um pouco mais de potencia, e desenho mais modernao por um Jimny. Isso se voltar o o Jimny neh pq se voltar algum outro, acho que esse numero de compradores diminui mais ainda pois vai ser muito mais caro!! Basta dar uma olhada na rua...nao existem muitos Gran Vitara rodando (Tem ateh bem mais Pajeros $$$ que Gran Vitaras e o Tracker entao, fracasso total!!
Bom eh isso. Essa eh apenas minha opiniao ok? Acho que quem acredita deve sim continuar com a campanha!!
Abraco a todos e boa sorte na campanha!!
Walter L. L. Casitta
26/01/2005, 23:39
Eu tive um Samurai por 4 anos. Gostei muito e ainda admiro o jipinho até hoje. Mas eu não ia querer ter outro não! Arrepio quando encontro o meu cunhado, o cara só teve Opala a vida toda, ele acha que é o único carro que presta. Mas também, como ele poderia saber? :shock:
Márcio Magalhães
27/01/2005, 03:44
Pessoas,
Eu acho que o tópico, assim como a discussão na Suzukinet, têm um tom engraçado, ao menos para mim.
Consumidor deseperado para que alguém volte a vender um produto? Isso é simplesmente hilário!
Vê se pode, a VW (o que é a marca VW no Brasil, heim?!) tem que colocar cachorros correndo pra vender carro. A FORD tem que colocar um gordinho despencando do céu para alguém comprar seus produtos... e uns consumidores loucos para que os Japoneses (não seria portuguêses? Não sabem o enorme mercado que têm aqui. rs...) voltem a vender seus carros.
De todas as aberrações que lemos sobre isso (li e leio até hoje exatamente as mesmas coisas sobre a LADA e o NIVA...) fico imaginando duas coisas: 1 - Por que os Nipo-portuguêses foram embora do Brasil (junto com mais 5 montadoras só naquele ano)? 2 - Quais veículos (claro, achar que ela volta só para vender um modelo é demais para mim) a Suzuki tem, para colocar aqui, que tenham preço e mercado?
Alguns responderiam o Jimny (até concordo que é uma boa opção, porém cara) e o Grand Vitara. Até a GM viu que o Tracker (Grand Vitara) não tem mercado. Simplesmente não é um carro que tenha o apelo de novo. Não é um novo modelo. Caro para um modelo não-novo A grande maioria que pode pagar (que é uma esmagadora minoria) quer um carro com cara nova, não com cara de gente com plástica (não fica aqui nenhuma crítica à qualidade e/ou beleza dos veículos).
Tirando as marcas de luxo (que não montam aqui no Brasil, ou seja, aqui não tem tantas montadoras assim, como li no tópico) todas têm carros populares. O mais barato saindo por 10 mil Euros não viria pra cá por manos que 40 mil... isso tem mercado onde para um 4x4 do tamanho do Samurai?
Acabei me extendendo e explicando o óbvio ululante.
E por fim, imaginemos que 2000 mil pessoas liguem, mandem e-mails, cartas, sinal de fumaça para a GM (número que certamente não corresponde a 10 vezes a realidade), isso seria o suficiente para a GM/Suzuki mudassem sua estratégia mundial?
Por isso, hilário!
[ ]'s
sschwarz
27/01/2005, 09:41
Permitam-me uma sugestão:
Concordo que este movimento não tem grandes chances de trazer a Suzuki de volta, nem tão pouco mudar as estratégias de mercado da GM ou de quem quer que seja. Compreendam, não quero jogar ¨balde de água fria¨ em ninguém, mas, sejamos realizastas: Isso ainda é pouco para render uma reviravolta dessa magnitude em uma marca mundial.
Agora, como não estou aqui só para desanimar, sugiro que essa grande energia que percebemos nos Zukeiros seja canalizada para a solução de um outro problema: PEÇAS.
Acho que deveríamos, sim, fazer um movimento forte e organizado, exigindo, inclusive, o cumprimento de determinados dispositivos legais que foram ¨esquecidos¨ dentro de gavetas, para que as peças de reposição dos Zukis sejam comercialiadas de maneira mais ampla, com importação contínua e volumosa e não apenas sob demanda, barateando assim seu preço final, evitando que tenhamos que tornar nossas viaturas grandes híbridos devido à falta de peças de reposição originais ou o alto custo dessas.
Bem, desculpem se me alonguei demais. Fica aí a sugestão.
Grande abraço a todos
SSchwarz - Sidekick com motor VW(?!) :?
Realmente acho que lutar por algo é sempre válido, mas a Suzuki voltar ou é dificil, talvez o maior esforço seja exigir um melhor aparelhamento da GM das peças de reposição e apoiar movimentos como o do "O Jimny Club Brasil" que está para iniciar a importação não oficial do Jimny da Espanha. Quem sabe isso não é um principio.
Vejam abixo e-mail que mandei para o Presidente da GM do Brasil e a resposta do mesmo e tirem suas conclusões:
----
Mensagem original-----
De: António T. G. Duarte [mailto:tduarte@uol.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 28 de janeiro de 2005 00:50
Para: 'chevrolet@chevrolet.com.br'
Assunto: RES: Confira as novidades da Chevrolet!
Comprei uma Tracker porque como muitos outros apaixonados pelos Suzuki neste Pais pensamos que o lançamento dos Suzuki pela GM, era algo de se louvar, sério, demonstrando a preocupação da GM com a imagem de sua parceira, da qual é "dona", e com os seus clientes.
Mas não não passou de mais uma traição que os que confiaram receberam.
Acho os Suzuki excelentes carros, excelente custo/beneficio ótima capacidade de se desenvencilhar de situações difíceis no Off-road. O Tracker, vendido pela GM, é um dos 3 carros Diesel existentes hoje no Brasil dispondo da tecnologia mais moderna, a Comonn Rail.
Desempenho ótimo para um motor Diesel. Conforto e estabilidade excelentes para um SUV. É um verdadeiro Off-road dando de dez a zero em alguns ditos todo o terreno.
O único ponto negativo é a General Motors que o trata como filho bastardo ignorando-o e sem lhe dar o mérito que merece, ignorando-o em seu marketing e em suas publicidades na mídia.
Uma pena, pois merecia, certamente, melhor tratamento.
Mas o mercado Brasileiro é fabuloso basta ver o nº de montadoras que tem no País e que prosperam.
Quantos planos econômicos tivemos e nenhuma foi embora, vieram um montão de montadoras novas.
O problema é que este relançamento para ser sério precisava de ter tido investimentos em imagem, marketing coisa que a GM nunca fez com o Tracker.
Ainda sonho em novamente em ver esses fabulosos carros de novo rodando nas estradas deste Brasil.
Eu acredito que este carro não precisa ser exatamente o Vitara pode ser outro modelo da Suzuki, mais moderno, da própria GM com mão da Suzuki, da Fiat com a Suzuki etc, Brasileiro ou vindo do Japão, da Argentina do Equador,etc.
Não se pode é jogar fora todos os clientes e fãs da marca só porque o reinado estava ameaçado pela entrada de concorrentes.
Não sei se esta singela mensagem vai ser lida ou simplesmente deletada, mas fica o desabafo de um dos muitos Suzukeiros que tem por este Brasil indignados com o desrespeito com nós, clientes, única razão da existência dessa empresa.
O futuro dirá quem estava certo em tudo isto,
__________________________________________________ _________
António :)) Duarte :-((
ICQ#: 2919984
Current ICQ status:
+ More ways to contact me
Meus Álbuns de Fotografiia:
http://www.usefilm.com/photographer/30311.html
http://www.mundofotografico.com.br/pesquisaImagem.do?tipo=3&pagina=1&valor=1435
__________________________________________________ _________
----
-----Mensagem original-----
De: ray.g.young@gm.com [mailto:ray.g.young@gm.com]
Enviada em: sexta-feira, 28 de janeiro de 2005 18:53
Para: tduarte@uol.com.br
Assunto: Tracker
Prezado Antonio Duarte
Em primeiro lugar, quero agradecê-lo por seu e-mail.
Pessoalmente, sou muito familiarizado com os produtos Suzuki e com a Tracker, por ter trabalhado no Canadá, na planta que produziu o Vitara e também por já ter trabalhado três anos na Suzuki, no Japão. Assim, participei da decisão de investir nesse projeto na Argentina.
Lançamos a Tracker na Argentina e no Brasil. Entretanto, infelizmente, nossas expectativas quanto ao tamanho do mercado brasileiro e de custos não se materializaram. A moeda japonesa, Yen, ficou muito mais forte do que era esperado e o mercado brasileiro não teve um grande crescimento.
Este veículo tem qualidade excelente e ótima performance mas infelizmente não pudemos lançá-lo no mercado a um preço competitivo. A cada unidade que vendemos, perdemos dinheiro. Desta forma, em conjunto com a Suzuki, tomamos a decisão de parar de comercializá-lo.
Mas mantemos nosso compromisso de continuar a oferecer serviços e manutenção no Brasil através da Rede de Concessionárias Chevrolet.
É sempre muito difícil tomar a decisão de parar de vender um veículo. Especialmente para aqueles que estiveram pessoalmente tão envolvidos em seu projeto, como é o meu caso. Mas continuamos discutindo e buscando com a Suzuki outras oportunidades de negócios de façam sentido para o mercado brasileiro.
Obrigado por sua mensagem. Aproveite bem sua Tracker!
Ray G. Young
Presidente
GM do Brasil & Operações Mercosul
Vamos continuar batalhando, tem muito para ser feito
António Duarte
danilo miranda
29/01/2005, 21:59
Vejam este site:
http://www.chevroletvitara.cjb.net
Parece que há pessoas com objetivos comuns mas que não se conhecem e não sabem que estão batalhando pelo mesmo objetivo.
Vamos nos unir.
JoaoAlberto
29/01/2005, 23:33
Este tópico realmente é meio polemico, e com toda certeza eu não compraria um suzuki zero! mas gostaria de ter peças de reposisão originais para o meu velhinho!
Abraços a todos;
JoãoAlberto
brbrasil
30/01/2005, 13:05
Mesmo quem tem um Suzuki mas não compraria um novo, gostaria de ter peças de reposição em maior número.
Ocorre que não conheço um carro (especialmente importado) fora de linha que tenha peças de reposição a vontade.
Portanto, uma das consequências da importação do Vitara do Equador para cá seria o aumento de locais que vendem peças de reposição.
Então, mesmo quem não acredita que a Chevrolet traga o Vitara, ou até acredita que isso possa acontecer mas não compraria um novo, só tem a ganhar se o Vitara vier a ser vendido no Brasil pela Chevrolet.
Eu também acho isso difícil de acontecer, mas não impossível.
E torço para que aconteça.
Carlos Ribeiro Nascimento
Jeanilson
31/01/2005, 19:22
Consumidor deseperado para que alguém volte a vender um produto? Isso é simplesmente hilário!
Apesar de apoiar o movimento, também acredito que dificilmente a Suzuki voltaria ao Brasil só por causa dele.
Ao invés de ficarmos implorando que empresas estrangeiras voltem a vender produtos no país, acredito que deveríamos dar apoio às empresas nacionais que estão acreditando no segmento 4x4 (Troller e Agrale).
Por que não façamos um movimento para que a Troller, por exemplo, desenvolva uma versão reduzida (com as dimensões do Samurai), a gasolina e mais despojada do que o T4? Acredito que um "jipinho" assim sairia mais em conta do que um Suzuki zero se a mesma voltasse ao Brasil, ainda com a vantagem de 100% de peças nacionais, encontráveis em qualquer esquina...
Essa é a minha humilde opinião.
samukanvas
02/02/2005, 13:34
Vcs não entendem nada mesmo!!!
Eu vou comprar um suzuki zero e meter logo na trilha "INFERNO" :twisted: :twisted: :twisted: Depois no acampamento acendo uma fogueira com umas notas de 100 dólares que eu tô levando pra esquentar meu prato de cocô. Depois vou importar jipe jimny a diesel pro brasil :lol: :lol: :lol: :lol: . O a gasolina eu não importo porque com certeza consegue. Ahhh e ia esquecendo. Durante a sobremesa eu ia pensando na história de como convencer o presidente da GM vender Suzuki no Brasil :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: . Pô pessoal, a gente faz parte dos caras que tem jpx, engesa, willys e tal e futuramente troller e o tal agrale se juntam (75K num jipe de fibra sem "marca" é foda). Somos apaixonados pelos nossos carros e eu não quero nenhum substituto metido a besta pra cima do meu samuka, que por sinal é o mais bonito de todos :wink: .
Se o mercado 4x4 aquecer a GM/Suzuki voltará a comercializar viaturas off-road no Brasil - acredito sinceramente nisso.
Nos EUA aconteceu algo parecido a pouco, se não me engano, com a Kia/Sportage que estava fora fazia 3 anos.
Não tenho a pretensao de comparar estes mercados, mas acredito nesta tendencia de aumento de mercado 4x4 no Brasil. Mesmo com a questão de preço (yen na Argentina?) ainda ser um obstáculo.
Se estamos discutindo a volta da suzuki é porque não temos alternativas tão boas no Brasil e não acho que nossa opinião seja despresível ou inocente perante as análises de mercado dos fabricantes. Eles erram e muito e aposto que se pensarmos um pouco teremos duas duzias de exemplos de erros deles.
Um manifesto deste grupo talvez não traga a Suzuki de volta, mas com certeza contara muitos pontos - voces já ouviram falar de algum movimento deste tipo em algum lugar do mundo?
Sou a favor e gostaria de participar deste movimento.
Seja bem-vindo Heitor. Se alguns não acreditam, que ao menos respeitem a opinão dos outros.
Chico
Olha só o que saiu em um jornal aqui da cidade:
A GM está testando no Brasil um carro para concorrer com o fordeco sport!
O cara que deu a noticia é o Paulo Rodrigues do Jornal Pioneiro.
Frio na barriga e passou na minha cabeça: Será mais um exemplo de burrada de montadora? Pegam o corsa e transformam em um SUVaco.
Ja pensou o corsa 4x4 vendido a 50 pila como o fiesta/fordeco.
Bem, poderia ser o Jinny (Eba!), mas também poderia ser o Ignis 4x4.
Vamos ver os próximos capítulos.
Nos EUA a Suzuki, junto com a GM, vai lançar um SUV médio em 2006:
(Automotive News - www.autonews.com )
American Suzuki Motor Corp. said it will enter the mid-sized SUV segment in 2006 with a derivative of its Concept X vehicle.
The SUV is expected to be built at the joint-venture plant Suzuki Motor Corp. owns with General Motors in Ingersoll, Ontario, and to share a platform with the Chevrolet Equinox.
Marcio Vargas
08/02/2005, 13:05
-----Mensagem original-----
De: ray.g.young@gm.com [mailto:ray.g.young@gm.com]
Enviada em: sexta-feira, 28 de janeiro de 2005 18:53
Para: tduarte@uol.com.br
Assunto: Tracker
Prezado Antonio Duarte
Em primeiro lugar, quero agradecê-lo por seu e-mail.
Pessoalmente, sou muito familiarizado com os produtos Suzuki e com a Tracker, por ter trabalhado no Canadá, na planta que produziu o Vitara e também por já ter trabalhado três anos na Suzuki, no Japão. Assim, participei da decisão de investir nesse projeto na Argentina.
Lançamos a Tracker na Argentina e no Brasil. Entretanto, infelizmente, nossas expectativas quanto ao tamanho do mercado brasileiro e de custos não se materializaram. A moeda japonesa, Yen, ficou muito mais forte do que era esperado e o mercado brasileiro não teve um grande crescimento.
Este veículo tem qualidade excelente e ótima performance mas infelizmente não pudemos lançá-lo no mercado a um preço competitivo. A cada unidade que vendemos, perdemos dinheiro. Desta forma, em conjunto com a Suzuki, tomamos a decisão de parar de comercializá-lo.
Mas mantemos nosso compromisso de continuar a oferecer serviços e manutenção no Brasil através da Rede de Concessionárias Chevrolet.
É sempre muito difícil tomar a decisão de parar de vender um veículo. Especialmente para aqueles que estiveram pessoalmente tão envolvidos em seu projeto, como é o meu caso. Mas continuamos discutindo e buscando com a Suzuki outras oportunidades de negócios de façam sentido para o mercado brasileiro.
Obrigado por sua mensagem. Aproveite bem sua Tracker!
Ray G. Young
Presidente
GM do Brasil & Operações Mercosul
António Duarte
Precisa dizer algo mais???
É como o Rafael ( que é suzuqueiro) falow... Vamos cair na real, é só pensar um pouco...
Eu acho que quem não quer participar deve cair fora. Nada é obrigado.
Eu vou batalhar para pelo menos exigir da GM respeito e uma Assistência/Peças em condições mínimas de dar o apoio que entendo que merecemos, pois as peças inexistem e uma simples lâmpada exige pedido e espera de vários dias para ser conseguida, o que será quando quebrar algo mais complicado.
Agora é duro de aceitar que a SUZUKI/GM saiu/fugiu do Brasil por causa de alguns ditos 4X4, que disso só tem o slogan!
Acho que a opção de trazer o Grand Vitara Diesel, no primeiro momento, para o Brasil talvez não tenha sido a escolha mais acertada, pois além das versões gasolina, mais baratas, existem outros modelos como o Jimny, o Vitara ou outros modelos da Suzuki mais modernos, da própria GM com mão da Suzuki, da Fiat com a Suzuki etc, brasileiro ou vindo do Japão, da Argentina do Equador, etc.
Certamente a produção do Vitarinha hoje custaria bem menos do que há dez anos atrás, afinal ele não é mais novidade, os custos de seu projeto e desenvolvimento já foram amortizados.
Também fica dificil aceitar que outras marcas como a Mitsubishi tenham conseguido viabilizar o antigo Pajero iO, agora TR4 e até produzi-lo no Brasil.
Estranho ........
António Duarte
Fernando Antonio
26/11/2005, 12:51
OLHA PESSOAL ACHO SIM QUE A SUZUKI VOLTARÁ PARA O BRASIL E EU MESMO COMPRARIA UM ZERO-BALA, SÃO CARROS EXCELENTES E COM UM FORTE PODER DE CONCORRÊNCIA BASTA VER EM OUTROS PAISES AQUI NA AMÉRICA DO SUL O SEU VALOR COMERCIAL
Caros amigos, concordo que seria ideal acabar de uma vez com nossos problemas de adaptacos... mas, por menos que eu queira, concordo com o Rafael reis no que diz respeito às taticas empresariais. Mas nao por iso acho a idéia mal embasada e sem nexo, tao pouco ineficás. Devemos sim procurar um meio de sermos "servidos" uma vez que estaremos pagando. Hoje em dia a sabedoria de marketing nos dá inúmeros caminhos para realizarmos o que queremos suprindo todos os lados. Por exemplo, mesmo que nao conssigamos trazer a suzuki de volta para o país, podemos ao menos fazer com que suas peças posam ser importdas a baixo cuto para nós.. isso graças a transportes baratos como navios. Tudo q precisamos é de uma boa estratégia.
Entao gostaria de me disponibilizar para ajuar como puder. Posso traduzir e-mails, cartas, etc para p inglês se quiserem para serem enviados para países que posam vir a fornecer algo. Tenhamos sorte. (sorte= oportunidade + pessoa preparada)
Nós, apaixonados por Suzukis, com raras execessoões (gran vitaras), pagamos menos de 30 mil por nossos viaturas....
A pergunta que a GM faz é:
QUANTOS DE NÓS PODERIAM OU PAGARIAM R$ 80 A 90 MIL POR UM SUZUKI, TRACKER, ETC....?
Será que neste preço Não se optariamos por um Mitsubishi Pajero TR4?
Ninguém deseja mais do que a GM (ou qualquer outra montadora) poder vender algo ao mercado.... tem até um ditado que diz..... IDENTIFIQUE O MERCADO E DEPOIS PRODUZA..... NUNCA PRODUZA PARA DEPOIS PROCURAR UM MERCADO.....
podem ter certeza que a GM, assim como outra montadorastambém, dão suas espiadas por este e outros foruns.... e se naum estão vendendo nada para nós é por que naum conseguiram produzir nada melhor que um CELTA OFF ROAD ou CROSS FOX :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: dentro da nossa capacidade de pagamento.....
:lol:
:lol:
EU MESMO NAUM POSSO PAGAR HOJE 80 MIL NUM CARRO... mas gostaria que alguém pagasse, só rodasse na cidade por cinco anos para me vender a viatura em 2010 ainda inteirinha por uns 30 a 40 mil.....
A Suzuki nunca voltaria ao Brasil sem modelos que atinjam as massas.... mas aí estaria concorrendo com a mãe GM não?
[]s a todos sem acreditar em Papai Noel, Saci Pererê ou na Volta da Suzuki para o Brasil...
comissoli
15/12/2005, 15:54
Galera,
Depois de um tempo ausente volto apenas para manifestar minha indignação.
Não é culpa da GM ou da Suzuki o que relato aqui, mas sim do nosso inenarrável GOVERNO brasileiro.
Estive recentemente em Santiago no Chile, onde infelizmente não pude levar meu carro, para fazer algumas aventuras de féria nos Andes.
Lá fiquei pasmo com a quantidade enorme de VITARAS e todas as variações possíveis e imagináveis de jipes, SUVs e off-roads em geral que são a preferência nacional de nossos vizinhos.
Fui até uma concessionário procurar algumas peças que existem em abundância e fiquei babando em um GV 2006 0km que reluzia no páteo.
Por curiosidade perguntei o preço e após uma rápida conversão de pesos descobri embasbacado que o o carro sai da loja zerado pela bagatela de... pasmem... U$14.000!!!!!
Ou seja, pelo preço do meu velinho ano 2000 eu poderia ter uma Grand Vitara ZERO KILOMETRO no Chile.
Então colegas, se alguém quer um Vitara de volta ao Brasil, não perca tempo escrevendo para a GM... Escreva para o LULA!!!!
Adilson Souto Paz
15/12/2005, 17:10
Escrever para o Lula????Será que um dia ele vai ler???É que ele viaja tanto que sobra pouco tempo pra ficar no Brasil....e até ele soletrar tudo,já vai tá próximo a outra viajem!!!!!
O imposto no Brasil inviabiliza muito não só o retorno da Susuki, mas também o preço do que pagamos aqui esta sempre acima dos padrões mundias.
se a CRYSLER voltou ao brasil p/ vender a DODGE RAM ( que sempre foi um fracasso de vendas) porque a SUZUKI nao pode voltar??
na boa.. acho que foi o seguinte.. a Suzuki vacilou, quando o dolar tava baixo, vender samurai e vitara de montao ( até mesmo Swift, tem bastante rodando até hoje), mas diferente de outras montadoras na epoca ( renault, peugeot, mercedes, etc..) NAO construiu fabrica, dai a economia brasileira foi pro saco e o dolar disparou, resultado, seus jipinhos ficara caros demais... e as vendas dispencaram...
acho que outro fator que a suzuki tb vacilou foi de nao ampliar o mix de vendas.. ficou focada só no 4x4, deveria ter dado mais antecao nos populares, uma campanha de marketing melhor p/ o Swift poderia docola-lo nas vendas ( alias,, vcs sabiam que a GM antes de lancar o CORSA, pretendia fabricar o Swfit aqui ?) e alem do Swift, a suzuki do JAPAO tb tem aqueleas mini-vans ( igual a Towner) , inclusive tem uma destas rodando aqui em BH, tem tb aqueles caminhoeszinho que a iguas ao que a KIA vende até hoje
enfim... eu acho que o maior erro da suzuki foi nao construir fabrica no brasil e nao apostar mais fundo no Swift popular...
T+
comissoli
15/12/2005, 20:43
Como não gosto de ficar só no boato estou anexando as provas cabais do meu último relato: :wink:
Tercera Generación Grand Vitara
Un modelo Fuerte, Salvaje, Poderoso, Seguro, Sin Límites
El primero de una Nueva Era :P
(foto anexa)
Desde $ 8,790,000 c/IVA
http://www.suzuki.cl
Agora divida o valor em pesos pelo câmbio do dólar no chile: 520
Total: U$ 16.903 ou aproximadamente R$ 37.000,00 :shock:
Ou seja, lá o GV geração III custo no mínimo a METADE do que custaria aqui. Por quê?
Porque temos que pagar ao governo, que tão bem aplica nosso dinheiros os seguintes impostos: Importação, IPI, ICM, Valérioduto, Aero-lula,benefícos na câmara, no senado, dos parentes dos políticos, etc, etc,etc...
Não sou fã dos chilenos, nem morro de amores pelos argentinos, mas tenho que admitir que pelo menos eles tem "collones". Se o governo faz M... vão pra frente da casa rosada bater panela e armam o maior AUÊ.
O que nós brasileiros fazemos além de ficar reclamando (como eu por exemplo)? Tem situação mais absurda que a atual crise política do governo?
Alguém se habilita a uma passeata? Um buzinaço? Qualquer coisa peloamordedeus!
:?
thiago-nit
15/12/2005, 23:06
Escutamos nos jornais altos e baixos das montadoras sempre, e elas nunca nos abandonam. Essa história da suzuki está muito mal contada. Tem cara de preconceito ou sei lá que p@@#@## deve ser. Prejuízo é história pra boi dormir.
Demite mas não abandona :twisted:
A mão-de-obra daqui é barata!!! então, aproveita!! :dance:
Jeanilson
16/12/2005, 19:04
Pessoal,
A verdade é que a Suzuki faz parte do Holding da GM e a presidência do grupo decidiu que não quer mais que as suas marcas entre em concorrência nos mesmos mercados.
Ou seja, aonde o marca Chevrolet era forte (Brasil), saiu a Suzuki. E em lugares onde a Suzuki já estava estabelecida, como o Chile, foi a Chevrolet (que tentava entrar nesse mercado) que "abandonou o barco".
Resumindo, a Suzuki só volta para o Brasil quando os empresários da GM mudarem de idéia sobre a sua estratégia mundial.
[]'s com o pé no chão (mas querendo estar errado também :roll: ).
acho que nem seria por isso nao.. veja bem... bastava a GM fazer como no equador, Argentina e outros paizes... onde SAMURAI/ JIMNY/VITARA sao vendidos com CHEVROLET e vice-versa ( na argentina o nosso CELTA se chama Suzuki FUN, alias chegou a fazer isso.. aqui no Brasil, o G.Vitara era vendido como CHEVROLET TRACKER, lembra-se ?)
enfim... a MARCA chevrolet continua sem sofrer concorrencia... eu acho que os analistas da GM erraram feio no TRACKER Diesel.. pois era topo de linha.... eles tinham que vender carros mais baratos, tipo Jimny ou G.Vitara 3 portas gasolina mesmo..
Jeanilson
17/12/2005, 14:57
acho que nem seria por isso nao.. veja bem... bastava a GM fazer como no equador, Argentina e outros paizes... onde SAMURAI/ JIMNY/VITARA sao vendidos com CHEVROLET e vice-versa ( na argentina o nosso CELTA se chama Suzuki FUN, alias chegou a fazer isso.. aqui no Brasil, o G.Vitara era vendido como CHEVROLET TRACKER, lembra-se ?)
enfim... a MARCA chevrolet continua sem sofrer concorrencia... eu acho que os analistas da GM erraram feio no TRACKER Diesel.. pois era topo de linha.... eles tinham que vender carros mais baratos, tipo Jimny ou G.Vitara 3 portas gasolina mesmo..
Concordo contigo, Fabil! :concordo:
Mas infelizmente parece que o pessoal do GM do Brasil estava mais interessado na "cereja do bolo" (mercado de alto-luxo) e se deu mal devido à baixa procura do "superfaturado" Tracker.
E outra coisa, esse negócio de 4x4 barato não daria certo no Brasil :discordo: , pois de acordo com os analistas da GM o povo só está interessado na aparência Off-Road, e não se o veículo é um 4x4 de verdade ou não. :putz: :putz: :mrgreen:
P.S.: Essa discussão me fez lembrar de um caso que escutei a um tempo atrás: Um senhor estava recebendo um desses Jipões importados na concessionária quando disse para o vendedor que estava demonstrando o controle para engatar a tração "só me mostra aonde a alavanca tem que ficar para que nunca mais tenha que mexer nela". :putz: :(
[]'s revoltados com o 4x4 ter virado símbolo de status.
bom... acho que nossa unica "luz no fim do tunel" se a carroagem continuar nessa estrada, e num futuro nos contentarmos com TROLLER mesmo.... que atualmente é o unico 4x4 de verdade ( eixo rigido dianteiro, chassis e reduzida) que temos no mercado, nem vou contar com MARRUÁ, que segundo um vendedor da agrade me disse que daquele lote de 100 unidades destinadas a uso civil nao foram vendidas nem 10!!!! aqui em MG NENHUMA foi vendida... na concessionaria AGRALE daqui de BH tem dois marruas ENCALHADOS lá que nao vende nem fudendo!!
Defender90 tb já foi pro saco...
Pajerinho TR4 nao aguenta o regasso em trilhas pesadas, se for p/ leve e medias até vai.... ( e nao sei o pq a Mitsubish NAO vende aqui a versao 3Portas??? sim ela existe!! ví varias rodando na argentina)
T+
freitasjr
18/12/2005, 13:23
bom... acho que nossa unica "luz no fim do tunel" se a carroagem continuar nessa estrada, e num futuro nos contentarmos com TROLLER mesmo.... Defender90 tb já foi pro saco...
Pajerinho TR4 nao aguenta o regasso em trilhas pesadas, se for p/ leve e medias até vai....( e nao sei o pq a Mitsubish NAO vende aqui a versao 3Portas??? sim ela existe!! ví varias rodando na argentina)
T+
Fabil discordo de vc... quem fala isso é pq desconhece o carro. Aliais já vi aqui no forúm muitas opiniões do tipo : "Picapes só servem p/ ir em estradinhas de terra batida até o sítio" , ou "O Sportage não serve pois é muito baixo; o Vitara é melhor" (o sportage e G.Vitara originais tem 19,5 cm em relação ao solo), outra, "a TR4 não serve pra trilhas como o Troller pois é muito baixo" (tanto a TR4 como o Troller Originais possuem 21,5 cm de altura em relação ao solo).
Ora tb participo de trilhas e já vi Vitara, Defender, Troller, TR4, demais Pajeros, Picapes, Jipes e etc atolarem e quebrarem em trilhas; o lugar aonde um determinado 4x4 vai atolar ou quebrar e os outros não quer dizer que ele seja ruim...
Isso varia muito tem lugares que um Troller ou Picapes passam fácil e os demais atolam, já em outros lugares Vitaras, TR4s passam e ficam Trolles e Defenders; já em outros obstáculos as Picapes por terem entre eixos grande não passam... e assim por diante.
E isso vai muito tb do braço e conhecimento do cara na ora de passar e da manutenção das viatura, ou seja, do estado em que elas se encontram no momento.
Tb é claro que existem uns 4x4 mais capacitados que outros(mais não em 100%, melhor em tudo), porém algumas pessoas aqui do forúm acham que só a sua presta, só ela é capaz de superar grandes obstáculos e as demais marcas de 4x4 não...(estou generalizando... não estou dizendo que vc falou isso Ok)
Agora tb não se pode comparar um modelo de 4x4 original, com outro 4x4 todo modificado e com pneus quase do tamanho de um pessoa :)
Pois se é pra tirar toda a originalidade do carro com grandes modificações, se pode fazer isso em qualquer viatura 4x4 e deixa-la pau pra toda obra.
Então, o que muitas vezes ocorre por aqui, são opiniões baseadas em achismos, em outras pessoas querendo supervalorizar o seu carro em detrimento dos outros carros, ou não conhecimento de causa(baseia-se em opinião de outros e nem sequer nunca andou no carro do qual estar falando).
Por fim, a maioria dos carros 4x4 com reduzida, se equiparam em muitas coisas, claro como eu já disse anteriormente, uns possuem umas características melhores do que outros, porém perdem também em outras... digo isso por já ter andado em vários 4x4 de colegas e em ver na PRÁTICA nas trilhas, que TODOS, tem suas fraquezas e atolam e quebram tb...inclusive aqueles que dizem ser Pau Pra Toda Obra...
Bem essa "carta" não tem nada de pessoal contra ninguém é só para esclarecer algumas mensagens que eu tenho visto aqui no forúm(muitas dessas afirmações as vezes não têm teor intencional de se desfazer desta ou daquela viatura, mas sim por desconhecer do carro que se fala) que não condiz com a realidade dos fatos...
[]s atenciosamente, Francisco de Freitas...
Olá Freitas..
bom... em parte o que vc falou é verdade, se formos comparar todos os nossos 4x4 novos atualmente disponiveis no mercado, eles se equiparam, em detalhes tecnicos, mas nas trilhas as diferencas sao enormes...
eu tb já fiz trilhas com trollers, pickups, defenders, pajeros etc...
mas a questao é que p/ quem realmente quer fazer trilhas, nao se pode ficar limitado a originalidade de cada carro.
eu posso estar completamente errado, mas um jipe apto a encarar trilhas pesadas e a um custo rasoavel, deve atender os seguintes requisitos:
1- chassis independente da carroceria
2- eixo rigido dianteiro
3- caixa de reducao
e hoje apenas 3 jipes disponeiveis no mercado atendem, sao Troller, Defender90 e Marrua ( este ultimo em parte, pois nao tem reduzida)
o resto possuem grandes limitacoes em trilhas..
pickups fazem trilhas pesadas ? fazem, mas com certesa sofrem muito mais devido ao seu grande entreeixos ( agarra o chassis no chao), em passagens estreias entre arvores, etc... obvio tem situacoes onde veiculos grandes levam vantegens, como erosoes, valas, etc... atualmente todas as pickups 4x4 sao IFS, ou seja, se vc quiser levantar a suspesao p/ melhorar no off-road o custo e a complexidade é muito maior...
Pajerinho TR4, seu subchassis e IFS sao os grandes limitadores, caso queira prepara-la p/ trilhas... a menos que recorte fora os para-lamas, pode esquecer pneus maiores. voltando ao subchassis , fico imaginando daqui a alguns anos, se uma pajerinho depois de muita trilha com muita torcao se as portas dela vao fechar direitinho....
nao estou aqui com "achismos" sobre qual é o melhor ou pior jipe, estou apenas expondo meu prós e contras sobre eles baseado no que já VÍ ao vivo e em cores nas trilhas.
T+
freitasjr
18/12/2005, 23:55
Olá Freitas..
eu tb já fiz trilhas com trollers, pickups, defenders, pajeros etc...
mas a questao é que p/ quem realmente quer fazer trilhas, nao se pode ficar limitado a originalidade de cada carro.
Caro colega, entendo o que vc quer dizer, mas quando falei em originalidade quiz dar ênfase na parte de que se os carros originais 4x4 com redução se equiparam em muitas coisas, então p/ diferencia-los deixando-os melhores que outros, vai depender do Grau de modificação(quantidade, tamanho e $$$) que pretende fazer. E isso dar p/ fazer em qualquer 4x4. Em uns um pouco mais fáceis que outros... mas em todos dar.
eu posso estar completamente errado, mas um jipe apto a encarar trilhas pesadas e a um custo rasoavel, deve atender os seguintes requisitos:
1- chassis independente da carroceria
2- eixo rigido dianteiro
3- caixa de reducao
Por falar nisso, tem uns aqui do forúm que por conta desse custo razoável, fazem tantas adaptações estranhas em seus Suzukis(colocando peças de qualidade duvidosa), como por bomba de combustível de corsa, mola de suprema, amortecedor de Chevy, peças no motor de uno, monza, na suspenção de kombi, etc que de Vitara ou Samuka original só tem a carroceria e chassi(e olhe lá se não é modificado em algumas coisas), e com isso a robustez da viatura vai pro saco.
e hoje apenas 3 jipes disponeiveis no mercado atendem, sao Troller, Defender90 e Marrua ( este ultimo em parte, pois nao tem reduzida)
o resto possuem grandes limitacoes em trilhas..
pickups fazem trilhas pesadas ? fazem, mas com certesa sofrem muito mais devido ao seu grande entreeixos ( agarra o chassis no chao), em passagens estreias entre arvores, etc... obvio tem situacoes onde veiculos grandes levam vantegens, como erosoes, valas, etc... atualmente todas as pickups 4x4 sao IFS, ou seja, se vc quiser levantar a suspesao p/ melhorar no off-road o custo e a complexidade é muito maior...
A complexidade não chega a ser tão grande assim... o que eu já vi nesse forúm de carros modificados(da forma correta), verdadeiros monstrengos(no bom sentido da coisa) Picapes, Trollers, Defender, Pajeros, Vitaras, Samukas... tudo aqui mesmo no forúm... As vezes vejo uns dizerem: "cara esse tipo de modificação não dar p/ fazer nesse tipo de viatura"; aí chega outro e põe uma foto da viatura em questão toda modificada parecendo um Big Foot 8)
Pajerinho TR4, seu subchassis e IFS sao os grandes limitadores, caso queira prepara-la p/ trilhas... a menos que recorte fora os para-lamas, pode esquecer pneus maiores.
:discordo: Tb não é assim, na minha pus pneus um pouco maiores e mais off-road, eu disse um pouco pois não queria mudar muito a originalidade do carro(1º p/ não ficar muito xoxô na estrada e 2º não gosto de trilhas com GRANDES erosões, prefiro aquelas com travessias de uma boa lama, rios, mata e dunas). Agora se eu quizesse aloprar nos pneus, bastava fazer um body lift, colocar uns pneusãos e por alargador de paralamas como tantos aqui no forúm fazem... mas Rock Crawling não é meu forte.... e a maioria dos body lifts que vejo aqui no forúm não são tão exagerados assim.
O Spider e o Hulk por exemplo são casos a parte; p/ chegar naquele ponto foi gasto muito dinheiro e seus proprietários tem uma concepção de trilhas diferente de que alguns aqui do forúm tem(eles pegam erosões que mais parecem precipícios p/ os demais veículos).
E as modificações que vc efetuou no seu Samurai por exemplo(pelo que se vê nas fotos) da pra fazer na maioria dos outros carros sem problemas :concordo:
voltando ao subchassis , fico imaginando daqui a alguns anos, se uma pajerinho depois de muita trilha com muita torcao se as portas dela vao fechar direitinho....
Se fosse assim não se fazia trilhas pesadas com elas... até pq carros(seja ele qual for) que fazem trilhas Extremamente PESADAS têm reforço pra tudo que é lado... e isso serve p/ qualquer carro. Vc mesmo já deve ter visto aqui no forúm reforços até mesmo em carros com chassi independente da carroceria feito por aqueles que botam pra torar nas trilhas.
E se o cara quizer mesmo botar pra quebrar, na bagaceira mesmo, sem pena nem dó, não precisa nem de modificação, basta comprar a TR4R que já vem pronta pra isso, reforçada e tudo mais(e se é fã de picape, pega a L200 RS que a Mit dispõe tb) e a diferença de preço nem é tão grande assim e usada(TR4R e L200 preparada) tem bastante p/ vender por aí; basta ver no mercado livre.
nao estou aqui com "achismos" sobre qual é o melhor ou pior jipe, estou apenas expondo meu prós e contras sobre eles baseado no que já VÍ ao vivo e em cores nas trilhas.
1º Vc foi um pouco passional na sua defesa em relação aos Suzukis(isso é natural, afinal sempre puxamos a sardinha p/ o nosso lado) e dizendo que apenas os trollers e defender serviam ao propósito off-road de verdade e pondo os Suzukis(Vitara e Samurai) no mesmo grau de robustez que os Defender e troller, misturou tudo(vc pode não ter tido a intenção, mas do jeito q escreveu pareceu isto)...e não é; ele ta junto com as pajeros, samukas, Galloper, picapes etc. Em questão de robustez(durabilidade), vc tem razão quando se refere ao Defender(mas bota ele pra subir uma duna de areia fofa BEM íngrime por exemplo pra vê se vai)... aqui já entra aquela história de o carro ser bom em uma coisa e nem tanto em outra.. o Troller é robusto tb, mas nem tanto quanto o Defender, porém tem outras características melhores... como disse anteriormente, não existe um 100%...
2º não pense que com estas minhas declarações eu não gosto de vitaras, pelo contrário(tanto que acompanho o forúm dos Suzukis), já pensei até em comprar um, ou melhor em trocar minha TR4 por um G. Vitara(por ser a diesel "economia e aquele barulhinho q só motor a diesel tem.. acho legal" ter bancos + confortáveis) por 50 mil(receberia 20 mil pela troca da minha TR4 e usaria p/ ajeita-lo como um lift , troca de pneus e manutenção); depois desistir por saber que ele não tinha diferencial central blocante como as TR4 e por descobrir alguns pontos de ferrugem no motor. Trocar um usado por um novo ainda na garantia... pensei melhor e decidi não trocar e gastar mais um pouco de $$ na minha pajero e deixa-la mais a meu gosto.
Porém acho um excelente carro e se tivesse dinheiro p/ comprar e manter 2 carros, compraria um.
Caso fui rude em alguma afirmação minha, desculpe-me, não foi a minha intenção, só quiz esclarecer alguns pontos em que discordo de vc e de algumas postagens não muito condizentes com a realidade dos fatos(de outras pessoas) aqui do forúm. Não pretendo me estender mais em mensagens desse teor aqui neste tópico, p/ não fugir do assunto abordado "Suzuki no Brasil - Mobilização".
Aliais por falar nisso, acho que o que fez a Suzuki sair do Brasil não foi uma única causa e sim a união de várias(altos impostos, estratégia de mercado da GM e concorrência), aliais não entendi o pq da TR4 da mitsubishi emplacou e o Tracker não(uma vez que estão na mesma faixa de preço) e possuem características off-road semelhantes...
Será que seria pelo fato de não ter marketing ? A suzuki e ou a GM nunca puseram seus carros p/ competição como fazem a mitsubishi com as L200 e TR4(rally dos sertões Mitsubishi motorsports e outros). O Troller é outro que estar na mesma faixa de preço e emplacou... Talvez se a GM tivesse tb alem do Traker vendido o Jimy e o Vitara(p/ ajudar nas vendas) e feito um marketing legal, não necessitaria a retirada dos Suzukis do Brasil.
[]s cordialmente, Francisco de Freitas...