Ver Versão Completa : Tração 4x4 Grand Vitara não aciona
Pessoal, gostaria de agradecer a oportunidade de manifestar um problema que meu Grand Vitara manual está tendo, espero que apareçam algumas respostas para ajudar a solucionar o meu problema e de outros membros que passarem por situação semelhante.
Estive andando na areia com em 4x4 L, entre 3.000 a 4.000 rotações, em baixa velocidade, 35km/h aproximadamente, parei o carro, depois mudei para 4x2 para entrar no calçamento e em seguida parei novamente para acionar a reduzida de novo para subir até a praia por um morro pequeno. Acontece que quando liguei pela segunda vez, não tracionou as 4 rodas.
A embreagem está normal, o câmbio e a tração não fazem nenhum barulho, apenas não traciona.
Fica a dúvida, nesses casos em que a tração deixa de funcionar, o que poderá ter dado problema? Queria saber quais peças podem dar problema quando a tração não aciona? O indicador da tração no painel naturalmente não acende mais também.
Obrigado, espero as respostas dos amigos colaboradores.
Qual o tipo de engate da tração da sua GV? se for a vácuo pode ser apenas uma mangueira cortada...tem a válvula selenóide também...se for ela, prepara o bolso...a da tracker do meu pai tá com problema e já foi encomenda por algo em torno de mil latinhas...
valeu e boa sorte
Não sei exatamente qual o tipo de engate da tração do meu GV nos termos técnicos, se a vácuo ou válvula selenóide. Mas é um Grand Vitara 98/99, motor 2.0, 4 portas. Se esses dados ajudar ...
Valeu João.
Fauzer se vc diz q n estala e n faz barulho algum vamos por partes, se tiver disposição é claro:mrgreen:
1- Verifique se não tem algum fusível queimado, pois se tiver o compressorzinho que aciona o diafragma dentro do diferencial n funciona.
2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..lógico:mrgreen:, ao acompanhar a mangueira verifique possíveis rasgos ou furos, se tiver algum dos 2 ítens vc terá q trocar a mangueira, peça p/ alguém acionar a tração de dentro do carro e coloque a mão em cima do compressor, se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?
3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.
4- Feito todo este procedimento e mesmo assim a luz n acendeu no painel e nem a tração funcionou, pode preparar o bolso p/ comprar um diafragma, esta peça fica dentro do diferencial e tem a função de travar as planetárias na cx satélite, ou em último caso o compressor pode ter ido pro saco tb.
5- Tive um problema de diafragama também, o meu simplesmente rasgou pois enferrujou por falta de uso do antigo dono e ao começar a usar a tração a ferrugem que tava presa nele acabou furando, causando perda de pressão e não acionando.
6- O que fiz foi o seguinte, eliminei o diafragma e mandei confeccionar uma flange travando o sistema por defintivo, e p/ os semi eixos e cx satélite não ficar rodando totalmente instalei roda livre, assim os semi eixos ficam parados, com este sistema o único desconforto que antes n precisava descer do carro, agora tenho que descer p/ ligar as roda livres pois coloquei manual, fora a melhora no consumo de combustível que caiu um pouco e sinto o carro mais solto.
Segue algumas fotos da flange que fiz.:concordo:
Joao Baeta
21/11/2009, 11:37
:arrow:Uma coisa Nagata...
Qnd eu estava no meu GV... a 4x4 nao funcionava... E sabia que o sistema é a vacuo.... E tinha um fio que era metal com a borracha... E tinha soltado.... Era só encaixar e ligou na hora a 4x4!
Onde fica esse fio? Na parte dianteira... Que fica no meio do carro... Sabe onde a diferencial dianteiro...... Pouco abaixo.... Um fio fino... é ali que tinha soltado!!!! :concordo:
2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..[...]se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?
3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.:concordo:
Não foi encontrado nenhum furo na mangueira, os terminais estãos todos conectados, foi checado tb.
O compressor está funcionando, permanece vibrando quando aciona a tração. Não sei se está mandando ar suficiente pra ativar a 4x4. Existe essa possibilidade?
Ae pessoal, o meu caso parece que vai ser solucionado com a manutenção do compressor, pois o problema está nele mesmo. O mecânico testou assoprando as mangueiras, e a tração dianteira voltou a funcionar.
Obrigado pelas respostas, grande abraço a todos!
Que bom Fauzer, quem sabe uma boa limpeza não resolva, mas cuidado que pode lhe deixar na mão, por isso parti p/ este sistema que fiz, é totalmente confiável, só fico sem tração se a roda livre for pro saco ou quebrar C&P, se quebrar roda livre é o de menos pois o flange das pontas de eixo guardo dentro do carro caso precise.
Joao Baeta
25/11/2009, 22:32
:arrow:Deve tar entupido ali..... Sorte! :dance:
Marco-Maga
29/11/2009, 18:44
E ai Fauzer,
Ja resolveu o problema ? Pode dizer o que era e como foi resolvido...
Abs.
Em razão das respostas de valia dos amigos colaboradores, é com enorme satisfação que digitarei a solução desse caso que deixou meu carro por 3 semanas sem a utilização da função 4x4.
Como afirmei acima, o problema estava no acionador da tração, na parte da bolsa/membrana, pois estava rasgada. O motor dessa peça estava bom.
Tentei resolver o problema indo em três oficinas que me foram indicadas, mas não encontrei a mesma peça usada que estivesse funcionando para substituir apenas a parte que continha a bolsa que era responsável para bombear o ar para as mangueiras do sistema da tração. Todas as peças usadas que encontrei nesses locais também estavam com a membrana deteriorada, logo, parece que não é possível trocar a membrana porque é descartável, se abrir o local onde está a membrana, se quebrará.
Não encontrei a peça para pronta entrega aqui em Fortaleza/CE, e nem precipitei em comprar uma nova a distância, pois o preço varia entre 600,00 a 1.200,00 reais. Então comprei uma similar, fisicamente igual, da Mitsubishi L200 Triton, tendo que fazer apenas uma adaptação da tomada do novo acionador.
Vantagens: foi BEM mais barato que o preço da peça original e fácil de achar.
Desvantagens: nenhuma, só queria saber disso antes, uheuheuhea.
Espero ter ajudado quem tiver passando por esse problema que passei.
Saudações.
Marco-Maga
09/12/2009, 15:59
Em razão das respostas de valia dos amigos colaboradores, é com enorme satisfação que digitarei a solução desse caso que deixou meu carro por 3 semanas sem a utilização da função 4x4.
Como afirmei acima, o problema estava no acionador da tração, na parte da bolsa/membrana, pois estava rasgada. O motor dessa peça estava bom.
Tentei resolver o problema indo em três oficinas que me foram indicadas, mas não encontrei a mesma peça usada que estivesse funcionando para substituir apenas a parte que continha a bolsa que era responsável para bombear o ar para as mangueiras do sistema da tração. Todas as peças usadas que encontrei nesses locais também estavam com a membrana deteriorada, logo, parece que não é possível trocar a membrana porque é descartável, se abrir o local onde está a membrana, se quebrará.
Não encontrei a peça para pronta entrega aqui em Fortaleza/CE, e nem precipitei em comprar uma nova a distância, pois o preço varia entre 600,00 a 1.200,00 reais. Então comprei uma similar, fisicamente igual, da Mitsubishi L200 Triton, tendo que fazer apenas uma adaptação da tomada do novo acionador.
Saudações.
Fauzer,
Ainda bem que conseguiu resolver, quanto pagou por essa da L200 triton?
Por acaso vc fez fotos da instalação?
Abs.
R$ 400,00 na peça nova no januario auto peças.
Nelmont França
24/03/2010, 15:59
R$ 400,00 na peça nova no januario auto peças.
Fez fotos?
Na hora que o eletricista fez a adaptação dos conectores da nova peça nem lembrei de registrar.
Mas não tem erro, se alguém quiser substituir o acionador quebrado por outro alternativo, pode seguir as orientações que passei acima, procure no comércio paralelo que é menos caro.
Nelmont França
25/03/2010, 09:40
Na hora que o eletricista fez a adaptação dos conectores da nova peça nem lembrei de registrar.
Mas não tem erro, se alguém quiser substituir o acionador quebrado por outro alternativo, pode seguir as orientações que passei acima, procure no comércio paralelo que é menos caro.
Vê se consegue pelo menos fotos da Bolsa/Membraca rasgada para que possamos ter idéia do que é...
Vê se consegue pelo menos fotos da Bolsa/Membraca rasgada para que possamos ter idéia do que é...
Era membrana de ar pq a peça (acionador do 4x4 dianteiro) não mandava ar suficiente para as mangueiras onde ela era ligada. Não abri pq ela é blindada, ou seja, se abrir terá que quebrá-la. O jeito foi procurar outra usada, mas como não encontrei, peguei uma similar da mitsubishi l200 triton, nova.
Depois vou procurar fazer uma foto dessa peça pra colocar aqui.
abr.
Nelmont França
26/03/2010, 12:56
Era membrana de ar pq a peça (acionador do 4x4 dianteiro) não mandava ar suficiente para as mangueiras onde ela era ligada. Não abri pq ela é blindada, ou seja, se abrir terá que quebrá-la. O jeito foi procurar outra usada, mas como não encontrei, peguei uma similar da mitsubishi l200 triton, nova.
Depois vou procurar fazer uma foto dessa peça pra colocar aqui.
abr.
Ok! Entendido.
Fauzer se vc diz q n estala e n faz barulho algum vamos por partes, se tiver disposição é claro:mrgreen:
1- Verifique se não tem algum fusível queimado, pois se tiver o compressorzinho que aciona o diafragma dentro do diferencial n funciona.
2- Verificado fusível e não funcionou,deite embaixo do carro e verifique que atrás do párachoque dianteiro tem um compressor preso a alma de aço com 2 mangueiras saindo dele, uma é do suspiro que sobre ao lado do radiador e o outro se vc observar e ir acompanhando vai entrar na parte traseirda do diferencial dianteiro..lógico:mrgreen:, ao acompanhar a mangueira verifique possíveis rasgos ou furos, se tiver algum dos 2 ítens vc terá q trocar a mangueira, peça p/ alguém acionar a tração de dentro do carro e coloque a mão em cima do compressor, se ele tiver funcionando vc irá sentir uma vibração ok?
3- Verifique se o chicote de ligação do compressor não esta desencaixado ou com fio partido.
4- Feito todo este procedimento e mesmo assim a luz n acendeu no painel e nem a tração funcionou, pode preparar o bolso p/ comprar um diafragma, esta peça fica dentro do diferencial e tem a função de travar as planetárias na cx satélite, ou em último caso o compressor pode ter ido pro saco tb.
5- Tive um problema de diafragama também, o meu simplesmente rasgou pois enferrujou por falta de uso do antigo dono e ao começar a usar a tração a ferrugem que tava presa nele acabou furando, causando perda de pressão e não acionando.
6- O que fiz foi o seguinte, eliminei o diafragma e mandei confeccionar uma flange travando o sistema por defintivo, e p/ os semi eixos e cx satélite não ficar rodando totalmente instalei roda livre, assim os semi eixos ficam parados, com este sistema o único desconforto que antes n precisava descer do carro, agora tenho que descer p/ ligar as roda livres pois coloquei manual, fora a melhora no consumo de combustível que caiu um pouco e sinto o carro mais solto.
Quando vc andar em asfalto ou em pisos como calçamento em 4x2 e com as rodas livres acionadas vai causar algum dano ao diferencial?
Pergunto isso porque esses carros não podem andar em asfalto com o 4x4 acionado, e da forma como vc fez mesmo sem estar no 4x4 e as rodas livres acionadas o conjunto vai ficar girando pelas rodas.
Jadson Alves Carvalho
14/06/2010, 17:28
Caro Fauzer,
Sou novo no forum e queria uma ajuda dos foristas, estou com problema no 4x4 do meu grand vitara, é exatamente na válvula que fica localizada atrás do parachque dianteiro (é um mini compressor).
Pergunto se é a mesma peça que você descreveu.
Olá companheiro,
Conforme respondi por MP, reafirmo que a peça é a mesma que falei no tópico, pode comprá-la, pois geralmente quando o problema é na bolsa (e não no motor) é necessário realizar a troca do produto inteiro.
Abraço!
Jadson Alves Carvalho
16/06/2010, 10:54
Fauzer,
Obrigado pela confirmação, já fiz o pedido aí em fortaleza (januário auto peças), estou só no aguardo para instalar e poder utilizar novamente o 4x4.
Abraço.
LAERCIOMAZZO
22/06/2010, 22:36
Olá amigo:
Tive um problema parecido com o seu já por duas vezes. A primeira foi a bombinha de vacuo que aciona as ponteiras e a segunda apenas escapou o caninho de vacuo do diferencial.
Recomendo antes de mais nada verificar os canihos e a bomba.
Um grande abraco.
Qualquer duvida me envie um e-mail porque tenho entrado pouco aqui na net devido a qualidade do sinal.
e-mail: laercio.mazzo@ham.org.br
Joao Baeta
22/06/2010, 22:58
:arrow:Povo!
Agora o meu GV nao quer saber de 4x4! :mrgreen:
Qnd eu ligo... Ele arma... Mas logo "perde"... Olhei de novo aquele tubinho.... Estava no lugar.. E coloquei fita isolante... Mas mesmo assim ele "perde".....
Olhei a fiação desde da saida de trasferencia...Estava no lugar... E sujo de terra!
Uma coisa que fiquei pensando... No começo do mês... Fui para interior do estado... E uma parte tinha estrada de terra que virava uma lama fina.. Usei 4x4H direto (Usei uns 10 a 15km)....... Só tirei qnd peguei paralelepípedo.... E depois nem usei mais... E pouco tempo fui engatar.... A luz "4WD" liga e "morre"!
Qual é o motivo? :pensativo:
Joao Baeta
23/06/2010, 23:15
:arrow:Alguém pode me ajudar final? :pensativo:
Jadson Alves Carvalho
24/06/2010, 17:12
Infelismente não posso ajudar muito, pois fiz todos os teste citados anteriormente no sistema do 4x4.
O problema do meu é no compressor (q é tipo uma bomba) que fica atrás do parachoque. coloquei um compressor emprestado e acionou normalmente (FUI PREMIADO). Tentei comprar no Januário Auto Peças, foi onde o Fauzer comprou a dele, mas eles me enviaram a peça errada.
Continuo sem 4x4 no meu grand Vitara.
Aí vai a foto da peça quebrada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/G:\Peça\DSC03327
Joao Baeta
24/06/2010, 17:28
Infelismente não posso ajudar muito, pois fiz todos os teste citados anteriormente no sistema do 4x4.
O problema do meu é no compressor (q é tipo uma bomba) que fica atrás do parachoque. coloquei um compressor emprestado e acionou normalmente (FUI PREMIADO). Tentei comprar no Januário Auto Peças, foi onde o Fauzer comprou a dele, mas eles me enviaram a peça errada.
Continuo sem 4x4 no meu grand Vitara.
Aí vai a foto da peça quebrada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/G:\Peça\DSC03327
:arrow:Foto nao apareceu! :pensativo:
Jadson Alves Carvalho
24/06/2010, 17:31
AGORA VAI
G:\Peça\DCS03327.JPG
Jadson Alves Carvalho
24/06/2010, 17:38
:arrow:Foto nao apareceu! :pensativo:
Não estou conseguindo enviar :rolleyes:, mas agora vai...
Jadson Alves Carvalho
24/06/2010, 17:52
Mais fotos do tal mini compressor
Joao Baeta
24/06/2010, 17:56
Mais fotos do tal mini compressor
:arrow:Vou dar olhada esses fios amanhã... Mas fica no pc dianteiro... Esquerdo ou direito? :pensativo:
Jadson Alves Carvalho
24/06/2010, 18:16
:arrow:Vou dar olhada esses fios amanhã... Mas fica no pc dianteiro... Esquerdo ou direito? :pensativo:
Fica no painel frontal, q segura o parachoque dianteiro, quase no meio.
Se olhar por baixo do prachoque é só seguir os canos que vem do diferencial.
Joao Baeta
24/06/2010, 19:44
Fica no painel frontal, q segura o parachoque dianteiro, quase no meio.
Se olhar por baixo do prachoque é só seguir os canos que vem do diferencial.
:arrow:Ok... Irei ver isso amanhã!
E posto o que aconteceu..! :concordo:
Jadson Alves Carvalho
25/06/2010, 09:19
João Baeta,
Não estou achando o compressor pra comprar, onde o Fauzer comprou não tem.
Estou pensando em fazer o que o Nagata relatou no início do tópico, abrir o diferencial e travar as planetárias com um flange confeccionado numa retífica e colocar roda livre manual.
28/06/2010, 11:49
Caro Nagata,
Meu grand vitara deu problema no compressor que aciona o diferencial dianteiro e não estou encontrando um similar pra substituir (o original novo é uma nota). Preciso colocar a tração pra funcionar urgentemente, pois tenho um passeio marcado pro final de julho.
Pegunto se seria necessário colocar roda livre manual realmente, ou se apenas travando o sistema com o flange e deixando a roda livre automática não resolveria???
Caro Jadson Alves,
É lamentável eles terem enviado a peça errada companheiro, pois o produto que me venderam, segundo um funcionário do Januário, era o compressor de tração da L200 triton, apenas com tomadas elétricas distintas da peça original das nossas viaturas, tendo, evidentemente, que mandar um eletricista fazer a adaptação dos fios.
Espero que consiga de um jeito ou de outro, ficarei na expectativa.
Abraço!
Joao Baeta
05/07/2010, 20:03
:arrow:Jadson,
Vc tem como postar a foto do compressor no lugar dele no carro? Pois fiquei olhando e nao achei lá!
Só vejo o diferencial dianteiro e o cano que é suspiro dianteiro.... E tem outro... Que leva a compressor... Mas nao achei!
:pensativo:
Jadson Alves Carvalho
06/07/2010, 09:36
Baeta,
Fique em frente ao carro com o capô aberto, olhe pro final do radiador (um pouco mais pro seu lado esquerdo). O compressor fica parafusado no painel frontal q segura o parachoque, mas amanhã posto as fotos....
Joao Baeta
06/07/2010, 13:10
Baeta,
Fique em frente ao carro com o capô aberto, olhe pro final do radiador (um pouco mais pro seu lado esquerdo). O compressor fica parafusado no painel frontal q segura o parachoque, mas amanhã posto as fotos....
:arrow:Eu vi agora... Pois é um "ovo" com porca no final....!, Depois verei melhor ali! :concordo:
Joao Baeta
10/07/2010, 18:42
:arrow:Eu vi agora... Pois é um "ovo" com porca no final....!, Depois verei melhor ali! :concordo:
:arrow:Corrigindo,
Falei errado acima... Na verdade fica atras do PC dianteiro e colado aquele de aço que fica no lado do radiador.....!!!
Semana q vem eu vejoa final!
Pode ser mal contato ali... Passo WD... Vamos ver se dá....
Qq coisa posto aqui! :concordo:
Jadson Alves Carvalho
14/07/2010, 16:57
Caros Colegas,
Resolvi o problema do 4x4 da vtr, comprei um compressor usado(mas com garantia) na SUZUCAR. Quem tiver interesse é só liguar q eles depacham pra todo Brasil.
brandalise
15/07/2010, 17:34
:arrow:Corrigindo,
Falei errado acima... Na verdade fica atras do PC dianteiro e colado aquele de aço que fica no lado do radiador.....!!!
Semana q vem eu vejoa final!
Pode ser mal contato ali... Passo WD... Vamos ver se dá....
Qq coisa posto aqui! :concordo:
qual o preço do compressor?
Joao Baeta
15/07/2010, 18:03
qual o preço do compressor?
:arrow:Custa 350 na Suzucar! :concordo:
Jadson Alves Carvalho
16/07/2010, 15:41
:arrow:Custa 350 na Suzucar! :concordo:
NOTA DE REPÚDIO
A SUZUCAR deve estar trabalhando com preços diferenciados para alguns clientes, pois comprei o compressor(usado, mas com garantia) por R$ 450,00, sendo q comprei ainda outras peças como por exemplo as bobinas de ignição por R$ 360,00 cada.
Ao comprar alguma coisa na Suzucar, é bom falar no nome do Baeta (jamais no meu):mrgreen:, ou será que a comissão q o Aécio (vendedor) colocou no meu pedido tá um pouco acima?????
CUIDADO...
Jadson Alves Carvalho
19/07/2010, 16:58
Esse final de semana apreceu mais um problema no 4x4 do grand vitara, a membrana (bolsa de ar responsável de travar o sistema) q fica dentro do direfencial dianteiro rasgou. Resultado, estou sem 4x4 novamente.
Esse final de semana apreceu mais um problema no 4x4 do grand vitara, a membrana (bolsa de ar responsável de travar o sistema) q fica dentro do direfencial dianteiro rasgou. Resultado, estou sem 4x4 novamente.
Deu problema na peça (motor e membrana) que vc comprou na suzucar?
Jadson Alves Carvalho
21/07/2010, 11:38
Não,
Deu problema no original do carro. Primeiro no compressor(comprei usado na Suzucar) aí tracionou normal, mas esse final de semana a membrana rasgou(comprei tb usada na suzucar, pois era a única q tinha).
Amanhã vou pegar o carro e testar novamente.
Bandinho
21/09/2010, 09:37
Pessoal a tração do meu GV não está acionando. Quando retiro o compressor do local e ligo direto na bateria ele funciona normal, não encontrei fusível específico no carro e tb não vi nenhum queimado. Na alavanca de tração tem algum interruptor que envia corrente? Alguma sugestão?
Abs
Joao Baeta
21/09/2010, 13:27
NOTA DE REPÚDIO
A SUZUCAR deve estar trabalhando com preços diferenciados para alguns clientes, pois comprei o compressor(usado, mas com garantia) por R$ 450,00, sendo q comprei ainda outras peças como por exemplo as bobinas de ignição por R$ 360,00 cada.
Ao comprar alguma coisa na Suzucar, é bom falar no nome do Baeta (jamais no meu):mrgreen:, ou será que a comissão q o Aécio (vendedor) colocou no meu pedido tá um pouco acima?????
CUIDADO...
:arrow:Jadson.....
Sempre entro em contato com Edvaldo.....
Nunca tive problema com eles.....:concordo:
Bandinho
22/09/2010, 22:03
Fala João, nenhuma idéia do problema da tração?
Abs
Giovanni Morano
29/09/2010, 14:16
Galera é o seguinte, nunca tive problemas com a minha tração 4x4...
No ultimo passeio que fiz, notei que o 4 w d do painel! esta piscando em um intervalo de 9 segundos...
Bom, o unico teste que eu fiz, observando este topico foi, acionei o 4x4 so com a chave da bateria ligada! e fui verificar o compressor, pois bem constatei que ele faz um barulho toda vez que a luz do painel se apaga!
...E agora o que faço?
Obrigado...
Joao Baeta
29/09/2010, 14:36
Fala João, nenhuma idéia do problema da tração?
Abs
:arrow:Bandinho... Pode ser mal contato no compressor ou diafragma furada!
Bandinho
29/09/2010, 21:30
Vou levar no Zesuki 6a. feira(01/10). Tô achando que é o compressor, por tel ele me falou que recupera ou troca o compressor, vou lá conferir. Depois coloco aqui. Fala João, o Marcio me disse q esteve com vc em itaipava.
Vlw.
Joao Baeta
29/09/2010, 21:31
Vou levar no Zesuki 6a. feira(01/10). Tô achando que é o compressor, por tel ele me falou que recupera ou troca o compressor, vou lá conferir. Depois coloco aqui. Fala João, o Marcio me disse q esteve com vc em itaipava.
Vlw.
:arrow:O meu GV tá lá no Zezuki..... Trocando o coração! :concordo:
Bandinho
06/10/2010, 16:05
Levei o GV no zezuki na 6a. feira, 01/10/10, o problema era o interruptor da caixa de transferência e o compressor, troquei e tudo funcionou normalmente. Agora ainda tem os estalos quando tracionado, segundo o zé vou ter que trocar a caixa de satélite do dif dianteiro, se alguém souber onde consigo uma eu agradeço.
Abs
silveriofilhos
25/11/2010, 22:32
Amigos, em meu tracker (2001 mazda) observo que quando aciono a tração, a luz do 4wd funciona uns 10 segundos e se apaga, mas sinto que ele traciona normalmente, ando na praia td certinho .......... porém quando eu saio da areia e retiro a tração, o carro anda tracionado ainda uns 50 metros e quando desacopla faz uma grande pancada lá embaixo e só depois disso volta a rodar normal, solto !!!! ...... estranho .. né ????
Ando na praia quase toda semana ... e sempre a mesma pancada quando desacopla ! ... já estou ficando com receio disso se tornar um problema grave (se já nao for !)
perguntas
1.essa membrana que o jadson fala ... é a mesma coisa do diafragma que fica dentro do diferencial ?????
2. Será que o mini compressor também tem influencia no desacoplamento da tração ???
3. Será que é normal essa luz do 4wd ficar acesa esses 10 segundos e depois se apagar ???
4. É normal nos GV / Tracker, depois de voltar a alavanca para 4x2 (ou seja, desacoplar) o carro ainda andar uns 50 metros para soltar a tração ?? e ainda dar uma tremenda pancada lá embaixo ????
PRECISO DA AJUDA DOS AMIGOS FORISTAS !!! obrigado !:concordo:
Giovanni Morano
26/11/2010, 08:37
Igualzinho a minha, eu faço assim, ja sei que demora para desacoplar, então eu dou uma "rezinha" <--- e sigo em frente! pronto problema resolvido, mas sei que isso nao é normal!
Alguem ajuda ai!:pensativo:
Giovanni Morano
14/07/2011, 18:24
Esse problema eu tive... fica n Homocinetica interna! provavelmente quebrada!
Amigos, em meu tracker (2001 mazda) observo que quando aciono a tração, a luz do 4wd funciona uns 10 segundos e se apaga, mas sinto que ele traciona normalmente, ando na praia td certinho .......... porém quando eu saio da areia e retiro a tração, o carro anda tracionado ainda uns 50 metros e quando desacopla faz uma grande pancada lá embaixo e só depois disso volta a rodar normal, solto !!!! ...... estranho .. né ????
Ando na praia quase toda semana ... e sempre a mesma pancada quando desacopla ! ... já estou ficando com receio disso se tornar um problema grave (se já nao for !)
perguntas
1.essa membrana que o jadson fala ... é a mesma coisa do diafragma que fica dentro do diferencial ?????
2. Será que o mini compressor também tem influencia no desacoplamento da tração ???
3. Será que é normal essa luz do 4wd ficar acesa esses 10 segundos e depois se apagar ???
4. É normal nos GV / Tracker, depois de voltar a alavanca para 4x2 (ou seja, desacoplar) o carro ainda andar uns 50 metros para soltar a tração ?? e ainda dar uma tremenda pancada lá embaixo ????
PRECISO DA AJUDA DOS AMIGOS FORISTAS !!! obrigado !:concordo:
Giovanni Morano
14/07/2011, 18:25
Ola... hoje fui passear.. fiz a trilha todinha, por sinal muito boa! :) deu prazer, servio para testar as mudanças que fiz no 4x4, ficaram otimas!
MAS!!! o 4wd do Painel sumio! fiquei sem 4x4 e agora... esta com cara de cionador de 4x4!
Giovanni Morano
16/07/2011, 18:18
Ola... hoje fui passear.. fiz a trilha todinha, por sinal muito boa! :) deu prazer, servio para testar as mudanças que fiz no 4x4, ficaram otimas!
MAS!!! o 4wd do Painel sumio! fiquei sem 4x4 e agora... esta com cara de cionador de 4x4!
Bom quando aciono a alavanca do 4x4, fui verificar se o motorzinho esta fazendo barulho... e esta sim fazendo... barulhinho normal! e depois que enche( ou nao) ela deixa de fazer o barulho...
Hoje fiz um monte de testes! e o 4x4 entra e sai... nao sustenta! como se o motorzinho estivesse fraco! Acho que nao é o sensor da caixa...pq se nao o motor nao estaria respondendo!
LUZ NAO ACENDE!
é assim mesmo? me ajudem!:pipoca:
Giovanni Morano
17/07/2011, 20:11
O legal é que falo cmg mesmo... hehe... mais tenho certeza que esse topico ainda vai ajudar alguem!
Bom quando aciono a alavanca do 4x4, fui verificar se o motorzinho esta fazendo barulho... e esta sim fazendo... barulhinho normal! e depois que enche( ou nao) ela deixa de fazer o barulho...
Hoje fiz um monte de testes! e o 4x4 entra e sai... nao sustenta! como se o motorzinho estivesse fraco! Acho que nao é o sensor da caixa...pq se nao o motor nao estaria respondendo!
LUZ NAO ACENDE!
é assim mesmo? me ajudem!:pipoca:
Giovanni Morano
17/07/2011, 20:21
Bom galera, fui em um Mecanico eletricista que me indicaram...:???: e o cara falou um monte de coisa( acho que ele pensava que eu era abestadim) DETALHE nem olhou o carro ja foi falando os problemas!
Fiquei puto... mas me fiz de besta... e disse que voltaria segunda(amanha)(NUNCA MAIS)...:torcendo:
Bom o que fiz... Titulo:A REVOLTA DO LEIGO!!
1- Peguei uma Tracker 09( do sogro hehe)
2- Retirei o acionador e pluguei na minha GV
3 - Retirei meu acionador e coloquei na Tracker
4 - Problema DETECTADO! APENAS O MOTORZIM!
5 - Para retirar os motores USE chaves com a numeração 12, tai as chaves que usei! Tentei muitas até alicate e nao da por causa do espaço!
6 - Notem como estava o meu MOTORZINHO! MEU DEUSSS... muito enferrujado!:parede:
7 - Ja comprei o motorzinho novo via suzucar! 450 reais!
8 - valeu!
9 - Mecanicos complicados!!!! essa foi a revolta do leigo!!!!!:cool::cool::cool:
Bom galera, fui em um Mecanico eletricista que me indicaram...:???: e o cara falou um monte de coisa( acho que ele pensava que eu era abestadim) DETALHE nem olhou o carro ja foi falando os problemas!
Fiquei puto... mas me fiz de besta... e disse que voltaria segunda(amanha)(NUNCA MAIS)...:torcendo:
5 - Para retirar os motores USE chaves com a numeração 12, tai as chaves que usei! Tentei muitas até alicate e nao da por causa do espaço!
6 - Notem como estava o meu MOTORZINHO! MEU DEUSSS... muito enferrujado!:parede:
8 - valeu!
9 - Mecanicos complicados!!!! essa foi a revolta do leigo!!!!!:cool::cool::cool:
Faltou você mostrar e dizer onde exatamente fica esse dito cujo...pq já ouvi muitos do tipo: "fica por trás do parachoque, na frente da roda" .....que nem tartaruga manca....vc nunca viu mais alguém te disse que já !!!
Giovanni Morano
18/07/2011, 17:59
Fica em baixo do parachoque dianteiro... Pregado na flandagem!
Giovanni Morano
21/07/2011, 17:54
Ola galera, comprei outro acionador... Então o que fiz... mandei o meu eletricista verificar, o motor quebrado...ele abrio todo o motorzinho, arrombando, pois é BLINDADO...
Pelo que entendi...ele me explicou que o motorzinho tem uma placa... e um Pistãozinho...e que se desgantam com o uso!
Quando ele esta piscando... é pq esta começando a FALHAR! a tendencia é piorar...com o USO, até ele PIFAR!
Acredite... meu motorzinho sempre piscou desde quando eu comprei...depois de 2 anos ele pifou! quando pifou, peguei o motorzinho da tracker 2009 do meu sogro...NÃO MODIFIQUEI NADA...quando coloquei ele nem piscou... PERFEITO! E para completar... Hoje eu tive o prazer de receber:cool: via SEDEX meu novo acionador, que diz o vendedor é 2008... e adivinha! esta piscando BEM DE LEVE! hehe não sei se fico triste ou feliz... e ai...mando de volta ou fico?:putz:
Concluindo... Mangueira entupida é meio lenda... Ou a mangueira se solta, ou o motor queima...
MAS! cada caso é um caso!
Ola galera, comprei outro acionador... Então o que fiz... mandei o meu eletricista verificar, o motor quebrado...ele abrio todo o motorzinho, arrombando, pois é BLINDADO...
Pelo que entendi...ele me explicou que o motorzinho tem uma placa... e um Pistãozinho...e que se desgantam com o uso!
Quando ele esta piscando... é pq esta começando a FALHAR! a tendencia é piorar...com o USO, até ele PIFAR!
Acredite... meu motorzinho sempre piscou desde quando eu comprei...depois de 2 anos ele pifou! quando pifou, peguei o motorzinho da tracker 2009 do meu sogro...NÃO MODIFIQUEI NADA...quando coloquei ele nem piscou... PERFEITO! E para completar... Hoje eu tive o prazer de receber:cool: via SEDEX meu novo acionador, que diz o vendedor é 2008... e adivinha! esta piscando BEM DE LEVE! hehe não sei se fico triste ou feliz... e ai...mando de volta ou fico?:putz:
Concluindo... Mangueira entupida é meio lenda... Ou a mangueira se solta, ou o motor queima...
MAS! cada caso é um caso!
A depender do valor que você pagou no usado.....vê o preço do da Triton, pois aqui mesmo no fórum teve um caso que o cara fez uma pequena adaptação e ficou show de bola...
Giovanni Morano
22/07/2011, 10:55
Elisson! não gosto de modificações...Conheço o cara que fez isso...é o FAUZER daqui de Fortal! Hoje ele quer vender o carro...não me pergunte pq... Paguei 400!! vou ficar sim...hoje vou testar... se estiver bom...fico...:pular:
Ricardo Diego
31/08/2011, 11:08
Acho interessante compartilhar minha experiência, pode ajudar a alguém!
No meu caso, do nada o 4WD não apareceu mais no painel, fiquei sem entender o porque. Fui vendo nos fóruns e descobrindo as peças. Na verificação, descobri que o problema estava no motorzinho citado nos outros post (o compressor). Decidi retirá-lo para dar uma averiguada, já que sou curioso até demais por essas coisas. Abri a tampinha metálica e de cara identifiquei a bronca: meu motor estava CHEIO DE ÁGUA! então, daí comecei a enxugar, secar, WD40, limpa contato, etc etc. Quando botei 12V pra testei, verifiquei que o motorzinho (tem um motor elétrico) estava travado. Lá vou eu abrir o motor pra poder lubrificar novamente e ver se o rolamento soltava. Na luta (tava BEEEM travado) acabei rompendo aqueles fiozinhos dourados do bobinamento do motor. Bronca graaaaaande.
Achei que seria mais fácil conseguir alguém que rebobinasse, mas o detalhe é que como muitos fios romperam e os técnicas não tinham como saber qual a sequência dos fios. Aí sim eu estava ferrado, pois teria que conseguir outro motor IGUAL pra poder mostrar ao técnico a sequencia e ele rebobinar meu motor igual. É lógico que eu nem pensei em pedir a alguém pra que tivesse um GV ou Tracker pra retirar o motor e tals... a solução foi substituir o induzido por outro. Deu trabalho, mas foi fácil e funcionou perfeitamente. Coloquei ontem e quando engato a luz não pisca, fica 100% do tempo acesa e o carrinho tá uma maravilha! Me livrei de ter que comprar outro usado por 400 conto lá na Suzucar! Que bom!
Caso alguém tenha um problema parecido e precise de mais detalhes, estou à disposição!
Valeu!!!!
Acho interessante compartilhar minha experiência, pode ajudar a alguém!
a solução foi substituir o induzido por outro. Deu trabalho, mas foi fácil e funcionou perfeitamente. Coloquei ontem e quando engato a luz não pisca, fica 100% do tempo acesa e o carrinho tá uma maravilha! Me livrei de ter que comprar outro usado por 400 conto lá na Suzucar! Que bom!
Caso alguém tenha um problema parecido e precise de mais detalhes, estou à disposição!
Valeu!!!!
Homi, dê logo os detalhes...vc colocou o induzido de qual carro e quanto foi??? você mesmo trocou??? O meu tá piscando, quando comprei o carro não acontecia...então de antemão já fico sabendo pra se caso acontecer já fazer a miota aí!!! Vlw...
Se tivesse fotos do serviço teria sido tão bom!!! :sad:
C_Renato
01/09/2011, 11:52
também estou na mesma situação....a bendita luz 4wd piscando......pense num mendo de ficar atolado..hehehe
Diz aí os detalhes, Ricardo Diego....:pipoca:
Ricardo Diego
02/09/2011, 01:51
Bom, eu realmente deveria ter tirado fotos do serviço. Só nao o fiz porque eu nao tinha certeza de que ia dar certo.
Seguinte. A minha luzinha 4wd tambem piscava e agora esta zero bala. Entao vou falar tudo o que fiz. Bom, a peça consiste em duas partes. Uma é o motor elétrico e a outra é uma q tem um circuito e uma outra pecinha q entendi como sendo um sensor de pressao. No caso eu mexi nas duas partes. Tem uma tampa quadrada metálica que vc vai afastando as laterais e ela sai. Quando ela abre, vc ja vai ver a parte do circuito. Tirando dois parafusos q tem la, o conjunto sai e voce pode ver se as borrachinhas estao boas (sao dois aneis de borracha, no final da peça). No meu caso eu limpei tudo, lubrifiquei e coloquei no canto de novo. Testei com multimetro a plaquinha e vi q estava OK. Entao essa parte ja estava pronta. A bronca foi no motor.
Aqui em Natal eu nao achei um rebobinador que soubesse fazer o bobinamento do motor, como falei. Se voces conhecerem alguém bom nisso, é só pedir para dar uma olhada se o motor está funfando direitinho. Se tiver ruim como o meu, o jeito é OU rebobinar (o que foi impossivel) OU tentar substituir o induzido. No meu caso, fiquei irado com os bobinadores de Natal, porque os caras nao sabiam fazer e nao tinham nenhuma idéia. Então voltei pra casa com a peça e resolvi eu mesmo fazer.
Eh o seguinte. Sabe aqueles compressores de encher pneu que funciona ligando no 12V do carro, no acendedor de cigarros: dentro dele tem um motor 12V mais ou menos parecido com o do compressor que aciona o nosso 4x4. Como eu tinha um compressor quebrado aqui, nao me custou nada pegar e tirar o motor de dentro. Quando comparei os tamanhos com um paquimetro e vi que eram compativeis, criei coragem e arranquei as bobinas e o atuador do motor da 4x4 e substituí pelo motor do compressor de encher pneu. Tem que fazer com cuidado, para nao quebrar os fios dourados do compressor do pneu. Mas se quebrar, ainda tem jeito. Isso porque esse compressor usa apenas 3 bobinas e usa um fio beeem mais grosso, dá até pra soldar. O grande lance é ter delicadeza pra tirá-lo com cuidado e instalá-lo no eixo do motorzinho 4x4. Vcs poderiam perguntar porque eu nao troquei logo com eixo e tudo, mas é porque tudo ali é muito específico e o eixo do motor 4x4 tem um furinho na ponta de dentro, para travar no rolamento. Além disso, ele é mais fino um tiquinho, o que vai fazer com que a bobina e o atuador fiquem um pouquinho folgados. Mas isso se resolve. A jogada entao é substituir um pelo outro. Nem precisa tirar o eixo do motor do 4x4 do canto. Como ele é mais fino, vc mela ele com uma cola chamada TEK BOND (achei fácil fácil e aprendi essa vendo um bobinador fazendo um outro serviço), parecida com super bond, mais forte. Assim q passar a cola, vc coloca o conjunto da bobina e do atuador no eixo, girando pra cola espalhar bem. Afaste as escovas pro atuador passar e deixe nessa posicao. Rapidamente o conjunto estará colado. Mas nao terminou ainda. Se vc fechar o motor nesse momento, verá q ele trabalha meio que forçado. O segredo é quebrar as ´orelhas´ da peça redonda onde ficam as escovas e girá-la 90 graus. Feche o motor segurando essa peça o mais perto de 90 graus (tem uns fios q nao vao deixar ficar 90 graus perfeitos). Daí aperte bem os parafusos. Quando for fechar a tampinha metálica, precisa caprichar mesmo para deixá-la hermética. Eu tenho a impressao q o q faz a luz piscar é uma má vedaçao. Entao capriche nesse detalhe.
Feito tudo isso, coloque 12 volts nos fios q entram no motorzinho e veja se quando ele gira é gerado um sopro pelos bicos do compressor. Se sim, instale-o no carro e acione a traçao para testar. Foi assim que fiz.
Agora se o de voces ainda nao pifou, acho q nem precisa disso tudo. Basta tirar a peça e dar uma revisada. sugiro q mande um eletrotécnico olhar a parte do motor, para evitar de quebrar os fios (como foi meu caso) e ter q substituir. Fora isso, confira as vedaçoes da peça, limpe e lubrifique os aneis, reaperte os parafusos e teste. De repente só essa revisao ja resolve.
Caso o problema seja mesmo no motor e ninguem consiga rebobina-lo, uma boa saída é usar o do compressorzinho de encher pneu que falei. Me saiu custo zero porque eu tinha um quebrado aqui, mas custa uns 35 reais um novo e sai bem melhor q mandar buscar uma peça usada por 400 conto na suzucar.
Tentei ser preciso, mas fui muito prolixo. Caso vcs precisem de mais detalhes, posso tentar esboçar um desenho. Parece ser dificil mas nao eh. Eh simples demais.
Qq coisa, estou à disposição!
Boa sorte!
C_Renato
02/09/2011, 08:25
:shock: pense num Cabra que sabe o que é detalhe...:chorandoderir:
PARABÉNS!!! ficou muito bom o relato...:concordo:
Como o meu ainda funciona, vou tentar fazer a limpeza e vedação que vc falou. Vamos ver o que vai acontecer....mas já tenho o compresorzinho..:cool:
VLWS!!!
Shoowww....por apenas 35 ou 50 reaus seu compressor tá novo!!!! O meu também tá apenas piscando.....não sei se tenho coragem e "inteligência/paciência" pra executar o serviço.....quem seria a pessoa mais indicada pra resolver a questão?? Quem mexe com compressores????
Giovanni Morano
02/09/2011, 17:59
De mestre viu! Parabens!
Bom, eu realmente deveria ter tirado fotos do serviço. Só nao o fiz porque eu nao tinha certeza de que ia dar certo.
Seguinte. A minha luzinha 4wd tambem piscava e agora esta zero bala. Entao vou falar tudo o que fiz. Bom, a peça consiste em duas partes. Uma é o motor elétrico e a outra é uma q tem um circuito e uma outra pecinha q entendi como sendo um sensor de pressao. No caso eu mexi nas duas partes. Tem uma tampa quadrada metálica que vc vai afastando as laterais e ela sai. Quando ela abre, vc ja vai ver a parte do circuito. Tirando dois parafusos q tem la, o conjunto sai e voce pode ver se as borrachinhas estao boas (sao dois aneis de borracha, no final da peça). No meu caso eu limpei tudo, lubrifiquei e coloquei no canto de novo. Testei com multimetro a plaquinha e vi q estava OK. Entao essa parte ja estava pronta. A bronca foi no motor.
Aqui em Natal eu nao achei um rebobinador que soubesse fazer o bobinamento do motor, como falei. Se voces conhecerem alguém bom nisso, é só pedir para dar uma olhada se o motor está funfando direitinho. Se tiver ruim como o meu, o jeito é OU rebobinar (o que foi impossivel) OU tentar substituir o induzido. No meu caso, fiquei irado com os bobinadores de Natal, porque os caras nao sabiam fazer e nao tinham nenhuma idéia. Então voltei pra casa com a peça e resolvi eu mesmo fazer.
Eh o seguinte. Sabe aqueles compressores de encher pneu que funciona ligando no 12V do carro, no acendedor de cigarros: dentro dele tem um motor 12V mais ou menos parecido com o do compressor que aciona o nosso 4x4. Como eu tinha um compressor quebrado aqui, nao me custou nada pegar e tirar o motor de dentro. Quando comparei os tamanhos com um paquimetro e vi que eram compativeis, criei coragem e arranquei as bobinas e o atuador do motor da 4x4 e substituí pelo motor do compressor de encher pneu. Tem que fazer com cuidado, para nao quebrar os fios dourados do compressor do pneu. Mas se quebrar, ainda tem jeito. Isso porque esse compressor usa apenas 3 bobinas e usa um fio beeem mais grosso, dá até pra soldar. O grande lance é ter delicadeza pra tirá-lo com cuidado e instalá-lo no eixo do motorzinho 4x4. Vcs poderiam perguntar porque eu nao troquei logo com eixo e tudo, mas é porque tudo ali é muito específico e o eixo do motor 4x4 tem um furinho na ponta de dentro, para travar no rolamento. Além disso, ele é mais fino um tiquinho, o que vai fazer com que a bobina e o atuador fiquem um pouquinho folgados. Mas isso se resolve. A jogada entao é substituir um pelo outro. Nem precisa tirar o eixo do motor do 4x4 do canto. Como ele é mais fino, vc mela ele com uma cola chamada TEK BOND (achei fácil fácil e aprendi essa vendo um bobinador fazendo um outro serviço), parecida com super bond, mais forte. Assim q passar a cola, vc coloca o conjunto da bobina e do atuador no eixo, girando pra cola espalhar bem. Afaste as escovas pro atuador passar e deixe nessa posicao. Rapidamente o conjunto estará colado. Mas nao terminou ainda. Se vc fechar o motor nesse momento, verá q ele trabalha meio que forçado. O segredo é quebrar as ´orelhas´ da peça redonda onde ficam as escovas e girá-la 90 graus. Feche o motor segurando essa peça o mais perto de 90 graus (tem uns fios q nao vao deixar ficar 90 graus perfeitos). Daí aperte bem os parafusos. Quando for fechar a tampinha metálica, precisa caprichar mesmo para deixá-la hermética. Eu tenho a impressao q o q faz a luz piscar é uma má vedaçao. Entao capriche nesse detalhe.
Feito tudo isso, coloque 12 volts nos fios q entram no motorzinho e veja se quando ele gira é gerado um sopro pelos bicos do compressor. Se sim, instale-o no carro e acione a traçao para testar. Foi assim que fiz.
Agora se o de voces ainda nao pifou, acho q nem precisa disso tudo. Basta tirar a peça e dar uma revisada. sugiro q mande um eletrotécnico olhar a parte do motor, para evitar de quebrar os fios (como foi meu caso) e ter q substituir. Fora isso, confira as vedaçoes da peça, limpe e lubrifique os aneis, reaperte os parafusos e teste. De repente só essa revisao ja resolve.
Caso o problema seja mesmo no motor e ninguem consiga rebobina-lo, uma boa saída é usar o do compressorzinho de encher pneu que falei. Me saiu custo zero porque eu tinha um quebrado aqui, mas custa uns 35 reais um novo e sai bem melhor q mandar buscar uma peça usada por 400 conto na suzucar.
Tentei ser preciso, mas fui muito prolixo. Caso vcs precisem de mais detalhes, posso tentar esboçar um desenho. Parece ser dificil mas nao eh. Eh simples demais.
Qq coisa, estou à disposição!
Boa sorte!
Ricardo Diego
02/09/2011, 23:21
heheheheh realmente eu detalhei MESMO, né Renato? Somos conterrâneos, bom saber!
Elisson, seguindo as dicas dá pra fazer uma boa revisão na peça. Só precisa de paciência mesmo. Acho q a parte do motor elétrico é mais difícil de quebrar. Mas caso ocorra e vc não queira mexer, pode levá-la ao rebobinador de motores de sua cidade. Se os fios não tiverem rompidos, ele consegue reproduzir a mesma bobinagem. Se não tiver jeito, voce leva o motorizinho q falei e diz pra ele substituir.
Mas o q dá o gás mesmo é você fazer!!!
Estou à disposição! Agora que a tração está 100%, vou ver o que preciso fazer pra melhorar o consumo do meu GV. Tou achando q ele anda bebendo demais! No que eu puder ajudar, estamos aí!
Boa sorte!!!
C_Renato
05/09/2011, 09:55
Ricardo Diego
"...Somos conterrâneos, bom saber!..."
Opa!!! somos sim e se precisar de algo, se tiver ao meu alcance, pode falar. :concordo:
Por falar em conterraneidade...:-P....olha a RAPAZIADA POTIGUAR:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/69505-rapaziada-potiguar.html
Turma muito boa aqui de Natal/RN, muito legal mesmo...vale a pena conhecer....:palmas:
Grande abraço!!!
C_Renato
07/09/2011, 22:05
Opa!!! Fiz a limpeza do acionador da roda livre...:dance:
Segui o relato de Ricardo Diego e deu certinho...:concordo:
Estava assim...
310812
Limpei por fora...Vê a sujeira...tinha uma proteção nos fios que tava lama pura...
310813
Depois desmontei tudo com MUITO CUIDADO...
310814
Verifiquei que o induzido tava muito bom, nem mexi...:-P...mas as borrachinhas (não fotografei...:parede:) estavam sujas e com um “ferrugenzinho”...limpei e apliquei um pouco de silicone de vedação....montei tudo, e meti silicone para vedar a tampinha metálica que fecha a parte elétrica. Aproveitei e dei uma pintada na peça que segura o conjunto todo....depois montei e testei...
310815
Advinha.... 4WD (Verde e direto, sem piscar nada)!!! :euforico::euforico::euforico:
Cabe um MUITO OBRIGADO a Ricardo Diego pelo relato e incentivo....:concordo::concordo:
PS:...NÃO GASTEI NEM UMA RUELA FURADA (já tinha tudo o que usei...):concordo:
Vlws....
Opa!!! Fiz a limpeza do acionador da roda livre...:dance:
Segui o relato de Ricardo Diego e deu certinho...:concordo:
Estava assim...
310812
Limpei por fora...Vê a sujeira...tinha uma proteção nos fios que tava lama pura...
310813
Depois desmontei tudo com MUITO CUIDADO...
310814
Verifiquei que o induzido tava muito bom, nem mexi...:-P...mas as borrachinhas (não fotografei...:parede:) estavam sujas e com um “ferrugenzinho”...limpei e apliquei um pouco de silicone de vedação....montei tudo, e meti silicone para vedar a tampinha metálica que fecha a parte elétrica. Aproveitei e dei uma pintada na peça que segura o conjunto todo....depois montei e testei...
310815
Advinha.... 4WD (Verde e direto, sem piscar nada)!!! :euforico::euforico::euforico:
Cabe um MUITO OBRIGADO a Ricardo Diego pelo relato e incentivo....:concordo::concordo:
PS:...NÃO GASTEI NEM UMA RUELA FURADA (já tinha tudo o que usei...):concordo:
Vlws....
A tal tampa metalica é a da foto três???? A limpeza onde fica as borrachinhas foi só ali??? O whitelub faz o mesmo efeito do wd40??
C_Renato
08/09/2011, 10:00
Elisson a tampinha metálica é sim a da 3ª foto....:concordo: vai afastando as bordas com cuidado para não romper, então ela se solta...então solta os dois parafusos que tem lá e vai puxando o conjunto com muito cuidado pois tem três fios que vão passando nuns furinhos bem pequenininhos, no fim do conjunto estão as borrachinhas...quando for fechar aplica um silicone de vedação (flexível) e aperta as bordas....
whitelub, wd40, 3M, acho eu que é apenas marca...o tipo de óleo é o mesmo...eu acho :-?
Não cheguei a usar...apenas limpei com uma chave de fenda e um paninho....na próxima (com mais coragem :-P) vou fazer melhor...
Nos aneizinhos de borracha apliquei um pouquinho de silicone de vedação também...ficou show!!!:cool:
Vlws!!!!
Vlw Renatão....vou criar coragem e fazer o "selviço"......Parabéns pelo seu sucesso na empreitada!!! 1:D
C_Renato
08/09/2011, 10:55
É isso aí, Elisson. Faz sim....MAS SEJA MUITO CUIDADOSO :!:
Depois conta como foi...ajuda muito aos outros usuários do fórum...:-P
vlws
Pessoal, achei o bixin....tirei, limpei, lubrifiquei...nem tava tão sujo, a questão é ele tava piscando antes e continua piscando e o que percebi é que o pisca pisca é indicando o trabalho do compressor....coloquei a mão com o motor funcionando e ele fica intermitente, e no tracker do meu pai o motor somente é acionado uma vez e desliga e a 4x4 fica acionada ...pra reduzir, é da mesma maneira o compressor ativa e desativa....não fica intermitente......
ráááaááá´.....pessoal, notícia boa e notícia ruim......qual querem primeiro???? Bom...sei sei..é a boa....a boa é que eu consegui limpar o bixin definitivo igualzin vocÊs aí em riba e tals...e o compressor ficou num gás da fera, antes eu nem escutava quando ele funcionava....agora o bixo tá parecendo aqueles compressores de borracharia....:cool::dance: testei a tração, reduzida....funcionando...4x4 modo on....
agora vem a parte ruim: luzinha verde do painel off!!! :parede::rolleyes: E agora quem poderá me defender???? 4x4 funcionando e luzinha do painel off...
Bom, quando finalizei....ela ficou piscando mto rapido....e de repente apagou...pensei que o compressor tinha pifado....daí pensei...perae: a luz pode ter pifado, mas a 4x4 pode tá ativa que o compressor tá funcionando.....EUREKA....butei o carro pra frente na reduzida e o bixo saiu quase querendo derrubar o portão...pra trás....blz...4x4 hi...compressor bleza..mas nada no painel...e agora, qual o próximo passo????
C_Renato
09/09/2011, 08:18
Bom...comigo funfou direitinho....então vou só dá um pitaco.....
Um daqueles três fios DEVE ser o do sensor que DEVE mandar o sinal de que a pressão do compressor tá blz ou que tá funfando...e daí acender a tal luzinha 4WD....TALVEZ, na limpeza tenha quebrado esse fio...:-? (é só um palpite....na verdade não sei. Foi mal...:sad:)
Pode ser também que tenha algum problema na plaquinha de circuitos......
Desmonta denovo, dá uma conferida COM CUIDADO nos fios e conexões.....SE SOUBER COMO testa a plaquinha com um multímetro....
SIM....ia esquecendo....vc vedou tudo ? principalmente a tampinha metálica ? pode ser que tenha vazamento de pressão e o sensor "pensa" que o sistema não tá funfando.......
POVO ajuda aí.....
Boa SORTE!!!!
Também pensei de ser a tampinha vazando, mas lasquei silicone pra cima. Uma coisa que percebi é que antes eu não escutava o compressor e agora dá pra ouvir o bixo ligado uns 7 segundos assim que ativa a 4x4 ou que muda de hi pra low. Todavia, postei num outro tópico onde o pessoal teve o problema com a luz do painel e tou aguardando lá também pra ver o resultado!!! De todo jeito foi válido, pq agora sei que mesmo apagado eu escuto um teco no painel quando a 4x4 é ativada. Só a luz que não tá acendendo.
Vou esperar ver se alguém tem outra idéia da lampada do painel antes de tirar o compressor pois o bixo fica num local chato da fera de tá mexendo.
C_Renato
09/09/2011, 09:22
será então que esse "teco no painel" é a tentativa de acender a luz ? será que queimou só a luzinha ????? ou então um fusível ??? :-?:-?:-?
Estamos aqui na torcida :p:p
O meu caso é bem parecido com os narrados acima, a unica diferença é que a luz do 4x4 fica acesa quando aciono, noto uma vibração no compressor, mas ao retirar a mangueira nao sinto sair ar do compressor.
o meu eu descobri que luz apagado e 4x4 não acionada. Na praia eu e o pessoal quando fui fazer uma pequena travessia de água com areia fofa o carro ficou reduzido mas sem 4x4. Passando o aperreio fui atolando na areia fofa. Por sorte o pessoal me disse que colocasse a ré com a 4x4 engatada que ela tracionava e foi dito e feito. Dito isto a luz da 4x4 ficou piscando rapidamente. E hoje depois de 4 dias usando a 4x4 alta e reduzida na trilha de coruripe-AL e passeando na praia a luz da 4x4 quase que não pisca!!!! Acho que o problema é mais desuso do que outra coisa!!! ;)
Opa pessoal! Blz?
Estou quase fechando com uma GV 2001/2001. Porém ainda não testei o 4x4. Para saber se ele está funcionando tem que verificar a luz no painel? É isso?
Existe outra forma de testar? Andando?
Desde já agradeço.
Opa pessoal! Blz?
Estou quase fechando com uma GV 2001/2001. Porém ainda não testei o 4x4. Para saber se ele está funcionando tem que verificar a luz no painel? É isso?
Existe outra forma de testar? Andando?
Desde já agradeço.
A melhor forma eh levar num posto onde tenha elevacar. Levanta e aciona a 4x4 hi depois a low. Vc ver se tem tração e se a luz do painel ta acendendo! Há um ano na compra do meu fiz e deu top!!! Boa sorte. ;)
A melhor forma eh levar num posto onde tenha elevacar. Levanta e aciona a 4x4 hi depois a low. Vc ver se tem tração e se a luz do painel ta acendendo! Há um ano na compra do meu fiz e deu top!!! Boa sorte. ;)
Ajudou bastante... Valeu.
Ajudou bastante... Valeu.
Se depois desse teste quiser testar na areia ou no barro, pode ficar a vontade. Pára o carro, pé na embreagem, ponto morto e aciona a 4x4..primeiro a hi...depois a low..ambos testa parado. Depois de ler o manual tu aciona conforme diz....
Se depois desse teste quiser testar na areia ou no barro, pode ficar a vontade. Pára o carro, pé na embreagem, ponto morto e aciona a 4x4..primeiro a hi...depois a low..ambos testa parado. Depois de ler o manual tu aciona conforme diz....
Boa meu camarada. Fiz o teste, mas, acabei tendo que fazer no asfalto mesmo. Funcionou bem, mas deu umas piscadinhas. Não foi direto, mas deve ter dado umas 7 piscadas em torno de duas quadras.
Boa meu camarada. Fiz o teste, mas, acabei tendo que fazer no asfalto mesmo. Funcionou bem, mas deu umas piscadinhas. Não foi direto, mas deve ter dado umas 7 piscadas em torno de duas quadras.
Essa piscada ae eh um sinal de queo motor acionador da 4x4 ta pedindo arreto. Coisa de 450 pratas e resolve o problema. Se bem que, o meu pisca há mais de 6 meses e nunca parou.
Essa piscada ae eh um sinal de queo motor acionador da 4x4 ta pedindo arreto. Coisa de 450 pratas e resolve o problema. Se bem que, o meu pisca há mais de 6 meses e nunca parou.
Opa meu camarada.
Valeu pela atenção. Estava em dúvidas entre a Suzuki GV e uma Pajero Io 1.8 2001. Já parece que não tenho mais este receio. Se puder me tira mais uma dúvida: um motor com 180k km da Grand Vitara é muito? Aparentemente o motor está com saúde perfeita tanto em compressão e sem sinais de fumaça. Mas como não sei quantos km este motor aguenta....
Opa meu camarada.
Valeu pela atenção. Estava em dúvidas entre a Suzuki GV e uma Pajero Io 1.8 2001. Já parece que não tenho mais este receio. Se puder me tira mais uma dúvida: um motor com 180k km da Grand Vitara é muito? Aparentemente o motor está com saúde perfeita tanto em compressão e sem sinais de fumaça. Mas como não sei quantos km este motor aguenta....
Rapaz.... Questão de km eh difícil dizer. O motor eh todo de alumínio então se nao tiver agua e aditivo na proporção ideal corrosão toma conta. Se achar ele bem cuidado com garantia de motor e caixa abraça.
Rapaz.... Questão de km eh difícil dizer. O motor eh todo de alumínio então se nao tiver agua e aditivo na proporção ideal corrosão toma conta. Se achar ele bem cuidado com garantia de motor e caixa abraça.
Bom, é o seguinte: o carro não tem praticamente nada para fazer além de andar. O motor não apresentou indícios de vazamentos. Nem aquela mancha de óleo comum em pequenos vazamentos. Liso de lata e com praticamente todos os detalhes. As proteções laterais estão pelo que vi originais e com 180k km parece que o carro só andou na estrada, pois, para trilha ficaria difícil fazer 18k km por ano. Pode ocorrer desse motor já ter sido feito, o que acho difícil.
Mas e a outra pergunta que não quer calar: é caro fazer este motor da Suzuki GV?
Valeu.
Bom, é o seguinte: o carro não tem praticamente nada para fazer além de andar. O motor não apresentou indícios de vazamentos. Nem aquela mancha de óleo comum em pequenos vazamentos. Liso de lata e com praticamente todos os detalhes. As proteções laterais estão pelo que vi originais e com 180k km parece que o carro só andou na estrada, pois, para trilha ficaria difícil fazer 18k km por ano. Pode ocorrer desse motor já ter sido feito, o que acho difícil.
Mas e a outra pergunta que não quer calar: é caro fazer este motor da Suzuki GV?
Valeu.
Rapaz, se for fazer só parte de baixo devido a folgas no virabrequim e anéis de segmento acredito que uns 3 mil juntando retifica, peças e MO. Mas se precisar do cabeçote aí pode aumentar mais um pouco...esse pouco vai de 1200 a 2000 reais chegando a 5 mil fácil. Todavia, no caso de precisar ser retificado só a parte de baixo acho que não passa dos 3......achooo!!! A oferta de motores usados do tracker também existe que é uma possibilidade boa caso não valha a pena retificar o motor. Já troquei o cabeçote do meu por trincas, e gastei R$ 1.500,00 com outro cabeçote e M.O. Aproveitei que ele tava na oficina e troquei embreagem, retentores da 4x4 e volante do motor entre outras coisas ficou nos 3mil. Recentemente troquei corrente de comando foi mais mil...e por ae vai...
silvio guerra
23/02/2012, 02:46
Ola pessoal!! preciso saber onde fica localizado o interruptor de 4x4 do grand vitara 2000 2.0. Sei que fica na cx, de rduçao, porem tem 3 interruptores lá. Qual deles seria e qual a forma mais facil de retirar pois o acesso é ruim. Estou perguntando porque o meu não aciona a luz 4x4 e nem o compressor. obrigado
Ola pessoal!! preciso saber onde fica localizado o interruptor de 4x4 do grand vitara 2000 2.0. Sei que fica na cx, de rduçao, porem tem 3 interruptores lá. Qual deles seria e qual a forma mais facil de retirar pois o acesso é ruim. Estou perguntando porque o meu não aciona a luz 4x4 e nem o compressor. obrigado
Silvio, o problema pode está no compressor e não nos interruptores. A luz do 4x4 só acende após o acionamento que é feito pelo compressor. Por trás do parachoque, lado do passageiro é o local onde ele fica. Engata a 4x4 ou pede pra alguém acionar com a chave aberta, que ele faz um barulhinho, se ele não fizer desencaixa o plugue e encaixa novamente. Aí em recife tem um mecânico bom em suzuki e resolve isso pra vc rapidinho. Gilson 81-8616-0787, estou em Alagoas e sempre que o bixo pega dou uma ligadinha pra ele pra tirar dúvidas e ele desenrola, até já comprei semi-eixo a ele e chegou aqui sem problemas. Portanto, recomendo... boa sorte. ;)
A luz da 4x4 está piscando no meu Tracker também. Eu gostaria de pedir a vcs, se possível, uma atualização no tópico, i.e., é só revisar/limpar o motorzinho, pode ser vazamento nas mangueiras, só trocando...
Desde já agradeço.
Abs,
LFC
mas.marco
03/07/2012, 09:44
LFC,tire o motorzinho e reconecte as mangueiras.
Ainda com ele fora, desmonte tudo e limpe geral. A piscação vai diminuir (intervalo) mas já já voltará a piscar de forma intermitente.
Vai ter que trocar.
Repare que, ao chegar nesse estado de 'piscação' o 4x4h pode não funcionar POREM o 4x4L funcionará pois exige maior pressão e o motorzinho vai ao máximo....
LFC,tire o motorzinho e reconecte as mangueiras.
Ainda com ele fora, desmonte tudo e limpe geral. A piscação vai diminuir (intervalo) mas já já voltará a piscar de forma intermitente.
Vai ter que trocar.
Repare que, ao chegar nesse estado de 'piscação' o 4x4h pode não funcionar POREM o 4x4L funcionará pois exige maior pressão e o motorzinho vai ao máximo....
Marco, a redução entra, porém a tração dianteira não funciona. Fui nessa mera ilusão e quase fico atolado na beira da praia. Se a luz não acende, não vacile. Troque o motor ou faça uma revisão no sistema para ver o que está falhando.
mas.marco
03/07/2012, 15:51
Marco, a redução entra, porém a tração dianteira não funciona. Fui nessa mera ilusão e quase fico atolado na beira da praia. Se a luz não acende, não vacile. Troque o motor ou faça uma revisão no sistema para ver o que está falhando.
Quando a minha começou a piscar, a tração ainda funcionava normalmente.
Uns 3 meses depois a 4x4H não funcionava mais (apenas tração traseira) porém ao jogar para 4x4L as 4 rodas tracionavam normalmente.
Já tenho um motorzinho novo.
Quando a minha começou a piscar, a tração ainda funcionava normalmente.
Uns 3 meses depois a 4x4H não funcionava mais (apenas tração traseira) porém ao jogar para 4x4L as 4 rodas tracionavam normalmente.
Já tenho um motorzinho novo.
Sim, mas vc já o trocou e resolveu o problema? Onde comprou e quanto foi?
Desde já agradeço pela resposta.
Abs,
LFC
AlemãoRS
03/07/2012, 18:16
Para quem esta com esse problema e usa o carro em trilhas e passeios, não vale a pena pensar em colocar roda livre?
Para quem esta com esse problema e usa o carro em trilhas e passeios, não vale a pena pensar em colocar roda livre?
Como se faz isso? Tem que desmontar o diferencial, não é? É que acabei de preparar o carro, inclusive com focinho de ferro, e arrepio só de pensar em colocar o carro na oficina novamente para um trabalho desses. Se o problema que tenho no TK for apenas vazamento de ar pela bomba ou mangueiras e conseguir solucionar, deixo isso para depois.
Abs,
LFC
AlemãoRS
03/07/2012, 18:43
Não sei tudo que precisa ser feito, sugeri por que vi que o Nagata, da Black Mud, fez isso no ex-GV dele. Sugeri por ser bem mais confiável, mas financeiramente tem que ver se vale a pena ou não também.
mas.marco
03/07/2012, 21:00
Sim, mas vc já o trocou e resolveu o problema? Onde comprou e quanto foi?
Desde já agradeço pela resposta.
Abs,
LFC
No meu caso, como disse, retirei o motor (abra o capô e na direção do radiador - lado esquerdo, lá embaixo, acoplado ao parachoque, está o motor da tração à vacuo) e acompanhei as mangueiras ao seu destino final, para ver se estavam com furo ou desencaixadas. Estava tudo normal, então, abri todo o motor e limpei bem.
Novamente encaixado, ao acionar a tração, ela funciona (se colocar a mão no motor dá pra sentir a vibração) normalmente ou seja 4x4H e 4x4L MAS continuou piscando com intervalos maiores. Antes piscava com intervalos de 6 segundos. Após essa limpeza geral, piscava com intervalos de 12 segundos mais ou menos. Tudo funcionava... até que uns 3 meses depois notei que a 4x4H não funcionava APENAS a 4x4L. Ou seja, o motor estava comprometido.
Comprei o motor de uma Tracker que estava para desmonte em São Paulo. Agora está 100% e a luz indicadora não pisca.
Faça essa limpeza geral, é bem simples. Se após isso continuar piscando, vá para o elevador (ou barro) e veja se a 4x4H e 4x4L estão funcionando. Se sim, ótimo. Se não, vai ter que trocar.
Sobre a roda livre manual que o Alemão falou, é MUITO mais confiável sim apesar do inconveniente de ter que sair do carro.... POREM tem que ser algo MUITO bem feito. Tem que abrir sim o diferencial (para trava-lo) e acertar o acionador nas rodas. Como tem gente que adora gambiarra (e eu odeio) pode ser que apareça um dizendo que não precisa 'travar' o diferencial.... Aí vai de cada um.
Se for fazer, leve em alguém que já tenha feito isso. Ou então apenas troque o motorzinho (R$ 280,00 no máximo com frete) e seja feliz de novo.
No meu caso, como disse, retirei o motor (abra o capô e na direção do radiador - lado esquerdo, lá embaixo, acoplado ao parachoque, está o motor da tração à vacuo) e acompanhei as mangueiras ao seu destino final, para ver se estavam com furo ou desencaixadas. Estava tudo normal, então, abri todo o motor e limpei bem.
Novamente encaixado, ao acionar a tração, ela funciona (se colocar a mão no motor dá pra sentir a vibração) normalmente ou seja 4x4H e 4x4L MAS continuou piscando com intervalos maiores. Antes piscava com intervalos de 6 segundos. Após essa limpeza geral, piscava com intervalos de 12 segundos mais ou menos. Tudo funcionava... até que uns 3 meses depois notei que a 4x4H não funcionava APENAS a 4x4L. Ou seja, o motor estava comprometido.
Comprei o motor de uma Tracker que estava para desmonte em São Paulo. Agora está 100% e a luz indicadora não pisca.
Faça essa limpeza geral, é bem simples. Se após isso continuar piscando, vá para o elevador (ou barro) e veja se a 4x4H e 4x4L estão funcionando. Se sim, ótimo. Se não, vai ter que trocar.
Sobre a roda livre manual que o Alemão falou, é MUITO mais confiável sim apesar do inconveniente de ter que sair do carro.... POREM tem que ser algo MUITO bem feito. Tem que abrir sim o diferencial (para trava-lo) e acertar o acionador nas rodas. Como tem gente que adora gambiarra (e eu odeio) pode ser que apareça um dizendo que não precisa 'travar' o diferencial.... Aí vai de cada um.
Se for fazer, leve em alguém que já tenha feito isso. Ou então apenas troque o motorzinho (R$ 280,00 no máximo com frete) e seja feliz de novo.
O meca testou e é o motorzinho mesmo. Estou à procura de um novo. Onde vc achou o seu mesmo?
Abs,
LFC
O meca testou e é o motorzinho mesmo. Estou à procura de um novo. Onde vc achou o seu mesmo?
Abs,
LFC
Você pode achar em ... Clube da Pea - Peas automotivas nacionais e importadas, novas e usadas com centenas de lojas (http://www.clubedapeca.com.br) .....são vários lojistas/ferros velhos associados. Quando você pede um orçamento, várias lojas recebem e te respondem. Aguarda resposta de uns 3 ou 4, pq geralmente varia bastante o preço.
Já solicitei e comprei uma homocinética e de outra vez o semi-eixo, paguei e chegou tudo conforme combinado.
Você pode achar em ... Clube da Pea - Peas automotivas nacionais e importadas, novas e usadas com centenas de lojas (http://www.clubedapeca.com.br) .....são vários lojistas/ferros velhos associados. Quando você pede um orçamento, várias lojas recebem e te respondem. Aguarda resposta de uns 3 ou 4, pq geralmente varia bastante o preço.
Já solicitei e comprei uma homocinética e de outra vez o semi-eixo, paguei e chegou tudo conforme combinado.
Obrigado Elisson. Recebi a sugestão lá na lista do CT, já mandei e recebi uma cotação da Ponto Auto 4x4. Vou aguardar outras. Mas o mecanismo parece tão simples de adaptar algo... Bem, vamos ver como fica. Depois reporto.
Abs,
LFC
Obrigado Elisson. Recebi a sugestão lá na lista do CT, já mandei e recebi uma cotação da Ponto Auto 4x4. Vou aguardar outras. Mas o mecanismo parece tão simples de adaptar algo... Bem, vamos ver como fica. Depois reporto.
Abs,
LFC
Blz....teve um companheiro aqui do fórum que adaptou um motor de compressor daqueles de enxer pneu......mas o bixinho é meio complexo de mexer, se tiver alguma experiência com eletrônica é show.
Eu mesmo já abri o meu e tinha um ferrugenzinho no final do eixo. Agora tou pensando em abrir novamente pra ver se tem água dentro ou como que tá a situação.
Todavia, novo é novo. Boa sorte aí.
mas.marco
05/07/2012, 16:59
LFC, tinha uma tracker para desmonte no mercado livre.
Tinha tambem um GV no webmotors porem nao esta mais.
LFC, tinha uma tracker para desmonte no mercado livre.
Tinha tambem um GV no webmotors porem nao esta mais.
Eu vi, mas eu daria preferência a uma peça nova ou alguma adaptação. Acho até que seria fácil - para quem entende - fazer um mecanismo todo novo.
Estou estudando uma alternativa diferente que, se der certo, posto aqui depois.
Abs,
LFC
Bem, como falei, resolvi testar uma alternativa, dica do Fábio Rosa, Rotas e Trilhas, ele está com isso há 3 anos. Sugeri ao meca e ele achou válido. Resolvi adicionar óleo ATF no circuito. É só encher um frasco com o óleo, colocar a mangueira de entrada do ar (abaixo da cx de ar) nele e tirar a mangueira do diferencial. Liga-se a 4x4. A bomba vai sugar o óleo. Quando começar a sair na ponta é sinal de que a mangueira está cheia. Desliga-se a 4x4. Conecta-se a mangueira ao diferencial ao local próprio ali em baixo da cx de ar. Está pronto. Em outras palavras: enche-se o circuito com óleo ATF. Ele passa pela bomba e vai ao difencial. Quando se desliga a 4x4, devolve o óleo e se a mangueira estiver muito cheia, vai vazar um pouco por cima, mas depois vai parar. Bem, parou de piscar a luz. seguem as fotos do circuito, entrada e diferencial. Não digo que isso é o que se deve fazer, mas resolvi experimentar.
Abs,
LFC
359132359133
mas.marco
13/08/2012, 18:24
Bem, como falei, resolvi testar uma alternativa, dica do Fábio Rosa, Rotas e Trilhas, ele está com isso há 3 anos. Sugeri ao meca e ele achou válido. Resolvi adicionar óleo ATF no circuito. É só encher um frasco com o óleo, colocar a mangueira de entrada do ar (abaixo da cx de ar) nele e tirar a mangueira do diferencial. Liga-se a 4x4. A bomba vai sugar o óleo. Quando começar a sair na ponta é sinal de que a mangueira está cheia. Desliga-se a 4x4. Conecta-se a mangueira ao diferencial ao local próprio ali em baixo da cx de ar. Está pronto. Em outras palavras: enche-se o circuito com óleo ATF. Ele passa pela bomba e vai ao difencial. Quando se desliga a 4x4, devolve o óleo e se a mangueira estiver muito cheia, vai vazar um pouco por cima, mas depois vai parar. Bem, parou de piscar a luz. seguem as fotos do circuito, entrada e diferencial. Não digo que isso é o que se deve fazer, mas resolvi experimentar.
Abs,
LFC
359132359133
A mangueira a ser retirada do motorzinho é qual? São duas...
Vou passar esse procedimento pra um amigo. O motorzinho dele foi pro saco.
Saudações.
A mangueira a ser retirada do motorzinho é qual? São duas...
Vou passar esse procedimento pra um amigo. O motorzinho dele foi pro saco.
Saudações.
Não se retira nenhuma delas do motorzinho. Só são retiradas as das fotos. A superior (aquela que fica abaixo da cx do filtro de ar) suga o óleo e a inferior (no diferencial) vai colocar o óleo para fora. Depois que o circuito estiver cheio, ligue e desligue a tração algumas vezes para o sistema expelir o excesso de óleo. Só após reconecte a mangueira abaixo da caixa do filtro de ar.
Abs,
LFC
Não se retira nenhuma delas do motorzinho. Só são retiradas as das fotos. A superior (aquela que fica abaixo da cx do filtro de ar) suga o óleo e a inferior (no diferencial) vai colocar o óleo para fora. Depois que o circuito estiver cheio, ligue e desligue a tração algumas vezes para o sistema expelir o excesso de óleo. Só após reconecte a mangueira abaixo da caixa do filtro de ar.
Abs,
LFC
Parceiro, teu motor tinha apagado de vez e tu resolver testar ou ele estava apenas piscando?!?!??!
mas.marco
13/08/2012, 18:39
Abs,
LFC
Maravilha!!! Vou testar com ele.
Valeu heim! Abs
Vejam bem: no meu caso, a luz estava piscando. O que faz ele piscar, segundo entendi, é um vazamento de ar mínimo. Como o óleo é mais denso, viscoso, não há pressão para ele ser expelido como acontece com o ar e o sistema fica pressurizado. O ATF, segundo o meca, não ataca borrachas e metais, não é corrosivo.
Não sei se isso funciona se a luz tiver apagado de vez. Acho que não deve funcionar. Se tiver apagado de vez é preciso verificar se o motorzinho está funcionando. Para isso, retire a mangueira que fica conectada no diferencial e acione a alavanca da tração, daí se o motorzinho estiver ok, vai ficar funcionando direto (ou de forma intermitente, não me lembro).
Não deixem de relatar o resultado se forem experimentar isso.
Abs,
LFC
Abs,
LFC
LFC, fiz o processo, porém não saiu nada na ponta inferior (no diferencial) o carro ficou mais de 1 hora ligado, ai a luz parou de piscar, foi muito pouco oleo, diria uns 20ml, é isso mesmo, voltei as mangueiras para o lugar, quando aciono a 4x4 as vezes da apenas uma primeira piscada bem na ativação depois para, nao sai com o carro, mas de qq forma nao esta piscando, é isso mesmo, voltou um pouco de oleo para a ponta que esta abaixo da caixa de ar, vi que melou um pouco, mas só isso, em baixo nao saiu nada.
Estou meio na duvida, se puder me dar mais alguns toques te agradeço.
abcs
LFC, fiz o processo, porém não saiu nada na ponta inferior (no diferencial) o carro ficou mais de 1 hora ligado, ai a luz parou de piscar, foi muito pouco oleo, diria uns 20ml, é isso mesmo, voltei as mangueiras para o lugar, quando aciono a 4x4 as vezes da apenas uma primeira piscada bem na ativação depois para, nao sai com o carro, mas de qq forma nao esta piscando, é isso mesmo, voltou um pouco de oleo para a ponta que esta abaixo da caixa de ar, vi que melou um pouco, mas só isso, em baixo nao saiu nada.
Estou meio na duvida, se puder me dar mais alguns toques te agradeço.
abcs
Bem, era para sair na ponta que liga no diferencial, mas se apagou a luz (é normal 1 piscada ao ligar) sinal que vazamento estava no circuito de entrada. O peso e a viscosidade do óleo impedem a perda da pressão. Parece, então, que resolveu. Vamos ver se isso vai durar. No meu carro, está funcionando. A quantidade de óleo eu não sei.
Abs,
LFC
Bem, era para sair na ponta que liga no diferencial, mas se apagou a luz (é normal 1 piscada ao ligar) sinal que vazamento estava no circuito de entrada. O peso e a viscosidade do óleo impedem a perda da pressão. Parece, então, que resolveu. Vamos ver se isso vai durar. No meu carro, está funcionando. A quantidade de óleo eu não sei.
Abs,
LFC
Fui a pouco fazer mais um teste, voltou muito oleo, mas a luz continuou sem piscar, mas todo o oleo saiu pela mangueira/conexão embaixo da caixa de ar, mas vou fazer os testes esse final de semana no barro, vamos ver.
abcs e obrigado,
Abs,
LFC
359132359133
Fala LFC tudo bem?
Estou com esse mesmo problema e vou tentar sua solução,
Gostaria de saber que óleo vc usou, marca , sintético ou semi e etc..??
Grato
Marcelo
mas.marco
25/09/2012, 09:58
Amigos, apesar de já ter trocado o motorzinho, na época, peguei o antigo pra fazer o teste.
Realmente funcionou.
Moral da história: É muito mais provável que entre ar de alguma forma. Esse motorzinho deve ser ruim de 'quebrar'. Só em caso extremo mesmo.
Zenom25: É óleo de direção hidráulica, nada tem a ver com óleo de motor. Basta solicitar, em qualquer loja de autopeças ou comprar no mercado. Óleo ATF DEXRON para direção hidráulica.
Mais um beneficiado pela dica!!
Abraços à todos.
Amigos, apesar de já ter trocado o motorzinho, na época, peguei o antigo pra fazer o teste.
Realmente funcionou.
Moral da história: É muito mais provável que entre ar de alguma forma. Esse motorzinho deve ser ruim de 'quebrar'. Só em caso extremo mesmo.
Zenom25: É óleo de direção hidráulica, nada tem a ver com óleo de motor. Basta solicitar, em qualquer loja de autopeças ou comprar no mercado. Óleo ATF DEXRON para direção hidráulica.
Abraços à todos.
Muito bom! Espero que funcione por muito tempo. Fiz um passeio na Bocaina na semana passada e usei a tração por longo tempo sem problemas. E parou de jogar o óleo fora. É esse aí, o ATF mesmo.
Abs,
LFC
Realmente funcionou.
Abraços à todos.
Valeu mas.marco e LFC.
Vou tentar.
Muito obrigado a ambos.
abs
Marcelo
Caraaaca, mais uma dica show de bola LFC!! Estava com este problema e pelo que pesquisei é meio crônico, acabei de fazer este procedimento e tchau! Descobri uma diferença entre Grand Vitara e Tracker, no GV o cano que puxa o ar não fica no filtro, fica preso na lateral do radiador junto com o respiro do diferencial. É este caninho torto da foto. Valeu
372817
Abs,
LFC
LFC, quanto óleo ATF vc colocou? Esta mangueira que o óleo retorna que mostrou é o respiro, se saiu por ali teu diferencial deve estar cheio demais. No meu resolveu com muito pouco, meia tampinha da embalagem de ATF.
mas.marco
29/09/2012, 16:35
Valdão,
Meu caso foi parecido com o seu. Bastou um pouquinho pra já sair mas não apenas 1 tampinha.
Eu usei metade de um copo de cozinha. Fiz o processo 2 vezes pra tirar todo o ar e não ter dúvidas.
Amigão, não entendi essa parte de tirar o ar. Que ar é esse? Pelo que sei o sistema funciona com ar, o motorzinho pressiona o ar e este abre o diafragma dentro do diferencial e trava o sistema fazendo a vez da roda livre e acionando a tração. Esse ar entra pelo cano que estamos colocando ATF.
Acredito que o procedimento que fizemos é só para lubrificar partes do sistema que bombeia o ar para o diafragma. Isso é o que penso, se tá certo não sei...
mas.marco
01/10/2012, 10:51
Amigão, não entendi essa parte de tirar o ar. Que ar é esse? Pelo que sei o sistema funciona com ar, o motorzinho pressiona o ar e este abre o diafragma dentro do diferencial e trava o sistema fazendo a vez da roda livre e acionando a tração. Esse ar entra pelo cano que estamos colocando ATF.
Acredito que o procedimento que fizemos é só para lubrificar partes do sistema que bombeia o ar para o diafragma. Isso é o que penso, se tá certo não sei...
É mais ou menos por aí Valdão.
Acontece, penso eu, que de alguma forma, em algum momento, esse 'ar' que está lá dentro escapa por vazamentos e cria uma especie de 'bolha' - vácuo - e exatamente por isso, surgem os problemas de pressão. O líquido serve apenas para retirar essa 'bolha' e fazer com que o sistema tenha novamente pressão, sem vácuo.
É simples de imaginar quando temos em mente um canudo a tragar o resto de liquido de um copo. Qualquer vácuo prejudica a pressão.
O lance da lubrificação, pode até fazer sentido sim mas não explica por qual razão (senão o vácuo) a tração costuma falhar, mesmo com uso contínuo (ou seja, sempre lubrificado).
O importante, além desse nosso conhecimento adquirido, é economizarmos uma boa grana!!!
Abraços!
Eu não sei o quanto de óleo foi lá no meu carro, pois quem fez foi o mecânico.
O lance do óleo é preencher os tubos. Antes, o funcionamento era com ar dentro. Esse ar estava vazando por algum lugar, que penso tenha sido o circuito de entrada na bomba. Agora onde havia ar há fluido e o peso dele não deixa o sistema desarmar. Algo assim. O importa é que funcionou, só espero que funcione por muito tempo (ou em definitivo).
Abs,
LFC
mas.marco
06/11/2012, 16:52
Amigos,
Bizarramente fiz o mesmo procedimento na GV de um amigo e NÃO aconteceu nada.
Coloquei o frasco com ATF na puxada de ar (o caninho torto, ao lado do respiro) e retirei a mangueira da parte de cima do diferencial.
Nada aconteceu. Estranho...
Olhei todas as mangueiras com ele e não havia nenhuma rachadura. Tudo estava ok. Partimos para o motor. Ele está trabalhando normalmente também.
Resolvemos tirar a mangueira inferior do diferencial, só pra testar. A tração não acionou. A colocamos de volta e tudo voltou ao normal porém a luz continuava a piscar.
Tentamos mais uma vez o procedimento mas nada aconteceu.
Alguma ideia?
Colegas, me surgiu uma dúvida.
Ao se travar o diferencial e colocar um par de roda livre manual ainda assim fica possível de se engatar a 4x4 HIGH em movimento?!!!?!?!?
Grand Vinicius
08/11/2012, 17:17
Infelizmente não li este post antes, e já comprei o compressorzinho. Aqui em Natal era 500. Na carro novo autopeças, em Santa Catarina, consegui por 250 com frete.
Como também sou conterrâneo, se eu não conseguisse fazer essa limpeza, era só pedir a Ricardo ou a Renato. Também tenho um compressor de pneu quebrado em casa. Vou pegar meu compressor velho e ver se ainda se aproveita.
E essa história do óleo ATF aí? Meu diafragma também furou e o mecânico disse que o compressor pifou porque estava puxando óleo do diferencial pelo diafragma furado!?! E agora?
E essa luz piscando? Gente, procurei aqui no meu manual, mas não achei, mas lembro que já li em algum manual, acho que no do ex GV do meu pai, que quando ligamos a tração a luz 4WD no painel PISCA! Não tem nada de anormal nisso.
Meu mecânico também sugeriu eliminar esse sistema de vácuo e travar o diferencial dianteiro. Mas ainda estou na idéia de manter a originalidade do carro. Só preciso achar um diafragma.
Abraços.
mas.marco
10/11/2012, 12:47
Infelizmente não li este post antes, e já comprei o compressorzinho. Aqui em Natal era 500. Na carro novo autopeças, em Santa Catarina, consegui por 250 com frete.
Como também sou conterrâneo, se eu não conseguisse fazer essa limpeza, era só pedir a Ricardo ou a Renato. Também tenho um compressor de pneu quebrado em casa. Vou pegar meu compressor velho e ver se ainda se aproveita.
E essa história do óleo ATF aí? Meu diafragma também furou e o mecânico disse que o compressor pifou porque estava puxando óleo do diferencial pelo diafragma furado!?! E agora?
E essa luz piscando? Gente, procurei aqui no meu manual, mas não achei, mas lembro que já li em algum manual, acho que no do ex GV do meu pai, que quando ligamos a tração a luz 4WD no painel PISCA! Não tem nada de anormal nisso.
Meu mecânico também sugeriu eliminar esse sistema de vácuo e travar o diferencial dianteiro. Mas ainda estou na idéia de manter a originalidade do carro. Só preciso achar um diafragma.
Abraços.
Vinicius, o normal é ela dar uma única piscada ao engatar.
Abs!
mas.marco
12/11/2012, 12:28
Amigos,
Bizarramente fiz o mesmo procedimento na GV de um amigo e NÃO aconteceu nada.
Coloquei o frasco com ATF na puxada de ar (o caninho torto, ao lado do respiro) e retirei a mangueira da parte de cima do diferencial.
Nada aconteceu. Estranho...
Olhei todas as mangueiras com ele e não havia nenhuma rachadura. Tudo estava ok. Partimos para o motor. Ele está trabalhando normalmente também.
Resolvemos tirar a mangueira inferior do diferencial, só pra testar. A tração não acionou. A colocamos de volta e tudo voltou ao normal porém a luz continuava a piscar.
Tentamos mais uma vez o procedimento mas nada aconteceu.
Alguma ideia?
Alguém já passou por isso quando fez o procedimento?
mas.marco
11/12/2012, 17:06
Alguém já passou por isso quando fez o procedimento?
Alguém pra dar alguma ideia?
Alguém pra dar alguma ideia?
Sim. Retire a mangueira que entra na bombinha e injete um pouco de óleo com uma seringa nesta mangueira, o suficiente para chegar à outra ponta. Depois conecte a mangueira novamente.
Veja, é só uma idéia, não sei se vai dar certo, mas vale a tentativa. Depois relate.
Abs,
LFC
mas.marco
12/12/2012, 08:28
Sim. Retire a mangueira que entra na bombinha e injete um pouco de óleo com uma seringa nesta mangueira, o suficiente para chegar à outra ponta. Depois conecte a mangueira novamente.
Veja, é só uma idéia, não sei se vai dar certo, mas vale a tentativa. Depois relate.
Abs,
LFC
LFC, obrigado pelo retorno.
No procedimento anterior, a tentativa de se fazer correr o óleo partiu da mangueira de entrada de ar. Esta mangueira vai direto pro diferencial.
"...que entra na bombinha..."
Então aqui a gente já tenta algo diferente, certo? Dessa vez eu pego a mangueira do motorzinho (4x4) é isso? Porém, no motorzinho há 2 conectores. E, tirando qualquer um deles, o óleo não circulará no motorzinho pois não haverá retorno. Ou a ideia é justamente sair óleo pelo outro conector do motorzinho? Será que pode passar óleo por ali?
LFC, obrigado pelo retorno.
No procedimento anterior, a tentativa de se fazer correr o óleo partiu da mangueira de entrada de ar. Esta mangueira vai direto pro diferencial.
"...que entra na bombinha..."
Então aqui a gente já tenta algo diferente, certo? Dessa vez eu pego a mangueira do motorzinho (4x4) é isso? Porém, no motorzinho há 2 conectores. E, tirando qualquer um deles, o óleo não circulará no motorzinho pois não haverá retorno. Ou a ideia é justamente sair óleo pelo outro conector do motorzinho? Será que pode passar óleo por ali?
Não sei se entendi bem o que vc escreveu.
A idéia é colocar o óleo pela mangueira que entra no mortorzinho, daí ele passa pelo motor e segue pela mangueira que vai do motorzinho até o diferencial. Não é para colocar o óleo na mangueira que vai para o diferencial.
Abs,
LFC
mas.marco
26/12/2012, 11:18
Não sei se entendi bem o que vc escreveu.
A idéia é colocar o óleo pela mangueira que entra no mortorzinho, daí ele passa pelo motor e segue pela mangueira que vai do motorzinho até o diferencial. Não é para colocar o óleo na mangueira que vai para o diferencial.
Abs,
LFC
Amigos,
Mesmo sem refazer o procedimento... voltou a funcionar.
Pegamos 20 km de barro e fomos tracionados (reduzida) até que após isso, ao engatar a 4x4 H funcionou normalmente (antes não funcionava a 4x4H apenas a 4x4L).
Ou seja, misteriosamente voltou a funcionar.
Ricardo Diego
21/01/2013, 12:00
Amigos do fórum, como é minha primeira postagem em 2013, quero primeiramente desejar a todos um ano novo cheio de boas novas!
Há dois anos atrás (o tempo passa voando!) eu postei sobre um possível conserto do mini-compressor para acionamento da tração no GV. Essa semana tive problema com a bombinha (durou 2 anos o conserto... tá bom, né?). Fui verificar e o induzido estava solto (aquela cola que falei deve ter soltado com o tempo), vai ser fácil de resolver (eu espero). No mais, vi uns comentários sobre colocar o óleo de direção hidráulica na bombinha... nunca tinha pensado nisso!
Vou ali tentar resolver o problema do meu compressor. Vamo ver se o serviço de curioso dá certo de novo!
Galera, quem precisar de ajuda com o conserto do motorzinho pode contar comigo (cobro nada não, viu)!
Valeu, forte abraço a todos!
mas.marco
22/01/2013, 21:53
Amigos do fórum, como é minha primeira postagem em 2013, quero primeiramente desejar a todos um ano novo cheio de boas novas!
Há dois anos atrás (o tempo passa voando!) eu postei sobre um possível conserto do mini-compressor para acionamento da tração no GV. Essa semana tive problema com a bombinha (durou 2 anos o conserto... tá bom, né?). Fui verificar e o induzido estava solto (aquela cola que falei deve ter soltado com o tempo), vai ser fácil de resolver (eu espero). No mais, vi uns comentários sobre colocar o óleo de direção hidráulica na bombinha... nunca tinha pensado nisso!
Vou ali tentar resolver o problema do meu compressor. Vamo ver se o serviço de curioso dá certo de novo!
Galera, quem precisar de ajuda com o conserto do motorzinho pode contar comigo (cobro nada não, viu)!
Valeu, forte abraço a todos!
Ricardo, volte pra contar, ok?
Aproveita e conta também do seu procedimento anterior. Dê detalhes.
Abraços.
Lendo os posts do 4wd ontem fui testar a dita luzinha..
E não é que começou a piscar? kkk
No começo piscava de 4 em 4 s +/-.. depois de 10 em 10 s... depois de uns 15 minutos não piscou mais.. (o barulhinho na frente a cada intervalo dde tempo tb parou..)
Vou eu desmontar tudo, limpar e montar pra ver se zera.
mas.marco
23/01/2013, 19:04
Lendo os posts do 4wd ontem fui testar a dita luzinha..
E não é que começou a piscar? kkk
No começo piscava de 4 em 4 s +/-.. depois de 10 em 10 s... depois de uns 15 minutos não piscou mais.. (o barulhinho na frente a cada intervalo dde tempo tb parou..)
Vou eu desmontar tudo, limpar e montar pra ver se zera.
Aí Chuva, quando aconteceu com o GV do meu amigo, fiquei HORASSSS com a mangueira dentro do fluido e NADA acontecia.
O treco continuou a piscar. Depois, de tanto usar o 4x4HI (só funcionava o 4x4L - não me pergunte como é possível) por mais de 1 hora no barro, parou de piscar e passou a tracionar em 4x4HI.
Guicerqueira
24/01/2013, 00:09
Tem alguma oração para isso nunca acontecer com o meu carro!?? Qual é o santo dos Jipeiros?? To cansado só de ler os procedimentos....rs... Abraços!
Tem alguma oração para isso nunca acontecer com o meu carro!?? Qual é o santo dos Jipeiros?? To cansado só de ler os procedimentos....rs... Abraços!
A oração é a que rezei pra o meu GV.
Senhor, fazei com que eu encontre o Par de rodas livres AVM para o meu carro e abençoai o mecanico que deixará o meu diferencial travado SEM SER BLOQUEADO e que eu jamais pule com meu carango nas trilhas da vida para que não arrebenteis a carcaça do diferencial e fazeis chover sempre nos lugares onde exista barro, AMÉM!
http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_17966_7008_Roda-Livre-AVM-manual-Suzuki-Vitara-Samurai-e-Gran-Vitara
Roda Livre AVM manual - Suzuki Vitara, Samurai e Gran Vitara - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_17966_7008_Roda-Livre-AVM-manual-Suzuki-Vitara-Samurai-e-Gran-Vitara)
Oração eu náo sei se tem específica, mas dá uma olhada na bombinha e veja como ela ficou exposta depois do parachoque da RC. Vc colocou alguma proteção?
Abs,
LFC
Giovanni Morano
25/01/2013, 21:26
Oração eu náo sei se tem específica, mas dá uma olhada na bombinha e veja como ela ficou exposta depois do parachoque da RC. Vc colocou alguma proteção?
Abs,
LFC
Aqui em Fortaleza, tem um eletricista que coloca essa bombinha la em cima, perto do oleo de freio! fica show! problemas acabaram! fico impressionado essa bombinha ser ali embaixo, pois mesmo um carro não sendo feito para areia, e lama! mas com certeza seria utilizado em neve! o que ja deixa um grande acumulo de agua! o que na minha opinião é o que acaba com o acionador do 4x4! sera que não teria outro acionador mais barato no mercado! que pudesse fazer a adaptação? como funciona o da tr4? alguem sabe?
Guicerqueira
26/01/2013, 17:41
Abs,
LFC
LFC,
Meu mecanico tirou do lugar original e, segundo ele, (confesso que não vi) ele colocou em um lugar bem mais protegido do que estava antes junto a longarina. Vou checar exatamente onde ele colocou e ver se vale proteger mais. Ele me disse que onde ficava originalmente era exposto demais, concordei imediatamente quando vi. Parece até erro de projeto. Porque será que eles colocam ali tão na frente do parachoque?
Abraços,
LFC,
Meu mecanico tirou do lugar original e, segundo ele, (confesso que não vi) ele colocou em um lugar bem mais protegido do que estava antes junto a longarina. Vou checar exatamente onde ele colocou e ver se vale proteger mais. Ele me disse que onde ficava originalmente era exposto demais, concordei imediatamente quando vi. Parece até erro de projeto. Porque será que eles colocam ali tão na frente do parachoque?
Abraços,
Só fica exposto quando colocamos o parachoque de ferro. Meu mecânico fez uma proteção para ele.
Abs,
LFC
Buenas pessoal,
Tirei meu parachoque dianteiro pra envelopar e lembrei que minha luz do 4x4 fica piscando. Então lembrei desse tópico que reli e aprendi mais algumas coisas.
Minha solução foi simples, mas segue aqui o que fiz com algumas fotos para compartilhar com vcs.
Primeiro tirei a dita bomba de tras do parachoque. São 2 parafusos chave 12. Depois soltei do suporte com uma chave philips.
Tentei tirar o motorzinho mas como estava limpo e girando sem muitos rangeres não acho q ele esteja fraco ou enferrujado.
Daí tirei a tampinha de ferro quadrada de cima e os dois parafusos que seguram uma bobina e talvez um medidor de pressão da câmara, como já foi dito aqui.
Aliviei um pouco de fora para dentro os 3 fios com wd-40 e tirei a parte interna da caixinha (camara de pressão?).
Voalá!! Ao redor das duas borrachinhas estava bem enferrujado o que acredito atrapalhar muito a pressão de ar na câmara.
Dai limpei tudo, lubrifiquei um pouco com wd-40 e ao invés de óleo ou graxa, ou ainda silicione, usei Pasta Térmica (dessas de unir processador com cooler de computador). Depois montei passando pasta térmica tb na borrachinha que veda a tampa de ferro quadrada.
A pasta térmica é inerte, não deforma com pouco calor, veda água, mais grossa que graxa, e não é abrasiva!!
(vi que usaram silicone para vedar, e não sei se ainda são fabricadas assim, mas já isolei caixinha de componente eletrônico pra não entrar água e depois de um tempo o "ácido" do silicone arrancou até terminais de resistores - carrinho de controle remoto e antena de tv). Um outro material bom para isolar mas não serve pra pressão é a parafina. Pingar gotas nas placas que umidecem ajudam muito (controle remoto de carro).
Enfim, estão aqui algumas fotos da brincadeira. Foi rapidinho seguindo as dicas daqui, obrigado!!
[ ]s
401498401499401500401501401502
Buenas pessoal,
Dai limpei tudo, lubrifiquei um pouco com wd-40 e ao invés de óleo ou graxa, ou ainda silicione, usei Pasta Térmica (dessas de unir processador com cooler de computador). Depois montei passando pasta térmica tb na borrachinha que veda a tampa de ferro quadrada.
Enfim, estão aqui algumas fotos da brincadeira. Foi rapidinho seguindo as dicas daqui, obrigado!!
[ ]s
A questão é: parou de piscar????
Oi Elisson,
Sim, parou completamente, ficou joinha! Olhei por mais de 15 minutos e nada de piscar..
[ ]s
mas.marco
20/03/2013, 20:05
Muito boa essa dica heim Chuva?!
Abs,
Oi Mas.marco, valeu!
Espero que ajude mais alguem, pra mim funcionou de primeira! Essa pasta térmica é mandrake msm.. kkk
Testei hoje de novo andando com o carro num quarteirão barroso por aqui e está tudo normal. Não pisca mais nada!
[ ]s
Buenas pessoal,
Tirei meu parachoque dianteiro pra envelopar e lembrei que minha luz do 4x4 fica piscando. Então lembrei desse tópico que reli e aprendi mais algumas coisas.
Minha solução foi simples, mas segue aqui o que fiz com algumas fotos para compartilhar com vcs.
Primeiro tirei a dita bomba de tras do parachoque. São 2 parafusos chave 12. Depois soltei do suporte com uma chave philips.
Tentei tirar o motorzinho mas como estava limpo e girando sem muitos rangeres não acho q ele esteja fraco ou enferrujado.
Daí tirei a tampinha de ferro quadrada de cima e os dois parafusos que seguram uma bobina e talvez um medidor de pressão da câmara, como já foi dito aqui.
Aliviei um pouco de fora para dentro os 3 fios com wd-40 e tirei a parte interna da caixinha (camara de pressão?).
Voalá!! Ao redor das duas borrachinhas estava bem enferrujado o que acredito atrapalhar muito a pressão de ar na câmara.
A pasta térmica é inerte, não deforma com pouco calor, veda água, mais grossa que graxa, e não é abrasiva!!
(vi que usaram silicone para vedar, e não sei se ainda são fabricadas assim, mas já isolei caixinha de componente eletrônico pra não entrar água e depois de um tempo o "ácido" do silicone arrancou até terminais de resistores - carrinho de controle remoto e antena de tv). Um outro material bom para isolar mas não serve pra pressão é a parafina. Pingar gotas nas placas que umidecem ajudam muito (controle remoto de carro).
[ ]s
Excelente post de manutenção Chuva!
Vou ver o meu acionador de 4x4 também.
De uma maneira geral, o mecânicos não mexem onde está funcionando, até que quebra geral e eles trocam tudo, com custo muito maior.
Uma limpeza simples, lubrificação e novas vedações melhoram o desempenho e aumentam a vida útil.
Tem como colocar esta manutenção no topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/117040-gm-tracker-somente-topicos-de-manutencao.html#post1882586
Vamos incentivar o pessoal colocar suas boas experiências no tópico acima.
Abraços
Oi Bispo, valeu!!
Coloca lá sim que facilita a busca!
[ ]s
Chuva,
Já coloquei o seu e outros 2 post.
Não sei se eu li com pressa ou sou meio burro mesmo, mas não entendi o lance de colocar óleo no compressor.
Como é que funciona?
Abraços
Oi Bispo,
Pelo que entendi há como se colocar óleo de câmbio ATF numa das mangueirinhas do sistema para haver mais pressão do que apenas com o ar. Tipo o freio do carro, funciona melhor com óleo do q só com ar.
Não precisei fazer isso pq minha falha de pressão apenas estava na camara de ar da bombinha e minha membrana parece estar normal (não rasgada ou rasgando), assim uma simples ajudinha na vedação em dois pontos (2 borrachinhas internas e tampa quadrada) já resolveu meu problema.
O esquema do óleo na mangueira eu faria se tivesse me aprofundado no caso. E parece que o óleo tem que ser colocado em apenas uma das mangueiras (nao sei qual), já que na outra poderia ir para a caixa de câmbio, acho!
[ ]s
Olá Chuva,
retirei meu acionador e fiz uma limpeza/lubrificação nele.
Por fora estava bem sujo, mas por dentro estava limpo e sem sinais de umidade.
No meu caso, ao acionar o 4x4, a lampada acendia, apagava alguns segundos, voltava a acender e a tração ligava e permanecia sem problemas.
Algumas considerações:
1) Não consegui desconectar o motor do acionador, pois ficava preso no pistão. Conseguir afastar só um pouco, retirando 4 parafusos de fixação.
2) Retirei a carcaça de ferro do motor e tive acesso aos induzido e as escovas. Retirei os resíduos das escovas e passei limpa contatos. Coloquei graxa no ponta do induzido e ao montar passei silicone de alta temperatura, deixando secar um pouco antes de fechar, para sair os vapores.
3) Retirei a tampa quadrada e o mecanismo eletrico, onde tem aquelas 2 entradas de ar. Estavam limpas e sem sinais de oxidação. Passei anticorrosivo e coloquei de volta. Passei lubrificante no mecanismo do pistão. Antes de fechar coloquei silicone tb. Ficou bem fechado.
4) Passei silicone nos locais onde os fios entram nesse mecanismo e no motor para vedar.
5) Ficou um aço. Agora, após acionar, ela acende de uma vez só e fica assim durante toda tração.
6) Não testei o lance de colocar óleo no lugar de ar.
Muita boa manutenção que aprendi aqui com vocês! Recomendo!
Vlw
MendesFortal
03/04/2013, 10:13
Aqui em Fortaleza, tem um eletricista que coloca essa bombinha la em cima, perto do oleo de freio! fica show! problemas acabaram! fico impressionado essa bombinha ser ali embaixo, pois mesmo um carro não sendo feito para areia, e lama! mas com certeza seria utilizado em neve! o que ja deixa um grande acumulo de agua! o que na minha opinião é o que acaba com o acionador do 4x4! sera que não teria outro acionador mais barato no mercado! que pudesse fazer a adaptação? como funciona o da tr4? alguem sabe?
Amigo. Meu nome é Mendes, moro em Fortaleza. Vc pode pode me passar o contato deste eletricista?
MendesFortal
16/04/2013, 22:13
Meu Nagata caro.
Moro em Fortaleza, Meu nome é Mendes, tenho uma tracker,
li sobre a sua adaptação da roda livre e gostaria de saber mais detalhes. qual a dimenção dos parafusos para prender o flange do diferencial, a roda livre pode der a do vitara 97 automatica?
Grato mendes.
MendesFortal
16/04/2013, 22:26
Meu Nagata caro.
li sobre a sua adaptação da roda livre e gostaria de saber mais detalhes. qual a dimenção dos parafusos para prender o flange do diferencial, a roda livre pode der a do vitara 97 automatica?
Grato mendes.
Meu Nagata caro.
Grato mendes.
Mendes, a adaptação de roda livre MANUAL nos trackers é Grand Vitara 00 a 2003 é justamente pra sair da questão do acionamento automático feito através de vácuo/pressão no sistema. Adquirindo uma roda livre automática do vitara 97 você tá trocando 6 por meia dúzia!!!
Com relação a flange que o NAGATA fez, ele mesmo não aconselha ninguém a fazer pois ocasionou a quebra do mesmo. O certo a fazer mesmo é colocar somente uma peça de nylon empurrando as planetárias que é o que substitui o diafragma dentro do diferencial e colocando Rodas livres manuais simples ou reforçadas que é o que você pode encontrar no mercado. Isso foi o que eu fiz no meu GV e já estou há 3 meses sem problemas.
MendesFortal
17/04/2013, 14:20
Valeu pela explicação.Vc tem fotos desta peça de Nylon? Como é feita?Não faço trilhas pesadas a idéia era travar o diferencial e usar a roda livre do vitara( AVM 938 ) sebe dizer se as estrias são compatíveis com o tracker 2006/2007?
Valeu pela explicação.Vc tem fotos desta peça de Nylon? Como é feita?Não faço trilhas pesadas a idéia era travar o diferencial e usar a roda livre do vitara( AVM 938 ) sebe dizer se as estrias são compatíveis com o tracker 2006/2007?
Cara, compra essa aqui ....Roda livre AVM manual reforada - Samurai, Vitara, Gran Vitara, Tracker - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_20518_7008_Roda-livre-AVM-manual-reforcada-Samurai-Vitara-Gran-Vitara-Tracker) ......essa é a 438 hp, a que comprei pra o meu foi a 438. Salvo engano vitara e tracker é a mesma quantidade de estrias.
Com relação a "peça" de nylon que ele colocou dentro eu não vi nem sei. Mas acredito que seja uma peça com mais ou menos uns 9cm de diâmetro de fora com uns 5 dentro pra passar pelo pinhão. Cara, isso aí é fácil demais, abriu o diferencial, tira o diafragma e no lugar dele faz uma peça de nylon no mesmo diâmetro com espessura que trave as planetárias. Acho que é isso!
Essa peça é praticamente uma argola de nylon...agora a questão são as dimensão que não sei te dizer exatamente.
Boa sorte.
Cara, compra essa aqui ....http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_20518_7008_Roda-livre-AVM-manual-reforcada-Samurai-Vitara-Gran-Vitara-Tracker ......essa é a 438 hp, a que comprei pra o meu foi a 438. Salvo engano vitara e tracker é a mesma quantidade de estrias.
Com relação a "peça" de nylon que ele colocou dentro eu não vi nem sei. Mas acredito que seja uma peça com mais ou menos uns 9cm de diâmetro de fora com uns 5 dentro pra passar pelo pinhão. Cara, isso aí é fácil demais, abriu o diferencial, tira o diafragma e no lugar dele faz uma peça de nylon no mesmo diâmetro com espessura que trave as planetárias. Acho que é isso!
Essa peça é praticamente uma argola de nylon...agora a questão são as dimensão que não sei te dizer exatamente.
Boa sorte.
MendesFortal
18/04/2013, 14:11
Valeu pelo interesse em me ajudar. Se precisar de algo de Fortaleza, fique a vontade.Um abraço.
Valeu pelo interesse em me ajudar. Se precisar de algo de Fortaleza, fique a vontade.Um abraço.
Da mesma forma Mendes.....sucesso e boa sorte aí!
MendesFortal
22/04/2013, 07:07
Saudações.
Caro Fauzer. MORO EM FORTALEZA e tenho um tracker com o problema do seu carro. O acionador da triton deu certo? Onde vc fez a adaptação? Quanto custou?
Ficareia muito grato se puder me ajudar.
Um abraço Mendes.
joelvolpini
24/08/2013, 18:36
Pessoal, o meu tava piscando, pesquisei aqui no forum e vi algumas coisas. primeiro retirei o motor, abri, limpei e vedei novamente com silicone. Mas não parou. Fui burru, não mpesquisei todo o circuito, quando vi eu havia batido o findo em uma pedra e o caninho de metal que vai para a caixa estava amassado. serrei ummpedaço e liguei direto na mangueirinha do final. Funcionol, a luz está acesa direto... Só fiquei com medo de complicar, pois abri o compressor sem necessidade. Mas fechei direitinho e vedei a tampa bem...
Fica a dica não abram sem antes investigar tudo...
lucasschneider
29/07/2014, 11:38
bom pessoal, a luz da tração da minha tracker volta e meia piscava e agora não acende mais...
Mas a tração esta acionando e funcionando normalmente!
O que posso ver para corrigir isso?
bom pessoal, a luz da tração da minha tracker volta e meia piscava e agora não acende mais...
Mas a tração esta acionando e funcionando normalmente!
O que posso ver para corrigir isso?
Lucas, você tem certeza que está funcionando?? Já colocou o carro num elevacar pra ver se as 4 rodas estão girando? Talvez você esteja pensando que por estar reduzido a tração está funcionando, mas na maioria das vezes que a luz deixa de acender o sistema não está funcionando.
Verifique num elevador automotivo pra ter certeza e não ficar atolado!
lucasschneider
30/07/2014, 08:20
Bom, ontem a noite desmontei a bombinha e conferi todo esquema elétrico. Conferi tudo, e aparentemente estava tudo certo.
Ao remontar a luzinha voltou a funcionar! Sai pra testar e uns 20s depois de ligada, a luz 4wd desligou. Bom, ae já deu na lata que era mal contato intermitente: o cabo roxo do conector (que pelo esquema elétrico é o que vem do comutador de pressão e envia o sinal pra ecu avisando que o 4wd tá engatado) estava rompido. Refiz e agora tá tudo certo: funcionando 100%, e sem nenhuma piscada na luz!
Passei um trabalhão com a bombinha sem precisar. Dica pro pessoal: confiram a conexão dos cabos antes de sair desmontando tudo! heheheeheheh
Outro detalhe: num momento forcei bastante a tração ao arrancar e escutei uma batida seca! Impressão que tive foi que escapou um dente do diferencial. Procede? É normal ao forçar demais a tração? Algo a conferir?
Muito obrigado a todos!
Outro detalhe: num momento forcei bastante a tração ao arrancar e escutei uma batida seca! Impressão que tive foi que escapou um dente do diferencial. Procede? É normal ao forçar demais a tração? Algo a conferir?
Muito obrigado a todos!
Veja bem, pra quebrar uma engrenagem tem que ser um tranco pesado e principalmente de diferencial.
Verifique pelo mais simples:
1 - Buchas da suspensão traseira ( o meu quando estala faz um barulho de ferro com ferro que achava que era o mesmo)
2 - Corrente da tração. (caso aconteça com frequência com ele reduzido)
Se somente acontecer com ele em 4x2, verifique as buchas da suspensão traseiras primeiro. Boa sorte.
danielreisp
02/02/2015, 21:21
8 - valeu!
Olá Amigo, para desmontar, vc conseguiu sem tirar o parachoques? Eu tentei nesse fds e nada, eu só não tinha essa peça que une a catraca com a rosca 12. Não consegui espaço de jeito nenhum, nem consegui também tirar o parachoques....
Olá Amigo, para desmontar, vc conseguiu sem tirar o parachoques? Eu tentei nesse fds e nada, eu só não tinha essa peça que une a catraca com a rosca 12. Não consegui espaço de jeito nenhum, nem consegui também tirar o parachoques....
Não precisa tirar o para-choque companheiros, só deitar embaixo do carro olhando pra o farol do passageiro por trás do parachoque tem uma capa de metal que segura o compressor e são dois parafusos. Não tem segredo.
danielreisp
15/04/2015, 13:10
Não precisa tirar o para-choque companheiros, só deitar embaixo do carro olhando pra o farol do passageiro por trás do parachoque tem uma capa de metal que segura o compressor e são dois parafusos. Não tem segredo.
Realmente era falta de ferramenta adequada, e também de tempo.
Eu deixei no mecânico para ele verificar, sei que ele não vai ser minucioso, mas pelo menos vai tocar o assunto. Cheio dos feriados ai e eu parado =(
Estou inclinado a colocar roda livre, li bastante no fórum e o pessoal reclamou que as peças internas são de plásticos e caso tenha algum problema na roda, por ex. o Amigo disse que o cubo de roda estava com folga e com isso estragou a roda livre.
Entrei no site http://trilha4x4parts.com.br/produtos/roda-livre-manual-avm-738xp-o-par/ e vi esse modelo XP que diz ser mais ainda reforçado, e outra pessoa dizendo que era todo de ferro. Eu não sei, mandei um email e eles pediram um telefone para ligar e poder explicar (achei nada prático, mas neh!) e não sei se pago mais nessa 738XP.
Eu ainda não desistir de usar o solenoide 3vias que é compatível com o da L200, mas realmente tempo para mexer em carro estou sem nenhum. Por isso quero travar o diferencial e bola pra frente!
No mais gostaria de saber a opnição de vocês, pago mais nesse produto que dizem ser mais reforçado(738XP) que o reforçado 438HP?
VictorSM
26/01/2016, 16:38
Pessoal,
Meu caso é um pouquinho diferente!
Abri, limpei e lacrei o compressor. Está OK.
Mas quando eu aciono a alavanca do 4x4, não acende a luz. Retirei a carcaça de plástico do console e as borrachas das alavancas de cambio.
Cheguei ao interruptor de acionamento do módulo de 4x4 que fica em cima da caixa de transmissão bem proximo a alavanca.
Soltei o interruptor com uma chave 22 e acionei o módulo 4x4 direto no botãozinho com a minha mão e a luz acendeu.
Alguém tem alguma idéia do que pode ser?
Abraço!
Victor
Pessoal,
Meu caso é um pouquinho diferente!
Abri, limpei e lacrei o compressor. Está OK.
Alguém tem alguma idéia do que pode ser?
Abraço!
Victor
você conseguiu acender a luz no painel, mas a 4x4 não acionou é isso?
1 - Verificar o módulo da tração se não há trilha corrompida. (fica do lado da embreagem, caixinha preta)
2 - Verificar diafragma (fica dentro do diferencial dianteiro).
VictorSM
27/01/2016, 14:10
você conseguiu acender a luz no painel, mas a 4x4 não acionou é isso?
1 - Verificar o módulo da tração se não há trilha corrompida. (fica do lado da embreagem, caixinha preta)
2 - Verificar diafragma (fica dentro do diferencial dianteiro).
Na verdade, a luz acende sim, mas somente quando eu retiro o interruptor do 4x4 (que fica em cima da caixa de cambio) e aciono ele com a minha mão, pressionando o botão.
Pra chegar nesse interruptor, basta tirar a carcaça de plástico do console as borrachas que protegem a alavanca. Logo você vai encontrar dois fios conectados nesse interruptor. Ele aciona o módulo 4x4, que por sua vez, liga a bomba de ar (pressão) que engata o diafragma quando pressurizado.
Se eu coloco o interruptor de volta no lugar e engato o 4x4, a luz não acende.
O problema parece ser dentro do câmbio ou o proprio interruptor.
Já passou por essa?
Abraço!
VictorSM
27/01/2016, 14:24
Na verdade, a luz acende sim, mas somente quando eu retiro o interruptor do 4x4 (que fica em cima da caixa de cambio) e aciono ele com a minha mão, pressionando o botão.
Pra chegar nesse interruptor, basta tirar a carcaça de plástico do console as borrachas que protegem a alavanca. Logo você vai encontrar dois fios conectados nesse interruptor. Ele aciona o módulo 4x4, que por sua vez, liga a bomba de ar (pressão) que engata o diafragma quando pressurizado.
Se eu coloco o interruptor de volta no lugar e engato o 4x4, a luz não acende.
O problema parece ser dentro do câmbio ou o proprio interruptor.
Já passou por essa?
Abraço!
Apenas pra ser mais claro, o interruptor quando acionado manualmente, acende a luz, liga o motor pressuriza e engata o 4x4.
Mas quando encaixado no local e engatando o 4x4, o interruptor parece não ser ativado, inviabilizando o funcionamento do sistema inteiro.
Abraço!
Victor
O que faz a luz acender e o sistema funcionar é a alavanca encostar no interruptor e fazê-lo chegar ao batente, concorda? Provavelmente há um desgaste do interruptor e ele não chega ao final. Creio que deva trocá-lo. Ou então coloque uma arruela fina para o interruptor chegar mais para fora. Não custa tentar.
Abs,
LFC
VictorSM
28/01/2016, 10:36
O que faz a luz acender e o sistema funcionar é a alavanca encostar no interruptor e fazê-lo chegar ao batente, concorda? Provavelmente há um desgaste do interruptor e ele não chega ao final. Creio que deva trocá-lo. Ou então coloque uma arruela fina para o interruptor chegar mais para fora. Não custa tentar.
Abs,
LFC
LFC, muito obrigado por mais uma dica!
Acabei comprando um na traçado 4x4 (floripa) e deve chegar hoje ou amanhã.
Quando chegar eu testo e digo o resultado!
Abraço!
Victor
VictorSM
28/01/2016, 10:37
LFC, muito obrigado por mais uma dica!
Acabei comprando um na traçado 4x4 (floripa) e deve chegar hoje ou amanhã.
Quando chegar eu testo e digo o resultado!
Abraço!
Victor
A propósito, paguei 45 reais mais 20 de frete sedex!
Abraço!
VictorSM
02/02/2016, 16:37
A propósito, paguei 45 reais mais 20 de frete sedex!
Abraço!
Galera, apenas pra atualizar: mesmo com o interruptor novo não funcionou! Percebi com a ajuda do Dilmar da colossus offroad (estamos desenhando o parachoque traseiro de metal) que dentro do local onde é encaixado o interruptor, aparentemente cabe uma esfera de metal. Comprei uma de 10mm e coloquei lá dentro!
Rosqueei de volta e pronto.... funcionou! Agora fica a pergunta..... essa esfera deveria estar lá?
Abraço!
Victor
Gente quer dizer que se a luz do 4x4 acende no painel então posso descartar problemas no compressor.:???:
Por favor, vejam se conseguem me ajudar. Na minha TK o 4x4 funciona normalmente, tanto HI, quanto LOW, com a luz acesa o tempo todo. Porém, em ambas as utilizações 4X4, de vez em quando dá uns estalos, parece uns "tiros de ar", igualzinho barulho de compressor de ar. Quando isso acontece, parece até que o carro dá uma puladinha. Pelo que observei, acontece mais uma quando esterço ou em utilizações mais severas. É acelerar e começa a dar esses "tiros de ar". Parece que é no diferencial dianteiro. Alguém tem idéia?
Se o pneu do seu carro é maior do que o original pode ser ele arrastando na longarina. O barulho é parecido com o que vc descreve.
Abs,
LFC
LFC, valeu pela resposta. Eu não sei, acho que não. Além de não ser sempre, quando eu estava com pneu original 235/60R16 também acontecia. Agora uso 225/70R16, mas levantei a suspensão. O estranho é que parece barulho de compressor de ar. Aí fui estudar o funcionamento na tracker, e é pneumático o funcionamento. Será que não pode ser a mangueira mal encaixada, com furo, muito esticada ou o diafragma com furo? É estranho. Eu conversei com o meu mecânico (ainda não levei o carro) lá e ele está meio sem idéia. Ahhh, eu tenho proteção da RC4X4 também. Será que a proteção está apertando alguma coisa?
Arildo MT
09/02/2016, 21:45
LFC, valeu pela resposta. Eu não sei, acho que não. Além de não ser sempre, quando eu estava com pneu original 235/60R16 também acontecia. Agora uso 225/70R16, mas levantei a suspensão. O estranho é que parece barulho de compressor de ar. Aí fui estudar o funcionamento na tracker, e é pneumático o funcionamento. Será que não pode ser a mangueira mal encaixada, com furo, muito esticada ou o diafragma com furo? É estranho. Eu conversei com o meu mecânico (ainda não levei o carro) lá e ele está meio sem idéia. Ahhh, eu tenho proteção da RC4X4 também. Será que a proteção está apertando alguma coisa?
Se for principalmente em curvas, provavelmente homocinetica, senão pode ser acoplamento interno do diferencial, diafragma interno, comece pelo básico, levante no elevador ou rampa de lubrificação/lavador, acione o 4x4 entre em baixo mecha nas mangueiras, conexões, compressor (''dentro'' do para choque dianteiro), lembrando que o acionamento da tração dianteira da tracker demora uns 5 segundos pra pressurizar bem o sistema, se acabar de acionar e forçar de imediato é normal o sistema acoplar e desacoplar dando tipo um estralo/tranco, passou esse tempinho pode afundar a butina que se tudo estiver certo zero barulho.
Arildo, obrigado pelas dicas. Eu vou pedir para o mecânico ver a homocinética, mas acho que não. Ele revisou o carro todo quando comprei há poucos meses. Eu vou revisar as mangueiras, conexões, enfim, a "parte externa", mas eu acho que deve ser o acoplamento interno mesmo. Será que é caro para abrir? Acontece sempre em curvas, mas observei também que, embora menos, em retas. Sempre que preciso de mais força. Em outro tópico, eu achei um boletim da Suzuki, de 2001, para o Grand Vitara. Apesar da Tracker ser 2008, é o mesmo carro.
Bulletin No.: 01-04-19-003
Date: April, 2001
TECHNICAL
Subject:
Harsh Clunk Noise From Front Axle While in 4WD and During Turning Maneuvers
(Replace Front Differential Case, Actuator and Side Bearings)
Models:
1999 Chevrolet Tracker Suzuki Grand Vitara with Four-Wheel Drive
Condition
Some customers may comment on a harsh clunk or popping noise coming from the front
axle. This condition is most apparent while driving in 4WD at low speeds on loose
traction surfaces such as gravel or snow and turning right or left.
Cause
Inside the front differential case, the teeth of the free wheel axle hub may jump a tooth
resulting in the noise.
Correction
A modification was made to the design of the front differential case, which should reduce
the likelihood of the free wheel hub teeth from jumping.
Replace the front axle differential case, actuator and side bearings using the service
procedure and part numbers as shown.
Important: With the new design differential case, the teeth may still jump under extreme
torque load conditions, such as making tight turn maneuvers in 4WD on hard dry surfaces
resulting in a similar noise. This noise is now considered to be a normal vehicle operating
characteristic. Driving on high traction surfaces in 4WD is not necessary and contributes
to excessive torque load on the front axle. Customers should be advised to shift into 2WD
when driving on such surfaces.
Deve ser esse o problema. O diferencial dianteiro pula o dente, causando esse acoplamento / desacoplamento e, consequentemente, liberando o ar (barulho de "tiro de compressor de ar") e imediatamente pressurizando novamente (acoplamento).
Agora, minha pergunta é, realmente preciso consertar isso agora? O problema pode se agravar e eu perder a tração dianteira? Ou seria apenas o incômodo do barulho e, a menos que piore, posso ficar assim mesmo?
O que acham?
Atila Cesar
10/02/2016, 14:07
Srs, tenho um GV , 2001- 2 P a gasolina - esta com uma vibração no volante - o mecanico me falou que era o coxim do cambio - troquei, melhorou um pouco, mas não parou - alguem sabe me infomar o que pode ser?
Atila Cesar
10/02/2016, 14:36
Ops!!!
essa vibração é com o carro parado na lenta
Duda oliveira3002
15/08/2016, 11:16
amigo bom dia, será q vc poderia me ajudar? estou com esse mesmo problema e tb sou aqui da Bahia, tem como me chamar no zap...71 99150-8831
Duda oliveira3002
15/08/2016, 11:22
Amigo tb estou com esse mesmo problema, será q vc poderia me ajudar? tb sou aqui da bahia, se puder me chama ai no zap....71 99150-8831 Eduardo
THIAGO ALBUQUERQUE
11/09/2016, 19:46
Mendes, a adaptação de roda livre MANUAL nos trackers é Grand Vitara 00 a 2003 é justamente pra sair da questão do acionamento automático feito através de vácuo/pressão no sistema. Adquirindo uma roda livre automática do vitara 97 você tá trocando 6 por meia dúzia!!!
Com relação a flange que o NAGATA fez, ele mesmo não aconselha ninguém a fazer pois ocasionou a quebra do mesmo. O certo a fazer mesmo é colocar somente uma peça de nylon empurrando as planetárias que é o que substitui o diafragma dentro do diferencial e colocando Rodas livres manuais simples ou reforçadas que é o que você pode encontrar no mercado. Isso foi o que eu fiz no meu GV e já estou há 3 meses sem problemas.
Boa noite amigo,
sei que é um assunto ja bem debatido aqui, gostaria de saber se ainda hoje você utiliza essa peça de nylon que você fez pra eliminar o diafragma ou teve que substituir. Já pela terceira vez meu gran vitara me deixa na mão num passeio. Simplesmente a tração para de funcionar. Resolvi colocar rodas livres manuais e travar o diferencial igual você fez. VocÊ tem alguma foto do serviço?
Essa peça de nylon não tem erro. É mais forte que a borracha do diafragma que se enche de ar e pode furar. Uso no meu carro e recomendo. Não é um trabalho difícil. Um bom mecânico e um torneiro dão jeito nisso. Se bem que hoje em dia achar um bom mecânico nem sempre é tarefa fácil.
Olhe a peça no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/158185-grand-vitara-engate4x4-e-roda-livre.html
Abs,
LFC
Angelo RJ
24/10/2016, 10:23
Olá pessoal, reativando esse tópico.....
Desde janeiro, meu GV (99) está sem a tração 4x4.
Começou com a luz 4x4 piscando no painel.....
depois ela apagou .....
quando eu acionava a tração 4x4, ela entrava e depois dava um estalo na parte de baixo do carro e a tração se soltava, ou seja, voltava para o 4x2....
Agora não aciona mais nada....nem o estalo acontece mais.
Levei o carro num mecanico e ele pediu pra fazer um teste. Colocamos a frente do carro numa parte mais alta, ao acionar a tração 4x4, o diferencial dianteiro começou a girar. O mecanico disse que diante disso o problema deve ser dentro das rodas ou na caixa de tração.
Diante de tudo que já foi debatido aqui nesse tópico, pergunto:
1 - Pode ser algum problema nesse motorzinho que fica perto do radiador ?
2- Pode ser problema em alguma mangueira ligada á esse motorzinho ?
3 - Ou o problema deve ser mesmo nas rodas ou na caixa 4x4 ?
Obrigado
abs
Olá pessoal, reativando esse tópico.....
Desde janeiro, meu GV (99) está sem a tração 4x4.
Começou com a luz 4x4 piscando no painel.....
depois ela apagou .....
quando eu acionava a tração 4x4, ela entrava e depois dava um estalo na parte de baixo do carro e a tração se soltava, ou seja, voltava para o 4x2....
Agora não aciona mais nada....nem o estalo acontece mais.
Levei o carro num mecanico e ele pediu pra fazer um teste. Colocamos a frente do carro numa parte mais alta, ao acionar a tração 4x4, o diferencial dianteiro começou a girar. O mecanico disse que diante disso o problema deve ser dentro das rodas ou na caixa de tração.
Diante de tudo que já foi debatido aqui nesse tópico, pergunto:
1 - Pode ser algum problema nesse motorzinho que fica perto do radiador ?
2- Pode ser problema em alguma mangueira ligada á esse motorzinho ?
3 - Ou o problema deve ser mesmo nas rodas ou na caixa 4x4 ?
Obrigado
abs
Como vc sabe se o diferencial começou a rodar? Não foi apenas o eixo cardan dianteiro? Se foi isso e as rodas não giraram, o problema é o fato de o diafragma (bolsa de ar) que fica dentro do diferencial não ter sido enchido de ar, por defeito na bomba (mais provável) ou mesmo por rompimento do diafragma.
Abs,
LFC
Angelo RJ
25/10/2016, 08:31
Olá LFC,
Desculpe, informei errado.
Quando colocamos a frente do carro num local mais alto, e acionei o 4x4, as rodas dianteiras começaram a girar.
Qual "bomba" voce se refere ?
Nesse caso, o mecanico teria que desmontar as rodas e/ou a caixa de marcha (4x4) para poder identificar o problema ?
Tem chance de ser problema nesse motor que fica junto ao radiador ?
obrigado companheiro.
abs
Como vc sabe se o diferencial começou a rodar? Não foi apenas o eixo cardan dianteiro? Se foi isso e as rodas não giraram, o problema é o fato de o diafragma (bolsa de ar) que fica dentro do diferencial não ter sido enchido de ar, por defeito na bomba (mais provável) ou mesmo por rompimento do diafragma.
Abs,
LFC
Olá LFC,
Desculpe, informei errado.
Quando colocamos a frente do carro num local mais alto, e acionei o 4x4, as rodas dianteiras começaram a girar.
Qual "bomba" voce se refere ?
Nesse caso, o mecanico teria que desmontar as rodas e/ou a caixa de marcha (4x4) para poder identificar o problema ?
Tem chance de ser problema nesse motor que fica junto ao radiador ?
obrigado companheiro.
abs
Se as rodas estão girando, a tração funcionou!
Não sei dizer o que pode estar acontecendo. Comece revisando a bombinha/motorzinho que fica atrás do para-choque dianteiro. Depois olhe se a cebolinha/interruptor (que faz a luz no painel acender) que fica na caixa está funcionando. Depois olhe os semi-eixos. Depois abra o diferencial. Por último olhe a caixa de transferência.
Boa sorte.
Abs,
LFC
Angelo RJ
25/10/2016, 13:58
Obrigado.
A tração realmente não funciona mais. Começou com o estalo, onde a tração entrava e desarmava e agora nem estalo faz mais.
Vou seguir suas dicas.
grande abraço
Arildo MT
26/10/2016, 01:07
Tá confuso, as rodas dianteira giram, não estrala mais e assim mesmo não traciona? quando estralava a luz do painel piscava?
Quando ergueu o carro e testou, com segurança claro, tentaram segurar as rodas dianteira pra ver s paravam? poderiam apenas estar rodando por um leve atrito no diferencial, tente erguer (no elevador, presso pelo chassis, a pequena altura, só tirar as rodas do chão) levantando o carro novamente, permaneça no carro, ligue, engate o 4x4 L, em 1° marcha, pise moderadamente no freio enquanto vira o volante, puxe o freio de mão levemente, sinta o comportamento do carro enquanto o mecânico (EM SEGURANÇA) Olha e ouve o que ocorre por baixo do carro, mas o roteiro que o LFC sugeriu é esse mesmo, compressor, mangueiras, conexões, homocinéticas, diferencial, transmissão.
Angelo RJ
08/11/2016, 21:23
Pessoal,
O mecanico testou a tração do meu carro e o que acontece é que ela as vezes funciona e as vezes não, mas a luz 4x4 do painel não acende.
Ele colocou o carro para subir um barranco ingreme, e em algumas vezes ao acionar a tração a mesma entrava e o carro subia o barranco com facilidade, em outras vezes, após desengatar a tração, a mesma não voltava a acionar e o carro não subia o barranco.
O eletricista testou aquele motorzinho que aciona a tração (que fica perto do radiador)e o mesmo funciona normalmente.
As mangueiras que são conectadas ao motorzinho estão ok.
Será que a luz do 4x4 não acende devido a algum problema no sensor que faz ela acender ? O eletricista ficou de verificar
Quanto a tração só funcionar as vezes, o mecanico aconselhou a trocar os oleos da caixa de redução e dos diferenciais, JÁ QUE EU NUNCA FIZ ISSO.
Segundo ele, o oleo já perdeu a viscosidade e também pode estar havendo um acumulo de sujeira nesses locais, atrapalhando o engate da tração.
Voces acham que essas observações do mecanico procedem ?
De qualquer forma, como nunca troquei esses óleos, vou trocar agora.
Pelo que li aqui no fórum é:
Caixa de redução = 75W-90 API GL-4
Diferenciais = 80W-90 API GL-5
é isso ?
Obrigado.
Angelo RJ
10/11/2016, 20:18
Será que as observações do mecanico procedem?
Devo trocar os óleos da caixa de redução e do diferencial ?
Os óleos são estes que citei?
obrigado
Eletricista verificar ok. Mas em quase todos os casos que vi o motorzinho funciona e o vazamento se dá pelos o'rings na saída para as mangueiras.
Não há relação entre a viscosidade dos óleos e o funcionamento da tração. Chute do mecânico. Mas não deixa de ser bom trocar os fluidos.
A especificação pode ser essa mesmo.
Abs,
LFC
Angelo RJ
11/11/2016, 22:00
Eletricista verificar ok. Mas em quase todos os casos que vi o motorzinho funciona e o vazamento se dá pelos o'rings na saída para as mangueiras.
Não há relação entre a viscosidade dos óleos e o funcionamento da tração. Chute do mecânico. Mas não deixa de ser bom trocar os fluidos.
A especificação pode ser essa mesmo.
Abs,
LFC
LFC, obrigado pela ajuda
Mas está parecendo que o problema pode ser na caixa de redução mesmo.
Ta estranho demais. A luz do 4x4 não acende mais, a tração só entra de vez em quando, o motorzinho funciona, as homocinéticas não fazem barulho...
Lembro que tudo começou com uns estalos fortes na parte de baixo do carro, logo após acionar a tração e acelerar. Como se a tração entrasse e logo depois desarmasse. Tem alguém no Rio que possa verificar a caixa de redução?
Abs
Boa noite,
Sou novo no fórum. Possuo um Polo 2008 1.6. Mas como as vezes necessito pegar uma estrada de terra, e procuro um carro mais confortável para viajar nos fins de semana, encontrei uma Grand Vitara 4X4 ano 2009, câmbio manual.
Ela está com preço menor que a tabela fipe, pois foi recuperada(leilão) por furto, sem sinistro no documento. Gostaria de saber a opinião geral sobre a mecânica deste carro, tenho receio dos custos de manutenção.
Ela está com 100.000 km, esta quilometragem é muito alta para este tipo de carro? O motor é resistente?
Desde já agradeço,
Um ótimo final de semana.
Arildo MT
12/11/2016, 22:48
Boa noite,
Sou novo no fórum. Possuo um Polo 2008 1.6. Mas como as vezes necessito pegar uma estrada de terra, e procuro um carro mais confortável para viajar nos fins de semana, encontrei uma Grand Vitara 4X4 ano 2009, câmbio manual.
Ela está com preço menor que a tabela fipe, pois foi recuperada(leilão) por furto, sem sinistro no documento. Gostaria de saber a opinião geral sobre a mecânica deste carro, tenho receio dos custos de manutenção.
Ela está com 100.000 km, esta quilometragem é muito alta para este tipo de carro? O motor é resistente?
Desde já agradeço,
Um ótimo final de semana.
Seja bem vindo, o Carro é hiper robusto e confiável, bastando para isso não negligenciar a manutenção, tem diversos tópicos sobre ele no fórum, pesquise e post suas duvidas sempre nos tópicos similares ao que pretende perguntar, abraço.
Arildo MT
12/11/2016, 23:03
Angelo, imagino que esteja com vários problemas na tração, luz 4x4 painel= pode ser o sensor da caixa ou placa/circuito/pressostato no compressor, tração escapando= corrente da caixa faz um barulho alto tipo moto com relação coroa/corrente/pinhão pulando dente, acoplamento dentro do diferencial dianteiro que quando escapa faz um barulho terrível, isso pode ocorrer também por defeito no compressor, fuga de compressão na linha, ou desgaste/defeito, tem um tópico que trata sobre isso, houve até uma especie de boletim técnico da suzuki relatando a falha nos primeiros modelos, ou desacoplamento da engrenagem do 4x4 no cambio da transmissão, mas ai a alavanca retornaria a posição 4x2, óleo precisa trocar, mas não tem nada haver.
Angelo RJ
14/11/2016, 13:44
Pois é Arildo,
por tudo que você e outros colegas comentaram é que estou pensando em levar meu carro no Zezuki ou em algum outro especialista nesses carros.
O fato é que nessa época de chuvas ficar sem a tração 4x4 é muito complicado.
Ferraz 38
19/12/2016, 21:47
Suas afirmações se referem ao tracker?
andersondj2
24/11/2017, 11:12
Bom pessoal , estou reativando esse topico. Pois tirei o tal compressor , pois percebi que meu 4x4 não acionava. liguei a chave, acionei o 4x4 e a uz acende normalmente, não pisca nada, bem acesa mesmo.
Pedi minha esposa pra acionar o 4x4 enquanto punha a mão no compressor ele fazia só um tec. tirei as mangueiras , nada de ele mandar ar, continuou só no tec quando acionado o 4x4 h e 4x4 l. O que pode ser ? Limpeza?
andersondj2
24/11/2017, 14:38
Bom pessoal estou de volta pra dividir minha experiência. Problema resolvido! Abri o compressor depois dos testes a cima citados, tirei aquela chapinha quadrada do compressor onde fia a placa circuito e vi que tinha uma pista estourada . Refiz a pista com solda branca , e pronto , tudo certo 4x4 funcionando plenamente. Obrigado, esse tópico foi muito útil para mim.Abraços a todos.
Bom pessoal estou de volta pra dividir minha experiência. Problema resolvido! Abri o compressor depois dos testes a cima citados, tirei aquela chapinha quadrada do compressor onde fia a placa circuito e vi que tinha uma pista estourada . Refiz a pista com solda branca , e pronto , tudo certo 4x4 funcionando plenamente. Obrigado, esse tópico foi muito útil para mim.Abraços a todos.
Pessoal, eu estava com o famoso problema de luz 4wd piscando. Desliguei o veículo e em seguida liguei a chave, mas não dei partida. Então acionei o câmbio da tração e notei que o compressor fazia barulho em sintonia com a "piscada" da luz 4wd no painel. Desconectei a mangueirinha do compressor (que vai para o diferencial) e identifiquei que o motorzinho só faz barulho se estiver sem carga. Se obstruir a passagem de ar com o dedo (após desconectar a mangueira), o motorzinho para de girar, porém o sistema fica sempre pressurizado (com o cano fechado com o dedo!). Deduzi então que o problema seria um vazamento de ar em algum lugar e ainda: enquanto maior for o vazamento, mais rápido a luz iria piscar. Bom, encontrei o vazamento no caninho que chega no diferencial dianteiro. Provavelmente ao passar por um facão, a terra entortou o caninho e provocou o pequeno vazamento. Segue em anexo os detalhes do local. Dá pra ver que está cheio de terra. Desentortei o caninho e tudo voltou ao normal.
Pessoal, alguém sabe me dizer como tirar o vazamento do retentor do volante do motor da tracker 2008? Fiz a retífica inteira do motor, mas o vazamento apareceu. Na retífica coloquei retentor de marca boa e antes da retífica já havia tentado fazer o procedimento de retirara de vazamento de óleo (retentor original), mas não deu certo.
Abraço e todos.
Denilson Pinto
09/03/2019, 20:20
Olá, estou com problema parecido. Comprei uma tacker 2003 diesel, faz 3 meses, e achava que tava TD ok a tração. Mas quando precisei, atoleiro, e tive que sair pichado por guincho. Luz não acende no painel e tração das rodas dianteiras não entram.
Pessoal, eu estava com o famoso problema de luz 4wd piscando. Desliguei o veículo e em seguida liguei a chave, mas não dei partida. Então acionei o câmbio da tração e notei que o compressor fazia barulho em sintonia com a "piscada" da luz 4wd no painel. Desconectei a mangueirinha do compressor (que vai para o diferencial) e identifiquei que o motorzinho só faz barulho se estiver sem carga. Se obstruir a passagem de ar com o dedo (após desconectar a mangueira), o motorzinho para de girar, porém o sistema fica sempre pressurizado (com o cano fechado com o dedo!). Deduzi então que o problema seria um vazamento de ar em algum lugar e ainda: enquanto maior for o vazamento, mais rápido a luz iria piscar. Bom, encontrei o vazamento no caninho que chega no diferencial dianteiro. Provavelmente ao passar por um facão, a terra entortou o caninho e provocou o pequeno vazamento. Segue em anexo os detalhes do local. Dá pra ver que está cheio de terra. Desentortei o caninho e tudo voltou ao normal.
Pessoal, alguém sabe me dizer como tirar o vazamento do retentor do volante do motor da tracker 2008? Fiz a retífica inteira do motor, mas o vazamento apareceu. Na retífica coloquei retentor de marca boa e antes da retífica já havia tentado fazer o procedimento de retirara de vazamento de óleo (retentor original), mas não deu certo.
Abraço e todos.
Sobre o retentor do volante:
Vamos instalar o retentor do volante? - YouTube (https://youtu.be/ShpUMVlCQbo)
Abs,
LFC