PDA

Ver Versão Completa : Escapamento direto na S10



EDUNISSAN
20/11/2009, 11:00
Caros Amigos
Recentemente o silenciador da minha S10 2.5 Maxion passou a emitir ruídos metálicos que incomodavam. Fui a algumas lojas de reparo de escapamentos e essas foram unanimes em dizer que, para a S10, deve-se trocar todo o escapamento a partir do flange central. Total da peça R$380.:putz: Mas lendo as coisas que o Edintruder escreve, resolvi fazer uma descarga direta.:dance:
Pedi em uma loja que retirassem o silenciador e colocassem um tubo de 2”1/2 no seu lugar por 30 reais. Sai da loja com a impressão que dirigia um DC-3. Mas aos poucos fui dosando o ronco da descarga livre no acelerador. Em um primeiro momento saboreando o ruído afundei o pé, que fez o consumo medio cair de 11,6 para 10. Passado o momento de “piloto de DC3”:twisted: passei a observar as seguintes diferenças:
Maior aceleração, maior rapidez nas retomadas de velocidade em 4° e 5° marchas, faixa de atuação da turbina (que antes era a partir de 2000 a 2100 rpm) passou a ser de 1600 a 1700 e menor consumo de diesel (12 km/l).
Mas a maior diferença que senti foi a perda de algo em torno a 60% do freio motor, a “velha senhora” esta livre e solta como a sua descarga. Tendo respostas mais rápidas nas acelerações passei a usar muito mais os freios do que antes.

Gostaria de saber quem usa escapamento livre (além do Edin) aqui no fórum e qual a opinião de vocês sobre seu uso.
Edin, você com a sua Ranger com a descarga livre, virada antes da roda traseira direita, também observou as mesmas coisas que eu?

Abraços
Eduardo

TarsoDL
20/11/2009, 15:27
Eduardo

A minha S10 tambem esta com o escapamento direto com duas saídas de 3" cada, porém não mudei o lugar da saída, deixei la atras por causa das viajens.
além do barulho que ficou muito jóia, parece um caminhão, ficou, como tu mesmo disse, mais solta em retomadas e arrancadas. no consumo não senti alteração, a não ser quando quero me "aparecer" fazendo barulho..

abraços

Pequeno jr
20/11/2009, 17:44
Sei lá se é bobeira ou não ... mas vossas senhorias não poderiam filmar como ficou o baruilho do carro de vcs fora e dentro da pick-up e depois colocar no youtube para vermos????

leobnaval
20/11/2009, 19:59
Realmente minha L200 esta com escapamento direto na verdade ele vai só até a porta tras. e para alí mesmo bem antes do dif. tras. e obtive os mesmo resultados que o EDUARDO postou só não senti diferença quanto ao freio motor e o consumo que não medi...

O escapamento dela era original desde 95 por isso estava bem debilitado e restringindo muito a passagem do ar principalmente o silencioso, quanto a diferença consigo subir ladeiras e passar lombadas uma marcha acima do que usava antes com o escapamento original.
Mas esta bem barulhenta parece aquelas D20 e F1000, dentro do carro até que não faz tanto barulho, mas se abrir o vidro ouve-se bem, mas pra quem fica atrás ou na rua faz um baita barulho.

Abraços, Leo

leobnaval
20/11/2009, 20:00
A tinha esquecido o barulho da turbina quando se usa o freio motor (reduz marcha) é fantástico.

netão
22/11/2009, 11:09
Na minha antiga F250 e Savana eu rodava com escape aberto.
Embora não tenha notado nenhum ganho extra de potencia,o ronco era bem legal!!!!

Edintruder
24/11/2009, 21:03
Na minha quando usava o escapamento livre não percebi melhora no rendimento, mas a emoção aumentou muito!!!
Xará S10, acho que o silenciador já estava obstruindo a saída dos gases, por isso estava tão ruim, e agora voltou ai normal.

EDUNISSAN
27/11/2009, 19:25
Na minha quando usava o escapamento livre não percebi melhora no rendimento, mas a emoção aumentou muito!!!
Xará S10, acho que o silenciador já estava obstruindo a saída dos gases, por isso estava tão ruim, e agora voltou ai normal.

Caro Xará
Uma vez em uma loja Bosch em técnico me disse que eu deveria “queimar” a descarga da “preta velha” por que saia uma fumaça preta quando se acelerava forte com ela parada. Cheguei até comentar aqui em um tópico. Nunca ouvi falar que motores diesel juntam fuligem na descarga(como uma caldeira a lenha), a ponto de obstruir a saída de gases a ponto de interferir no desempenho.
Realmente ficou um ronco gostoso e se ouve claramente a turbina. Mas que a “velha senhora” ganhou um novo fôlego isso ganhou. Acelera mais rápido, você sente que a turbina entra mais cedo e ficou mais solta quanto ao freio motor.
Vamos ver o que acontece na vistoria do Detran... :roll:

Abraços
Alberto

Walter L. L. Casitta
27/11/2009, 19:57
Realmente escape aberto só tem efeito psicológico. O Bruno Sander mesmo foi um que entrou nessa conversa e investiu num escapamento com diâmetro maior. Levou o picape num dinamômetro e constatou que o único ganho foi no ruído...

dalmolin
27/11/2009, 20:58
camionete fria e quente da a diferença de potencia que o sander falou , ele pode ter testado a triton com escape completo a um temperatura mais baixa , e com o direto com o carro quente.

ou alguem discorda que o momento de maior potencia , acontece quando o motor esta atingindo a temperatura ideial ? depois disso quanto mais forçar , mais temp gera e menos força tem.

Anthoniusnikos
27/11/2009, 21:21
É certo que qualquer carro com escapamento direto perde potência, quando comparada com o original(+ silencioso).
Gostaria de saber se alguém teve a curiosidade de abrir um silencioso, já furado pelo longo tempo de uso, para ver o estado de entupimento pela fuligem ?
Abs
Anthon

leobnaval
27/11/2009, 23:11
Anthon aí depende muito do carro, do motor, tem uma diferença enorme entre escapamentos de veiculos turbos e aspirados, no geral escapamento muito livre perde-se torque e muito restrito perde-se em altas RPM.
No motor turbo quanto mais livre a descarga mais rápido enche a turbina, porém há uma perda de torque pelo gás do escape não sofrer restrição como sofreria com o sistema original.
Um escapamento bem dimensionado é a melhor receita nem muito livre nem muito restrito, por isso em alguns casos mechendo-se no original poderá ter até um pior rendimento.
Quanto a fuligem acumulada no escapamento (diesel) ela ocorre mesmo e uma boa limpeza melhora o funcionamento do motor, sem afetar a emissão de fumaça pelo contrário melhora o rendimento do motor.

Acho que é isso, se alguém puder esclarer melhor...

Abraços, Leo

Craisiler
28/11/2009, 00:51
E quanto a questão ambiental como é que fica? Pelo que intendi escapamento direto, não tem o filtro que possue dentro do silenciador. Alguém chegou a fazer teste quanto a essa questão? E o barulho aumenta quantas vezes, estou interesado no assunto.

TarsoDL
28/11/2009, 09:26
E quanto a questão ambiental como é que fica? Pelo que intendi escapamento direto, não tem o filtro que possue dentro do silenciador. Alguém chegou a fazer teste quanto a essa questão? E o barulho aumenta quantas vezes, estou interesado no assunto.

Caro Craisiler;

não sei em quantas vezes aumenta o barulho, mas que fica um ronco muito legal, isso fica. ainda nada comparável com uma D10 turbinada e escapamento direto pro lado.

se algum dia, parar de chover aqui no sul, eu posto um vídeo da nega véia aqui.

abraços...

Rogerrm
28/11/2009, 09:38
Tirei um fim de semana pra testar e o barulho é fantastico, parece uma F1000 kkk
O barulho da turbina enchendo e o mais interessante,

RoadRunner
28/11/2009, 10:01
Falando em F1000 .....




youtube.com/watch?v=wIBgVOP9A4s

Walter L. L. Casitta
28/11/2009, 10:29
camionete fria e quente da a diferença de potencia que o sander falou , ele pode ter testado a triton com escape completo a um temperatura mais baixa , e com o direto com o carro quente.

ou alguem discorda que o momento de maior potencia , acontece quando o motor esta atingindo a temperatura ideial ? depois disso quanto mais forçar , mais temp gera e menos força tem.

O momento de maior potência é o momento onde o motor gera o maior fluxo no escapamento.

Isso só acontece na rotação máxima lá no fim com o pé em baixo, justamente onde ninguém usa um motor diesel e é por isso que não faz a mínima diferença. Só barulho...

leobnaval
28/11/2009, 14:46
E quanto a questão ambiental como é que fica? Pelo que intendi escapamento direto, não tem o filtro que possue dentro do silenciador. Alguém chegou a fazer teste quanto a essa questão? E o barulho aumenta quantas vezes, estou interesado no assunto.

A questão ambiental fica a mesma porque o silencioso apenas reduz o ruído e não a poluição, quem reduz a poluição é o conversor catalítico.

Quanto ao ruído aumenta bastante, mas não sei especificar quanto...

EDUNISSAN
20/04/2010, 20:34
Caros Amigos
Recentemente o silenciador da minha S10 2.5 Maxion passou a emitir ruídos metálicos que incomodavam. Fui a algumas lojas de reparo de escapamentos e essas foram unanimes em dizer que, para a S10, deve-se trocar todo o escapamento a partir do flange central. Total da peça R$380.:putz: Mas lendo as coisas que o Edintruder escreve, resolvi fazer uma descarga direta.:dance:
Pedi em uma loja que retirassem o silenciador e colocassem um tubo de 2”1/2 no seu lugar por 30 reais. Sai da loja com a impressão que dirigia um DC-3. Mas aos poucos fui dosando o ronco da descarga livre no acelerador. Em um primeiro momento saboreando o ruído afundei o pé, que fez o consumo medio cair de 11,6 para 10. Passado o momento de “piloto de DC3”:twisted: passei a observar as seguintes diferenças:
Maior aceleração, maior rapidez nas retomadas de velocidade em 4° e 5° marchas, faixa de atuação da turbina (que antes era a partir de 2000 a 2100 rpm) passou a ser de 1600 a 1700 e menor consumo de diesel (12 km/l).
Mas a maior diferença que senti foi a perda de algo em torno a 60% do freio motor, a “velha senhora” esta livre e solta como a sua descarga. Tendo respostas mais rápidas nas acelerações passei a usar muito mais os freios do que antes.

Gostaria de saber quem usa escapamento livre (além do Edin) aqui no fórum e qual a opinião de vocês sobre seu uso.
Edin, você com a sua Ranger com a descarga livre, virada antes da roda traseira direita, também observou as mesmas coisas que eu?

Abraços
Eduardo


Caros amigos

Após um longo e tenebroso inverno estou voltando...
E trouxe para vocês a gravação em mp3 do som da descarga livre da minha S10 2.5 diesel. Notem o som da turbina que sai pelo escape.

Abraços
Eduardo

romuloprando
23/04/2010, 18:38
Garotos, não resisti e ontem coloquei um escape de 3" direto saindo na roda traseira da minha ranjola 2.5...
A música que sai do escape é maravilhosa, o assovio da turbina é impressionante...
Vou filmar e postarei aqui amanhã!

Edit:
Diesel tem que fazer barulho!
Estou andando como se tivesse apenas 18 aninhos com carteira recém tirada! :twisted::twisted::cool::cool:

adams
23/04/2010, 19:48
Realmente escape aberto só tem efeito psicológico. O Bruno Sander mesmo foi um que entrou nessa conversa e investiu num escapamento com diâmetro maior. Levou o picape num dinamômetro e constatou que o único ganho foi no ruído...

coisa de jovem, aos 40 to querendo um xc 60 bem silencioso.

EDUNISSAN
25/04/2010, 19:39
coisa de jovem, aos 40 to querendo um xc 60 bem silencioso.


Coisa de jovem não, coisa de "coroas" com espirito de jovem.

Como dizia meu tio Guilherme:
A diferença entre crianças e os "coroas" são os preços de seus brinquedos.:dance::dance::dance::dance:

romuloprando
30/04/2010, 16:21
Tinha prometido um vídeo da minha ranjola hsd 2.5, taí o link pra galera ver e ouvir a bicha, depois vou fazer outro só do som do escape mesmo

http://www.youtube.com/watch?v=nS49kkODOus

PauloLimited
30/04/2010, 16:45
Tinha prometido um vídeo da minha ranjola hsd 2.5, taí o link pra galera ver e ouvir a bicha, depois vou fazer outro só do som do escape mesmo

http://www.youtube.com/watch?v=nS49kkODOus

Sua Ranger era a gosolina ? Mudou o painel ?

Fico bom d+ com o escape de 3 ". As L200 quadradas fazem um barulhão com o escapamento direto, já a Sport q a minha q usa o msm motor já num faz:putz:, num sei pq.

Miranda
30/04/2010, 18:38
Sua Ranger era a gosolina ? Mudou o painel ?

Fico bom d+ com o escape de 3 ". As L200 quadradas fazem um barulhão com o escapamento direto, já a Sport q a minha q usa o msm motor já num faz:putz:, num sei pq.

o loco cara.. logico que faz!
o dono da revenda mit aqi tinha uma, era muito show o ronco! saia em baixo do estribo o escape.

PauloLimited
30/04/2010, 20:36
o loco cara.. logico que faz!
o dono da revenda mit aqi tinha uma, era muito show o ronco! saia em baixo do estribo o escape.


Então, vc sabe oq ele fez ? se aumentou o diametro do escapamento.

A minha usa o cano de 2,5" igual o original, eu num axo muito bom não, queria um som mais alto e grave.

Olha ai a bagaça

http://www.youtube.com/watch?v=mFvM3aIHxvE&feature=youtube_gdata

leobnaval
01/05/2010, 11:17
Eu gostei do ronco da L200, Paulo.

Abraço

Miranda
01/05/2010, 22:39
achei legal o ronco
mas... tu rancou todos os silenciosos? pq a f250 por exemplo, cabine simples, tem o catalisador e o silencioso.. sao 2! se tirar só 1 fica meio xoxo..

agora, se tu tirou todos.. e mesmo asism quer um ronco mais grosso, negocio é aumentar o diametro msmo.. acho que 3" 3,5" ja ta bom..

EDUNISSAN
02/05/2010, 11:11
Na minha S10 cs só tem um silenciador. Ele é vendido com todo o tubo desde o flange até a saída na traseira.
O meu silenciador começou a fazer um barulho de Agogo, cada vez mais alto que me incomodava. Quando fui a uma loja de canos aqui no Rio, não tinham a peça, então por querer resolver logo o assunto pedi que cortassem o silenciador e colocassem um tubo reto. Ficando assim, o cano de descarga com o diâmetro original e com sua saída também original na traseira.
O motivo de não ter colocado um novo tubo com 3” ou 3 1/2” é o Detram daqui do Rio de janeiro. A vistoria é lavada a serio :lol: e não permitiriam uma pick-up com descarga livre e com descarga de maior diâmetro. Mas eu fiz a vistoria com essa descarga livre e não tive problemas. Durante toda a permanência dentro do Detram não acelerei o motor, e todas as manobras foram feitas em marcha lenta, para não expor o rabo do coelho para fora da toca. :oops:

leobnaval
02/05/2010, 12:11
E quanto ao quebra-mato falaram alguma coisa na inspeção?

PauloLimited
02/05/2010, 20:14
Eu gostei do ronco da L200, Paulo.

Abraço

Vlw,:concordo:

PauloLimited
02/05/2010, 20:22
achei legal o ronco
mas... tu rancou todos os silenciosos? pq a f250 por exemplo, cabine simples, tem o catalisador e o silencioso.. sao 2! se tirar só 1 fica meio xoxo..

agora, se tu tirou todos.. e mesmo asism quer um ronco mais grosso, negocio é aumentar o diametro msmo.. acho que 3" 3,5" ja ta bom..

Então ela tem 2 tb, no comeõ tirei só o ultimo( o maior), depois tirei os 2 e coloquei o escamento como ta no video. No video o som ta bom pq ta dentro da garagem, ai o som fica abafado, quando sai pra rua fica fraquim.
Agora tirei foi tudo, to so com aquele cano q sai da turbina e mais nada e ta assim faz uns 40 mil km já.
Aq em Uberaba tem 3 anos q to preucurando nego pra fazer um escapamento de diamentro maior, só q num axa.:parede:

adams
02/05/2010, 21:59
Continua no Xc60...

romuloprando
03/05/2010, 11:24
Sua Ranger era a gosolina ? Mudou o painel ?

Fico bom d+ com o escape de 3 ". As L200 quadradas fazem um barulhão com o escapamento direto, já a Sport q a minha q usa o msm motor já num faz:putz:, num sei pq.

Paulo, a minha Ranger é diesel original, não mudei nada no painel não (a não ser a adição do manômetro do turbo). O ronco está muito bom mesmo, ainda mais agora que regulei a folga das válvulas. 8)

EDUNISSAN
13/05/2010, 21:10
E quanto ao quebra-mato falaram alguma coisa na inspeção?

Caro Leo

Quanto ao quebra mato não disseram absolutamente nada no Detran RJ.
Mas, por uma falta de sorte durante a inspeção, fui reprovado. Os dois faróis Oscar da Cibie não acenderam devido a queima do fusível. Sai do Detran para reparar os faróis e voltei no dia seguinte.
Quando me reprovaram, aleguei que eram acessórios, que não eram originais do veiculo e como acessórios poderiam acender ou não. Disseram que qualquer acessório do veiculo deve funcionar, ou então deve ser retirado.
Voltando ao quebra mato, li em um jornal que seria proibido por lei. Quebra mato em caso de acidente de atropelamento causa lesões muito mais graves que os pára-choques originais. Mas até hoje não sei se a lei “pegou” ou foi assinada. O que posso dizer é que estão mais preocupados se um “pendurucalho”, da pick-up, acende ou não.

Abraços
Alberto

e.pinto
13/05/2010, 23:29
O escape direto não prejudica a turbina, podendo ocasionar a quebras???:pensativo:


Abraços

PauloLimited
14/05/2010, 01:57
O escape direto não prejudica a turbina, podendo ocasionar a quebras???:pensativo:


Abraços

De forma alguma.

Edintruder
14/05/2010, 11:29
O escape direto não prejudica a turbina, podendo ocasionar a quebras???:pensativo:
Abraços

Porque quebraria?

O que danifica a turbina:
- óleo de baixa qualidade;
- não dar tempo de lubrificação quando liga ou desliga o motor;
- andar sem filtro de ar;
- andar com filtro de ar menos restritivo em tamanho de partículas;
- aspiração de corpo estranho;
- pente muito próximo das palhetas de saída (turbina, o lado frio é compressor);
- restrição de ar na saída dos gases (escapamento acaba até piorando);
- excesso de rpm (turbina muito pequena num motor grande).

e.pinto
17/05/2010, 15:32
Porque quebraria?

O que danifica a turbina:
- óleo de baixa qualidade;
- não dar tempo de lubrificação quando liga ou desliga o motor;
- andar sem filtro de ar;
- andar com filtro de ar menos restritivo em tamanho de partículas;
- aspiração de corpo estranho;
- pente muito próximo das palhetas de saída (turbina, o lado frio é compressor);
- restrição de ar na saída dos gases (escapamento acaba até piorando);
- excesso de rpm (turbina muito pequena num motor grande).


Imaginei que sem restrição poderia vibrar mais que o normal e quebrar.:sad:

Valeu as explicações.:concordo:

Abraços,

leobnaval
17/05/2010, 23:58
O que vai quebrar mesmo é aumentar absurdamente a potência como pelo jeito você fez...

Desta forma a turbina é a grande responsavel por este aumento de potência o que faz ela trabalhar com um alto fluxo de ar para o qual ela não foi consebida, além de correr o risco de overspeed.

Abraços

e.pinto
18/05/2010, 09:09
O que vai quebrar mesmo é aumentar absurdamente a potência como pelo jeito você fez...

Desta forma a turbina é a grande responsavel por este aumento de potência o que faz ela trabalhar com um alto fluxo de ar para o qual ela não foi consebida, além de correr o risco de overspeed.

Abraços


Somos todos apaixonados por nossas viaturas. :lol:
Para se executar um serviço desses (ou outro qualquer), temos que confiar no profissional que contratamos ou então, não executamos o serviço.
Eu confiei e confio. Estou tranquilo quanto a durabilidade.
:concordo:
Abraços,

leobnaval
18/05/2010, 23:16
Somos todos apaixonados por nossas viaturas. :lol:
Para se executar um serviço desses (ou outro qualquer), temos que confiar no profissional que contratamos ou então, não executamos o serviço.
Eu confiei e confio. Estou tranquilo quanto a durabilidade.


X2, mas uma coisa é confiança a outra é a questão física, mecânica da coisa.
De qualquer modo o importante é estar feliz com o resultado final.

Abraços

Lesk
19/05/2010, 12:52
Desculpa me intrometer aqui no tópico da S10, mas na Triton alguém já fez alguma alteração no escapamento?
Abs,
Daniel

Marcelo Pantaneiro
19/05/2010, 23:46
Então, vc sabe oq ele fez ? se aumentou o diametro do escapamento.

A minha usa o cano de 2,5" igual o original, eu num axo muito bom não, queria um som mais alto e grave.

Olha ai a bagaça

http://www.youtube.com/watch?v=mFvM3aIHxvE&feature=youtube_gdata


Fala Paulo

Ficou legal o ronco da sua L200, na minha eu tirei o silencioso e o abafador, ficou igual o barulho da sua. Mas deixei saindo atrás original. Fico show de bola o barulho alias eu acho o barulho do escape direto da L200 Sport, Outdoor HPE e Hilux os mais bonitos.

Agora se vc quiser aumentar o barulho é só aumentar o diâmetro do escape. Eu já vi uma outdoor com o escape de maior diâmetro com a saída um pouco antes do diferencial traseiro, ficou mais alto o barulho, achei legal mais pra viajar deve incomodar, ainda mais saindo em baixo da cabine.


Alguém já colocou escape direto na Triton diesel? A L200 GLS faz o mesmo barulho da HPE? Faz aquele assobio da turbina?

Valeu.
Abraços

PauloLimited
20/05/2010, 00:04
Fala Paulo

Ficou legal o ronco da sua L200, na minha eu tirei o silencioso e o abafador, ficou igual o barulho da sua. Mas deixei saindo atrás original. Fico show de bola o barulho alias eu acho o barulho do escape direto da L200 Sport, Outdoor HPE e Hilux os mais bonitos.

Agora se vc quiser aumentar o barulho é só aumentar o diâmetro do escape. Eu já vi uma outdoor com o escape de maior diâmetro com a saída um pouco antes do diferencial traseiro, ficou mais alto o barulho, achei legal mais pra viajar deve incomodar, ainda mais saindo em baixo da cabine.


Alguém já colocou escape direto na Triton diesel? A L200 GLS faz o mesmo barulho da HPE? Faz aquele assobio da turbina?

Valeu.
Abraços

Opa, faz um video da sua depois e posta aki no forum.

Então aki em Ubereba nunca axei ninguem q faça escapamento de maoir diametro, mas eu num uso o escapamento assim mais não, tirei essa ponteira e o cano num sai mais pro lado.

A minha é GLS o motor é igual a da HPE, a única diferenza é um modulo q aumenta 20cv e 4kg de torque.

A hilux eletronica realmente tem um barulho lindo com o escamento direto, tinha um amigo meu q a dele o escape ia até a metade do carro e virava pra baixo, abafando o som era lindo e o barulho de marcha lenta era muito mais top q o da L200, pórem a turbina da L200 canta bem mais .

Marcelo Pantaneiro
20/05/2010, 00:31
Opa, faz um video da sua depois e posta aki no forum.

Então aki em Ubereba nunca axei ninguem q faça escapamento de maoir diametro, mas eu num uso o escapamento assim mais não, tirei essa ponteira e o cano num sai mais pro lado.

A minha é GLS o motor é igual a da HPE, a única diferenza é um modulo q aumenta 20cv e 4kg de torque.

A hilux eletronica realmente tem um barulho lindo com o escamento direto, tinha um amigo meu q a dele o escape ia até a metade do carro e virava pra baixo, abafando o som era lindo e o barulho de marcha lenta era muito mais top q o da L200, pórem a turbina da L200 canta bem mais .

Pode deixar vou fazer o vídeo e postar.

Aqui em Campo Grande MS tem um lugar q mexe com escapamentos e la eles fazem do jeito q vc quiser. Mas eu prefiro só tirar o silencioso e o abafador já fica ideal.

Realmente o barulho da Hilux na marcha lenta é muito top.

Vc colocou o seu escape original?

A sua L200 é outdoor ou savana?

Valeu abraços.

PauloLimited
20/05/2010, 00:39
Pode deixar vou fazer o vídeo e postar.

Aqui em Campo Grande MS tem um lugar q mexe com escapamentos e la eles fazem do jeito q vc quiser. Mas eu prefiro só tirar o silencioso e o abafador já fica ideal.

Realmente o barulho da Hilux na marcha lenta é muito top.

Vc colocou o seu escape original?

A sua L200 é outdoor ou savana?

Valeu abraços.

Não, ta com escapamento direto ainda, eu tirei os 2 abafadores e deixei do jeito q fico msm e ta assim a 2 anos.

A minha L200 é uma Sport Gls com 121cv ano 2005 com apenas 115 mil km rodados, na fámilia desde 0km.

Raposo
05/08/2010, 17:47
Ressuscitando o tópico...

É possível instalar um cano de descarga cromado na Ranger do tipo daquele voltado para cima?
Na cabine dupla?
Se negativa a resposta, nem com caçamba splash?
Abraços.

leobnaval
05/08/2010, 17:52
É possivel sim, com caçamba splash eu já até vi uma assim, e também já vi camionetes assim que o cano sai do canto da caçamba mas nesse casso tem que furar a caçamba e não usar capota maritima, além da carga correr o risco de queimar e até pegar fogo.

Será que tem alguma legislação referente a este assunto, porque deveria ser proibido.

[]s

DieselPower
06/08/2010, 00:19
É possivel sim, com caçamba splash eu já até vi uma assim, e também já vi camionetes assim que o cano sai do canto da caçamba mas nesse casso tem que furar a caçamba e não usar capota maritima, além da carga correr o risco de queimar e até pegar fogo.

Será que tem alguma legislação referente a este assunto, porque deveria ser proibido.

[]s

Pode utilizar com capota...

Raposo
06/08/2010, 17:08
Pode utilizar com capota...
Diesel, é exatamente isto. Só que eu queria instalar no canto da caçamba e com aquela espécie de difusor que abre quando acelera, sabe qual?
Abraços.

leobnaval
06/08/2010, 18:21
Interessante a foto, mas pode reparar que ha uma proteção em volta da capota para não encostar o escapamento nela, neste caso ficou perfeito.

Raposo eu sei o que esta falando é tipo uma válvula que quando acelera ela abre, é para não entrar água no escapamento, caso fique estacionado na chuva, isso é o de menos é fácil fazer, mais trabalhoso é adaptar o escapamento na caçamba...

[]s

DieselPower
06/08/2010, 21:21
Raposo,
sei do que você está falando. Aquela tampinha com uma "dobradiça" que fica na ponta do cano...
Na minha opinião, é um recurso "estético" interessante, mas para evitar que volte água, basta fazer uma curva (sifão) no escape com um orifício (dreno), para que a água que entre, caia diretamente no chão.
Muitas picapes americanas utilizam o stack sem a tampinha (como o da foto).
Já tive vontade de fazer várias vezes, mas nunca deu coragem....
Acredito que ficaria muito legal, principalmente em full sizes...
Torço, mas realmente torço muito, para que o Edintruder e o Dalmolin passem por este tópico e fiquem empolgados para fazer em suas viaturas!!!!
Grande abraço!

Raposo
07/08/2010, 15:43
Raposo,
sei do que você está falando. Aquela tampinha com uma "dobradiça" que fica na ponta do cano...
Na minha opinião, é um recurso "estético" interessante, mas para evitar que volte água, basta fazer uma curva (sifão) no escape com um orifício (dreno), para que a água que entre, caia diretamente no chão.
Muitas picapes americanas utilizam o stack sem a tampinha (como o da foto).
Já tive vontade de fazer várias vezes, mas nunca deu coragem....
Acredito que ficaria muito legal, principalmente em full sizes...
Torço, mas realmente torço muito, para que o Edintruder e o Dalmolin passem por este tópico e fiquem empolgados para fazer em suas viaturas!!!!
Grande abraço!
Estou pensando em priorizar esta idéia :mrgreen:. Vou começar a procurar alguém que faça. O único entrave que talvez possa ocorrer seja em relação à vistoria de licenciamento anual que acontece aqui por conta do DETRAN do Rio.
Abraços.
P.S: já parou para pensar em uma Ranger preta envelopada com este escapamento?

Flaviogtf
19/08/2010, 03:10
A minha l200 ta com escape de 4pol. Ele aumenta muito o barulho pois é virado pra baixo, de manha treme ate a janela de casa. Mais ele so vai ficar grosso se abrir a bomba, a minha so corta em 5mil rpm pois retirei o parafuso da tgv. Em alta rotacao nao gosto do som que a turbina faz por isso to pensando em colocar um abafador. Pra quem gosta de barulho forte é excelente. Depois eu coloco uns videos.

Flaviogtf
12/10/2010, 16:18
http://www.youtube.com/watch?v=PzxISIZi3vE

Troller-a-vista
12/10/2010, 19:51
schulep schulep schulep ! barulho da havainas é um icone nacional inconfundivel ! auehuahe

nao ta fumaceando muito nao ???

curti o barulhao mas imagino q viajando deve ser um saco depois de uns km, nao eh nao??? imagina viajar 10 horas com barulhao ...

tava pensando aki, pra mim e pra vc que tem o chao da garagem de um material pouco poroso, sem problema com a fumaca jogando pra baixo, mas pra qm tem um chao branco ou poroso, deve ser tragico a briga com a patroa... alem de virado pra baixo assim, a fumaceira sai debaixo da vtr pra tudo que eh lado, se fosse pro lado, teria menos sujeira na lataria, nao teria nao? ou to imaginando maluquice?

dalmolin
12/10/2010, 20:13
Torço, mas realmente torço muito, para que o Edintruder e o Dalmolin passem por este tópico e fiquem empolgados para fazer em suas viaturas!!!!
Grande abraço!coceira eh o qe nao faltou :pipoca: , mas com velocidade o vento faz a fumaça ir no vidro do carro de tras , e dependendo do pisao e da RPM sai um pouquinho :rolleyes::roll::roll::roll:.

RoadRunner
12/10/2010, 20:54
http://images.dieselpowermag.com/features/ford/0711dp_05_z+1997_f350+rear_smoke_stack.jpg

http://www.supertruckusa.com/Showcases/grand_rock_powerflow_stack_kit/images/grand_rock_powerFlow_Dual_S.jpg

http://a399.ac-images.myspacecdn.com/images01/84/l_6217e22882254ed72c37d306ad5d6876.jpg

http://a832.ac-images.myspacecdn.com/images01/88/l_df2f92a1dd43a2ab239bd3003fc0ed07.jpg

http://www.puredieselpower.com/catalog/images/diamondcoverlrg.jpg

http://images.dieselpowermag.com/tech/ford/0802dp_01_z+2005_ford_f350+left_front.jpg

http://c2.ac-images.myspacecdn.com/images02/53/l_85dceab959474f5e975673cd1c0911c1.jpg

http://image.dieselpowermag.com/f/9359371/0703dp_04_z%20custom_ford_superduty_twin_turbo_die sel%20exhaust_stacks.jpg

http://i549.photobucket.com/albums/ii382/lubsters3/t-pipecover2-1.jpg

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:FH4bTtCWU-yNSM:http://nsa20.casimages.com/img/2010/09/01/100901082943156270.jpg&t=1

http://inlinethumb05.webshots.com/41540/2568467900089903167S600x600Q85.jpg
http://i549.photobucket.com/albums/ii382/lubsters3/lights3-2.jpg

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcShcv3UykYOsxCtw849LJFg_VFrnaCf7 VV1IfwU7y46cE5T5ws&t=1&usg=__HkSwxRu0w30DLVLoDr5mMyaElC8=

RoadRunner
12/10/2010, 20:58
http://image.dieselpowermag.com/f/15885023/0905dp_02_z+2008_ford_f350+gorilla_exhaust_stacks. jpg


http://i42.photobucket.com/albums/e328/epd711/fte1.jpg

http://inlinethumb56.webshots.com/41975/2481195100101901780S500x500Q85.jpg
http://inlinethumb15.webshots.com/41678/2252863870101901780S500x500Q85.jpg

http://www.youtube.com/watch?v=Qq1t7b6J3Sk&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=e6lCl8IgyPg&feature=player_embedded

RoadRunner
12/10/2010, 21:11
Após trocar a turbina, vou refazer o escape e instalar a saida na caçamba lado direito em 3"1/2 com um palmo de altura acima da cabine.

Ainda ñ decidi se farei com 'rain caps':
http://www.youtube.com/watch?v=NmOBPfNmDCc&feature=related

ou corte 45:
http://www.puredieselpower.com/catalog/images/7sm.jpg


Qual a graça?
Fica diferente e ainda seguir o estilo picapeiro (gringo), ja que escape pro lado até saveiro tem :pipoca:.
E tem o bonus dos semaforos como como o Dalmolin falou :dance:
http://image.automotive.com/f/images/10337511+pheader/0808dp_01_z+custom_ford_f250_powered_by_cummins+dy no_run.jpg

Como sou peixe pequeno, minha D20tosa ficara +- assim:

http://image.dieselpowermag.com/f/9107234+w750+st0/0702dp_01_z+classic_dodge_cummins_truck+george_cob b.jpg

RoadRunner
15/10/2010, 13:30
A toa no ytb...:pipoca:

http://www.youtube.com/watch?v=xyg86F7TfH4

http://www.youtube.com/watch?v=2jMHdGjYP2k

http://www.youtube.com/watch?v=tErQaX4DwjM

RoadRunner
15/10/2010, 13:36
http://www.youtube.com/watch?v=gSbjAYNztNo&NR=1

DieselPower
23/10/2010, 15:03
E os Stack Exaust´s?
Ninguém se encorajou ainda?
Com certeza seria um acessório diferenciado, afinal, nunca vi uma picape com este item no BR!

PS.: Ainda voto no Edin para ser o pioneiro, e digo o porquê:

Full Size + X10 + oficina em casa + habilidades do prof Pardal = Lindos e exclusivos Stack Exaust´s!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Miranda
23/10/2010, 23:52
Ja vi Stack em 2 F1000..
uma daquelas 4 farol, alta... e outra 98 cabine estendida, alta tbm, com motor de F250 bi turbo 460cv.

diniz
24/10/2010, 17:54
eu tinha na minha laranjinha mas tinha que andar c/ a BI reguladinha, senão é pedir p/ tomar uma multinha de 1000,00 da Cetesb por fumaça preta... mas como resolvi abrir um pouco a BI, tive que esconder o escape debaixo do assoalho p/ disfarçar um pouco a fumaça em baixa rotação... alias esse é som do maxion c/ escape direto

http://www.youtube.com/watch?v=ZsJveLICuwk

Hillbilly
13/01/2012, 22:07
Procurando sobre este artefato em links brasileiros, acabei por achar este tópico. Minha vontade de colocar Stacks, eu já tinha antes mesmo de eu comprar minha picape, a qual comprei a 1 mês mais ou menos, é uma F1000 ano 98 Turbo Diesel. Recentemente coloquei escape direto nela, saindo pro lado, um de 4 polegadas, o ronco dela ficou sensacional, piando demais. Então em função desses fatos tenho "medo" de por os escapamentos para cima e o ronco dela estrague. Será que ela continuará assoviando? Aqui vai uma fotografia da minha camionete:
-
http://img3.imageshack.us/img3/5370/foto4447.jpg

adams
14/01/2012, 12:17
Com a chegada dos hibridos, ja to achando os volvos xc 60, barulhentos demais...
Fiquei impressionado com a quantidade de gente disposta a fazer barulho, incomodar os vizinhos e ser multado pela policia.
Parabens pelo conteudo do topico...

Walter L. L. Casitta
14/01/2012, 12:40
Com a chegada dos hibridos, ja to achando os volvos xc 60, barulhentos demais...
Fiquei impressionado com a quantidade de gente disposta a fazer barulho, incomodar os vizinhos e ser multado pela policia.
Parabens pelo conteudo do topico...

x2. Se o barulho fizesse a picape andar mais até justificava.

leobnaval
14/01/2012, 14:40
x2. Se o barulho fizesse a picape andar mais até justificava.

E você acha que não. Porque será que veiculos de competições não usam silenciadores e abafadores.
Porque dragsters usam um palmo de cano de escapamento?

Ainda mais em veiculos turbo, quanto menor a restrição na saída de gases mais rápida a resposta da turbina, é claro que deve se ter um bom senso para dimensionar uma tubulação com curvas, diâmetro e comprimentos ideais ao fluxo de gases da motorização utilizada. Via de regra nem sempre um escapamento com menos restrição trará mais torque e potência (principalmente em aspirados), pode prejudicar uma certa faixa de giro e ganhar em outra enfim é um sistema bastante complexo, que só saberá realmente os efeitos se acompanhar os resultados em dinamometro.

Porém concordo que para se usar o veiculo na cidade e viajar nada melhor que o silêncio na cabine. Faz bem para si e para o próximo!

[]s

Walter L. L. Casitta
14/01/2012, 19:14
E você acha que não. Porque será que veiculos de competições não usam silenciadores e abafadores.
Porque dragsters usam um palmo de cano de escapamento?

Ainda mais em veiculos turbo, quanto menor a restrição na saída de gases mais rápida a resposta da turbina, é claro que deve se ter um bom senso para dimensionar uma tubulação com curvas, diâmetro e comprimentos ideais ao fluxo de gases da motorização utilizada. Via de regra nem sempre um escapamento com menos restrição trará mais torque e potência (principalmente em aspirados), pode prejudicar uma certa faixa de giro e ganhar em outra enfim é um sistema bastante complexo, que só saberá realmente os efeitos se acompanhar os resultados em dinamometro.

Porém concordo que para se usar o veiculo na cidade e viajar nada melhor que o silêncio na cabine. Faz bem para si e para o próximo!

[]s

Pelo menos o Bruno Sander prestou pra uma coisa nesse fórum, ele abriu o escamento, colocou um desse filtros milagrosos e foi la no dinamômetro pra confirmar um ganho irrisório de potência...

Imperador!
14/01/2012, 19:30
Com a chegada dos hibridos, ja to achando os volvos xc 60, barulhentos demais...
Fiquei impressionado com a quantidade de gente disposta a fazer barulho, incomodar os vizinhos e ser multado pela policia.
Parabens pelo conteudo do topico...

X3... Sou muito velho pra minha idade mesmo.
Eu prefiro que quanto mais silencioso melhor.

E X2 pro Walter.

leobnaval
14/01/2012, 23:58
Pelo menos o Bruno Sander prestou pra uma coisa nesse fórum, ele abriu o escamento, colocou um desse filtros milagrosos e foi la no dinamômetro pra confirmar um ganho irrisório de potência...

Eu num lembro disso...
Só lembro que colocou um filtro K&N e ganhou 2 cvs, do escapamento não lembro...

leobnaval
15/01/2012, 00:22
Achei o tópico ele diz que mandou fazer um escapamanto de 3" tirou o catalisador e colocou 2 abafadores, perdeu potência e torque em relação ao sistema de escapamento original.
Mas como disse um forista cada projeto tem suas peculiaridades, não podemos generalizar pelo resultado dele, não sabemos como foi feito. E vindo dele ainda ele usava o carro como experimento ele via gostava comprava e mandava por, nem sabia no que iria refletir a alteração, o que comprova o histórico de quebras.

Repito o que disse, na mensagem acima:"em veiculos turbo, quanto menor a restrição na saída de gases mais rápida a resposta da turbina, é claro que deve se ter um bom senso para dimensionar uma tubulação com curvas, diâmetro e comprimentos ideais ao fluxo de gases da motorização utilizada. Via de regra nem sempre um escapamento com menos restrição trará mais torque e potência (principalmente em aspirados), pode prejudicar uma certa faixa de giro e ganhar em outra enfim é um sistema bastante complexo, que só saberá realmente os efeitos se acompanhar os resultados em dinamometro".


[]s

adams
15/01/2012, 12:38
A cada dia o forum fica mais banal e sem novidades.
Viaturas normais, e todo mundo relatando o obvio...
Infelismente os sedentos de novidades na boa e velha mecanica ficam ao largo.
Pente na turbina, escapamento diretao, picapes a 200 kms hora e miseros filtros que se compram em postos de gasolina americanos....
Vou me exilar no uruguay e curtir a mesmice e a velhice...

leobnaval
15/01/2012, 22:29
Verdade Adams.

Mas é nessas horas que devemos nos perguntar: o que podemos fazer para mudar isso? concorda?

[]s

Lucas Nassif
15/01/2012, 22:48
A maioria pode até não concordar, mas imho não tem melodia melhor do que um diesel turbo com escape aberto..

Kim
16/01/2012, 00:10
A cada dia o forum fica mais banal e sem novidades.
Viaturas normais, e todo mundo relatando o obvio...
Infelismente os sedentos de novidades na boa e velha mecanica ficam ao largo.
Pente na turbina, escapamento diretao, picapes a 200 kms hora e miseros filtros que se compram em postos de gasolina americanos....
Vou me exilar no uruguay e curtir a mesmice e a velhice...

Opa Adms!

Concordo em partes com você!

Concordo quando fala que o fórum está monótono. Realmente, para nos, realmente, sem muita novidade.
Mais, contribuímos muito para os novos foristas, que encontra nesse espaço, toda a informação que aqui deixamos.
Me deparo, algumas vezes com umas perguntas estúpidas, mais que depois de analisar, acabo respondendo, pois já fui estúpido...

Bem, quanto a se exilar, não penso em tanto, mais não deixa de ser uma boa idéia!!!!

Abraços.

Kim.