Ver Versão Completa : Quantidade de Gás do Ar Condicionado
Prezados boa noite!
Gostaria de uma orientação se possivel.
Resolvi fazer uma manutencao geral no ar condicionado da minha Pajero Sport 03/04 pois em dias de calor, achei que estava gelando de forma insuficiente quando comparei ela a outros carros que tive. Ainda alem, meu compressor arma e desarma com muita frequencia.
Pois bem, revisei tudo, troquei o filtro secador, pressostato, pus novo gás e ficou a mesma coisa. Arma e desarma com frequencia e nao gela legal.
Me falaram que o termostato poderia estar desarmando (uma caixinha branca que fica atras do porta luvas), arrumei um outro para testar e continuou a mesma coisa.
Chequei o rele e esta tudo ok tambem.
Dai pesquisando e pesquisando, inclusive no manual de reparo da Pajero Sport, e numa determinada pagina vi o seguinte (figura em anexo) :
- quantidade de gás no sistema : 600-650 g
FIQUEI ABISMADO. è isso mesmo?? no carro de voces é esta quantidade?? Seja em Mitsubishi ou toyota etc?? Pois no que ouço por ai, eles colocam geralmente 250g.
Sei que a carga de gas insuficiente tambem pode fazer o compressor armar e desarmar a todo momento, mas essa quantidade procede? Na loja puseram 300g e nao passaram disso com medo de danificar o sistema...
Se alguem tiver conhecimento que possa me ajudar sobre essa quantidade fico muitissimo grato.
Grande abraço a todos!
Editado: agora lendo ja nem sei mais... se ele se referiu os 300 a pressao ou quantidade de gas... me perdi...
Olá Amigo,
sou novo aqui no forum, comprei minha mitsubishi ha uns 6 meses, e tive o rompimento da tubulação do ar condicionado. Ao ser trocada a peça na Raion-RJ o Ar condicionado não voltou a ser o mesmo, parece que estava 50% do que era antes.
Levei o carro de volta e colocaram mais pressão de gás no sistema, pelo que soube, perto do limite (não sei os números) e voltou a gelar!!!
acredito que seu problema seja igual ao meu, POUCA Pressão no sistema.
Abraço.
Nao saberia me informar a pressao colocada ou a quantidade de gás??
Obrigado
Nao saberia me informar a pressao colocada ou a quantidade de gás??
Obrigado
Olha, acho q foi acima de 180bar com o carro desligado. (posso estar muito enganado :confused:) liga p/ uma autorizada Mit e pergunta q eles falam na hora.
BoaTrilha
20/11/2009, 22:28
Prezados boa noite!
Gostaria de uma orientação se possivel.
Resolvi fazer uma manutencao geral no ar condicionado da minha Pajero Sport 03/04 pois em dias de calor, achei que estava gelando de forma insuficiente quando comparei ela a outros carros que tive. Ainda alem, meu compressor arma e desarma com muita frequencia.
Pois bem, revisei tudo, troquei o filtro secador, pressostato, pus novo gás e ficou a mesma coisa. Arma e desarma com frequencia e nao gela legal.
Me falaram que o termostato poderia estar desarmando (uma caixinha branca que fica atras do porta luvas), arrumei um outro para testar e continuou a mesma coisa.
Chequei o rele e esta tudo ok tambem.
Dai pesquisando e pesquisando, inclusive no manual de reparo da Pajero Sport, e numa determinada pagina vi o seguinte (figura em anexo) :
- quantidade de gás no sistema : 600-650 g
FIQUEI ABISMADO. è isso mesmo?? no carro de voces é esta quantidade?? Seja em Mitsubishi ou toyota etc?? Pois no que ouço por ai, eles colocam geralmente 250g.
Sei que a carga de gas insuficiente tambem pode fazer o compressor armar e desarmar a todo momento, mas essa quantidade procede? Na loja puseram 300g e nao passaram disso com medo de danificar o sistema...
Se alguem tiver conhecimento que possa me ajudar sobre essa quantidade fico muitissimo grato.
Grande abraço a todos!
Editado: agora lendo ja nem sei mais... se ele se referiu os 300 a pressao ou quantidade de gas... me perdi...
bom, antes de qualquer coisa....
antes de colocar gas, o sistema foi submetido a pressão pra checar se não há vazamento?
Ar condicionado é algo facil de mexer, acontece que é um mercado prostituido, está cheio de trambiqueiros e gente que não sabe o que está fazendo.
Abraços
é falta de gás mesmo, segunda liga para uma mit qualquer pergunta a quantidade de gás , volta no seu meca e completa.
Vou ligar para eles e posto aqui o veredito!
obrigado pela atencao de voces
Abraços
Pessoal boa tarde
O negocio e o seguinte.
Revisei TODO o sistema de ar condicionado do carro.
Fiz limpeza inclusive de caixa que fica atras do airbag do passageiro
(tinha MUITA sujeira).
Coloquei primeiramente a quantidade de gás "padrão" que dizem
colocar na grande maioria dos carros (200 psi), ja que a maioria
dos lugares os manometros nao possuem escala em Kpa como
diz o manual do carro.
O carro continuou armando e desarmando com frequencia nas
velocidades 1 e 2 e gelando o suficiente quando o dia NAO esta
MUITO quente. Mediram a temperatura da serpentina la dentro
e me mostraram o seguinte: o carro mantem o ar gelando até
que a serpentina chegue a -7 graus, quando chega a esse valor,
o compressor desarma e arma novamente quando a temperatura
da serpentina sobe pra 2 graus. E dai fica armando e desarmando
entre esses valores para nao congelar. Quando o ar é colocado
nas velocidades 3 ou 4, a quantidade de ar que se passa por ali
é bem maior entao a serpentina demora mais a chegar a -7 graus,
assim o compressor demora mais a desarmar. Até ai OK, mas quem
vai ficar andando com o ar praticamente no maximo pra ter um
ar fresco????
Dai argumentei o seguinte : poderiam arrumar um manometro
na escala de Kpa para colocar a quantidade de gas descrita no manual?
Me falaram : "olha, nunca pus essa quantidade de gás num carro,
acho muito alta, se quiser eu ponho mas fica a seu criterio e me
isento de responsabilidade." Todos, absolutamente todos os lugares
que eu fui falaram a MESMA coisa.
Decidi por o que esta no manual, arrumaram um manometro na
escala em Kpa e Psi depois de muita insistencia, e colocaram gás
ate os valores de 250kpa em baixa e 2250kpa em alta, sendo que o
compressor desarma quando atinge 2500kpa em alta.
Isso equivale a:
PSI Kpa
------------------
180 1241
200 1379 >> esse tava antes, sendo que o manual fala em
225 1551 2350kpa ~ 2942kpa
250 1723
275 1896
300 2068
325 2240 <<< esse que está atualmente no carro
350 2413
O ar condicionado CONTINUA armando e desarmando nos MESMOS
valores de temperatura descritos acima, porem agora gela MUITO
MAIS nesse pequeno intervalo (coisa de 15-15 segundos). Fiquei
muito satisfeito dessa forma.
Mas gostaria de saber se o compressor normalmente trabalha nesse
intervalo de arme-desarme, sendo que se coloca na veloc minima
do ventilador ele arma-desarma com frequencia e se colocar
na veloc max do ventilador demora bastante a desarmar.
E se coloquei carga demais no sistema.... se alguem puder me
esclarecer ou medir em seus carros pra saber ficaria grato!
Abraço a todos
EDITADO
conversao feita em http://www.asten.com.br/conversao.php no 3o quadro...
Pessoal boa tarde
O negocio e o seguinte.
Revisei TODO o sistema de ar condicionado do carro.
Fiz limpeza inclusive de caixa que fica atras do airbag do passageiro
(tinha MUITA sujeira).
Coloquei primeiramente a quantidade de gás "padrão" que dizem
colocar na grande maioria dos carros (200 psi), ja que a maioria
dos lugares os manometros nao possuem escala em Kpa como
diz o manual do carro.
O carro continuou armando e desarmando com frequencia nas
velocidades 1 e 2 e gelando o suficiente quando o dia NAO esta
MUITO quente. Mediram a temperatura da serpentina la dentro
e me mostraram o seguinte: o carro mantem o ar gelando até
que a serpentina chegue a -7 graus, quando chega a esse valor,
o compressor desarma e arma novamente quando a temperatura
da serpentina sobe pra 2 graus. E dai fica armando e desarmando
entre esses valores para nao congelar. Quando o ar é colocado
nas velocidades 3 ou 4, a quantidade de ar que se passa por ali
é bem maior entao a serpentina demora mais a chegar a -7 graus,
assim o compressor demora mais a desarmar. Até ai OK, mas quem
vai ficar andando com o ar praticamente no maximo pra ter um
ar fresco????
Dai argumentei o seguinte : poderiam arrumar um manometro
na escala de Kpa para colocar a quantidade de gas descrita no manual?
Me falaram : "olha, nunca pus essa quantidade de gás num carro,
acho muito alta, se quiser eu ponho mas fica a seu criterio e me
isento de responsabilidade." Todos, absolutamente todos os lugares
que eu fui falaram a MESMA coisa.
Decidi por o que esta no manual, arrumaram um manometro na
escala em Kpa e Psi depois de muita insistencia, e colocaram gás
ate os valores de 250kpa em baixa e 2250kpa em alta, sendo que o
compressor desarma quando atinge 2500kpa em alta.
Isso equivale a:
PSI Kpa
------------------
180 1241
200 1379 >> esse tava antes, sendo que o manual fala em
225 1551 2350kpa ~ 2942kpa
250 1723
275 1896
300 2068
325 2240 <<< esse que está atualmente no carro
350 2413
O ar condicionado CONTINUA armando e desarmando nos MESMOS
valores de temperatura descritos acima, porem agora gela MUITO
MAIS nesse pequeno intervalo (coisa de 15-15 segundos). Fiquei
muito satisfeito dessa forma.
Mas gostaria de saber se o compressor normalmente trabalha nesse
intervalo de arme-desarme, sendo que se coloca na veloc minima
do ventilador ele arma-desarma com frequencia e se colocar
na veloc max do ventilador demora bastante a desarmar.
E se coloquei carga demais no sistema.... se alguem puder me
esclarecer ou medir em seus carros pra saber ficaria grato!
Abraço a todos
EDITADO
conversao feita em http://www.asten.com.br/conversao.php (http://www.asten.com.br/conversao.php) no 3o quadro...
Não ti falei, é isso mesmo "pouca pressão"
o meu é exatamente desse jeito, fica armando e desarmando, isso é normal senão acontece condensação e fica pingando agua dentro do carro que nem os da RENAULT.
:concordo:
315-325 psi de gás
e o ar condicionado esta gelando muitissimo bem.
Abraços
Pedro Henrique Neves
29/01/2011, 16:40
ressussitando o tópico e pra não abrir outro...
estou com um suposto problema no meu carro(PAJERO SPORT 2007)
o ar gela bastante, ao ponto de embaçar os vidros traseiros a noite, só que de manhã e a tarde eu noto que independente da situação o compressor ar e desarma, ao ponto de perde o rendimento, principalmente na estrada andando a 130km/h~140km/h, quando passa pra 150km/h~160km/h o compressor simplesmente não funciona, e como eu ando em lugares bastaaaante quente (FORTALEZA, MOSSORÓ, RECIFE...) na estrada fica inviável poder andar nessa velocidade, e andando a 100km/h ele fica normal sem problemas, se baixo pra 120km/h ja começa a armar e desarmar, independente da posição do acelerador, pode tirar o pé que o compressor não volta.
na cidade fica melhorzinho, mas continua armando e desarmando, mas não chega a perder o rendimento dentro do carro. agora na estrada esta inviável andar com ele.
ja verifiquei tudo, inclusive o compressor é novo, o gás esta a 350psi na alta, ja mandei olhar tudo e dizem que o ar não tem defeito, inclusive o teste do termometro no difusor de ar esta dando 9º C de meio dia no calor de Fortaleza(35ºC +-)
o rendimento esta perfeito mas o que esta me incomodando agora é isso, esta inviável de andar de tarde nas estradas, tem que ser de noite, pois tenho um pé meio que pesado e o ar nao funciona nessa determinadas velocidades :sad:
espero que alguem me ajude, não aguento mais gastar dinheiro em vão e não obter soluções!!
Fico no aguardo,
abraços!
Pedro Henrique
EDIT: Ah sim, a velocidade não influencia, pode estar no 1, 2, 3 ou 4 :)
outra que eu notei, quando eu estava passando por Mossoró ontem, de repente choveu e volto a fazer o sol de 40ºC, nessa chuvinha que eu peguei, o ar passou um bom tempo funcionando direto e gelando muito(coisa de 20mim) e depois voltou a entrar e sair, mesmo andando nas velocidades citadas, depois que digamos "esquentou" o compressor voltou a mesma palhaçada :( como se tivesse esfriado o sistema e depois esquentou e começou a desarmar e armar...
sera que aquele eletroventilador da frente esta com defeito??? influencia alguma coisa no ar aquele eletroventilador?? fiquei pensando nisso depois que eu passei pela chuva!!
me ajudem, não admito AR de carro meu não gelar, sou muito calorento :D
ABS
Thiago Pereira
29/01/2011, 17:12
Na L200 (na Pajero 2.5 provavelmente é igual) existe um sensor de temperatura do motor exclusivo para o ar condicionado.
Se a temperatura estiver acima do normal o ar não irá funcionar.
Andando nesta velocidade é bem provável que a temperatura do motor suba.
Pedro Henrique Neves
29/01/2011, 17:38
mesmo na cidade?
a noite na estrada também fica a mesma coisa
Thiago Pereira
29/01/2011, 18:12
mesmo na cidade?
a noite na estrada também fica a mesma coisa
Pode ser sim.
Um sistema de ar condicionado automotivo normalmente possui quatro proteções, todas atuam desligando o compressor:
Pressostato de alta pressão
Pressostato de baixa pressão
Sensor de temperatura do evaporador
Sensor de temperatura do motor
Os pressostatos atuam quando a pressão do sistema está fora do padrão, em alguns casos com a pressão próxima do limite pode ocorrer do sistema ficar acionando e desacionando, pois quando o compressor liga a pressão aumenta em uma parte e diminui em outra.
Normalmente é causado por falta de gás refrigerante.
O sensor de temperatura do evaporador atua quando existe risco de congelamento.
Normalmente quando a temperatura interna já está baixa, ou a velocidade da ventilação é alta o suficiente.
O sensor de temperatura do motor atua para proteger o motor, pois com o ar condicionado desligado a carga sobre o motor é menor.
No seu caso pode ser sim um problema no ventilador elétrico.
Na cidade não há rotação de motor e vento frontal suficiente para refrigerar;
A 100 km/h o vento frontal é suficiente;
A 160 km/h o motor gera mais calor devido a alta rotação e mesmo com o vento frontal a refrigeração é deficiente.
Eu começaria pelo ventilador elétrico, depois pelo acoplamento viscoso e então pela pressão do gás e sensores.
Pedro Henrique Neves
29/01/2011, 19:31
oopA, bela aula!!
vou verificar se tem algo ruim!
valeu,
abraços!!
Carlos A. C. Azevedo
29/01/2011, 22:50
já olhou em cima do filtro, fica perto do eletroventilador do ar, se no visor dele não tem nenhuma bolha, pois essas 350 psi na alta não é uma boa posição, pois se o sistema foi mechido, e não foi feito um bom vácuo a pressão de alta pode ser muito alterada... qual é a pressão que está na baixa?
Pedro Henrique Neves
29/01/2011, 22:55
no filtro não se ve nenhuma bolha.
se não me engano o mecanico colocou 15~20mim da bomba de vácuo no sistema, depois disso colocou o gas. o gas da baixa eu não prestei atenção.
carlos, sua L200 funciona assim o A/C? armando e desarmando
Carlos A. C. Azevedo
30/01/2011, 10:28
Amigo piec, olha nunca percebi ela fazendo isso em um intervalo de tempo muito curto de 5 em 5 minutos, a não ser se todos os vidros já tiverem embaçados, ai sim... mas fora isso ele ta gelando muito :dance:.
Mas olhe 20 minutos de vácuo não é o apropriado. Já foi feito a limpeza do condesador/radiador/radiador de óleo? já verificou se o eletroventilador esstá normal quando liga o ar?
Pedro Henrique Neves
30/01/2011, 10:35
essa limpesa eu nunca mandei fazer não, nem sei como esta o estado, só mandei fazer da caixa evaporadora de dentro.
a questão do eletroventilador eu fiquei meio assim pq quando ela esta parada, eu notei que ele não arma logo, demora um pouco, ai funciona, depois ja para, não fica direto quando parado! mas o mecanico disse que é assim mesmo, só funciona quando esquenta andando o.o
o eletroventilador acho que não esta funcionando corretamente :\ por isso que quando eu peguei uma chuvinha ele parou de desarmar!
o ar gela bastannte mesmo, só fica armando e desarmando!! o vácuo que foi dado não foi quando fez o compressor, foi depois que fez, o mecanico que montou não fez o certo, então foi dado +20mim de vácuo e o gás, entende?? n foi só 20mim ao total de vácuo n :D
Carlos A. C. Azevedo
30/01/2011, 10:56
Cara, pera ae, onde ta o carro? esse sintoma, nunca ter limpado a frente do carro, o radiador + eletroventilador bugado... é uma boa ideia de que o sistema está parando por alta pressão, o pressostato está atuando, e desacoplando a embreagem do compressor, pra não passar a pressão max de trabalho..:shock:
Pedro Henrique Neves
30/01/2011, 12:41
o carro ta aqui na garagem! rapaz, tem lógica isso que você falou!! ele desarma pra n passar a pressão max de trabalho :O :O
questão de limpar a frente do carro, costumo lavar meu carro 1x por semana, mas nunca mandei tirar o radiador para limpar. segunda feira eu mando oq? tirar o eletroventilador pra verificar oq? ou mando verificar o que!? estou vendo uma luz no fim do tunel!!
Carlos A. C. Azevedo
30/01/2011, 21:35
Vamos lá, se o eletroventilador não está funcionando, pode ser o conector ou um fusivel que pode ter queimado, mas se ele esta girando lentamente, ele infelizmente pode ter queimado, ou estar com o rolamento ruim, esta ultima voce perceberá se ele estiver rocando muito..
Quanto aos radiadores, voce pode dar só um jato de agua mesmo, pela frente, seria melhor se voce pudesse retirar aquela grade da frente pra pode jogar a agua em mais partes do radiador...:concordo:
Pedro Henrique Neves
31/01/2011, 01:07
dei uma saida com ela agora e quando cheguei observei o eletroventilador, ele arma e desarma junto com o compressor. (esse eletro é o que da pra ver pela grade da frente)
e agora?!?! esta rodando normal, não esta roncando.
://
Pedro Henrique Neves
31/01/2011, 20:54
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
o "artista" aqui foi verificar os relês do compressor e da hélice e sem querer deixei cair no cofre do motor o do compressor! resultado: as 8hrs da noite não tem onde comprar, vai ser o jeito amanhã comprar 2 novos (vou trocar loogo os dois) e ver se esse defeito pode ser o relê. espero que seja!
será que é absurdamente caro esse relê na concessionária? qual a referencia dos 2 pra comprar fora, caso seja um assalto!?
Carlos A. C. Azevedo
31/01/2011, 23:03
Sim é normal ele ficar pelo compressor, ligar e desligar junto, e sobre lavar o radiador? só falta isso pra ver né?
Pedro Henrique Neves
31/01/2011, 23:32
essa semana vou mandar lavar o carro denovo e mandar dar um jato direto no radiador :legal:
o que eu fico arretado é que ele gela mt, quando armado :parede:
uma coisa que eu notei hoje, é que se eu estou parado o compressor já desarma, ai faz que vai armar, como se "não conseguisse", "faltasse força" pra engatar, ai depois disso ele pega, intervalos de 30~50segundos :@
Carlos A. C. Azevedo
31/01/2011, 23:44
Olha, algumas ranger's estavam com problema parecido, e era a embreagem magnetica que estava desregulada, ela engatar, e como estava muito espaçada o imã não conseguia acoplar e desligava para não estragar...
Pedro Henrique Neves
01/02/2011, 00:06
eai?!?! será que pode ser esse o defeito também?!?! tem regulagem, ou só outra?!
Carlos A. C. Azevedo
01/02/2011, 00:40
eai?!?! será que pode ser esse o defeito também?!?! tem regulagem, ou só outra?!
Bom, diagnóstico assim de longe é foda, mas pode ser uma possibilidade, se tivesse alguem que fizesse um serviço sem enganação voce poderia levar o carro lá, pra ele darem uma olhada nisso, mas pera ae, o compressor nunca foi trocado né? só foi feita a troca do óleo, vácuo e a carga né? pode ser que só a limpeza resolva, se não... vais ter que mandar da uma olhada mesmo na embreagem.:shock:
Pedro Henrique Neves
01/02/2011, 00:47
perai, o compressor foi trocado! mas é original mitsubishi
o compressor dela travou que torou a correia, e antes disso o ar não gelava, era péssimo, e o aventureiro que fez o serviço antes de ferrar o compressor mexeu bastante dizendo que era entuppimento, segundo ele fz limpeza na linha, trocou o filtro la da frente, e do nada eu estava voltando pra casa e pimba, ele travou. ai troquei por esse e o serviço do aventureiro ficou a mesma coisa de antes o ar, gelava pouco, mas não oscilava o rendimento, era um só. depois disso eu vi que era um vigarista e levei em outra pessoa que tirou o gás que ele colocou e colocou novo+um pouco de óleo e deu o vácuo claro, até questionei a quantidade de óleo que ele colocou mas ele disse que só tirando o gás o óleo fica, não precisa completar o óleo não. depois disso o ar ficou gelando bastantee e começou a oscilar o rendimento, do jeito que esta atualmente. :\
MILTAOBH
14/08/2018, 13:57
eu trabalho com ar condicionado automotivo, estou na área desde 2015, fazem quase 4 anos, creio que voce cometeu um engano, claro que seu prestador de serviços não te auxiliou, mas, deixar a pressão com 325 psi, sendo que o pressostato tem que proteger o sistema com no máximo 380 psi foi demasiadamente um risco desnecessário, se ainda não aconteceu nada demais que bom, mas, que os demais interessados procurem bons profissionais, talvez na data da postagem as informações fossem poucas, hoje já temos mais conhecimento de mais profissionais pelo brasil e talvez possamos lhes indicar alguém com conhecimento próximo pra pelo menos não sobrecarregar o sistema, com isto levando a riscos