PDA

Ver Versão Completa : "Beabá" do jeep cross



Léo_Babiski
19/11/2009, 12:04
Há muito tempo tenho simpatia pelo esporte e não sei praticamente nada sobre a modalidade.

Ouvi dizer que a algum tempo atrás houve competições dessa modalidade em Bh e região, mas nunca soube de nada. Nem nunca vi um veículo desses na trilha (mesmo porque não deve ser essa a finalidade principal).

Mesmo sabendo que o tópico não vai bombar... se alguém puder deixar suas considerações por aqui, como ficha técnica das viaturas, fotos, dicas de pilotagem, de suspensão, de preparação de motor/caixa/diferenciais, de como iniciar no esporte, fotos de eventos e etc. pode ser de grande serventia não só para mim como para outras pessoas.

Grato.

Marcelo Leitão Oliveira
19/11/2009, 12:51
Léo,

Sim já existiu o Jeepcross em Minas Gerais, por se tratar de uma modalidade fácil de praticar e preparar a pista.

Em Minas começou em Ubá em 1995. A turma lá adorava uma pista com bastante lama. Em 97 teve algumas provas em BH, Sabará e arredores.

O negócio foi crescendo...

Em 1999 ajudei a organizar o único Campeonato Mineiro, com pilotos de diversas regiões e um regulamento unificado e votado pelos pilotos.

Eram 2 categorias: Força Livre, Jeep Willys original (até 115 cv motor Opala 4cc).

Fernando Lage ganhou na Livre de Samurai e o Paulo " Gaúcho" Bortot, de Ubá ganhou na "original", com um Jeep com motor de Opala 4cc.

Naquele ano tivemos provas em Barbacena, BH, Ubá, Santa Bárbara (Caraça), Santos Dumont, Divinésia, Juiz de Fora e a final foi em Betim, prova organizada pelo saudoso Nei Leles.

Já disputei provas isoladas em Ouro Preto, Santos Dumont, Bicas, Barroso, Divinésia, Itabira, Juiz de Fora, Bh, Sabará, e em muitas outras cidades.

Tenho muitas fotos e informações porque eu fiquei responsável por catalogar e pontuar os resultados do campeonato de 99.

Depois de 1999, não houve acordo em relação ao regulamento e a provas voltaram a ser isoladas, sem valer para campeonato. O Simão de Caxambú, organizou muitas provas.

Recentemente o pessoal dos autocross tem feito provas e compeonatos, até 2007 tinha categoria 4x4, mas sempre com 4 ou 5 competidores.

Um Brusque na Fenajeep acontece o maior e mais disputado Jeepcross do Brasil, muito organizado e profissional. Nos estados da região sul o esporte é muito profissional... a maioria dos jipes são turbinados e super potentes.

Em Minas usávamos jipes praticamnete originais, nem tirávamos o peso das capotas e bancos extras dos carros. Era muit amador, divertido e perigoso. Nunca tivemos acidentes sérios nas provas que eu participei, mas chegamos perto da morta muitas vezes. Não existia a presença da FMA e essas coisas tão importantes.

Léo_Babiski
19/11/2009, 13:41
Muito legal seu relato, eu abri esse tópico justamente por ver que em outros estados a modalidade é bastante desenvolvida. Ao que parece por aqui o jeep cross ficou restrito às gaiolas. Abs.

Ninja4x2
19/11/2009, 22:08
fala pessoal, tem acontecido sim jipecross em MG mas infelizmente são poucos competidores, o nome do evento é "circuito mineiro de jeepcross" mas a categoria das gaiolas tem mais participantes o que não desmerece os jipes, esse ano não teve o campeonato, o ultimo foi em 2008 com etapas em congonhas, carandaí, santa barbara do tugurio , barão de cocais, a etapa de congonhas tinha um numero enorme de gaiolas e apenas 8 jipe, mas foram eles que deram o show a aparte, todos vibraram, foi um barato. pilotos do jeepcross: vovó, carioca, isais e n me lembro mais hehehe

Tem também o campeonato "copa vertentes de jipecross" que em 2009 tb não aconteceu, em 2008 teve etapa em JF, barbacena, carandai, santos dumont entre outras, e nesse campeonato tb correram jipes, alguns até participaram da fenejeep como o exemplo o "amarrotado". em 2009 não aconteceu por falta de verba, patrocinio e também um pouco de desenteresse dos organizadores de cada etapa em suas respectivas cidades.

http://www.autoniveloffroad.com.br/Album/albumpontepreta/pg_0007.jpg

http://www.autoniveloffroad.com.br/Album/albumpontepreta/pg_0017.jpg

http://www.autoniveloffroad.com.br/Album/albumpontepreta/pg_0027.jpg



Vamos ver se agora em 2010 os campeonatos vão voltar. Mas relamente o forte do jipecross é o campeonato sul brasileiro.

abraços

Ninja4x2
19/11/2009, 22:29
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADVGbVL5QfiNjBbfEEN1MUUKAYgKBGq9jS8H4qFRr2gPBc DrKhsr3o-S7PBis_KWZdXQ-jj6Zc6C7hrfzc6dTYQAm1T1UI4ZFzciGVySy2T8k8oUKUGgiHj j.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAADDeL40HRJFUkw4p3y5FWCwPfZOyP7RVIkW7-buBxUQpq3-dLizbusuDtZfpWQQNJwFvKVTeTUiuTERHdylcMdkAm1T1UFCX6 TcbXVvgXxKpiWaXLDC877tE.jpg

Bortot Ubá
23/11/2009, 21:42
Bem, como o Leitao citou ai em cima, o jeep cross era muito forte mesmo na época de 99, 00, 01..eu sou filho do Paulo Gaucho de ubá, q agora estou mais por dentro e interessado no jeep cross do q meu pai..hahaha...mas como nao tá tendo etapas em minas, só tivemos esse ano 2, uma em viçosa e outra em ervália! pelo menos foram as mais proximas de Ubá! Mas voltando ao assunto, o jeep cross era mesmo muito emocionante e perigoso como o leitao disse, mas após o campeonato de 99 em 2001 teve um outro no qual fernando lage foi campeao e meu pai vice. É uma modalidade muito interessante, e na minha opiniao a mais emocionante dentre as 4x4. Acho q deveriam voltar a realizar os campeonatos, as etapas no estado, mas acho q falta incentivo na premiação. O jeep cross sempre foi um esporte caro, e os premios sempre foram apenas troféus. Na minha opinião, se a premiaçao fosse feita em dinheiro os Pilotos com certeza teriam uma motivaçao maior para correr, pois com a premiaçao poderiamos pelo menos cobrir custos, já q o patrocinio é muito dificil para esta modalidade. Para finalizar, geralmente os motores utilizados nas ultimas etapas, inclusive no Festival Brasil Off Road, q eu estava presente, sao os AP, alguns turbinados, alguns V6, alguns GM 6 cil....Hoje em dia o nosso jeep tá com um AP 2.0 turbo e caixa original do jeep 4 marchas..tem algumas fotos ai no meu perfil e no orkut tb...se quiserem ver é so digitar paulin bortot...ah, e uma correçao do leitao...o jeep na epoca q meu pai foi campeao nao era motor 4 cil do opala...já era o AP 2.0, porem aspirado! Abraços a todos e vamo ve se animamos ai galera...a nova geraçao do jeep cross tá querendo correr...hahahaha....

tiagoandres
25/11/2009, 09:41
Bom dia amigos Jipeiros, vou tentar dar a minha contribuição sobre esse esporte maravilhoso que é o jeepcross ou indoor, como preferir. A oito anos moro no Mato Grosso do Sul (Chapadão do SUl), mas antes disso sempre morei no Rio Grande do Sul, e lá acredito ser o berço do jeep cross, na época esse esporte (na minha opinião) era muito mais divertido e tinha muito mais adeptos que nos dias de hoje, funcionava da seguinte forma: quando havia encontro de jeepeiros em determinada cidade, se fazia a trilha no sábado a tarde e o jeepcross no domingo, e 99% das viaturas que participavam do jeepcross, eram as mesmas viaturas que faziam a trilha, os jeeps era praticamente originais, com leves modificações, eu mesmo fazia trilha e jeepcross com um jeep original (inclusive motor), as pistas dessa época eram cheias de rampas e buracos, muita lama e água, o que na minha opinião é o espirito do jeep mesmo. HOje em dia o jeepcross se profissionalizou na região sul, os jeep são literalmente "socados" no chão, com motores que giram até 400cv, não tendo mais nada de original, pois nem lata não tem, unica coisa que alguns ainda usam é o chassi original, e as categorias se dividem em aspirado e turbo, tudo é feito dentro das normas de segurança, e a cronometragem é toda feita em fotocélula, sendo que os tempos entre os 5 primeiros colocados normalmente não passam da diferença de um segundo, o que me deixa frustrado é que as pistas são praticamente um asfalto, lisas que nem cabeça de careca, coisa que pra mim perde um pouco o espírito jeepeiro, pois numa pista dessas até gol rebaixado anda. <Mas por outro lado as viaturas andam como balas e a emoção se dá pela velocidade, coisa que antigamente era raro, pois os jeep andavam a 50km/h, mas com sensação de 200km/h heheheheh. Aqui em nossa região MT, GO e MS) o jeepcross ainda tem um certo espírito dos antigos do sul, as pistas possuem mais obstáculos e barro, mas os jeeps de originais não tem mais nada também, pra finalisar a 15 anos pratico jeep cross, hoje meu jeep é um "willys", meio aos pedaços com motor OHC 2.3 turbo, já corri na Fenajeep (a melhor de todas, muito organizada e disputada) Sanclerlândia-GO (passa no esporte espetacular todos os anos) e muitos outros lugares, hoje em dia ando meio parado(correndo no máximo 2x por ano), pois esse esporte se tornou muito caro, se as pistas fossem mais "radicais" BURACOS, LAMA, BARRO.... acredito que o jeepcross teria mais adeptos e seria bem mais barato e divertido. Abraço a todos e desculpe os desabafos de um apaixonado por jeepcross

fabiano caxias
25/11/2009, 15:37
Fala ai pessoal ,eu tambem sou apaixonado pelo jeep cross,belos relatos,belas fotos ai em?
Vou passar minha opinião tambem se me permitirem
Hoje o jeep cross do sul com disse o amigo é realmente o q mais se destaca nesse esporte.temos o sulbrasileiro mas com uma prova em são paulo esse ano,mas os dois campeões ja estão definidos e são gauchos,alias a ultima prova é em forquetinha dia 28 ou 29 agora de novembro.
Hoje falar em usar chassi willys não é atrazo mas uma dificuldade extra na briga pela vitoria sendo q se ve eixos hilux ,s10 e ranger ja nas pistas.
Eu particularmente acho muito melhor correr nas pistas de hj do q em pistas de barro e obstaculos.
Ainda se conta muito o braço do piloto pois o campeão turbo esse ano corre com chassi willys,então ainda tem como se divertir mesmo com pouco recurso.

tem o site do sukão q fz a cronometrage de quase todas as provas do campeonato e tem algumas coisas mais sobre isso

www.sukao.com.br (http://www.sukao.com.br)

_______________
vitara eixos rural

__________________
gaiola 4x4
chassi s10
eixos s10
4.1 hardware

tiagoandres
25/11/2009, 22:53
concordo com vc, o jeep cross de hoje é mais emocionante pela velocidade, sei que ainda se usa chassi de willys, mas olha o que tem debaixo do capô heheheheh
concordo tbm q tem q ter braço, mas antes disso tem q ter muita grana pra montar um jeep competitivo, coisa que antes não necessitava
tenho acompanhado sempre no site sukão as provas
aproveitando o embalo, já que vc é de caxias, por onde anda o schiavi? aquele cara é bom de braço e tinha um jeep show, com motor opala e 3 webber deitadas, um canhão
abraço

Léo_Babiski
26/11/2009, 08:08
A grande dificuldade que vejo para quem está fora da região especializada em jeep cross é o alto custo para competir. Até que o custo para montar um jeep cross não é proibitivo, o danado é ter $$ e tempo para viajar com a tralha toda.

Pergunta técnica: qual a principal ou melhor dizendo, qual a configuração de jeep mais utilizada nas corridas? motor, eixos, chassis e etc... Grato.

Ninja4x2
26/11/2009, 19:40
tem muitos jeeps hj competindo q são totalmente tubulares.. DEVE ser mais leve e tals.. eu acho mais emocionante as pistas com mais velocidade e saltos..

fabiano caxias
07/12/2009, 19:17
concordo com vc, o jeep cross de hoje é mais emocionante pela velocidade, sei que ainda se usa chassi de willys, mas olha o que tem debaixo do capô heheheheh
concordo tbm q tem q ter braço, mas antes disso tem q ter muita grana pra montar um jeep competitivo, coisa que antes não necessitava
tenho acompanhado sempre no site sukão as provas
aproveitando o embalo, já que vc é de caxias, por onde anda o schiavi? aquele cara é bom de braço e tinha um jeep show, com motor opala e 3 webber deitadas, um canhão
abraço

fala ai amigão
hj é realmente complicado ,eu mesmo estava em faze final de construção de um chassi s10 e acabei vendendo semana passada pois ja conciderei atrazado ,demorei um pouco ja mudei minha ideia p um totalmente tubular.vamos ver p 2011,pois agora so tenho eixos de s10 e motor ,falta fazer o resto hehe.
o schiavo deu um tempo esse ano mas acho q ano q vem volta p campeonato,ja com injeção nova e tres bocas de ar p sugar ate a fotocelula hehe,o cara anda mesmo.aquele jipe era p ser de trilha e de tanto eu azular a ideia dele acabei convencendo ele a fazer pra correr ,demorou uns dois anos p terminarmos,mas o rezultado foi otimo.
como eu digo q vale o braço o jipe dele é chassi de rural comn feixes de toyota ,mas tudo muito bem feito.

Bortot Ubá
16/12/2009, 23:23
Pois é galera, hoje em dia o jeep cross tá muito avançado, mas na minha regiao ainda usamos o jeep praticamente original em sua estrutura...e ainda tem jeeps totalmente originais q correm nas categorias original..é um show a parte, pois os motores sao praticamente os mesmos e a briga é bastante acirrada, onde quem leva é quem tem mais braço mesmo...o meu é um cj3-A original de carroceria, suspensao e chassis....só é "movido" por um ap 2.0 turbo...e cá entre nós, sempre aparece uns mais "pelados", importados, e a briga fica bem boa....é legal correr com um jeep original em estrutura com uns importados e etc, pois a emoçao da vitória é muito maior, pois se esta correndo com veiculos de tecnologia dos anos 2000, e no meu caso ainda corro com tecnologia dos anos 50....pra falar verdade o melhor JEEP de verdade, sao os willys e ford's clássicos....td bem q os tubulares e afins dão um show a parte, mas a emoçao de correr em um willys é inexplicavel!

NABO (RENATO)
18/05/2011, 10:14
Pessoal sou piloto do sul brasileiro e a turma me chama de Nabo, eu participava com um jipe que quem olhava era um wilys pois quando começei a participar era obrigado ter caracteristicas de jipe e ate a lata era original. Mas hoje tudo mudou estou inclusive teminando meu novo brinquedo e vou estrear em brusque agora. Hoje as categorias são as seguintes turbo ou aspirado mecanica livre , meu antigo brinquedo jeep preparado pra indoor pesava 1380kg com motor de opalla de 350 cavalos com eixos originais do jeep frente e a trazeira, fora altura que era igual do jipe muito alto, hoje projeto novo esta com1030 kg , motor opala 6cc injetado com 400cv , e acho que sou o unico que vou correr suspensão independente nas quatro feita por nos mesmos espero que funcione, e agora socado no chão. qualquer duvida estarei na fenajeep ou postem aqui qualquer pergunta .

fabiano caxias
24/05/2011, 11:33
grande renato

posta fotos ai do brinuedo

vai usar homo as quatro?
e vai dar geito de guentar um 6zao??
tomara
boa sorte la
abraços

fabiano caxias
24/05/2011, 11:33
grande renato

posta fotos ai do brinuedo

vai usar homo as quatro?
e vai dar geito de guentar um 6zao??
tomara
boa sorte la
abraços

NABO (RENATO)
24/05/2011, 18:37
Vou andar com ele quinta feira, fazer um test drive na maquina, munhao da s10 com homocinetica nas quatro,em relação as fotos postarei depois de brusque isso pra dar um pouco mais de curiosidade valeu e um grande abraço a todos

NABO (RENATO)
28/05/2011, 08:57
Pessoal andei com o brinquedo, olha ficou show de bola o carro vem na mão espero que eu começe a incomodar os outros pilotos um pouco, em Brusque veremos o que o jipe realmnente é capaz valeu e um abraço a todos.

Galego006
07/06/2011, 20:54
Aê Nabo!
tá pronto o brinquedim novo então!! quaero ver em Brusque.. até lá
Abração

NABO (RENATO)
09/06/2011, 08:10
final de semana andei em imbituva pra fazer mais um test drive a pista tava bem seca e tive problema de cambio quebrei a segunda mais ai consegui andar em terceira e quarta reduzida foi muito bem, o importante que a parte de homocinetica ta aguentando que era o nosso maior medo . Agora encomendei caixa e reduzida forjada na recuperg vamo ve se vai aguenta mais bruusque esta chegando e a espectativa aumentando , valeu e um abraço a toda galera jpeira.

fabiano caxias
27/06/2011, 08:22
tche....

é pra ser voce o campeao na aspirado nao é?
deu certo o novo projeto entao hehehe

o jeep daqui ficou em quinto
e uma s10 q era minha em quarto


espero ver mais otimos resultados como esse em breve

posta fotos ai

parabens mesmo

abraço

fabiano caxias
04/07/2011, 09:04
uma pena foi o acidente de sabado ,com direito a hospital,um jipinho caindo no colo do cara nao é facil heheh,esse tempo sem andar prejudicou em muito o desempenho do schiavo,como no domingo a chuva pego ,baixar tempo ia ser quase impossivel,mas valeu ,pelo menos os dois pilotos estao bem,que é oque importa

parabens a todos,pilotos e equipes

NABO (RENATO)
15/06/2012, 11:06
É PESSOAL ESSE ANO NÃO CONSEGUI SER O PRIMEIRO MAS FIQUEI SEGUNDO ,MAS DIGO UMA COISA FENAJEEP SEM tOLEDO NARRANDO NÃO E FENAJEEP.

fabiano caxias
07/11/2012, 11:32
pois é deu um bafafa isso do toledo nao narrar
nao adianta,o cara conhece a historia de cada piloto e sabe oq fala
hj isso é fundamental
o pessoal tem q rever isso e se acertar