Ver Versão Completa : Duvida Feixe de molas - Samurai - RESOLVIDO
Ai pessoal, tudo bem?
Tenho uma duvida.
O feixe de molas dianteiros do Samurai, tambem é arqueado como o trazeiro? - Meu carro tá original com pneus 225x75x15
é o seguinte, meu samuka tá com a frente mais baixa que a trazeira e olhando por baixo da viatura, percebo o feixe de molas sem nenhum arqueamento, talvez até um pouco negativo. Isso na frente, já o feixe trazeiro está normal, bem arqueado.
Isso é normal? pensei em levar num moleiro para arquear a frente e deixar na mesma altura da trazeira da viatura.
Abraços
Teo :D :D
tenho o mesmo problema, inclusiva uso a mesma medida de pneus, meu carro esta visivelmente rebaixado e dois mecanicos recomendaram levar num moleiro e rebater as molas...
tenho o mesmo problema, inclusiva uso a mesma medida de pneus, meu carro esta visivelmente rebaixado e dois mecanicos recomendaram levar num moleiro e rebater as molas...
É isso, jogue grana fora........ :roll:
Rebatemento (arqueamento) é uma gambiarra das brabas. Só piora a situação, tirando o pouco de resistência ainda presente nessas molas cansadas.
Tire o escopião do bolso e troque logo essas molas...........
Abraços,
thiagoloco
21/01/2005, 17:22
Onde tem molas de samurai bill??? e se não tem onde posso mandar fazer??
[]'s
Ai Bill
Eu tava realmente em duvida do que fazer, e essa proposta de arquear estava me incomodando.
O Rodrigo da RC 4x4 tambem me disse que o melhor era fazer novas, parece que dá pra usar as do Towner?
Pelo que estou sentindo esse problema nas molas da frente é comum nos Samurais mais velhos.
Acho que vou realmente mandar fazer molas novas.
[]s
Teo
As molas do Towner servem na traseira do Samurai, quase PnP. Para a frente, não sei se tem uma mola de outro carro que sirva, acho que não. Mas não tem segredo em fazê-las, só escolhe um moleiro bom para fabricá-las.........
Abraços,
Alexandre X
23/01/2005, 00:47
As molas do Towner servem na traseira do Samurai, quase PnP. Para a frente, não sei se tem uma mola de outro carro que sirva, acho que não. Mas não tem segredo em fazê-las, só escolhe um moleiro bom para fabricá-las.........
Abraços,
A Obenaus fabrica molas para o Samurai (http://www.molasobenaus.com.br/)
[]s
Na Regis em frente à entrada do Embu, no lado da pista sentido de quem vai pra SP, tem um moleiro que pode ajudar. Não estou me referindo a gambis.
Não fica no mesmo nível da pista, ou seja não dá pra ver da rodovia mas qq coisa é só parar num posto de gasolina e perguntar pro primeiro caminhoneiro na sua frente.
Abs,
Pega a BR116 (Régis Bitencourt), passa a entrada do rodoanel, daí a estrada vai descer um morro e subir outro.
No final da subida, começo da decida (quando vc tiver vendo a passarela), olha para o seu lado esquerdo que no final da passarela vc vai ver a MOLAS EMBU....
Fala com o Danilo, que é o dono de lá (Tem uma Toyota e 2 CJs) ... pode falar no meu nome....
Ele tem molas, buchas e etc tudo novo, atendimento 100% e preços justos.
Abraços
xadventure
27/01/2005, 21:12
Bem o meu comprei ele e já veio com 5 lamina na frente e 4 na trazeira (não sei o que o cara queria, o que é recomendavel colocar uma a mais a traz (mola !)ou retirar a da frente. pois a trazeira esta menor!
abraço
:D :D Valeu Regis, vou procurar pelo Danilo, e ver o que ele tem por lá
[]s.
Teo
Samurai_MOA
27/01/2005, 23:58
Bem o meu comprei ele e já veio com 5 lamina na frente e 4 na trazeira (não sei o que o cara queria, o que é recomendavel colocar uma a mais a traz (mola !)ou retirar a da frente. pois a trazeira esta menor!
abraço
O original do samuca eh com 3 laminas na frente e 4 na traseira, mas eh comum a galra usar uma lamina a mais em cada feixe, mas 5 na dianteira ainda não tinha visto...
abraço
Provavelmente a dianteira estava mais cansada e, ao invez de trocar, o infeliz do dono anterior mandou no moleiro que adicionou 2 laminas......
Eu tentaria retirar pelo menos uma.
Na traseira vc tem mola de overload? Aquela que fica virada ao contrario?
[]s
xadventure
28/01/2005, 10:59
Esta parecendo aqueles carros de LOWRRIDER, a frente pula demais!
Então o meu Samuka, tambem pula demais a frente, só que eu tenho 3 laminas na frente.
Tem moleiro que eu fui, que diz que as molas ficam realmente cansadas, e que depois de um certo tempo é necessario arquear, e que trocar é ótimo se tiver afim de gastar mais. porem não necessario?????
Dizem que o problema de quebrar depois do arqueamento, é porque quem fez o serviço não fez direito, deixou espaços entre as laminas, ai quebra.
De qualquer maneira vou conversar com o Danilo lá da Molas Embu, e ver preços das novas.
[]s
Teo
Se ela abaixou, é pq ela nao esta boa. Arquear é um paliativo, um quebra galho, pois voce vai forçar a mola que ja nao tem sua flexibilidade.
Tente ver quais das molas estao ruins, geralmente é necessário trocar apenas as mestres.
Periquitooffroad
01/02/2005, 00:44
Se ela abaixou, é pq ela nao esta boa. Arquear é um paliativo, um quebra galho, pois voce vai forçar a mola que ja nao tem sua flexibilidade.
Tente ver quais das molas estao ruins, geralmente é necessário trocar apenas as mestres.
As molas dianteiras não ficam com o mesmo arco das traseiras, elas originalmente são levemente arqueadas. As molas traseiras são maiores e tem fixação do jumelo mais alto que na dianteira e não recebem diretamente o peso do motor, são assim mais arquadas.
Luiz_akium
15/02/2005, 22:06
O meu Samurai 95 tbm esta assim um pouco mais baixo na frente do que atras mas naum ta pulando levei num moleiro e ele falou que estava normal pois tem o peso do motor !!!!
Mizael Filho
17/02/2005, 11:16
Eu já levei meu antigo samurai a um moleiro - que normalmente trabalha com caminhão - e precisou trocar a mola, que estava quebrada (apenas um feixe) e ele tinha outro que encaixava, mas mesmo com a mola nova ele arqueou, bateu nela para aumentar a curva. Pelo que vocês estão dizendo isso estragaria a mola? Qual seria o certo, ele pegar uma mola nova do mesmo tamanho e colocar da forma q ela está?
Valeu!!!
Sim......... E se é que fica baixo, coloque mais lâminas..........
Essa de bater em mola é asneira........
Abraços,
Flavio Miranda
24/02/2005, 01:02
Bill,
Aproveitando o embalo...
Estou com pneus BlackStar 255/75/15 e Rancho 9000 com controle interno.
O feixe da frente é o original e está reto.
O traseiro é de CJ e tb está praticamente reto.
Resultado.... com pressao zero no Rancho, a frente oscila muito, acima de 60 km/h. Começa a melhorar com 3 de carga.
Detalhe : tb estão com jumelo revolver...
E este Samurai pula tanto no asfalto que acabo até ficando com dor na região lombar... outro dia pilotei um CJ5 81 numa trilha de Ilhabela depois do Samuca e parecia um Cryrsler Stratus !!!
Vc acha que se eu trocar o feixe por novos deve melhorar ? E qual seria a curvatura ideal ? Pois posso utilizar um feixe longo para aumentar a curvatura... Em tese isso aumenta a rigidez pois para esticar o feixe a força da carroceria teria de ser maior, certo ? Então o correto seria achar o ponto onde o feixe ficaria quase reto com o peso maximo de carga da carroceria ?
Por fim, .... e trocar os feixes por helicoidais ?!?! Muito complicada e cara a adaptação !? Vi a adaptação que vc fez no Spider mas para o meu caso, não preciso do state-of-art !
Grande [ ].
PS.: e o Rock Crawling de Osasco ? ... vai acontecer em março ?!
Samurai feixe pula mesmo. Não tem jeito, se não gostar, procure outro jipe........ :wink:
Em princípio, o mais comprido que seja o feixo, o mais macio será o carro. Também ajuda feixes de muitas lâminas finas em vez de poucas lâminas grossas.
A curvatura ideial é entre reta e levamente curvada para baixo. Levamente signifique levamente mesmo, uns 25 mm......
Trocar por helicoidal é possível, mas exige muita adaptação. Dependendo do que quer, pode ou não ser complicado, um 2-link com panhard é baba de fazer, acho que iria uns 4 paus para fazer direito uma suspensão dessas. Um 4-link seria um pouco mais caro por ter mais componentes.........
Abraços,
Flavio Miranda
24/02/2005, 10:30
Bill,
Ideal é o feixe levemente inclinado para BAIXO ?!!
Vc quer dizer com as pontas levemente inclinadas para CIMA, né ? !!!
E os 25 mm seriam medidos colocando uma régua na linha de fixação das pontas dos feixes e medir o centro da regua com o centro do feixe, certo ?
E colocar as tais das peliculas, radiografias entre as lâminas, acha que ajuda ou é mais uma besteira ?
------------
Quanto ao projeto da helicoidal vc já matou... 4 paus é grana...!!
------------
PS.: é impressão minha ou o povo tá evitando de falar do Rock de março ...?!
[ ] 's and thanks for the tips !
Flavio,
De uma olhada na seção de Eventos do site que sua dúvida quanto à prova de março vai ser sanada.
Com relação ao feixe de molas, de aconselho a levar para o Danilo da Molas Embu, que ele pode ter uma solução.
Esse carro que era do Luciano está com as molas muito duras, talvez seja interessante subir com ele na rampa.
Abraços
Flavio Miranda
24/02/2005, 11:57
Regis,
Vou olhar a Eventos... Já tá na hora de divulgar ?
Tb tô achando que não precisa ser tão duro... Uma vez comprei pneus de uma Toyota que estava com os gomos gastos feito escamas de peixe.... Me disseram que era problemas com molas e amortecedores que ficavam quicando o pneu no asfalto o tempo todo e com o atrito parcial, gastava só parte do gomo !!
É brincadeira !!??
Vou no tal de Danilo...
O que quis dizer com subir com ele na Rampa ?
[ ]s e parabéns pelo IGNO !
Subir com ele na rampa, eu quis dizer para vc procurar alguém que tenha uma rampa de RTI, ou algum barranco mesmo, e subir com o carro de frente e de ré para ver o comportamento da suspensão, ver se as molas estão realmente trabalhando, ou se elas estão muito duras, etc.
Abraços
Flavio Miranda
24/02/2005, 12:52
Agora entendi....
Vou levar no Danilo e ele verifica, sugere, etc...
Li o começo da discussão do Regulamento (o qual li inteiro na versão anterior do Rock...) e se quiser passar um resumo dos desafios principais, posso tentar ajudar com sugestões...
Se já tiver muito palpiteiro, tb não tem problema. A idéia é ajudar o evento.
abcs.
Subir com ele na rampa, eu quis dizer para vc procurar alguém que tenha uma rampa de RTI, ou algum barranco mesmo, e subir com o carro de frente e de ré para ver o comportamento da suspensão, ver se as molas estão realmente trabalhando, ou se elas estão muito duras, etc.
Abraços
Regis,
Acho que a rampa só vai mostrar problema com as molas se elas estiverem totalmente travadas. Uma suspensão pode trabalhar até bem na rampa, mas dinamicamente seu comportamento é de total desconforto para o motorista.
[]´s
Concordo,
Mas isso é um passo para se começar.....
Se formos falar em acertar a suspensão dinamicamente, começaremos a falar de feixes de taxa variável. molas de overload e etc....
A rampa é um indicativo de como estamos.
Abraços
EDUOARDOO+
19/03/2005, 10:35
Bill, você disse:
"Samurai feixe pula mesmo. Não tem jeito, se não gostar, procure outro jipe........
Em princípio, o mais comprido que seja o feixo, o mais macio será o carro. Também ajuda feixes de muitas lâminas finas em vez de poucas lâminas grossas.
A curvatura ideial é entre reta e levamente curvada para baixo. Levamente signifique levamente mesmo, uns 25 mm...... "
Entretanto, o Régis obtemperou:
"Ideal é o feixe levemente inclinado para BAIXO ?!!
Vc quer dizer com as pontas levemente inclinadas para CIMA, né ? !!!
E os 25 mm seriam medidos colocando uma régua na linha de fixação das pontas dos feixes e medir o centro da regua com o centro do feixe, certo ?
E colocar as tais das peliculas, radiografias entre as lâminas, acha que ajuda ou é mais uma besteira ? "
Você poderia esclarecer isso para nós? Pois eu estou com esse problema no feixe :| e gostaria da sua opinião que é profi. Valeu :!:
tive problemas com molas diversas vezes, o melhor é o que indicou o bil, fazer molas novas. sempre faço esses serviço no danilo no posto de molas embu. não tenhoo tel agora mas se quiser é só pedir que arranjo.
edvaldo
EDUOARDOO+
20/03/2005, 22:15
tive problemas com molas diversas vezes, o melhor é o que indicou o bil, fazer molas novas. sempre faço esses serviço no danilo no posto de molas embu. não tenhoo tel agora mas se quiser é só pedir que arranjo.
edvaldo
Edvaldo, valeu a atenção, mas eu sou do RS :!:
Mas a idéia é essa, fazer molas novas, só quero dicas.
Ae galera !
To com o mesmo problema com a suspensao do meu Samuka !
To achando realmente muito dura .. já sabia disso antes de comprar .. como disse o bill .. se quer " maciez" procure outro jipe ...
Mas quanto a idéia do feixe mais longo que o Régis propos Bill ... seria necessário mudar os suportes tb não ??
vi numa msg anterior o bill dizer que os feixes traseiros da towner serviriam ...
qaunto a questão dos feixes mais finos ou da colocação das membranas ( radiografias) .. qual seria o tipo de feixe indicado .. há algum tipo pronto ou seria necessario mandar fazer ??
Thank´s for tips ... [ ]´s
regis,
Pega a BR116 (Régis Bitencourt), passa a entrada do rodoanel, daí a estrada vai descer um morro e subir outro.
No final da subida, começo da decida (quando vc tiver vendo a passarela), olha para o seu lado esquerdo que no final da passarela vc vai ver a MOLAS EMBU....
Fala com o Danilo, que é o dono de lá (Tem uma Toyota e 2 CJs) ... pode falar no meu nome....
Ele tem molas, buchas e etc tudo novo, atendimento 100% e preços justos
Oi Regis, fui lá falar com o Danilo, o Cara é super gente fina, realmente atendimento nota 1000 :D :D :D
Ele está mexendo nos feixes e tambem amortecedores, depois te falo do resultado.
Cara, muito obrigado mesmo pela dica.
Abraços
Teo
Luiz_akium
18/05/2005, 20:53
E ai galera !!!
Seguinte Edvaldo eu tinha o telefone do Danilo das molas Embu mas perdi se vc tiver me passe por favor tbm tenho q mexer nos feixes do meu Samuka , para quem naum sabe ele fica no começo da Regis numa subida no sentido contrario Sampa/curitiba !!! antes da saida de Embu !!!
Abraços
Luiz.
samukanvas
18/05/2005, 22:53
Samurai feixe pula mesmo. Não tem jeito, se não gostar, procure outro jipe........ :wink:
A curvatura ideial é entre reta e levamente curvada para baixo. Levamente signifique levamente mesmo, uns 25 mm......
Trocar por helicoidal é possível, mas exige muita adaptação. Dependendo do que quer, pode ou não ser complicado, um 2-link com panhard é baba de fazer, acho que iria uns 4 paus para fazer direito uma suspensão dessas. Um 4-link seria um pouco mais caro por ter mais componentes.........
Abraços,
Bill, desculpa a ignorância :oops:
O 2-link com panhard teria algum problema da panhard quando o eixo "torce" muito fazendo o eixo andar para o lado? ou isso pode ser solucionado de alguma forma? No 4link existiria alguma coisa parecida com isso só que no movimento transversal?
:roll:
E ai galera !!!
Seguinte Edvaldo eu tinha o telefone do Danilo das molas Embu mas perdi se vc tiver me passe por favor tbm tenho q mexer nos feixes do meu Samuka , para quem naum sabe ele fica no começo da Regis numa subida no sentido contrario Sampa/curitiba !!! antes da saida de Embu !!!
Abraços
Luiz.
Oi Luiz, não sou o Edvaldo, mas tenho o telefone.
anota ai, 4704-3422/5456
Abraços
Teo
O 2-link com panhard teria algum problema da panhard quando o eixo "torce" muito fazendo o eixo andar para o lado? ou isso pode ser solucionado de alguma forma? No 4link existiria alguma coisa parecida com isso só que no movimento transversal?
:roll:
Este comportamento é da natureza do bicho........... O "triangulated 4-link" não sofre com este problema....
Luiz_akium
20/05/2005, 18:25
E ai !!!
Teo , brigadao pelo telefone do Danilo, liguei lá e já falei com o Danilo q me pareceu muito gente boa e q manja bastante !!!!!
Abraços
Luiz.
E ai !!!
Teo , brigadao pelo telefone do Danilo, liguei lá e já falei com o Danilo q me pareceu muito gente boa e q manja bastante !!!!!
Abraços
Luiz.
Meu parecer, é o seguinte o cara é nota mil no que diz respeito a ser gente boa, diria bonissima, e quanto a manjar bastante, foi minha impressão tambem.
Ele mexeu nos feixes do samuka e tambem trocou amortecedores, ainda não fui pra terra, mas posso garantir que no asfalto o carro melhorou bastante, continua pulando, mas não é mais aquela pegada dura, passou a ser um pulo mais macio. (Afinal é um Samuka) e tambem deu pra perceber que a suspensão ta trabalhando melhor.
Fim de semana vou pra chacara ai pego 7km. de terra, vamos ver como a suspensão ficou.
O Danilo me conhece por Augusto, se quizer pode mencionar.
Abraços
Teo
Bom fiz o teste final, agora andando na terra.
O Samuka, ficou outro carro, no comparativo com antes de mexer nos feixes, eu digo sem sombra de duvida que melhorou muito.
O carro se comporta de maneira muito melhor em terra, e os pulos tradicionais foram bastante suavizados, chegando em alguns trechos até parecer que não estava de Samurai.
Agora praquelas lombadas e depressões, ai não tem jeito a distancia entre eixos muito curta não ajuda, e pula mesmo.
[]s
Teo, será q ele enviaria feixes novos para outro estado???
Vou ligar pra ele e perguntar, depois posto a resposta aqui.
Abraços
Olá, liguei pro Danilo e ele diz que tudo bem, pode mandar sim, pediu pra voce mandar e-mail pra ele pra conversarem.
molas.embu@hotmail.com
Abraços
Ae Teo, o que ele fez nas molas exatamente ?
Abração
Anderson Cunha
Bom fiz o teste final, agora andando na terra.
O Samuka, ficou outro carro, no comparativo com antes de mexer nos feixes, eu digo sem sombra de duvida que melhorou muito.
O carro se comporta de maneira muito melhor em terra, e os pulos tradicionais foram bastante suavizados, chegando em alguns trechos até parecer que não estava de Samurai.
Agora praquelas lombadas e depressões, ai não tem jeito a distancia entre eixos muito curta não ajuda, e pula mesmo.
[]s