PDA

Ver Versão Completa : Como saber se esta tracionando ?



Eduardo Thum
20/01/2005, 09:41
Buenas pessoal !!! Tudo bem ? :D :D
Fim de semana passada dei uma atolada na areia da praia. A viatura ficou na seguinte posição:
Traseira enterrada: Roda esquerda e direita.
Dianteira: Roda direita enterrada:
Roda esquerda não estava enterrada.
Eu estava em 2ª reduzida com as rodas livres manuais AVM acionadas. Quando acelerava, a roda dianteira direita (que estava enterrada) girava e lançava areia para todo o lado. Já a roda dianteira esquerda (que não estava enterrada) nem se mexia.
Perguntas:
- O diferencial numa situação como esta não deveria colocar a potência do motor na roda esquerda (que estava mais solta) ?
Talvez, na verdade a roda que estava enterrada é que estava mais solta, enquanto a outra estivesse mais apoiada no solo embora não estivesse enterrada, seria isto ?
Depois de desatolar a viatura, fui até um terreno arenoso, puxei o freio de mão, coloquei em 2ª reduzida e dei umas aceleradas fortes para ver se as rodas dianteiras patinavam comprovando estarem tracionadas. Mas não funcionou, o carro nem se mexia.
- Como posso saber na pratica se o carro esta tracionando perfeitamente nas duas rodas dianteiras ?
Aguardo as respostas dos ilustres e experientes colegas.
Um baita abraço,
:lol: :lol: Thum

ojaneri
20/01/2005, 09:51
"Talvez, na verdade a roda que estava enterrada é que estava mais solta, enquanto a outra estivesse mais apoiada no solo embora não estivesse enterrada, seria isto ? "

Isso, e com certeza a que tava enterrada estava mais embaixo em relação a outra, correto?

Eduardo Thum
20/01/2005, 10:00
Certo, a roda que estava enterrada estava mais baixa em relação a outra !!! :lol: :lol:
- Como posso saber na pratica se o carro esta tracionando perfeitamente nas duas rodas dianteiras ? Como faço o teste ?
Abraço,
Thum

billj
20/01/2005, 10:40
Isso é o efeito diferencial em ação. A roda mais livre gira, a roda mais presa pára.

O seu jipe está funcionando normalmente..........

Abraços,

Eduardo Thum
20/01/2005, 15:43
Valeu pessoal mas esqueçendo o exemplo anterior, digamos que um belo dia eu queira conferir se minha tração esta funcionando, antes de uma viagem onde certamente vou utilizá-la. O que faço ? Tenho que levar o carro em um mecânico para ver isso, ou existe algum teste prático que se possa fazer sem ter que erguer o carro em um elevacar ?
Aguardo retorno,
Um abraço,
Thum

Wallace
20/01/2005, 16:50
Não

Eduardo Thum
20/01/2005, 16:57
Amigo Wallace poderia definir "não". :roll:
Abraço,
Thum

Wallace
20/01/2005, 17:13
Você perguntou:
"existe algum teste prático que se possa fazer sem ter que erguer o carro em um elevacar"
Eu falei:
"Não"

Qual a duvida?

Fabil
20/01/2005, 17:27
tem sim...
pegue um macaco jacaré e levante as duas rodas dianteiras.... trave as roda-livres, coloque em 4x4.. e peca alguem p/ lhe ajudar e COM A MAO tente girar as 2 rodas dianteiras no mesmo sentido simultaneamente..... se NAO girarem é pq o sistema de tracao dianteiro está ENGATADO e funcionando...

T+

Wallace
20/01/2005, 20:24
Mas ai levantou o carro e não recomendo fazer desta forma.
Pode ser perigoso com o carro caindo sobre alguem.

Periquitooffroad
20/01/2005, 22:11
O teste é simples, rápido e caceteiro. Em um terreno de areia, ligue as rodas livres, acione a 4x4 reduzida, dê uma arrancada. Verá se as rodas dianteiras giram ou pelo seu lado ou pelas marcas no piso.

PS teste de arrancada de piloto, não vá enfiar o pé no acelerador até o talo e tirar o pé da embreagme de vez.

Ney
20/01/2005, 23:41
desculpe o sarro, mas ja testou o piloto :?: :D :twisted: :wink: :mrgreen:

Fabil
21/01/2005, 08:43
Wallace...

perigo onde???? o perigo será o mesmo de se trocar um pneu!!
NAO precisa ligar o motor do jipe......
com o jipe levantado só nas rodas dianteira, rodas traseiras no chao, calçado, e com freio de mao puchado, só se o cara for Herculer p/ girar as rodas dianteiras na mao e o jipe movimentar.......

carro caindo sobre alguem????? nao precisa deitar debaixo do carro...
sinceramente... se alguem se machucar tentando fazer o que eu sugeri, entao esse cara NUNCA poderá trocar um pneu furado!!!

T+

Eduardo Thum
21/01/2005, 15:45
O teste é simples, rápido e caceteiro. Em um terreno de areia, ligue as rodas livres, acione a 4x4 reduzida, dê uma arrancada. Verá se as rodas dianteiras giram ou pelo seu lado ou pelas marcas no piso.

PS teste de arrancada de piloto, não vá enfiar o pé no acelerador até o talo e tirar o pé da embreagme de vez.

Amigo Periquito !!!! Tudo bem ? :D
Poderia definir melhor o que é " teste de arrancada de piloto" ou como se faz ?
Na verdade eu fiz algo parecido porém com o freio de mão puxado, na intenção de frear as rodas traseiras e fazer as dianteiras patinarem. Mas não deu certo, os freios estão muito bons e o carro não chegou nem a se deslocar.
Aguardo retorno, Um abraço, :D
Thum

billj
21/01/2005, 16:43
Na verdade eu fiz algo parecido porém com o freio de mão puxado, na intenção de frear as rodas traseiras e fazer as dianteiras patinarem. Mas não deu certo, os freios estão muito bons e o carro não chegou nem a se deslocar.
Aguardo retorno, Um abraço, :D
Thum


Qual é o seu jipe?!? É um Suzuki?!? Se for, parece que não tem noção de como funciona o 4x4 desse carro, pois esse "teste" que fez não iria dar certo independente da condição dos freios..........

Cada uma........ :roll:

Abraços,

EduPuga
21/01/2005, 16:50
Trabalho para o zequinha, ja viram a propaganda da tr4, quando o cara sai pelo menos as rodas do lado direto patinam, então coloque um de cada lado e veja o que acontece

ojaneri
21/01/2005, 16:53
Um outro metodo, pegue o macaco e levante a roda dianteira esquerda E a roda traseira esquerda. Ligue o carro, egante a 4x4 e veja se somente aquela rodas giram. Depois faça a mesma operação do outro lado e pronto.

Wallace
21/01/2005, 17:57
Se tiver bloqueio como o meu, o do Bill e outros vai dar besteira.
E o meu é original...

ojaneri
21/01/2005, 18:04
Se tiver bloqueio como o meu, o do Bill e outros vai dar besteira.
O meu é original...
Bem lembrado caro Watson, o teste que descrevi é para carros NAO BLOQUEADOS.

Teo
21/01/2005, 21:48


Qué que há, se não dá pra saber, com testes qual o problema.

Estamos procurando encontrar problema onde não tem.

Faça o seguinte, toda vez que for trocar o óleo, quando levantar o carro, dá uma testadinha. Falô.

HENRY
23/01/2005, 02:44
Caro Eduardo, respondendo à sua 1ª pergunta: quando uma roda está atolada e a outra tem tração, no mesmo eixo, o carro só terá tração se existir o bloqueio de diferencial, que tranfere tração parcial à roda "boa", normalmente numa razão de 50%. Normalmente, o bloqueio de diferencial não vem de fábrica. Os jipeiros instalam o bloqueio nos 2 diferenciais. Atenção, não confunda com bloqueio de diferencial central, que é outra coisa, que vem de fábrica no niva e no defender, por exemplo. 2ª pergunta: com o carro tracionado, é só arrancar num terreno de barro seco ou com pedregulho e observar se levanta poeira ou pedras nas rodas dianteiras e traseiras. Outra forma, é só levantar o carro num eledor e tracionar, ok? Abraço, Henry (Jimny Club Brasil)

Eduardo Thum
24/01/2005, 09:21
Qual é o seu jipe?!? É um Suzuki?!? Se for, parece que não tem noção de como funciona o 4x4 desse carro, pois esse "teste" que fez não iria dar certo independente da condição dos freios..........

Cada uma........


Sim amigo Bill, meu jipe é um Suzuki 1.6/16v. E eu não sou mecânico e realmente não tenho noção de como funciona meu sistema de freio e 4x4. É por isso que humildemente e até inocentemente exponho minhas dúvidas aqui neste fórum. Para aprender com quem sabe.
Poderia me explicar como funciona ? :D :D
Um abraço,
Thum

billj
24/01/2005, 11:09
Sim amigo Bill, meu jipe é um Suzuki 1.6/16v. E eu não sou mecânico e realmente não tenho noção de como funciona meu sistema de freio e 4x4. É por isso que humildemente e até inocentemente exponho minhas dúvidas aqui neste fórum. Para aprender com quem sabe.
Poderia me explicar como funciona ? :D :D
Um abraço,
Thum


Então começa com essa............

Quando engatado a 4x4, a velocidade de rotação do cardan dianteiro é SEMPRE a mesma velocidade do traseiro. Portanto, se travar as duas rodas traseiros, assim não deixando o cardan traseiro girar, o cardan dianteiro não vai girar também. Daí, acontece que você observou, o jipe não se mexe..........

Leia e ENTENDA isso aqui.......

http://auto.howstuffworks.com/four-wheel-drive.htm

Abraços,

Abraços,

Samurai_MOA
24/01/2005, 11:38
Num tem muita complicação não, o diferencial gira a roda q tah mais livre, o que aconteceu com seu carro eh normal!
Quanto ao teste, se tiver em terrano com areia ou lama pode testar fazendo uma forte arrancada com alguem de um lado e de outro pra ver se estah funcionando e se tiver em terreno firme (asfalto) engate o 4x4 e tente, bem devagar, fechar o giro e sair, voce perceberá que o carro vai estar "pesado", não force a manobra para não correr o risco de danificar o sistema de tração!!!

Periquitooffroad
24/01/2005, 21:21
desculpe o sarro, mas ja testou o piloto :?: :D :twisted: :wink: :mrgreen:

Arrancada de piloto????

Pisa o pé na embreagem, começa a retirar até o ponto em que o carro começa a se movimentar, nesse exato momento "enfia" o pé no acelerador e retira o pé da embreagem na mesma proporção. Fazendo assim a possibilidade de "tora" alguma coisa com folga é bastante reduzida.

Convenhamos que levantar no mecaco toda vez que for verificar a tração é de doer. Já pensou o bill fazendo essa proeza? hi lift de 1,5metro

Outra coisa é não ter noção do funcionamento da 4x4, como a tração vai para rodas dianteiras. Salvo que tem o jipe a bem pouco tempo.