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Ver Versão Completa : Direção hidráulica "mole" no Vitara



nepomuk
20/01/2005, 08:38
Suzukeiros e simpatizantes do Brazil,

Continuando minha incessante “caçada” por uma melhor performance do meu Zukinho, venho agora com mais uma hipótese para verificar porque ele é tão instável nas estradas.

Eu sei que o ideal mesmo seria eu andar em outro vitara semelhante e tirar todas as teimas quanto ao que é característica original de fábrica e o que é desgaste mesmo, mas como é meio difícil se achar um semelhante aqui em Sorocaba (eu não conheço ninguém), peço a ajuda dos inúmeros freqüentadores do site que conhecem mais o Jipinho do que a própria GM.

Quando ando em carros de “rua” com direção hidráulica noto uma certa rigidez na mesma quando em movimento (principalmente quando a velocidade aumenta). Não sei se é um sistema de segurança ou somente uma mera sensação de que ela vai ficando mais rígida proporcionalmente ao aumento de velocidade.
Noto que o Vitara não tem essa rigidez e posso estercar totalmente a direção para ambos sos lados com apenas o dedinho mínimo sem o menor esforço, em qualquer velocidade.
Essa hipersensibilidade na direção do VItara é normal? Se não for pode ser isso que esteja me passando a sensação de desconforto e falta de controle a altas velocidades.

Bom, espero que eu não esteja “viajando” demais no quesito dirigibilidade do Vitara.

Abraços,
Paulo

HENRY
22/01/2005, 03:03
Olá Paulo, quando uma direção hidráulica vai "endurecendo" à medida que o veículo aumenta a velocidade, trata-se de um sistema chamado de Direção Hidráulica Progressiva, muito usado em carros grandes ou camionetes (como a F-1000). No caso do seu Vitara, infelizmente, ele não possui esse sistema. Os suzukis, de um modo geral, são leves e bem equilibrados, portanto, não necessitam de um sistema que torne as manobras mais leves que a condução. Quanto à leveza das suas manobras com o Vitara, dê graças à Deus, ou à Suzuki, por um sistema tão eficaz... Abraço, Henry (Jimny Club Brasil)

nepomuk
24/01/2005, 08:22
Henry,

Até diria que o sistema é muito eficiente se o carro não daçasse tanto na estrada.

Ainda inssisto que acho a direção leve demais, pois já dirigí inúmeros carros com D.H. e as mais "firmes" dão muito mais segurança nas estradas.

JoaoAlberto
29/01/2005, 22:54
Olá Paulo; Será que o amortecedor de direção do teu vitara estar atuando legal ?
Todos os finais de semana pego estradas no meu e não sinto muita diferença assim.
Boa Sorte!

JoãoAlberto

Pablo Toledo
31/05/2007, 17:12
Olá Paulo; Será que o amortecedor de direção do teu vitara estar atuando legal ?
Todos os finais de semana pego estradas no meu e não sinto muita diferença assim.
Boa Sorte!

JoãoAlberto


Caros;

Recentemente comprei um Vitara e lendo este tópico fique na dúvida sobre os amortecedores de direção.

Até então, eu sempre tinha em mente que os Vitaras não possuem amortecedores de direção.

Afinal, estes amortecedores de direção são originais ou adaptados? No caso de serem adaptados, eu teria muito interesse na "receita".

[]s

Pablo Toledo

Márcio Magalhães
01/06/2007, 01:44
Meigo,

Já que fazer gambi na viatura, heim?! he he he

[]´s,

Pablo Toledo
01/06/2007, 08:56
Meigo,

Já que fazer gambi na viatura, heim?! he he he

[]´s,


Meigolino,

4x4 sem gambiarra, não é 4x4...eheheh

Então o Vitara não tem amortecedor de direção, certo? Se souber a receita desta gambi, me fala.

[]s

Pablo Toledo

Márcio Magalhães
01/06/2007, 17:39
Meigo,

4x4 sem gambiarra chama-se Suzuki! He he he...

[]´s,

Flavio Miranda
01/06/2007, 18:32
All,

Vitara original não tem amortecedor de direção. Samurai, sim.

Nepomuk,

Tô achando que vc está com problemas no alinhamento das rodas... Isso pode provocar essa sensação (ou realidade !) de leveza do jipe.

Pneus deformados tambem podem interferir no asfalto. Meu Siena estava "passarinhando" acima de 80 km/h. O japones do alinhamento técnico e o mecanico suspeitaram dos pneus Pirelli. Recentemente, troquei um pivo da bandeja que estava com folga e ainda não testei na estrada..

Ou seja, mole desse jeito que vc mencionou, realmente não é não...

Eu começaria pelo alinhamento, pivos, buchas, etc.

[ ] s

Pablo Toledo
01/06/2007, 22:52
All,

Vitara original não tem amortecedor de direção. Samurai, sim.

Nepomuk,

Tô achando que vc está com problemas no alinhamento das rodas... Isso pode provocar essa sensação (ou realidade !) de leveza do jipe.

Pneus deformados tambem podem interferir no asfalto. Meu Siena estava "passarinhando" acima de 80 km/h. O japones do alinhamento técnico e o mecanico suspeitaram dos pneus Pirelli. Recentemente, troquei um pivo da bandeja que estava com folga e ainda não testei na estrada..

Ou seja, mole desse jeito que vc mencionou, realmente não é não...

Eu começaria pelo alinhamento, pivos, buchas, etc.

[ ] s


Flávio;


Qual a sua opinião quanto a adaptar um amortecedor de direção no Vitara? Entendo que é algo fácil de se fazer e com ótimos resultados, pois dá uma aliviada em todo o sistema de direção.

[]s

Pablo Toledo

Flavio Miranda
02/06/2007, 09:09
Pablo,

Eu não sou engenheiro e nem mecanico, mas um cara que gosta de fuçar n o jipe...

Acho que depende muito do tipo de amortecedor que vc escolher, pois tem diferenças significativas entre eles : convencional, gás, dupla açao e especificos para direção.

De antemão, vejo 1 ponto + e outro - ...
a) vai poupar mais os pivos e barras de direção, amortecendo porradas;
b) se a DH é bem leve, vai ganhar + 1 ponto de resistencia, em especial em manobras rápidas para estacionar. E se o amortecedor entortar ou travar na trilha, vai ter que retirar...

Mas ... eu tb estou pensando nesta adaptação pois tenho pneus cravudos 235/75/15 que certamente forçam bem mais a suspensão original.

[ ] s

Pablo Toledo
02/06/2007, 09:45
Pablo,

Eu não sou engenheiro e nem mecanico, mas um cara que gosta de fuçar n o jipe...

Acho que depende muito do tipo de amortecedor que vc escolher, pois tem diferenças significativas entre eles : convencional, gás, dupla açao e especificos para direção.

De antemão, vejo 1 ponto + e outro - ...
a) vai poupar mais os pivos e barras de direção, amortecendo porradas;
b) se a DH é bem leve, vai ganhar + 1 ponto de resistencia, em especial em manobras rápidas para estacionar. E se o amortecedor entortar ou travar na trilha, vai ter que retirar...

Mas ... eu tb estou pensando nesta adaptação pois tenho pneus cravudos 235/75/15 que certamente forçam bem mais a suspensão original.

[ ] s


Pois é Flávio, eu concordo contigo salvo ítem b), algo que acho muito improvável de acontecer.

Me diga uma coisa, até onde eu pesquisei os amortecedores de direção são à óleo mesmo. Confirma?

[]s

Pablo Toledo

Flavio Miranda
02/06/2007, 10:29
Pablo,

Eu ainda não fiz esta pesquisa... Manda um e-mail para o pessoal da Cofap/Monroe que eles confirmam isso.
Talvez até no site, catalogo eletronico deles...

Qto ao item b) minha Camper estava usando um amortecedor de suspensão para a direção e entrou bastante terra dentro. Num buraco, acabou batento no chao e entortou com ele aberto... NADA fazia ele fechar... ! Foi pro lixo.

[ ] s

[ ] s

Pablo Toledo
02/06/2007, 16:50
Mandar e-mail pra Monroe? Nem pensar...hehehe. Essa semana eu quase que sai na porrada com o pessoal do 0800 deles (e via email também).

Basicamente, liguei fazendo indagações sobre a linha de amortecedores Adventure (ele produzem o dianteiro pro Samurai/Vitara). Além de ter enfrentado uma enorme resistência em ter informações mais específicas sobre o produto e as diferenças pra linha Rancho...conversa vai, conversa vem, o cara me falou que eles, por política própria, não dão garantia pros amortecedores usados em carros com a suspensão alterada.

Daí começou o quebra pau, pois eu falei que a tal política interna da Monroe não está acima da Constituição Brasileira e que esta determina garantia em caso de defeito.

[]s

Pablo Toledo

Pablo Toledo
28/08/2007, 12:50
Como essa direção hidráulica "mole" do Vitara me incomoda bastante em rodovias e dado que utilizo pneus 225x75x16, resolvi olhar com mais carinho para a possibilidade de adaptar um amortecedor de direção, até mesmo como forma de poupar/aliviar o sistema.

Pois bem. Até então a única opção era o kit da Calmini e seus US$ 109,00. Porém, descobri que o pessoal da Super Break Disk (SBD) também possui um kit para adaptar no Vitara por R$ 200,00.

Alguém aqui conhece ou já utiliza este kit da SBD? Se sim, o que achou do resultado?

[]s

nanito
03/09/2007, 20:52
Ao contrário do título deste tópico, a minha direção tá dura!

Tá dura, ela "muge" quando esterço pra esquerda, ela dá um estalo quando viro rapidamente ao máximo pra direita, ela não volta ao centro depois que desviro da esquerda ou da direita. 3 mecânicos falaram que estou com folga no setor, mas na especializada querem 600 pilas no conserto. Muita gente aqui diz que essa folga é normal, mas os mecânicos dizem que os problemas da minha direção serão resolvidos ajeitando toda caixa, trocando reparos e o óleo.

Alguém dá uma dica, por favor.

[]´s

animaldylan
27/09/2007, 10:32
Ao contrário do título deste tópico, a minha direção tá dura!

Tá dura, ela "muge" quando esterço pra esquerda, ela dá um estalo quando viro rapidamente ao máximo pra direita, ela não volta ao centro depois que desviro da esquerda ou da direita. 3 mecânicos falaram que estou com folga no setor, mas na especializada querem 600 pilas no conserto. Muita gente aqui diz que essa folga é normal, mas os mecânicos dizem que os problemas da minha direção serão resolvidos ajeitando toda caixa, trocando reparos e o óleo.

Alguém dá uma dica, por favor.

[]´s
No meu caso quando o meu vitara (1994) passa por uma pista irregular ele fica puxando para a direita o para a esquerda... dá uma caída para um desses lados dependendo do lado do declive, ainda não consultei ninguém. Acontece isso com vocês, também?

chrisb
27/09/2007, 11:04
No meu acontece isso também, puxa hora para a esquerda, hora para a direita e tem hora que não puxa.... descobri que estou com uma pequena folga na barra de direção central, não sei se é isso que está causando esse vai e vem, mas pretendo trocar essa barra um pouco mais para frante.

nanito
28/09/2007, 13:33
No meu acontece isso também, puxa hora para a esquerda, hora para a direita e tem hora que não puxa.... descobri que estou com uma pequena folga na barra de direção central, não sei se é isso que está causando esse vai e vem, mas pretendo trocar essa barra um pouco mais para frante.
O vai-e-vem do meu são os pivôs dianteiros que preciso trocar, estão gastos. Agora o lance de puxar uma hora pra esquerda e outra hora pra direita, muitos "especialistas" me falaram pra fazer a caixa de direção. Um suzukeiro mandou eu investir uma lata inteira de WD40 em todos terminais de direção, na barra de direção, na parte da barra que passa pelo cofre, na junta elástica, nos pivôs, em tudo mesmo. Passei e não é que deu certo!?!? Aliviou muito o peso da direção, a direção muge um pouquinho ainda quando viro pra esquerda (já me disseram que é característica de alguns vitaras), mas quanto ao retorno, retorna direitinho, as vezes demora a retornar, mas pelo menos não fico andando na BR por 20 km com a direção esterçada pra direita!!

WD40 é tudo minha gente!!!

Já fiz um estoque, e sempre depois da lavagem pós-trilha passo nos terminais e na barra. Eu testei e deu certo.

Recomendo pra quem tem esse tipo de problema e não tá afim de torrar 700 pilas num recondicionamento suspeito da caixa de direção!!

[]´s com direção macia e funcionando como deve funcionar!!

arlei_vitara
28/09/2007, 16:18
PQP Nanito..........

A direção do meu 97 tbém "muge" igualzinho ao ex-graxaim.........e engraçado que é sempre quando esterça prá esquerda mesmo........nem tinha reparado nisso.
Vou nessa tua dica do WD-40 :concordo:

[ ]s,

nanito
02/10/2007, 10:14
Rapaziada, confirmei a minha teoria.

No final da semana passada fiz um passeio bem barrento, daqueles de formar tijolo no paralama do carro. Saindo da trilha vi que a direção estava dura e com o retorno meio lerdo. Foi só passar um jato de água em tudo na parte dos terminais e pivos e tudo ali embaixo que a direção voltou a ficar macia. Acho que a direção do meu vitara "emperra" com a sujeira. É jato de água e depois banho de WD40. É a minha receita, hehehehe!!

[]´s

matias_cs
04/05/2009, 23:57
Pessoal

Aproveitando o tópico, estou achando que a junta elástica do meu Vitara foi pro saco. Comparando com outros Vitaras achei ela pouco firme. Alguém sabe onde encontro? Existe alguma paralela/alternativa? Para os Samucas serve a do Fusca. E o Vitara?

Valeu...

arlei_vitara
05/05/2009, 10:05
Especifica mehor aí o que vc. chama de "junta elastica" Matias ................

é aquela coifa de borracha que fica sobre as cruzetas da barra de direção ??

[ ]s confusos,

matias_cs
05/05/2009, 22:37
Arlei

Não é a coifa e sim uma peça de metal com o centro de um material branco, acho que tipo um plástico. Fica montada próxima à cruzeta. Compreendeu?

Abraço

Matias

arlei_vitara
05/05/2009, 23:32
Sim, mas não lembro disto no meu Vitara, embora ele tenha esta "junta" com toda certeza :mrgreen: :mrgreen:

O lance vai ser vc. avaliar isto numa casa epecializada em manutenção de DH..........ou ver na Suzucar ou Alternativa se consegue esta peça, caso a sua esteja MESMO detonada

matias_cs
06/05/2009, 18:34
Arlei

Na Alternativa não tem, já consultei.

Pessoal

Alguém sabe se existe alguma "similar"??

abraço

Matias

augustolobo
05/02/2019, 08:14
Suzukeiros e simpatizantes do Brazil,

Continuando minha incessante “caçada” por uma melhor performance do meu Zukinho, venho agora com mais uma hipótese para verificar porque ele é tão instável nas estradas.

Eu sei que o ideal mesmo seria eu andar em outro vitara semelhante e tirar todas as teimas quanto ao que é característica original de fábrica e o que é desgaste mesmo, mas como é meio difícil se achar um semelhante aqui em Sorocaba (eu não conheço ninguém), peço a ajuda dos inúmeros freqüentadores do site que conhecem mais o Jipinho do que a própria GM.

Quando ando em carros de “rua” com direção hidráulica noto uma certa rigidez na mesma quando em movimento (principalmente quando a velocidade aumenta). Não sei se é um sistema de segurança ou somente uma mera sensação de que ela vai ficando mais rígida proporcionalmente ao aumento de velocidade.
Noto que o Vitara não tem essa rigidez e posso estercar totalmente a direção para ambos sos lados com apenas o dedinho mínimo sem o menor esforço, em qualquer velocidade.
Essa hipersensibilidade na direção do VItara é normal? Se não for pode ser isso que esteja me passando a sensação de desconforto e falta de controle a altas velocidades.

Bom, espero que eu não esteja “viajando” demais no quesito dirigibilidade do Vitara.

Abraços,
Paulo

amigao...resolveu o seu problema ou se acostumou com a direçao mole mesmo...pois comprei um vitara 95 estou com esse mesmo problema!!