PDA

Ver Versão Completa : Ruído na polia do A/C da Ranger 2.5

eduardo1968
17/11/2009, 23:13
Pessoal faz uns 3 dias que começou um ruído (tipo um grilo mesmo) que vem da polia do compressor do Ar Condicionado, aquela que fica bem à direita do motor, em cima da BI. Notei que ela tem duas partes, uma que gira pela correia e outra com aletas finas independentes. O ruído era só na lenta, mas agora está ocorrendo também com o motor levemente acelerado.

Se alguém já teve o mesmo problema, peço uma ajuda, pois não sei se é só regulagem ou tem que substituir alguma peça para cessar o ruído.

eduardo1968
18/11/2009, 13:45
Já descobri a solução.
É o rebite da embreagem magnética que tem ali na polia do compressor. está postado aqui no fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46107

Paulo Nascimento
19/11/2009, 15:24
Eduardo,

estou com um problema faz tempo e acho que pode ser o mesmo que você menciona.

Tenho uma Ranger XLT Cab. Dupla V6 4x4 1999, e apareceu esse grilo do lado direito do motor (lado do carona).

Ele fica mais forte quando o carro esquenta, e as vezes até desaparece, mas quando desligo o motor, o grilo aparece no final do giro do motor.

O que você acha? Será que é a mesma coisa?

Abraços,

Paulo

eduardo1968
19/11/2009, 18:06
Eduardo,

estou com um problema faz tempo e acho que pode ser o mesmo que você menciona.

Tenho uma Ranger XLT Cab. Dupla V6 4x4 1999, e apareceu esse grilo do lado direito do motor (lado do carona).

Ele fica mais forte quando o carro esquenta, e as vezes até desaparece, mas quando desligo o motor, o grilo aparece no final do giro do motor.

O que você acha? Será que é a mesma coisa?

Abraços,

Paulo

Amigo Paulo

Achei q o probl era na polia (embriagenzinha), mas descobri que é dentro do compressor.
Hoje tirei a polia e vi q está ok.
Daí fiz o teste: sem o a/c sem barulho. liga o a/c aparece o barulho.
Fui numa oficina de ar e foi dado o diagnóstico: é o eixo do cilindro do compressor que está com folga. Como ali dentro não tem rolamento, vou ter que substituir o compressor completo.
Vou colocar o do KA/Fiesta q é =, só a entrada das mangueiras q é diferente, mas encaixe é o mesmo, daí posso montar no antigo.
R$ 399,00 novo com garantia + 100,00 limpeza do sistema e troca de gás.

Abs

Eduardo

Anthoniusnikos
19/11/2009, 21:29
Esse tipo de grilo, principalmente quando é exigido esforço (compressor e alternador) é mais comum acontecer quando:
1 - a correira nova está com folga ou velha;
2 - pode ser a polia gasta, que mesmo com correia nova grila, então a polia deve ser trocada.
Abs
Anthon

eduardo1968
19/11/2009, 22:18
Esse tipo de grilo, principalmente quando é exigido esforço (compressor e alternador) é mais comum acontecer quando:
1 - a correira nova está com folga ou velha;
2 - pode ser a polia gasta, que mesmo com correia nova grila, então a polia deve ser trocada.
Abs
Anthon

Anthon

No meu caso, vou acoplar a polia antiga, que está com rolamento em bom estado, no compressor novo, pois comprei sem polia para reduzir os custos.

Torci p/ q fosse a polia o problema, mas não dei sorte...$$$

Abs

Eduardo

F. Andrade
27/01/2010, 22:43
Prezados picapeiros, pra não abrir um novo tópico estou usando este tema para solicitar de algum colega a numeração do chicote elétrico ( não é o de fazer vácuo ) do ar condicionado da ranger 2.5 CD 99, já vi em um catálogo antigo da agencia mas na versão nova não consta mais. Preciso dos plugs que são conectados nos pressostatos. Se puderem mandar anexos com desenhos agradeço.

fabiano-goes
24/03/2010, 11:20
Amigo meu compressor travou e me informaram que só outro mesmo, gostaria de saber se esse compressor do fiesta e do ka se as partes internas da pra adaptar na carcaça do ar que esta na minha ranger 2001 diesel.E aonde vende esse compressor.
obrigado

Amigo Paulo

Achei q o probl era na polia (embriagenzinha), mas descobri que é dentro do compressor.
Hoje tirei a polia e vi q está ok.
Daí fiz o teste: sem o a/c sem barulho. liga o a/c aparece o barulho.
Fui numa oficina de ar e foi dado o diagnóstico: é o eixo do cilindro do compressor que está com folga. Como ali dentro não tem rolamento, vou ter que substituir o compressor completo.
Vou colocar o do KA/Fiesta q é =, só a entrada das mangueiras q é diferente, mas encaixe é o mesmo, daí posso montar no antigo.
R$ 399,00 novo com garantia + 100,00 limpeza do sistema e troca de gás.

Abs

Eduardo

eduardo1968
24/03/2010, 12:00
Fabiano-goes

Acabei comprando um compressor de uma Courier, num ferro-velho, gastei na época R$ 250,00 nele. O mecânico me disse que estava 100%, e realmente, passei todo o verão com o ar direto e tá gelando até demais...

O compressor da Courier foi desmontado e recebeu a polia e a parte trazeira (conexões) do compressor da ranger.

Só não te aconselho comprar esse compressor do Ka, Fiesta ou Courier no mercado livre, pois existe um importado que não serve nos encaixes e é vendido para esses modelos como se fosse o mesmo que vem de fábrica.

QQ dúvida mande uma MP que te esclareço como fiz.

Abs

Eduardo

lcdalzoc
24/03/2010, 13:54
Ano passado eu consegui um compressor usado, mas em excelente estado, na Recoford. Paguei +/- 300,00 e até hoje esta 100%.

eduardo1968
24/03/2010, 18:34
Amigo meu compressor travou e me informaram que só outro mesmo, gostaria de saber se esse compressor do fiesta e do ka se as partes internas da pra adaptar na carcaça do ar que esta na minha ranger 2001 diesel.E aonde vende esse compressor.
obrigado

Fotos do compressor da Courier com a polia e casco trazeiro da ranger:

rafaelrossato
08/07/2015, 10:55
Eduardo, você poderia me falar onde comprou o compressor para instalar na sua ranger 2.5? Eu tenho uma aqui que está com o mesmo problema, e pretendo fazer o mesmo procedimento que você fez. Obrigado

Eliakym
14/08/2017, 12:03
Amigo, sabe dizer se o compressor do ar do fiesta rocam 1.6 é mais forte do que esses da Ranger 2.5? Meu pai tem um fiesta desse 2014 e o ar dele dá 10 a 0 no da minha Ranger, será que fazendo a troca do compressor melhora?

Fabiano-goes

Acabei comprando um compressor de uma Courier, num ferro-velho, gastei na época R$ 250,00 nele. O mecânico me disse que estava 100%, e realmente, passei todo o verão com o ar direto e tá gelando até demais...

O compressor da Courier foi desmontado e recebeu a polia e a parte trazeira (conexões) do compressor da ranger.

Só não te aconselho comprar esse compressor do Ka, Fiesta ou Courier no mercado livre, pois existe um importado que não serve nos encaixes e é vendido para esses modelos como se fosse o mesmo que vem de fábrica.

QQ dúvida mande uma MP que te esclareço como fiz.

Abs

Eduardo

Eliakym
14/08/2017, 12:06
A minha tá fazendo um grilo também , principalmente quando eu ligo ela pela primeira vez do dia, e se acelerar ele aumenta mais ainda, eu achava que era correia dentada mas pelo que vi é a correia do ar condicionado, pois se ligar o ar condicionado o barulho piora ainda mais, você tem ideia se realmente é a correia?

Pessoal faz uns 3 dias que começou um ruído (tipo um grilo mesmo) que vem da polia do compressor do Ar Condicionado, aquela que fica bem à direita do motor, em cima da BI. Notei que ela tem duas partes, uma que gira pela correia e outra com aletas finas independentes. O ruído era só na lenta, mas agora está ocorrendo também com o motor levemente acelerado.

Se alguém já teve o mesmo problema, peço uma ajuda, pois não sei se é só regulagem ou tem que substituir alguma peça para cessar o ruído.