PDA

Ver Versão Completa : Tampa do radiador, válvula termostática e junta do cabeçote.



Kim
17/11/2009, 22:59
Caros amigos.

Vejo que muitos de nossos amigos tem problemas com esses itens, então, venho aqui, fazer um guia rápido sobre o assunto, o qual segue:


Tampa do Radiador

A tampa de um radiador é na verdade uma válvula de duas vias, projetada para aliviar pressão (num valor específico) e vácuo. Ela isola o radiador da atmosfera, permitindo que a pressão aumente automaticamente a medida que o fluido é aquecido..

Quando a pressão atinge um certo valor, a tampa do radiador atua como válvula de alívio e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radia dor pelo fabricante do motor (figura 1, parte 1).

As tampas dos radiadores são também válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosférico entre no sistema a partir do momento que ele começa a se esfriar. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contração das mangueiras e do radiador (figura 1, parte 2).

Esse sistema existe em todas as tampas, seja as modernas de plástico (figura 2), ou as de metal modelo antigo (figura 3)

Nas tampas modernas, aqueles ressaltos que tem, que achamos que é para o FDP do frentista apertar a tampa, na realidade é o vertente/ladrão do sistema de alta pressão.

Não adianta apertar a tampa, basta encostar, e mais um leve aperto chegando próximo de 1/4 de volta para realizar tal procedimento.

Note na figura 4, que ao centro, encontramos a válvula de retorno, para quando a água esfria, mais para fora, fica o sistema de pressão, com as 4 ranhuras de saída de pressão na carcaça externa da tampa.

A pressão das mesmas,serão definidas por vários fatores, que geralmente é calculado pela fábrica do veículo em questão, de onde a quantia de líquido de arrefecimento vogará diretamente neste fator.

Reservatório de expansão:
Na maioria dos veículos modernos, existe um sistema de recuperação do fluido de arrefecimento. Neste sistema o fluido é armazenado num reservatório quando a pressão aumenta, e é devolvido quando a pressão cai novamente, evitando principalmente a concentração de vapor no sistema (vapor lock), que poderá ser prejudicial a bomba d'água e as galerias do motor. Isto reduz o aparecimento de oxidação interna, devido evitar a penetração de ar no sistema.

Nesse sistema, o reservatório não tem pressão, como no caso do passat antigo, fiat 147, niva, opala, d 20.

A pressão é regulada pela tampa, onde o "ladrão" faz a conexão entre o sistema de arrefecimento e o reservatório.

Sistema selado:
Não há tampa no radiador.
Houve alguns casos, que como houve uma "readequação técnica" por parte da fábrica, colocou-se um tampão no radiador, com um reservatório com pressão.

Esse sistema é utilizado hodiernamente, pois pode-se diminuir o tamanho do radiador, sem contudo diminuir a quantia de líquido no sistema.

A tampa da figura 5 é uma curiosidade, nela há uma borboleta para despressurização, consequentemente, evita acidentes.

Então, não confundam, sistema selado, com reservatório de expansão!!!!

Kim
17/11/2009, 23:11
Válvula Termostática.

O controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula termostática, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.

Com a válvula termostática fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula termostática está fechando a passagem que vem do radiador.

Com o aquecimento do motor, a válvula termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.

Cada motor, dependendo de sua fabricação, do tipo de combustível que utiliza, trabalha com uma temperatura específica, por isso, usa uma válvula termostática específica.

A avaliação quanto ao funcionamento da válvula termostática deve ser feita através da comparação entre as distâncias nas temperaturas de início e final de abertura. (figura 1)

Quando o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, o sistema de arrefecimento estará sob uma pressão entre 1,0 e 1,5 bar, o que faz com que o ponto de ebulição da água mude de 100º C para 125ºC. Como conseqüência disto, o motor pode trabalhar com pontos internos de temperatura superiores a 100ºC, sem que exista o perigo da formação de vapor de água no sistema.

Quando NÃO se usa a válvula termostática, cria-se a ilusão de trabalhar com o motor "frio".

Digo ilusão, pois com a liberação do fluxo, o líquido não chega em todos os lugares do motor, sendo que em certas regiões, terá um superaquecimento, e em outras um subaquecimento, e o que será mostrado no painel de instrumentos, não será a realidade do que está acontecendo.

Uma experiência in loco que podem fazer, é retirar a válvula, remontar o sistema, funcionar o motor e acelerar, não precisa ser muita coisa.
Quando não há válvula, a bomba d'água, joga o líquido com pressão para o radiador, mais, o líquido não entra com a mesma pressão pela mangueira inferior, ocasionando um "sugamento" na mangueira e interrrompendo o fluxo, ocasionando assim o superaquecimento do motor.

Com o uso da válvula, além de manter o motor na temperatura ideal, fará que a o fluído seja bombeado para todas as galerias do motor, mantendo igualada a temperatura.

Kim
17/11/2009, 23:35
escrevi muito, mais perdi tudo, aguardem...

Kim
18/11/2009, 09:14
Junta do cabeçote.

Não entrarei aqui no mérito de qualidade ou opções do mercado, de juntas de metal, fibra, ou anéis de bronze para motores preparados, não é o foco.

Será abordado o diagnóstico, bem como os efeitos colaterais do problema em questão.

O motor começou a falhar, parece, muitas vezes, que é um quadrado morro abaixo o funcionamento, chacoalha tudo.

Então veremos:
Com o motor desligado, abre-se a tampa do radiador, liga-se o motor, ai começa a sair muita pressão, o fluído do radiador borbulha como um caldeirão.

Isso ocorre, devido a queima da junta entre a câmara de combustão e a galeria do fluído do radiador.
Como a fissura faz comunicação, a pressão deriva para o radiador, como outros efeitos, se as mangueiras do sistema de arrefecimento não estiverem boas, poderão estourar, pois não agüentarão a pressão.
O inverso pode acontecer.
Se o motor ficar desligado por um longo período, poderá haver o dreno do fluído do radiador para dentro da câmara de combustão, e quando no ato de ligar o motor, haverá calço hidráulico, podendo comprometer o motor.

O motor está falhando, mais não sai pressão pela tampa.
A fissura pode ter ocorrido entre as câmaras de combustão.
Neste caso, alem da falha, não há conseqüências, a não ser a perda de potencia.

Em alguns casos, a fissura se dá entre a galeria de óleo e o fluído do radiador; Isso ocorre devido ao apodrecimento da junta mesmo.
Então, ocorre a contaminação do óleo, ficando de coloração acinzentada, com “bolhas” de água.
Com a contaminação, pode ocorrer o travamento do motor, por falta de lubrificação.
O inverso pode ocorre, quando a fissura pega uma galeria de óleo com pressão; Então, começa a “aparecer” óleo no radiador.
Neste caso, muitas vezes o motor não falha.

A solução, é aplainar o cabeçote, mandar verificar o empenamento do bloco, pois isso pode ocorrer.

Muitas vezes, há necessidade de trocar os parafusos, pois vão perdendo a capacidade de torqueamento. (vão esticando mesmo)

junior braga
18/11/2009, 10:22
escrevi muito, mais perdi tudo, aguardem...


:mrgreen: calma kim, muita calma nessa hora.....ou sei lá, muita hora nessa calma....

kkkkkkkkkkkkkkkk

muito bom o texto....

abrassssss

:concordo::concordo:

Luca
22/11/2009, 10:49
... Vejo que muitos de nossos amigos tem problemas com esses itens, então, venho aqui, fazer um guia rápido sobre o assunto, o qual segue: Tampa do Radiador ...

Kim,
Oportuna mensagem. Vou tomar a liberdade de dar um pitaco. As boas tampas de radiador (foto 3), quase não mais existem. Para o ViraLatas somente através do Mercado Livre consegui uma original. As de reposição Click e outras assemelhadas, nada valem. Na primeira inspeção após uso a borracha se mostra deformada fica grudada no bocal e a mola e a tampa ficam oxidadas. Conselho meu aos colegas, antes de fazer a adaptação de um novo radiador, solicite ao fabricante que providencie uma tampa original de montadora. E só pague depois de recebê-la.
[]´s

Kim
22/11/2009, 12:04
Opa Luca!

Isso é verdade!

Hoje em dia, prima-se pelo "barato", esquecendo a qualidade e segurança.

Tenho uma máquina no sítio, que tem a tampa que saiu de fábrica, está perfeita, pois sempre faço inspeção (o ano é 77).

De outro lado, estou comum CJ em casa, a tampa foi trocada a 18 meses, e não veda mais a válvula de retorno.

Isso vem a comprovar a baixa qualidade do material empregado hoje em dia.

Muito obrigado pelo comentário!

Abaços.

Kim.

SERGIO AUGUSTO
22/11/2009, 12:44
Fala Kim!
Extremamente importante, oportuno, e solidário, o tópico. Parabéns!!
Só enfatizando o que falou o colega, quanto à tampa de rediadores originais, vale também para as valvulas termostáticas e juntas de cabeçote. Não necessariamente temos que adquirir estes materiais nas concessionárias, mas nas boas lojas do ramo, tem-se os mesmos materiais, só que sem o "carimbo" da montadora, e extamente iguais aso de linha de montagem.Nos sites de fabricantes destas peças se consegue as especificaões das mesmas. Devemos ter a máxima atenção com os sistemas de arrefecimento de nossas viaturas.
Show de bola seus textos!!:concordo:
Abraço
Sérgio

CAVESO
23/11/2009, 00:42
Bacana mesmo o tópico!

Lembrando do uso de um bom aditivo para fechar a revisão do sistema de arrefecimento com um gelo legal....

Julio Militão
23/11/2009, 20:37
Kim,

No caso da tampa da figura 1, parte 1, a mangueira de purga do excesso de água pode ser conectada a um reservatório de expansão e, assim, com o resfriamento, sugar a água de volta? Será que funcionaria?

Um abraço

Kim
23/11/2009, 22:04
Opa Julio Militão!

Funciona sim!

O Opala, D20, Linha VW motor AP, até 1990 (+ -), aqueles que o reservatório ficava próximo ao parabrisas do lado do passageiro, Niva, linha Fiat, até 1990 também ou menos.
Nesse sistema não há pressão no reservatório, pelo contrário, deve haver uma ligação com a atmosfera, e não precisa ser acima da linha do radiador, tendo em vista que não regula se há ar ou não no sistema.(desenho 1)

O Corcel/Del Rey, o sistema já era diferente, ou melhor, é o usado na maioria dos veículos de hoje em dia.
A tampa que regula a pressão, fica no reservatório, que por sua vez, obrigatoriamente deve ser acima da linha superior do radiador, para que, não fique ar no sistema. (desenho 2)

Abraços.

Kim.

Julio Militão
29/11/2009, 21:07
Obrigadão Kim,

Mais uma que aprendi aqui no forum.

edgar
30/11/2009, 14:09
KIM !!
Mãe do ceu ! Onde que voce aprendeu a desenhae assim ?

brincadeirinha ! Melhor um croqui meia boca que resolve do que muita enrolação !

Mas serio agora, olhando teu primeiro desenho, fiquei pensando no radiador do meu BF161....tem aquela mangueirinha que fica fazendo xixi por tudo que é canto e jogando agua fora. Será que se eu colocar na ponta da mangueira uma garrafa plastica, estilo as que os corcel 1 usavam, o radiador vai conseguir puxar a agua devolta quando o radiador esfriar ?
Fora o gasto de agua que tem que repor, sempre tem um animalzinho que vem me avisar que esta vazando agua !

Putz isto que da postar e depois ler o topico todo.......vou experimentar então no BF mesmo !

Julio Militão
30/11/2009, 22:21
KIM !!
Mãe do ceu ! Onde que voce aprendeu a desenhae assim ?

brincadeirinha ! Melhor um croqui meia boca que resolve do que muita enrolação !

Mas serio agora, olhando teu primeiro desenho, fiquei pensando no radiador do meu BF161....tem aquela mangueirinha que fica fazendo xixi por tudo que é canto e jogando agua fora. Será que se eu colocar na ponta da mangueira uma garrafa plastica, estilo as que os corcel 1 usavam, o radiador vai conseguir puxar a agua devolta quando o radiador esfriar ?
Fora o gasto de agua que tem que repor, sempre tem um animalzinho que vem me avisar que esta vazando agua !

Putz isto que da postar e depois ler o topico todo.......vou experimentar então no BF mesmo !

Pois é,

Era justamente isso que eu estava pensando fazer...

Kim
30/11/2009, 22:52
Opa!

Funciona sim!

Lembrando que a linha do expurgo/ladrão deve ir ao fundo do reservatório, e este deve ter uma abertura para ventilação, devido a variação de volume.

Edgar!

O Edu que desenhou para mim, tem 9 anos, é o "Edu filho do Kim" aqui do fórum.

F. Andrade
01/12/2009, 22:47
Muito boas as suas orientações/considerações. Aprendi bastante. :palmas:

Julio Militão
02/12/2009, 00:24
Muito boas as suas orientações/considerações. Aprendi bastante. :palmas:
Concordo plenamente\1

LUIS VIOLA
25/01/2010, 11:41
válvula termostática.


o controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula termostática, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.

Com a válvula termostática fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula termostática está fechando a passagem que vem do radiador.

Com o aquecimento do motor, a válvula termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.

Cada motor, dependendo de sua fabricação, do tipo de combustível que utiliza, trabalha com uma temperatura específica, por isso, usa uma válvula termostática específica.

A avaliação quanto ao funcionamento da válvula termostática deve ser feita através da comparação entre as distâncias nas temperaturas de início e final de abertura. (figura 1)

quando o motor atingir a temperatura normal de funcionamento, o sistema de arrefecimento estará sob uma pressão entre 1,0 e 1,5 bar, o que faz com que o ponto de ebulição da água mude de 100º c para 125ºc. Como conseqüência disto, o motor pode trabalhar com pontos internos de temperatura superiores a 100ºc, sem que exista o perigo da formação de vapor de água no sistema.

Quando não se usa a válvula termostática, cria-se a ilusão de trabalhar com o motor "frio".

Digo ilusão, pois com a liberação do fluxo, o líquido não chega em todos os lugares do motor, sendo que em certas regiões, terá um superaquecimento, e em outras um subaquecimento, e o que será mostrado no painel de instrumentos, não será a realidade do que está acontecendo.

Uma experiência in loco que podem fazer, é retirar a válvula, remontar o sistema, funcionar o motor e acelerar, não precisa ser muita coisa.
Quando não há válvula, a bomba d'água, joga o líquido com pressão para o radiador, mais, o líquido não entra com a mesma pressão pela mangueira inferior, ocasionando um "sugamento" na mangueira e interrrompendo o fluxo, ocasionando assim o superaquecimento do motor.

Com o uso da válvula, além de manter o motor na temperatura ideal, fará que a o fluído seja bombeado para todas as galerias do motor, mantendo igualada a temperatura.

estou com proplema de aquecimeto da sportage 98/99 a tampa ja esta 1.1 bar e mesmo assim joga agua fora do reservatorio quando aquece, a ventuinha do motor ja funciona direto com a velocidade para manter mais frio o motor, mas mesmo assim não da conta, não sei se poço almentar a capacidade da tampa para 1.2 ou mais bar. Para suportar a pressão interna.
Obrigado.

Kim
25/01/2010, 19:20
Caro Luis.

Primeiramente, verifique o estado da tampa, pois o que pode estar ocorrendo, é a fadiga do material, resumindo, a tampa perdeu a validade.

Caso, a tampa esteja boa, com as vedações em perfeito estado, bem como a pressão da mola estável, deverá verificar o radiador. O ideal seria uma limpeza, tanto interna, quanto externa.
A interna, é chamado de varetamento, onde o mesmo é aberto (retirada as caixas) e passado uma vareta dentro da colméia.
A externa, é a limpeza da colméia, com um jato de água, mais com pressão moderada, pois com o tempo, a colméia vai juntando diversos detritos que restringem a passagem de ar.
Caso estes procedimentos não resolvam, complica, pois terá que partir para o motor, verificar a compressão, bomba injetora (caso de motor a diesel), regulagem de válvulas.
Deve haver algo de erredo no motor, que faz com que produza mais calor do que deveria.
Essas são minhas recomendações.

Abraços.

Kim.

salvatore
17/02/2010, 11:05
Kim
Vc saberia dizer se esses produtos como RadClean são bons para a limpeza do sistema de arrefecimento ou é melhor apenas trocar a água várias vezes até sair limpa?

Kim
17/02/2010, 11:10
Caro salvatore!

Primeiramente vou esclarecer que não sou vendedor de produto algum.

Se o produto for da Bradhal, pode confiar.

O RadClean, é muito bom, inclusive uso quando necessário.

Lembrando que se o radiador for de latão, e velho, não é aconselhável o uso, pois pode se tornar uma peneira para segurar a água.

Sendo de alumínio,o problema é menor.

Verá uma enorme diferença na água antes e após o uso.

Depois drene, conforme a recomendação e coloque o indicado para ficar permanente.

Abraços.

Kim.

Álvaro M.
08/06/2011, 12:06
Fala Kim, pesquisando em tópicos cheguei até aqui e quem sabe vc pode me ajudar. Tenho uma HiluxSW4 2.7 Gasolina 1997 e recentemente troquei a parte de cima do radiador e venho notando que a mangueira fica rigída e de manhã tem um vapor no radiador. O carro não esquenta, a água eu completei depois de 1 semana, meio litro rodando uns 150 km em São Paulo no transito, não tem óleo no radiador e nem sai água pelo escapamento, resumindo o motor está um relógio. Essa parte de cima do radiador não é original pq na Toyota eles só vendem o radiador compelto que é uma bala. Será que eu estou encanado ou a junta do cabeçote está ferrada o que estaria provocando esse vapor pela manhã na mangueira? Se puder me dar uma orientação eu agradeço. Obrigado.

nanito
08/06/2011, 14:40
Kim, muito oportuno este seu tópico para uma idéia que estive matutando lá no fórum dos Suzukis.

Acontece que um grande problema que ocorre nos danos por falta de líquido de arrefecimento nos Suzukis e em outras viaturas, é que o sensor da temperatura mede a temperatura do líquido, ou seja, no caso de estouro de um mangote, mangueira ou calha do radiador, não teremos líquido pra fazer a medida da temperatura, certo?

Pois então, pensei em instalar um manômetro (medidor de pressão) no sistema de arrefecimento. Sabendo que o a tampa do radiador dos Vitaras tem capacidade de até 0.9 bar, saberemos quando a tampa estará fazendo a função correta, ou seja o manômetro não poderá passar de 0.9 bar nunca. Ou em caso de estarmos trafegando na estrada e o manômetro de uma hora para outra indicar uma queda brusca de pressão, saberemos que houve algum rompimento de mangueira ou mangote.

Estou trocando uma idéia com um amigo que entende um pouco de sistemas que trabalham sob pressão e espero conseguir um manômetro com ele pra fazer alguns testes.

Se alguém mais estudado no assunto tiver uma opinião, agradeço muito!

Abraços e desculpa invadir o tópico, mas penso que a discussão é relevante.

Kim
08/06/2011, 21:07
Vamos lá!

Álvaro M.

Fala Kim, pesquisando em tópicos cheguei até aqui e quem sabe vc pode me ajudar. Tenho uma HiluxSW4 2.7 Gasolina 1997 e recentemente troquei a parte de cima do radiador e venho notando que a mangueira fica rigída e de manhã tem um vapor no radiador. O carro não esquenta, a água eu completei depois de 1 semana, meio litro rodando uns 150 km em São Paulo no transito, não tem óleo no radiador e nem sai água pelo escapamento, resumindo o motor está um relógio. Essa parte de cima do radiador não é original pq na Toyota eles só vendem o radiador compelto que é uma bala. Será que eu estou encanado ou a junta do cabeçote está ferrada o que estaria provocando esse vapor pela manhã na mangueira? Se puder me dar uma orientação eu agradeço. Obrigado.


Álvaro!
De posse dos dados descritos, posso te explicar/orientar sobre alguma coisa.
Sobre o vapor que saí, se for durante o principio do funcionamento, pode ser somente vapor mesmo, igual quando vai fazer café.
Proceda da seguinte forma:
Com o motor ainda frio abra o radiador, e funcione o motor.
Fique de olho na água do radiador, observe se ela borbulha, igual a quando a água está em fervura; Isso acontece mesmo com o motor ainda frio, se for a junta do cabeçote.
Se isso não acontecer, é um bom princípio.
Deixe o motor esquentar, sem acelerar.
Durante esse processo, fique observando a água, se ocorre alguma anomalia.

Normal é:
Esquentar, nível subir, agua agitar com a abertura da válvula termostática.

Quando quente, é normal enrigecer mesmo a mangueira, pela termodilatação da água.


nanito

Kim, muito oportuno este seu tópico para uma idéia que estive matutando lá no fórum dos Suzukis.

Acontece que um grande problema que ocorre nos danos por falta de líquido de arrefecimento nos Suzukis e em outras viaturas, é que o sensor da temperatura mede a temperatura do líquido, ou seja, no caso de estouro de um mangote, mangueira ou calha do radiador, não teremos líquido pra fazer a medida da temperatura, certo?

Pois então, pensei em instalar um manômetro (medidor de pressão) no sistema de arrefecimento. Sabendo que o a tampa do radiador dos Vitaras tem capacidade de até 0.9 bar, saberemos quando a tampa estará fazendo a função correta, ou seja o manômetro não poderá passar de 0.9 bar nunca. Ou em caso de estarmos trafegando na estrada e o manômetro de uma hora para outra indicar uma queda brusca de pressão, saberemos que houve algum rompimento de mangueira ou mangote.

Estou trocando uma idéia com um amigo que entende um pouco de sistemas que trabalham sob pressão e espero conseguir um manômetro com ele pra fazer alguns testes.

Se alguém mais estudado no assunto tiver uma opinião, agradeço muito!

Abraços e desculpa invadir o tópico, mas penso que a discussão é relevante.

Nanito!

Sua idéia é pertinete ao tópico!

Bem a coisa é simples.
Basta achar um ponto no sistema que possa ser colocado um nipple de mangueira e colocar um manômetro de pressão que vá até 1,5bar.
No meu jipe, eu coloquei um manômetro para verificar a vida do filtro de diesel.
Entre a bomba alimentadora e o filtro de óleo diesel eu coloquei um "T" e, o manômetro, que sempre fica em 0,6bar.
Se subir, é por que há obstrução, então devo trocar o mesmo.
Acho que colocarei mais um manômetro...:pensativo:

Abraços.

Kim.

Álvaro M.
08/06/2011, 21:45
Caro Kim, muito obrigado pela dica, vou fazer o teste e depois te passo o que vai acontecer. Vc falou que o vapor é normal durante o principio de funcionamento, mas é norma pela manhã eu abrir a tampa do radiador e sair aquela pressão? Mesmo o carro ficando parado a noite inteira? Obrigadão.

Kim
08/06/2011, 21:50
Opa Álvaro!

Essa explicação que acabou de me passar, eu não tinha entendido antes.

Fica pressão no radiador!

Eu havia entendido sobre o vapor, água aquecida.

Nesse caso, observe a tampa do sistema de arrefecimento. (tampa do radiador)

Pode estar com problema!

A descrição do funcionamento está no começo deste tópico.

Álvaro M.
08/06/2011, 22:00
È eu estou achando que pode ser a tampa pois lendo no seu tópico alguma coisa de aperto da tampa, eu comecei a não apertar por inteiro, depois que troquei a parte de cima do radiador, só 1/4 como vc havia mencionado e deu uma melhorada. Mas mesmo assim vou fazer os testes e de falo. Muito obrigado.

Kim
08/06/2011, 22:06
Álvaro!

Fico no aguardo da resposta de seus testes!

Álvaro M.
17/06/2011, 23:15
Olá Kim tudo bem? Fiz uns testes e o carro está tudo certo, fui a um mecanico que me falou que essa pressão pela manhã na mangueira é normal. Vou postar uma pergunta num tópico que tem da SW4 2.7 e depois vou para de procurar pelo em ovo certo? Kim muito obrigado pela força. Precisando estamos aí. Obrigado.

Kim
18/06/2011, 21:36
Obrigado pelo feedback!!!

Isso é importante para todos que acompanham!

Abraços.

Kim.

wagnerSHS
03/08/2011, 11:22
Salve Kim!!

Meu cadastro é novo e, não tive a oportunidade de ver afundo o site, mas pelo que vi acredito que é de grande valia para todos.

tenho duas perguntas ou problemas... rsrsrs TENHO UMA LAND ROVER DEFENDER 110.

1- De manha com o motor frio, quando abro a tampa do radiador é lançado agua para fora, TEM MUITA PRESSÃO, qual a causa disso?
2- Está saindo muito óleo e fumaça pelo suspiro, isso é um problema também?

Kim
03/08/2011, 20:47
Opa caro wagnerSHS!

Vamos lá às suas perguntas!

1 - Se estava desligada, pode haver um problema na tampa; Se ligou o motor, e após abriu a tampa, pode ser um problema de trinca ou junta do cabeçote, onde a compressão esta vazando para o sistema de arrefecimento.

2 - Sobre o respiro, pode ser:
a) - vedador de válvulas;
b) - anéis virado;
c) - anéis fraco;
d) - junta do cabeçote.

Abraços.

Kim.

Álvaro M.
05/08/2011, 11:41
Grande Kim, depois de muitos mecanicos quererem fazer o motor e eu resisindo, troquei a maldita tampa ching ling por uma nacional por R$ 16,50 e tudo está em ordem. Pressão na boa, pela manhã as mangueiras estão sem pressão e a aguá vai e vem pelo reservatório. Esse seu tópico foi de grande importância para um leigo como eu. Valeu!!!

Kim
16/11/2011, 21:09
Caros, achei muito interessante essa matéria.


Os carros à alcool devem trabalhar em temperatura superior aos movidos à gasolina, pois o projeto é assim elaborado para melhorar o rendimento do processo de combustão quando se usa o combustível vegetal ( alcool).

ENTRETANTO, ( sim, sempre tem um "entretanto" ) considerando que vivemos num país tropicalíssimo, ( eu estava em PALMAS , na semana passada, e a temperatura MEDIA DIÁRIA era de 35 graus ( o dia começa em 25 graus e chega aos 37 graus às 4 da tarde !! ) a melhor opção que voce faz é colocar um termostato no radiador para 87-92 graus ( a faixa de disparo vem impressa na lateral do "cebolão" ( se voce optar pela faixa mais alta : 92-97 graus, a água vai estar sempre muito próxima dos 100 graus e isso é muito crítico , fazendo com que qualquer coisa que aconteça vai fazer o carro ferver !!);

Mas o MAIS IMPORTANTE DE TUDO , é que a válvula termostática ( aquela que fica acoplada á bomba dágua , - aquela que os taxistas portugueses cismam de tirar fora - ) tem que ser escolhida de acordo com a faixa de temperatura do "cebolão" , pois para o perfeito funcionamento do motor tem que haver um escalonamento adequado entre estes dois elementos ( o cebolão do radiador e a válvula termostática do motor !) .

Se voce escolher o cebolão com a faixa operacional de 87~92 graus, a válvula termostática tem que abrir ANTES de 87 graus ( escolha uma que abra à 82~85 graus , OK?? )

Isso tem que ser assim, porque quando o motor vai aquecendo e atinge a temperatura de 82 graus , a válvula termostática começa a abrir e deixa a água passar pelo radiador ; quando ela atinge 87 gruas , então a ventoinha é acionada e resfria de 87 para cerca de 80 graus, e o ciclo se repete constantemente ( se tudo estiver em ordem - radiador, bomba dágua, mangueiras, motor, etc, e o sistema abastecido com água + aditivo ( sim, tem que usar o aditivo RADIEX AZUL , SO SERVE ESTE !!!! ) seu carro trabalhará perfeitamente, e voce não terá mais problemas.

So para ilustrar , veja o que pode acontecer se voce fizer a escolha errada do cebolão e da válvula termostática: exemplo>> cebolão para 78 graus e válvula para 92 graus: a válvula so vai abrir quando a água estiver acima de 92 graus e ao entrar no radiador a ventoinha será disparada imediatamente.....e ficará funcionando por muito tempo, tentando fazer a temperatura da água chegar aos 78 graus..... com isso o motor estará trabalhando mais frio do que seria ideal, seu consumo vai aumentar, e a ventoinha vai ficar funcionando o tempo todo....

Entendeu porque tem que fazer a seleção correta??

Ajudei??
Fonte(s):
30 anos de engenharia !!

Autor da resposta:
Luiz Guilherme's Atividades - Yahoo! Respostas (http://br.answers.yahoo.com/activity?show=PMOHOEPsaa)

Kim
26/11/2011, 14:00
Caros!

Não aguentei, e desmontei uma tampa de radiador, para saber como é o funcionamento dela.
1 - tampa desmontada, vista interna, notem, que há quatro cavidades. Essas cavidades servem para que quando a pressão suba em demasia, a válvula de pressão abra, e expurgue a pressão, portanto, fale para o FDP do frentista, que não precisa apertar a tampa do reservatório do radiador até deformar tudo, quando necessário, ela abrirá. Se está abrindo com constância, ou há problema na tampa, ou no motor;
2 - vista externa;
3 - mecanismo, parte que fica em contato com a água;
4 - mecanismo, parte interna da tampa e
5 - anel de vedação entre a tampa e reservatório do radiador.

Kim
26/11/2011, 14:07
1 - nesta foto, pode-se ver o sistema de retorno, notem que a borracha de vedação está suja, ocorrendo assim, a perda de pressão por não vedação.
A função desse sistema, é proporcionar a entrada de ar no sistema de arrefecimento, quando o motor esfria, ou ainda, permitir que a água vaze em algum vazamento, pois se isso não ocorresse, só saberíamos do vazamento com o sistema sob pressão, o que poderia ser um grande transtorno.

2 - a borracha já limpa.

3 - esse sistema, é o de grande importância, pois ele é quem libera a água do sistema de arrefecimento, quendo ocorre o superaquecimento; a mola que tem, tem determinada pressão para cada sistema; A tempos atrás, a pressão vinha timbrada na tampa, que por sua vez, era metálica, hodiernamente, são as cores que determinam sua pressão.

Carlos Humberto Buniotto
06/12/2011, 19:16
Caro Kim, estou a ponto de desistir mas sou teimoso, minha Sportage começou a aquecer em subidas, troquei a ventoinha, parou mas dai um tempo começo novamente ai troquei a válvula , parou ai começou de novo não baixa água, as mangueiras superior/inferir aquecem normalmente as o ponteiro enlouquece sobe até o H e desce rapiodamente. Seria a bomba d'água?

Kim
06/12/2011, 20:46
Caro Carlos Humberto Buniotto!

Pelo seu relato, faria uma observação criteriosa no relógio de temperatura, pois ser nele o defeito.

Pode ser a sensor no bloco, que está com defeito também.

Sei que na linha 1.0 da VW, existe o problema da hélice soltar do eixo, e o carro apresentar superaquecimento em velocidades media/alta.

Faça um teste, para saber sobre a bomba d'água.
Com o motor frio, para não causar acidentes:
Desconecte o cebolão da ventoinha;
Desconecte a mangueira superior do radiador;
Ligue uma fonte de água corrente (fraca) no radiador; ( a mangueira de jardim, só um pouco aberta, para não vazar muita água)
Ligue o motor, e deixe esquentar.

Quando chegar na temperatura da válvula abrir, (estará acompanhando no painel) mantenha um pouco acelerado, se a bomba estiver boa, soltará bastante água pela mangueira superior.

NÃO DEIXE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS POR PERTO, BEM COMO OBSERVE NÃO MUITO PERTO. Eu faço olhando com um pé no acelerador, e a porta aberta, em pé!

Soltou bastante água, umas golfadas?

Se sim, espere o motor esfriar, e monte tudo novamente, depois sangre o sistema.

Se não, mande verificar a bomba!

Abraços.

Kim.

Carlos Humberto Buniotto
07/12/2011, 15:52
Caro Kim a ventoinha é com acoplamento viscoso e troquei ela faz uma semana.

Abs

CHB

Tiuma
09/12/2011, 16:52
Fala pessoal, so pra tentar contribuir mais um pouco:

Eu instalei um manometro de pressao no sistema de arrefecimento de minha L200 gls 2001.

Com uma tampa antiga, a leitura da pressao e zero e sobe levemente durante aceleraçao voltando a zero bar em marcha lentaa.

Comprei duas tampas de radiador novas (mas dpois eu reparei q na embalagem nao citava L200, citava apenas hilux, corola...., mas a pressao maxima e a mesmo, 0,9 bar, sera q a tampa e a mesma?), mesmo assim instalei essa tampa e a pressao passou a marcar 0,4 bar constante quando o carro esta na temperatura normal de trabalho. Com as duas tampas novas acontece o mesmo, minha duvida e se essa tampa serve na L200 e esse seria o funcionamento normal e a tampa velha q estaria ruim.

Sei q o sistema de arrefecimento trabalha com uma certa pressao e isso e melhor para a agua nao ferver.

O carro trabalha na mesma faixa de temperatura com as tres tampas.

To na duvida.

Loras
09/12/2011, 17:06
Por que monitorar pressão?

Não é mais fácil instalar um sensor de nível de água no reservatório?

Outro ponto.

Se eu quiser substituir o reservatório de um sistema selado por outro modelo, quais cuidados devo tomar?

Abraços,

Kim
09/12/2011, 18:10
Loras!

Certas coisas não tem explicação!

Eu, por exemplo, monitoro a pressão da linha de óleo diesel, entre a bomba alimentadora (mecânica) e a BI.

Tiuma!

A tampa velha que estava com problemas.

O sistema trabalha com pressão quando quente!

Tiuma
10/12/2011, 11:43
Kim,

Qual o problema q uma tampa, onde a valvula dela perdeu a pressao, pode causar ao veiculo?

pergunto isso de pura curiosidade, pois a muito tempo atras, meu pai fez exatamente isso numa d20, pegou a tampa do radiador e eliminou a valvula, e o carro nunca deu problema (ele ficou com esse carro varios anos ). Ele disse q fez isso pq a tubulaçao ficava com muito pessao quando quente e a junta de cabeçote rompeu. Ele associou uma coisa com a outra e eliminou a valvula rsrsrs. Acho q a pressao no sistema de arrefecimento nao e suficiente para romper a junta, ate porque essa pressao e a menor de todas: 0,9 bar no arrefecimento; entre 3 e 6 bar na pressao de oleo; e muita pressao na compressao dos cilindros, ou seja a pressao no sistema de arrefecimento e a menor delas e uma pressao estabelecida nesta tubulaçao de arrefecimento dentro do bloco do motor ate ajudaria a nao romper a junta, pois a diferença de pressao entre um duto de oleo e um duto de agua seria menor. Estou certo ou errado?

Kim
10/12/2011, 13:02
Tiuma!

O que seu pai fez, não foi muito bom, a relação junta e tampa, foi uma conhecidencia.

A pressão que se forma no sistema de arrefecimento, se dá pela termodilatação, devido ao aquecimento do líquido.

As tampas tem uma válvula reguladora, que basicamente utiliza a pressão para duas funções básicas e primordiais.

A primeira, é quando em pressão, vazar o líquido por algum lugar que tenha problema, pois sem pressão, pode haver o problema e este ficar oculto, aparecendo num momento de maior esforço do motor, podendo gerar transtornos em uma viagem por exemplo;

A segunda função, é manter o líquido sob pressão, para assim evitar bolhas de fervura ao longo o cilindro de compressão. Essas micro bolhas causam corrosão por cavitação (acho que é assim que se chama, corrijam caso esteja errado).

Por isso, a tampa eve estar em ordem, bem como a válvula termostática e o aditivo!

Abraços.

Kim.

briza27
14/10/2012, 11:02
È normal ter pressão na tampa do radiador com o motor frio ?

dannylo
09/11/2012, 21:57
Caros amigos.

Vejo que muitos de nossos amigos tem problemas com esses itens, então, venho aqui, fazer um guia rápido sobre o assunto, o qual segue:


Tampa do Radiador


A tampa de um radiador é na verdade uma válvula de duas vias, projetada para aliviar pressão (num valor específico) e vácuo. Ela isola o radiador da atmosfera, permitindo que a pressão aumente automaticamente a medida que o fluido é aquecido..

Quando a pressão atinge um certo valor, a tampa do radiador atua como válvula de alívio e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radia dor pelo fabricante do motor (figura 1, parte 1).

As tampas dos radiadores são também válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosférico entre no sistema a partir do momento que ele começa a se esfriar. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contração das mangueiras e do radiador (figura 1, parte 2).

Esse sistema existe em todas as tampas, seja as modernas de plástico (figura 2), ou as de metal modelo antigo (figura 3)

Nas tampas modernas, aqueles ressaltos que tem, que achamos que é para o FDP do frentista apertar a tampa, na realidade é o vertente/ladrão do sistema de alta pressão.

Não adianta apertar a tampa, basta encostar, e mais um leve aperto chegando próximo de 1/4 de volta para realizar tal procedimento.

Note na figura 4, que ao centro, encontramos a válvula de retorno, para quando a água esfria, mais para fora, fica o sistema de pressão, com as 4 ranhuras de saída de pressão na carcaça externa da tampa.

A pressão das mesmas,serão definidas por vários fatores, que geralmente é calculado pela fábrica do veículo em questão, de onde a quantia de líquido de arrefecimento vogará diretamente neste fator.

Reservatório de expansão:
Na maioria dos veículos modernos, existe um sistema de recuperação do fluido de arrefecimento. Neste sistema o fluido é armazenado num reservatório quando a pressão aumenta, e é devolvido quando a pressão cai novamente, evitando principalmente a concentração de vapor no sistema (vapor lock), que poderá ser prejudicial a bomba d'água e as galerias do motor. Isto reduz o aparecimento de oxidação interna, devido evitar a penetração de ar no sistema.

Nesse sistema, o reservatório não tem pressão, como no caso do passat antigo, fiat 147, niva, opala, d 20.

A pressão é regulada pela tampa, onde o "ladrão" faz a conexão entre o sistema de arrefecimento e o reservatório.

Sistema selado:
Não há tampa no radiador.
Houve alguns casos, que como houve uma "readequação técnica" por parte da fábrica, colocou-se um tampão no radiador, com um reservatório com pressão.

Esse sistema é utilizado hodiernamente, pois pode-se diminuir o tamanho do radiador, sem contudo diminuir a quantia de líquido no sistema.

A tampa da figura 5 é uma curiosidade, nela há uma borboleta para despressurização, consequentemente, evita acidentes.

Então, não confundam, sistema selado, com reservatório de expansão!!!!

Boa noite Kim!!
Queria uma ajuda sua, tenho uma L200 outdoor 07/08, ela aquece quando ta parada com o ar ligado, gostaria de saber se vc já ouviu falar nisso?

Abraços!

Kim
09/11/2012, 22:35
Dannylo!

Já ouvi falar sim!

De uma lida nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/81095-kit-gelo-bomba-dagua.html

É sobre o problema que relata.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
10/11/2012, 14:17
È normal ter pressão na tampa do radiador com o motor frio ?


BRIZA27

Qdo o motor esta frio existe pressão sim na tampa , MAS É UMA PRESSÃO NEGATIVA , ou seja pela manhã qdo vc abrir a tampa do radiador é comum vc ouvir um pequeno som na tampa mas é um som de sucção de ar e não de expulsão de ar , é que qdo o radiador/motor esta quente , a água esta quente aumenta o volume e vai para o reservatóri de expansão e qdo o motor esfria , a água diminui de volume e forma um vácuo no motor/radiador , PUXNADO A ÁGUA DE VOLTA para o motor/radiador , LOGO : pela manhã qdo o motor/radiador esta frio pode ter ainda um pouco de vácuo no sitema e vc OUVIR UM PEQUENO SOM DE SUGAR QDO VC ABRE A TAMPA DO RADIADOR .

BRAVOECONOVEMBER
11/11/2012, 14:03
Só complementando, uma função importante de ter pressão positiva quando o sistema está quente é que com o aumento da pressão o ponto de ebulição também aumenta. Isso não só ajuda a prevenir cavitação, como o Kim mencionou, mas também permite que o sistema de arrefecimento trabalhe em uma temperatura mais alta. Com a temperatura mais alta, e como a diferença de temperatura é o "motor" da transferência de calor, a capacidade de refrigeração do sistema é maior, ou seja, quanto mais quente a água, mais terá capacidade de transferir calor no radiador, e refrigera mais o motor. Boa parte dessa função também cumpre o aditivo, que muitas vezes é negligenciado (junto com a mania de velho de tirar a válvula termostática...).

dannylo
11/11/2012, 20:33
Dannylo!

Já ouvi falar sim!

De uma lida nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/81095-kit-gelo-bomba-dagua.html

É sobre o problema que relata.

Abraços.

Kim.

Valeu kim!

abraços!!

Kim
07/01/2013, 19:40
Hoje assisti um vídeo muito bom, da MTE-Thomson


http://www.youtube.com/watch?v=j-9DRWpJpHY

CAVESO
07/01/2013, 23:59
Bacana mesmo!

Valeu por compartilhar!

Kim
08/01/2013, 08:56
CAVESO!

Ontem assisti 13 vídeos de um curso da MTE sobre sonda lambda convencional e planar para flex (etanol e gasolina) e diesel, bem como fornos industriais.

O vídeo é de 2009, mas excelente!

Abraços.

Kim.

Aurélio
10/01/2013, 20:59
Opa
Excelente tópico, Kim.:concordo:
A propósito, qual a pressão da tampa do vaso de expansão do radiador do MWM 4 cil. ( Sprint )?
A pergunta é porque a Frontier / X-Terra 2.8 usa tampa de 1,2bar e fiquei na dúvida se essa especificação é a mesma para todos os veículos que usam esse motor.
Abs

Kim
10/01/2013, 23:46
Aurélio!

O que define o valor a ser apalicado, é o tamanho do sistema todo, e não a motorização.

Um radiador menor, requer uma tampa com maior pressão do que um radiador de maior dimensão, mas, o radiador pode ser pequeno e o motor ter alguns periféricos de o deixam com uma boa capacidade de reservatório de fluído de radiador.

Por isso, cada veículo tem uma libragem específica.

Abraços.

Kim.

Aurélio
11/01/2013, 16:01
Opa.

Obrigado, Kim.
O meu "caso" é o seguinte: Motor MWM oriundo de uma SW-10 instalado num Envesa com radiador da Bandeirante aumentado em uma carreira. E agora? .:mrgreen:
Abs

Kim
11/01/2013, 20:44
Aurélio!

Pode usar a tampa de 1,2 bar!

Porém, poderá usar também uma com um pouco mais de pressão sem qualquer problema, pois aumentou a capacidade de fluído no sistema.

Aurélio
12/01/2013, 19:10
Opa

Valeu, Mestre Kim.
Abs

PP5GAS
12/01/2013, 22:30
Minha Band pegou a mania de partir as pás da hélice. Já foram duas, até descobrir o motivo. O tal protetor da hélice que vai fixado no radiador trincou na parte de baixo e com a vibração encostava na hélice. Tentei remendar mas acabou partindo na lateral e em cima também. Resumindo: tirei ele fora. Agora, além de não encontrar a hélice original (aqui minha região) também não consigo o protetor.
Quais os problemas de usar a Band sem ele? E onde consigo esse protetor?
Consegui adaptar uma hélice 7 pás da Hilux, por enquanto.

Kim
13/01/2013, 00:56
Caro PP5GAS!

Se a hélice que colocou está dando conta do recado, pode deixa-la, o problema seria se não suportasse o trabalho, e o motor aquecesse.

Sobre a coifa, a função dela é maximizar a eficiência da hélice, direcionando todo o fluxo de ar para a hélice, que por sua vez, puxa o ar de toda a colméia do radiador, isso aumenta de 15% a 20% a eficiência da hélice.

Sem a coifa, a temperatura de trabalho do motor poderá aumentar no trânsito urbano, onde o veículo trafega em baixas velocidades.
Isso ocorre devido a um efeito que particularmente chamo de recirculação, onde o ar saturado de calor, volta para frente do motor, passando novamente pela colméia É algo difícil da acreditar, mais acontece.
Como o espaço para a saída do fluxo de ar é pequena, o fluxo sai da hélice, dispersa na frente do bloco e volta para a frente da hélice, uma pequena quantia, mais o suficiente para atrapalhar o sistema de arrefecimento.

Mais, se está trabalhando de forma normal, pode ficar tranquilo!

Abraços.

Kim.

PP5GAS
13/01/2013, 15:12
Obrigado KIM

Realmente está trabalhando normal. Hoje fiz 40 km em estrada rural e mais 10 numa subida de serra com reduzida engatada. A temperatura não alterou.
Boa notícia... então fica como está. Ao menos por enquanto.

Abraços

Gilmar

ZEQUINHA8100
24/01/2013, 22:56
Amigo Kim boa noite, vc saberia me informar qual tampa do radiador devo usar no cj5 quanto de pressão ela tem que ter o meu motor e o BF 161 radiador original desde ja agradeço a atenção abraços

Kim
25/01/2013, 07:41
Amigo Kim boa noite, vc saberia me informar qual tampa do radiador devo usar no cj5 quanto de pressão ela tem que ter o meu motor e o BF 161 radiador original desde ja agradeço a atenção abraços

Caro amigo!

Na linha Willys a pressão da tampa é de 7 a 8 lbs.
Se for comprar, é só pedir a tampa da Ford F1000, para descomplicar.
Porém, cuidado, a linha WV tem uma tampa que encaixa no bocal (linha gol da década de 90)mas a tampa é de 13 lbs.

Abraços.

Kim.

ZEQUINHA8100
25/01/2013, 08:24
Caro amigo!

Na linha Willys a pressão da tampa é de 7 a 8 lbs.
Se for comprar, é só pedir a tampa da Ford F1000, para descomplicar.
Porém, cuidado, a linha WV tem uma tampa que encaixa no bocal (linha gol da década de 90)mas a tampa é de 13 lbs.

Abraços.

Kim.
Beleza Kim, muito obrigado pela informação e pela dica da tampa do gol, vc sabe como são essa turma de autopeças querem vender qualquer coisa para gente até mesmo fora da especificação

Luciano Duarte
02/03/2014, 13:07
Ola a todos.Sou novo no fórum.Estou precisando de ajuda.Tenho uma Tracker 2008 com 91 KM rodados.Ótimo carro.Antigo dono só sabia rodar com carro e agora tenho que fazer alguma manutenção par deixar viatura em dia.Problema:Esta consumindo muito liquido do radiador.Não a vazamentos,Fiz teste se liquido estava borbulhando no radiador com tampa aberta e nada.Troquei tampa de radiador nova e original.Estes dia levei um susto.Temperatura estava no máximo.Parei deixei esfriar.Sumiu liquido radiador e reservatório.O que poderia ser ? .Alguém já teve este problema.

Desnickadu
02/03/2014, 15:22
junta do cabeçote queimada. pra tirar a duvida veja se não tem agua/vapor no escape

Willian Del Piero Rocha
03/03/2014, 19:58
olha se não tem água no óleo , , ,uma cor meio leitosa , , , leve à um mecânico urgente esse motor deve estar abrindo o bico . . .

paulo ksim
01/10/2014, 22:23
ola Kim, na L200 tem algum aditivo que posso comprar nas lojas ou so aquele da concessionaria (original) ?? me falaram que o aditivo da l200 ao se coloca agua com o aditivo e sim somente o aditivo, procede isso ?? obrigado

Mario HV
02/03/2016, 23:53
Kim, uma consulta
Tenho uma SW4 3.0 2001 que venho com o radiador trocado e nao é de aluminio que nem o original, acontece que mesmo nunca aquecendo ( ponteiro da temperatura chega ate a metade e nao passa disso) o reservatorio de expansao enche de liquido quando ando a uns 130kh por um tempo e chega ate jogar para fora. Mas quando esfria o liquido todo volta para o radiador.
Tentando raciocinar sobre o funcionamento da tampa do radiador. Com o motor parado e frio, se apertar a mangueira superior do radiador, tem que jogar liquido para o reservatorio de expansao? Ou a tampa deveria vedar essa passagem para o reservatorio com o motor frio?
Fiz esse teste e joga liquido sim.
Muito grato.
Mario

Glaicon
03/03/2016, 06:29
Kim, uma consulta
Tenho uma SW4 3.0 2001 que venho com o radiador trocado e nao é de aluminio que nem o original, acontece que mesmo nunca aquecendo ( ponteiro da temperatura chega ate a metade e nao passa disso) o reservatorio de expansao enche de liquido quando ando a uns 130kh por um tempo e chega ate jogar para fora. Mas quando esfria o liquido todo volta para o radiador.
Tentando raciocinar sobre o funcionamento da tampa do radiador. Com o motor parado e frio, se apertar a mangueira superior do radiador, tem que jogar liquido para o reservatorio de expansao? Ou a tampa deveria vedar essa passagem para o reservatorio com o motor frio?
Fiz esse teste e joga liquido sim.
Muito grato.
Mario
Não deve jogar água para fora com o teste frio.
Provavelmente, a tampa está defeituosa.
Faz uns 10 meses troquei a tampa do radiador da minha SW.
Olhando atentamente para a borracha circular da vedação, ela apresentava pequenas fissuras que, com um pouco mais de uso, deixariam de vedar efetivamente.
Resumindo, estava mesmo no fim da vida útil.
Verifique ou troque a sua.:concordo:

Mario HV
03/03/2016, 23:07
Glaicon, obrigado pela sua resposta.
Tenho duas tampas, uma original e outra nova com pouco uso. As borrachas estão muito boas, mas é a mola me da a sensação que não esta o suficientemente forte. Quando fecho ela a pressão da mola e fraca. Mas quando elas eram novas era mais forte.
Acontece que esse radiador foi limpo e antes disso o circuito levantava pressão demais, acredito que ao estar sujo a troca de calor dele nao era suficiente. Sera que essa pressão acabou estragando a mola, deixando ela com menos pressão?

Glaicon
04/03/2016, 07:56
Glaicon, obrigado pela sua resposta.
Tenho duas tampas, uma original e outra nova com pouco uso. As borrachas estão muito boas, mas é a mola me da a sensação que não esta o suficientemente forte. Quando fecho ela a pressão da mola e fraca. Mas quando elas eram novas era mais forte.
Acontece que esse radiador foi limpo e antes disso o circuito levantava pressão demais, acredito que ao estar sujo a troca de calor dele nao era suficiente. Sera que essa pressão acabou estragando a mola, deixando ela com menos pressão?
Sem olhar a peça é difícil achar o que é certo.
Nesse "achismo" podemos partir para um caminho errado e acabar mascarando o verdadeiro problema.
A mola, simplesmente perder pressão, é difícil.
Aí seria o caso de olhar cabeçote, para ver se não está trincado e jogando pressão para as galerias de água.
Mas, antes, troque por uma terceira tampa, nova. Se continuar o problema, aí tem que mudar o foco das investigações.
E boa sorte.:concordo:

Mario HV
04/03/2016, 10:31
Obrigado Glaicon.

Mario HV
04/03/2016, 13:04
Glaicon, saberia me dizer qual é a pressão certa da tampa para minha se?
Grato

Glaicon
05/03/2016, 06:56
Glaicon, saberia me dizer qual é a pressão certa da tampa para minha se?
Grato
A original é 0,9, mas muitos, inclusive eu, usam 1,1.

Mario HV
05/03/2016, 14:16
Obrigado pela resposta.mas qual a vantagem de ia dar essa de 1.1?

Arildo MT
05/03/2016, 16:39
Maior pressão eleva o ponto de ebulição, acho que é isso, mas não se deve abusar no aumento de pressão.

Glaicon
06/03/2016, 07:49
Obrigado pela resposta.mas qual a vantagem de ia dar essa de 1.1?
Não vejo vantagens.
Creio que o único risco é alguma mangueira se desprender, se mal presa, ou rachar, se ressecada, por conta do aumento da pressão.
Como disse também o Arildo, pode elevar o ponto de ebulição, por conta da manutenção da pressão, o que seria uma vantagem, pois evita a fervura.
Se bem que o melhor para evitar fervura é usar aditivo de radiador.
Tem vários no mercado que cumprem bem essa função.
Enfim, com relação à tampa, pode usar qualquer uma das duas.:concordo:

Mario HV
06/03/2016, 14:31
Glaicon, ai em Floripa sabem quem é bom de radiador?
Estive observando nele que onde apoia a borracha de pressão da tampa esta irregular, nao sei se isso da para consertar. Também como tinha falado anteriormente o radiador nao é do tipo original e a troca de calor dele nao sei se é a necessária.
Grato.

Glaicon
07/03/2016, 07:10
Glaicon, ai em Floripa sabem quem é bom de radiador?
Estive observando nele que onde apoia a borracha de pressão da tampa esta irregular, nao sei se isso da para consertar. Também como tinha falado anteriormente o radiador nao é do tipo original e a troca de calor dele nao sei se é a necessária.
Grato.
Mário, aqui em Florianópolis indico o Marechal Radiadores.
Fica ao lado BMW Top Car, no Estreito, o que facilita para você, pois sequer precisa entrar na ilha.
O radiador da minha também não é original, mas refrigera muito bem. Circulando na cidade a mangueira sequer fica endurecida.
Seguem o endereço e telefone:
Rua Visconde de Cairu, 302 Casa
Estreito - Florianópolis - SC
Tel: (48) 3244-33http://www.telelistas.net/ImgFactory.ashx?t=6679&s=3
Tel: (48) 3344-39http://www.telelistas.net/ImgFactory.ashx?t=6D7E&s=3
Fax: (48) 3248-54http://www.telelistas.net/ImgFactory.ashx?t=6B79&s=3

Vendas: Junior Ou Giselle - Tel: (48) 3244-3394

Mario HV
07/03/2016, 12:36
Obrigado Glaicon. Pois é, eu nao sei como testar pra ter certeza se ele é suficiente. O meu também se comporta bem na cidade. O problema é na estrada.

Glaicon
08/03/2016, 06:40
Obrigado Glaicon. Pois é, eu nao sei como testar pra ter certeza se ele é suficiente. O meu também se comporta bem na cidade. O problema é na estrada.
Junto com o radiador troque a válvula termostática.
Com ela funcionando perfeitamente, duvido que terá problemas.:concordo:

mfdomingues
24/08/2016, 17:39
Caros amigos.


Tampa do Radiador


A tampa de um radiador é na verdade uma válvula de duas vias, projetada para aliviar pressão (num valor específico) e vácuo. Ela isola o radiador da atmosfera, permitindo que a pressão aumente automaticamente a medida que o fluido é aquecido..

Quando a pressão atinge um certo valor, a tampa do radiador atua como válvula de alívio e expulsa o excesso de pressão. Este ponto de expulsão, é determinado especificamente para cada tipo de radia dor pelo fabricante do motor (figura 1, parte 1).

As tampas dos radiadores são também válvulas de alivio de vácuo permitindo que o ar atmosférico entre no sistema a partir do momento que ele começa a se esfriar. Isto impede a formação de vácuo, evitando a contração das mangueiras e do radiador (figura 1, parte 2).

Esse sistema existe em todas as tampas, seja as modernas de plástico (figura 2), ou as de metal modelo antigo (figura 3)

Nas tampas modernas, aqueles ressaltos que tem, que achamos que é para o FDP do frentista apertar a tampa, na realidade é o vertente/ladrão do sistema de alta pressão.

Não adianta apertar a tampa, basta encostar, e mais um leve aperto chegando próximo de 1/4 de volta para realizar tal procedimento.

Note na figura 4, que ao centro, encontramos a válvula de retorno, para quando a água esfria, mais para fora, fica o sistema de pressão, com as 4 ranhuras de saída de pressão na carcaça externa da tampa.

A pressão das mesmas,serão definidas por vários fatores, que geralmente é calculado pela fábrica do veículo em questão, de onde a quantia de líquido de arrefecimento vogará diretamente neste fator.

Reservatório de expansão:
Na maioria dos veículos modernos, existe um sistema de recuperação do fluido de arrefecimento. Neste sistema o fluido é armazenado num reservatório quando a pressão aumenta, e é devolvido quando a pressão cai novamente, evitando principalmente a concentração de vapor no sistema (vapor lock), que poderá ser prejudicial a bomba d'água e as galerias do motor. Isto reduz o aparecimento de oxidação interna, devido evitar a penetração de ar no sistema.

Nesse sistema, o reservatório não tem pressão, como no caso do passat antigo, fiat 147, niva, opala, d 20.

A pressão é regulada pela tampa, onde o "ladrão" faz a conexão entre o sistema de arrefecimento e o reservatório.

Sistema selado:
Não há tampa no radiador.
Houve alguns casos, que como houve uma "readequação técnica" por parte da fábrica, colocou-se um tampão no radiador, com um reservatório com pressão.

Esse sistema é utilizado hodiernamente, pois pode-se diminuir o tamanho do radiador, sem contudo diminuir a quantia de líquido no sistema.

A tampa da figura 5 é uma curiosidade, nela há uma borboleta para despressurização, consequentemente, evita acidentes.

Então, não confundam, sistema selado, com reservatório de expansão!!!!

Prezados confrades, tenho uma dúvida e gostaria de sana-la.

Entendo que as tampas dos radiares tem suas devidas pressões calibradas pela mola que vai na parte inferior desta, essa mola ao ser pressionada contra o bocal do radiador determinará os 0.9bar (meu caso) 1.0bar, 1,1bar e por ai vai, correto?

Ou seja, se a pessoa mexer na mola da tampa ela perderá a calibragem para a qual foi projetada, ok?

Agora, imaginem se a pessoa mexer na borracha de vedação da base da mola, neste caso será mantida a mesma pressão da mola, contudo, se "desbastar" a borracha manterei o mesmo grau de pressão, se a borracha for desgastada terei menos pressão por falta de vedação, meu raciocínio está correto?

Obrigado

Glaicon
25/08/2016, 06:40
Prezados confrades, tenho uma dúvida e gostaria de sana-la.

Entendo que as tampas dos radiares tem suas devidas pressões calibradas pela mola que vai na parte inferior desta, essa mola ao ser pressionada contra o bocal do radiador determinará os 0.9bar (meu caso) 1.0bar, 1,1bar e por ai vai, correto?

Ou seja, se a pessoa mexer na mola da tampa ela perderá a calibragem para a qual foi projetada, ok?

Agora, imaginem se a pessoa mexer na borracha de vedação da base da mola, neste caso será mantida a mesma pressão da mola, contudo, se "desbastar" a borracha manterei o mesmo grau de pressão, se a borracha for desgastada terei menos pressão por falta de vedação, meu raciocínio está correto?

Obrigado
Sim, está correto, pois a borracha diminuirá a altura para garantir a compressão.:concordo: