Ver Versão Completa : Motor BF161 - Como funciona o filtro de óleo???
Olá pessoal,
Estou reformando meu CJ5 dos pés à cabeça! Estou já nos finalmente, como por exemplo, a troca de óleo pra fazer o bicho funcionar depois de ficar parado uns 5 meses devido a reforma!!! Com isso me deparei numa dúvida cruel: como funciona o filtro de óleo se a entrada é pelo lado, a saída é por baixo e não tem, ou não vi, nenhuma ligação entre entrada e saída????:pensativo::pensativo:
Alguém pode me ajudar, por favor????:concordo:
Bom dia prezado, o 'recipiente' do filtro de óleo do BF161 tem duas conexões, uma para entrada e outra para saída do óleo, aqui no fórum já vi fotos em que se pode ver quem é a entrada e quem é a saída, quando chegar em casa a noite eu olho e confirmo se você não achar, o óleo entra no recipiente e passa pelo filtro e volta para o motor, o filtro que vai dentro do recipiente é o PL3 ou equivalente, é interessante trocá-lo se você não sabe suas condições, a tampa dá um pouco de trabalho para ficar sem vazamento, eu costumo dar uma esticada na vedação antes de untá-la com óleo e apertar a tampa, rode o motor um pouco, dê umas aceleradas e veja se vaza, ok ? :discordo: não confie em simplesmente apertar a tampa e sair rodando, a borracha costuma escorregar da tampa e vazar depois de alguns quilômetros e você não vê, já aconteceu com minha esposa :parede:, por sorte espirrou óleo dentro da cabine do Jeep e corrigimos o serviço do posto de gasolina, um abraço
Passei por isso recentemente com minha F-75.
Pelo que entendi, o processo funciona assim...
A bomba joga o óleo pela entrada superior do filtro e quando esse fica cheio, a propria pressão faz com que o oleo seja empurrado (pela saida embaixo do filtro) devoltsa para o motor.
Após a troca de óleo, o mesmo começou a vazar pela tampa. Mesmo apertando e reapertando ele continuava a vazer.
Voltei no posto onde troquei o oleo e pedi outra borracha de vedação (achando que a minha não tinha sido trocada ). Mesmo com a nova vazava. Cheguei a colocar as 2 borrachas e apertar bem... Demorou pra vazar mas continuava vazando. :parede:
Um mecânico de jeep que me deu a solução. Ele disse que essas borrachas sao porcarias e que quando vc aperta a tampa, elas saem do lugar e acabam dobrando (a minha tinha marcas de dobra mesmo).
Ele falou pra eu comprar um produto parecido com papelao que é usado pra fazer junta de motor, etc (o nome é meio estranho e não me lembro agora :pensativo:). Comprei numa casa que vende borrachas, mas segundo ele qq loja de auto-peças deve ter.
Tem varias espessuras, comprei da mais grossa. Recortei um pedaço pouco maior que o reservatório, fiz um furo no meio para passar o parafuso e fechei no lugar pra marcar o formato da junta.
Depois foi só desmontar e recortar os excessos do papelão (deixei um pouco de rebarba, vai saber né...) e montei tudo denovo. :concordo:
Tá funcionando perfeito.
Agora só falta dar uma lavada no motor e no chão da garagem pra limpar o óleo :)
Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido :pensativo: sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez :dance:
Pessoal, eu comprei o elemento filtante para a troca, juntamente com a troca de óleo, pois o filtro tava muito sujo. retirei o filtro velho e fiz uma limpeza dentro caneco, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
isso é contra todos os princípios de engenharia que vi na minha vida, ou seja, este filtro não filtra e portanto não serve para nada...:cry:
Fiz um croqui do cara e to mandando em anexo...
Abração
LUC
Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido :pensativo: sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez :dance:
Se não me falha a memoria,, tbm pode-se chamar de guarnital.. acho que se escreve assim..
. . . não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
LUC
Prezado, acho que é isso mesmo, o filtro fica entre a entrada e a saída, assim o óleo é forçado a passar pelo filtro . . . faça um teste antes de montar o dispositivo : com o filtro no lugar, sopre na entrada do recipiente e veja se vai ter fluxo na saída, deve ter alguma resistência mas não muito grande, se não sair bafo de cerveja, :oops: digo, ar, do outro lado, o seu dispositivo tem algum problema . . . a propósito, vi aqui no fórum alguém comentar que o BF tem filtragem parcial do óleo, como é isso ? sempre achei que todos os motores filtravam 100% do óleo :pensativo:
Segundo um amigo que trabalhou em loja de peças para carro, o material que você utilizou chama-se papel velumóide, antigamente utilizava-se também cortiça e amianto para fazer juntas, acho que o amianto hoje é proibido :pensativo: sua solução foi interessante, vou tentar da próxima vez :dance:
O nome é esse mesmo Jacimar :concordo:
Pessoal, eu comprei o elemento filtante para a troca, juntamente com a troca de óleo, pois o filtro tava muito sujo. retirei o filtro velho e fiz uma limpeza dentro caneco, e para minha surpresa, não encontrei nenhuma ligação entre a entrada, que é em cima, e a saída que é em baixo! Dentro do caneco tem um tubo que vem da saída e sobe até próximo a tampa. deveria ser aí a conexão entrada x saída, mas na ponta deste tubo vai o parafuso que fixa a tampa, fechando-o completamente...
isso é contra todos os princípios de engenharia que vi na minha vida, ou seja, este filtro não filtra e portanto não serve para nada...:cry:
Fiz um croqui do cara e to mandando em anexo...
Abração
LUC
No meu filtro, esse tudo que que vc citou tem um furo ou dois :pensativo: por onde o oleo, que passou pelo elemento, entra no tubo e vai embora.
Prezado Marcelo, bom dia :-D ! para fazer a sua fantástica junta, que ferramenta você usou ? é fácil cortar o tal do velumóide ? :pensativo:
Prezado Marcelo, bom dia :-D ! para fazer a sua fantástica junta, que ferramenta você usou ? é fácil cortar o tal do velumóide ? :pensativo:
Jacimar,
me lembrei dos tempos de pré escola, :-)
Tesoura e estilete. é bem facil de cortar...
Corta um pedaço um pouco maior, faz o furo no meio pra encaixar no tubo que vai o parafuso da tampa. Coloca o velumóide no filtro, a tampa e encosta o parafuso pra marcar a junta.
Depois é só desmontar e tirar um pouco do excesso com a tesoura :concordo:
Fi,
corta um pedaço de câmara de ar velha. Faz um furo no meio e pronto. Funciona bem D+ :concordo::concordo::concordo:
Jacimar,
me lembrei dos tempos de pré escola, :-)
Tesoura e estilete. é bem facil de cortar...
Corta um pedaço um pouco maior, faz o furo no meio pra encaixar no tubo que vai o parafuso da tampa. Coloca o velumóide no filtro, a tampa e encosta o parafuso pra marcar a junta.
Depois é só desmontar e tirar um pouco do excesso com a tesoura :concordo:
Bom dia prezados ! Sábado fui trocar o óleo do CJ64, sempre tem o suspense da junta do filtro . . . :confused: , o trocador de óleo falou " chá comigo ! tô acostumado a trocá ói de caminhão, Jipe, Rurar . . . vái dá zebra não . . ." bem, ele trocou o óleo, infelizmente não esticou a junta como eu havia pedido, e a princípio como sempre, não vazou, depois de alguns quilômetros foi óleo para tudo quanto é lugar, achei até que a FEAM, FEEMA e o Greenpeace apareceriam para saber o que houve :parede: cheguei em casa e pedi para me enviarem o papel velumóide, fiz a junta como o Tiorico ( Marcelo ) ensinou, mas usando um pires como medida, estava com preguiça de ficar mexendo muito no filtro, vedou na primeira, sem apertar muito, tranquilo . . . :concordo: depois disso tudo fui olhar direito o tal velumóide, ele é da marca Guarnital, como disse o CJ 60, talvez por isso a confusão ! cansei dessa luta, quando estava trocando o óleo ficou cerca de meio litro dentro do recipiente, tivemos que tirar com uma tampinha de plástico, já encomendei o suporte do filtro da Scania, e assim que puder coloco um filtro de cartucho . . . um abraço !
:concordo: depois disso tudo fui olhar direito o tal velumóide, ele é da marca Guarnital, como disse o CJ 60, talvez por isso a confusão !!
Legal Jacimar, isso então enquadra-se na mesma teoria do xerox que na vrdade é fotocopia e do super bonder que na verdade é cola rápida, vivendo e aprendendo..:-D.. pior que dependendo do lugar se gente pedir papel volumóide vamos receber de contra resposta um "o que????"... rsrs...
Posta umas fotos ai pra gente quando você mudar o filtro pra ver como que fica..
abç !!!
Legal Jacimar, isso então enquadra-se na mesma teoria do xerox que na vrdade é fotocopia e do super bonder que na verdade é cola rápida, vivendo e aprendendo..:-D.. pior que dependendo do lugar se gente pedir papel volumóide vamos receber de contra resposta um "o que????"... rsrs...
Posta umas fotos ai pra gente quando você mudar o filtro pra ver como que fica..
abç !!!
É verdade prezado ! Xerox, Super Bonder, Bombril, Gillete . . . é até mesmo
Jeep ! que já empresta seu nome para tantos outros 4X4, é a honra de ser pioneiro :concordo: , quando fizer a modificação posto as fotos sim ! se quiser dar uma avaliada olhe o tópico : filtro de oleo CJ5 parte II , criado pelo Nerso, tem fotos lá, eu perguntei a ele se estava funcionando bem mas ainda não respondeu, olhei pela lista de participantes do fórum e parece que ele saiu, mas de qualquer forma vou fazer, e assim que tiver novidades acrescento aqui, um abraço !
Pedrão B.
11/01/2010, 21:20
All,
Quando estava procurando um CJ para comprar, me deparei com o anúncio do Nerso(gente finíssima por sinal), e fui ver o CJ dele.
Eu vi este filtro, e ele me contou como adaptou e tal.
Visualmente ficou boa, mas daí a funcionar, são outros 500.
Tenho dois mecânicos que mexem em meu CJ, um especialista, para casos mais críticos, e outro, que já trabalhou com Willys/Ford, para casos mais simples.
Ambos foram categóricos em dizer que eu não deveria instalar o filtro:
O especialista disse que só ia servir para vazar.
O outro disse que além de vazar, o sistema de filtragem do BF não é bom, pois o contaminante circula por todo o motor para depois chegar ao filtro, ou seja quando chegar ao filtro, já não adianta mais.
Por enquanto continuo sem, mas isso não me agrada:pensativo:
[]'s
All,
. . .
Ambos foram categóricos em dizer que eu não deveria instalar o filtro:
O especialista disse que só ia servir para vazar.
O outro disse que além de vazar, o sistema de filtragem do BF não é bom, pois o contaminante circula por todo o motor para depois chegar ao filtro, ou seja quando chegar ao filtro, já não adianta mais.
Por enquanto continuo sem, mas isso não me agrada:pensativo:
[]'s
Bom dia prezado ! realmente o BF utiliza filtragem parcial do óleo - não é uma Brastemp - mas é melhor que nada . . . ( olha a questão da marca de novo, Brastemp = o melhor ) acredito que o sistema que o Nerso fez não deve vazar, afinal quase todos os fabricantes de automóveis utiliza o filtro de cartucho, o original do BF é que dá dor de cabeça :parede: na época de seu projeto acredito que foi uma inovação, nos primórdios da indústria automobilistica os motores não tinham bomba de óleo, bomba de gasolina e nem mesmo bomba dágua, lembra ? :oops: tô brincando . . . mas não fique sem filtro de óleo, o original com junta de velumóide ou câmara de ar não vaza . . . um abraço !
antonio umino
25/04/2014, 14:12
Reavivando o Tópico.................
Se vc ver um motor do maverick 6 cilindros que é um Bf 184..
Na bomba de óleo que é maior tem a tampa com a carcaça do filtro de óleo com o sistema descartável.
Na bomba de óleo do motor bf que é menor. não existe filtragem, vai direto do pescador para a bomba e daí para o vira e comando de válvulas e por uma saida ao filtro de óleo e cai na engrenagem do comando...
Pois bem...
Olhando as duas bombas, na parte interna a diferença de um para o outro , é bem maior na do Maverick.
Acho que é possivel, colocar (adaptar) o filtro de óleo, separado da bomba de óleo.
Ou faz na propria tampa, modificando a saida de óleo da bomba que vai para o bloco do motor. (faz uma junta de metal) e obrigando o óleo sair por um niple colocado na tampa, e daí para um filtro de óleo (tipo passat, gol, corcel, e outros), cuja passagem do óleo fica total.....e deste filtro entra novamente no bloco do motor através do tampão existente no bloco para verificar a pressão do óleo....
Isto é uma idéia, mas com tantos engenheiros caseiros, ainda não o fizeram...
Mas estou com uma bomba de reserva e vou fazer o sistema de filtragem total no motor bf com a bomba pequena....
Para isto, fazer uma nova tampa da bomba com a conexão de saida.
Um suporte para o filtro de óleo, pode-se fazer no torno, para os filtros de caneca do gol, passat, santana corcel e tal.
aí fica com o cartucho descartável. e com uma mangueira, ou flexivel faz a ligação entre a bomba e o filtro e deste para o bloco do motor....Éh. parece fácil descrevendo... mas vamos ver...
abçs
antonio umino
26/04/2014, 16:06
460618
À esquerda bomba de óleo do motor BF 161. e à direita o do motor maverick.
460619
bomba maior do maverick e a menor do bf 161..
a diferença um com o filtro e o outro sem....
modificando a tampa deve dar para colocar um sistema de filtragem total do óleo.
tentando....
abçs
eliasFerreira
27/04/2014, 19:07
Tô só acompanhando...
460618
À esquerda bomba de óleo do motor BF 161. e à direita o do motor maverick.
460619
bomba maior do maverick e a menor do bf 161..
a diferença um com o filtro e o outro sem....
modificando a tampa deve dar para colocar um sistema de filtragem total do óleo.
tentando....
abçs
Esse seria o ideal ao meu ver é uma bomba de maior vazão e com filtragem total garantido os 3000 km com óleo linmpo.
antonio umino
30/08/2014, 12:52
Cangu.
estou desenvolvendo uma adaptação para a bomba de óleo do motor Bf para a filtragem total...
Estou montando a F 75.... e assim que sobrar um tempo vou fazer a tal modificação...
abçs
Cangu.
estou desenvolvendo uma adaptação para a bomba de óleo do motor Bf para a filtragem total...
Estou montando a F 75.... e assim que sobrar um tempo vou fazer a tal modificação...
abçs
precisa de alguma coisa como esta o projeto
andre_agostinho
01/12/2014, 23:43
Ola tenho interesse tb ...até mesmo em participar como aprendiz....adoro mecânica Pesar de ser engenheiro de computação....coloca os croquis pra gente tentar ajudar ou entender.....:computador:
Rene Abreu
24/12/2014, 18:52
Prezados,
Também estou curioso para conhecer esta solução. Vou aproveitar para acrescentar algumas informações sobre lubrificantes.
Os filtros de óleo tem por objetivo retirar a maior parte dos contaminantes sólidos, que entram junto com o ar e com o combustível, além dos resíduos gerados pelo atrito e pelo calor. Em aplicações "suaves" e em motores modernos, esta situação não é crítica. Para uso severo (leia-se trilhas), a importância do filtro fica muito maior. No caso do BF 161, onde sistema de filtragem é parcial, ou "em paralelo", a eficiência necessária só é obtida com trocas frequentes de óleo e filtro.
Por isso, na minha humilde opinião, fazer adaptações trabalhosas ou custosas só vale a pena se for para implementar um sistema de filtragem total, ou "em série". O que e tenho adotado como prática é trocar óleo e filtro a cada 6 meses ou 5000 km, o que ocorrer primeiro, e trocar também o filtro de combustível. Já estou providenciando um filtro seco para o carburador, bem grande, para manter limpo o ar que entra.
outra questão importante a ser considerada é que óleo, depois que entra no motor, tem data de validade. O pouco de óleo velho que fica consegue contaminar o óleo novo, aumentando a sua acidez e reduzindo a proteção contra corrosão interna. Portanto, mesmo que o jipe fique parado por muito tempo, é preciso trocar o óleo.
Abraços natalinos,
Como ficou a adaptação de filtragem total???
antonio umino
27/12/2015, 14:14
Tive que parar.... mas ano que vem vou desenvolver...
Falta medir as conexões. e a mangueira para fazer .a ligação
Feliz ano novo a todos....
Grande abraço.
Sei que tem tempo que o tópico não é atualizado mas e ai antônio conseguiu dar continuidade?
antonio umino
14/05/2017, 18:23
ainda sem tempo....preciso me dedicar ,... vai ficar muito bom.... vamos aguardar.
abçs
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.