Ver Versão Completa : Consumo de combustivel
Evandro Dalberto
17/11/2009, 17:01
Prezados colegas, sou novo aquí no forum e principalmente na irmandade dos apaixonados por 4x4 e particularmente os CJs. Possuo um CJ5 ano 1975 que acabei que trocar o motor original pelo AP 1.8 + cx. de chevette 5m. Estou bastante satisfeito com o desempenho mas achei o consumo muito alto. Estou fazendo uma média de 5 km/lt. Alguem pode me dar uma ajuda?
DANIEL BALES
19/11/2009, 13:06
Evandro,
Acredito que este consumo não esteja muito fora da realidade já que num carro de passeio onde a aerodinamica é melhor e o peso é menor, o consumo de um motor deste gire em torno dos 8km/l.
O CJ´s por terem resistância aerodinâmica e peso maiores gastam mais
Uma coisa que fiz no meu e que ajudou a consumir menos foi a troca dos pneus, o que eu tinha antes era pneus mais agressivos, coloquei pneus também 100 off road porém no asfalto roncavam menos, isto é ofereciam menos resistência de rolagem, com isso o consumo passou de 4,6km/l para 5,5Km/l !!!!!
É preciso verificar também aqueles pontos básicos com os filtros, calibragem dos pneus, se o motor foi com injeção eletrônica verificar situação dos bicos.
Outro ponto é verificar a relação do seu diferencial, já que seu câmbio é mais moderno e já possui a quinta marcha, uma relação mais longa entre pinhão e coroa ajudaria a consumir menos em estradas. porém obviamente vc perde um pouco torque.
Espero que possa ter ajudado
Minotauro
19/11/2009, 14:05
Prezados colegas, sou novo aquí no forum e principalmente na irmandade dos apaixonados por 4x4 e particularmente os CJs. Possuo um CJ5 ano 1975 que acabei que trocar o motor original pelo AP 1.8 + cx. de chevette 5m. Estou bastante satisfeito com o desempenho mas achei o consumo muito alto. Estou fazendo uma média de 5 km/lt. Alguem pode me dar uma ajuda?
Olá Evandro.
Fora o que o nosso amigo Daniel lhe sugeriu eu te sugiro que leve a um mecânico e peça a ele que coloque uns 2 ou 3 graus a mais no ponto. Desde que não fique grilando é claro. Isso só pode ser feito com uma pistola de luz estroboscópica que é bem comum em oficinas. Essa história de acertar o ponto no ouvido não funciona muito bem. Tem pessoas que discordam mas se um dia você ver alguém acertando o ponto no ouvido pergunte com quantos graus ficou? É impossível que ele te responda. Com mais ponto o motor fica mais esperto de baixas rotações e perde um pouco de alta. Mas para o jeep que como o Daniel disse é pesado e não tem aero dinamica boa, quanto mais força de baixa melhor.
Abraço.
Boa tarde prezados, o ponto ajustado com a pistola de ponto realmente é o correto, mas motores mais velhos e desgastados as vezes pedem soluções diferentes, tenho uma C10 com motor 261 ( 4300cm³ ) que se for colocado o ponto pedido pelo manual o motor fica quadrado e sem torque, o ponto tem que ser feito 'de ouvido' um pouco adiantado, aí sim ! ele parece que tem os 149cv que diz no ducumento, claro que não é isso tudo, mas que melhora . . . melhora :dance:
este consumo é de alcool ou gasolina ?
tenho um consumo semelhante usando alcool (no ap original a alcool ) no cambio de 3 marchas da C-10 e pneus frontiera
obs: com pneus AT o consumo era muito bom p/ um jeep, na casa dos 7,5km/l de alcool
André Luiz Rossetim
20/11/2009, 13:15
Vc não informou se:
* é na estrada ou na trilha
* é no alcool ou na gasolina.
Só pra vc ter uma ideia, meu Wyllis com um 2.5 de opala faz 5 km/l na estrada (70km/h) e uma média de 3,5 km/l nas trilhas pesadas - NO ALCOOL!!!!!
Meu gol 1.8 AP, 1995, monoponto (totalmente ultrapassado), faz algo entre 9 e 10 km/l na cidade dependendo do pé, e chega perto dos 12 km/l na estrada na GASOLINA.
Para vc ter uma ideia real do que esta gastando basta dividir o preço do combustivel pelo km rodada, veja como os meus carros fazem:
Custo do km rodado com o Jeep: - alcool a R$ 1,70
nas trilhas - R$ 0,49 / km
na rodovia - R$ 0,34 / km
Com meu gol - gasolina a R$ 2,60 - dados de Curitiba, em novembro de 2009
na cidade - R$ 0,27 / km
na rodovia - R$ 0,22 / km
É ai que agente ve como é caro fazer trilha!!!!!
Mas.....vale a pena:concordo:
Prezados colegas, sou novo aquí no forum e principalmente na irmandade dos apaixonados por 4x4 e particularmente os CJs. Bem-vindo amigo! :concordo:
Estou fazendo uma média de 5 km/lt. Alguem pode me dar uma ajuda?
Manda tua conta-corrente pra eu depositar minha ajuda, porque o consumo é isso mesmo :mrgreen:
Abração e aproveite bem o Fórum :palmas:
Bateu com o consumo de álcool do meu OHC 2.3. Na trilha faz bem menos.
Robertux
20/11/2009, 22:56
Pessoal, vocês mandaram calibrar seus odômetros/velocímetros?
Porque com os pneus de diâmetros maiores os velocímetros/odômetros marcam menos do que efetivamente o jeep está rodando, assim o cálculo da média fica prejudicado.
Eu sei que todo mundo já sabe disso, mas não custa lembrar. Como eu não calibrei o meu ainda, acho que não adianta tentar fazer a média.
André Luiz Rossetim
21/11/2009, 09:32
Como eu não calibrei o meu ainda, acho que não adianta tentar fazer a média.
Basta verificar o quanto maior é seu pneu, por exemplo, meu pneu tem diametro 7% maior que o original, então não hora de ver a distancia percorrida eu corrijo, considerando que na realidade eu andei 7% a mais do que está marcando.
Isso se sua relação coroa/pinhão for original, caso contrario tem que corrigir mais esta diferença.
Outra maneira é aferir o odometro em locais que vc tenha certeza da distancia percorrida, como naqueles locais que os JeepClub usam para aferiri os equipamentos antes de Raids. Ai basta vc saber o qto errado ele está e sempre lembrar de multiplicar a distancia por um fator de correção.
Bom dia ! estamos falando de consumo em trilhas :shock: ! mas cada trilha tem suas particularidades, não é mesmo ? e como diz a propaganda daquele cartão de crédito : "uma trilha no fim de semana não tem preço" :lol:
DANIEL BALES
23/11/2009, 13:12
Basta verificar o quanto maior é seu pneu, por exemplo, meu pneu tem diametro 7% maior que o original, então não hora de ver a distancia percorrida eu corrijo, considerando que na realidade eu andei 7% a mais do que está marcando.
Isso se sua relação coroa/pinhão for original, caso contrario tem que corrigir mais esta diferença.
Outra maneira é aferir o odometro em locais que vc tenha certeza da distancia percorrida, como naqueles locais que os JeepClub usam para aferiri os equipamentos antes de Raids. Ai basta vc saber o qto errado ele está e sempre lembrar de multiplicar a distancia por um fator de correção.
André,
Apenas corrigindo uma informação quanto ao diâmetro dos pneus, quanto maior o diâmetro menor vai ser o número de voltas do conjunto mecânico (diferencial, câmbio, motor), para percorrer determinada distância, pois tem relação com o perímetro da circunferência do pneu.
Por isso quando seu odômentro marca por exemplo 80 Km/h se vc está com um pneu 7% maior sua velocidade real estará por volta de 86 km/l (ainda não fiz as contas exatas para certificar que o aumento do pneus é proporcional a redução ou aumento da velocidade, apenas estou usando seu parâmetro para exemplificar).
Como o velocímetro é ligado ao câmbio, que por sua vez faz funcionar o odômetro, a distância percorrida mostrada deve ser subtraída em 7% e não acrescida, o que vai apresentar um consumo maior (infelizmente !!!!!)
Se o sistema todo gira menos para percorrer a mesma distância isto significa teoricamente menor consumo de combustível, porém temos um outros fatores que pneus maiores geram que são maior momento torçor e maior inércia devido ao maior peso, talvez no final das contas fique elas por elas.
Pra finalizar para quem instalou pneus maiores e não tem como aferir o odômetro tomar cuidade com os radares evitando passar na velocidade exata pois com certeza vc pode tomar uma multa sem saber o porque, a dica é passar pelo menos 10km/h mais lento do que especificado na placa da via que está sendo monitorada pelo radar.
Abraço
Robertux
23/11/2009, 14:29
Como o velocímetro é ligado ao câmbio, que por sua vez faz funcionar o odômetro, a distância percorrida mostrada deve ser subtraída em 7% e não acrescida, o que vai apresentar um consumo maior (infelizmente !!!!!)
Desculpe-me Daniel, mas eu não entendi seu raciocínio. A mim, me parece que o raciocínio é o mesmo da velocidade, o odômetro deve contar o número de voltas e, baseado no perímetro dos pneus calcular a distância percorrida. Se no mesmo número de voltas você tem um pneu com perímetro maior a distância percorrida é maior e não menor. Ou será que eu é que estou enganado?
Por exemplo:
Supondo que com o pneu original, cada volta corresponda a um metro, então à cada 1000 voltas da roda o odômetro marca um quilômetro rodado. Se vc coloca um pneu 25% maior (7,50/6,00=1,25) a distância percorrica em 1000 voltas será de 1250 m ou 1,25 Km. Então, a cada 100 km marcados pelo odômetro vc percorreu na verdade 125 Km, o que melhoraria o consumo e não pioraria, concorda?
Outra coisa, nos CJ o cabo do velocímetro não é ligado ao câmbio e sim na caixa da reduzida. Eu sei porque o meu estava com vazamento de óleo na conexão do cabo do velocímetro na caixa da reduzida. Eu nunca vi onde é ligado internamente, mas acredito que ele deva estar ligado próximo à saida do eixo cardan, depois da reduzida, para não sofrer interferência desta. Se fosse no câmbio ele marcaria errado quando a reduzida estivesse ligada.
André Luiz Rossetim
23/11/2009, 20:39
André,
Abraço
Disculpa, mas...assim como o Robertux, discordo plenamente.
Com o aumento do Ø do pneu, a distancia marcada no odometro é Menor do que a real. Afinal ele nada mais é do que um Conta giros, e marca qtas voltas o Cardan deu, e depois isto é convertido mecanicamente para um valor em Km, considerando a relação do diferencial e o diametro dos pneus.
A conta o Robertux já fez.
Sua ideia com relação a velocidade coinside com a minha, inclusive no cuidado com os radares
abrç
DANIEL BALES
23/11/2009, 22:28
robertux e André,
Realmente cometi um equívoco, assim com o andré já falou é óbviu que aumentando o pneu todo sistema da menos volta por isso a quilometragem real vai ser menor que a marcada no odômetro
Desculpe a nossa falha !!!!
Quanto a ligação do cabo do velocímetro não tenho certeza se é no câmbio na na T-Case estarei verificando !!!!!
André Luiz Rossetim
23/11/2009, 22:48
robertux e André,
Realmente cometi um equívoco, assim com o andré já falou é óbviu que aumentando o pneu todo sistema da menos volta por isso a quilometragem real vai ser menor que a marcada no odômetro
Desculpe a nossa falha !!!!
Quanto a ligação do cabo do velocímetro não tenho certeza se é no câmbio na na T-Case estarei verificando !!!!!
OK, mas... vc continua equivocado: aumentando o diametro dos pneus, a quilometragem real será MAIOR que a marcada no odometro, (mesma coisa com a velocidade).
O velocimentro fica na T-case (ou caixa de transmissão - vulgo REDUZIDA), logo no acoplamento do cardã.
DANIEL BALES
24/11/2009, 12:41
Mais que merda, errei de novo !!!!!
victor massinha
25/11/2009, 17:02
Já tentei de tudo para reduzir o gasto de combustivel do massinha sem prejudicar muito a performance, com motor opala 4cc ta fazendo 5km/L estrada e 3,5Km/L trilha issu na gasosa... senta e chora ja bati recorde de consumo parece que foi de 2km/L em trilhas mais pesadas... muito caro mas como dito anteriormente vale a pena... desse jeito é apelar pra turbinar e intercoolar a parada kkkkkkkkkk
Em relação a velocidade, achu que saiu em umas dessas troller&Cia er.. quer dizer 4x4&Cia uma materia pra fazer o calcula exato da velocidade que consiste em tamanho dos pneus relaçao do diferencial e achu que relação do cambio... não tenho certeza. Vou procurar e posto aqui no forum!
abraços
André Luiz Rossetim
25/11/2009, 17:17
Já tentei de tudo para reduzir o gasto de combustivel do massinha sem prejudicar muito a performance, com motor opala 4cc ta fazendo 5km/L estrada e 3,5Km/L trilha issu na gasosa... senta e chora ja bati recorde de consumo parece que foi de 2km/L em trilhas mais pesadas... abraços
Meu antigo motor de opala 2.3 GASOLINA tinha um consumo muito próximo ao seu, no máximo 6Km/L na estrada e uns 2,5-3Km/L na trilha. Então tirei o carter do óleo e veio a surpresa... as bronzinas estavam todas gastas, o virabrequim não tinha mais retifica e o comando de válvulas tbm já era (o que ocasionava abertura parcial das válvulas).
Foi então que comprei um novo motor de opala, que ao contrario do outro é bem mais econômico, 3Km/L em trilha medias com ALCOOL.
Mas pra tal efeito, acredito que o grande diferencial foi a mudança do carburador, de corpo simples para corpo duplo (solex H34) e ignição eletrônica.
Abraço e boas trilhas
victor massinha
25/11/2009, 17:53
caramba...
Fiz esse motor não faz nem tres anos tudo com peças novas no mecanico da frente de casa! todo dia passava lá ate ele ficar irritado rsrs mas sempre ele fez esse consumo, ele tem algumas peças mais preparadas e piorou com a webber 44 mas compensou ao andar... preciso bolar um jeito de melhorar o consumo ou ja que ta gastando muito fazer andar mais...
Obrigado Andre!!
André Luiz Rossetim
25/11/2009, 19:04
alguns detalhes que vc tem q ver:
* relação de transmissão - caixa / diferenciais e pneus, num AP que emprega altas rotações vc precisa de relações mais curtas, para não precisar usar um pneu pequeno.
* Largura dos pneus
* regulagem do carburador
* ponto de ignição
etc
Mas ja vou avisar: é impossivel vc fazer um carro andar mais sem aumentar o consumo, a não ser que realmente haja algo desrregulado.
victor massinha
26/11/2009, 13:08
valeu... checagem continua e prolongada, o massa não passa um fds sem mecher em alguma coisa! rsrs
Aquela historia...cavalo corre; cavalo quer comer!!
Evandro Dalberto
02/12/2009, 11:27
Colegas, obrigados pelas dicas, vou tentar esta de regular os graus, mas e quanto aos gicles... uns dizem para usar o original, outros nao, alguem tem alguma experiencia? Esqueci de mencionar que o consumo de 5km/lt é na cidade/estrada, gasolina, com pé bem leve e considerando 10% variação do velocimetro. Se pisar valendo ou na trilha vai para uns 3 no maximo.
André Luiz Rossetim
02/12/2009, 13:19
Colegas, obrigados pelas dicas, vou tentar esta de regular os graus, mas e quanto aos gicles... uns dizem para usar o original, outros nao, alguem tem alguma experiencia? Esqueci de mencionar que o consumo de 5km/lt é na cidade/estrada, gasolina, com pé bem leve e considerando 10% variação do velocimetro. Se pisar valendo ou na trilha vai para uns 3 no maximo.
Qual o seu carburador??
Antes o meu tinha aquele mais simples de um corpo só (Solex 40-DEIS)!!!
gastava +/- o mesmo q vc.
Quando passei pro alcool, aproveitei para colocar outro de corpo duplo (Solex H34), e mantive os glicleus/venturis tabelados para opala 4cc a alcool - tabela em anexo. Agora ele fas a mesma kilometragem, porem no alcool.
Varios sites (e mesmo auto peças) vendem kits de reparo de carburadores, as vezes vc está com algum vazamento nas juntos dele, ou glicles de 1-° e 2-° estagio invertidos, ou mesmo errados.
Ignição eletronica, rotor, cabos e velas novos tbm ajudam muito.
Boa sort
alguns detalhes que vc tem q ver:
* relação de transmissão - caixa / diferenciais e pneus, num AP que emprega altas rotações vc precisa de relações mais curtas, para não precisar usar um pneu pequeno.
* Largura dos pneus
* regulagem do carburador
* ponto de ignição
etc
Mas ja vou avisar: é impossivel vc fazer um carro andar mais sem aumentar o consumo, a não ser que realmente haja algo desrregulado.
Bom dia ! achei esses dados, e são pontos que podemos tentar melhorar para otimizar a potência e consumo, Potência utilizada/perdida para :
- Mover o ventilador acoplado a bomba dágua : 2%
- Mover o alternador : 2%
- Resistência do filtro de ar : 3%
- Temperatura alta no ar de admissão : 5% :shock:
- Se a transmissão for automática : 8%
- Atritos do eixo traseiro : 3%
- Escapamento e silencioso : 7%
- Aquecimento dos pneus : 6%
Fonte : Manual de automóveis, pág 143, M. Arias Paz :concordo:
Evandro Dalberto
15/07/2010, 21:06
Ja tentei de tudo :-(
Sera quem o pneu all terian influi muito?
Ja tentei de tudo :-(
Sera quem o pneu all terian influi muito?
Não seria a principal causa não :discordo:
Antes de mais nada, vc poderia sanar as duvidas dos colegas?
1) Carburador com giclagem correta é fundamental. Se fechar demais ou abrir demais, o consumo nunca sera o ideal.
Tem que acertar a mistura estequiometrica, ver gicle de ar, injetores, etc. Qual o bura e a giclagem que vc usa? Alcool ou gasolina?
Ponto e faísca (velas, bobina) vc ja checou? Seu carro nao ta atrasado não?
2) Se vc tava acostumado com carro injetado, o pedal do acelerador é a maior causa.
No injetado, por mais que vc pise, a injecao controla o fluxo. No carburador, eu demorei para aprender a pisar conforme o carro vai desenvolvendo. É só coordenar o pé.
3) Parece que vc postou sua duvida e sumiu do mapa; seria legal se vc, além de prestar atenção nas sugestoes dos colegas, retornasse em resposta aos posts, ok?
Abs,
Evandro Dalberto
16/07/2010, 22:42
Olá Caca
Obrigado pelas dicas
O combustivel que uso é gasolina
Recentemente, com a troca do motor, também troquei velas, cabos, carburador revisado, bobina e tampa do distribuidor nova.
So ainda nao verifiquei o ponto... tem algum sintoma que possa indicar qdo esta fora?
Sobre o pé, tenho tentado controlar bastante. Aliás, diga-se de passagem, faço 5 Km/lt cuidando muito com o pé.
Pablo.pinto2007
17/07/2010, 04:11
Evandro ainda não me ficou claro se esse consumo é na gasolina ou no álcool, eu tô pensando que seja no alcool, pois tenho quase a mesma configuração que você, no meu caso uso AP1.8 + câmbio do niva 5M que tem quase a mesma relação do câmbio do chevete, porém o meu comando é um 049G que por sua vez abre mais as valvulas e automaticamente gasta mais... devo estar fazendo essa média aí de 5 a 6km/L, pois quando tinha o câmbio original 3M onde a primeira é um pouco longa, fiz uma medida com o motor frio e deu 4,6km/L.
Qual o carburado que você usa? 2E ou miniprogressivo... já usei os dois, lembro que com o miniprogressivo ele era mais econômico.
O filtro de ar influencia bastante nesses números!
Abraços!
Pablo
Olá Caca
Obrigado pelas dicas
Recentemente, com a troca do motor, também troquei velas, cabos, carburador revisado, bobina e tampa do distribuidor nova.
So ainda nao verifiquei o ponto... tem algum sintoma que possa indicar qdo esta fora?
Sobre o pé, tenho tentado controlar bastante. Aliás, diga-se de passagem, faço 5 Km/lt cuidando muito com o pé.
Boa tarde prezados ! realmente o peh do piloto influencia e muito no consumo, quando minha exposa reformou o CJ58 dela em 2004, emprestei a C-10 para ela ir trabalhar durante 2 meses, ela me falou `essa caminhonete tem cara de vovo mas anda junto com o capet (c@pet)@ ! . . . :shock: eu soh ri :lol: e fiquei esperando :pipoca:, na primeira abastecida ela voltou e disse ` e bebe pra carajo` :twisted: comigo a C-10 faz 5,5 Km andando pianinho, com ela fez 4,5 . . . mas andou . . . abracos !
Boa tarde prezados ! realmente o peh do piloto influencia e muito no consumo, quando minha exposa reformou o CJ58 dela em 2004, emprestei a C-10 para ela ir trabalhar durante 2 meses, ela me falou `essa caminhonete tem cara de vovo mas anda junto com o capet (c@pet)@ ! . . . :shock: eu soh ri :lol: e fiquei esperando :pipoca:, na primeira abastecida ela voltou e disse ` e bebe pra carajo` :twisted: comigo a C-10 faz 5,5 Km andando pianinho, com ela fez 4,5 . . . mas andou . . . abracos !
é a velha máxima do nosso amigo corcunda americano BILL
"não existe almoço grátis"
quer andar? anda, mas paga a conta!
Evandro Dalberto
18/07/2010, 10:20
E aí Pablo... blz?
Cara, infelizmente o meu combustivel é a gasolina. Na época da adaptação tentei o alccol mas como o motor comprado era gas. meu mecanico comentou que seria necessario várias adaptaçoes para transformá-lo, creio que 5 ou 6 km/lt no alcool seria mais fácil de aceitar...
Sobre o carburador sei apenas que é um solex 2E.
Como posso identificá-lo???
Evandro Dalberto
18/07/2010, 10:24
Pablo,
Pela foto ví que Vc curte uma pocinha de água...
O que Vc fez para proteger o distribuidor?
Olá Caca
Obrigado pelas dicas
Tem, muito atrasado ele embaralha em baixa e fica quadrado em alta, muito adiantado ele anda bem, mas bate pino em certa faixa de torque. Seu carro tem desborbulhador? Velhinho, na boa, se vc tem um 2E vc deveria tirar pelo menos uns 6,5 na gasosa andando com pé de fada. Seu bura deve estar estrangulado. A giclagem deve ser algo em torno de 155 no primeiro estagio e 170 no segundo, algo perto disso... Se vc fechar muito, vai gastar mais pq vc vai ter que pisar mais pra andar a mesma coisa. Nao se iluda com fechar giclagem pra gastar menos, tem que achar o poto de equilibrio.
PS: passe em uma auto mecanica qualquer ou auto-eletrica e pede pra dar uma "conferidinha" no ponto tambem...
Abs,
Rafaminc
19/07/2010, 11:19
Evandro, seguem algumas dicas para tentar ganhar uns km/l a mais:
* Veja se o filtro de ar é novo e maior ou igual ao original, deixe-o o mais próximo do carburador, evitando curvas e mangueiras compridas, para não ter perdas.
* Coloque velas, cabos e bobina novos (1ª linha NGK ou Bosch);
* Giclês originais;
* Verifique o escapamento também, pois se não me engano o AP 1.8 tem tubulação Ø2", enquanto a tubulação original do Jeep deve ser algo em torno de 1 3/4" ou menos, que pode restringir a passagem dos gases amarrando o motor.
* Verifique o ponto;
* Se seu carburador é duplo e a borboleta do segundo estágio funciona a vácuo, dá uma olhada se ela está abrindo e fechando em rotações altas, pois é comum esse sistema a vácuo dar pau e parar de funcionar.
Na questão do pé, o mais econômico é trocar as marchas em rotações mais baixas, sem deixar o motor apanhar. Se vc gosta de trocar marchas em giro mais alto, vai perder economia também.
E por último verifique se o seu odômetro está marcando correto. O melhor é traçar uma rota com outro carro mais moderno e comparar.
Quando quero fazer média com meu Jeep, uso até o Google Earth para traçar o percurso e ignoro o odômetro dele.
:concordo:
Evandro Dalberto
25/07/2010, 10:07
Senhores, desculpem pela ignorância... mas o que é desborbulhador? e o qué "bura deve estar estrangulado"?. Moro em Joinville e apesar de ser a maior cidade do estado, existe uma grande deficiência em mecânicos com experiência em jeeps, principalmente adaptações, loja de peças então... piorou... nenhuma especilizada, aliás vale a dica: quem tiver ineressado em ganhar dinheiro é só montar uma loja por aqui...
Senhores, desculpem pela ignorância... mas o que é desborbulhador? e o qué "bura deve estar estrangulado"?. Moro em Joinville e apesar de ser a maior cidade do estado, existe uma grande deficiência em mecânicos com experiência em jeeps, principalmente adaptações, loja de peças então... piorou... nenhuma especilizada, aliás vale a dica: quem tiver ineressado em ganhar dinheiro é só montar uma loja por aqui...
Desborbulhador é aquela pecinha plastica onde chega a mangueira de combustivel da bomba e vai uma outra pro carburador e outra voltando pro tanque(retorno). Vem original em quase todos os carros carburados da decada de 80/90.
Bura estrangulado ou tá com carburador subdimensionado pro motor ou tá com as giglagens inferiores ao que o motor necessita, muito comum o pessoal sair reduzindo numeração de gigle achando que o carro vai ficar mais economico. Se fosse simples assim já vinha de fábrica
Pablo.pinto2007
25/07/2010, 10:56
Evandro.. procura um bom mecânico em carburador... em toda cidade deve ter pelo menos meia dúzia ainda, visto que carburador é coisa do passado... infelizmente. Lá ele vai dizer se seu carburador está bebendo muito ou não... uma coisa é bem simples... se ele está andando normal, ou seja, não está acelerando sozinho, ou aceleração alta demais... ou coisa do tipo... muito provavelmente não será aí o problema...
O consumo pode ser diversas coisas... freio principalmente...
Procura esse mecânico de carburador e vê a giclagem, as velas, cabos, rotor, tampa do distribuidor, e o ponto, o ponto deve estar como falado aí, no ponto exato... nem adiantado, nem atrasado... pois nas duas situações tem suas desvantagens.
Para passar em alagados sempre usei silicone... vedo tudo com silicone, daqueles que se vende em autopeças... não precisa ser do caro... pode ser do normal mesmo, pode ser alta temperatura... porém já utilizei até aquele que vende em loja de material de construção, para vedar canaletas, dentre outras coisas... que resolve... sua temperatura é de até cento e poucos graus, o que segura bem... o que eu isolo? tampa do distribuidor (retiro a tampa, passo na borda e fecho novamente, passo por fora também, na tomada que vai para o módulo da ignição, na tampa nos cabos meleco tudo toda a extremidade e onde pega no cabo propriamente dito... a mesma coisa nas velas... so não nas pontas é claro... mas na "emenda" da ponteira do cabo. no cabo da bobina, nos terminais da bobina... e na vareta de óleo, retiro melo um pouco na tampa e fecho (é claro que olho o nível primeiro), e passo por fora também... o módulo da ignição eu coloquei pra dentro... o filtro de ar eu coloquei a "boca" dele pra dentro do cofre... todas as mangueiras do ar, a mufla (aquela pela que sai do carburador para o filtro de ar), retiro a mufla e coloco silicone na borda, como no distribuidor e depois fecho... é isso garante pequenas travessias sem problemas, lama... agora se for atravessar rios fundos... o esquema deve ser outro... eu particularmente adoro o meu isolamento, já vi nego engasgar na lama que nem cobre a roda livre... e disse que isolou... agora se tiver na trilha e isso acontecer... abra a tampa do distribuidor e jogue um pouco de spray anti ferrugem dentro, feche, meleque tudo de graxa por fora, com vontade mesmo, praticamente cubra o distruibuidor com graxa e mande ver na água - lama... agora vai dar um trabalhinho pra limpar... desde que não seja você... hehehe tudo bem...
O fato de trocar de motor a àlcool pra gasolina... esse monte de coisa que o seu mecânico falou.... não sei não... as únicas coisas que são diferentes, são... os pistões que são retos a álcool e gasolina cavados e as velas que são mais "frias"... o resto é tudo igual!!! Ah e o carburador deve ser niquelado, ou seja, teria que trocar...
Filtro de ar deve ser compatível também com a vazão que o motor exige... por exemplo eu inventei de colocar o filtro de ar da kombi (meu irmão tinha uma)... só que da de dois carburadores... ele retirou os dois carbura e colocou um só... e me deu um dos filtros de ar... até aí não sei na kombi... mas no meu motor sinto que fica extrangulado a vazão de ar... ou seja o motor pede ar e o filtro não dá vazão, embora seja um filtro relativamente grande... aí eu decidi abrir mais a boca de saída do filtro... melhorou... mas como o colega disse aí no meu sistema, devido a minha mufla tem uma curva enorme...o que pode estar também influenciando... mas lembre nem por isso o meu CJ deixa de andar (bem)...só sinto que na arrancada forte ele pede ar e não tem, chega a fazer até um barulhão dentro do carro (pois a boca do filtro é dentro do cofre - interior do CJ), nada que um filtro esportivo resolva... será minha próxima aquisição para melhorar esse sistema.
Abração e até mais!!!
Pablo
Evandro Dalberto
01/08/2010, 18:00
Olá amigo,
Estive no mecanico que conferiu o ponto e segundo ele tudo OK
Preciso revisar o carburador pois se não me falha a memória o gicle do primeiro estágio é o menor disponível no mercado.
Outra coisa que Vc comentou me deixou curioso. Tambem tenho o filtro de ar da kombi e a boca estava virada para dentro do cofre, mas qdo abria o segundo estagio, roncava tanto que voltei para fora, será que tem alguma coisa a ver com a vazão???
Vou fazer alguns testes... me mantenha informado, OK??
Abraços...