Ver Versão Completa : Junta Cabeçote Queimando
Fernando Paulinia-SP
17/11/2009, 14:23
Meu CJ-5 (ano 67) esta queimando a junta do cabeçote entre o 4º e o 5º cilindro. Já foi verificado o cabeçote e não tem esta empenado.
Alguém já teve esse tipo de problema? Não sei mais o que pode estar ocorrendo, ja tive que abrir o motor 4 vezes em menos de dois meses.
Qual o peso de aperto?
Está reapertando depois de uns 500km andado?
Esses motores são necessário o reaperto.
Abraços de que já sofreu.
Kim.
Fernando Paulinia-SP
17/11/2009, 14:53
Meu amigo, não sei te dizer qual o peso do aperto, vou ter que ver com o mecanico. Quanto ao reaperto, não consegui andar 300km com a viatura. Mandei dar uma geral na parte de cima do motor, trocou os aneis, deu uma plainada do cabeçote, junta, etc. Fui pra trilha e o bixinho abriu o bico. Voltou para o mecanico, abriu novamente, trocou a junta e ajustou as valvulas. Fui pra trilha novamente e voltou com a junta queimada, mandei pra oficina de novo. Checaram novamente o cabeçote, trocaram a junta e montaram. Neste final de semana, não consegui chegar na trilha, estourou antes. O mecanico esta doido, não sabe mais o que fazer.
Edison - Mp3
17/11/2009, 15:11
Tive o mesmo problema em dezembro do ano passado, queimei trez juntas. Só solucionou quando comprei um jogo de parafusos novos, recomendado pelo pessoal aqui do forum. O erro tava no aperto, parecia que os parafusos originais não davam mais conta do recado. Resultado, torqueado na pressão certa e o bichinho ronca bem até hoje.
Abr
Edison
Opa Fernando Paulinia-SP!
A coisa tá séria!!!
Mande verificar se há empenamento no bloco.
Também troque os parafusos.
Se não me engano, são 7 kg de aperto no primeiro momento, no segundo, não lembro para quanto vai.
Abraços.
Kim.
carlossc
17/11/2009, 22:46
Comigo aconteceu a mesma coisa, e por sinal nos mesmos cilindros, depois de varias vezes mandar somente o cabecote pra retifica, resolvi mandar o bloco, e para minha surpresa estava tão empenado que passava uma folha de papel dobrada em 3 partes, após plainar o mesmo resolvi o problema e ja fiz 1.500 km. :concordo::concordo::concordo:
Fernando Paulinia-SP
18/11/2009, 08:43
Edison, valeu pela dica, estou indo conversar com o mecânico.
Pablo.pinto2007
18/11/2009, 09:44
Só pra acrescentar, tenho no meu um motor AP e estive lendo à respeito, pois o mesmo deu um problema recentemente e como prentendo comprar um torquímetro, fui pesquisar sobre, e o que estive lendo, para o motor AP a recomendação é que seja trocado os parafusos a cada duas desmontagens, pois assim os parafusos não aguentam o torque que é dado, ou seja, eles "esticam", e perdem a capacidade de se manterem apertados.
Então por sugestão, troca primeiro os parafusos e se acontecer novamente, aí não tem solução é partir para o bloco mesmo...
Abraços!
Rafaminc
18/11/2009, 10:23
Meu CJ-5 (ano 67) esta queimando a junta do cabeçote entre o 4º e o 5º cilindro. Já foi verificado o cabeçote e não tem esta empenado.
Alguém já teve esse tipo de problema? Não sei mais o que pode estar ocorrendo, ja tive que abrir o motor 4 vezes em menos de dois meses.
Ou a junta que vc está comprando é muito porcaria ou seu mecânico não dá conta do recado.
Eu já abri meu cabeçote 3 vezes em casa sem torquímetro e sem trocar a junta, portanto alguma coisa tem de errado.
Eu apostaria na hipótese do Kim, tem que reapertar o cabeçote após aquecer o motor e esfriar.
Quando remontava o cabeçote, andava alguns km até esquentar o motor e voltava para casa para reapertar os parafusos. Depois que o motor esfriar vc vai ver que os paraf. estão todos soltos novamente.
Meça a parede entre os dois cilindros que estão com problema, pois derrepente já abriram tanto as camisas que não tem mais base para o assentamento da junta.
Abçs
Fernando Paulinia-SP
18/11/2009, 15:05
A junta é Sabó...
acabei de chegar do mecanico e ele vai estar conferindo o bloco..vamos aguardar o desenrolar da historia
igorpatrao
18/11/2009, 15:22
Fernando,
Como os demais amigos já relataram acima, acredito que seja o aperto e reaperto inadequado, ou seja, seria interessante verificar qual a pressão necessária ao apertar e reapertar com o torquímetro, e o problema continuar aí o negócio complica mais um pouco que poderá ser empeno no bloco.
Espero ter ajudado!
E aguardando uma notícia com a solução do problema.
Abraço,
ROAD TECH
18/11/2009, 17:20
Olá Fernando,
Confira abaixo as páginas do manual de oficina do Jeep onde há todas as recomendações para aperto de cabeçote. Repare que no item 6 é informado o torque de aperto e a recomendação de reaperto após o motor ser aquecido a 77 graus Celsius.
Tire uma cópia e mande para o seu mecânico. Se não for dessa vez, troque de mecânico. rsrsrsr
Boa sorte,
Octávio
Fernando Paulinia-SP
19/11/2009, 11:05
Novidades... após analisar o bloco, não foi encontrado nenhum empenamento, a unica coisa que o mecanico desconfiou foi que os 3 primeiros pistões tinham uma leve desbastada na lateral da cabeça e os da 4º/5º e 6º não, então ele tirou os pistões e mandou na retifica para dar uma "desbastada" deixando igual aos demais.
Agora vou mandar varetar o radiador, e montar de novo o bixinho.. vamos torcer.
Rafaminc
19/11/2009, 11:18
Os meus também tem esse pequeno chanfro, deve ser para que a cabeça do pistão não encoste na junta caso ela fique um pouco fora de centro durante a montagem.
Estava relembrando: Quando abri meu motor pela primeira vez, um tio que trabalhava com motores á umas 5 décadas, me avisou para passar tinta alumínio na junta antes de monta-la para evitar vazamento.
Vai saber se realmente funcionava???
:concordo:
Aristides Jr
27/01/2019, 17:24
Estou pesquisando sobre junta de cabeçote!
E ví sua pergunta antiga pergunta sobre tinta aluminio, ainda sem resposta!
Meu jeep não é 6cc... mas falando conceitualmente serve para todos.
Também tive esta dica de um mecânica muito experiente, formado e especializado, na oficina dele troca pelo menos quatro juntas de cabeçote por semana isso em 40 anos é uma boa experiência!
Ele me disse que nos fazia isso nos antigos tratores. (mas não faz em carros modernos)
Experimentei fazer isso na última vez que montei minha junta, passei umas 2 a 3 demãos de tinta spray cor cromo (pode ser prata e alumínio são praticamente as mesmas).
Agora depois de dois anos desmontei para trocar a junta que queimou, gostei do que ví!
A junta não grudou, o que dá a chance dela assentar sem trincar, a tinta fica no lugar e acaba por formar uma película que aparentemente dá melhor vedação.
Foto da junta sendo instalada
564018
matrakaum
31/01/2019, 18:38
Estou pesquisando sobre junta de cabeçote!
E ví sua pergunta antiga pergunta sobre tinta aluminio, ainda sem resposta!
Meu jeep não é 6cc... mas falando conceitualmente serve para todos.
Também tive esta dica de um mecânica muito experiente, formado e especializado, na oficina dele troca pelo menos quatro juntas de cabeçote por semana isso em 40 anos é uma boa experiência!
Ele me disse que nos fazia isso nos antigos tratores. (mas não faz em carros modernos)
Experimentei fazer isso na última vez que montei minha junta, passei umas 2 a 3 demãos de tinta spray cor cromo (pode ser prata e alumínio são praticamente as mesmas).
Agora depois de dois anos desmontei para trocar a junta que queimou, gostei do que ví!
A junta não grudou, o que dá a chance dela assentar sem trincar, a tinta fica no lugar e acaba por formar uma película que aparentemente dá melhor vedação.
Foto da junta sendo instalada
564018
Kra esta demão de tinta não acaba por mudar as medidas de distanciamento na câmara de combustão? Eu acho que sim. Por mais fina que ela seja altera estas medidas pra maior, ou seja, a faísca fica mais longe do combustível. Será?
Aristides Jr
31/01/2019, 20:21
Olá Matrakaum!
Entendi seu conceito!
No entanto 2 a 3 demãos de tinta são muito poucos microns!
Esta medida é tão pequena que não faz diferença!
Em proporção seria o equivalente a uma pessoa subir sobre uma folha de papel para ficar mais alto!
Enfim não altera a medida!
Até mesmos os vários fabricantes não mantem um padrão tão correto nas medidas, se voce comparar verá que tem alguns décimos de diferença!
Aproveito para dizer que achei um vendedor que tem junta para Go-Devil (51) de amianto revestido dos dois lados em COBRE ao preço de $ 250 Bolsonaros... Achei a junta ótima! O metal mais nobre deve resistir melhor a tudo, tempo, temperatura corrosão! bem melhor que as outras. No entanto por razão apenas de economia vou montar com a comum!
Aristides Jr
25/02/2019, 11:51
Comprei uma junta da marca Taranto ao preço de R$ 84 Bolsonaros, não é perfeita nem a melhor, mas é o que tenho!
Desta vez não fiz nenhum ajuste nela!
Apliquei a pincel uma demão carregada de tinta prata!
Ela não se encaixa tão bem, não passa direito nos prisioneiros, solução:- Forcei com a ajuda de um pedaço de tubo;
Desceu até o bloco, os furos de circulação não batem muito bem!
Encaixei o cabeçote!
Instalei os parafusos com uma gota de oleo em cada um, apertei com a mão;
Com torquimetro de vareta apertei com 4kgf/m na seguencia da figura;
Continuei iniciando do primeiro prisioneiro com 7kgf/m;
Finalizei iniciando denovo com 10kgf/m; O primeiro prisioneiro não aguentou o aperto! os demais tudo bem!
564753
Instalei as velas,
conectei os cabos,
conectei sensor de temperatura;
mangueira do radiador (substituí estava um pouco ressecada, tinha mais de 25 anos, tampa nova no radiador);
completei de água e um copo de querosene;
Liguei o motor deixei uns 10 minutos em lenta (quando ligou saiu um bom tanto de água pelo escapamento);
Dia seguinte conferi o aperto.
Esgotei o óleo (estava contaminado com água parecendo milk-shake;
Coloquei uns 3 litros de querosene, dei partida liguei por uns 2 a 4 segundos, esgotei novamente;
Coloquei 3 litros de Oleo novo (meu jeep não tem filtro de óleo).
Total do investimento:- R$ 200 (junta, oleo, querosene, mangueira e braçadeiras)
Mão de obra:- 6 horas (de diversão)
Vou continuar andando e usando o Jeep.
Neste Domingo de manhã fui ao encontro de Paulínia, andei uns 70km com ele!
Estou aberto para soluções do problema do prisioneiro!
No bloco ele tem rosca 1/2 BSW (Grossa);
1-) Pensei em usar um prisioneiro de outro carro que seja mais grosso e mais longo e usinar o lado da porca para utilizar porca original, abrir rosca no bloco;
2-) Tenho para teste alguns prisioneiros sobrando:- daí já pensei em encher de solda e rosquear com 5/8.
3-) Caso tenha que desmontar novamente,
penso em tirar para limpeza o carter e a tampa de válvulas,
aproveito para verificar se há folgas nas bronzinas,
de repente até desmonto o pistão para verificar desgastes nos anéis nos pinos,
acho que dá até para brunir os cilindros.
Aristides Jr
31/10/2022, 12:12
Olá Pessoal,
Neste domingo minha Junta de cabeçote queimou novamente!
Pensei que seria consequencia do prisioneiro que não aguentou o aperto!
Mas exame da junta demonstrou o que considero falha na fabricação.
Logo vou postar fotos e vamos discutir se estou certou ou errado e verificar se todos os passos que pretendo seguir são corretos.
Já desmontei! Breve fotos.
Aristides Jr
31/10/2022, 16:04
Acabei de adquirir a junta de cabeçote, especial, feita sob medida, revestida de cobre dos dois lados! Logo quando estiver com ela em mais vou postar mais detalhes! Mas posso adiantar que fui muito bem atendido e a foto demonstra qualidade da junta!
579806
Aristides Jr
01/11/2022, 09:35
Agora não estou conseguindo postar fotos da junta queimada!
Seguem algumas fotos dos detalhes da fabricação da nova junta:
579809
579808
579810
579811
Aristides Jr
02/11/2022, 17:29
Estava tentando anexar fotos, mas acho que o tamanho era grande e dava erro!
Vejam como queimou a junta!!! nada a ver com o prisioneiro número 1????
579812 579813 579814 579815
Falando em prisioneiro o número 1 saiu puxando todos os fios de rosca! estava na medida original de 3/8, acho que dá para fazer no bloco uma nova rosca na medida de 1/2 BSW (Rosca grossa).
Tenho aqui, de outras vezes, prisioneiro com a parte de baixo 1/2, está um pouco corroído no comprimento mas deve ter uns 12mm de rosca boa ? Será que vale a pena re-utilizar?
Alguem tem experiencia em como melhor resolver o problema da rosca que espanou!
Desta vez estou pensando em apertar até no máximo 8 kgf/m será que é suficiente?
Qual é o aperto original recomendado?
Aristides Jr
07/11/2022, 20:11
Boa noite Pessoal!
Realizei todas as limpezas;
Sistema de arrefecimento, mas ainda não aditivei!
Substitui o oleo;
Velas também!
Montei o motor;
Realizei as séries de apertos no cabeçote com os seguintes torques:-
1- 4,
2- 6,
3- 8 kgf/m
Funcionei o motor!
No dia seguinte:-
4- 10
5- 11 kgf/m (final)
Foi até aqui que apertei!
Funcionei o motor, aproveitei para refinar a regulagem dos carburadores!
O som parece bom!
A compressão está boa!
Não detectei umidade na câmara de combustão!
Vou esperar antes de andar com ele!
Deu alguns problemas! Não está bom, depois vou relatando aqui!
579834
Sydney66
07/11/2022, 22:37
Boa noite Aristides;
O que sei, dos manuais de manutenção, é que os parafusos do cabeçote devem ser substituídos quando se necessitar abrir o motor, devido ao processo de deformação que eles são submetidos durante o regime de trabalho do motor (esquenta/esfria etc).
Mas o torque dos parafusos desse seu motor eu não tenho, tenho o manual dos Jeep's CJ2A e CJ3A que usavam o motor de 4cc de cabeçote baixo (GoDevil todas as válvulas no bloco) o CJ3B já usa o de cabeçote alto (Hurricane, admissão no cabeçote e escape no bloco) então deve ser diferente.
Abs.
Aristides Jr
08/11/2022, 09:45
Olá Sydney!
Meu Jeep é o CJ3A! O Cabeçote é baixo com todas as válvulas no bloco!
Se tiver digital dos manuais e puder me enviar ajuda muito!
Só tenho o manual do proprietário e cópia de parte de um manual de serviços!
Sobre os parafusos tem toda a razão! No entanto é inviável neste meu motor porque o sistema de prisioneiros eles são "colados" no bloco, quase sempre ao tentar retira danifica a rosca, que é rasa e molhada.
É uma pena mas só vale a pena retirar no caso de usinar/plainar o bloco, para isso tem que desmontar o motor inteirinho!
Também tem a questão que o único jogo de prisioneiros a venda custa R$ 845 Bolsonaros!
Tirei uma foto de alguns prisioneiros para ilustrar melhor! A ponta da rosca no bloco tem contato com o liquido de refrigeração e quase sempre estão corroídos! Dá para perceber o pouco de rosca útil que tem! o primeiro prisioneiro foi feito com a rosca embaixo aumentada para 1/2
579835
Enfim o que eu faço é se não tiver necessidade de plainar o bloco, mantenho os prisioneiros!
Sydney66
09/11/2022, 11:26
Bom dia Aristides;
Interessante isso, talvez seja bom, apesar da idade do motor, adicionar um pouco de aditivo na água para evitar a corrosão dos prisioneiros.
Mas segue em anexo o que me pediu, ele tem os torques dos parafusos e muito mais, espero que lhe ajude.
Abraços.
579847
Aristides Jr
09/11/2022, 13:52
Boa tarde Sydney!
Essa corrosão aconteceu num tempo que não usei aditivo somado a um tempo que utilizei aditivo falso!
Hoje utilizo como aditivo óleo de corte (aquele solúvel).
Sei que é assunto polêmico! Entendo que um bom aditivo funciona melhor... mas por outro lado até onde sei não existem falsificações no óleo de corte, ele ajuda manter limpo e sem ferrugem!
Examinei o manual e não encontrei sobre montagem do cabeçote nem o torque correto a ser aplicado nos prisioneiros!
Sydney, se puder publica aqui a segunda parte deste manual! Acho que vai até a página 52! Desculpa te pedir mas não aprendi como fazer.
Sobre o Jeep ainda estou "lidando" com ele! Do jeito que vai o andar da carruagem terei de desmontar novamente! Depois vou passando aqui os detalhes.
Muito Grato Aristides Júnior
Aristides Jr
10/11/2022, 20:28
Pessoal não deu certo o serviço! Problemas com a junta, Vou mesmo ter que desmontar, denovo!
Por enquanto está nos planos trocar a junta e por garantia vou mandar novamente o cabeçote para verificar a planicidade, e também conferir novamente o plano do bloco! Pior que aconteceu numa época que estou sem tempo e sem lugar!
Sydney66
11/11/2022, 08:31
Bom dia Aristides;
Olhei rapidamente, parece que fala mais das válvulas, tinha mais 2 partes mesmo, veja com calma, olhei rápido mas não vi.
Se realmente não tiver, acho que existe uma tabela que, pela dimensão e tipo de rosca se define o torque do parafuso/prisioneiro, já escutei isso de engenheiros mecânicos, mas não lembro direito, pode ser uma forma de se chegar a um valor.
Abs
579871
579872
Aristides Jr
16/11/2022, 19:59
Pessoal aproveitei que o motor está sem a tampa da cabeça, aproveitei abri a tampa de válvulas e regulei normal é 0,40mm! Tinha valvula com 0,16, 0,30, a maioria para menos!Conforme fui virando o motor, para encontrar o ponto de abertura, percebi o barulho e consegui gravar este vídeo!
Parece que faz barulho quando e ressalto do comando encosta no tucho!
Os tuchos até que estão justos em condição de funcionarem muito tempo!
Funcionei o motor com a tampa de válvulas aberta!os tuchos estavam todos livres a maioria trabalhava virando!
Não sei gravar vídeo muito bem! Vejam se dá para escutar! Se puderem me dar alguma opinião, será de grande ajuda! Antecipadamente grato! Aristides Júnior
Barulho_no_motor_02.html
Aristides Jr
16/11/2022, 20:03
Acho que o video não foi! Vou verificar se existe algum outro jeito de enviar!
Aristides Jr
30/11/2022, 19:43
Olá Pessoal! Infelizmente não estou conseguindo acabar o Jeep!
Já fiz alguma coisa:-
Desmontei denovo! A junta de cobre que comprei estava mesmo com problemas nas medidas! Enviei de volta para o fabricante que me enviou outra, ainda nem consegui abrir a embalagem! Vejam alguns detalhes das diferenças:-
579925
579923
579924
Aproveitei realizei no cabeçote o teste para localizar imperfeições ou trincas, basicamente emergir o cabeçote no querosene de forma que a camera de explosão fique abaixo do nivel! Se houver trincas o querosene penetra!
579925
Enquanto esperava a nova junta aproveitei para procurar um barulho que havia no motor, em marcha lenta algo que parecia uma maquina de escrever:- o barulho vinha da engrenagem do comando! havia folga entre dentes e também o miolo estava se soltando!
579926
Quem disse que, com o motor no lugar, meste eixos sai fácil! tive que desmontar toda a frente, radiador e grade, descer o cambio uns 12cm, soltar os coxins do motor e levantar tudo que dava! Para liberar o caminho tem que manter todos os tuchos em cima, daí tive que tiras as molas e valvulas e amarrar os tuchos com barbante.
579927
visão da engrenagem
579928
Ótima ferramenta caseira para retirar as molas e válvulas
579929
579930
Começou a sair!
Havia uma mola quebrada ou se quebrou na desmontagem Admissão do 3 cilindro, Levei as válvulas para retificar no Sr. Durval (84) "Doutor em motores", me ajudou muito inclusive tinha a engrenagem nova, que nunca havia sido montada, com estoque de época antiga! Inclusive ele tem vários eixos comandos, engrenagens válvulas e outras coisas para willys!
579931
As que estavam boas foram retificadas!
579932
As que estavam mais feias Sr. Durval não permitiu usar, me arrumou novas!
Feito isso aproveitei e verifiquei as bronzinas, as de bielas feias, decidi trocar! As de mancais perfeitas vou manter! No entanto havia cerca de 0,60mm de folga axial (jogando o virabrequim para frente e para trás) para ajustar saquei a engrenagem do virabrequim e lá haviam calço de 1mm! Daí cortei retalho de sucata em chapa de aço inox com espessura de 0,42mm o furo central de 32mm com broca escalonada e do lado de fora cortei com o tesourão! Deu certou resultou em 0,10mm, chegando até 0,20mm forçando a lâmina em alguns lugares!
579933
Por enquanto foi isso! Mas tem muito mais!!! Tenho que brunir os cilindros, ajustar a bronzinas de bielas, esmerilhar/assentar, montar e regular as valvulas, limpar tudo, montar novamente.... Continua...
Abraço a todos!
Aristides Jr
30/01/2023, 18:24
Olá pessoal! Jeep tá funcionando já testei brevemente na cidade, estrada e na trilha leve, ficou bom o concerto! Breve vou postar mais detalhes incluindo o tempo/Mão de obra e o custo no geral! aprendi mais algumas coisas que vale a pena postar!
Aristides Jr
31/01/2023, 18:18
Olá pessoal!
Comemorei cedo demais!
Com 100km rodados, o Jeep apresentou todos os sintomas de junta queimada!
Não sei muito o que fazer!
Montei com o que pensei ser a melhor junta revestida em cobre dos dois lados! Retificado/plainado o tampo do cabeçote, prisioneiros verificados e suportaram o aperto duas vezes até 8kg.
Antes de começar a falhar estava ótimo, com funcionamento perfeito e muito forte para andar, retomadas com muito torque:-
-> Temperatura está funcionando sem válvula termostática medida na água do cabeçote é na faixa de 60, 70 graus (140, 160f),
-> Pressão do óleo normal como sempre.
-> Não havia nenhum sinal de alta temperatura nos pistões.
-> Valvulas com vedações retificadas e assentadas na pastinha, regulagem 0,40mm (0,016 polegadas);
-> Oleo perfeitamente limpo, sem nenhuma contaminação;
-> Carburadores regulados;
-> Ponto do motor ajustado de "ouvido" e aperfeiçoado durante os primeiros 20 Km.
-> Compressão 110 psi nos 4 cilindros;
Quando puder vou desmontar denovo e vou postando aqui! Já agradeço se puderem me passar dicas e palpites, Receio que estou deixando passar alguma coisar!
Aristides Jr
01/02/2023, 20:04
Olá pessoal desmontei para examinar!
Aconteceu exatamente igual a junta anterior!
Parecem até a mesma foto!
Mas não é! A de cobre queimou ontem e a outra em 30/10/2022!
Não entendi o que está acontecendo? Alguém já passou por isso ou tem alguma dica???
580152 580151
580153 580154
580155
Aristides Jr
16/02/2023, 15:15
Olá Pessoal!
Depois de examinar o que aconteceu e pesquisar.
Tudo indica que há problemas de encaixe/empeno, o cabeçote foi plainado então o problema só pode ser bloco!
Os especialistas dizem que somente na máquina é possível fazer a plaina!
No entanto decidi discordar e seguir no caminho mais Jeepeiro, realizando trabalho de qualidade em casa!
O texto é longo mas penso que vai ajudar quem estiver com o mesmo problema!
Desmontei tudo que tinha na frente:-
-> Cabeçote estava fora;
->Prisioneiros, não foi difícil e não houve problema com a rosca em nenhum deles;
-> Carburadores e a tubagem;
-> Tampa de válvulas e todas as válvulas, não tirei as molas.
-> Cano de abastecimento do óleo/Vareta, só encaixado vedado com silicone;
-> Bobina.
Só Isso aproximadamente 2 horas em diversão!
-> Limpeza no top do bloco, utilizei escova de aço na furadeira, panos e solventes;
-> Estacionei o motor com os pistões em meio curso, empapelamento com fita e jornal;
Mais 1 hora
-> Utilizei uma soleira de granito com 14,5cm de largura, (resto de obra), que havia quebrado o canto, cortei em dois pedaços 47cm e 31,5cm
No maior colei, com cola de contato no lado polido, duas metades de lixa ferro 3m (lona) 80.
No menor apliquei a tinta de empeno, também no lado polido utilizando um rolinho estreito de pintura.
-> Esfregando o granito no Bloco já deu para ver que ele estava uma canoa!
-> Iniciei o lixamento trabalhando de um lado para outro! Observação:-
1-> É um serviço pesado! Para mim, mais que 30 minutos, começou a formigar os braços e ombros!
Então programei para relizar sessões de 20 minutos cada!
2-> Cortei um Eva do tamanho da placa e utilizei em cima da placa umas barras e ferro pesando uns 2 a 4 kg para ajudar! A idéia é trabalhar mais puxando e empurrando e jogando menos o peso. Mesmo assim a posição do corpo é ruim, tem que fica na ponta dos pés, não foi bom! Então resolvi remover o paralamas e a roda! Ficou melhor.
Total de 2h 20minutos ainda não estava bom!
3-> Fiz uma nova medição com a tinta, já ficou melhor os trechos baixos se localizavam em lugares dentro da câmera de combustão, fora da junta. Mesmo assim na junção em camisa e bloco não estava aparentemente perfeito!
4-> Afim de trocar, removi e limpei a lixa da placa, com placa limpinha fiz medições apoiando a placa com uma régua e forcei a lâmina nos vãos, a lâmina 0,10 não entrou em lugar nenhum mas a 0,07 ainda entrava em alguns trechos.
5-> Colei desta vez uma lixa 36! Agora sim o serviço rendeu! Nem ficou marca de lixa nem nada! Duas sessões de 20 minutos foram suficientes para a lixar correr por igual!
6-> Fiz o serviço inverso “limpei” o rolinho no bloco, ficou uma camada fininha transparente por igual! Daí trabalhei com a placa bem suavemente até sumir toda a tinta, nisso foram mais uns 20 minutos.
7-> Mudei para a lixa 50, mais uma vez limpei o rolinho e trabalhei até limpar tudo!
Com isso concluí a plaina no bloco!
8-> Voltei minha atenção ao cabeçote, fiz uma limpeza de aproveitei para trabalhar 20 minutos nele com a placa de lixa! Estava um pouco ondulado, quase dão para perceber em alguns poucos pontos um pouco do desenho da usinagem! Com certeza mais 20 minutos ou menos finaliza!
Enfim estou neste ponto!
Minhas dicas estão no texto, o que destaco é:-
Sim, é possível plainar no lugar, de forma perfeita o bloco e o cabeçote deste motor!
Placa de granito é plana o bastante para servir de base e régua.
Se fosse encomendar, seria a placa de lixa com largura de uns 18 a 20cm ou seja um pouco mais largo que a peça, 14cm atendeu muito bem e gasta apenas uma folha de lixa cada vez. Embora isso não seja problema já que não precisou mais que uma de cada;
Iniciar com a lixa 36 e finalizar com a 50!
A tinta de empeno custou, com envio 36 Lula$, Acho que dá certo utilizar tinta de caneta Bic (Arranca a ponta e sopra no tubinho), e rolinho de pintura substitui a espuma por um pedaço de mangueira de borracha, espalha melhor sem absorver parte da tinta.
Então é isso! Agora estou no meio do caminho! Acredito que breve terei meu motor funcionando perfeitamente novamente!
Seguem as fotos
Abraço a todos e bom carnaval!
Placa de granito com a tinta
580189
Placa de granito com a lixa
580190
Primeira medição com a tinta
580191
Detalhe da medição,
580192
Aqui como ficou depois de 2H20Min com a lixa 80, vale a pena utilizar a 36 com 40 minutos obteria o mesmo resultado
580193
Detalhe do primeiro lixamento
580194
Segunda medição, quase boa!
580195
Detalhe de alguns pontos baixos,
580196
Vista com a junta, Estes pontos baixos estão em lugares que não afetam o funcionamento
580197
Aristides Jr
22/02/2023, 18:47
Olá Pessoal!
Voltei a mexer!
Lixei mais um pouco o bloco, limpei tudo! O plano está impecável!
Cabeçote nem mandei na retifica, fiz a mesma coisa:- Lixei com a placa e limpei!
Na véspera limpei as roscas com thinner e fixei os prisioneiros com trava quimica Loctite
Desta vez estou montando com junta da Taranto!
Ela me parece melhor do que já foi anteriormente! Está encaixando com maior perfeição e também com melhor aparencia, tem uma cor diferente, parece que está com algum banho de cobre no metal!
Passei graxa, uma demão muito fina com pincel largo.
Iniciei aperto como de costume e incluí uma etapa a mais:-
1- aperto até encostar
2- até 4kg
3- até 5,5 kg
4- até 7 kg
Deu tudo certo!
5- até 8kg o prisioneiro 13 não aguentou o aperto!
Desmontei em sequencia inversa.
Passei o macho no bloco aumentando a rosca para 1/2 BSW (Grossa)
Agora estou dependendo do torneiro para fazer prisioneiro sob medida.
Estou aproveitando para trabalhar a pintura de algumas partes do motor!
Abraço a todos!
Aristides Jr
07/03/2023, 09:07
Olá Pessoal!
Instalei o prisioneiro sob medida e montei com a mesma junta da tentativa anterior.
Dividi um pouco mais o aumento no torque:-
1- até encostar
2- até 4 kgf/m
3- até 5,5
4-até 6,5
5- até 7,5
6- até 8
7- voltei desde o primeiro verificando até 8 Kgf/m!
Agora é montar tudo denovo,
Estou aproveitando para recondicionar a bomba de combustível e também verificar o nível de gasolina na cuba dos carburadores.
Desculpe não tirei fotos!
Abraço a todos.
Aristides Jr
06/04/2023, 17:34
Olá Pessoal!
Só para atualizar depois da montagem rodei 90km e foi tudo muito bem!
Aconteceu que um prisioneiro está "minando" água! É o do meio lá perto da parede corta fogo!
-> Durante a montagem percebi que o grau neste prisioneiro foi maior que nos outros, mas como chegou até 8kgf/m deixei para ver!
-> Tudo indica que espanou a rosca!
-> Estou com a idéia de tentar fazer a nova rosca de 1/2 e substituir o prisioneiro, sem desmontar o cabeçote! Alguem já tentou????
-> É dificil porque lá atrás é apertado não há boa altura nem permite giro!
-> O prisioneiro original tem 11mm e o furo é um pouco maior! deve ter o tamanho suficiente 12,5mm para o macho passar livre até o bloco.
-> Acontece que o macho tem 80mm de comprimento total, cabeçote tem uns 60mm de altura, o macho deve penetrar uns 25 a 30 mm, ou seja ficou curto!
-> Estou pensando se vale a pena para usar como vira macho:- Construir um plug prolongador, ou comprar um macho máquina com 110mm de comprimento!
Abraço a todos! Se alguém já fez isso ajuda aqui!