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Ver Versão Completa : Ajuste de ponto, polias e ordem dos pistãos!



Pablo.pinto2007
17/11/2009, 11:04
Pessoal, estou aqui mais uma vez a recorrer aos amigos foristas. Já procurei em tudo quanto é lugar na net e não consigo achar nada a respeito que seja completo, ou seja, as informações estão incompletas.
Eu sei que por aqui deve ter algum especialista em motores, oh se tem!!!!

Estou com a suspeita que meu jeep saiu do ponto, ou seja, pulou algum dente da correia dentada, assim, fui verificar as informações.
Quando abri as carenagens, estava da seguinte forma:
- Eixo do volante na marcação OT e a polia do comando de válvulas não estava com a marcação na base do cabeçote, estava um pouco acima, então, fui colocar no lugar e me atrapalhei e acabei girando o volante com a chave sem apertar o esticador, ou seja, cerveja, perdi a referência e agora tenho que refazer todo o ponto.

Sei que as referências são os pontos marcados nas polias, agora a minha dúvida qual a real posição das polias, pois até onde sei é assim:
a polia do vira brequim deve estar alinhada com a polia do distribuidor nas suas respectivas marcações, uma de frente pra outra, e a polia do comando com a marcação na base direita do cabeçote.
Mas acontece que essa posição não dá certo o comando bate alguma valvula em algum pistão, ou seja, eu não consigo colocar a polia do comando na posição que reza.

Outra coisa essa posição OT no volante eu esqueço, ou utilizo somente ela, pois li em outra artigo que diz assim:
- coloque o volante na posição OT, o distribuidor na posição do 1 cilindro, e a polia do comando na posição citada acima.
Esta informação está batendo?

Outra coisa eu não sei qual a ordem dos cilindros, até onde vi no meu jeep está assim, 1-4-3-2, mas li por aí que todo motor 4 cilindro é 1-3-4-2, com exceção do boxer (VW a ar), e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?

Abraços e espero ajuda urgente, pois o bixim tá só esperando o socorro do dono...

Agora se não der certo ver isso hoje, amanhã ele volta para o hospital.

Motor AP 1.8 álcool com comando 049G.

Pedrão B.
17/11/2009, 12:58
Pablo,
Como você perdeu a referência, o rotor do distribuidor não irá lhe ajudar.
Você precisa deixar o primeiro cilindro no PMS entre compressão e explosão.
Para isso tire a vela dele e coloque o dedo no orificio(uí!) da vela e virar a polia do vira até sentir uma compressão(sopro) forte, não confunda com escape!
Você vai precisar ter um pouco de feeling para saber quando ele realmente estará no PMS depois é só começar a sincronização.
Desculpe se o texto estiver uim, mas estou postando do celular!
()ls

Jacimar
17/11/2009, 13:42
:?: e outra coisa qual é o primeiro cilindro, o mais próximo ao volante ou não?
Prezado, normalmente o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador :concordo:

Carlos Alberto da Silva
17/11/2009, 21:05
Ola e o que fica proximo do radiador

Pablo.pinto2007
18/11/2009, 09:38
Então, eu estou totalmente confuso...
Pois ontem eu considerei como sendo o primeiro cilindro o mais próximo do volante, e pelo visto parece que vai dar certo, não pude confirmar pois a bateria não aguentou partir o motor.
Mas fiz assim, soltei a correia dentada, coloquei a polia do comando alinhada com a marca na base do cabeçote do lado direito (essa todos sabem), aí por analogia coloquei o volante na posição OT, beleza! Aí eu coloquei do jeito que estava antes, ou seja, não mechi na ordem dos cabos de vela nem do distribuidor e levando em consideração que o primeiro cilindro é o mais próximo do volante, a ordem bateu com o que diz a regra, 1-3-4-2, e assim montei a correia dentada.
Mais tarde se a clavícula deixar, pois quebrei a pouco tempo atrás e ontem senti um estalo (vou ao médico hoje ver o que foi), colocarei a bateria do carro da patroa pra ver se ele parte, se partir, beleza, estou certo, se não vou ver a posição, contando que o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador.

Abraços e colocarei o resultado aqui amanhã.

Jacimar
18/11/2009, 11:18
Não conheço bem o motor AP ! :oops: os BF, GM250 , GM261 e Powertech que estou acostumado felizmente não tem correia dentada :D, se você não mexeu nos cabos de vela parece que vai dar certo, tenha atenção redobrada, pois um amigo levou um Corsa na autorizada e o mecânico fez uma bagunça com os cabos de vela, quando deram partida houve -provavelmente - ignição em um cilindro que estava em fase de admissão, a vareta de óleo saiu voando e atingiu o mecânico no rosto :parede:, como curiosidade já vi alguns motores diesel em que o primeiro cilindro é considerado o mais próximo ao volante, como você imaginava, só que a ordem de ignição e invertida também, ou seja, trocaram 6 por meia dúzia :pensativo: não sei o porque disso !

Minotauro
18/11/2009, 19:06
Então, eu estou totalmente confuso...
Pois ontem eu considerei como sendo o primeiro cilindro o mais próximo do volante, e pelo visto parece que vai dar certo, não pude confirmar pois a bateria não aguentou partir o motor.
Mas fiz assim, soltei a correia dentada, coloquei a polia do comando alinhada com a marca na base do cabeçote do lado direito (essa todos sabem), aí por analogia coloquei o volante na posição OT, beleza! Aí eu coloquei do jeito que estava antes, ou seja, não mechi na ordem dos cabos de vela nem do distribuidor e levando em consideração que o primeiro cilindro é o mais próximo do volante, a ordem bateu com o que diz a regra, 1-3-4-2, e assim montei a correia dentada.
Mais tarde se a clavícula deixar, pois quebrei a pouco tempo atrás e ontem senti um estalo (vou ao médico hoje ver o que foi), colocarei a bateria do carro da patroa pra ver se ele parte, se partir, beleza, estou certo, se não vou ver a posição, contando que o primeiro cilindro é o mais próximo ao radiador.

Abraços e colocarei o resultado aqui amanhã.


Seguinte: Coloca o vira brequim em 0T, o comando com o pontinho da polia alinhado a base direita do cabecote. Ok, agora veja como esta o distribuidor. Tirando aquela tampinha que vai embaixo do rotor, voce vai ver um risquinho na borda do distribuidor, onde essa tampinha acenta. Alinhe o risquinho do distribuidor com o risquinho que tem no meio do rotor. Pronto, eh so dar a partida. Desse jeito o ponto esta em 0 grau. Dai voce vai precisar por uma pistola de ponto e deixar no ponto desejado. Espero ter ajudado.

Abracos.

Pablo.pinto2007
19/11/2009, 14:04
Seguinte: Coloca o vira brequim em 0T, o comando com o pontinho da polia alinhado a base direita do cabecote. Ok, agora veja como esta o distribuidor. Tirando aquela tampinha que vai embaixo do rotor, voce vai ver um risquinho na borda do distribuidor, onde essa tampinha acenta. Alinhe o risquinho do distribuidor com o risquinho que tem no meio do rotor. Pronto, eh so dar a partida. Desse jeito o ponto esta em 0 grau. Dai voce vai precisar por uma pistola de ponto e deixar no ponto desejado. Espero ter ajudado.

Abracos.

Amigo essa informação eu não tinha...
Infelizmente estou desgostoso do jeep, primeiro me aconteceu uma queda de moto, por não ter escolhido o jeep para a aventura, resultado, quebrei a clavícula, e agora 50 dias depois, com o meu primeiro esforço quebro o "remendo" a placa de titânio tentando ajustar o jeep, aí já viu a desgraça está feita...
Mas antes de saber que a placa havia quebrado, ajustei mais ou menos do jeito que falaram aí, falta só verificar a sua informação sobre essa marca que tem no distribuidor por dentro...
E para o teste final trocar a bateria dele pela do carro da patroa... pra fazer o bixu pegar....
Abraços! e se pegar postarei aqui e se não... vai ou pra oficina ou pro túmulo (garagem).

Minotauro
19/11/2009, 14:15
Amigo essa informação eu não tinha...
Infelizmente estou desgostoso do jeep, primeiro me aconteceu uma queda de moto, por não ter escolhido o jeep para a aventura, resultado, quebrei a clavícula, e agora 50 dias depois, com o meu primeiro esforço quebro o "remendo" a placa de titânio tentando ajustar o jeep, aí já viu a desgraça está feita...
Mas antes de saber que a placa havia quebrado, ajustei mais ou menos do jeito que falaram aí, falta só verificar a sua informação sobre essa marca que tem no distribuidor por dentro...
E para o teste final trocar a bateria dele pela do carro da patroa... pra fazer o bixu pegar....
Abraços! e se pegar postarei aqui e se não... vai ou pra oficina ou pro túmulo (garagem).

Não desanime não meu amigo. Tudo vai se resolver.

O problema é o seguinte: Quando você mexe na correia dentada, você tira do lugar o eixo que toca a bomba de combustível, que é o mesmo eixo que toca o distribuidor(eixo loco), aquele que tem uma polia igual a do comando e fica um pouco abaixo do esticador da dentada. Então você pode acertar o eixo de forma que os dois risquinhos(no distribuidor) que lhe falei fiquem alinhados ou pode mexer no distribuidor(como se tivesse acertando o ponto) para que também eles fiquem alinhados. É só você olhar o distribuidor de cima e alinhar bem, apontando o rotor bem no meio desse risco.

Torço para que dê certo e que resolva o seu problema da clavícula.

Abraços.

Pablo.pinto2007
20/11/2009, 15:46
Não desanime não meu amigo. Tudo vai se resolver.

O problema é o seguinte: Quando você mexe....... meio desse risco.

Torço para que dê certo e que resolva o seu problema da clavícula.

Abraços.

Amigo agradeço os votos de melhoras:concordo: e é isso mesmo, eu saquei bem como se regula o tal ponto, essa não é a primeira vez que tento, sendo que da primeira eu não sabia realmente, eu não conhecia o fórum 4x4, faz algum tempo, hoje, com mais conhecimentos e com o auxílio dos amigos do fórum, também não deu em nada, pois o tinhoso:twisted: não quis pegar nem a pau, coloquei a sua informação em prática:concordo: e nada, ele não pegou:discordo:, mas me parece que não é por causa do erro de ponto, eu tenho quase certeza que foi o cabeçote:parede: que foi pro espaço... estou torcendo pra que não seja, mas como o que conta é a experiência...
Agora ele já foi para a clínica:dance:, e amanhã vou passar lá pra ver o resultado da análise do mecânico... tomara que eles descubram:palmas:, pois se não vou ter que chamar a "mãe Tereza", pra botar um baralho pra advinhar onde é o problema:idea:...

Abraços e quando o meca tiver o diagnóstico posto aqui...

Pablo.pinto2007
24/11/2009, 17:02
Á todos os que acompanharam e deram sugestões, trocaram idéias, deram a maior força, meu muito obrigado!
Venho deixar aqui, como prometi o resultado do diagnóstico do jeep... como já esperava, o motor foi pro saco...
Incrívelmente ele deu um esquente, não sei por aí à fora, mas esquente por aqui é quando um motor superaquece e o cara num tá nem aí, continua andando... no meu caso eu nem percebi, pois era um barulho que ele já vinha apresentando fazia algum tempo, agravando somente na ocasião... e instantaneamente... ou seja, a junta do cabeçote torrou... mas me parece que está tudo bem com o cabeçote, estou esperando o orçamento da retífica. E outra coisa que aconteceu foi os casquilhos que ficaram rodando na biela e vira brequin, isso pra mim era novidade, mas não improvável, pelo barulho que ele já vinha fazendo e já havia apresentado antes (só que antes havia parado), o dito barulho era de ferro roçando com ferro, por isso não me espantei, mas o que me revolta é que um motor desses era pra durar para o resto da vida, pois aguenta mais de 100.000km de cacete, e pelas minhas contas não chegou nos 20.000km estourando, só pra se ter uma idéia, essa viatura é só para passeios com a família aos finais de semana pego uma praia perto de casa (25km estourando - ida e volta), passeios do nosso jeep clube, que a distância maior que fui foi de 320km pra ir e 320 para vir, então botando por cima, talvez não tenha chegado aos 20.000km....
E isso é de indignar qualquer um... pois fui eu quem comprei as peças na época em que fiz o motor (FEV/08, ou seja não fez nem dois anos), comprei da melhor marca, todas as peças novas, bomba de óleo, jogo de pistões com seguimentos, casquilhos, retífica dos eixos, tanto vira quanto do distribuidor, cabeçote com 4 valvulas novas das oito, as outras 4 estavam boas, juntas, etc, etc... fiz tudo pra ficar um motor 100% pro resto da vida....
Mas aí eu pergunto onde está o erro? Será que foi na retífica? que não colocaram nas medidas certas? ou foi aperto, ou melhor falha do mecânico na hora de montar que não deu o aperto necessário? Ou é os cacetes mesmo que dei nele?

Estou tentando colocar a "culpa" em alguém ou alguma coisa!!!
Me ajudem!!! (brincadeiras!!!)

Agora é só aguardar o orçamento da retífica, comprar as peças que serão necessárias, montar e partir pra outras, que aliás, estarei parando o velho por algum tempo, pois estou, nesse exato momento, com a clavícula quebrada e fazendo a caixa de fusíveis dele pra quando ele chegar da oficina, aprimorá-la e instalar a dita.


Abraços!

Minotauro
24/11/2009, 19:26
Á todos os que acompanharam e deram sugestões, trocaram idéias, deram a maior força, meu muito obrigado!
Venho deixar aqui, como prometi o resultado do diagnóstico do jeep... como já esperava, o motor foi pro saco...
Incrívelmente ele deu um esquente, não sei por aí à fora, mas esquente por aqui é quando um motor superaquece e o cara num tá nem aí, continua andando... no meu caso eu nem percebi, pois era um barulho que ele já vinha apresentando fazia algum tempo, agravando somente na ocasião... e instantaneamente... ou seja, a junta do cabeçote torrou... mas me parece que está tudo bem com o cabeçote, estou esperando o orçamento da retífica. E outra coisa que aconteceu foi os casquilhos que ficaram rodando na biela e vira brequin, isso pra mim era novidade, mas não improvável, pelo barulho que ele já vinha fazendo e já havia apresentado antes (só que antes havia parado), o dito barulho era de ferro roçando com ferro, por isso não me espantei, mas o que me revolta é que um motor desses era pra durar para o resto da vida, pois aguenta mais de 100.000km de cacete, e pelas minhas contas não chegou nos 20.000km estourando, só pra se ter uma idéia, essa viatura é só para passeios com a família aos finais de semana pego uma praia perto de casa (25km estourando - ida e volta), passeios do nosso jeep clube, que a distância maior que fui foi de 320km pra ir e 320 para vir, então botando por cima, talvez não tenha chegado aos 20.000km....
E isso é de indignar qualquer um... pois fui eu quem comprei as peças na época em que fiz o motor (FEV/08, ou seja não fez nem dois anos), comprei da melhor marca, todas as peças novas, bomba de óleo, jogo de pistões com seguimentos, casquilhos, retífica dos eixos, tanto vira quanto do distribuidor, cabeçote com 4 valvulas novas das oito, as outras 4 estavam boas, juntas, etc, etc... fiz tudo pra ficar um motor 100% pro resto da vida....
Mas aí eu pergunto onde está o erro? Será que foi na retífica? que não colocaram nas medidas certas? ou foi aperto, ou melhor falha do mecânico na hora de montar que não deu o aperto necessário? Ou é os cacetes mesmo que dei nele?

Estou tentando colocar a "culpa" em alguém ou alguma coisa!!!
Me ajudem!!! (brincadeiras!!!)

Agora é só aguardar o orçamento da retífica, comprar as peças que serão necessárias, montar e partir pra outras, que aliás, estarei parando o velho por algum tempo, pois estou, nesse exato momento, com a clavícula quebrada e fazendo a caixa de fusíveis dele pra quando ele chegar da oficina, aprimorá-la e instalar a dita.


Abraços!


Olá amigo. Que estrago hein????

As bronzinas rodaram por que, provavelmente, ouve uma falta de lubrificação nas mesmas. Pode ser por um problema na bomba de óleo, um top muito íngrime que você pegou e o pescador não conseguiu pescar o óleo, ou qualquer outro motivo que tenha ocorrido para que a pressão do óleo tenha baixado. Faltando lubrificação, as bronzinas, aquecem e se fundem ao vira brequim e rodam, fazendo um estrago mais ou menos. As bielas podem ter azulado e o vira também. Daí ja era, so trocando mesmo. Mas vamos torcer pra que tenha rodado pouco e não tenha condenado essas peças.

Abraços.

Pablo.pinto2007
25/11/2009, 09:44
Olá amigo. Que estrago hein????

As bronzinas rodaram por que, provavelmente, ouve uma falta de lubrificação nas mesmas. Pode ser por um problema na bomba de óleo, um top muito íngrime que você pegou e o pescador não conseguiu pescar o óleo, ou qualquer outro motivo que tenha ocorrido para que a pressão do óleo tenha baixado. Faltando lubrificação, as bronzinas, aquecem e se fundem ao vira brequim e rodam, fazendo um estrago mais ou menos. As bielas podem ter azulado e o vira também. Daí ja era, so trocando mesmo. Mas vamos torcer pra que tenha rodado pouco e não tenha condenado essas peças.

Abraços.

Olá amigo!

Não me parece que foi isso, veja só: eu até entendo que tenha faltado água no radiador e que tenha dado um esquente no motor e queimado a junta e etc e tal... por que o meu marcador de temperatura está quebrado, será um dos pontos principais, ou melhor todo o sistema de refrigeração, trocarei o radiador colocarei selado com vazo expansor, atualmnte é o original, nada contra, até a capacidade é maior e tudo mas, se é pra ter dor de cabeça, melhor trocar logo pelo sistema do motor. Assim terei confiabilidade nesse sistema...
Mas o fato de ter faltado óleo no restante do motor, isso eu acho meio improvável, ou não, os feras (você pelo visto), podem me falar algo... veja tenho originalíssimo o marcador de pressão do óleo, que a meu ver é bastante confiável, pois pega fisicamente uma tomada direto do sistema de óleo e marca a pressão, no meu caso a tomada fica ali no filtro de óleo, e estava marcando normal, ou seja, quando o motor está em baixa rotação a pressão ficava no meio, e quando em alta rotação, marcava quase no final de escala... só tem um problema aí, estava com um pequeno vazamento nessas conexões e quando eu parei o jeep no dia do ocorrido, não vi nível de óleo na vareta, completei com 1 litro, e aí sim ficou no nível ideal, só que vendo nessa ótica um litro de óleo, comparado com 3 (3,5) que o motor pega, não seria crítico ao ponto de rodar a bronzina seria? já que era um piado que inclusive já havia escutado em outra ocasião, só não deu em nada, mas escutava, e como já falei, havia sumido...
No meu caso as bielas dá pra dar um jeito, não ficaram azuladas, e o eixo do vira vai para .75, agora a pergunta é recomendado?
Há quem diga que não, o cara da retífica disse que não tem problema, que muita gente faz.... não tenho opinião ainda... o que acham?

Abraços...!!!!!!!!

Jacimar
25/11/2009, 10:36
Olá amigo!

. . . trocarei o radiador colocarei selado com vazo expansor, atualmnte é o original, nada contra, até a capacidade é maior e tudo mas, se é pra ter dor de cabeça, melhor trocar logo pelo sistema do motor. Assim terei confiabilidade nesse sistema...
. . . completei com 1 litro, e aí sim ficou no nível ideal, só que vendo nessa ótica um litro de óleo, comparado com 3 (3,5) que o motor pega, não seria crítico ao ponto de rodar a bronzina seria?
Abraços...!!!!!!!!


Prezado bom dia ! que azar hein ! :-( se você quiser manter o radiador original, você pode fazer como já fiz em meu Jeep, no da esposa e na minha C10, bem, o esquema é o seguinte : você instala um vaso de expansão, pode adaptar um como fiz, utilizei o de água do limpador de pára brisa do Uno, ele encaixa perfeitamente no lado interno do pára lama direito, você tampa o lugar onde fica a bomba dágua com silicone e faz um furo na parte de cima para entrar a mangueira que vem do ladrão do radiador, nesse lugar utilizei mangueira transparente para poder ver a água indo e vindo e checar o funcionamento do sistema, compra uma tampa MF14 da Flório, própria para o Jeep, se você simplesmente colocar essa tampa no radiador a água apenas vai para o vaso de expansão, ela não volta, o segredo é você pegar a vedação de outra tampa qualquer e colocar sobre o anel de estanho que fica na parte de baixo da tampa e que encosta no bocal do radiador, vedando-o, aí sim a água vai para o vaso quando esquenta e volta quando esfria :dance:você não vai precisar ficar tirando a tampa do radiador para completar a água, você completa pelo vaso de expansão . . . lembre que o vaso não fica pressurizado, apenas o radiador, e você vai economizar aditivo porque o radiador não vai mais jogá-lo fora :concordo: Quanto ao óleo, bem, 1 litro em 3,5 é uma diferença grande :putz:não sei se seu motor poderia suportar isso . . .

Pablo.pinto2007
25/11/2009, 18:33
Realmente, 1 litro de óleo equivale a 30% do volume ideal... pode ser muito, mas não acredito que seja drástico ao ponto de estragar o motor, visto que o motor não roda assim faz tempo.... mas tudo bem, já engoli essa parte de que o óleo tenha danificado o motor, foi puro desleixo meu... confesso.

Em relação ao motor propriamente dito, pequei hoje o orçamento da retífica e oficina (peças), realmente vou ter que fazer o motor por inteiro...
Pistões estavam fora de medida, ou seja, haviam desgastes irregulares neles, bronzinas de biela, de chumaceira, juntas, ou seja, tudo que se precisa num motor pra retificar e ficar novo de novo...
Vou gastar o que não esperava....

Em relação ao radiador, não acredito mais no meu radiador, pelo simples fato de não gostar que ele trabalhe com pressão, isso uma vez me fez ficar no meio da rua, pois a pressão estourou o radiador (podre = antigo) e acabei no prego mesmo assim, então quando compro uma tampa nova retiro a válvula para ficar sem pressão... estou, como já disse, pensando em trocar todo o sistema, com radiador da pampa e vaso de selagem, pressurizado... pois também não acredito nesses sem pressão, pelo simples fato de ter que fazer esses arranjos com a tampa. Um colega meu tinha esse sistema e acabou trocando de uma vez, pois perdia a água e a água não voltava.... teve dor de cabeça.

Abraços!

Só na elétrica agora, projetando a caixa de fusíveis!

Jacimar
26/11/2009, 07:27
Bom dia prezado ! realmente se seu radiador está ruim é melhor colocar um compatível com o seu motor, o meu radiador também estava ruim e só a colméia ficou por R$400,00, se não me engano, fiz isso porque completo ficava por R$900,00 :shock: um absurdo ! o Jeep da minha 'exposa' foi trocado completo por R$300,00 a 6 anos atrás, e o salário de ninguém triplicou nesse período :pensativo: se algum dia e for fazer algo parecido, penso em não fechar a frente do Jeep completamente, como nos Passat e gol antigos, lembra ? a intenção é melhorar a ventilação do cofre do motor, talvez melhore até a temperatura da cabine :dance: boa sorte e um abraço . . .

maico lapschies
26/11/2009, 09:13
Pablo,meu motor tb foi pro saco(2 vezes) por causa de aquecimento.
usava radiador de opala 6 cil, era grande mas tava entupido. fui trocar a comeia eo preço era 600,00, nao troquei:parede:. coloquei um radiador de opala 4cil (pequeno) que tinha em casa.:parede:resultado motor aqueceu e foi pro saco denovo.
dai coloquei radiador santana que tem ar condicionado:dance:,paguei +- 250/300, novo.ficou muito bom, o radiador é grande é tem lugar pra por duas ventuinhas.eu coloquei as duas mas acho que nem precisa, uma ja da conta. mas como ja tive muito prejuiso por causa de aquecimento coloquei as duas pra garantir.

dai entao minha dica radiador de santana com ar condionado, e todo o sistema de mangueiras, valvula termostatica,vaso entensor... tudo original do motor ap.

abraços

Pablo.pinto2007
26/11/2009, 21:08
É isso amigos, é bom ver que o pessoal colabora mesmo.

É essa a intensão, colocar o sistema do próprio motor e por aqui o pessoal coloca muito o da pampa, que fica muito bom.. inclusive no meu caso vou ganhar mais espaço, pois o meu radiador ocupa muito espaço atualmente, o radiador da pampa é bem mais fino, em compensação terei que colocar o vaso expansor... ou seja mais espaço a demandar, onde quase já não tem.
Mas primeiro vou consertar o motor e o resto fica pra depois, ou melhor, em seguida mas sem pressa de gastar.... aos pouquinhos vou fazendo, já que estou de cabeça no sistema elétrico, enquanto ele está na oficina fazendo o motor....

É isso.... até mais....

Pablo.pinto2007
28/12/2009, 10:48
Depois do motor feito, trouxe o CJ pra casa e fiz a parte elétrica que quem se interessar pode conferir no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2561 e como todos sabem a causa do motor ter batido foi o superaquecimento, segundo os mecânicos que montaram era um vazamento na mangueira, mas ontem observando o jeep vi que continua vazando água, então retirei toda a parafernália para retirar o radiador e aonde vi mais ou menos onde estava vazando era uma rachadura, então escareei com um estilete retirei todo o resto de tinta que havia e fiz o velho remendo com durepox (oh produto santo), e passei uma base epóxi por cima, só pra dizer. Medi o difusor que utilizo no radiador novo que já comprei e vi que com alguns novos suportes dará certo, ou seja, não precisarei comprar um outro difusor para instalar o radiador novo... troquei a eletroválvula e remontei tudo, deu tudo certo, está sem vazamentos, e como observei que o radiador estava batendo naquele travessão que tem no chasssis na frente, coloquei um calço de eva, para não bater mais, pelo menos durará até eu me recuperar da cirurgia e poder trocar pelo sistema novo.

Já comprei o radiador, o vaso expansor, a eletroválvula (que instalei no velho) e uma válvula termostática.
Mas veio a dúvida que estou até agora pensando, a válvula termostatica que comprei é de 82 ºC e a eletrovalvula de 82 a 77 ºC ou seja, aciona em 82 e desliga em 77, agora eu pergunto, dará certo? pois fiquei pensando não irá ficar ciclando? abrindo e fechando a termostatica e o eletro ligando e desligando?

Abraços e Feliz ano novo!

Jacimar
28/12/2009, 11:10
. . .escareei com um estilete retirei todo o resto de tinta que havia e fiz o velho remendo com durepox (oh produto santo), e passei uma base epóxi por cima, só pra dizer. . .

. . .
Mas veio a dúvida que estou até agora pensando, a válvula termostatica que comprei é de 82 ºC e a eletrovalvula de 82 a 77 ºC ou seja, aciona em 82 e desliga em 77, agora eu pergunto, dará certo? pois fiquei pensando não irá ficar ciclando? abrindo e fechando a termostatica e o eletro ligando e desligando?

Abraços e Feliz ano novo!

Bom dia prezado ! não confie muito no 'São' Durepoxi :discordo:, fiz um remendo no gargalo do meu CJ64 e ficou bom alguns dias, depois começou a 'minar' água no remendo, ainda bem que já havia comprado um gargalo novo . . . já pensou ? perder o motor de novo ? :putz: quanto a ter conflito entre a termostática e o interruptor da ventoinha acho que não vai ter problema, pois a termostática começa a abrir bem antes dos 82ºC nominais :concordo:

Pablo.pinto2007
28/12/2009, 12:01
Bom dia prezado ! não confie muito no 'São' Durepoxi :discordo:, fiz um remendo no gargalo do meu CJ64 e ficou bom alguns dias, depois começou a 'minar' água no remendo, ainda bem que já havia comprado um gargalo novo . . . já pensou ? perder o motor de novo ? :putz: quanto a ter conflito entre a termostática e o interruptor da ventoinha acho que não vai ter problema, pois a termostática começa a abrir bem antes dos 82ºC nominais :concordo:

O são durepóxi é como falei é só pra eu não ficar sem água no radiador por muito pouco tempo, até porque meu radiador não tem pressão, tem tampa, mas não pressão, então segurará esse pouco tempo que preciso até reformar o sistema!

Feliz ano novo!

jcbbastos
25/06/2012, 13:30
Pesquisando no forum sobre regulagem de ponto, encontrei este post que ja vem de algum tempo. Fui verificar os ajustes no meu jeep, motor OHC 4cc e verifiquei que quando a marca de PMS na polia coincide com a seta o rotor do distribuidor esta apontando para o lado contrario da marca no corpo do distribuidor. Meu jeep quando arranco parece que tem pouca força, tenho que acelerar bastante para sair da inercia. Pelo que li o rotor teria que estar apontando para a marca em PMS. Isso pode ter alguma influência no sintoma apresentado pelo carro e como resolver? Moro no interior do RJ e por aqui é dificil encontrar mecânicos capacitados.

Jacimar
26/06/2012, 07:45
Bom dia prezado ! provavelmente em algum momento da vida do seu motor, o distribuidor foi retirado e montado de novo "meio" errado, mas isso não impede o correto funcionamento do motor, quanto a falta de força pode ser o avanço a vácuo com problema, já testou ? ou ponto atrasado de mais etc . . . um abraço !

jcbbastos
26/06/2012, 14:59
Caro Jacimar, obrigado pelas informações. Vou levar meu jeep em um mecânico amigo Meu, e com as informações obtidas aqui no forum, mesmo ele nào sendo especialista em jeep, deve resolver os problemas. Assim que resolver os problemas posto um comentário.