PDA

Ver Versão Completa : Como usar o macaco Hi-lift



Jorge Grego
19/01/2005, 17:36
Caros amigos, acabei de comprar, um macaco hi-lift e fui testa-lo em meu Engesa, levantei pelo pará-choque dianteiro no lado direito só que o chassis subiu uns 80 cm e a roda não saiu do lugar.
Qual é a maneira correta de usa-lo?
Abraços
Jorge

NeRo
19/01/2005, 18:03
Onde você apoiou a garra do Hi-Lift? De frente a longarina do chassi, certo? :?

Eduardo Chaves
19/01/2005, 18:20
80 cm... :shock: :shock:

Que molas e amortecedores está usando ? Está com a barra estabilizadora ?

Tire uma foto da suspensaum, tb quero deixar a minha assim... hehehe...

Agora... o procedimento está certo sim, espero que vc tenha comprado um HL de 1,50m... hehehe...

[]'s...

dero
19/01/2005, 18:35
O Hi tem q ser maior q o RTI do carro se nao nao levanta, tem q medir antes e comprar depois.

Talvez seu Hi Lift tenha q passar por um body lift :mrgreen: , nada q algumas soldas nao resolvam :D daí ele fica SPOAdo!

valeu

Eduardo Velo
19/01/2005, 18:46
Acho que 80 cm pelo parachoque não tira o pneu do chão do engesa , mas o HL de 1,20 m tira sem problemas ...
Num passeio pela Est. Petr. o Engesa do Reinaldo saiu as molas que tinha curso menor que amort. usamos 1 HL de 1,20 e outro de 1,50m para erguer o Engesa e colocar as molas .
Jorge vai subindo o HL até dar fim de curso , se não conseguir , calça com um toco de madeira .

[]s...

Aurélio
20/01/2005, 02:05
Jorge,

Veja se as dicas em anexo podem te ajudar.

[]'s

Jorge Grego
20/01/2005, 09:27
Caros amigos.
Obrigado pelas dicas.
O macaco é de 1,2 mts, as molas são originais do F1 e os amortecedores são do 608 se eu não me engano, pois já comprei assim.
Estou sem maquina para tirar fotos agora, assim que der eu posto elas aqui.
Vou fazer outro teste de levantamento para ver se as molas não saem.
Obrigado.
Jorge

Jorge Grego
21/01/2005, 21:18
Caros amigos.
Fiz outro teste é agora deu tudo certo, tirei as rodas do chão e as molas não cairam.Inclusive já fiz uma base maior para colocar de apoi no macaco.
Obrigado,
Abraços
Jorge "Grego"

dero
23/01/2005, 20:00
Jorge,

Qual foi a altura do apoio? já pensou em fazer um body lift no hi lift? tipo com a solda de um pedaço de ferro0... quem sabe ate com uma base mais larga pra garantir boa pegada em terreno lamacento/areia sem ter q afundar no chao.

valeu

Théo_Augusto
24/01/2005, 19:09
Olá Pessoal

Muita prudência ao usar o Hi-lift. O texto diz da possibilidade de acontecer um acidente com seu uso, mas acho que o aviso deveria ser dado com maior ênfase....

Os acidentes com este tipo de "macaco" são mais comuns do que parecem, e costumam ser bem violentos....

Sempre segure com firmeza o cabo do hi-lift e jamais solte-o quando estiver na operação de descida.... Ele começa um violento movimento de sobe-desce e costuma achar alguns queixos pelo caminho...

Quando se chega a alturas perto de 60% do tamanho do hi-lift também não confie na estabilidade do mesmo, é muito instável e pode resultar na queda do veículo e se o piso não for de boa aderência o macaco pode "estilingar" pra cima de suas canelas....

Acho-o uma excelente ferramenta, uso-o com frequencia (principalmente para reparos) mas precisa de muita atenção para utiliza-lo...

Abraços
Théo
Fpolis

NeRo
24/01/2005, 19:22
Acho-o uma excelente ferramenta, uso-o com frequencia (principalmente para reparos) mas precisa de muita atenção para utiliza-lo.
Hi-lift é que nem câmera fotográfica... O pessoal vai pegando e usando sem ler manual, nada, eu já dei meus vacilos e vira e mexe acabo me distraindo ainda, mas essa operação que você faz é justamente uma das mais perigosas... como faz para eliminar o movimento lateral? Zequinhas ou cordas? :D
Abraços!

dero
24/01/2005, 20:38
Zequinhas?

Nao devem ser muitos os inimigos q se dispoem a trabalhar de zequinha..... hehehe :lol:

tio
24/01/2005, 20:51
Neste fds , tiramos o Javali do Marcio , usndo um HL.....bobeamos e ele escapou e , por pouco nao acerta a perna do Celso , com muita força......nao pode deixar inclinar de jeito nenhum

Samurai_MOA
25/01/2005, 02:30
O meu sofreu uma reforçada no encaixe do "pé", tava meio folgado usamos um parafuso maior pra nao dar tanta mobilidade qdo tiver erguendo o veiculo! :wink:
_________________

dero
25/01/2005, 14:10
Alguem ja experimentou furar na extremidade do Hi, bem como na ancoragem no carro pra colocar um contra pino qdo for usar, travando a posiçao dele no carro?

Théo_Augusto
25/01/2005, 14:37
como faz para eliminar o movimento lateral? Zequinhas ou cordas? :D
Abraços!

Reza!!!! :lol: :lol:

Mudei comportamentos.... Sempre que preciso levantar a viatura para algum reparo ou algo parecido nunca deixo-a no hi-lift. Suspendo-a e calço com pedaço de madeira, pneu, tripé, etc... e imediatamente tiro o hi-lift. Até porque em casa esta situação é muito pior que em uma trilha, aonde geralmente temos outras pessoas e é para calçarmos as rodas do carro.. Em casa o piso é escorregadio o que torna a operação muito mais perigosa.......

Até mesmo um "delicado" americano que participa deste forum quase já teve seus dedos esmagados por conta de um desavisado hi-lift que resolveu cair ehehe..... :lol: :lol:

Abraços
Théo

Théo_Augusto
25/01/2005, 14:42
Alguem ja experimentou furar na extremidade do Hi, bem como na ancoragem no carro pra colocar um contra pino qdo for usar, travando a posiçao dele no carro?

Assim não... o que já vi em carros de cross-country e achei interessante é a solda de um tubo metálico no ponto de apoio do Hi-lift e no carro em quatro pontos um outro tubo de diametro um pouco maior que o primeiro aonde sempre se encaixa o hi-lift....

Abraços
Théo

dero
25/01/2005, 15:06
Alguem ja experimentou furar na extremidade do Hi, bem como na ancoragem no carro pra colocar um contra pino qdo for usar, travando a posiçao dele no carro?

Assim não... o que já vi em carros de cross-country e achei interessante é a solda de um tubo metálico no ponto de apoio do Hi-lift e no carro em quatro pontos um outro tubo de diametro um pouco maior que o primeiro aonde sempre se encaixa o hi-lift....

Abraços
Théo

A ideia é mais ou menos essa, so q com os tubos trespassados por um furo onde iria um pino fixando o Hi no carro, assim mesmo q a suspensao trabalhasse ou se o macaco ficasse escorregadio nao iria "desembainhar" do carro (tubo), uma especie de seguro de vida :D .


valeu

NeRo
25/01/2005, 20:49
Fala Theo!
Agora tá explicado! :lol:

Dero
O problema é o movimento lateral do carro. a base fica onde está mas é o carro que balança.
Levantando o carro pela lateral até vai, trava no câmbio, com calço etc. Se vai fazer, independente de alguma coisa ponha os pneus embaixo.
Agora, se levantar o carro pela frente ou traseira, eu não fico embaixo nem F*! :mrgreen: Esse tipo que "trava" que você sugere só evita que a garra do Hi-lift escape, mas ele vai pender pro lado. Afinal de contas é para pender pro lado que ele foi feito. :roll:

dero
26/01/2005, 14:12
NeRo,


Isso mesmo, pelo visto vc pegou a ideia :idea:

É pra evitar a garra de escapar, só isso. :P

Ate mesmo pq macaco nao foi feito pra ninguem entrar em baixo do carro, pra isso existe tripe/toco de pau/jg de pneu etc. Pode até ser macaco jacaré "infalivel" que os mecanicos profit usam, q nem eles entram em baixo, nem com reza braba, levanta-escora-ai-sim-faz-o-serviço. :!:

Pra falar a verdade numa lista de macacos q mais escapam/"falham" acho q o Hi estaria no primeiro lugar, perderia ate pros macaco-joelho (dos 1.0), mas o HI serve pra tirar de enrosco, pra torcar pneu, pra calçar a roda e sair de atoleiro, mas pra ficar em baixo é como vc falou: nem F*%#$ :twisted: , isso é NENHUM serve :mrgreen: .

:mrgreen:

valeu

Luciano SHAKALL
21/09/2008, 04:14
Estou aqui fazendo o papel de "Coveiro" (desenterrando o tópico :mrgreen: ) para perguntar se alguém já viu e/ou fez essa forma de utilizar o Hi-Lift:

http://www.broncoclubargentino.com.ar/img/notas/tecnicas/hilift3.jpg

EXTRAÍDO DE: http://www.broncoclubargentino.com.ar/criquethi-lift.htm .

[]'s

Marco Aurélio R Guimarães
21/09/2008, 13:52
Esse é um acessório feito pela própria Hi-Lift. É o Lift Mate! (não é lift "kill"... eheheh)
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/produtos.asp?produto=138&categoria=28&inf=9&a1=Hi-Lift&a2=Acess%F3rios
Abraço!

rallgayer
22/09/2008, 21:40
Pessoal,

Encontrei hoje este site que mostra o Hi Lift e explica como deve ser adequadamente usado e tambem mostra os perigos que estamos sujeitos ao manuseá-lo.

Apesar de estar em espanhol achei interessante a sua leitura.

http://www.parque4x4.com.ar/equipamiento/hilift/index.html

Abraços

Ricardo Allgayer

negreira
23/06/2010, 11:16
não fiz pesquisa sobre o assunto e só agora vejo que já havia esse....

mas acho que vale a pena dar uma olhada também....


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=75872


:concordo:

[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru

sgrul1
07/10/2011, 17:47
Moçada, reativando o tópico, e para carros mais novos, com parachoque de fibra etc, com estribos laterais, como funciona o hilift? Precisa adaptações no veículo?

Gaia
25/11/2011, 16:34
Para quem ainda tem dúvidas de o que é e como usar o macaco Hi Lift, esse link Mantiqueira 4x4: Técnica fora-de-estrada: O macaco Hi-Lift (http://mantiqueira4x4.blogspot.com/2011/11/tecnica-fora-de-estrada-o-macaco-hi.html) pode ajudar já que ele tem explicação e vídeo demonstrativo da utilização desse equipamento. Quanto à dúvida se é necessário adaptação para veículos com lataria mais frágil, tem uma opção mais barata do que reforçar a lataria. Tem um equipamento que se chama Lift Mate, que encaixa no Hi Lift e que serve para levantar o carro direto na roda, encaixando dois ganchos do Lift Mate no meio da roda.

Gaia
01/12/2011, 12:43
Aí esta o vídeo de como usar o macaco Hi Lift.
Utilizando o macaco Hi-Lift para erguer o carro. Por Mantiqueira 4x4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=oHTKTylAzA8)

alexx.files
01/12/2011, 18:11
Eu não uso o Hi-lift da forma como é indicado neste vídeo. A posição que ele fica é muito perigosa porque a base do macaco pode escorregar para baixo do carro e a extremidade superior pode acertar você. No vídeo não dá para ver direito mais parece que quando ele abaixa a alavanca a cabeça fica na linha de ação da alavanca, isso também é muito perigoso porque se a alavanca escapar da sua mão ela volta direto na sua cabeça.

Eu uso a técnica do vídeo abaixo porque acho ela mais segura. Lembrando que diferente do macaco original o Hi-lift é um equipamento extremamente perigoso.

Hi-Lift Jack Operating Instructions - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MrfbR4REV-s)

[]´s
Alex

Gaia
05/12/2011, 15:11
Concordo, esses detalhes foram deixados de lado no vídeo pensando apenas em mostrar o funcionamento do macaco. Para aprendemos a técnica de operar o macaco, o vídeo da Hi Lift é mais instrutivo. Realmente devemos tomar o máximo de cuidado possível com o Hi Lift já que é muito fácil de escorregar e sair da posição, ainda mais na trilha com terreno irregular. Por isso, quando lidamos com esses equipamentos, todo cuidado é pouco.