PDA

Ver Versão Completa : Marcador de Combustível/Bóia Band

Pilz
16/11/2009, 13:18
Olá pessoal,

Há uns meses comprei novamente uma Band e sabem como é, por melhor que o carro esteja estamos sempre achando problemas a serem resolvidos. A band veio com uma bóia daquelas marca-diabo e não marcava direito a quantidade de combustível, quando enchia o tanque ele marcava 1/4 de tanque. Sabendo que isso ocorre com frequência, troquei a bóia por uma original (cento e tantos reais) e na primeira abastecida, funcionou perfeito, com o marcador indo até o final, como manda o figurino (até minha esposa não acreditou, pois nunca nenhuma band nossa teve marcador confiável). Depois de umas semanas verifiquei que, após encher o tanque ele só está marcando uma quantidade entre 1/2 tanque e 3/4. Pergunta, será que a bóia deu pau? Pode ser elétrica? (o ponteiro até muda quando faço curvas, subindo em direção ao cheio) Minha band é 1988, com o painel moderno..
Abs, Carlos

Sergioporto
16/11/2009, 14:49
Olá pessoal,

Há uns meses comprei novamente uma Band e sabem como é, por melhor que o carro esteja estamos sempre achando problemas a serem resolvidos. A band veio com uma bóia daquelas marca-diabo e não marcava direito a quantidade de combustível, quando enchia o tanque ele marcava 1/4 de tanque. Sabendo que isso ocorre com frequência, troquei a bóia por uma original (cento e tantos reais) e na primeira abastecida, funcionou perfeito, com o marcador indo até o final, como manda o figurino (até minha esposa não acreditou, pois nunca nenhuma band nossa teve marcador confiável). Depois de umas semanas verifiquei que, após encher o tanque ele só está marcando uma quantidade entre 1/2 tanque e 3/4. Pergunta, será que a bóia deu pau? Pode ser elétrica? (o ponteiro até muda quando faço curvas, subindo em direção ao cheio) Minha band é 1988, com o painel moderno..
Abs, Carlos
Tive problema em duas bóias bem dizer novas,colocava, calibrava elas deixando uma reserva no tanque de 10 lts quando ponteiro entrava no vermelho,depois de uns dias já nao marcava corretamente.Descobri que aquela peça plastica que vai no final da haste e tem um encaixe é muito fraca e c/ movimento do diesel rachava o plástico e enchia de óleo fazendo marcar errado, foi uma briga até que consegui uma boiazinha de metal de uma bóia antiga,nao sei de que carro.Teu problema deve ser este.Examina bem p/ ver se nao tem óleo dentro!

Daniel Gomes
16/11/2009, 21:22
Caracas amigos, faz uma semana que a minha Band. começou com este problema também....
qual a melhor marca que tem de boia para Band.??

Amadeus_band
16/11/2009, 22:58
Uma ves aconteceu isso com a minha band também, a bóia da bóia estava cheia de diesel! Comprei uma boia(marcador) nova da mais barata e tirei a "boinha" e coloque na original, mas é verdade que nunca marca direito...

maxdelta
17/11/2009, 00:03
Bóia é tão problemática, que eu prefiro não mexer! Como original tá ficando dificil de conseguir, é bom cuidar das originais. Eis as dicas::pipoca:

- Troque o chicote original, boia - relógio, use cabos, melhor que o fio original.
- As vezes o problema está no relógio, relógio não fabrica mais, então se vc tiver, mande consertar.(Quem disser tal cara tem novo, pra vc pode ser novo mas p/o vendedor não, compre mas guarde o teu, um técnico em eletronica conserta sem saber o q a peça faz).
- Muitas vezes soluções simples se fazem necessárias, evite usar aterramento na própria bóia ou no tanque, de preferência a lata do veículo. Não coloque o aterramento muito longe da bóia.
- Se o tanque for de plástico, alguns tanques já observei, com o tempo eles murcham e param de marcar o correto.
- E contrate um eletricista bom, mas bom, que conheça a band, recomendaria o Sassá aqui de Friburgo, que trabalhou anos com Mercedes e toyotas bandeirante. De preferencia alguem que conheça a band, pois aí vc não precisa nem falar o que escrevi acima!:mrgreen: Aprendi tudo olhando o Sassá consertando a minha band!8-)

Espero que tenha sido de ajuda. Boa sorte!

[]s

André CO
17/11/2009, 19:15
Tanque cheio ela marca 3/4, deve ter oleo dentro mesmo...Ainda não tomei coragem de abrir pra ver, mas provavelmente troco por uma que seja mais vedada...
abs

Amadeus_band
17/11/2009, 19:24
André, o problema não é nem a vedação, é que o plástico é poroso mesmo, então, com o tempo...

André CO
17/11/2009, 19:31
André, o problema não é nem a vedação, é que o plástico é poroso mesmo, então, com o tempo...

Então de repente trocar por uma de outro material...

Pilz
19/11/2009, 12:42
Pois é pessoal,

Dei uma olhada na minha e realmente a bóia foi pro espaço.
Incomendei outra e agora é ver se é só ela...

Abs

CArlos

Déo Ventura
19/11/2009, 18:25
tenho o mesmo problema, meu marcador não passa da metade, o cara que me vendeu a toyota disse que a boia era do tanque original, e ele pôs um tanque de plástico maior.acho que 80 lts. e tem vezes tbem que o marcador simplesmente não funciona.

Att

Lvedovello
19/11/2009, 18:31
Fala pessoal, na verdade quem nunca teve problemas com a bóia da BAND? Da mesma maneira quem nunca teve problemas com a folga no volante que vem de fábrica?

hehehehe....

Por isso e muito mais amamos as band's!

Eu estou com a minha há 3 anos e neste período já troquei a bóia 2 vezes, sempre com o tanque cheio o marcador fica em 3/4.

Abraço!

Pilz
20/11/2009, 12:51
Pois é,

A band tem vários defeitos mas nem por isso tô afim de casar com eles...rsrsrsrs
Acho que sempre dá pra melhorar algumas coisas...pra folga não vejo solução aparente, mas pro marcador, buzina, etc deve ser bem mais simples...

Abs

Carlos

Torezan
21/11/2009, 15:22
Bóia é tão problemática, que eu prefiro não mexer! Como original tá ficando dificil de conseguir, é bom cuidar das originais. Eis as dicas::pipoca:

- Troque o chicote original, boia - relógio, use cabos, melhor que o fio original.
- As vezes o problema está no relógio, relógio não fabrica mais, então se vc tiver, mande consertar.(Quem disser tal cara tem novo, pra vc pode ser novo mas p/o vendedor não, compre mas guarde o teu, um técnico em eletronica conserta sem saber o q a peça faz).
- E contrate um eletricista bom, mas bom, que conheça a band, recomendaria o Sassá aqui de Friburgo, que trabalhou anos com Mercedes e toyotas bandeirante. De preferencia alguem que conheça a band, pois aí vc não precisa nem falar o que escrevi acima!:mrgreen: Aprendi tudo olhando o Sassá consertando a minha band!8-)

[]s

Caro colega, ainda existe "relógio" marcador de combustível para a Band. Se é peça original da fábrica não garanto, mas mesmo que seja do paralelo, o que importa é funcionar. Estou pensando em trocar o meu que só funciona quando quer ou quando se dá uma pancada no painel, voltando a não funcionar em pouco tempo (mas marca corretamente a quantidade de combostível do tanque). Já o marcador da pressão do óleo também mexe pouco e parece que trava antes de alcançar o nível correto.

Abraços,

André CO
22/11/2009, 20:59
Querem saber de uma, hoje deu pane elétrica no meu carro e parou de marcar o combustível e a água ao mesmo tempo! Acredito ser um fuzível queimado, vou verificar amanhã... Mas por um instante breve, muito breve, logo após eu encher o tanque pra subir a serra ele marcou pela primeira vez tanque "quase cheio" hahahaha depois de 2 minutos toda minha esperança se foi!
Vou começar dando uma geral elétrica, se o problema persistir chamo um medico! hehehe
abs

maxdelta
23/11/2009, 19:21
Caro colega, ainda existe "relógio" marcador de combustível para a Band. Se é peça original da fábrica não garanto, mas mesmo que seja do paralelo, o que importa é funcionar.

Enquanto eu achar peças originais da band, somente originais. O problema das peças paralelas, param de funcionar muito rápido e daqui a pouco teremos que fazer que nem os donos de jipe willys, carregar uma vareta!(Apesar que eu já faço isto)

Estou pensando em trocar o meu que só funciona quando quer ou quando se dá uma pancada no painel, voltando a não funcionar em pouco tempo (mas marca corretamente a quantidade de combostível do tanque). Já o marcador da pressão do óleo também mexe pouco e parece que trava antes de alcançar o nível correto.

Abraços,
No painel o encaixe deve estar gasto! Burrife um limpa-contatos, que deve resolver!

[]s

Daniel Gomes
23/11/2009, 21:21
amigos eu resolvi este problema de contado no meu painel, em um belo sabado chuvoso sem nada para fazer em casa, desmontei o painel e eu mesmo limpei ele todo inclusive as entradas dos terminais com uma lixa mesmo...
até hoje nunca mais precisei mexer nele...

Torezan
28/11/2009, 15:22
amigos eu resolvi este problema de contado no meu painel, em um belo sabado chuvoso sem nada para fazer em casa, desmontei o painel e eu mesmo limpei ele todo inclusive as entradas dos terminais com uma lixa mesmo...
até hoje nunca mais precisei mexer nele...

Cara! Já tentei limpar os conectores e até aumentei a tensão dos pontos de contato para tentar obter algum resultado. Não ajudou em nada...

Torezan
01/01/2010, 12:35
Por ironia esta semana tive o mesmo problema dos amigos acima.

Com o marcador em 3/4 enchi o tanque a ponto de vazar pelo bocal e o marcador não subia disto.
Por curiosidade, resolvi abrir a bóia para ver como andava. Apesar de enferrujada a haste, a bóia estava vazia (não tinha diesel dentro) e mesmo fora do tanque não conseguia atingir o nível cheio quando eu manipulava-a.
No dia seguinte, ao rodar um pouco, o marcador subiu mais um pouco e quase chegou ao ponto de cheio, mas não o atingiu. Coisas de Band...

Bira IJC
12/01/2010, 11:52
Caros,
Eu confio desconfiando do marcador. Assim que eu troquei a boia, demorava 300 km para descolar do cheio e depois descia vertiginosamente. Hj ele até que está mais razoavel (não sei o que houve, mas melhorou), mas eu sempre confiro a marcação com a kilometragem que rodei. É chatinho pq a Band não tem km parcial, mas vc se acostuma. Tomo como base um consumo de 10km/L e quando roda 500km, já me preocupo em reabastecer.

Ah, como o tanque furou na última viagem e tb vazava pelo bocal nas curvas qdo enchia "até a boca", resolvi já fazer o upgrade para o kit de tanque plastico + bocal da CLA. Vamos ver no que vai dar.

Abs,
Bira.

cesarzubek
23/12/2010, 17:17
Toyoteiros de Plantão,

Alguém sabe me informar qual a medida de ohms do tanque cheio e vazio da bóia original?
Abraço,

hercilio.neto
01/01/2012, 20:27
Pessoal,
aparentemente todos nós temos esse "probleminha" com o marcador de combustível.
Alguém aí descobriu uma solução?
O caso é um clássico do Toyota Bandeirante. Cheio, marca 3/4.

rbata
02/01/2012, 13:37
O meu até que marca bem desde cheio até 1/4... mas abaixo disso é loteria.... ele oscila indo a zero ou até 3/4... o segredo é sempre se prevenir e manter o tanque cheio. Exceto em trilhas onde é ruim andar com tanque cheio até a tampa pois pode vazar... aí prefiro ir no máximo com meio tanque.

Mas se tiverem alguma solução definitiva gostaria de saber também. Qual modelo/marca de bóia utilizar, etc...

Meu velocímetro eu revisei semana passada, está muito preciso agora, marcando apenas 5~10km/h abaixo do GPS com pneus 31. Antes ele estava marcando até 40km/h depois travava. Era a ponta do cabo que vai no painel que estava espanada.

valeriano
02/01/2012, 19:33
O meu é 100% confiável!
100% confiável - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=myf3fBCFXVQ)

Por isso que fico de olho na quilometragem...

Dimasi
03/01/2012, 18:24
É que o Valeriano ligou por engano o inclinômetro no marcador de combustível huahuahua

hercilio.neto
03/01/2012, 21:55
Falaram sobre uma boia de metal que não deixa entrar diesel dentro.
Alguém aqui conhece essa boia?

Carlo Pecca
08/03/2012, 17:10
Pessoal
em casa de aero modelo tem uns tanque de metal que pode servir no lugar da original da Band. No Rio tinhamos a ROBILANDIA que infelizmente fechou e atualmente não tenho a quém recorrer. O pessoal de Sampa ou Curitiba pode nós ajudar?

hercilio.neto
09/03/2012, 01:10
Carlo,
A proposta é utilizar o tanque de aeromodelo em substituição à boia?

Carlo Pecca
09/03/2012, 19:10
Desculpe o mal escrito. Mas a idéia é substituir a boia com defeito por um tanque metálico de aero-modelo. Dei uma pesquisada no ML e só encontrei de plástico. Não sei se o material resiste a óleo diesel mas o combustiveo dos aero-modelo é óleo e nitro. Deem uma olhada no titulo " tanque para aeromodelo" no Mercado Livre. Quando estiver com a minha Band, vou tirar o marcador e verificar o tamanho da bóia e ver se dá para trocar a boia pelo tanque do aeromodelo, OK?

fgonelli
09/03/2012, 21:30
Fala, Carlo.

Sou o Felipe filho da Sonia que trabalha com vc.
Na minha ex-band o marcador estava estranho.Então abri para dar uma olhada. Para minha surpresa, a "boia" era um frasco de essencia de balmilia de plastico com a tampa colada, desses que usa para colocar em bolo, e pelo menos comigo rodou uns dois anos mas não era esse o defeito e tive que trocar a boia. Coloquei a original e não tive mais problemas, mesmo depois de trocar o tanque pelo o da metalurgica cla de 80l no lugar do estepe.
Agora a band está com o Rocha e não sei se deu problema.

Abraço

Carlo Pecca
10/03/2012, 05:43
Felipe
Blz, agora sei que vou aprender um bucado sobre mecânica de Band. Tua mão fez mil elogios sobre suas aptdões de mecânico, he he he!
Parabéns pelo herdeiro(a) que esta a caminho.

fgonelli
10/03/2012, 10:34
Valeu, Carlo.

Mas sabe como é mãe, divide por 10 e eu ainda devo saber um pouco menos!
No que puder ajudar, estou ai.

Carlo Pecca
11/03/2012, 07:03
Fala, Carlo.

Sou o Felipe filho da Sonia que trabalha com vc.
Na minha ex-band o marcador estava estranho.Então abri para dar uma olhada. Para minha surpresa, a "boia" era um frasco de essencia de balmilia de plastico com a tampa colada, desses que usa para colocar em bolo, e pelo menos comigo rodou uns dois anos mas não era esse o defeito e tive que trocar a boia. Coloquei a original e não tive mais problemas, mesmo depois de trocar o tanque pelo o da metalurgica cla de 80l no lugar do estepe.
Agora a band está com o Rocha e não sei se deu problema.

Abraço

Felipe, esse tanque de 80L da CLA que vc instalou era de metal ou plástico?
Vc mesmo instalou ou foi oficina de seu conhecimento?
Estou pensando em instalar um tanque de 80L face a minha idéia de viajar puxando um trailer em locais distantes de postos.

Carlo Pecca
29/03/2012, 12:28
Xí, u Felipe num vortou, Kd ôce?

fgonelli
29/03/2012, 15:01
Foi mau, Carlo.

Fui eu que instalei. Mas depois tive que refazer o bocal no lanterneiro pois a inclinação não ficou boa e a bomba do posto estalava toda hora e era um porre para encher o tanque. Depois que coloquei o bocal mas alto melhorou.

Carlo Pecca
30/03/2012, 19:24
Blz Cara!
Mais para frente pretendo colocar um tangue maior, DH, Ar-cond, vd rayban, etc, etc,...

Arthur.Baja
31/03/2012, 00:09
Tenho o mesmo problema na minha...=/
Ela ta com um tanque de aço inox,no lugar do original muito bem feito..mas a boia nao chega até o fim..entao ela nunca marcha q o tanque ta cheio..nem qdo ta qse acabando..mass..agente se adapta a isso..sei q o combustível ta pra acabar,qdo eu desligo ela e consigo ouvir o barulho de gostinhas q caem do retorno no tanque novamente..
Da vontade de fazer igual no meu baja,enfiava um pauzinho dentro do tanque pra ver qto tinha de combustível..esse nunca falhava..rsrs

:euforico:

Abel Rodrigues
03/09/2024, 18:29
Boa noite!!
Um fato que aconteceu comigo esses dias, tenho band e o marcador de combustível não estava funcionando, fui trocar por um novo e quando instalei marcou tanque cheio e o relógio de pressão de óleo no máximo. Conferi a bóia e estava normal (ela não tem regulagem). Depois de horas quebrando cabeça, consegui resolver! O segredo para regular o nível do combustível e tirando ponteiro do marcador de combustível e colocando na posição de acordo com a bóia. ( Fiz isso com a bóia fora do tanque). Agora ficou marcando melhor do que o relógio antigo.