PDA

Ver Versão Completa : Relação do diferencial...



Daniel Fabro
16/11/2009, 12:11
Boa Tarde;

Preciso da ajuda dos mais experientes por aqui pessoal.
Uso pneus 31" em uma s10 dupla 2.4 2001. Como era de esperar, o carro ficou bem amarrado! O torque, principalmente em rodovia, não dá mais conta de manter velocidades constantes em subidas.

Ouvi dizer de um mecânico aqui onde moro, que, se trocar a relação do diferencial, posso amenizar uma pouco esse desconforto. Ele chegou a indicar a relação da s10 2.2.

Agora, isso é verdade? Será que ameniza mesmo?? E se for, essa relação da s10 2.2 serve? É indicada pra tal finalidade??

Será que existe outra opção para o meu problema?

Agradeço desde já.

Edintruder
16/11/2009, 15:24
Acho que não vale o investimento...

Walter L. L. Casitta
16/11/2009, 15:26
Boa Tarde;

Preciso da ajuda dos mais experientes por aqui pessoal.
Uso pneus 31" em uma s10 dupla 2.4 2001. Como era de esperar, o carro ficou bem amarrado! O torque, principalmente em rodovia, não dá mais conta de manter velocidades constantes em subidas.

Ouvi dizer de um mecânico aqui onde moro, que, se trocar a relação do diferencial, posso amenizar uma pouco esse desconforto. Ele chegou a indicar a relação da s10 2.2.

Agora, isso é verdade? Será que ameniza mesmo?? E se for, essa relação da s10 2.2 serve? É indicada pra tal finalidade??

Será que existe outra opção para o meu problema?

Agradeço desde já.

Pois é. Esse é o problema com motores a gasolina. Tem que trocar mesmo o diferencial, mas eu acho que o da 2.2 é igual ao da 2.4.

Qual é a relação do diferencial que consta no seu manual?

Daniel Fabro
16/11/2009, 20:46
O que consta no manual é o seguinte:

Diferencial (redução) 4,78:1

O custo de uma eventual troca da relação do diferencial é muito elevado??
Será que existe outra opção sem ser o da S10 2.2?

Pboeira
16/11/2009, 21:43
4,78:1 já é bem reduzido. Tem certeza que é isso mesmo?

SERGIO AUGUSTO
16/11/2009, 21:59
Olá amigo:
O seu diferencial é um DANA 46, que na sua camionete, está com relação 4,78:1, realmente. E que também é a mesma relacão das 2.2, e é a relação mais curta fabricada para este diferencial. Então originalmente, voce não teria uma relação mais "curta" pra colocar. Mas... nem tudo está perdido, pois se avaliar o custo beneficio, entender que quer realemente os pneus 31", pode fazer duas coisas;
1- Da um UP GRADE no motor, pra aumentar torque e potencia( uma opção confiável é turbina-lo), mas o custo...
2- Mandar fazer sob encomenda um pinhão com 1(UM) dente a menos, para casar com a coroa original de seu diferencial passando sua relação de 4,78:1(esta relação vem com pinhão de 9 dentes e coroa de 43 dentes) para 5,375:1(8x43) reduzindo em 12,4% a relação original. Talvez fique mais barato que incrementar o motor, e resolva o problema de falta de torque em rampas, mas saiba que a velocidade final vai diminuir.
Abraço.
Sérgio

Daniel.Shimomoto
17/11/2009, 00:08
Olá amigo:
O seu diferencial é um DANA 46, que na sua camionete, está com relação 4,78:1, realmente. E que também é a mesma relacão das 2.2, e é a relação mais curta fabricada para este diferencial. Então originalmente, voce não teria uma relação mais "curta" pra colocar. Mas... nem tudo está perdido, pois se avaliar o custo beneficio, entender que quer realemente os pneus 31", pode fazer duas coisas;
1- Da um UP GRADE no motor, pra aumentar torque e potencia( uma opção confiável é turbina-lo), mas o custo...
2- Mandar fazer sob encomenda um pinhão com 1(UM) dente a menos, para casar com a coroa original de seu diferencial passando sua relação de 4,78:1(esta relação vem com pinhão de 9 dentes e coroa de 43 dentes) para 5,375:1(8x43) reduzindo em 12,4% a relação original. Talvez fique mais barato que incrementar o motor, e resolva o problema de falta de torque em rampas, mas saiba que a velocidade final vai diminuir.
Abraço.
Sérgio

Sergio;

Dana 46, ao que me consta são os das primeiras S10 que tinham 6 parafusos na roda. Depois mudaram para o Dana 44 e cinco elementos de fixação.

Com relação a coroas e pinhoes mais reduzidos, fabrica-se nos Estados Unidos relações que vão até 5,89:1

Abs!!!

Walter L. L. Casitta
17/11/2009, 01:37
O que consta no manual é o seguinte:

Diferencial (redução) 4,78:1

O custo de uma eventual troca da relação do diferencial é muito elevado??
Será que existe outra opção sem ser o da S10 2.2?

Foi o que pensei. Como o pessoal disse é igual ao da S10 2.2. No Brasil não existe outra opção...

SERGIO AUGUSTO
17/11/2009, 08:46
Sergio;

Dana 46, ao que me consta são os das primeiras S10 que tinham 6 parafusos na roda. Depois mudaram para o Dana 44 e cinco elementos de fixação.

Com relação a coroas e pinhoes mais reduzidos, fabrica-se nos Estados Unidos relações que vão até 5,89:1

Abs!!!
Bom dia Daniel:
Voce tem razão, de 03/97 até 02/99(segundo catálogo DANA-SPICER), as 2.2 sairam com o DANA 35(eu nem sabia, pensei que tinham mudado todos os modleos para DANA 44-3, a partir de 97), e os outros modelos da S-10, passaram a usar o DANA 44-3, (como o nosso amigo fala que a dele é 2001, com certeza vai ta com DANA 44-3 mesmo),conservando as mesmas relações(4,78:1), o que implica em o nosso amigo, importar uma relação mais curta ou mandar fazer o pinhão sob encomenda(talvez fique mais barato o pinhão sob encomenda)
Grande abraço.
Sérgio

Guilherme A. Araújo
28/11/2009, 23:53
Uma pergunta que eu fico me questionando.
Para aumentar o torque do carro, diminui o pinhao???
Se o pinhao é menor, nao precisa de mais força para girá-lo?
E se diminuir dente da coroa? o que aconteceria?
A relaçao 4,56 da ranger usa qual coroa/pinhao??

Daniel.Shimomoto
29/11/2009, 21:14
Bom dia Daniel:
Voce tem razão, de 03/97 até 02/99(segundo catálogo DANA-SPICER), as 2.2 sairam com o DANA 35(eu nem sabia, pensei que tinham mudado todos os modleos para DANA 44-3, a partir de 97), e os outros modelos da S-10, passaram a usar o DANA 44-3, (como o nosso amigo fala que a dele é 2001, com certeza vai ta com DANA 44-3 mesmo),conservando as mesmas relações(4,78:1), o que implica em o nosso amigo, importar uma relação mais curta ou mandar fazer o pinhão sob encomenda(talvez fique mais barato o pinhão sob encomenda)
Grande abraço.
Sérgio

Sergio;

Essa do Dana 35 para mim também foi novidade.

Uma coisa que chama a atenção é que se ver uma S10 bem das antigas e prestar bem a atenção no eixo traseiro, ele é muito volumoso para o tamanho da picape.

Um grande Abraço

Daniel.Shimomoto
29/11/2009, 21:55
Uma pergunta que eu fico me questionando.
Para aumentar o torque do carro, diminui o pinhao???
Se o pinhao é menor, nao precisa de mais força para girá-lo?
E se diminuir dente da coroa? o que aconteceria?
A relaçao 4,56 da ranger usa qual coroa/pinhao??

Guilherme;

A coroa e o pinhão atuam juntos, não necessariamente o pinhão tem menos ou mais dentes que a coroa. Citarei um exemplo que sei de cabeça e que é do Fusca/Kombi onde representa, na tabelinha, no. dentes pinhão:no. dentes coroa - e a relação

8:31 - 3.875:1 - SP2 e Fusca 1600 84 ->
8:33 - 4.125:1 - Linha 1600 ->84
8:35 - 4.375:1 - Fusca 1300
8:39 - 4:875:1 - Kombi 1.4 flex
7:36 - 5.142:1 - Kombi 1.6 a ar

Observe que nos primeiros casos, o pinhão não muda o numero de dentes. Apenas no ultimo que é usado para se ter uma relação final mais alta. Mas o uso são completamente distintos, independentemente do numero de dentes do pinhão, que por sinal é o mesmo. Mas quando procede-se a troca, faz-se do conjunto para que o assentamento se mantenha o mesmo.

Dizem os entendidos que aumentar demais os dentes da coroa sem aumentar o numero do pinhão pode implicar em esforços excessivos na coroa e com isso quebra de dentes. Pelo menos sei que a relação 7:48 usada em alguns modelos da mercedes ocorre quebras demais de diferencial por conta de esforços excessivos.

Agora a relação coroa e pinão do Dana 44...essa eu fico devendo....

Abs!!!

Guilherme A. Araújo
29/11/2009, 22:35
Guilherme;

A coroa e o pinhão atuam juntos, não necessariamente o pinhão tem menos ou mais dentes que a coroa. Citarei um exemplo que sei de cabeça e que é do Fusca/Kombi onde representa, na tabelinha, no. dentes pinhão:no. dentes coroa - e a relação

8:31 - 3.875:1 - SP2 e Fusca 1600 84 ->
8:33 - 4.125:1 - Linha 1600 ->84
8:35 - 4.375:1 - Fusca 1300
8:39 - 4:875:1 - Kombi 1.4 flex
7:36 - 5.142:1 - Kombi 1.6 a ar

Observe que nos primeiros casos, o pinhão não muda o numero de dentes. Apenas no ultimo que é usado para se ter uma relação final mais alta. Mas o uso são completamente distintos, independentemente do numero de dentes do pinhão, que por sinal é o mesmo. Mas quando procede-se a troca, faz-se do conjunto para que o assentamento se mantenha o mesmo.

Dizem os entendidos que aumentar demais os dentes da coroa sem aumentar o numero do pinhão pode implicar em esforços excessivos na coroa e com isso quebra de dentes. Pelo menos sei que a relação 7:48 usada em alguns modelos da mercedes ocorre quebras demais de diferencial por conta de esforços excessivos.

Agora a relação coroa e pinão do Dana 44...essa eu fico devendo....

Abs!!!
Daniel,
Obrigado pela resposta.
...É bem complicado esses negocio de relaçao né???
Entao, parece que os D44 sao 9x41, a minha é 11x41, mas eu acho mto estranho, pq diminuir o pinhao ele fica menor, mais pesado pra girar e consequentemente precisaria de mais força para faze-lo girar.
Pensando na mesma proporçao de relaçao qto mais reduzida, mais pesao fica pra girar, mais força precisa...
Logo, o ideal seria aumentar a coroa, nao seria? Assim o carro teria mais torque, mas menos final, porém oa 5Drive compensaria isto numa estrada, nao??

Daniel.Shimomoto
30/11/2009, 22:16
Daniel,
Obrigado pela resposta.
...É bem complicado esses negocio de relaçao né???
Entao, parece que os D44 sao 9x41, a minha é 11x41, mas eu acho mto estranho, pq diminuir o pinhao ele fica menor, mais pesado pra girar e consequentemente precisaria de mais força para faze-lo girar.
Pensando na mesma proporçao de relaçao qto mais reduzida, mais pesao fica pra girar, mais força precisa...
Logo, o ideal seria aumentar a coroa, nao seria? Assim o carro teria mais torque, mas menos final, porém oa 5Drive compensaria isto numa estrada, nao??

Guilherme;

Na verdade é o contrário...ele precisa dar mais voltas para girar uma vez a coroa. E ai mais "leve" ele fica. Pensa num sistema de polias....Ou numa bicicleta dessa de 18 marchas....quanto menor a coroa do pedal e maior for a da roda, mais "forçuda" ela fica. Mas ao mesmo tempo, menos velocidade você consegue atingir, afinal, os pedais girarão super rapidamente para gerar um movimento menor na roda - trocando em miudos, você aumenta a força na roda, mas diminui em velocidade.

Com relação a troca apenas da coroa...essa dai é perigosa por "n" fatores: primeiro que precisa ver se pinhão "casa" com coroa (falo serio - sem brincadeiras) - o conjunto 44:11 tem uma relação casada, as engrenagens se ajustam perfeitamente e em caso de troca, tem que se trocar o conjunto: Se por acaso tiver que trocar a coroa (ex. quebra de dentes) tem que trocar o pinhão porque serão peças com desgastes diferentes (uma nova e outra velha). Senão fica uma roncação de diferencial que dá até raiva. E fora que as vezes, a mudança de uma relação de diferencial nao se resume apenas a colocar uma coroa maior. A relação final do diferencial consiste na divisão do 41/11 (3.73:1 - 3.73 voltas do pinhao para uma na coroa - e assim por diante)

Abs!!!

eduardo1968
30/11/2009, 22:44
Guilherme;

Na verdade é o contrário...ele precisa dar mais voltas para girar uma vez a coroa. E ai mais "leve" ele fica. Pensa num sistema de polias....Ou numa bicicleta dessa de 18 marchas....quanto menor a coroa do pedal e maior for a da roda, mais "forçuda" ela fica. Mas ao mesmo tempo, menos velocidade você consegue atingir, afinal, os pedais girarão super rapidamente para gerar um movimento menor na roda - trocando em miudos, você aumenta a força na roda, mas diminui em velocidade.

Com relação a troca apenas da coroa...essa dai é perigosa por "n" fatores: primeiro que precisa ver se pinhão "casa" com coroa (falo serio - sem brincadeiras) - o conjunto 44:11 tem uma relação casada, as engrenagens se ajustam perfeitamente e em caso de troca, tem que se trocar o conjunto: Se por acaso tiver que trocar a coroa (ex. quebra de dentes) tem que trocar o pinhão porque serão peças com desgastes diferentes (uma nova e outra velha). Senão fica uma roncação de diferencial que dá até raiva. E fora que as vezes, a mudança de uma relação de diferencial nao se resume apenas a colocar uma coroa maior. A relação final do diferencial consiste na divisão do 41/11 (3.73:1 - 3.73 voltas do pinhao para uma na coroa - e assim por diante)

Abs!!!

Fiz o contrário disso numa F1000 de 4 marchas quando quebrou o diferencial. Troquei pinhão e coroa para a relação ficar mais longa, o resultado foi excelente pois na estrada ela pegava 190 Km/h na final e como sobrava motor, na subida não caía muito a velocidade. Pra viajar em qq subida emparelhava 120 Km/h tranquilo e o consumo era média 11 km/l.

Guilherme A. Araújo
30/11/2009, 23:14
Guilherme;

Na verdade é o contrário...ele precisa dar mais voltas para girar uma vez a coroa. E ai mais "leve" ele fica. Pensa num sistema de polias....Ou numa bicicleta dessa de 18 marchas....quanto menor a coroa do pedal e maior for a da roda, mais "forçuda" ela fica. Mas ao mesmo tempo, menos velocidade você consegue atingir, afinal, os pedais girarão super rapidamente para gerar um movimento menor na roda - trocando em miudos, você aumenta a força na roda, mas diminui em velocidade.

Com relação a troca apenas da coroa...essa dai é perigosa por "n" fatores: primeiro que precisa ver se pinhão "casa" com coroa (falo serio - sem brincadeiras) - o conjunto 44:11 tem uma relação casada, as engrenagens se ajustam perfeitamente e em caso de troca, tem que se trocar o conjunto: Se por acaso tiver que trocar a coroa (ex. quebra de dentes) tem que trocar o pinhão porque serão peças com desgastes diferentes (uma nova e outra velha). Senão fica uma roncação de diferencial que dá até raiva. E fora que as vezes, a mudança de uma relação de diferencial nao se resume apenas a colocar uma coroa maior. A relação final do diferencial consiste na divisão do 41/11 (3.73:1 - 3.73 voltas do pinhao para uma na coroa - e assim por diante)

Abs!!!
de trocar os 2 eu jah sabia...Sei q se tiver q trocar a coroa vou ter q trocar o pinhao.
Daniel, eu pensei no seguinte, numa moto q é só uma coroa e um pinhao, hehe...
Entao, se colocar uma coroa maior ela tem mto mais força, mas menos velocidade final, neste caso, o cambio compensaria, pq o meu é longo pkct, principalment a 5marcha.
Bom e trocando o pinhao, colocando um menor, ela ficava mais pesada p/ sair e em subidas um pouco mais frouxa, mas dava bastant final, por isso, acho q o melhor seria eumentar a coroa nao??? ou ainda to errado, hehe??
O q eu busco é mais força, um pouco mais só, pq tbm uso GNV e ela perde um poko de força, quero compensar isso e tbm o pneu q é 32 e pretendo colocar 35...

SERGIO AUGUSTO
01/12/2009, 10:50
de trocar os 2 eu jah sabia...Sei q se tiver q trocar a coroa vou ter q trocar o pinhao.
Daniel, eu pensei no seguinte, numa moto q é só uma coroa e um pinhao, hehe...
Entao, se colocar uma coroa maior ela tem mto mais força, mas menos velocidade final, neste caso, o cambio compensaria, pq o meu é longo pkct, principalment a 5marcha.
Bom e trocando o pinhao, colocando um menor, ela ficava mais pesada p/ sair e em subidas um pouco mais frouxa, mas dava bastant final, por isso, acho q o melhor seria eumentar a coroa nao??? ou ainda to errado, hehe??
O q eu busco é mais força, um pouco mais só, pq tbm uso GNV e ela perde um poko de força, quero compensar isso e tbm o pneu q é 32 e pretendo colocar 35...
Caro Guilherme:
Colocar uma COROA MAIOR ou um PINHÃO MENOR, causa o mesmo efeito; a redução da relação, como bem explicou o Daniel, acontece que voce consegue uma "VARIAÇAO MAIOR" no aumento ou diminuição de uma "RELAÇÃO DE TRANSMISSÃO" quando troca o PINHÃO. Mas como bem esclareceu o Daniel, são peças(coroa e pinhão), que foram feitos "um pro outro" hehe.. brincadeira a parte, tem que trabalhar "casados", a não ser que, depois de definida a relação que desejas(de transmissão, é claro), mande fazer um pinhão por encomenda, onde a frezadora que escolher, vai pegar a tua coroa original, usa-la como "gabarito" pra fazer o pinhão com um dente a mais ou a menos, com as caractaristicas de "casamento" exatas para sua velha coroa. E aproveitará, se for o caso, e fará uma "recuperação" na velha coroa(conserto de dentes quebrados, cimentação, etc)
Abraço
Sérgio

Bonilha
06/06/2013, 23:25
Algum amigo sabe dizer se posso montar o diferencial 11/41 da s10 v6 na minha 2.4 gasolina/gnv?

Junior-L200Power
07/06/2013, 14:36
Vc vai trocar só a coroa e pinhão ou o diferencial inteiro?!
Se for só o conjunto de C&P tenho quase certeza que não serve(vou pesquisar)...se for colocar o diferencial inteiro aí pode colocar sem problema algum!!
Já pesquisou se a relação não vai ficar longa demais?!?
Pq a S10 2.4 já é fraca, se alongar então vai ficar difícil vc andar com ela...visto que a V6 tem relação bem longa porém tem força de sobra pra empurrar!!

Abraço!!

alvarolara
15/07/2015, 13:56
Olá à todos !!! Acompanho o Forum já tem bastante tempo, limitando-me mais à ler do que escrever. Tenho uma S10, 2.4 flex, 2010, cabine simples, que utilizo a maior parte do tempo em rodovias de boa pavimentação, sempre com pouquíssima carga. Gostaria de alongar a relação final de marchas, afim de propiciar maior economia e silêncio. Sei que não pode ser uma mudança drástica, pois minha Pick-up não é das mais fortes, porem acredito que a relação original foi pensada para utilização com e sem carga máxima, o que deixa assim uma certa folga para que não carrega peso, alongá-la.

Conforme pesquisa no topico abaixo, localizei os dados de relação das diesel e flex:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/133313-eixo-traseiro-de-s10.html?highlight=43x9

Minha intenção é a troca do conjunto coroa/pinhão da flex (relação 4,78 - 43x9) pelo conjunto coroa/pinhão da diesel (relação 4,27 - 47x11). Fiz um estudo com ajuda do site da "sapinho cambios" (http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html) e cheguei num alongamento final da ordem de 12%:

507246

Segue abaixo as comparações por marcha, de ambos os conjuntos de coroa/pinhão:

507245

507247

507248

507249

507250

507251

507252


Diante dos estudos acima, minhas indagações:

1) Estaria este alongamento de relação final, de acordo com RPMxVelocidade adequado à motorização da Pick-up?
2) A substituição do conjunto Coroa/Pinhão da flex para diesel é "plug and play", ou seja, é só retirar um e colocar o outro?

Abraços,
Alvaro.

EvandroSTM
19/08/2016, 13:43
Não posso responder sua pergunta, mas fiquei interessado nas respostas.

Arthur Laredo
02/03/2017, 21:15
Boa noite.

Possuo uma S10 advantage Cabine dupla 2.4 flex 2010 e penso em fazer o mesmo processo de alongar o diferencial.
Alguém no fórum já fez ou tem alguma orientação quanto a isto?
Estou com as mesmas duvidas do usuário acima sobre a troca.

Stefan Kortstee
28/08/2017, 21:01
Boa noite Alvaro!
Também tenho essa curiosidade sobre a relação do diferencial desta camionete...
Você chegou a trocá-la? Se sim, quais foram os resultados em termos de desempenho, consumo, etc.
Obrigado! Stefan

Stefan Kortstee
28/08/2017, 21:22
Boa noite, você chegou a trocar a relação? Qual foi o resultado?
Obrigado

Arthur Laredo
14/09/2017, 21:49
Boa noite.
Estou com uma S10 2.4 flex e penso em fazer a troca pelo diferencial da S10 diesel. Alguém sabe se é possível ou já fez essa troca de coroa e pinhão no diferencial da 2.4?

fabynacio
11/10/2017, 20:28
boa noite alguem saberia me dizer se trocar a relação do diferencial de uma blazer 2.5 hs, por um 41x11 fica bom?
ela usa um 47x11 ,

fabynacio
11/10/2017, 20:31
Boa noite.
Estou com uma S10 2.4 flex e penso em fazer a troca pelo diferencial da S10 diesel. Alguém sabe se é possível ou já fez essa troca de coroa e pinhão no diferencial da 2.4?
se colocar o 47x11 melhora uns 10%

Denisrl
14/05/2018, 08:56
Boa noite Alvaro!
Também tenho essa curiosidade sobre a relação do diferencial desta camionete...
Você chegou a trocá-la? Se sim, quais foram os resultados em termos de desempenho, consumo, etc.
Obrigado! Stefan

Tente usar pneus maiores se for aro 15 use 31/10,5/15 ou se for aro 16 use 265/75r16 isso alongara sua relação, mas lembre-se q seu velocimetro ficara errado tendo q fazer uma correção no sistema.
Eu ja uso essa medida na minha com motor 2.2MPFI e relação original, fica um pouco mais lenta na saida mas na rodovia a melhorea na rotação é significativa.

BrunoMoraes
22/11/2021, 19:48
Olá,
Comprei uma S10 2003 2.4L gasolina para fazer uma restauração e usá-la mais em trechos mistos (rodovias e cidades) bem pavimentados, por isso não sinto necessidade de ter tanto torque, mas sinto necessidade de ter mais velocidade com menor RPM.
Eu queria substituir as engrenagens da 4ª e 5ª marchas e não perder torque na 1ª, 2ª e 3ª marchas, mas não encontrei informações à respeito e decidi partir para a troca da coroa e pinhão do diferencial traseiro.
Encontrei as opções abaixo, alguém sabe dizer se ficará bom ou se tem alguma outra opção melhor?

Coroa Pinhão S10 e Blazer até 2011 14X43 29 Estrias Dana 46 Marca: Moto Peças Modelo: R11172SKU: 332603https://www.calpenautopecas.com.br/cambio-e-diferencial/coroa-e-pinhao/coroa-pinhao-s10-e-blazer-ate-2011-14x43-29-estrias-dana-46

Coroa E Pinhão Blazer S10 4X2/4X4 11X47 Dana 44 3 2001/2011https://www.calpenautopecas.com.br/calpenautopecas-com-br/cambio-e-diferencial/coroa-e-pinhao/coroa-e-pinhao-blazer-s10-4x24x4-11x47-dana-44-3-20012011






Olá à todos !!! Acompanho o Forum já tem bastante tempo, limitando-me mais à ler do que escrever. Tenho uma S10, 2.4 flex, 2010, cabine simples, que utilizo a maior parte do tempo em rodovias de boa pavimentação, sempre com pouquíssima carga. Gostaria de alongar a relação final de marchas, afim de propiciar maior economia e silêncio. Sei que não pode ser uma mudança drástica, pois minha Pick-up não é das mais fortes, porem acredito que a relação original foi pensada para utilização com e sem carga máxima, o que deixa assim uma certa folga para que não carrega peso, alongá-la.

Conforme pesquisa no topico abaixo, localizei os dados de relação das diesel e flex:
eixo traseiro de S10 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/133313-eixo-traseiro-de-s10.html?highlight=43x9)

Minha intenção é a troca do conjunto coroa/pinhão da flex (relação 4,78 - 43x9) pelo conjuntocoroa/pinhão da diesel (relação 4,27 - 47x11). Fiz um estudo com ajuda do site da "sapinho cambios" (Pagina nao encontrada – Sapinho Cambios Especiais (http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html)) e cheguei num alongamento final da ordem de 12%:

507246

Segue abaixo as comparações por marcha, de ambos os conjuntos de coroa/pinhão:

507245

507247

507248

507249

507250

507251

507252


Diante dos estudos acima, minhas indagações:

1) Estaria este alongamento de relação final, de acordo com RPMxVelocidade adequado à motorização da Pick-up?
2) A substituição do conjunto Coroa/Pinhão da flex para diesel é "plug and play", ou seja, é só retirar um e colocar o outro?

Abraços,
Alvaro.

AlanKepler
30/10/2023, 20:49
galera comprei uma blazer 2.2
com intenção de usar ela para viajem em familia
mas ela é curta demais
fica com rotação muito alta
ela tem motor turbo +ou - 250cv
como fica em rotação alta fica bem bebada
se alguem souber de alguma forma de deixar ela com uma velocidade de cruzeiro maior
fico agradecido
abraço

Lucas Guedes Parreira
31/10/2023, 17:43
a forma mais simples de fazer isso e alterando a relação do diferencial

AlanKepler
09/01/2024, 20:21
a forma mais simples de fazer isso e alterando a relação do diferencial
Sim isso eu sei mas para qual relação

lfschmitz
10/01/2024, 09:34
Sim isso eu sei mas para qual relação

Faltam informações para que se possa dar uma resposta mais adequada. Por exemplo:
Qual faixa de rotação começa a pressurizar o turbo? Melhor ainda se tiveres teste em dinamômetro que permita ver a curva de torque.
Qual medida de pneus estás usando?
Qual velocidade de cruzeiro costumas praticar nas viagens?
Costumas andar em serra com o carro carregado?
Precisas de muita força em primeira marcha, para uso em terreno ruim ou com reboque?
Teu carro está com o câmbio original? (se estiver, muito cuidado: o FSO1305 não é dos mais resistentes - o 1305A, por exemplo, tem especificação de fábrica para até uns 20kgfm e o 2.2 dos 19kgfm originais passar de 35kgfm com turbo a 1bar)