Ver Versão Completa : Decepção com minha L200 TRITON
Pedro_OKTANE
16/11/2009, 10:53
Pois bem pessoas, venho por meio desta comunicar e ou/ pedir ajuda quanto ah um possível problema na caixa de transferência de minha L200 TRITON 3.2 2008 A/T.
Já nao é a primeira vez do ocorrido, em que o carro me fez passar por este tipo de situação, que rapidamente explicado se trata a tração de ré, imaginem uma rua mto ingrime de parelelepipedo molhado, para se sair de uma vaga de ré na chuva com a caçamba vazia acaba sendo complicado certo? :concordo: E isso nao aconteceu, mesmo traçado e reduzido, as rodas de traz escorregavam muito, pois bem no sufocou mais saí dessa.
Agora a gota dagua foi neste final de semana na saída de um churrasco:
Imaginem um gramado de descida, onde carros normais ficam na parte de cima, como se encontrava escorregando, alguns abusadinhos desceram de carro pickup suv e cia, eu fui um dos, e uma Outlander tb, esta que pertence a meu pai.
Pois bem, na hora de ir embora começa vergonha, mulher no carro etc, vamos lá, saí ja de ré no 4x4h munido para qq tipo de destruição de gramas, e....... NADA, frente rodas travadas e traseira patinando, bom redução acoplada e vamo assin.............:pensativo: mulherada ja zoando ne, galera do churrasco etc, nao pensem que era coisa de bebado pois não era, era o carro mesmo. Agora vem o pior, meu pai o coroa pega a Outlander, bota na tração normal, nem no locker e saí bonitinho com seus pneus de rua... :discordo:!!!!!! Como pode? Ele mesmo fala, eu com pneus 285, chip pra 193cv carro cheio de sacanagem e passando este tipo de vergonha, eu só saí qdo manobrei ela com mto custo, de frente, pois nao havia mto espaço.
Bom, desculpem o texto, mas ja acontecera algo parecido com alguns de vcs, especificamente falando com ela de ré? Pode ser algum defeito?
Be Trindade
16/11/2009, 11:12
Putz!!! que vergonha hein!!! hahahaha.. imagino ate a tua cara!!
Faz o seguinte.. para no plano da proxima vez!!! :odedo::mrgreen::odedo::mrgreen:
Perco o amigo mas nao a piada!!
neilsonhenriques
16/11/2009, 11:43
Me fez lembrar de um mico que passei em Itaipuaçu - Maricá assim que comprei o Discovery.
Fui fazer um retorno e como a rua era estreita, entrei com o carro na areia da praia sem bloquear, ajustar suspensão e configurar o 4x4 pro terreno. Tipicamente numa atitude pra fazer bonito com a noiva, que estava do lado. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Quando entrei na areia e acelerei devagar o carro cavou. Acelerei mais um pouco e aí é que ele cavou mesmo ! Jogou uma tonelada de areia pro alto até sentar o fundo ! :mrgreen:
Os moradores se juntaram pra rir de mim. Alguns ficaram com tanta pena que voltaram em casa pra pegar pá e enxada pra me ajudar. Cavamos, cavamos, cavamos e NADA do carro sair.
Uma boa alma de L200 ainda tentou me puxar, mas, a pickup mesmo bloqueada patinou e nem balancou o Discovery.
A única solução foi o guicho do reboque, depois de 3 horas de mico ininterrupto com direito a foto pro jornalzinho da cidade. :putz:
Ainda bem, porque mais uns 30 minutos e a maré já teria encostado nas rodas do carro ... :parede:
Liga não ... acontece nas melhores famílias e nos piores momentos ... :odedo:
Um abraço, :concordo:
Neilson
Bruno Sander
16/11/2009, 12:02
Pedro...
Não é um problema específico da L200 Triton, MAS, de Picapes em geral.
O fato da traseira ser mais leve dificulta um pouco as coisas mesmo... Mas, como você tentou subir de ré, deveria ser até mais fácil!
Não entendí o que aconteceu... Mas, já que você também gosta de mexer na viatura, faça como eu, instale um Bloqueio de diferencial traseiro (100%) ARB e diminua as suas chances de "passar vergonha" nestas situações...
Bruno Sander
BoaTrilha
16/11/2009, 12:25
tem certeza que o 4x4 funciona?
pelos seus relatos sempre pareceu que vc só tinha tração no eixo traseiro.
Pois bem pessoas, venho por meio desta comunicar e ou/ pedir ajuda quanto ah um possível problema na caixa de transferência de minha L200 TRITON 3.2 2008 A/T.
Já nao é a primeira vez do ocorrido, em que o carro me fez passar por este tipo de situação, que rapidamente explicado se trata a tração de ré, imaginem uma rua mto ingrime de parelelepipedo molhado, para se sair de uma vaga de ré na chuva com a caçamba vazia acaba sendo complicado certo? :concordo: E isso nao aconteceu, mesmo traçado e reduzido, as rodas de traz escorregavam muito, pois bem no sufocou mais saí dessa.
Agora a gota dagua foi neste final de semana na saída de um churrasco:
Imaginem um gramado de descida, onde carros normais ficam na parte de cima, como se encontrava escorregando, alguns abusadinhos desceram de carro pickup suv e cia, eu fui um dos, e uma Outlander tb, esta que pertence a meu pai.
Pois bem, na hora de ir embora começa vergonha, mulher no carro etc, vamos lá, saí ja de ré no 4x4h munido para qq tipo de destruição de gramas, e....... NADA, frente rodas travadas e traseira patinando, bom redução acoplada e vamo assin.............:pensativo: mulherada ja zoando ne, galera do churrasco etc, nao pensem que era coisa de bebado pois não era, era o carro mesmo. Agora vem o pior, meu pai o coroa pega a Outlander, bota na tração normal, nem no locker e saí bonitinho com seus pneus de rua... :discordo:!!!!!! Como pode? Ele mesmo fala, eu com pneus 285, chip pra 193cv carro cheio de sacanagem e passando este tipo de vergonha, eu só saí qdo manobrei ela com mto custo, de frente, pois nao havia mto espaço.
Bom, desculpem o texto, mas ja acontecera algo parecido com alguns de vcs, especificamente falando com ela de ré? Pode ser algum defeito?
Quando você disse que as rodas da frente estavam travadas posso entender que a tração dianteira não acionava?
Sérgio Ricardo Jacobsen
16/11/2009, 12:33
tem certeza que o 4x4 funciona?
pelos seus relatos sempre pareceu que vc só tinha tração no eixo traseiro.
Me perguntei a mesma coisa!!
Abraços.
ROAD TECH
16/11/2009, 12:37
tem certeza que o 4x4 funciona?
pelos seus relatos sempre pareceu que vc só tinha tração no eixo traseiro.
Olá Pedro,
Pelo que vc relata (tentativa de ré), há grandes chances de não ter engatado a tração dianteira. Isso costuma acontecer com as Mits. Faça um teste de ré em uma situação semelhante e repare se as luzes indicadoras das rodas dianteiras ficam piscando no painel. Se ficarem, a tração dianteira não está ativa.
Esse problema é típico e devido à falta de uso da tração. Tá cheio desses casos nesse fórum e em outros tantos mundo afora.
sds,
Octávio
Pequeno jr
16/11/2009, 12:46
Pedro...
Não é um problema específico da L200 Triton, MAS, de Picapes em geral.
O fato da traseira ser mais leve dificulta um pouco as coisas mesmo... Mas, como você tentou subir de ré, deveria ser até mais fácil!
Não entendí o que aconteceu... Mas, já que você também gosta de mexer na viatura, faça como eu, instale um Bloqueio de diferencial traseiro (100%) ARB e diminua as suas chances de "passar vergonha" nestas situações...
Bruno Sander
Negativo Bruno
O Pedro traçou o carro dele para poder sair desta situação sem problema algum com TOdo e qualquer veículo 4x4. Já cansei de fazer isso q o pedro diz sem problema algum
Pedro .. Acho que vc deve estar com problema no Solenoide da tração. É uma peça de uns R$ 250,00 nas concessionarias Mit e paralelo vc acha um pouco mais barato.
Este é um dos poucos problemas que ocorrem em tração nas Mits. Nas concessionárias eles diagnostam(é assim q fala isso) ... não .. eles dão o diagnostico rápido do problema neste solenoide.
Como já foi falado, vc não foi o primeiro nem o ultimo com este problema
Tirem uma duvida p/ mim....
Minha Pajero Full tem a 4H e depois a 4HLc. Se eu parar em uma grama ingreme, e tentar sair em 4H, e ela patinar, o 4HLc resolvera o problema? Me expliquem como?? .. Se essa for a solucao, nao seria esse o procedimento que nosso amigo deveria ter tomado na Triton, caso o problema nao for o solenoide?
Pedro_OKTANE
16/11/2009, 13:47
Galera, com certeza ela tava "traçada"
Pois a luz tava acesa, eu ja fiz mtas trilhas, sei como utilizar
Oq eu venho reclamando, é que nao sinto força suficiente na frente dela,
o sistema de transferencia é mecânico, diferente de algumas Pajeros, é só 4x4H e 4x4L que o carro fica bem reduzido.
Pode ser que seja esse solenoide MESMO com a luz acesa???? :pensativo:
Pedro,
Não sou especialista em Triton, mas como essas pickups não tem diferencial central, não existe como a tração estar engatada e apenas as rodas traseiras patinarem(não estou falando que voce não engatou a tração...). Provavelmente o solenóide, que acredito que engate a roda livre, deve estar pifado, só que dependendo do defeito, não vai aparecer nenhuma indicação no painel. Ou alguma mangueira, roda livre travada, etc.... Enfim, tem algo errado aí....
[]'s
Bruno Sander
16/11/2009, 14:29
Pedro,
Não sou especialista em Triton, mas como essas pickups não tem diferencial central, não existe como a tração estar engatada e apenas as rodas traseiras patinarem(não estou falando que voce não engatou a tração...). Provavelmente o solenóide, que acredito que engate a roda livre, deve estar pifado, só que dependendo do defeito, não vai aparecer nenhuma indicação no painel. Ou alguma mangueira, roda livre travada, etc.... Enfim, tem algo errado aí....
[]'s
Tem como sim!
Se o eixo dianteiro estiver quebrado (como aconteceu com minha L200 Outdoor).
A tração e "engatada" mas apenas as rodas traseiras tracionam. Da ate pra acionar o RD/Locker (no caso da HPE) com a reduzida (4x4L), sem tracionar as rodas dianteiras...
Mas, não acho que seja este o problema que ocorreu com o Pedro.
A teoria do solenóide tem fundamento.
Bruno Sander
Pedro_OKTANE
16/11/2009, 14:51
Cacete como vou testar se ela está funcionando mesmo entao?
Sou obrigado a catar uma lama por aí né.
Bruno,
Quando eu digo que "não tem como", me refiro a uma pickup com tudo normal, sem nenhum problema na transmissão nem no sistema de acionamento da tração. Quebra como a que voce cita é exatamente o que eu coloco como "etc...", ou seja, sempre existe a chance de ser um problema mais grave, mas é melhor procurar as coisas mais simples, que são normalmente as causas dos problemas.
Como já falei, não conheço bem o sistema da Triton (tenho uma Hilux), mas me parece que o acionamento da roda livre é a vácuo(seria isso realmente??), então o solenóide que faz esse acionamento, bem como as mangueirinhas e conexões podem ser os vilões nessa história.
[]'s
Walter L. L. Casitta
16/11/2009, 15:16
Purts, aquele mesmo problema herdado das L200 Sport. O sistema da Triton é o mesmo da Sport. Não se pode confiar na roda livre a vácuo mesmo...
sergiomfff
16/11/2009, 15:21
Engate a tração, acendeu a indicação, tudo ok ...
Desliga o motor levante uma das rodas dianteira e tente gira-la com a mão se estiver solta sem girar o cardã é roda livre, solta girando o cardã t case.
Abs.
Cacete como vou testar se ela está funcionando mesmo entao?
Sou obrigado a catar uma lama por aí né.
Pedro_OKTANE
16/11/2009, 15:21
Então digamos, que o carro pode está com a reduzida acionada MESMO só com tração na traseira?? Pq a redução entra.
Pois bem pessoas, venho por meio desta comunicar e ou/ pedir ajuda quanto ah um possível problema na caixa de transferência de minha L200 TRITON 3.2 2008 A/T.
Já nao é a primeira vez do ocorrido, em que o carro me fez passar por este tipo de situação, que rapidamente explicado se trata a tração de ré, imaginem uma rua mto ingrime de parelelepipedo molhado, para se sair de uma vaga de ré na chuva com a caçamba vazia acaba sendo complicado certo? :concordo: E isso nao aconteceu, mesmo traçado e reduzido, as rodas de traz escorregavam muito, pois bem no sufocou mais saí dessa.
Agora a gota dagua foi neste final de semana na saída de um churrasco:
Imaginem um gramado de descida, onde carros normais ficam na parte de cima, como se encontrava escorregando, alguns abusadinhos desceram de carro pickup suv e cia, eu fui um dos, e uma Outlander tb, esta que pertence a meu pai.
Pois bem, na hora de ir embora começa vergonha, mulher no carro etc, vamos lá, saí ja de ré no 4x4h munido para qq tipo de destruição de gramas, e....... NADA, frente rodas travadas e traseira patinando, bom redução acoplada e vamo assin.............:pensativo: mulherada ja zoando ne, galera do churrasco etc, nao pensem que era coisa de bebado pois não era, era o carro mesmo. Agora vem o pior, meu pai o coroa pega a Outlander, bota na tração normal, nem no locker e saí bonitinho com seus pneus de rua... :discordo:!!!!!! Como pode? Ele mesmo fala, eu com pneus 285, chip pra 193cv carro cheio de sacanagem e passando este tipo de vergonha, eu só saí qdo manobrei ela com mto custo, de frente, pois nao havia mto espaço.
Bom, desculpem o texto, mas ja acontecera algo parecido com alguns de vcs, especificamente falando com ela de ré? Pode ser algum defeito?
que papelão....
isso aconteceu comigo tbm, só que eu estava de S10 4x2, típico fiasco de quem quer aparecer sem poder..hehehe
tu deve ter algum problema na tração da tua Mit sim, como já dito por outros colegas...
abraços
Walter L. L. Casitta
16/11/2009, 15:29
Então digamos, que o carro pode está com a reduzida acionada MESMO só com tração na traseira?? Pq a redução entra.
Nada a ver. A sua CT esta OK, mas a RL não funciona. É um problema de fácil resolução, mas vai ter que ir até a concessionária...
Pedro_OKTANE
16/11/2009, 15:54
que merda!
bom vou averiguar este probleminha então; obrigado galera!!!!!
Bruno Sander
16/11/2009, 21:35
O TR4 da Patroa (A/T) com o qual estou rodando esta semana também deve estar com problema no solenóide.
Fui acionar o 4x4H e a tração só fica piscando e nada de engatar!
Vou ter que ver o que houve...
Provavelmente e o solenóide também!
Bruno Sander
ROAD TECH
16/11/2009, 21:46
Cacete como vou testar se ela está funcionando mesmo entao?
Sou obrigado a catar uma lama por aí né.
Coloque o carro num elevador e erga o suficiente para que as 4 rodas fiquem afastadas do piso. Selecione a tração (4H ou 4L) e depois engate uma marcha. Com suavidade (evite trancos) solte a embreagem ou o freio (se for automática) e verifique se as 4 rodas giram.
Se as dianteiras não girarem, aproveite que o carro está no elevador e verifique se o atuador à vácuo do semi-eixo esquerdo (faz papel da roda-livre) esta com a manguerinha de borracha solta. Se a mangueira está em ordem, o problema pode ser no diafragma do próprio atuador ou no conjunto de 2 servo-válvulas (solenóide), que normalmente fica fixado na saia interna do pára-lama lado direito, dentro do compartimento do motor.
Sds,
Pedro_OKTANE
16/11/2009, 22:03
Coloque o carro num elevador e erga o suficiente para que as 4 rodas fiquem afastadas do piso. Selecione a tração (4H ou 4L) e depois engate uma marcha. Com suavidade (evite trancos) solte a embreagem ou o freio (se for automática) e verifique se as 4 rodas giram.
Se as dianteiras não girarem, aproveite que o carro está no elevador e verifique se o atuador à vácuo do semi-eixo esquerdo (faz papel da roda-livre) esta com a manguerinha de borracha solta. Se a mangueira está em ordem, o problema pode ser no diafragma do próprio atuador ou no conjunto de 2 servo-válvulas (solenóide), que normalmente fica fixado na saia interna do pára-lama lado direito, dentro do compartimento do motor.
Sds,
muito obrigado cara, vou imprimir isso e leva para MIT caso esteja com problema mesmo!
ou entao meu carro é mto ruim hahah
abraços
Marcelo-HPE
16/11/2009, 22:12
Ótima explicação Otávio !!! já está salvo aqui nos meus arquivos .
abs
Pequeno jr
16/11/2009, 23:44
Para aqueles que acham que devido as L200 terem o engate de tração mecânico não dá problema, podem ver os relatos mais antigos no forum que tdo isso que discutimos neste topico foi falado a uns 3 ou 4 anos atrás nas L-200 Sport.
O Sistema de engate de tração nas rodas dianteiras é o sistema a vácuo ... que já foi abolido das Ranger e presente na S-10.
A única que não sabemos como funciona são as Novas Hilux.
Para um sistema 100% confiável deveria ser roda livre manual (AVM.. existentes nas antigas L-200) + o engate de tração manual (já presente nos Mits)
Be Trindade
17/11/2009, 08:47
muito obrigado cara, vou imprimir isso e leva para MIT caso esteja com problema mesmo!
ou entao meu carro é mto ruim hahah
abraços
é meu parceiro!! tu se fufu!! isso que da ficar tanto tempo sem fazer trilha!! (ate parece que eu tenho feito direto!!) haha
Vlww!! qualquer parada é só ligar!
Pedro_OKTANE
17/11/2009, 09:19
é meu parceiro!! tu se fufu!! isso que da ficar tanto tempo sem fazer trilha!! (ate parece que eu tenho feito direto!!) haha
Vlww!! qualquer parada é só ligar!
Essa solteirice mata agente.
Acordar sabado cedo de manhã? :discordo:
É galera, vou levar o carro lá mesmo, nao sabia que este problema
ja existia nas SPORT... nao creio que o carro poderia estár traçado
e cavucando daquela maneira :-(
Bruno Sander
17/11/2009, 09:29
Pior que o da Triton é o da Frontier Nova...
Se você desconectar o sensor do ABS da roda... Já era. Está sem 4x4!
Pelo menos a Mit não cometeu este erro.
Bruno Sander
Pequeno jr
17/11/2009, 09:36
Pior que o da Triton é o da Frontier Nova...
Se você desconectar o sensor do ABS da roda... Já era. Está sem 4x4!
Pelo menos a Mit não cometeu este erro.
Bruno Sander
É!?
Solta o chicote do ABS da sua triton e veja se não vai interferir até no câmbio.
Bruno Sander
17/11/2009, 12:42
Felizmente não interfere não Pequeno...
O pessoal que participa do MotorSport desconecta o ABS (tanto das TR4 quanto das Triton) antes da prova para melhorarem a frenagem na terra solta e correm a prova toda sem o ABS (e com o 4x4 acionado).
Na nova Frontier isto não é possível.
Bruno Sander
Walter L. L. Casitta
17/11/2009, 20:25
Felizmente não interfere não Pequeno...
O pessoal que participa do MotorSport desconecta o ABS (tanto das TR4 quanto das Triton) antes da prova para melhorarem a frenagem na terra solta e correm a prova toda sem o ABS (e com o 4x4 acionado).
Na nova Frontier isto não é possível.
Bruno Sander
O que não faz muita diferença já que Frontier não entra mesmo no MMS...
aoliveira
17/11/2009, 21:02
O que não faz muita diferença já que Frontier não entra mesmo no MMS...
kkkkkkkkk...:palmas: essa foi ótima Walter, gargalhei de verdade aqui
Bruno Sander
17/11/2009, 21:48
Eu só tentei exemplificar (na pratica observacional) o "defeito" do sensor do ABS na nova Frontier, ao contrário do que ocorre com a Triton.
Mas, se tem que levar ao pe da letra... Fazer o que, não e ????
Walter L. L. Casitta
18/11/2009, 10:21
Eu só tentei exemplificar (na pratica observacional) o "defeito" do sensor do ABS na nova Frontier, ao contrário do que ocorre com a Triton.
Mas, se tem que levar ao pe da letra... Fazer o que, não e ????
Certo, mas não entendo o porque de você considerar isso um defeito. Alem disso, ABS ligado ou desligado nas categorias low end do MMS não faz diferença nenhuma...
marcomencia
18/11/2009, 11:14
Pois bem pessoas, venho por meio desta comunicar e ou/ pedir ajuda quanto ah um possível problema na caixa de transferência de minha L200 TRITON 3.2 2008 A/T.
Já nao é a primeira vez do ocorrido, em que o carro me fez passar por este tipo de situação, que rapidamente explicado se trata a tração de ré, imaginem uma rua mto ingrime de parelelepipedo molhado, para se sair de uma vaga de ré na chuva com a caçamba vazia acaba sendo complicado certo? :concordo: E isso nao aconteceu, mesmo traçado e reduzido, as rodas de traz escorregavam muito, pois bem no sufocou mais saí dessa.
Agora a gota dagua foi neste final de semana na saída de um churrasco:
Imaginem um gramado de descida, onde carros normais ficam na parte de cima, como se encontrava escorregando, alguns abusadinhos desceram de carro pickup suv e cia, eu fui um dos, e uma Outlander tb, esta que pertence a meu pai.
Pois bem, na hora de ir embora começa vergonha, mulher no carro etc, vamos lá, saí ja de ré no 4x4h munido para qq tipo de destruição de gramas, e....... NADA, frente rodas travadas e traseira patinando, bom redução acoplada e vamo assin.............:pensativo: mulherada ja zoando ne, galera do churrasco etc, nao pensem que era coisa de bebado pois não era, era o carro mesmo. Agora vem o pior, meu pai o coroa pega a Outlander, bota na tração normal, nem no locker e saí bonitinho com seus pneus de rua... :discordo:!!!!!! Como pode? Ele mesmo fala, eu com pneus 285, chip pra 193cv carro cheio de sacanagem e passando este tipo de vergonha, eu só saí qdo manobrei ela com mto custo, de frente, pois nao havia mto espaço.
Bom, desculpem o texto, mas ja acontecera algo parecido com alguns de vcs, especificamente falando com ela de ré? Pode ser algum defeito?
A luz está acendendo, mas as rodas dianteiras não estão tracionadas. Está com algum defeito.
Se as 4 rodas estivessem engatadas sua pick up nem tomaria conhecimento desse tipo de terreno q vc relatou.
É só mandar arrumar. Não esquece de, após resolver o problema, relatar aqui o q era.....
Para o troféu ser entregue pra quem matou a xarada. Falar nisso, tive uma idéia e vou fazer uma sugestão ao fórum
Abraço
A luz está acendendo, mas as rodas dianteiras não estão tracionadas. Está com algum defeito.
Se as 4 rodas estivessem engatadas sua pick up nem tomaria conhecimento desse tipo de terreno q vc relatou.
É só mandar arrumar. Não esquece de, após resolver o problema, relatar aqui o q era.....
Para o troféu ser entregue pra quem matou a xarada. Falar nisso, tive uma idéia e vou fazer uma sugestão ao fórum
Abraço
Não consigo acompanhar seu raciocinio. Que diferença faz se foi o fulano, ciclano ou beltrano que acertou o problema? Acho que o mais importante aqui é justamnete o que já acontece, ou seja: todos se ajudando e não interessando se o palpite do forista foi certo ou errado.
Abraço.
Sérgio Ricardo Jacobsen
18/11/2009, 13:37
Não consigo acompanhar seu raciocinio. Que diferença faz se foi o fulano, ciclano ou beltrano que acertou o problema? Acho que o mais importante aqui é justamnete o que já acontece, ou seja: todos se ajudando e não interessando se o palpite do forista foi certo ou errado.
Abraço.
X2!!!
Ta ficando ridiculo isso, que importa se sou iniciante, junior, e´xpert, afinal, quer dizer que tenho mais tempo livre muitas vezes, cada um conhece melhor um tipo de veiculo, tipo de terreno, jeito de andar, etc.
Vamos parar com esta historia que sou melhor que tu, e ele é melhor que eu, etc.
Abraço.
X2!!!
Ta ficando ridiculo isso, que importa se sou iniciante, junior, e´xpert, afinal, quer dizer que tenho mais tempo livre muitas vezes, cada um conhece melhor um tipo de veiculo, tipo de terreno, jeito de andar, etc.
Vamos parar com esta historia que sou melhor que tu, e ele é melhor que eu, etc.
Abraço.
X3.........
Bruno Sander
18/11/2009, 18:59
Pedro,
já descobriu qual foi o problema ????
eduardo1968
18/11/2009, 18:59
X2!!!
Ta ficando ridiculo isso, que importa se sou iniciante, junior, e´xpert, afinal, quer dizer que tenho mais tempo livre muitas vezes, cada um conhece melhor um tipo de veiculo, tipo de terreno, jeito de andar, etc.
Vamos parar com esta historia que sou melhor que tu, e ele é melhor que eu, etc.
Abraço.
X4...:palmas::palmas:
Pois bem pessoas, venho por meio desta comunicar e ou/ pedir ajuda quanto ah um possível problema na caixa de transferência de minha L200 TRITON 3.2 2008 A/T.
Já nao é a primeira vez do ocorrido, em que o carro me fez passar por este tipo de situação, que rapidamente explicado se trata a tração de ré, imaginem uma rua mto ingrime de parelelepipedo molhado, para se sair de uma vaga de ré na chuva com a caçamba vazia acaba sendo complicado certo? :concordo: E isso nao aconteceu, mesmo traçado e reduzido, as rodas de traz escorregavam muito, pois bem no sufocou mais saí dessa.
Agora a gota dagua foi neste final de semana na saída de um churrasco:
Imaginem um gramado de descida, onde carros normais ficam na parte de cima, como se encontrava escorregando, alguns abusadinhos desceram de carro pickup suv e cia, eu fui um dos, e uma Outlander tb, esta que pertence a meu pai.
Pois bem, na hora de ir embora começa vergonha, mulher no carro etc, vamos lá, saí ja de ré no 4x4h munido para qq tipo de destruição de gramas, e....... NADA, frente rodas travadas e traseira patinando, bom redução acoplada e vamo assin.............:pensativo: mulherada ja zoando ne, galera do churrasco etc, nao pensem que era coisa de bebado pois não era, era o carro mesmo. Agora vem o pior, meu pai o coroa pega a Outlander, bota na tração normal, nem no locker e saí bonitinho com seus pneus de rua... :discordo:!!!!!! Como pode? Ele mesmo fala, eu com pneus 285, chip pra 193cv carro cheio de sacanagem e passando este tipo de vergonha, eu só saí qdo manobrei ela com mto custo, de frente, pois nao havia mto espaço.
Bom, desculpem o texto, mas ja acontecera algo parecido com alguns de vcs, especificamente falando com ela de ré? Pode ser algum defeito?
E ai Pedro alguma novidade?
Bruno Sander
24/11/2009, 20:52
Já descobriu se o problema foi com a sua Triton ou se "faltou braço" ????
Da noticias pra gente!
Bruno Sander
Be Trindade
25/11/2009, 09:10
Já descobriu se o problema foi com a sua Triton ou se "faltou braço" ????
Da noticias pra gente!
Bruno Sander
Acho que ta mais pra falta de braço!! o negocio dele é carro rebaixado! hahahaahha
Se o 4x4 tava tudo ok, o q faltou foi pneu mesmo...
Outra coisa é se o local que vc estava parado era mais acentuado, mais molhado...enfim tem um monte de variavel ali.
Outro dia fui na igreja em um lugar afastado, tem um gramado lindo em um descidão e chovia, paralelo a um aestradinha de cascalho, mas todo mundo estacionou na grama e eu claro fui no pior lugar. Qdo desci do carro pisei na grama e fez aquele schechhh...pura água!
Qdo acabou corri la no estacionamento só pra ver os 4x2 patinando....dai tinha lá uma boa alma ensinado o povo a tentar ir pra estrada. Sobrou eu e um vitara. mas o vitara tava mais pra cima, desceu, patinou, traçou e subiu de boa.
Dai fui eu, liguei o carro, fui sair em 4x2 e nada, só os tatus cavocando grama pra todo lado e nem mexeu. 4x4hi desci e ja emendei uma primeira e a viatura subiu cavocando as 4 de lado...foi muito legal, mas tomei esporro da patroa ne...kkkkkkkk..levou uns 2 meses pra grama fechar os 4 riscos ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anthoniusnikos
26/11/2009, 04:49
Se o 4x4 tava tudo ok, o q faltou foi pneu mesmo...
Outra coisa é se o local que vc estava parado era mais acentuado, mais molhado...enfim tem um monte de variavel ali.
Outro dia fui na igreja em um lugar afastado, tem um gramado lindo em um descidão e chovia, paralelo a um aestradinha de cascalho, mas todo mundo estacionou na grama e eu claro fui no pior lugar. Qdo desci do carro pisei na grama e fez aquele schechhh...pura água!
Qdo acabou corri la no estacionamento só pra ver os 4x2 patinando....dai tinha lá uma boa alma ensinado o povo a tentar ir pra estrada. Sobrou eu e um vitara. mas o vitara tava mais pra cima, desceu, patinou, traçou e subiu de boa.
Dai fui eu, liguei o carro, fui sair em 4x2 e nada, só os tatus cavocando grama pra todo lado e nem mexeu. 4x4hi desci e ja emendei uma primeira e a viatura subiu cavocando as 4 de lado...foi muito legal, mas tomei esporro da patroa ne...kkkkkkkk..levou uns 2 meses pra grama fechar os 4 riscos ...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara, também fico com o égo eletrizado quando os 4x2 não conseguem, e eu coloco o 4x4 e vou embora. Afinal, foi para essas situações que adquiri um 4x4. Para a viatura é um viagrão. Espero, ainda bem mais para o futuro, ter que fazer uso desse artifício para arranhar o gramado da mulher.
HaHaHaHaHaHaHa...! :dance:
Abs
Anthoniusnikos
Pedro_OKTANE
26/11/2009, 11:26
Ah tração do carro não tá funcionando.
Testei no estacionamento vazio, trancando o pé nas curvas ela sai de traseira
tanto no 4x4 como no 4x2, qdo o carro ta traçado todos sabem que ele fica
muito mais travado, inclusive se esterçar o volante em lugar de atrito rola até uma dificuldade de manobrar. E isso nao acontece, não está acomplando, esqueci do topico aqui. Preciso ir na MIT urgente; pois ficar assim não dá, mas ta brabo, todo dia pica no trabalho tá foda.
Bê: CLC200 num futuro proximo, quem sabe!! Deixa a bicha desvalorizar mais hehe.
É uma pena a MIT não ter tirado essas RL's, aí nada adianta ter engate por alavanca , de robustez não tem nada esse sistema...
Marcelo-HPE
26/11/2009, 13:11
Robusto é o sistema da ranger acionado por botão de liquidifcador e motor elétrico alguem ja viu coisa mais problemática que isso .
Na época deixei de comprar um ranger limited 0km por causa de sistema ridículo
O sistema das l200 so bem robustos sim , o meu sempre funcionou corretamente . em qualquer situção , lama , areia , subidas .
Bruno Sander
26/11/2009, 13:18
Eu descobrí o porquê do 4x4 do TR4 da Patroa não estar engatando...
Roda livre solta!
Tinha soltado os parafusos e estava solta (por isto não engatava).
E, decobrí que, ao contrário das L200, a tração da TR4 não é a vácuo!
Bruno Sander
Bruno Sander
26/11/2009, 13:22
Robusto é o sistema da ranger acionado por botão de liquidifcador e motor elétrico alguem ja viu coisa mais problemática que isso .
Na época deixei de comprar um ranger limited 0km por causa de sistema ridículo
O sistema das l200 so bem robustos sim , o meu sempre funcionou corretamente . em qualquer situção , lama , areia , subidas .
Fala Marcelão!
Tá sumido por aquí rapaz...
Sentí sua falta na etapa de Campinas do MotorSport!
E, prá variar, agora já apareceu "entrando de sola" na observação do nosso colega da Ranger (Risos)... Isto aí amigo. Tem que defender mesmo a reputação das nossas L200.
Vê se não some não.
Um grande abraço,
Bruno Sander
Anthoniusnikos
26/11/2009, 13:25
Eu descobrí o porquê do 4x4 do TR4 da Patroa não estar engatando...
Roda livre solta!
Tinha soltado os parafusos e estava solta (por isto não engatava).
E, decobrí que, ao contrário das L200, a tração da TR4 não é a vácuo!
Bruno Sander
Tenho certeza absoluta que não foi a sua patroa que deixou os parafusos soltos. Então, procurem saber que empresa fez a última manutenção, e responsabilize-a. Se deixar quieto, vai alimentar preguiçosos.
Quanto ao sistema a vácuo, tem-se mostrado um péssimo projeto. Viria a ficar excelente, se a BOSCH fizesse as alterações adequadas.
Abs
Anthon
Marcelo-HPE
26/11/2009, 13:40
Fala Brunão !! meu amigo de guerra , Estive recentemente em Aiuruoca fiquei na pousada do Lado de lá .
e ainda peguei um trecho bem off-road da Estrada Real de Baependi a Aiuruoca ..
Agora estou querendo ir pra Chapada Dimantina . !!! se vc quizer vamos combinar algo. .
Abração meu Amigo .
P.S Quanto ao sistema a vácuo esse foi bem explicado aqui pelo nosso Amigo Otávio Sarmento ,
Bruno Sander
26/11/2009, 13:48
Fala Brunão !! meu amigo de guerra , Estive recentemente em Aiuruoca fiquei na pousada do Lado de lá .
e ainda peguei um trecho bem off-road da Estrada Real de Baependi a Aiuruoca ..
Agora estou querendo ir pra Chapada Dimantina . !!! se vc quizer vamos combinar algo. .
Abração meu Amigo .
P.S Quanto ao sistema a vácuo esse foi bem explicado aqui pelo nosso Amigo Otávio Sarmento ,
Chapada Diamantina ?????
Já fui mas animo ir de novo!
Quando você pretende ir ?????
Vou participar da Transparaná (www.transparana.com.br). Você não anima não ????
Pablo Aquino
26/11/2009, 13:51
Pessoal passeios off road pelo Nordeste (CE, PB, RN) alguem tem dicas de otimos trechos, praias???
Em outubro encontrei com um grande grupo de camionetes 4 x 4 andando pelo litoral do RN proximo a Natal, mais precisamente nas praias de Maracajau, show de bola...
Quem tiver dicas ou forum equivalente a isso mande informações, abraço a todos...
Robusto é o sistema da ranger acionado por botão de liquidifcador e motor elétrico alguem ja viu coisa mais problemática que isso .
Na época deixei de comprar um ranger limited 0km por causa de sistema ridículo
O sistema das l200 so bem robustos sim , o meu sempre funcionou corretamente . em qualquer situção , lama , areia , subidas .
Olha o pessoal se queimando...
aiaiaiaiia....
Pequeno jr
26/11/2009, 16:46
Robusto é o sistema da ranger acionado por botão de liquidifcador e motor elétrico alguem ja viu coisa mais problemática que isso .
Na época deixei de comprar um ranger limited 0km por causa de sistema ridículo
O sistema das l200 so bem robustos sim , o meu sempre funcionou corretamente . em qualquer situção , lama , areia , subidas .
Marcelão ... ai q esta .. sabe aonde era o defeito do sistema da Ranger?? No sistema a Vácuo. Qdo o sistema elétrico deixa de funcionar, sabe porque é? por falta de uso.
Da mesma forma que se você ficar sem engatar o seu 4x4 na sua L-200 por 1 ou 2 anos, ao engatar lá estará o problema .. ou na roda livre ou mais precisamente no solenoide ou lá no relê de acionamento da tração. Pode parecer que não, mas desde que as L-200 começaram a utilizar a Roda Livre automática (que na verdade é a vacuo) há varias partes eletricas/eletronicas nela
O Sistema 100% robusto e confiável é com roda livre manual e engate de tração mecânico, os demais, igual ao da minha ranger, sua L-200, Nova Hilux podem um dia dar sim problema. Parou de usar, o problema aparecerá.
Na Ranger, após 2001, não existe mais roda livre porque o sistema é ligado direto. O único local que pode haver problema no engate da tração é so no motor elétrico. O Motor elétrico, qto mais usa, menos dá problema.
Olha que vai e volta dou uns mergulhos .. e em 5 anos não tive problema com este sistema ... Já a minha roda livre (que é a vácuo) .. melhor não comentar.
Bruno Sander
26/11/2009, 18:33
"Da mesma forma que se você ficar sem engatar o seu 4x4 na sua L-200 por 1 ou 2 anos, ao engatar lá estará o problema ..."
Putz!
Se o camarada ficar 01 a 02 anos sem engatar o 4x4 e melhor comprar um Ecoesport e fingir que tem um jipe!
Pra que ter um 4x4 se não vai usa-lo ?????
Mas, concordo 100% com o Pequeno Jr...
A Mit deveria reavaliar este sistema a vácuo e substituir por algo mais confiável.
Ninguém merece "ficar na mão" quando precisa do 4x4!
Bruno Sander
Carlos Monaco
26/11/2009, 19:10
"Da mesma forma que se você ficar sem engatar o seu 4x4 na sua L-200 por 1 ou 2 anos, ao engatar lá estará o problema ..."
Putz!
Se o camarada ficar 01 a 02 anos sem engatar o 4x4 e melhor comprar um Ecoesport e fingir que tem um jipe!
Pra que ter um 4x4 se não vai usa-lo ?????
Mas, concordo 100% com o Pequeno Jr...
A Mit deveria reavaliar este sistema a vácuo e substituir por algo mais confiável.
Ninguém merece "ficar na mão" quando precisa do 4x4!
Bruno Sander
Bruno tenho um exemplo desse aqui em casa, minha mãe tem uma TR4 2006 que tem 10.000km ai vc imagina quantas vezes o carro já engatou a tração, se não fosse eu que de fim de semana tiro os carros para lavar e engato a tração com certeza teria problemas, só para ter uma idéia o carro chega a ficar 3 semanas parada na garagem.:parede::parede::parede::parede:
Ela comprou o carro para ir para o sitio qdo chovesse mas quando chove ela fica com medo e não vai e me deixa passar sufoco na S10 sem tração pq tem dó do carro...:putz::putz::evil::evil:
Bruno Sander
26/11/2009, 19:53
Então, neste caso, ela esta com o "carro errado"!
Seria melhor um Ecosport ou ate um Palio Adventure Locker...
4x4, na minha opniao, e pra ser usado!
Marcelo-HPE
26/11/2009, 20:17
Fala Brunão . devo ir em fevereiro nas minhas férias .
Pequeno ; pegue o n° de rangers aqui no forum e compare com o n° de l200 com problemas na tração veja que o n ° de ranger´s é muito maior e não é por causa do sistema e vácuo e sim por causa do bendito motor elétrico /chicote que da problemas .
Até esse dias atrás tinha uns dois tópicos de ranger´s com problema na tração rolando aí no forum .
O Edintrunder que é um dos gurus das picapes 4x4 ,chegou até modificar o sistema da ranger dele .
abs
Carlos Monaco
27/11/2009, 06:59
Então, neste caso, ela esta com o "carro errado"!
Seria melhor um Ecosport ou ate um Palio Adventure Locker...
4x4, na minha opniao, e pra ser usado!
a minha intenção era vender os 2 e comprar uma hilux mas quem convence ela que essa é a melhor opção:evil::evil: qdo ela vender esse carro sortudo quem comprar.....
Walter L. L. Casitta
27/11/2009, 07:12
"Da mesma forma que se você ficar sem engatar o seu 4x4 na sua L-200 por 1 ou 2 anos, ao engatar lá estará o problema ..."
Putz!
Se o camarada ficar 01 a 02 anos sem engatar o 4x4 e melhor comprar um Ecoesport e fingir que tem um jipe!
Pra que ter um 4x4 se não vai usa-lo ?????
Mas, concordo 100% com o Pequeno Jr...
A Mit deveria reavaliar este sistema a vácuo e substituir por algo mais confiável.
Ninguém merece "ficar na mão" quando precisa do 4x4!
Bruno Sander
Na te impede de colocar uma RL manual AVM na sua Triton que inclusive é fabricada no Brasil...
Modelos 4443 e 4493
Pequeno jr
27/11/2009, 07:59
Fala Brunão . devo ir em fevereiro nas minhas férias .
Pequeno ; pegue o n° de rangers aqui no forum e compare com o n° de l200 com problemas na tração veja que o n ° de ranger´s é muito maior e não é por causa do sistema e vácuo e sim por causa do bendito motor elétrico /chicote que da problemas .
Até esse dias atrás tinha uns dois tópicos de ranger´s com problema na tração rolando aí no forum .
O Edintrunder que é um dos gurus das picapes 4x4 ,chegou até modificar o sistema da ranger dele .
abs
Não chegou a modificar e sim arrumar. Antes, ninguem sabia o que era o defeito do motor elétrico. Pesquisando descobrimos que arrumar é mais fácil que andar para frente. Antigamente, a solução era Trocar o motor de tração.
Outra ... como já dissemos aqui no passado, a grande maioria das Rangers do forum são surradas, bem antigas e os que compraram Rangers novas usadas ... adivinha pq deu problema na tração??? Falta de uso do primeiro dono.
Uns dois anos atrás fizemos uma enquete de quantidade de modelos de pick-ups existentes aqui dos foristas. A Maioria deu Ranger e como sempre .. antigas bem antigas e rodadas.. é só ver a maioria das assinaturas dos foristas q tem Ranger ...
Se você pegar os foristas q tem Ranger mais novas, que usam efetivamente a tração e são primeiro dono, veja se tem algum relato.
Pequeno jr
27/11/2009, 08:07
"Da mesma forma que se você ficar sem engatar o seu 4x4 na sua L-200 por 1 ou 2 anos, ao engatar lá estará o problema ..."
Putz!
Se o camarada ficar 01 a 02 anos sem engatar o 4x4 e melhor comprar um Ecoesport e fingir que tem um jipe!
Pra que ter um 4x4 se não vai usa-lo ?????
Mas, concordo 100% com o Pequeno Jr...
A Mit deveria reavaliar este sistema a vácuo e substituir por algo mais confiável.
Ninguém merece "ficar na mão" quando precisa do 4x4!
Bruno Sander
Hj qdo vc andar nas ruas de Bh .. veja qtos tios tem ao seu lado no transito que estão dentro de um 4x4. O carro estará limpinho, brilhando e etc ... tu acha que estes caras ligam o 4x4???
pode ver, haverá L-200, Ranger, Hilux, S-10 e etc ... q pode ter certeza várias nunca ligaram a tração.
Muitos amigos de meu pai q tem pick-up, compram 4x4 Diesel pq sabem se comprar 4x2 Diesel a revenda é pior e mais demorada. Mas a maioria deles, jamais tocou ou na alavanca de engate de tração ou no botão de acionamento de tração.
Quem comprar essas viaturas e for mesmo usar ... também não há problema algum .. apenas logo nos primeiros uso, dará problema e é só arrumar e bola para frente, seja o sistema que for
Pequeno jr
27/11/2009, 08:09
Na te impede de colocar uma RL manual AVM na sua Triton que inclusive é fabricada no Brasil...
Modelos 4443 e 4493
Po .. acabei de entrar no site da AVM e já lançaram RL para todos os carros lançados ultimamente.
To pensando muito se coloco ou não AVM ou Pituto na minha ... mas só depois de terminar algumas outras coisas.
Bruno Sander
27/11/2009, 10:36
Na te impede de colocar uma RL manual AVM na sua Triton que inclusive é fabricada no Brasil...
Modelos 4443 e 4493
Por enquanto o sistema de engate de tração da minha Triton ainda não apresentou problemas, MAS, se vier a ocorrer, será minha primeira opção: A Roda Livre!
Obrigado pela dica e por me informar onde encontrar e o modelo.
Bruno Sander
Se você pegar os foristas q tem Ranger mais novas, que usam efetivamente a tração e são primeiro dono, veja se tem algum relato.
eu mesmo uso a tração 3x por semana..........rodei 167milkm e nunca tive problemas.
a outra ranger q a gente tem é uma 99, no motorzinho eletrico acho q nunca teve problema tb, mas ja teve problema numas peças internas lá dentro do eixo dianteiro.....mas veio dar problemas dps de uns 7-8 anos. meu pai comprou uma peça paralela e aí deu defeito de novo pq estava passando terra pra dentro do eixo. colocou original e está bom até hj.
Pedro_OKTANE
10/12/2009, 14:52
Prezados; deixei o carro 3a feira lá e hj desmontaram ela toda....
nao era servo-sensor, mangueira nem nada.... como o Supervisor Tecnico da Intersan me falou, meu problema está no cardã (assim que escreve) ? Que está inoperável. Então, a peça demora de 5 a 10 dias para chegar, estão montando meu carro pra usa-lo enquanto isso...
Obviamente a peça entrou na garantia normalmente, sem problemas com pneus relativamente bem maiores e Unichip na mesma.
Então, meu carro estava mesmo sem tração no dia da vergonha
abraços para todos.
Walter L. L. Casitta
10/12/2009, 17:33
Prezados; deixei o carro 3a feira lá e hj desmontaram ela toda....
nao era servo-sensor, mangueira nem nada.... como o Supervisor Tecnico da Intersan me falou, meu problema está no cardã (assim que escreve) ? Que está inoperável. Então, a peça demora de 5 a 10 dias para chegar, estão montando meu carro pra usa-lo enquanto isso...
Obviamente a peça entrou na garantia normalmente, sem problemas com pneus relativamente bem maiores e Unichip na mesma.
Então, meu carro estava mesmo sem tração no dia da vergonha
abraços para todos.
Hiiiii. Mais estórias de concessionárias carochistica mitisubistica. Tudo bem, vai se na garantia mesmo então não importa...
Pequeno jr
10/12/2009, 22:56
para ter dado esse problema na caixa, haveria tantos sinais de problema .. mas isso vc nunca havia relatado aqui, principalmente estralos.
Sei nao viu pedro .. sei não !!
Alagoano
11/12/2009, 00:28
Robusto é o sistema da ranger acionado por botão de liquidifcador e motor elétrico alguem ja viu coisa mais problemática que isso .
Na época deixei de comprar um ranger limited 0km por causa de sistema ridículo
O sistema das l200 so bem robustos sim , o meu sempre funcionou corretamente . em qualquer situção , lama , areia , subidas .
Tava demorando né Marcelo??? hehehehe....
Até o Troller que é o TROLLER tem os sistema elétrico, eu nunca tive problema.....meu tio que é fazendeiro e usou a última Ranger dele ao extremo tbm nunca teve problema, ou seja, o botão de liquidificador é bem confiável....botão esse que é tendência...
Acho que a maioria das picapes e SUVs modernos e traçados são ELÉTRICOS, condizentes que a tecnologia empregada....e não essa marchinha miúda horrível e jurássica hehehehehe...
Abs brotner!!
Deivid/silveira
14/12/2009, 22:36
Com minha Ranger 4x4 xl tb diesel humilde!!!
Subo até nas "paredes"!!!!:mrgreen::dance::mrgreen:
Marcelo-HPE
14/12/2009, 22:53
Pois com minha ex maria fumaça 2000 2.5 maxion passei muita raiva e vergonha nas areias das praias daqui como não aprendi a lição a troquei em 2003 numa S-10 com outros botõeszinhos 4x4 .pior ainda fazia uma barulhinho de engate mas não engatava po##a nenhuma.
Ressalto que com essas picapes nunca tive problemas de motor só suspensão e tração 4x4 .
E ainda depois em 2008 quase comprei um ranger 3.0 limited. mas com essa acho que estaria bem servido mas o botão elétrico não confio por nada nesse mundo , desisti de teimosia .hehehe.
Quanto ao troller esse possui R.L mecânica manual .
Alagoano
14/12/2009, 22:57
Pois com minha ex maria fumaça 2000 2.5 maxion passei muita raiva e vergonha nas areias das praias daqui como não aprendi a lição a troquei em 2003 numa S-10 com outros botõeszinhos 4x4 .pior ainda fazia uma barulhinho de engate mas não engatava po##a nenhuma.
Ressalto que com essas picapes nunca tive problemas de motor só suspensão e tração 4x4 .
E ainda depois em 2008 quase comprei um ranger 3.0 limited. mas com essa acho que estaria bem servido mas o botão elétrico não confio por nada nesse mundo , desisti de teimosia .hehehe.
Quanto ao troller esse possui R.L mecânica manual .
Desculpa a ignorância e inexperiência....mas como é esse lance de R.L. manual?
Abs!
Marcelo-HPE
14/12/2009, 23:06
Fala Alagoano !! embora o engate na C.T seja por acionamento elétrico , vc tem que descer do carro para girar manualmente uma chave tipo borboleta nas rodas para o diferêncial/semi -eixos transmitir torque para as rodas dianteiras . não conheço quase nada desse sistema porem é o mais simples confiável de todos .
deve surgir uns entedidos aí para explicar melhor.
Abração.
hj fui na casa do meu mecanico e ele me mostrou uma C. T. da ranger toda moída!!! com um buraco enorme e peças internas trincadas ou faltando pedaços........o eixo do cambio partiu..........prejuizo de 4mil reais!!
um mlk pegou a ranger do pai e engatou a tração a 150km/h....
Marcelo-HPE
15/12/2009, 00:12
PQP !!! só em vc ter falado isso da vontade de chorar. isso que é maltratar um 4x4 .
O bom é que com a oferta de peças no mercado brasileiro seria possível a comprar essas diretamente no fabricante da C.T e fora da Ford .
PQP !!! só em vc ter falado isso da vontade de chorar. isso que é maltratar um 4x4 .
O bom é que com a oferta de peças no mercado brasileiro seria possível a comprar essas diretamente no fabricante da C.T e fora da Ford .
pois é!! é pq nao tirei fotos da ct, mas a carcaça tem um rombo q passa a minha mão aberta!!!
é de uma ranger 2005 com 212milkm segundo ele....
as peças ele comprou na ford mesmo com desconto. 3mil a CT e mil o eixo do cambio....!!!
Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 00:33
hj fui na casa do meu mecanico e ele me mostrou uma C. T. da ranger toda moída!!! com um buraco enorme e peças internas trincadas ou faltando pedaços........o eixo do cambio partiu..........prejuizo de 4mil reais!!
um mlk pegou a ranger do pai e engatou a tração a 150km/h....
A Ranger depois de 2001 não tem limite de velocidade para engatar o 4x4H porque não tem roda livre. Eu mesmo já fiz isso várias vezes sem problema...
A Ranger depois de 2001 não tem limite de velocidade para engatar o 4x4H porque não tem roda livre. Eu mesmo já fiz isso várias vezes sem problema...
então nao sei walter........foi isso oq o mecanico me falou!!!!
oq podeia ser então pra abrir um rombo na CT?!?!
oq o mlk falou pro mecanico foi q ele estava na reta e engatou a tração e dps aconteceu o estrago.
o mecanico q chutou a velocidade de 150km/h pra acontecer oq aconteceu.
Marco Aurélio R Guimarães
15/12/2009, 01:07
Se dá ou não dá, prefiro seguir o que diz o Manual, em sua página 95:
Mudando de 2WD para 4x4 HIGH (4WD alta)
Mova o interruptor de 2WD para 4x4 HIGH (4x4 alta) em velocidades de até 90 km/h.
Em temperaturas abaixo de 0ºC, as mudanças de 2 WD para 4x4 alta não devem ser executadas em velocidade acima de 70 km/h.
Não mude para 4x4 HIGH (4WD alta) com as rodas traseiras patinando.
Abraços!
Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 01:25
então nao sei walter........foi isso oq o mecanico me falou!!!!
oq podeia ser então pra abrir um rombo na CT?!?!
oq o mlk falou pro mecanico foi q ele estava na reta e engatou a tração e dps aconteceu o estrago.
o mecanico q chutou a velocidade de 150km/h pra acontecer oq aconteceu.
Só se entrou a reduzida. Mesmo assim acima de 7km/h a ECU não deixa engatar.
O meu irmão conseguiu destruiu a CT de uma S10 por falta de óleo...
Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 01:32
Se dá ou não dá, prefiro seguir o que diz o Manual, em sua página 95:
Mudando de 2WD para 4x4 HIGH (4WD alta)
Mova o interruptor de 2WD para 4x4 HIGH (4x4 alta) em velocidades de até 90 km/h.
Em temperaturas abaixo de 0ºC, as mudanças de 2 WD para 4x4 alta não devem ser executadas em velocidade acima de 70 km/h.
Não mude para 4x4 HIGH (4WD alta) com as rodas traseiras patinando.
Abraços!
Acredito que o manual não foi atualizado desde o tempo que a Ranger tinha RL a vácuo.
A Ranger atual, como não tem mais a RL, todas as peças da CT sempre estão girando em sincronismo mesmo em 4x2. Diferente das antigas e das outras picapes que precisavam acelerar o eixo cardam dianteiro de 0 RPM até igualar a velocidade do cardam traseiro pra depois poder engatar.
Alagoano
15/12/2009, 09:46
Fala Alagoano !! embora o engate na C.T seja por acionamento elétrico , vc tem que descer do carro para girar manualmente uma chave tipo borboleta nas rodas para o diferêncial/semi -eixos transmitir torque para as rodas dianteiras . não conheço quase nada desse sistema porem é o mais simples confiável de todos .
deve surgir uns entedidos aí para explicar melhor.
Abração.
Então todas as vezes tem que descer do carro mesmo após ter acionado eletronicamente?? Cara...se for assim, pode até ser o mais confiável....como também o mais trabalhoso e desconfortável....
Então como seria pra traçar 4x4H em movimento??
Abs.
Alagoano
15/12/2009, 09:49
Só se entrou a reduzida. Mesmo assim acima de 7km/h a ECU não deixa engatar.
O meu irmão conseguiu destruiu a CT de uma S10 por falta de óleo...
Mas pra engatar a reduzida num tem que tá com pé no freio e na embreagem?? Ou se está parado ou não se engata a reduzida.....ou não?
Alagoano
15/12/2009, 09:50
Acredito que o manual não foi atualizado desde o tempo que a Ranger tinha RL a vácuo.
A Ranger atual, como não tem mais a RL, todas as peças da CT sempre estão girando em sincronismo mesmo em 4x2. Diferente das antigas e das outras picapes que precisavam acelerar o eixo cardam dianteiro de 0 RPM até igualar a velocidade do cardam traseiro pra depois poder engatar.
Salvo engano, a L200 quadradinha é assim né?
Marcelo-HPE
15/12/2009, 10:33
Mesma situação !!!tem que descer do carro e acionar os cubos manualmente , coisa facil é rápida .
abs
Alagoano
15/12/2009, 11:39
Mesma situação !!!tem que descer do carro e acionar os cubos manualmente , coisa facil é rápida .
abs
Hehehehe....vc acha isso fácil e rápido? Eu acho q fácil e rápido é o meu botão de liquidificador kkkkkkk....."plug and play"!!!
Só uso o 4x4 quando necessário, não gosto de deixar engatado o tempo todo...no passeio que fiz com o Joãomls para a Foz do Rio São Francisco, se eu fosse parar todas as vezes que liguei a 4x4H a maré já teria subido e levado a viatura!! Como era um lugar onda dava pra andar acima dos 60km/h eu só ligava a HI quando a areia afofava um pouco....areia dura era de 4x2 mesmo....e a HI só uso em situações bem lights, areia fofa mesmo ou barro molhado só de reduzida pra não queimar embreagem....
Abs!!
Pedro_OKTANE
15/12/2009, 11:41
A peça ainda nao chegou, quando chegar e o carro for pra lá comunico a vcs.
Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 12:43
Salvo engano, a L200 quadradinha é assim né?
A L200 com RLs manuais e estando conectadas também pode engatar em qualquer velocidade...
Pequeno jr
15/12/2009, 15:16
Roda-livre manual
No centro de cada uma das rodas dianteiras há uma chaveta na roda-livre, e nela uma inscrição que sinaliza 4x2 e 4x4. Em alguns modelos pode-se ler “Free” e “Locked”, o que significa “Livre” e “Travada”. Para ligar as rodas-livres, estacione, saia do veículo e gire as chavetas no sentido horário e para desligá-las basta girar no sentido anti-horário. O acionamento não deve ser muito pesado a ponto de se precisar de um alicate para girar a chaveta, e nem muito folgado a ponto de girar apenas com um dedo. Faça a revisão regular das rodas-livres de seu 4x4.
Em uma trilha, é previsível que uma ou outra roda-livre se desligue sozinha, quando um galho de árvore ou uma pedra trava rapidamente a chaveta fazendo-a girar durante o deslocamento. Se perceber que o veículo perdeu a tração dianteira, pare e inspecione as duas rodas-livres.
Como citado acima, é necessário ainda que a alavanca ou comando elétrico de tração 4x4 seja acionado para que o conjunto entre em operação. Sem isso, todo o sistema dianteiro não receberá torque do motor, ou seja, as rodas dianteiras não ajudarão o veículo a se locomover. Verifique como é em seu veículo e familiarize-se com os comandos.
Alguns veículos permitem o acionamento da alavanca/comando elétrico de tração 4x4 em pleno movimento, para isto respeite o que manda o manual e veja qual é a velocidade máxima para o acionamento. Aos demais usuários a melhor dica é parar totalmente para o engate.
Roda-livre automática ou a vácuo
Sistema que dispensa, na operação, a saída do condutor para fora do veículo. Existem basicamente dois sistemas de engate automático das rodas dianteiras, o acionamento mecânico por alavanca e o elétrico. Ambos sistemas acoplam as rodas dianteiras aos semi-eixos mediante acionamento hidráulico, a vácuo, com motores ou solenóides. Existe também o acionamento automático independente, que detecta a necessidade de tração nas quatro rodas acionando o sistema sem intervenção do condutor.
Em alguns modelos como o Mitsubishi Pajero, o Jeep Cherokee, e a Nissan Frontier, o engate pode ser feito em pleno movimento, recurso denominado “Shifting-on-the-Fly”.
Para desengatar a tração 4x4, completamente, coloque a alavanca ou controle elétrico em 4x2 e não se esqueça de desligar também as rodas-livres, caso o veículo esteja equipado com elas. Tanto faz a seqüência de operação, se primeiro as rodas-livres e depois a alavanca interna, ou vice-versa.
cara, como você disse, num carro com Shift On The Fly, você engata ou desengata o 4x4 andando; mas e a reduzida? tem que parar o carro? pode ser feito em baixa velocidade sem parar o carro?
danielmr
15/12/2009, 16:58
para a triton engatar a reduzida o câmbio precisa estar na posição N e o veículo parado.
de 4x2 para 4x4 na alavanca com o carro andando até 100 km/h.
Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 18:39
cara, como você disse, num carro com Shift On The Fly, você engata ou desengata o 4x4 andando; mas e a reduzida? tem que parar o carro? pode ser feito em baixa velocidade sem parar o carro?
Segundo o manual a Ranger permite engatar 4x4L andando a no máximo 7Km/h, mas as vazes da um pequeno tranco...
aoliveira
15/12/2009, 18:54
Hehehehe....vc acha isso fácil e rápido? Eu acho q fácil e rápido é o meu botão de liquidificador kkkkkkk....."plug and play"!!!
Só uso o 4x4 quando necessário, não gosto de deixar engatado o tempo todo...no passeio que fiz com o Joãomls para a Foz do Rio São Francisco, se eu fosse parar todas as vezes que liguei a 4x4H a maré já teria subido e levado a viatura!! Como era um lugar onda dava pra andar acima dos 60km/h eu só ligava a HI quando a areia afofava um pouco....areia dura era de 4x2 mesmo....e a HI só uso em situações bem lights, areia fofa mesmo ou barro molhado só de reduzida pra não queimar embreagem....
Abs!!
Alagoano, até onde sei, não precisa ficar descendo do carro para engatar e desengatar a roda livre o tempo todo. Você engata quando vai entrar em um terreno que possa precisar do 4x4, e então quando realmente precisar aciona a alavanca no interior do veículo, como faria normalmente num sistema com roda livre automática. A diferença é que durante o tempo em que estiver com a tração desacionada, no sistema com roda livre automática os semi-eixos desengatam automaticamente, enquanto que no sistema com roda livre manual os semi-eixos vão continuar engatados.
O que acontece com os semi-eixos engatados é que pesa mais o conjunto e desgasta os semi-eixos mais do que se não estivessem engatados (obviamente).
Na Ranger pós 2001 (ou é 2002?), que não têm mais roda-livre, os semi-eixos giram juntamente com as rodas o tempo todo também, sem problemas, só desgasta mais rapidamente mas não tem mais os problemas da roda-livre automática que sempre teve.
Se falei besteira por favor me corrijam, é o que eu entendi pelos materiais que li ao longo do tempo. :concordo:
Tudo certo, mas esse desgaste do sistema "excessivo" que te de ser ponderado...
Sim, se vc nao usa 4x4 e o eixo fica lá girando a toa, é um gasto de energia desnecessario, mas minimo.
Alagoano
15/12/2009, 19:59
Alagoano, até onde sei, não precisa ficar descendo do carro para engatar e desengatar a roda livre o tempo todo. Você engata quando vai entrar em um terreno que possa precisar do 4x4, e então quando realmente precisar aciona a alavanca no interior do veículo, como faria normalmente num sistema com roda livre automática. A diferença é que durante o tempo em que estiver com a tração desacionada, no sistema com roda livre automática os semi-eixos desengatam automaticamente, enquanto que no sistema com roda livre manual os semi-eixos vão continuar engatados.
O que acontece com os semi-eixos engatados é que pesa mais o conjunto e desgasta os semi-eixos mais do que se não estivessem engatados (obviamente).
Na Ranger pós 2001 (ou é 2002?), que não têm mais roda-livre, os semi-eixos giram juntamente com as rodas o tempo todo também, sem problemas, só desgasta mais rapidamente mas não tem mais os problemas da roda-livre automática que sempre teve.
Se falei besteira por favor me corrijam, é o que eu entendi pelos materiais que li ao longo do tempo. :concordo:
Entendi sim Oliveira, valeu pela aula hehehe....Então a roda livre só precisa ser acionada uma única vez, correto? Após a trilha, desengata.....
Sendo assim é mais tranquilo, mesmo assim prefiro a Ranger como é hj, sem esse lance de roda livre...
Abs!
aoliveira
15/12/2009, 20:26
Entendi sim Oliveira, valeu pela aula hehehe....Então a roda livre só precisa ser acionada uma única vez, correto? Após a trilha, desengata.....
Sendo assim é mais tranquilo, mesmo assim prefiro a Ranger como é hj, sem esse lance de roda livre...
Abs!
Exatamente, após a trilha desengata.
Eu pessoalmente também prefiro a Ranger como é hoje, menos trabalho (que o acionamento manual) e menos dor de cabeça (que o acionamento automático). :concordo:
Aos Experts de plantão, alguma outra pickup no mercado (Hilux, Triton, Frontier) não possui roda livre como a Ranger ou são todas roda livre automática?
Entendi sim Oliveira, valeu pela aula hehehe....Então a roda livre só precisa ser acionada uma única vez, correto? Após a trilha, desengata.....
Sendo assim é mais tranquilo, mesmo assim prefiro a Ranger como é hj, sem esse lance de roda livre...
Abs!
É isso ai.
Convivi por dois anos com meus dois troller`s dessa forma: acionava a roda livre quando saia do asfalto e só desligava quando voltava pro asfalto e nunca tive problema.
Aliás tem muitos trolleiros que nem se quer desligam a roda livre como era o caso do forista AKPG e em dois anos e meio de muito trilha e uso urbano do dia-a-dia não teve que trocar nada por desgaste.
Abraço.
É isso ai.
Convivi por dois anos com meus dois troller`s dessa forma: acionava a roda livre quando saia do asfalto e só desligava quando voltava pro asfalto e nunca tive problema.
Aliás tem muitos trolleiros que nem se quer desligam a roda livre como era o caso do forista AKPG e em dois anos e meio de muito trilha e uso urbano do dia-a-dia não teve que trocar nada por desgaste.
Abraço.
É isso ai... E meu diferencial dianteiro estava com coroa e pinhão parecendo zero km e nunca tive problemas com retentores...
Pois eu estou pegando um kit de RL manual Warn para a Xterra, a gente só dá valor quando precisa..
Em tempo: nunca tive problema na tração da minha ex Ranger 05.
[]s
Walter L. L. Casitta
29/12/2009, 23:36
Pois eu estou pegando um kit de RL manual Warn para a Xterra, a gente só dá valor quando precisa..
Em tempo: nunca tive problema na tração da minha ex Ranger 05.
[]s
A AVM não seria mais barata? Antigamente a AVM fornecia para a Warn...
Cristiano maxilosus
30/12/2009, 03:45
Rapaz dei risada de mais aqui, essa foi boa abraço.
A AVM não seria mais barata? Antigamente a AVM fornecia para a Warn...
Grande Walter, foi mais pela oportunidade mesmo, meu pai estava nos EUA e achou por US$ 180,00 já com as taxas, com o dólar no preço que está hoje acabou valendo a pena.
[]s
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