PDA

Ver Versão Completa : JPX OU SAMURAI



jmquiroga
18/01/2005, 17:32
OLA AMIGOS , BOM ESTOU PRA COMPRAR MEU PRIMEIRO JEEP E ESTOU EM DUVIDA ENTRE UM SAMURAI ANO 97 ORIGINAL E UM JPX 95 BEM EQUIPADO , OS 2 ESTÃO NO VALOR DE 19.000,00 , E OS DOIS PARECEM ÓTIMOS CARROS , VCS QUE CONHECEM BEM DE JEEP , QUAL VCS ACONSELHARIAM ? EU COMEÇAREI USANDO ELE 80% ASFALTO E 20 %TERRA , OBRIGADO

NeRo
18/01/2005, 18:29
Que motor está no Jota? O motor original "felve", como diz o Marcelo.
E esse samuka é helicoidal na frente né? Essa suspensão pode te atrapalhar em projetos futuros.

O Jota atualmente está perdendo mercado pelo que eu vejo, enquanto o Samuka está cada vez mais valorizado.

Beto
18/01/2005, 18:33
Nero helicoidal em toda suspensão, 4 molas. Na minha opinião em comercio é bem melhor o samuca, em trilha o samuca vai bem, nunca vi um jota na trilha, mas em questão de longas distancias o jota é diesel, melhor consumo. Temos que saber qual será o seu uso?

NeRo
18/01/2005, 18:40
Ele disse o uso lá em cima, cabeção!
Eu pensava que o Samuka 97 era heli na frente e feixe atrás...

Eduardo Chaves
18/01/2005, 20:43
Pra ficar mais no asfalto sou samuca, mas...

Pensando em trilhas no futuro, sou mais o Jota...

[]'s...

jmquiroga
19/01/2005, 08:32
pelo que vejo todo mundo critica o motor do jpx , acho que vou acabar optando pelo samuka mesmo , mesmo tendo que gastar bem com gasolina , que não esta barata .... se tiverem mais algumas sugestões ..serão muito bem vindas

Beto
19/01/2005, 08:54
Bom tem muita gente tb. que gosta do motor do jota, se vc. ver as discussões no forum, tem cara que nunca teve problemas e outros que não conseguem resolver.

Martin Melcop
19/01/2005, 09:09
Com o motor em si do meu JPX eu nunca tive problema, ele ta funcionando redondo.... já com outras coisas :(

Claudio
19/01/2005, 09:15
Bom... Nunca tive jota, mas de samuca posso falar algo... Inclusive do 97 (helicoidal)...
É um jipinho que não faz feio na trilha! Colocando um guinchinho e uns pneus mais adequados ao off-road (eu uso 1001), mesmo com a suspensão original, o carro fica até abusado!

Mas devo concordar com os amigos: se a pretensão do jmquiroga for preparar para trilhas, a suspensão por feixes de molas permite mais alterações/modificações...

Mas nesse caso eu optaria por um Samurai 95 ou 93! É feixe de molas, permite kit X na Tcase (só para citar um acessório mecânico que pode ser usado no <=95 e não no 97!), e ainda é mais barato!

[]s,

jmquiroga
19/01/2005, 09:49
Agora vou falar de uma duvida cruel que eu estou tendo , eu não sei se escolho um samurai mais novo , tipo ano 97 bem bonitinho mais todo original ou um ano 93 todo equipado , o prblema é que eu vou me endividar por pelo menos 2 anos para pagar o jeep , então durante esse tempo não poderei fazer quase nenhuma modificação no jeep e mesmo que eu não vá fazer trilhas muito pesadas ( pelo menos por enquanto ) ,eu queria muito um carro todo equipado ... então não sei o que fazer , ... tenho medo de pegar um samurai 93 , o carro tem simplesmente 12 anos , fico imaginando o que deve ter passado um jeep com 12 anos , e tmb estou trocando um corsa 97 , parece que se pegar um carro mais velho estarei regredindo , mesmo sabendo que o samurai é mais caro ... bom sei la ... é coisa da minha cabeça .... qualquer comentario , manda ai :roll:

Claudio
19/01/2005, 12:06
Essa questão do ano do carro é ralmente muito pessoal. Mas vamos a alguns aspectos...

Um bom jipeiro sabe o quanto é importante ter seu equipamento em perfeito funcionamento. Assim, a maioria dos jipeiros troca todos os óleos em intervalos bem curtos (em alguns casos após uma trilha), faz revisão de freios e verificação geral do motor, suspensão, lubrificação e reaperto após cada trilha... Enfim, tem muito jipe que está em melhor condição mecânica que muito carro 2004... Além do Samurai tenho um Jeep 65, que está portanto completando 40 anos, com motor original... E o danado nunca parou! (Só quando faltou gasolina! :D )

Qualquer carro usado que você vá comprar, procure saber se o dono anterior foi zeloso e peça para alguém que conheça o carro dar uma olhada. Isso não garante nada, pois qualquer carro pode quebrar a qualquer momento, mas diminui a possibilidade de você comprar um carro já quebrado por desconhecimento.

E repetindo: a sugestão pelo modelo mais antigo do Samurai foi exatamente pelo preço mais baixo (um Samurai que não esteja super equipado), caso em que você teria mais folga (em relação ao preço de um 97) para um conserto ou para equipa-lo de acordo com o seu uso, com mais opções de alteração do que num 97.


[]s,

Eduardo Chaves
19/01/2005, 18:27
Em termos de valor, jipe naum tem ano, qq q seja...

Regredir de um carro de passeio para um jipe... NUNCA...

Regredir é justamente o inverso, sair de um jipe para um carro de passeio, nem que seja do ano...

Gastar vc vai acabar gastando mesmo, tanto com o 97 ou 93... Mas sou mais o 93...

[]'s jipeiros...

jmquiroga
19/01/2005, 18:38
valeu eduardo .... concordo

the flash
20/01/2005, 01:46
Eu tive um Samurai 93 com suspensao levantada e pneu 31", fiz o diabo com ele... meti em tudo que eh trilha, tombou, capotou e continuou firme, nunca deu problema mecanico. Apesar da idade eh um carro robusto e simples. Agora troquei por um JPX 95, nao tenho muito parametro para comparar pq so faz 3 semanas e nessas 3 semanas, 90% do tempo passou na oficina fazendo algumas alteraoes, mas o JPX achei um carro mais estavel e transmite mais seguranca no asfalto que o Samurai, o Samurai qualquer curvinha parecia que ia tombar...