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Ver Versão Completa : Pneus 235/85R16



MARCUS ENGESEIRO
14/11/2009, 22:19
Caros Amigos!:D

Comprei recentemente um Engesa 4 todo original e estou pensando em colocar pneus na medida 235/85R16, a mesma do Agrale Marruá. Alguém aí possui Engesa com pneus nessa medida? Se tiver, poderia colocar fotos da viatura calçada com esses pneus para que eu possa avaliar?

Obrigado pela ajuda e saúde para todos!!!!!!!!!!!!!:dance:

OBS: Pretendo colocar o BF All Terrain.

guilhermeabreu
14/11/2009, 23:56
MARCUS PICAPEIRO

Seja muitíssimo bem vindo , PARABENS PELA BELA COMPRA .

Agora qto ao pneu vai muito de gosto de cada um , um pneu deste 235x85x16 o ENGESA fica muito feio sem falar que deixa um pouco a desejar tb na estabilidade , mas se vc quer um jipe pra trabalho , fica bom , mas se vc quer para fazer tudo inclusive viagens de média e longa distancia , já fica meio complicado .

O meu esteve com 33x12,5x15 que equivaleria a um 285x75x16 , mas tirei pq ando muito em esfalto e por ser muito largo qdo chovia ficabva muito perigoso pq aquaplanava com muita facilidade e eu ando sempre acima de 100 km/h , MAS ERA O PNEU QUE FAZIA MEU ENGESA FICAR MUITO BONITO E ESTÁVEL .

Hoje estou com um pneu 265x75x16 que me satisfaz plenamente e não fica TÃO FEIO ASSIM , coloquei rodas de liga com tala de 8" com off-set de 12 , jogou as rodas um pouco para dentro , dando a impressão de pernas finas , para corrigir esta estetica um pouco feia vou colocar um espaçador de 3cm , aí acho que ficará ÓTIMO .

Não aconselho a vc colocar este pneu 235x85x16 , pq vai ficar muito feio , as rodas vão ficar lá dentro da lataria dando a impressão que seu ENGESA esta desnutrido de pernas finas demais .

Em fotos vc não da pra ter uma noção correta da coisa , o certo seria vc ver um ao vivo com este pneu para ver se vc gosta ou não , não acredito que vc gostará se ver ao vivo e ver um com pneus mais largos para ter uma idéia melhor do que vc quer .

ABRAÇÃO

Kim
15/11/2009, 12:41
MARCUS PICAPEIRO

Seja muitíssimo bem vindo , PARABENS PELA BELA COMPRA .

Agora qto ao pneu vai muito de gosto de cada um , um pneu deste 235x85x16 o ENGESA fica muito feio sem falar que deixa um pouco a desejar tb na estabilidade , mas se vc quer um jipe pra trabalho , fica bom , mas se vc quer para fazer tudo inclusive viagens de média e longa distancia , já fica meio complicado .

O meu esteve com 33x12,5x15 que equivaleria a um 285x75x16 , mas tirei pq ando muito em esfalto e por ser muito largo qdo chovia ficabva muito perigoso pq aquaplanava com muita facilidade e eu ando sempre acima de 100 km/h , MAS ERA O PNEU QUE FAZIA MEU ENGESA FICAR MUITO BONITO E ESTÁVEL .

Hoje estou com um pneu 265x75x16 que me satisfaz plenamente e não fica TÃO FEIO ASSIM , coloquei rodas de liga com tala de 8" com off-set de 12 , jogou as rodas um pouco para dentro , dando a impressão de pernas finas , para corrigir esta estetica um pouco feia vou colocar um espaçador de 3cm , aí acho que ficará ÓTIMO .

Não aconselho a vc colocar este pneu 235x85x16 , pq vai ficar muito feio , as rodas vão ficar lá dentro da lataria dando a impressão que seu ENGESA esta desnutrido de pernas finas demais .

Em fotos vc não da pra ter uma noção correta da coisa , o certo seria vc ver um ao vivo com este pneu para ver se vc gosta ou não , não acredito que vc gostará se ver ao vivo e ver um com pneus mais largos para ter uma idéia melhor do que vc quer .

ABRAÇÃO

No começo também usei estes pneus, saem originalmente na F350 se não me engano.

Coloquei nas rodas originais do engesa, eram "riscados", por pura falta de R$ssss.

Depois vieram os 33" usados ALL, depois os MUD.

Agora, que a criança está crescendo, vou de 38"!!!!

Olhe no meu álbum, verá a mudança...

Abraços.

Kim.

Salviano
15/11/2009, 21:30
Caros Amigos!:D

Comprei recentemente um Engesa 4 todo original e estou pensando em colocar pneus na medida 235/85R16, a mesma do Agrale Marruá. Alguém aí possui Engesa com pneus nessa medida? Se tiver, poderia colocar fotos da viatura calçada com esses pneus para que eu possa avaliar?

Obrigado pela ajuda e saúde para todos!!!!!!!!!!!!!:dance:

OBS: Pretendo colocar o BF All Terrain.

Como já disseram....pelas fotos fica difícil a visualização, maaaas... la vai.
As primeiras são no final da montagem. As outras já com os 35.

Salviano
15/11/2009, 21:36
Mais...espero trer ajudado.

guilhermeabreu
16/11/2009, 00:00
SALVIANO

Amigo SALVIANO , vc gosta de botar agua em nossa boca né ???????????????

Bricadeira amigo , qto tempo a gente não se fala , tudo bem por aí ? tem feito viagens com sua MAAAARAAAAVILHA ?

Vamos nos rever em LAVRAS NOVAS certo ?

ABRAÇÃO

Salviano
16/11/2009, 11:59
SALVIANO

Amigo SALVIANO , vc gosta de botar agua em nossa boca né ???????????????

Bricadeira amigo , qto tempo a gente não se fala , tudo bem por aí ? tem feito viagens com sua MAAAARAAAAVILHA ?

Vamos nos rever em LAVRAS NOVAS certo ?

ABRAÇÃO

GRAAAAANDE Doutoooor!!
Num tô sumido não...fico só corujando o forum, Você até me fez lembrar daquela marchinha que diz: "...reeeeecooooordar é viver, eu ontem sonhei com você." (com o Engesa é claro)
Eu é que fico com água na boca imaginando os passeios que vcs fazem com a turma.
Ando mais é por aqui mesmo, Santomé, digo, São Tomé, S.Lourenço, Carrancas, passeios leves só pra não judiar do jeppinho.
Se Deus quizer... farei o possível para ir a LAVRAS NOVAS, meu irmão mora em BH e aí fica mais fácil, vamos ver.
Um grande abraço e para os amigos tambem.

guilhermeabreu
16/11/2009, 12:26
SALVIANO

HAHAHAHAHA HAHAHAAHAHAHA , esta foi ótima , a do sonho .

Com certeza DEUS quer e estaremos juntos novamente e vc com esta MÁQUINA MARAVILHOSA e eu com o CORAÇÃO VALENTE enfrentando novos desafios lá em LAVRAS NOVAS . Já estou com muita saudades daquele encontro com vcs todos .

Prazer em falar com vc novamente .

ABRAÇÃO , e vamos aguardar LAVRAS NOVAS .

MARCUS ENGESEIRO
16/11/2009, 21:43
Mais...espero trer ajudado.

Com certeza amigo me ajudou bastante! Obrigado pelas fotos!!!:concordo:
Esse pneu das primeiras fotos, o Goodyear Wrangler, é realmente o 235/85R16? Parece menor.....:?:

Valeu pela força!!!!:dance:

Eduardo Velo
16/11/2009, 22:09
Fala Salviano , td blz ? ia te perguntar se já rodou bastante com o Engesão e vc ja respondeu ...
Queria saber como estão se comportando esses eixos de Troller com os pneus 35" , mas rodando pouco não tem como afirmar se são bons ou não . Se comprar um Troller perde a garantia se usar pneus acima de 31 " e o Engesa Fase 3 é bem mais pesado que o Troller ...
Ainda continuo muito fã dos eixos dos Wrangler , Cherokee e F250 4x4 pra poder usar pneus maiores que 33 " ...
Dias 06 a 08 de nov. fomos pra Visc. de Mauá ... se tivesse ido ia gostar do passeio ... vamos marcar pra ir na Bocaina agora no Verão , fiquem ligados ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
17/11/2009, 01:25
Com certeza amigo me ajudou bastante! Obrigado pelas fotos!!!:concordo:
Esse pneu das primeiras fotos, o Goodyear Wrangler, é realmente o 235/85R16? Parece menor.....:?:

Valeu pela força!!!!:dance:

MARCUS PICAPEIRO

É por ísto que falei com vc que o 235 fica muito feio ( O ENGESA tem uma caixa de rodas bem avantajada ), o meu esta com o 265 e ainda assim não fica tão bonito como um 33 , não fica tão bonito não ele realmente fica meio feio tb , mas como falei pra vc que coloquei o 265 MAIS POR SEGURANÇA do que por beleza , por BELEZA ficaria com os 33 que tirei que com rodas de tala 10" , meu ENGESA era lindo , mas aquaplanava demais .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
17/11/2009, 12:12
Doctor , tb to com os 31" x 10,5" por segurança e manutenção , mas queria muito usar pneus 33" ou 35" ... com cubos de F250 4x4 da pra usar esses pneus , mas lógico que tem que trocar os eixos tb né e na F250 o tras. já é flutuante ... está td em estudo , to tentando usar a tecnologia nipônica , estudar muito tempo e gastar pouco tempo pra fazer ... rs ...
Picapeiro , os 235 / 85 dá 31 " no diam. e são mais finos que os 31 x 10,5 ... qto mais fino menos judia dos componentes da suspensão , mas tb tem menos estabilidade ... pneus finos são bons pra barro , mas são péssimos pra erosão ... o bom é o meio termo ... e se tiver com eixos parrudos esquece o " qto mais fino menos judia dos componentes da suspensão " pq até os terminais e mancais de munhão são mais fortes nos eixos parrudos ... e o esforço de momento é calculado pelo raio da roda e off set e não pela largura do pneu , leve td isso em conta e boa escolha ...

abs ... Edu

Salviano
18/11/2009, 12:52
Olá! Edu, tudo ótimo...
Pois é, já estou com ele a 4 meses, o comportamento dos eixos está muito bom, com o engesa no asfalto ando na base de 100 / 120, o motor ainda está meio preso, tem só 8000Km ainda. Depois de Ibitipoca, que foi a estreia, passeio só por estradinhas, não faço trilhas com ele. Estive num encontro em Caxambu, tinha um atoleiro, depois de uns 50 jeeps passei como se fosse o primeiro(com esses pneus da foto) parecia que estava no asfalto (4x4 / reduzida / Bloqueio Ensimec automático na frente e original do troller atraz).
BOCAINA...boa pedida, tem tbm a turma dos JPX programando SERRA DA CANASTRA para Semana Santa, conheço o pessoal, não quero faltar, afinal sou ex-joteiro.

MARCUS PICAPEIRO
Pois é....Pra vc ver como o engesa é grande, o meu é um fase III

DR GUILHERME
Concordo plenamente com as observações, o EDUARDO complementou tbm perfeitamente.
Na chuva ando a 70 / 60 com o maior cuidado com os 35", quando percebo que tem água atravessando a pista, diminuo mais ainda.

Eduardo Velo
18/11/2009, 15:43
Salviano , o desenho dos pneus do seu engesa são iguais aos do meu ... tb passo por atoleiros com ele na boa , só que são 31" ... rs ...
Minha curiosidade com esses eixos de Troller é mais em asfalto mesmo , pq é a condição pior de uso , tenho interesse na conservação dos rolamentos de rodas , dos mancais ou rolamentos de munhão , e nos terminais de direção ... costumo rodar em torno de 1000 a 2000 km em asfalto qdo vou pro sul ou pra MG e essa rodagem que complica , pq qdo roda menos de 300 km mesmo somando a km no decorrer do tempo não é o mesmo desgaste ...
Faz o seguinte , roda até Itá SC , tem aguas termais lá do estilo de Caldas Novas GO , deve dar uns 1000 km de rodagem de ida ... aí vamos ver como se comportam esses eixos ... rsrs ...

abs ... Edu

Salviano
18/11/2009, 17:48
Salviano , o desenho dos pneus do seu engesa são iguais aos do meu ... tb passo por atoleiros com ele na boa , só que são 31" ... rs ...
Minha curiosidade com esses eixos de Troller é mais em asfalto mesmo , pq é a condição pior de uso , tenho interesse na conservação dos rolamentos de rodas , dos mancais ou rolamentos de munhão , e nos terminais de direção ... costumo rodar em torno de 1000 a 2000 km em asfalto qdo vou pro sul ou pra MG e essa rodagem que complica , pq qdo roda menos de 300 km mesmo somando a km no decorrer do tempo não é o mesmo desgaste ...
Faz o seguinte , roda até Itá SC , tem aguas termais lá do estilo de Caldas Novas GO , deve dar uns 1000 km de rodagem de ida ... aí vamos ver como se comportam esses eixos ... rsrs ...

abs ... Edu

Sem duvida...pneu + fino é vantagem, estou com 35 + por estética.
Quanto à viagem de teste pros eixos, vou precisar de patrocínio. Já me convidaram tbm pra ir até o Acre....testar o carro lá(esqueci o nome que se dá pra aquele barro de fazer tijolo)
Um abração, Salviano
Obs. Quando será mesmo o encontro de Lavras Novas?

Reptil
23/11/2009, 12:34
Ola Pessoal,

Eu uso os pneus MT85 (Pirelli) no Engesa. Por gostar da originalidade e por apresentarem o melhor custo beneficio para mim.

Concordo que pneus maiores deixam a viatura muito mais vistosa e aparentemente maior, mas também costumam desgastar mais os rolamentos e fazer mais barulho no asfalto.

Quanto à estabilidade... O meu Engesa faz curvas a 100km/h na traquilidade, sem nenhum deslise (na pista seca, claro!!!).

Reptil
23/11/2009, 12:42
Segue fotos da criança calçada com os MT85.

guilhermeabreu
23/11/2009, 13:51
AMIGO REPTIL

Concordo com vc , mas esta capota da ENVEMO é linda demais , seu ENGESA é muito bonito .

MAS ESTES PNEUS são ótimos para o seu fim , MAS O ENGESA FICA MUITO FEIO neste aspecto , só neste aspecto de beleza , MAS DIZEM QUE BELEZA NÃO PÕE MESA ?

ABRAÇÃO , e PARABENS pela bela viatura .

MARCUS ENGESEIRO
26/11/2009, 08:43
Ola Pessoal,

Eu uso os pneus MT85 (Pirelli) no Engesa. Por gostar da originalidade e por apresentarem o melhor custo beneficio para mim.

Concordo que pneus maiores deixam a viatura muito mais vistosa e aparentemente maior, mas também costumam desgastar mais os rolamentos e fazer mais barulho no asfalto.

Quanto à estabilidade... O meu Engesa faz curvas a 100km/h na traquilidade, sem nenhum deslise (na pista seca, claro!!!).

Olá amigos!!!!:mrgreen:

Eu concordo com o Reptil. Eu faço parte daquela minoria que aprecia pneus mais estreitos, mais próximos à medida dos originais. Tava pensando em colocar na minha máquina os 7,50 x 16 (FATE SUPER AGARRE), mas, por serem diagonais, desgastam-se rapidamente no asfalto. Por isso, pretendo comprar os 235/85R16, pois equivalem aos 7,50 x 16 em diâmetro e são um pouco mais largos, além de serem radiais.

Eu também acho bonito pneus maiores como o 285/75 e o 33 x 12,5, mas, como o Reptil observou, por serem mais largos e pesados, forçam mais os rolamentos e terminais de direção, pelo maior atrito com o solo, além de aumentar o consumo de combustível. Por outro lado, melhoram a estabilidade e a estética. Um impacto de um pneu grande desses em um buraco no asfalto provoca uma carga maior nos rolamentos do que um mais estreito e mais leve.

Bom, se alguém aí tiver mais fotos de Engesa calçado com os 235/85R16 gostaria muito de vê-las para definir a minha compra.:lol:

Abraços a todos os camaradas!!!!!!!!!!!!:dance::concordo:

guilhermeabreu
28/11/2009, 01:33
MARCOS PICAPEIRO

Respeitando seu gosto e saindo um pouquinho das medidas que vc quer , o meu hoje esta com o 265x75x16 que equivale a medida no diametro do 32" , mas não na largura , na minha opinião ficou bom sem ficar exagerado na largura e não tão estreito assim tb .

Se quiser posto fotos do meu de como esta agora , acredito que com estes pneus vc estando com seu ENGESA orignal NÃO JUDIARIA DOS ROLAMENTOS E MUNHÕES .

Acho que vale a pena vc ír numa loja de pneus e mandar eles colocarem um jogo de dois destes pneus 265x75x16 de um lado , direito por exemplo e um jogo de dois do 235X85X16 do outro lado e comprar ao vivo de qual vc gostará mais , pois como falei , em fotos vc não dará para ver de uma forma real .

E nas lojas de pneus eles fazem ísto com a maior tranquilidade , pois vc será um provável fregues que irá comprar 4 pneus zero .

ABRAÇOS

dudu83
04/01/2010, 02:21
Olá amigos!!!!:mrgreen:

Eu concordo com o Reptil. Eu faço parte daquela minoria que aprecia pneus mais estreitos, mais próximos à medida dos originais. Tava pensando em colocar na minha máquina os 7,50 x 16 (FATE SUPER AGARRE), mas, por serem diagonais, desgastam-se rapidamente no asfalto. Por isso, pretendo comprar os 235/85R16, pois equivalem aos 7,50 x 16 em diâmetro e são um pouco mais largos, além de serem radiais.

Eu também acho bonito pneus maiores como o 285/75 e o 33 x 12,5, mas, como o Reptil observou, por serem mais largos e pesados, forçam mais os rolamentos e terminais de direção, pelo maior atrito com o solo, além de aumentar o consumo de combustível. Por outro lado, melhoram a estabilidade e a estética. Um impacto de um pneu grande desses em um buraco no asfalto provoca uma carga maior nos rolamentos do que um mais estreito e mais leve.

Bom, se alguém aí tiver mais fotos de Engesa calçado com os 235/85R16 gostaria muito de vê-las para definir a minha compra.:lol:

Abraços a todos os camaradas!!!!!!!!!!!!:dance::concordo:

ola tbm so fa dos 750/16 so que por serem diagonais duram muito pouco...fui numa loja de pneus e coloquei ao lado 235/85 245/75 e 265/60 e 7.50 (todos 16) e constatei que os 235/75 sao muuito parecidos com os 750 porem um pouco mais largos,sem falar que custa quase o mesmo preco dos diagonais (isso aqui na minha cidade), essa procura foi pra minha band curta...

aqui na minha regiao quando eu era crianca tinha muuuuito engesa sempre gostei dos pneuzinhos finos originais + capota de lona:mrgreen::mrgreen:, concordo que um engesa com 33 fica lindo, mas levando em consideracao o fator custo/beneficio os 235/85 r16 seriam a melhor opcao

ja ia esquecendo, quala roda vai usar? se for usar de ferro mesmo, os 235/85 ficam legais porem se for uma roda de liga ou com tala maior nao sei se fica bom!!!!

MARCUS ENGESEIRO
08/01/2010, 21:41
ola tbm so fa dos 750/16 so que por serem diagonais duram muito pouco...fui numa loja de pneus e coloquei ao lado 235/85 245/75 e 265/60 e 7.50 (todos 16) e constatei que os 235/75 sao muuito parecidos com os 750 porem um pouco mais largos,sem falar que custa quase o mesmo preco dos diagonais (isso aqui na minha cidade), essa procura foi pra minha band curta...

aqui na minha regiao quando eu era crianca tinha muuuuito engesa sempre gostei dos pneuzinhos finos originais + capota de lona:mrgreen::mrgreen:, concordo que um engesa com 33 fica lindo, mas levando em consideracao o fator custo/beneficio os 235/85 r16 seriam a melhor opcao

ja ia esquecendo, quala roda vai usar? se for usar de ferro mesmo, os 235/85 ficam legais porem se for uma roda de liga ou com tala maior nao sei se fica bom!!!!

Caro Dudu83,

Vou usar rodas de aço da Mangels na medida 16 x 7". O meu estava com essas mesmas rodas e pneus 7,50 x 16" FATE. O 235/85 tem a mesma largura desse 7,50 da FATE e fica legal. Eu acho interessante o 235/85R16 porque tem praticamente o mesmo diâmetro (pouca coisa maior) e é um pouco mais largo que os 7,50 x 16.:concordo:

Valeu galera!!!!!!!!!!!!:dance::dance: