Ver Versão Completa : Garmin Nuvi e Tracklogs
Hamilton.pb
14/11/2009, 20:07
Bom, eu também não sabia até pouco tempo. Mas os nuvi gravam tracklogs. Mas fazem isso através de uma função escondida. Em vez de eu ficar passando os detalhes, vou passar um link onde está tudo bem explicadinho...
http://www.gpsinfo.com.br/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=906
Abraços para todos!
André Cajarana
14/11/2009, 22:17
Olá amigos:concordo:
Recentemente comprei um GPS Garmin nüvi 200W, que já veio com mapa do Brasil, para ser utilizado nas minhas viagens, mas, não disponho de um manual em português e nem entendo bulhufas de GPS. :pensativo:Alguém pode me indicar onde conseguir instruções de operação de GPS?
Um forte e fraterno abraço
André
Olá amigos:concordo:
Recentemente comprei um GPS Garmin nüvi 200W, que já veio com mapa do Brasil, para ser utilizado nas minhas viagens, mas, não disponho de um manual em português e nem entendo bulhufas de GPS. :pensativo:Alguém pode me indicar onde conseguir instruções de operação de GPS?
Um forte e fraterno abraço
André
André, bom dia.
Segue o manual do Garmin nuvi 200.
O "W" é só para tela wide. Por isso, acredito que as funções sejam perfeitamente iguais.
Um abraço e boa navegação!:concordo:
André Cajarana
16/11/2009, 11:01
Glaicon bom dia
Valeu muito mesmo sua ajuda, são caras assim que fazem a grande diferença.:concordo:
Certamente, no mês de dezembro e janeiro, estarei em viagens pelo litoral do Brasil (Sudeste e nordestino) com a minha jumentinha (Hilux 2.8D/CD-98), e o GPS será de grande valia, acredito!
Um forte e fraterno abraço!:palmas:
Fica com Deus
André cajarana - Madeira que cupim não rói!!!!!!!!!!!
Glaicon bom dia
Valeu muito mesmo sua ajuda, são caras assim que fazem a grande diferença.:concordo:
Certamente, no mês de dezembro e janeiro, estarei em viagens pelo litoral do Brasil (Sudeste e nordestino) com a minha jumentinha (Hilux 2.8D/CD-98), e o GPS será de grande valia, acredito!
Um forte e fraterno abraço!:palmas:
Fica com Deus
André cajarana - Madeira que cupim não rói!!!!!!!!!!!
André, estando tudo justo e perfeito, fico feliz.:concordo:
Paulo Quintal
23/11/2009, 12:29
Para começar não sei muito sobre a utilização dos GPS...
Bem pelo que entendi, essa nova função descoberta habilita os NUVI mais simples para utilização em trilhas e percursos não reconhecidos pelos MAPAS de navegação, está certo?
Estava prestes a comprar o Nuvi 550, justamente pela possibilidade de utilizá-lo on e off road...
Com essa nova função sem baixar os arquivos gravados o NUVI nos permite visualizar o caminho feito e retornar para o ponto inicial???
Abçs, Paulo.
Guilherme Kyrillos
20/12/2009, 14:16
Bom, eu também não sabia até pouco tempo. Mas os nuvi gravam tracklogs. Mas fazem isso através de uma função escondida. Em vez de eu ficar passando os detalhes, vou passar um link onde está tudo bem explicadinho...
Abraços para todos!
Hamilton, saudações.
Li os 2 tópicos e fui ao site baixar os programas mas não consegui, pois precisava fazer o cadastro.
Fiz o cadastro, mas algo deu errado e não consegui acesso.
Você pode me orientar como proceder junto ao site pra obter o programa, ou mesmo, então, enviar os programas pro meu endereço guilhermekyrillos@hotmail.com?
Fico muito agradecido.
[]ss
Hamilton.pb
03/01/2010, 07:24
Guilherme, desculpe-me a demora em responder-lhe.
Enviei o programa (wNutrak) em para o seu endereço. Um abraço, Hamilton
Guilherme Kyrillos
04/01/2010, 21:54
Hamiton, valeu mesmo.
O gps que recebi foi o modelo 850. Vou começar a usar.
[]s
Guilherme Kyrillos
16/01/2010, 11:28
Pessoal,
Comecei a usar o 850, parece bom mesmo, MAS não consigo gravar trilhas.:-(
Tentei aplicar o passo a passo "ferramentas-onde estou-clicar em cruzamento,endereço,próximo,próximo" mas o gps não reconhece os toques na tela.:???::???:
Enfim: NÃO CONSIGO GRAVAR TRILHAS.:evil:
Será que esse modelo realmente não grava???:parede::parede:
Caso não grave :putz::putz:.
Alguém pode ajudar?:oops:
[]ss
PAULO FREISLEBEN
26/01/2010, 18:47
Serjão de Holanda me recomendou o modelo Garmin Nuvi 1390T, com Bluetooth segundo ele é muito bom e fica menos de U$S300,00 no Paraguay
fsoaresi
28/01/2010, 14:41
Caros,
Tenho a impressão de que os antigos GPS são melhores para os tracklogs, pois, tenho um NUVI200 e acho burocrático demais.
Pergunta: Será que não vale a pena comprar um usado antigo para trilhas? Que modelo seria?
Caros,
Tenho a impressão de que os antigos GPS são melhores para os tracklogs, pois, tenho um NUVI200 e acho burocrático demais.
Pergunta: Será que não vale a pena comprar um usado antigo para trilhas? Que modelo seria?
Testei esta configuração no meu nuvi 775T e funcionou, mas o Fsoares questionou, tenho q adimitor que nos GPS esta função track log é bem mais especifica e facil de usar em quanto que os navegadores como os da linha nuvi não foram desenvolvidos para esta finalidade, faltando funções como track back e outras que facilitam quem esta fazendo trilhas...:putz:
conclusão: para mapear trilhas, ainda fico com o meu velho Gramin gmap 76cs
abraço a todos!
:concordo:
Hamilton.pb
06/04/2010, 12:37
Estou anexando mais informações sobre tracklogs nos nuvi.
A referência básica é a página
http://www.gpspassion.com/forumsen/topic.asp?topic_id=98909
que contém informações detalhadas para vários modelos do nüvi.
O arquivo anexo talvez seja de interesse para alguns.
[]s, Hamilton
cantodopirão
08/04/2010, 21:30
O meu também é 850 e nele funcionou bem....
Será que não tocou nos lugares errados? Deve tocar no início das palavras da sua esquerda e no fim das palavras da sua direita....
Pessoal,
Comecei a usar o 850, parece bom mesmo, MAS não consigo gravar trilhas.:-(
Tentei aplicar o passo a passo "ferramentas-onde estou-clicar em cruzamento,endereço,próximo,próximo" mas o gps não reconhece os toques na tela.:???::???:
Enfim: NÃO CONSIGO GRAVAR TRILHAS.:evil:
Será que esse modelo realmente não grava???:parede::parede:
Caso não grave :putz::putz:.
Alguém pode ajudar?:oops:
[]ss
Guilherme Kyrillos
13/04/2010, 22:37
Caro Cantodopirão, saudações.
No meu 850, após clicar "onde estou", ou seja, cruzamento, endereço, próximo, e próximo, até surje, porém em seguida se reduz a um tamanho de 1/4 da tela, e não reconhece os toques.
Pense num cara insatisfeito.
[]ss
Hamilton.pb
14/04/2010, 16:52
Guilherme, no arquivo anexado acima estão mencionados outros métodos de acessar essa função. Veja também no site, onde ainda outros métodos são relacionados. Talvez algum deles dê certo no seu aparelho...
[]s, Hamilton
cantodopirão
15/04/2010, 20:10
Caros colegas mais experientes,
Tenho um Nuvi 785 e não consigo visualizar tracklogs que baixei pela internet.....
Será somente "analfabetismo" ou isso não é possível???
OBS: trasnferi os Track para um mapa no Mapsource, enviei os dados para o GPS, mas não consegui visualizá-los
Hamilton.pb
16/04/2010, 15:49
A questão é o formato dos Tracklogs. O Garmin "pede por" trajetos no formato img. Você tem que converter os tracklogs para img. Se você converter para gpx, então conseguirá visualizar o trajeto, mas só conseguirá navegar visualmente por ele. Para conseguir navegação roteada, você vai precisar transformar em .img . Isso pode ser feito pelo cGPSmapper, mas este requer o formato mp. Para tranformar gpx em mp, use o conversor, que pode ser obtido no site do tracksource.
Espero ter ficado claro. Só fiz isso uma única vez, seguindo informações que podem ser obtidas no site gpsinfo. Procure lá pelas mensagens do Thundercel, que entende tudo de Garmin. Aliás, ele é tão disponível que se você tiver uma dúvida, ele vai respondê-la rapidamente. Escreva para ele!
[]s, Hamilton
cantodopirão
25/07/2010, 01:22
Como vão as coisas caro Hamilton?
Ainda estou apanhando do GPS...envio arquivos .gpx, mas não consigo sequer visualizá-los.. imagina navegar visualmente por eles como você falou..... alguma dica?
A questão é o formato dos Tracklogs. O Garmin "pede por" trajetos no formato img. Você tem que converter os tracklogs para img. Se você converter para gpx, então conseguirá visualizar o trajeto, mas só conseguirá navegar visualmente por ele. Para conseguir navegação roteada, você vai precisar transformar em .img . Isso pode ser feito pelo cGPSmapper, mas este requer o formato mp. Para tranformar gpx em mp, use o conversor, que pode ser obtido no site do tracksource.
Espero ter ficado claro. Só fiz isso uma única vez, seguindo informações que podem ser obtidas no site gpsinfo. Procure lá pelas mensagens do Thundercel, que entende tudo de Garmin. Aliás, ele é tão disponível que se você tiver uma dúvida, ele vai respondê-la rapidamente. Escreva para ele!
[]s, Hamilton
Eduardo Tescarollo
30/07/2010, 17:27
Como vão as coisas caro Hamilton?
Ainda estou apanhando do GPS...envio arquivos .gpx, mas não consigo sequer visualizá-los.. imagina navegar visualmente por eles como você falou..... alguma dica?
Amigo, tenho um Nuvi 500, tambem apanhei para conseguir ver os arquivos.
Vou dizer o que fiz no meu, talvez te ajude:
Através do mapsource transferi o mapa TRC Brasil 10.06 em um cartão.
Marquei uma trilha no mapsource e transferi para a memoria interna do GPS. Acesse meus dados, importar rota do ficheiro e guarde em rotas personalizadas.
Pronto é só seguir.
Espero ter ajudado.
cantodopirão
30/07/2010, 23:36
Amigo Eduardo muito obrigado pela atenção!
Essa maneira que você descreveu foi a única que consegui visualizar caminhos (como rotas), mas queria ver os Trcks direto..... Criar uma rota sobre um Track muito longo e sobre dunas é um trabalho gigante.....
Saudações!!!
Eduardo Tescarollo
31/07/2010, 10:41
Claudio,
Desculpe mais não ententi o que você quer fazer, seria marcar uma trilha pelo mapsource e transferi-la para o GPS?
Abs
victorcoelho
31/07/2010, 19:11
Amigo, tenho um Nuvi 500, tambem apanhei para conseguir ver os arquivos.
Vou dizer o que fiz no meu, talvez te ajude:
Através do mapsource transferi o mapa TRC Brasil 10.06 em um cartão.
Marquei uma trilha no mapsource e transferi para a memoria interna do GPS. Acesse meus dados, importar rota do ficheiro e guarde em rotas personalizadas.
Pronto é só seguir.
Espero ter ajudado.
Eduardo,
Estou pedindo para um amigo que vai para os EUA trazer um Nuvi 500 e gostaria de saber qual é sua impressão sobre ele. Minha intenção é utilizá-lo tanto no na cidade e estradas asfaltadas, quanto em trilhas. Pelo que você postou aqui, em trilhas ele não é tão prático quanto o modelo mais elogiado - 276c.
Ele veio com cartão SD de quanto ?
Abs,
Victor
Eduardo Tescarollo
02/08/2010, 09:10
Eduardo,
Estou pedindo para um amigo que vai para os EUA trazer um Nuvi 500 e gostaria de saber qual é sua impressão sobre ele. Minha intenção é utilizá-lo tanto no na cidade e estradas asfaltadas, quanto em trilhas. Pelo que você postou aqui, em trilhas ele não é tão prático quanto o modelo mais elogiado - 276c.
Ele veio com cartão SD de quanto ?
Abs,
Victor
Bom dia,
Pelo contrario, é bem pratico sim, só não sei se for para demarcar uma trilha, ai sim o 276 é melhor, mas para usar trilhas atraves do mapsource e bem simples. O meu veio com 2g.
Abs
Hamilton.pb
02/08/2010, 14:05
Em primeiro lugar, desculpas pela demora em responder. Estou viajando e raramente tenho acesso à internet...
Como já disse, o problema é o formato do arquivo. Para você ter NAVEGAÇÃO, uma solução é ter o track no formato .img (único formato aceito pelo Garmin XT). Ao gravar, você apenas tem que tomar cuidado com o nome: se não explicitar o nome (um dos aceitos pelo Nuvi), ele vai gravar com gmapsup.img e você perde os mapas gravados no Nuvi...
Mas você pode também transferir para o Mapsource. Dentro do programa, selecione receber do dispositivo. Uma outra solução é gravar seu arquivo .gpx em algum lugar no seu computador e então abri-lo usando o Mapsource.
Uma vez com o arquivo no Mapsource, basta você transferi-lo de volta para o Nuvi. Ele vai salvar o arquivo no lugar certo.
Bom, isso funciona no meu modelo de Nuvi, que não é igual ao seu...
[]s, Hamilton
cantodopirão
02/08/2010, 16:27
Grande Hamilton, obrigado pela atenção!
Fazendo exatamente como você diz não funciona no meu... (nuvi 785t)...
Qual o modelo que você usa??
Em primeiro lugar, desculpas pela demora em responder. Estou viajando e raramente tenho acesso à internet...
Como já disse, o problema é o formato do arquivo. Para você ter NAVEGAÇÃO, uma solução é ter o track no formato .img (único formato aceito pelo Garmin XT). Ao gravar, você apenas tem que tomar cuidado com o nome: se não explicitar o nome (um dos aceitos pelo Nuvi), ele vai gravar com gmapsup.img e você perde os mapas gravados no Nuvi...
Mas você pode também transferir para o Mapsource. Dentro do programa, selecione receber do dispositivo. Uma outra solução é gravar seu arquivo .gpx em algum lugar no seu computador e então abri-lo usando o Mapsource.
Uma vez com o arquivo no Mapsource, basta você transferi-lo de volta para o Nuvi. Ele vai salvar o arquivo no lugar certo.
Bom, isso funciona no meu modelo de Nuvi, que não é igual ao seu...
[]s, Hamilton
Eduardo Tescarollo
09/08/2010, 17:45
Sobre o tópico, no Nuvi 500 tambem tem esta função escondida.
Abs
Esse Thundercel conheço de outros sites, esta cara porreta!!!!!!!!!
Sabe muito!
Abraços para todos!
Caiogaucho
15/08/2010, 18:03
Tenho um Nuvi 750. Neste tambem os tracklogs estão escondidos??
[]'s Caio
ahgmoreno
26/09/2010, 10:51
Sobre o tópico, no Nuvi 500 tambem tem esta função escondida.
Abs
Ola Eduardo, estou com alguns problemas nao consigo usar uma trilha que baixei e importei pelo mapsurce da o seguinte erro "não é possivel calcular a rota. não existem estrada perto do destino.".
Voçe teria alguma dica?
cantodopirão
08/10/2010, 10:26
Caro colega, passei por esse problema até ontem quando fui apresentado a um programa da garmin chamado "Basecamp". Nele voçê verá suas trilhas biaxadas em .gpx ou .gdb, no canto esquerdo aparece o nome dela. Pronto....é só clicar com o botão direito em cima que abre uma janela com várias opções, inclusive "criar rota da trilha selecionada".... "clicou" criou a rota, daí manda para o GPS (export). No gps procura a opção "importar rota do ficheiro". clicou ela vai para a pasta minhas rotas, seleciona e pronto!
Lembra antes de selecionar a rota de mudar no menu navegação para modo fora de estrada!
Bem resumidamente esse é o roteiro para o nuvi 785t e acredito que sirva para os outros!
Ola Eduardo, estou com alguns problemas nao consigo usar uma trilha que baixei e importei pelo mapsurce da o seguinte erro "não é possivel calcular a rota. não existem estrada perto do destino.".
Voçe teria alguma dica?
sebastjr
11/10/2010, 12:53
Pessoal,
Gostei muito deste tópico. Estava subutilizando meu Garmin por falta dessas informações.
Aproveito para acrescentar uma dica. Seguindo as dicas do fórum, encontrei o texto que reproduzo abaixo. Ele fala do programa “GPS Babel”, que basicamente converte qualquer coisa em qualquer coisa. É impressionante a lista de formatos de input e de output. Por enquanto, só converti .gtm em .gdb e funcionou muito bem.
O programa é gratuito. Os caras só pedem uma contribuição voluntária para quem quiser apoiar a causa. Eu dei uma graninha, pois o programa turbinou meu uso do GPS. Valeu demais.
"GPSBabel
One tool to look at is certainly GPSBabel (http://www.gpsbabel.org/)
GPSBabel is a tool that can convert almost anything into anything.
So if you would like to see your track log data in Google you would first use Nutrak to convert the file ʻgps.binʼ into a gpx-file.
Using GPSBabel you could then convert this gpx-file into a kml-file which may directly by viewed in Google Earth."
Eduardo Tescarollo
11/10/2010, 15:43
Voçe teria alguma dica?
Quando acontece isto é porque no seu mapa base não consta esta trilha/estrada, assim ele não reconheçe. Eu baixei em um cartão o TRC do Trackmaker, assim quando vou fazer alguma trilha uso com este cartão.
Abs
cantodopirão
16/10/2010, 22:31
Caros amigos,
alguém sabe qual o número máximo de pontos que um rota pode ter para que o GPS consiga importá-la?:pensativo:
Tentei importar uma de cerca de 700 pontos e não deu.........:oops:
Henrique Jesus
17/10/2010, 12:35
Preciso dos mapas atualizados do Brasil e Mercosul, tenho pouco conhecimento e nãosei como consegui-los, alguém pode me ajudar? Henrique Jesus
Ronaldo B.
17/10/2010, 14:07
Preciso dos mapas atualizados do Brasil e Mercosul, tenho pouco conhecimento e nãosei como consegui-los, alguém pode me ajudar? Henrique Jesus
Henrique,
Acesse o http://www.gpsbra.com/bra/
É um excelente fórum exclusivamente sobre GPS (hardware, sofwtares, etc), para ter acesso aos tópicos é necessário se registrar.
[]´s
J Carlos
18/10/2010, 17:30
Henrique Jesus, olha esse site www.tracksource.org.br/ (http://www.tracksource.org.br/)
acho que o melhor forum de gps hoje é o nimrag....tem tudo e só fera em gps
MonicaLea
15/07/2011, 08:57
Ola pessoal, precisa da ajuda de voces. Quero dar um GPS de presente pro meu marido, moramos em CUritiba, e ele adora se enfia no mei dos matos, como nao entendo muito gostaria da ajuda de voces o Garmin 260 tem aqueles trilhas? QUal melhor e que nao seja tao caro. Muito obrigada