Ver Versão Completa : Qual o problema das L200 Triton?
MarceloRocha
14/11/2009, 18:58
Olá pessoal, estou querendo comprar uma L200 Triton TB Diesel AT, mas ando vendo nos classificados e lojas de carros, tem muitas Triron's a venda, a maioria com kilometragem baixíssima (menos de 40mil, chega a se encontrar com +- 15mil), o máximo que pedem é o preço de tabela, sendo que a maioria esta abaixo, tem até concessionária da Mit vendendo abaixo da tabela....
alguém sabe me dizer o porque de tudo isso?
abraços
esquenta que nem uma chaleira
que eu saiba só esse detalhe
Olá pessoal, estou querendo comprar uma L200 Triton TB Diesel AT, mas ando vendo nos classificados e lojas de carros, tem muitas Triron's a venda, a maioria com kilometragem baixíssima (menos de 40mil, chega a se encontrar com +- 15mil), o máximo que pedem é o preço de tabela, sendo que a maioria esta abaixo, tem até concessionária da Mit vendendo abaixo da tabela....
alguém sabe me dizer o porque de tudo isso?
abraços
Marcelo,
Já ouvi diversas reclamações do carro ser "torto" ou lado mais alto que o outro, também de problemas no câmbio e sistema de tração.....que todos foram aparentemente solucionados pela Mit.....e lógico, tem o custo do seguro no segundo ano.......
Abraços!
freitasjr
14/11/2009, 20:44
Rubens, a L200 Triton Não tem problemas de aquecimento como aconteceu com a L200 Sport/Outdoor.
A Triton tem o mesmo motor da Pajero Full, o diesel 3.2 com comon rail.
Aonde vc viu relato de aquecimento com a Triton, foi com algum conhecido seu ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
FLÁVIO FAF
14/11/2009, 21:28
a queixa mais comum é de entopimento do filtro de combustivel devido a sua saturação devido ao diesel, alguns relatam que é devido a impurezas do diesel outros falam que devido ao tanque de combustisvel ser metalico solta o revestimento interno entupindo o filtro de combustivel.no topico l 200 triton - impressao desta pkp tem varias informaçoes a respeito.
O maior problema é que não tenho uma...
Veja os relatos do forum e certifique-se que não são problemas graves,coisa que acontece com qualquer carro,e quando acontece...
tiago off road
14/11/2009, 21:55
já ouvi fala de 3 problemas na triton diesel:
1- um lado mais baixo que o outro
2- entupimento do filtro de combustível
3- barulho no banco traseiro, que parece ser crônico das l200
Marcelo-HPE
14/11/2009, 22:44
Falar as coisas sem saber é uma m&rd@ !!!
O entupimento do filtro é verdadeiro e o lado mais baixo tb , porem a soluções.
lealrenato
15/11/2009, 09:40
o problema é que nao tenho grana pra ter uma.
triton é show de bola em pkp
PauloLimited
15/11/2009, 13:37
o problema é que nao tenho grana pra ter uma.
triton é show de bola em pkp
x2, uma Triton vermelha com px, BF de 33'' e 280cv igual a do Bruno Sander:dance:
O Problema é o interior impecável, o motor extremamente confiavel,.....o chassi....o design...a estabilidade infinitamente superior as outras pickups...:evil:
Paulomit
20/11/2009, 04:46
Hahahaha,.,.,.o que tem mesmo é muito zé povinho ae fugindo de IPVA e seguro no começo do ano....:cool:
Falando sério agora!!!
a mecânica é nota 10 sem dúvida, em contrapartida...
a caçamba é horrível (uma espécie de meia bolha, muito curta) onde é uma droga para se carregar algo que outras pickups carregam, fácil.
O visual, sei lá, muito redondinho, aviadado, perdeu aquele design agressivo das Sports, Outdoors e Savanas... não me agradou. :discordo:
Hj se eu pudesse ter a pickup dos sonhos teria uma Savana ou Outdoor com o motor da Triton.
SAPO-BOMBA
20/11/2009, 14:26
Que eu saiba, o problema mais comum das Triton é devido ao combustível ruim, e isso causa entupimento dos filtros.
Agora o MAIOR problema mesmo é eu não ter $$$ pra comprar uma...
Bruno Sander
20/11/2009, 19:43
O problema das L200 Triton ????
Esta e fácil de responder...
Inveja dos proprietários de outras Picapes que queriam ter uma Triton e não tem!
Este e o problema.
Que eu saiba, o problema mais comum das Triton é devido ao combustível ruim, e isso causa entupimento dos filtros.
Agora o MAIOR problema mesmo é eu não ter $$$ pra comprar uma...
Menos Mal, uma porcaria de filtro custa 10 Merréis, pior as Rangers 3.0 Powerstroke que entopem a bomba (pré bomba...sei lá o neme dessa porra) e tu morre em R$900,00 ( quando se tem MUUUUUUITA sorte em achar o problema) :evil:
a mecanica dela é semelhante a tecnologia usada em meu planeta, o espaço interno, acabamento, como o terráqueo acima falou (essa caçamba é que é Fod's) eu ainda não me acostumei. :pipoca:
O resto é inveja mesmo,:odedo:
Cara, eu tive uma L200 Sport e esquentava MAIS que chaleira, fora outros inumeros problemas que tive com ela (cambio, cabecote, turbina e por ai vai).
Como sou teimoso, comprei uma Triton, olha, esse carro nao esquenta por nada!!!
A suspensao original e um pouco macia demais para o uso fora de estrada e carece um jogo de molas e amortecedores na frente (indico IRONMAN).
Outra coisa que indico e uma reprogramacao de chip (Reiko)
De resto o carro e impecavel.
Quanto ao carro ser torto eu nunca vi, a minha ta certinha. Quem tiver uma "torta" por favor posta uma foto que eu fiquei curioso pra ver isso...
Falando sério agora!!!
a mecânica é nota 10 sem dúvida, em contrapartida...
a caçamba é horrível (uma espécie de meia bolha, muito curta) onde é uma droga para se carregar algo que outras pickups carregam, fácil.
O visual, sei lá, muito redondinho, aviadado, perdeu aquele design agressivo das Sports, Outdoors e Savanas... não me agradou. :discordo:
Hj se eu pudesse ter a pickup dos sonhos teria uma Savana ou Outdoor com o motor da Triton.
Hahaha Concordo! Parece o carro do Jaspion... Eu ia comprar uma Frontier por causa disso, mas colocando na balanca, o 3.2 CR pesou mais que o design, fora o valor de revenda...
Na 3.2 >>>===>
Problemas:
- Trocar o filtro por volta dos 5mil Km ou quando apresentar falha ou fumaça no escape. Esse filtro custa barato e é fácil de trocar. Nem adianta usar o diesel podium, entope igual, mas anda um pouco a mais.
- A capota maritima não é compativel com o Sto Antonio. Se tem o S.A.
a capota não abre até o fim. Ai quem teve fim foi o ST antonio, foi devolvido para a loja. Uma pena.
Vantagens:
- Motor espetacular, anda bem forte e faz 7 à 8km/l na cidade e uns 10 à 11 na estrada, sem economias.
- Espaço interno igual a de um bom sedan. Ótimo espaço interno.
- A caçamba, se você não vai fazer frete, da conta do recado. Ja que foi privilegiado o espaço interno, a caçamba é a menor das pickups CD.
- Tem o menor comprimento total entre elas. Considero isso uma vantagem.
- Esterça bastante, fácil de manobrar. Minha esposa utiliza quase todo dia e não tem dificuldades para estacionar [tem sensor de ré].
- Por falar em estacionar, ninguém raspa no para choques, também naquela altura...
Os restos que falaram aqui de chaleira, carro torto e outras mentiras, são bobagem ou dor de cotovelo.
Um abraço.
Olá,
Confesso. Gostaria de ter uma!!! :rolleyes:
Não vou falar de outras coisas sem saber, a única coisa que acho estranha é a caçamba pequena.
abs
danielmr
09/02/2010, 11:00
A caçamba é pequena mas tem um baita espaço atrás do banco dos passageiros. Cabe bastante coisa lá.
Eu acho a minha um pouco torta sim, vou tirar uma foto e postar para vocês avaliarem. Mas isso não é problema, ela não puxa pra lado nenhum e faz curva bem.
Aonde se pode colocar esse chip? E quanto é ? Agora que troquei pneu posso pensar nessa reprogramação, porque acho que o comportamento da minha, que é à gasolina, é um pouco fraco. Mas se usar o câmbio na mão dá pra manter a rotação alta e dá um bom torque, eu acho que é um baita motor esse 3.5 v6. Nunca me deixou na mão, sempre pega de primeira. Quando anda muito tempo o habitáculo esquenta, na porção central, mas o motor nunca subiu a temperatura.
A tendência para rabear existe, mas isso é absolutamente normal para qualquer camionete que tenha uma capacidade de carga ao redor de uma tonelada (coloca um mille na caçamba, bem amarradinho...). O carro fica bem melhor com peso na traseira, mas eu não sei se vale a pena deixar a caçamba ocupada com um saco de areia, ou mesmo se vale a pena ficar levando esse peso todo para passear. Abraços,
bittcorp
09/02/2010, 20:05
Eu acho a minha um pouco torta sim, vou tirar uma foto e postar para vocês avaliarem. Mas isso não é problema, ela não puxa pra lado nenhum e faz curva bem.
Agora que troquei pneu posso pensar nessa reprogramação,
Daniel,
Com quantos km vc trocou os pneus originais da sua Triton ???
[ ]´s
supersonico942
25/05/2010, 11:02
Não sei se eu to falando besteira... Mas talvez a Triton pelo desenho dela, não conseguiu agradar a todos, então acho q ah um pouco de resistência no mercado...
Sobre os problemas delas, q alguns relatam acho q isso não deve ser tão difícil, Já pesquisei os preços e vejo q estão abaixo tah tabela. Por exemplo:
L200 Triton 08/09 M/T por R$80.000 Distrito Federal, (Mas a maioria está com pouco acima desses 80mil reias), se alguem procurar uma HILUX desse mesmo ano, vai ver q custa uns R$95.000 (e com uma KM maior)...
Acho q eh isso não são todos q gostam desse desenho inovador, alguns preferem desenhos mais tradicionais!
Na minha opinião, se fosse comprar uma e tivesse dinheiro pra não preocupar com a Revenda iria de TRITON pq na minha opinião eh a (mais linda de todas e com interior impecável), agora se fosse me preocupar com a revenda iria de HILUX...
Acho q hoje em dia a revenda deve contar bastante... sei lá sóh a minha opinião!
abraço!
freitasjr
25/05/2010, 12:22
...L200 Triton 08/09 M/T por R$80.000 Distrito Federal, (Mas a maioria está com pouco acima desses 80mil reias), se alguem procurar uma HILUX desse mesmo ano, vai ver q custa uns R$95.000 (e com uma KM maior)...
Acho q eh isso não são todos q gostam desse desenho inovador, alguns preferem desenhos mais tradicionais!
Na minha opinião, se fosse comprar uma e tivesse dinheiro pra não preocupar com a Revenda iria de TRITON pq na minha opinião eh a (mais linda de todas e com interior impecável), agora se fosse me preocupar com a revenda iria de HILUX...
Acho q hoje em dia a revenda deve contar bastante... sei lá sóh a minha opinião! abraço!
Isso é proporcional, a Hilux tem um preço de revenda melhor que a Triton, pois uma Hilux zero Km, custa uns 14 mil reais a mais que uma Triton, logo seguindo essa lógica o preço de revenda é mais caro.
Cara, eu tive uma L200 Sport e esquentava MAIS que chaleira, fora outros inumeros problemas que tive com ela (cambio, cabecote, turbina e por ai vai).
Como sou teimoso, comprei uma Triton, olha, esse carro nao esquenta por nada!!!
A suspensao original e um pouco macia demais para o uso fora de estrada e carece um jogo de molas e amortecedores na frente (indico IRONMAN).
Outra coisa que indico e uma reprogramacao de chip (Reiko)
De resto o carro e impecavel.
Quanto ao carro ser torto eu nunca vi, a minha ta certinha. Quem tiver uma "torta" por favor posta uma foto que eu fiquei curioso pra ver isso...
Tem uma reportagem na quatro rodas sobre isso:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/suspensao-mitsubishi-l200-triton-528018.shtml
E outra no vrum sobre o problema com combustível:
http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=37943&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml
Abraço
Amigos, para sua informação:
http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2939
Parece que o problema está tomando uma proporção grande. Mais uma reportagem no VRUM:
http://noticias.vrum.com.br/veiculos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=38299&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml
Mitsubishi L200 Triton - Tanque cheio de problemas
Pedro Cerqueira (pedrocerqueira.mg@diariosassociados.com.br) - Estado de Minas
Fabricante orienta concessionários a trocar gratuitamente reservatório de combustível que solte película anticorrosiva e provoque entupimento do filtro, mas algumas cobram
Paulo Filgueiras/EM/D.A. Presshttp://imgs.vrum.com.br/veiculos/noticias/12753673048960349560.JPEG
A Mitsubishi admitiu que, no fim de 2008, orientou a sua rede de concessionárias a substituir o tanque de combustível das unidades da L200 Triton que estejam soltando a película anticorrosiva, que ocasiona o entupimento do filtro. Esse é um caso típico de recall branco, quando uma empresa efetua a troca de um componente defeituoso de algum produto desde que o cliente a procure relatando determinada falha, em vez de convocar todos. Essa falta de transparência deixa os clientes confusos e permite que algumas concessionárias se aproveitem da situação para tentar faturar.
De acordo com Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da Mitsubishi, se ficar constatado que o tanque está apresentando problemas, a troca deve ser realizada gratuitamente. Mas não é o que está ocorrendo. Como a Triton do gestor de custos Leonardo Silva Prado já não estava em garantia, inicialmente a concessionária Via Jap queria cobrar pela troca do tanque. Já para Rafael Monteiro, cuja picape vinha apresentando o sintoma clássico de perda de potência, a solução oferecida pela Mit Car foi a limpeza do coletor de admissão. Ambos só conseguiram a troca gratuita do tanque depois de enviar cartas ao Estado de Minas.
Outra forma de as concessionárias aproveitarem dessa situação é o sem-número de filtros de combustível que vêm sendo substituídos. Ora, se a orientação é substituir o tanque de combustível das unidades que apresentarem entupimento crônico do filtro, por que alguns proprietários do modelo chegaram a trocar o componente por até sete vezes? "Temos 140 concessionárias em todo o país. Por mais que a gente se esforce em aperfeiçoar, a qualidade do atendimento depende muito da administração de cada uma delas", tenta justificar Muratori.
</B>COMBUSTÍVEL</B>
Mas, diferente do que afirmou o funcionário da Oficina da Via Jap, de que existe um tipo de tanque que apresenta o problema e outro que é de boa qualidade, a explicação dada pela Mitsubishi foi outra. "Não existem tanques diferentes e sim combustíveis de boa e má qualidade", explica o diretor de engenharia da Mitsubishi, atribuindo a culpa ao combustível usado em determinadas regiões do país. "Conheço pessoas que usam outros modelos, também a diesel, e não passam por esse problema. Eles deviam usar um filtro e um tanque compatíveis com a qualidade do nosso combustível", argumenta o dentista Paulo Cardoso, que já precisou recorrer à concessionária sete vezes devido à obstrução do filtro.
O advogado Edilson Francisco da Silva também se cansou de ouvir que o combustível que usava era o responsável pelos problemas que ocorreram logo aos mil quilômetros rodados. Na terceira vez que o veículo começou a falhar, Edilson solicitou à concessionária uma declaração, por escrito, dizendo que o problema estava relacionado à qualidade do diesel, pois ele iria acionar o posto em que abastecia. "Cientes das implicações judiciais que isso ia causar, lógico que não emitiram nenhum documento", conta. Apesar disso, o advogado tem em mãos um documento em que a Tokyo (concessionária de Brasília) relata: "Desplacamento do revestimento interno do tanque de combustível causando entupimento do tanque de combustível", que seria a causa da perda de potência da picape.
Segundo o fabricante japonês, frente às mais de 25 mil L200 Triton produzidas, são poucas as unidades que apresentam o problema. Apesar de afirmar isso, a Mitsubishi não sabe informar quantos tanques foram substituídos até agora. Isso sem contar os vários casos em que as concessionárias se negam a trocar o tanque. Difícil também é convencer Edilson Francisco da Silva disso. Ele organizou um grupo com 22 proprietários do modelo que sofrem com o mesmo problema. "Trocamos narrações, documentos e discutimos as melhores medidas a serem tomadas. No momento, estamos preparando uma peça judicial para cobrar nossos direitos"", conta o advogado.
MAIS CASOS
Novos casos de proprietários do modelo que apresentam esse problema crônico brotam a cada dia. O farmacêutico Djalma Godinho, de Mutum, região do Rio Doce, conta que a cada 2 mil quilômetros rodados precisa visitar uma concessionária para trocar o filtro. Luiz Osvaldo Cifuentes Gonçalves, de Campos dos Goitacazes (RJ), também precisou trocar o filtro aos 7 mil quilômetros. "Ouvi falar na concessionária Sendai, em Vitória (ES), disse, que em alguns casos estão reduzindo em 2cm o pescador do tanque de combustível", conta o engenheiro.
Na terceira vez que a picape do auditor Dalton Palhares chegou à Via Jap com os sintomas clássicos de obstrução, o filtro foi substituído por um da L200 Outdoor. Ao contatar a Mitsubishi para saber se isso traria alguma implicação, foi chamado para trocar o tanque. Paulo Cardoso conta que sua Triton também usou o filtro da Outdoor, instalado na concessionária Tokyo. Mas, de acordo com Reinaldo Muratori, as duas picapes têm tecnologias diferentes e a Triton exige uma qualidade de filtragem melhor. O uso do filtro da Outdoor na Triton pode ocasionar algum problema.
E AGORA?
Apesar de a Mitsubishi admitir o problema, seus clientes estão absolutamente desamparados. Além do risco de rodar num veículo que pode perder potência justamente na hora que o motorista precisa, como numa ultrapassagem, e tirando também o aborrecimento de ficar a pé enquanto o veículo adquiriu cadeira cativa na concessionária, ficam muitas dúvidas: mesmo com a troca do tanque, se o motorista continuar usando o suposto combustível ruim o problema vai persistir? Não existe uma padronização nos procedimentos adotados nesse caso, que vão desde a simples troca do filtro, passam pela troca do tanque e podem ir até a troca de todo o sistema de injeção? E como ficam os veículos que já não estão em garantia?
caiofelipelima
07/06/2010, 23:35
Comparando a Triton com a Hilux (que é sua principal concorrente).
Em Fortaleza...se vê Triton diesel aut de 85 a 90 k 2008/2009 (vi uma 2009 AUT semana passada com 18 mil km zerada, linda por 90K..e ainda tinha o choro!)
Vi tbem uma Hilux srv aut 2006 com 55mil km...em ótimo estado pelo mesmo valor. E uma 2009 pedem por volta de 110mil!
Particularmente acho a Triton mais bonita(interna e externamente), mais atraente e melhor para o off road do que a Hilux. Mas porque essa diferença de preço entre as duas? se elas são teoricamente equivalentes!
Primeiro: Revisão da Triton chega a ser 3 vezes mais cara que o preço da HIlux.
Segundo: Consequentemente o preço das peças é bem superior aos preços da Toyota.
Terceiro: A Triton quebra mais do que a Hilux (que segundo seus proprietários, não quebram!)
Quarto: o Consumo das L-200 é consideravelmente maior.
Quinto: A hilux tem um mercado melhor, mais fácil na hra da revenda!
(OBS: Todas essas comparaçoes servem também para SW4 x Pajero!)
Só deixando bem claro que dentre as duas prefiro a Triton. Pra resumir, uma é mais cara pra comprar e a outra é mais cara pra manter! Por isso essa diferença de mercado. É o mesmo que comparar um Corolla com um Sentra. Pra se comprar um corolla Xei Aut se paga 76k ja um sentra com os mesmos opicionais e características se paga por volta de 60 k. REvisão do corolla por volta de 250...do Sentra 1380! E vê quem vende mais!! REsumindo...as pessoas preferem pagar mais..pra ter uma manutenção menor do que pagar menos e ter uma manutenção maior!
É muito fácil entender porque esses elogios dos proprietários da Triton...se eu comprasse uma Triton(pagando 20k a menos q uma hilux) e ela nunca tivesse me dado uma dor de cabeça maior defenderia com unha e dentes! Complicado é se vc ter o azar de cair no time dos que se fu.....
SAPO-BOMBA
08/06/2010, 00:45
Segundo: Consequentemente o preço das peças é bem superior aos preços da Toyota.
Terceiro: A Triton quebra mais do que a Hilux (que segundo seus proprietários, não quebram!)
1- Antigamente o preço das revisões da Triton eram muito caras mesmo, hoje em dia não chega a ser dobro da Hilux
2- Errado, as peças de motor da Hilux são mais caras, principalmente da parte de injeção
3- Informação desencontrada, ambas quebram e as Triton quebram proporcialmente mais pq quem tem, usa ela como 4x4 de verdade, enquanto a Hilux é bem inferior à Triton neste quesito.
4- O consumo é basicamente o mesmo, e isso opinião de quem já teve as duas ( não eu, mas foristas daqui da 4x4 Brasil )
5- Como já explicaram, se paga mais na revenda da Hilux do que na Triton pq ambas tem preço bem diferentes tb: Hilux AT custa 125K enquanto a Triton AT custa 114K
SAPO-BOMBA
08/06/2010, 00:46
E Hilux dando problema tem aos montes sim, pena é que não divulgam pq "dono não conta derrota". É pau de turbina, problemas nos bicos injetores, problemas com sistema de injeção, problemas com freios, etc...
1- Antigamente o preço das revisões da Triton eram muito caras mesmo, hoje em dia não chega a ser dobro da Hilux
2- Errado, as peças de motor da Hilux são mais caras, principalmente da parte de injeção
3- Informação desencontrada, ambas quebram e as Triton quebram proporcialmente mais pq quem tem, usa ela como 4x4 de verdade, enquanto a Hilux é bem inferior à Triton neste quesito.
4- O consumo é basicamente o mesmo, e isso opinião de quem já teve as duas ( não eu, mas foristas daqui da 4x4 Brasil )
5- Como já explicaram, se paga mais na revenda da Hilux do que na Triton pq ambas tem preço bem diferentes tb: Hilux AT custa 125K enquanto a Triton AT custa 114K
Só discordo da revisão, basta ver no tópico quanto custa a revisão d asua pick-up onde o forista Távora acabou de fazer a revisão de sua triton e pagou Algo próximo de R$ 450,00 + a revisão dos 5.000 Km que foi algo próximo dos R$ 200,00. Portanto, gasta-se algo em torno de R$ 650,00 nos primeiros 10.000 km da triton.
Na toy paguei R$ 303,00 na revisão dos 10.000 km.
E lembrando que o bicho pega é nas revisões de 40.000 e 80.000 da triton.
Abraço.
E Hilux dando problema tem aos montes sim, pena é que não divulgam pq "dono não conta derrota". É pau de turbina, problemas nos bicos injetores, problemas com sistema de injeção, problemas com freios, etc...
Concordo contigo, e eu como conto derrota, aliás fui um dos primeiros se não o primeiro a contar da troca da turbina da minha antiga sw4, assim como o problema na bateria digo que dizer que carro não quebra é piada pronta.
Mas o que defendo é que quando um veículo toy apresenta problema na garantia, o atendimento dado por ela é respeitoso (pelo menos sempre foi assim com os dois corollas, duas hilux e uma sw4 que tivemos), eles trocam o necessario e não discutem ou te chamam de mentiroso como já senti na pele na MIT e GM.
É isso que me chama a atenção na toy, quebrou, arrumou e pronto, rapido e sem tirar $$ do bolso.
E a propósito, eu acho a triton uma boa pick-up, mas tudo é questão de gosto pessoal e na minha opinião o que mais pesaria para não comprar uma triton seria em 1º lugar a Souza Ramos e em 2º o amadorismo das concessionárias aqui em brasília.
Abraço.
Renatopami
08/06/2010, 11:59
Comparando a Triton com a Hilux (que é sua principal concorrente).
Em Fortaleza...se vê Triton diesel aut de 85 a 90 k 2008/2009 (vi uma 2009 AUT semana passada com 18 mil km zerada, linda por 90K..e ainda tinha o choro!)
Vi tbem uma Hilux srv aut 2006 com 55mil km...em ótimo estado pelo mesmo valor. E uma 2009 pedem por volta de 110mil!
Particularmente acho a Triton mais bonita(interna e externamente), mais atraente e melhor para o off road do que a Hilux. Mas porque essa diferença de preço entre as duas? se elas são teoricamente equivalentes!
(OBS: Todas essas comparaçoes servem também para SW4 x Pajero!)
Só deixando bem claro que dentre as duas prefiro a Triton. Pra resumir, uma é mais cara pra comprar e a outra é mais cara pra manter! Por isso essa diferença de mercado. É o mesmo que comparar um Corolla com um Sentra. Pra se comprar um corolla Xei Aut se paga 76k ja um sentra com os mesmos opicionais e características se paga por volta de 60 k. REvisão do corolla por volta de 250...do Sentra 1380! E vê quem vende mais!! REsumindo...as pessoas preferem pagar mais..pra ter uma manutenção menor do que pagar menos e ter uma manutenção maior!
É muito fácil entender porque esses elogios dos proprietários da Triton...se eu comprasse uma Triton(pagando 20k a menos q uma hilux) e ela nunca tivesse me dado uma dor de cabeça maior defenderia com unha e dentes! Complicado é se vc ter o azar de cair no time dos que se fu.....
A revisão do sentra mais cara é a de 40 e 80 mil km.....por volta de 1200,00.....Acaba sendo um jogo de números......o sentra vc paga menos na compra e pode ser que perca mais na venda.....civic/corola vc ja é assaltado na hora da compra com a promessa de que na hora de vender eles desvalorizam menos......sera?:pensativo:
Leva um civic/corola numa concessionária pra ver o que os "avaliadores" falam.....carro usado no geral hj em dia é bucha mesmo......8-)
ABRAÇOS!!!
SAPO-BOMBA
08/06/2010, 13:53
na minha opinião o que mais pesaria para não comprar uma triton seria em 1º lugar a Souza Ramos e em 2º o amadorismo das concessionárias aqui em brasília.
X2... Infelizmente tanto a SR como as concessionárias "cagam" o carro, que por sinal é muito bom. Seria ainda melhor se não fossem esses dois "detalhes"...
Nicodemus
08/06/2010, 14:49
Mas o que defendo é que quando um veículo toy apresenta problema na garantia, o atendimento dado por ela é respeitoso (pelo menos sempre foi assim com os dois corollas, duas hilux e uma sw4 que tivemos), eles trocam o necessario e não discutem ou te chamam de mentiroso como já senti na pele na MIT e GM.
É isso que me chama a atenção na toy, quebrou, arrumou e pronto, rapido e sem tirar $$ do bolso.
Abraço.
Não é um mundo de maravilhas essa toyota não, vide o topico que o EE fala sobre os problemas que o amigo dele teve
com a toyota.... fez 15 revisoes na concessionaria e nao trocaram oleo do cambio e f%$# tudo, fora problemas com injeção etc...
e amadorismo em todas concessionarias que ele levou o carro. pra quem quiser conferir e so ver o tpico pagina 76
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43680&page=76
Nicodemus
08/06/2010, 14:53
alias, eu acho melhor trocar o filtro do diesel que custa 49,00 reais que trocar todo sistema de injeção que deve custar em torno de 15.000,00
da pra trocar 300 filtros.... e não são pouco casos de problemas nas toyotas nao, nao adianta defenderem, o problema está ai na cara de todos.
Abraços e vamo q vamo.
caiofelipelima
11/06/2010, 10:54
É mais do que óbvio que o preço é o espelho do mercado. Vamos ler o mercado...a Hilux Reinava absoluta aqui e custava 119K SRV AUT. Vieram a Triton e a Frontier...ambas aos mesmo 119k (versoes top e aut). Veio a empolgação inicial da novidade e as 2 venderam razoavelmente bem...logo em seguida a Toyota fez aquela leve reestilização...e o que aconteceu? Voltou a ser líder absoluta no mercado e esmagou as outras 2. A Hilux hj custa 125 e as outras 115...sendo que se vc for na concessionária e pexinxar ainda consegue algum desconto (um conhecido comprou uma frontier TOP aut por 108k...estavam desesperados por meta de mes). As 3 picapes se equivalem em motor, conforto e equipamentos...e inclusive em design (as 3 sao mto bonitas), tanto que se equiparavam com o mesmo preço...a superioridade da Toyota se desctacou e se refletiu no mercado em forma de preço...e ainda assim é a picape preferida e mais vendida das 3. Não se iludam, o mercado é mais do que óbvio, a MIT não ia baixar os preços para tentar concorrer com a Toyota se tivesse o melhor carro. OBS: tenho um lava-jato e costumo conversar com os donos dos carros quando chegam por lá. OBS2: Provavelmente eu iria de TRITON...acho a mesma mais bonita e mais esportiva e ainda compraria uma (usada) por 15 a 20 k a menos que a Hilux (o que acaba compensando os fatores negativos contra ela).
eder simoes
03/05/2012, 14:04
problema de filtro não é somente nas l200...td motor eletronico é mais frágil a impurezas do diesel....portanto já tive ranger e também tem problema com filtros.....esse motor da triton é o mais confiável hoje no mercado.... to vendendo minha savana e com certeza vou comprar um triton...
LucianDaRolt
05/05/2012, 12:58
Acabei de me desfazer de uma Triton (2009 3.2 MT) e tenho alguns problemas pra listar aqui:
- Gasto desnivelado dos pneus, alguns comem por fora e outros por dentro. Em 97mil km já estava no segundo jogo.
- Filtro é algo que incomoda mesmo, mas só tive problemas uma vez com ele. Ascendeu a luz da injeção e perdeu a força, troquei o filtro e tudo se resolveu.
- Tinha uma infiltração de água nos pés do motorista. Tentei inúmeras vezes resolver e nunca consegui. E não era só na minha esse problema.
- Gasto excessivo das pastilhas dianteiras, já tive Frontier e F250 e nenhuma das duas tive que mexer tantas vezes. Em 97mil km foram 3 conjuntos.
- Banco traseiro tem um barulho desagradável mesmo. Mas consegui resolver.
Tirando esses problemas foi um carro que me fez feliz. Muito bom pra viagens e uso urbano. Consumo excelentes perto de outras que ja tive (9,5km/l e com S50 consegui fazer até 10,5km/l).
abraçO
Tenho Triton 2011/2012 com quase 8 meses de uso (praticamente urbano e viagens em rodovias pavimentadas ;vez ou outra em stradas de terra, para pescarias puxando barco, às vezes sendo necessário usar 4X4 ou reduzida ).Revisão e troca de óleo feitas nas CCs . Motorização/força muito boa.Boa para viagem, etc. Tive o mesmo problema de muitos : sujeira em quantidade moderada no filtro de combustivel fazendo rapiidamente a luz de inspeção do motor acender(= luz da injeção); e , ao tentar acelerar mais fundo, como em subidas e tentativas de ultrapassagens, faltava força final ! Levei na CC, acompanhei e vi tudo de perto; orientaram e fiz limpeza no tanque, trocar o filtro e recalibragem(?) dos bicos ( R$ pouco mais de 300,00 ).Pergunta: ao acender luz do painel , isso mostra o quão eficiente é o sensor da Triton, pois envia sinal de forma +- precoce, não deixando ir além para não danificar o sist de injeção, etc? Ou seria o tempo da MIT rever estes seus filtros?? Segundo a MIt estes veiculos mais novos não mais apresentam o problema de soltura do revestimento do tq de combustivel.Há 15 dias estou apenas abastecendo com o S-50 , ainda que, no posto, seus tanques são todos novos. Bom, acho o melhor desenho entre as pick-ups(mesmo as recém lançadas), painel mais bonito e com melhor combinação de cores, sem falar que foi a primeira a oferecer central multimidia de série na versão TOP. O que falta nela: controle de estabilidade e mais marchas(pelo menos 5 )
teo balaven
05/05/2012, 18:32
Hahahaha,.,.,.o que tem mesmo é muito zé povinho ae fugindo de IPVA e seguro no começo do ano....:cool:
Paulomit
Qual a melhor relação para fazer o seguro da Triton? Alguma dica? Abs! Teo
ANDRE GOMES BORGES
18/05/2012, 22:15
Tem um problema . Quem nao tem nao sabe o que e ter um camionete que da show em carro a gasolina. Meu nao tem nenhuma camionete diesel de carroceira que anda com a Triton ... Agora as 2012 nao sei mas se tiver algum querendo ver se anda To ai
GSilveira
19/05/2012, 16:09
Rubens, a L200 Triton Não tem problemas de aquecimento como aconteceu com a L200 Sport/Outdoor.
A Triton tem o mesmo motor da Pajero Full, o diesel 3.2 com comon rail.
Aonde vc viu relato de aquecimento com a Triton, foi com algum conhecido seu ?
Olá Freitas,
a l200 Sport e a l200 Outdoor são carros que visualmente me agradam bastante.
Mas é verdade mesmo que elas tem problema de aquecimento?
juliana_rj
20/05/2012, 00:15
Como é a manutenção de uma L200 Triton 2011 mecânica? Dá muito problema de suspensão, filtro de diesel entupido, etc?
O motor é o mesmo usado nas Pajero Full, certo? E o câmbio, é duro como de uma ranger ou é macio?
Obrigada!
Juliana, o câmbio da Ranger 3.0 é igual o câmbio do Troller 3.0. O da Triton é câmbio Mitsubish. Com certeza, é mais macio que o do Troller/Ranger.
Já vi relatos e mais relatos de suspensão desalinhada que come pneu errado e tanque que solta película e entope filtro. Mas, acredito que esses problemas não ocorram com todos que possuem a Triton, e sim com alguns.
juliana_rj
21/05/2012, 13:40
Juliana, o câmbio da Ranger 3.0 é igual o câmbio do Troller 3.0. O da Triton é câmbio Mitsubish. Com certeza, é mais macio que o do Troller/Ranger.
Já vi relatos e mais relatos de suspensão desalinhada que come pneu errado e tanque que solta película e entope filtro. Mas, acredito que esses problemas não ocorram com todos que possuem a Triton, e sim com alguns.
Um mecânico me disse que o câmbio da triton que ele fazia serviço é igual o da ranger, que pelo que você disse é igual o do troller. Será que é mais macio mesmo? Estou pensando em fazer um test-drive na triton e de repente trocar pelo tr4.
Um mecânico me disse que o câmbio da triton que ele fazia serviço é igual o da ranger, que pelo que você disse é igual o do troller. Será que é mais macio mesmo? Estou pensando em fazer um test-drive na triton e de repente trocar pelo tr4.
Juliana, o câmbio da Triton é Mitsubish. O da Ranger/Troller é Eaton (FS2405). Seu mecânico devia fazer manutenção em Triton SR, Triton RS ou Triton ER que são versões de rally e usam o mesmo câmbio do Troller/Ranger (Eaton FS2405). A Triton vendida ao público tem engate bem mais macio.
cantodopirão
21/05/2012, 20:02
Caros amigos apenas um comentário: na revisão de 10.000 Km da minha antiga Outdoor indicaram troca de pastilhas dianteiras e de pronto não aceitei (não mexia na garantia!). Comprei um jogo e fui trocar numa oficina de confiança. A surpresa foi que lá me disseram e mostraram, comparando com o jogo que tinha comprado, que o desgaste das pastilhas originais era imperceptível....
Resumindo, confiar em concessionárias..........
Mais uma coisa, na revisão de 20.000 Km sugeriram troca denovo e adivinhem, nem precisava!
- Gasto excessivo das pastilhas dianteiras, já tive Frontier e F250 e nenhuma das duas tive que mexer tantas vezes. Em 97mil km foram 3 conjuntos.
Caros amigos apenas um comentário: na revisão de 10.000 Km da minha antiga Outdoor indicaram troca de pastilhas dianteiras e de pronto não aceitei (não mexia na garantia!). Comprei um jogo e fui trocar numa oficina de confiança. A surpresa foi que lá me disseram e mostraram, comparando com o jogo que tinha comprado, que o desgaste das pastilhas originais era imperceptível....
Resumindo, confiar em concessionárias..........
Mais uma coisa, na revisão de 20.000 Km sugeriram troca denovo e adivinhem, nem precisava!
Concessionária Mit é f... Hoje ouvi de um cliente, uma coisa impressionante também. Módulo HPE com problema tem a rodo, e a solução de algumas concessionárias é retirar o módulo. O veículo fica bem menos potente, mas muita gente não percebe, por andar constantemente engarrafado. O sujeito está com um processo na justiça para obrigar a Souza Ramos recolocar o módulo que foi retirado. Isso devia dar cadeia!
Crisjovano
23/05/2012, 19:35
A concessionária me ligou hoje. Querendo agendar a revisão de 10 mil ou 6 mêses. A questão é que comprei a minha em Dezembro/2011. E só andei 2.000km até agora. Não sei nem se vale a pena levar lá.
eder simoes
11/06/2012, 20:53
tenho uma triton glx 2012, com o motor 3.2 mesmo....agora todos a diesel da mit vão ser esse motor, apenas com regulagem diferente nas pajeiros....bom a minha ainda nao tive problemas com filtros não...a minha é manual e achei ela boa de força....tive uma ranger 2011 e a trinton glx tem um cambio mais macio sim.....supenção também é macia se comparado as antigas l200 outdoor....até agora ja rodei 5.000 km e nada a reclamar...
Como é a manutenção de uma L200 Triton 2011 mecânica? Dá muito problema de suspensão, filtro de diesel entupido, etc?
O motor é o mesmo usado nas Pajero Full, certo? E o câmbio, é duro como de uma ranger ou é macio?
Obrigada!
Pickup Velha
11/06/2012, 21:50
Tem cara que não sabe nada de pickup e fica falando besteira.
Tô feliz com a minha Outdoor 2007.
Troco óleo e filtros a cada 5 mil KM. Verifico freios, embreagem, água e estou sempre atento a qualquer ruído estranho.
A Triton é maravilhosa, mas vou trocar a "macaca" por outra Outdoor HPE, 2011.
Quando enjoar vou experimentar a Hilux.
O bom é isso !!
Se não gostar troco de novo. Só não me falem em "Sifu 10" e "Ruinger".
Abraços.
Tem cara que não sabe nada de pickup e fica falando besteira.
Tô feliz com a minha Outdoor 2007.
Troco óleo e filtros a cada 5 mil KM. Verifico freios, embreagem, água e estou sempre atento a qualquer ruído estranho.
A Triton é maravilhosa, mas vou trocar a "macaca" por outra Outdoor HPE, 2011.
Quando enjoar vou experimentar a Hilux.
O bom é isso !!
Se não gostar troco de novo. Só não me falem em "Sifu 10" e "Ruinger".
Abraços.
Essa é boa. Falar que o cara não sabe nada de pickup e criticar as pickups das 2 montadoras mais tradicionais do segmento.
Não tenho nada contra hilux, triton, etc, mas tenho um colega que diz: "Se sua Outdoor nunca aqueceu é porque você nunca fez uso extremo dela. Dá na minha mão que te mostro que ela aquece". Já testou L200 de 2006 a 2012 e todas aqueceram igualzinho. E tem relatos aqui no fórum de pessoas que fizeram os mesmos testes. Mas, dependendo do uso, qualquer chaleira serve.
lsamaral
12/06/2012, 14:51
A minha nunca aqueceu. É uma 2011/2012.
O ponteiro não sai da metade.
A unica vez que vi o ponteiro se mecher foi quando fui andar na areia fofa em um dia quente, quente!!! E não passou dos 3/4. Sendo que na mesma trilha varios outros carros aqueceram (inclusive um troller), o que mostra que foi um comportamento normal.
Já coloquei ela também para fazer varias trilhas pessadinhas aqui do Rio (Bocaina, Cacaria, Barro Branco), nunca deu nenhum problema.
E originalzinha acompanhou varios jeeps tunados.
Oh carro valente!!!
A minha já veio com uma nova ventuinha de 11 pas, igual a da Triton.
É claro que se você ficar andando a 5 mil giros e a 5 por hora, durante muito tempo, o carro vai esquentar. Quero ver um que não esquente.
[]s,
Essa é boa. Falar que o cara não sabe nada de pickup e criticar as pickups das 2 montadoras mais tradicionais do segmento.
Não tenho nada contra hilux, triton, etc, mas tenho um colega que diz: "Se sua Outdoor nunca aqueceu é porque você nunca fez uso extremo dela. Dá na minha mão que te mostro que ela aquece". Já testou L200 de 2006 a 2012 e todas aqueceram igualzinho. E tem relatos aqui no fórum de pessoas que fizeram os mesmos testes. Mas, dependendo do uso, qualquer chaleira serve.
thiagoMEC
12/06/2012, 14:53
o único problema que tenho é o "grilo" no banco traseiro e o 4x4 e reduzida que não engata nem com macumba...(esse problema do 4x4 ainda não tive tempo de levar para olhar,uma vez que não uso muito pois na estrada de terra que passo é tranquila).
Paulista VM
12/06/2012, 21:02
o único problema que tenho é o "grilo" no banco traseiro e o 4x4 e reduzida que não engata nem com macumba...(esse problema do 4x4 ainda não tive tempo de levar para olhar,uma vez que não uso muito pois na estrada de terra que passo é tranquila).
O que existe de pior no sistema de tração é a falta de uso. Mesmo que a estrada não exija, de vez em quando da uma engatada no 4x4, desengata, anda um pouco depois engata, anda, para, e reduz, anda um pouco e volta pro 4x2.
Eu ando muito em estrada de chão, e agora no inverno é muito raro precisar mesmo da tração, mas mesmo assim, nem que seja uma ou duas vezes no mês faço uso dela, mesmo que por pouco tempo e sem necessidade, só pra não deixar muito tempo sem uso. Só não engato nunca no asfalto, nem em linha reta, ou num diluvio... Mas tem gente que faz...
lsamaral
13/06/2012, 10:01
Minha outdoor tb tem esse grilo ai.
Talvez seja aquele monte de ferramentas raspando em algo. Ou o Coro do banco raspando em algo.
Alguem ja conseguiu resolver esse problema?
Grato.
Paulista VM
13/06/2012, 10:12
Talvez seja aquele monte de ferramentas raspando em algo. Ou o Coro do banco raspando em algo.
Grato.
Os barulhos DENTRO da cabine eu resolvi, comprando uma bolsa pra guardar as ferramentas hehehe... Tipo uma caixa de ferramenta, mas dessas de lona, aí parou a barulheira kkkkkk
Mas ainda tem uns grilos morando nas longarinas, passei viscosol mas durou pouco tempo, os bichinhos saíram da tumba e voltaram a cantar em menos de um mês...
cantodopirão
13/06/2012, 16:31
Na minha saudosa Outdoor esse barulho no banco traseiro era no engate que prende o encosto do banco na carroceria. Resolveu cobrindo a alça fixa na corroceria com um borracha
Grato.
A minha nunca aqueceu. É uma 2011/2012.
O ponteiro não sai da metade.
A unica vez que vi o ponteiro se mecher foi quando fui andar na areia fofa em um dia quente, quente!!! E não passou dos 3/4. Sendo que na mesma trilha varios outros carros aqueceram (inclusive um troller), o que mostra que foi um comportamento normal.
Já coloquei ela também para fazer varias trilhas pessadinhas aqui do Rio (Bocaina, Cacaria, Barro Branco), nunca deu nenhum problema.
E originalzinha acompanhou varios jeeps tunados.
Oh carro valente!!!
A minha já veio com uma nova ventuinha de 11 pas, igual a da Triton.
É claro que se você ficar andando a 5 mil giros e a 5 por hora, durante muito tempo, o carro vai esquentar. Quero ver um que não esquente.
[]s,
Um Troller aquecer é um problema para se achar o que é. L200 Outdoor aquecer é normal.
Auto defesa: Problemas no motor da Mitsubishi L200 | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/problemas-motor-mitsubishi-l200-301668.shtml)
tenho um colega que diz: "Se sua Outdoor nunca aqueceu é porque você nunca fez uso extremo dela. Dá na minha mão que te mostro que ela aquece". Já testou L200 de 2006 a 2012 e todas aqueceram igualzinho. E tem relatos aqui no fórum de pessoas que fizeram os mesmos testes.
Sei que tem muita gente que não aqueceu com Outdoor. Eu mesmo já presenciei uma subindo a Bocaina em primeira carregada de madeira e não aqueceu. Mas, tenho um colega que já teve 2 Outdoors e experimentou umas 5, e de fato segundo ele, todas aquecem.
Os testes que ele fez foram embaixo de sol de 45 graus, subindo duna e descendo duna em reduzida, onde se vê troller brincando nas dunas do amanhecer até ao anoitecer e nunca apresentam qualquer problema de aquecimento.
euclidesneto
14/06/2012, 09:57
A minha Sport nunca aqueceu, mas também nunca tomou cacete.:)
lsamaral
14/06/2012, 11:40
Jorgao,
"Um Troller aquecer é um problema para se achar o que é."
O Troler aquecer é mais dificil mesmo.
Mas acontece também se que em alguns casos ele é mascarado. O ponteiro de temperatura não demonstra o aquecimento real, mas o motor começa a cortar/falhar quando está superaquecido. Já vi isso varias vezes. Principalmente em areia. Mas não sei se todos os modelos são assim.
Todo carro aquece. Só depende da condição de uso.
Areia fofa no verão é a pior situação para um carro aquecer. Pincipalmente se o camarada não murchar bem os pneus, dai fica andando em rotação elevada e em baixa velocidade. Exigir o motor assim aquece qualquer carro.
"Mas, tenho um colega que já teve 2 Outdoors e experimentou umas 5, e de fato segundo ele, todas aquecem."
Quais os anos que ele experimentou? Que eu saiba só recentemente a l200 Outdoor teve a pá de vento trocada (ficou igual a da Triton). Parece que isso ajudou bastante no problema.
As antigas aqueciam mais facilmente, mas variava muito de pessoa para pessoa (tem gente que anda a 100, outros a 160km/h).
Por exemplo. meu tio tinha uma Outdoor dos primeiros modelos, toda semana ia e voltava do pantanal carregada. Nunca aqueceu (e foi o unico carro que aguentou o baque, só trocou recentemente por uma Triton; as outras não saiam da oficina).
Pode ser que seu amigo tenha o pé bem fundo e exiga mais do motorzinho, ai não tem jeito.
A Outdoor não presta é para correr.
Em comensação, no offroad é uma beleza. Com o carro original acompanho os jipes de boa.
A unica caminhonete que eu vi fazer a mesma coisa foi uma hilux quadradinha (a l200 quadradinha tb deve ser foda), mas já não estava originalzinha.
Mas já estou fugindo do tópico.
Pra mim a Triton é uma Outdoor melhorada. Talvez tenha perdido um pouco de offroad, mas ganhou muito em conforto e outras coisas.
[]s,
Um Troller aquecer é um problema para se achar o que é. L200 Outdoor aquecer é normal.
Auto defesa: Problemas no motor da Mitsubishi L200 | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/autodefesa/problemas-motor-mitsubishi-l200-301668.shtml)
Sei que tem muita gente que não aqueceu com Outdoor. Eu mesmo já presenciei uma subindo a Bocaina em primeira carregada de madeira e não aqueceu. Mas, tenho um colega que já teve 2 Outdoors e experimentou umas 5, e de fato segundo ele, todas aquecem.
Os testes que ele fez foram embaixo de sol de 45 graus, subindo duna e descendo duna em reduzida, onde se vê troller brincando nas dunas do amanhecer até ao anoitecer e nunca apresentam qualquer problema de aquecimento.
Bruno Sander
14/06/2012, 12:36
Nos últimos 06 anos tive 04 Picapes diesel M/T 4x4 0km. Já estou na minha terceira Picape Mitsubishi.
Tive uma L200 Outdoor 2007/2008 (que nunca aqueceu ou me deu qualquer tipo de problema). Prá mim foi um excelente carro e atendia muito bem a minha demanda. Só achava o interior um pouco apertado. Tive a infelicidade de baterem nela e acabei trocando-a pela "Recém lançada" Nissan Frontier SEL 2008/2009.Grande erro!
Fiquei com esta Frontier 10 meses e ela foi, rebocada, 11 vezes para a concessionária (por diversos e diversos problemas). Eu a troquei (com menos de 15mil km) por uma Triton 2009/2010. Fiquei muito satisfeito com o carro.
Tanto que a troquei por outra igual 2011/2012!
Nenhuma das minhas duas Tritons deram problema algum (apenas entupimento do filtro de combustível na 2009/2010). Quando a troquei pela 2012 ela estava com 30mil km.
Atualmente a minha Triton 2012 está com menos de 15mil km e não tive nenhum tipo de problema com ela!
Agora, tentando responder a sua pergunta:
Por que tem tantas L200 Tritons usadas à venda com kilometragem tão baixa ?
Simples: Perfil do consumidor Mitsubishi!
E eu me incluo neste Perfil. Se dá prá trocar o carro todo ano ou de 02/02 anos, porquê não fazê-lo?
Obviamente perdemos dinheiro nesta troca, mas sempre estaremos com um "carro novo"!
Como eu lhe disse: Minha Triton é 2011/2012, está com menos de 15mil km rodados, nunca me deu nenhum problema (e está toda preparada: Gastei cerca de 70mil na preparação) e já estou pensando em vendê-la (talvez eu mude um pouquinho de estilo de carro agora...).
Bem, esta é a minha opnião e experiência pessoal!
Bruno Sander
O Troler aquecer é mais dificil mesmo.
Mas acontece também se que em alguns casos ele é mascarado. O ponteiro de temperatura não demonstra o aquecimento real, mas o motor começa a cortar/falhar quando está superaquecido. Já vi isso varias vezes. Principalmente em areia. Mas não sei se todos os modelos são assim.
Todo carro aquece. Só depende da condição de uso.
Areia fofa no verão é a pior situação para um carro aquecer. Pincipalmente se o camarada não murchar bem os pneus, dai fica andando em rotação elevada e em baixa velocidade. Exigir o motor assim aquece qualquer carro.
"Mas, tenho um colega que já teve 2 Outdoors e experimentou umas 5, e de fato segundo ele, todas aquecem."
Quais os anos que ele experimentou? Que eu saiba só recentemente a l200 Outdoor teve a pá de vento trocada (ficou igual a da Triton). Parece que isso ajudou bastante no problema.
As antigas aqueciam mais facilmente, mas variava muito de pessoa para pessoa (tem gente que anda a 100, outros a 160km/h).
Por exemplo. meu tio tinha uma Outdoor dos primeiros modelos, toda semana ia e voltava do pantanal carregada. Nunca aqueceu (e foi o unico carro que aguentou o baque, só trocou recentemente por uma Triton; as outras não saiam da oficina).
Pode ser que seu amigo tenha o pé bem fundo e exiga mais do motorzinho, ai não tem jeito.
Em comensação, no offroad é uma beleza. Com o carro original acompanho os jipes de boa.
A unica caminhonete que eu vi fazer a mesma coisa foi uma hilux quadradinha (a l200 quadradinha tb deve ser foda), mas já não estava originalzinha.
Mas já estou fugindo do tópico.
Pra mim a Triton é uma Outdoor melhorada. Talvez tenha perdido um pouco de offroad, mas ganhou muito em conforto e outras coisas.
[]s,
Isamaral, eu tenho certeza que ele testou outdoors de 08 a 11 e uma 06. O único ano que ele talvez não tenha testado foi o 07.
Esse sintoma de Troller é bomba d'água, ventoinha ou sensor na maioria das vezes. Se estiver tudo ok, não aquece nem a pau.
Já enfiei o meu em buraco de lama que cobria o capô, primeira marcha pé embaixo, guincho, solão em cima e ponteiro cravado nos 90 graus, e giro acima de 3000 rpm (se ele cortasse ficaria limitado a 2000).
Quando estive em fortaleza também acompanhei diversos 2.8 bomba aberta e 3.0 chipados subindo e descendo duna de tudo quanto é marcha reduzida o dia inteiro (sábado e domingo) e nada de alguém aquecer. Lá todo fds o pessoal faz isso. Nada disso é exclusivo do Troller, pois também não se houve relatos em massa de aquecimento de Ranger, Hilux, etc, como se houve nas outdoors. Esse meu colega possui uma L200 93 que ele não vende por nada. É aspirada ainda, e tem os (se não me engano) 80 cavalos originais que o 4d56 oferecia e o veículo está com mais de 300 mil rodados sem ter tido nenhum tipo de aquecimento. Infelizmente, a Mitsubish extraiu tudo que podia de potência de um motor projetado décadas atrás sem se preocupar com arrefecimento, e durabilidade (coisa que ela nunca se preocupou mesmo). A Outdoor deveria estar equipada com o 4m41 há muito tempo, que equipa as Tritons e Pajeros atuais. O 4d56, assim como o 4m40 (motor da minha Pajero) sofreram tantas alterações em prol da potência e infelizmente, detrimento da durabilidade e confiabilidade. Uma pena. Mas, o aquecimento embora também aconteça em situações banais, geralmente acontece no uso extremo do veículo, algumas vezes no off-road, outras subindo serra, etc. Tem que ficar de olho pois não há corte de potência e na maioria das vezes o prejuízo é enorme.
Meu colega diz que, embora o pessoal fale que usa o veículo de forma extrema, ninguém usa realmente e ninguém tem coragem de testar o carro e correr o risco. Mas, eu mesmo já vi um subindo uma serra carregada sem aquecer. Enfim, o jeito é cuidar do carro e se aquecer passar pra frente.
[]s,
Isamaral, eu já cansei de ouvir relato de sujeito que andava a 180 km/h com picape a diesel e estourou motor com menos de 150 mil. É claro que se pode esticar até uns 180 km/h, mas manter essa velocidade num motor desses é prejuízo na certa.
A Outdoor original é muito mais alta que uma Ranger original? Pergunto pois fiz trilha com uma Ranger de pneus 32" com 1" lift que agarrou demais e arrastou muito o fundo além de ficar em "gangorra" na maioria das vezes.
Imperador!
14/06/2012, 19:44
A Outdoor original é muito mais alta que uma Ranger original? Pergunto pois fiz trilha com uma Ranger de pneus 32" com 1" lift que agarrou demais e arrastou muito o fundo além de ficar em "gangorra" na maioria das vezes.
Bem mais alta. Uns 10cm no mínimo.
lsamaral
14/06/2012, 22:39
Não existe carro perfeito. Cada carro tem seu ponto forte e ponto fraco.
Outdoor tem os dela, o troller tb. E por ai vai.
Essa questão do aquecimento da l200 para mim é algo estranho, pois a minha l200 não aquece assim não, talvez seja o meu modelo 2012. As vezes também eu acho que um pouco dessa fama se deve ao fato do pessoal exigir mais das l200 que das outras pickups, pois quem tem elas normalmente é para colocar na quebradeira. Também acho que realmente deve existir algum modelo com esse problema horrivel.
Meu colega diz que, embora o pessoal fale que usa o veículo de forma extrema, ninguém usa realmente e ninguém tem coragem de testar o carro e correr o risco. Mas, eu mesmo já vi um subindo uma serra carregada sem aquecer. Enfim, o jeito é cuidar do carro e se aquecer passar pra frente.
Quanto ao uso extremo, eu acho que das pickup que temos no brasil, as que são mais usadas ao extremo são as l200.
Eu já coloquei a minha em muitos lugares barra pessada. Em 6 meses com o carro, já fiz umas 7 a 8 trilhas. Sendo duas pesadas.
Passei em muitos lugares que varios troller só passaram no guicho (e os trollers ainda estavam com pneu melhor que o meu).
Dá uma olhadinha (meu carro tá perdido ai no meio dos videos):
Serra do Matoso - 07/06/2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=f66Ivc7BR-A&list=UUm5WgtTd9ewvhFbO_fS8rxw&index=1&feature=plcp)
Trilha da Cacaria - 12/05/2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ht1lKxIdtos&list=UUm5WgtTd9ewvhFbO_fS8rxw&index=2&feature=plcp)
Barro Branco RJ Junho 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AGYwcv5hPiE)
Buraco da Aeronaltica - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5Pnd6STzGSo)
Bocaina RJ - 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9pCOxvHEBi0)
Cacário RJ - Maio 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Yjb-dlK9QII)
[]s,
Isamaral, eu tenho certeza que ele testou outdoors de 08 a 11 e uma 06. O único ano que ele talvez não tenha testado foi o 07.
Esse sintoma de Troller é bomba d'água, ventoinha ou sensor na maioria das vezes. Se estiver tudo ok, não aquece nem a pau.
Já enfiei o meu em buraco de lama que cobria o capô, primeira marcha pé embaixo, guincho, solão em cima e ponteiro cravado nos 90 graus, e giro acima de 3000 rpm (se ele cortasse ficaria limitado a 2000).
Quando estive em fortaleza também acompanhei diversos 2.8 bomba aberta e 3.0 chipados subindo e descendo duna de tudo quanto é marcha reduzida o dia inteiro (sábado e domingo) e nada de alguém aquecer. Lá todo fds o pessoal faz isso. Nada disso é exclusivo do Troller, pois também não se houve relatos em massa de aquecimento de Ranger, Hilux, etc, como se houve nas outdoors. Esse meu colega possui uma L200 93 que ele não vende por nada. É aspirada ainda, e tem os (se não me engano) 80 cavalos originais que o 4d56 oferecia e o veículo está com mais de 300 mil rodados sem ter tido nenhum tipo de aquecimento. Infelizmente, a Mitsubish extraiu tudo que podia de potência de um motor projetado décadas atrás sem se preocupar com arrefecimento, e durabilidade (coisa que ela nunca se preocupou mesmo). A Outdoor deveria estar equipada com o 4m41 há muito tempo, que equipa as Tritons e Pajeros atuais. O 4d56, assim como o 4m40 (motor da minha Pajero) sofreram tantas alterações em prol da potência e infelizmente, detrimento da durabilidade e confiabilidade. Uma pena. Mas, o aquecimento embora também aconteça em situações banais, geralmente acontece no uso extremo do veículo, algumas vezes no off-road, outras subindo serra, etc. Tem que ficar de olho pois não há corte de potência e na maioria das vezes o prejuízo é enorme.
lsamaral
14/06/2012, 22:51
A Ranger atual é meio baixa. Acho que para colocar em uma trilha mais pesado você tem que modificar muito.
Na garagem do meu predio tem um Ranger limited. Outro dia ela parrou do lado da minha (que é toda original tb). A diferença é muito grande, não só na altura do chão, mas também nos angulos do carro (a Ranger é meio quadradona).
É muito dificil ralar o fundo da Outdoor. Eu só ralei uma vez na trilha da Cacaria (bem de leve ainda), quando andamos dentro de um rio cheio de pedras.
Parecido com isso:
TRILHA CACARIA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=A7Q5i7Qe2kE)
Isamaral, eu já cansei de ouvir relato de sujeito que andava a 180 km/h com picape a diesel e estourou motor com menos de 150 mil. É claro que se pode esticar até uns 180 km/h, mas manter essa velocidade num motor desses é prejuízo na certa.
lsamaral
14/06/2012, 22:55
Ah, não pense que estou falando que a l200 é melhor que o troller. Pelo contrário.
O troller é muito mais foda para o offroad (jipe é jipe).
Só quis mostrar o quanto a l200 é valente. :bananadança:
[]s,
Passei em muitos lugares que varios troller só passaram no guicho (e os trollers ainda estavam com pneu melhor que o meu).
Em 6 meses com o carro, já fiz umas 7 a 8 trilhas. Sendo duas pesadas.
Isamaral, essas trilhas são leves. Só exige pneu mud (ou AT, novo) e braço. Não exige ângulos grandes, pneus grandes, bloqueios, etc.
É mais mérito seu do que mérito da sua pickup :concordo:
Dá pra ver que a maioria aí está com pneu de asfalto... desastroso hehe! Ou então a galera queria mesmo é brincar e atolar...
O Wrangler parece bem equipado e com pneu certo e o piloto não parece ser iniciante. Deve ser um 32" ou 33" mud. E com certeza os pneus estão novos, pois mud depois de meia vida é lixo também. Enfim, isso aí é mais pneu e braço mesmo.
Engraçado, essa Cacaria estava de bom humor. Já peguei ela bem braba uma vez.
Ah, não pense que estou falando que a l200 é melhor que o troller. Pelo contrário.
O troller é muito mais foda para o offroad (jipe é jipe).
Só quis mostrar o quanto a l200 é valente. :bananadança:
[]s,
Relaxa isa,
pickup é pickup e jipe é jipe né. São diferentes propostas mesmo.
Mas, é valente mesmo, não tenho dúvida. Sempre vejo muita Ranger dando show nas trilhas, e l200 vi poucas, mas sei da qualidade da suspensão e dos lifts feitos pela Mitsubish que melhoraram sempre que puderam os ângulos dela. Só não sabia que era mais alta que a Ranger.
Bem mais alta. Uns 10cm no mínimo.
Imperador, são 10 cm de diferença na altura ou no vão-livre? :shock:
Marcelo-HPE
14/06/2012, 23:11
Nos últimos 06 anos tive 04 Picapes diesel M/T 4x4 0km. Já estou na minha terceira Picape Mitsubishi.
Tive uma L200 Outdoor 2007/2008 (que nunca aqueceu ou me deu qualquer tipo de problema). Prá mim foi um excelente carro e atendia muito bem a minha demanda. Só achava o interior um pouco apertado. Tive a infelicidade de baterem nela e acabei trocando-a pela "Recém lançada" Nissan Frontier SEL 2008/2009.Grande erro!
Fiquei com esta Frontier 10 meses e ela foi, rebocada, 11 vezes para a concessionária (por diversos e diversos problemas). Eu a troquei (com menos de 15mil km) por uma Triton 2009/2010. Fiquei muito satisfeito com o carro.
Tanto que a troquei por outra igual 2011/2012!
Nenhuma das minhas duas Tritons deram problema algum (apenas entupimento do filtro de combustível na 2009/2010). Quando a troquei pela 2012 ela estava com 30mil km.
Atualmente a minha Triton 2012 está com menos de 15mil km e não tive nenhum tipo de problema com ela!
Agora, tentando responder a sua pergunta:
Por que tem tantas L200 Tritons usadas à venda com kilometragem tão baixa ?
Simples: Perfil do consumidor Mitsubishi!
E eu me incluo neste Perfil. Se dá prá trocar o carro todo ano ou de 02/02 anos, porquê não fazê-lo?
Obviamente perdemos dinheiro nesta troca, mas sempre estaremos com um "carro novo"!
Como eu lhe disse: Minha Triton é 2011/2012, está com menos de 15mil km rodados, nunca me deu nenhum problema (e está toda preparada: Gastei cerca de 70mil na preparação) e já estou pensando em vendê-la (talvez eu mude um pouquinho de estilo de carro agora...).
Bem, esta é a minha opnião e experiência pessoal!
Bruno Sander
E Aí Bruno !!!! Cade vc velho !!!!!!!
Precisamos nos encontrar de novo , só não me deixe andar na sua picape para eu não pirar o cabeça, e fazer os mesmos up grades que vc fez .
Abração Amigão.
lsamaral
14/06/2012, 23:33
Rapaz,
As trilhas não foram leves não, muita quebradeia. Como sempre, a parte dificil agente não filma (ou vc dirige, ou vc filma).
Na ultima um troller quebrou uns pedaços da fibra e o outro quebrou o suporte do guicho, a hilux afundou o parachoque e avariou os amortecedores.
A maioria teve obstacuos que só saimos de guincho ou arrastandos.
A maioria está de pneu Mud. Eu que sou doido e fui de AT (não sei como, mas quase não atolo).
O cara do Wrangler é o lendario Sandro Tannuri. Se ele disse que a trilha foi boa, é pq o bixo pegou mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[]s,
Isamaral, essas trilhas são leves. Só exige pneu mud (ou AT, novo) e braço. Não exige ângulos grandes, pneus grandes, bloqueios, etc.
É mais mérito seu do que mérito da sua pickup :concordo:
Dá pra ver que a maioria aí está com pneu de asfalto... desastroso hehe! Ou então a galera queria mesmo é brincar e atolar...
O Wrangler parece bem equipado e com pneu certo e o piloto não parece ser iniciante. Deve ser um 32" ou 33" mud. E com certeza os pneus estão novos, pois mud depois de meia vida é lixo também. Enfim, isso aí é mais pneu e braço mesmo.
Engraçado, essa Cacaria estava de bom humor. Já peguei ela bem braba uma vez.
RaphaelTrautmann
14/06/2012, 23:48
Sobre o problema da triton meu visinho da casa de praia tinha uma triton e e o maior problema dele foi que todos os parafusos inferrujaram (todos ele os que prendiam amortecetor, os que prendiam o motor no lugar,) tudo inferrujou ele gastou 2000 pra trocar todos os parafusos do carro e na oficina que ele foi descobriram que os parachoques lateral, traseiro e dianteiro são colados com fita 3M ( nao sao encaixados e nem parafusados apenas colados )
Rapaz,
As trilhas não foram leves não, muita quebradeia. Como sempre, a parte dificil agente não filma (ou vc dirige, ou vc filma).
Na ultima um troller quebrou uns pedaços da fibra e o outro quebrou o suporte do guicho, a hilux afundou o parachoque e avariou os amortecedores.
A maioria está de pneu Mud. Eu que sou doido e fui de AT (não sei como, mas quase não atolo).
O cara do Wrangler é o lendario Sandro Tannuri. Se ele disse que a trilha foi boa, é pq o bixo pegou mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[]s,
É rapaz! Trilha é trilha né. Se subestimar então, o bicho pega mesmo! Eu sei como você não atola. Já vi um camarada certa vez que nunca tinha entrado num 4x4 na vida, era a primeira trilha dele e só perguntou com que marcha ele tinha que subir. Engatou e acelerou. Foi o único fdp que conseguiu subir! kkkkkkk A galera mais experiente as vezes fica querendo inventar e come mosca mesmo! Mas, essa sorte um dia esvai da sua corrente sanguínea e você vira um mero mortal! kkkkkkkk Já compra logo um mud pra quando a hora chegar você calçar a pickup! Bela turminha essa aí ein
Marcelo-HPE
15/06/2012, 16:42
Rapaz,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[]s,
Meu amigo , vc não atolou porque vc estava de l200 outdoor , a picape mais off-road do Brasil , o resto é sedã de caçamba !!!!!!!!!!!!!!
Abração.
Marcelo-HPE
15/06/2012, 16:45
Sobre o problema da triton meu visinho da casa de praia tinha uma triton e e o maior problema dele foi que todos os parafusos inferrujaram (todos ele os que prendiam amortecetor, os que prendiam o motor no lugar,) tudo inferrujou ele gastou 2000 pra trocar todos os parafusos do carro e na oficina que ele foi descobriram que os parachoques lateral, traseiro e dianteiro são colados com fita 3M ( nao sao encaixados e nem parafusados apenas colados )
O seu vizinho é um mentiroso!!!! ou ele comprou uma picape que já foi batida. , porque os parachoques da minha l200 triton são todos parafusados.
lsamaral
15/06/2012, 17:42
Se quiser trocar na orelha eu topo!!! =)
kkkkkkkkkkkkk
Vc chegou a colocar as proteções da Roadtech na sua antiga outdoor?
Estou vendo um orçamento para colocar elas.
E depois trocar o pneu por um 265/75 R16 Mud.
[]s,
Marcelo-HPE
15/06/2012, 18:36
A minha outdoor tinha peito de aço da todo terreno que é muito bom também , na época paguei 650,00.
abs
Bruno Sander
16/06/2012, 08:25
E Aí Bruno !!!! Cade vc velho !!!!!!!
Precisamos nos encontrar de novo , só não me deixe andar na sua picape para eu não pirar o cabeça, e fazer os mesmos up grades que vc fez .
Abração Amigão.
Fala grande amigo!
Continuo em BH.
Trabalhando muito...
Estou pensando em ir ao Rio no fim de semana para o aniversário do Filhão do Marcos Theodoro.
E a minha Triton está a sua disposição.
Se precisar (ou quiser emprestada por umas semanas) é só dizer!
Casei-me em Fevereiro e acabei de descobrir que serei pai em Janeiro de 2013.
Tomara que venha um Homem...
Um grande abraço amigão...
Meu amigo , vc não atolou porque vc estava de l200 outdoor , a picape mais off-road do Brasil , o resto é sedã de caçamba !!!!!!!!!!!!!!
Abração.
Verdade, a nova geração de pickups é tudo SUV ~ sedã.
Se quiser trocar na orelha eu topo!!! =)
kkkkkkkkkkkkk
Vc chegou a colocar as proteções da Roadtech na sua antiga outdoor?
Estou vendo um orçamento para colocar elas.
E depois trocar o pneu por um 265/75 R16 Mud.
[]s,
265/75R16 BF Mud. Puta pneu. Tive numa Bandeirante e a danada passava fácil onde outros muds ficavam.
Bruno Sander
17/06/2012, 16:08
Se considerarem a maneira como as Picapes atuais vem originais de fábrica, estão corretíssimos.
São "Sedãs" um pouco mais altos e a Diesel (Basta ver os pneus radiais próprios para asfalto).
Mas, se querem colocá-las no barro ou nas trilhas elas aguentam, MAS precisam fazer alguns up-grades antes (principalmente pneus, suspensão e proteções inferiores).
Se estiverem dispostos a gastar um pouquinho mais de dinheiro, podem ter certeza que ondem a Toyota Bandeirantes passa, a L200 Triton (Preparada) também passa (com MUITO mais conforto aos ocupantes)!
Se considerarem a maneira como as Picapes atuais vem originais de fábrica, estão corretíssimos.
São "Sedãs" um pouco mais altos e a Diesel (Basta ver os pneus radiais próprios para asfalto).
Mas, se querem colocá-las no barro ou nas trilhas elas aguentam, MAS precisam fazer alguns up-grades antes (principalmente pneus, suspensão e proteções inferiores).
Se estiverem dispostos a gastar um pouquinho mais de dinheiro, podem ter certeza que ondem a Toyota Bandeirantes passa, a L200 Triton (Preparada) também passa (com MUITO mais conforto aos ocupantes)!
A nova geração de pickups têm um propósito diferente da antiga geração. (Ex: Outdoor x Triton)
Se jipe já possui um propósito totalmente diferente de qualquer pickup, imagina então com relação a nova geração. Eu sinceramente nem tentaria comparar uma Bandeirante com uma Triton. Se o negócio é trilha, desculpe, mas a Triton vai deixar muito a desejar.
Como exemplo, tem a picape do Dudarj, com suspensão levantada de 10", pneu 315/75R16, um verdadeiro MONSTRO:
Montei a picape para exatamente isso, VISUAL. A Frontier, ou qq picape, não é carro de trilha. Para trilha tem que mudar MUITA coisa.
Felizmente, além do visual, o offroad ficou bom, que apesar de contra-gosto, fiz algumas trilhas no nordeste e posso dizer que andou muito alem das expectartivas.
Ainda tem coisas a fazer, encomendei um coilover Radflo com molas Eibach para a frente e feixe com bilstein para a traseira. Hoje já está bom, mas por tanta recomendação da qualidade do rodar com coiover, mandei bala. Veremos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/97484-levantando-nova-frontier-infos-e-fotos.html#post1557965
Já vi muita Ranger mandando bala nas trilhas médias. Mas mesmo assim, não tem jeito, tem suas limitações. As melhores pickups que vi em trilha, não eram mais pickups. Não tinham mais caçamba, já haviam trocado tudo, câmbio, t-case e feito diversas adaptações, algumas até encurtado o entre-eixos e mesmo assim não conseguiam um desempenho tão bom quanto um jipe com preparaçao, pois sempre tinha alguma merda pra dar.
Acho que qualquer 4x4 pode fazer uma trilha, basta o dono querer enfiar o carro e arcar com as consequências, mas não dá nem pra tentar comparar uma Bandeirante com qualquer pickup. E também não dá pra comparar a pickup Bandeirante com nenhuma pickup nova ou da velha geração.
Bruno Sander
01/07/2012, 12:30
Digo-lhe por experiência própria:
Coloque na Triton um Lift de Suspensão de 3 polegada, 02 amortecedores Fox Racing por roda, gincho Warn 9.5XDC com cabo de Kevlar, bloqueio de diferencial ARB, todas as proteções inferiores,snorkel, pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 285/75R16 e dê umas "mexidinhas" no motor para que ela fique com 282cv...
Não há lugar onde um Toyota Bandeirante Picape passe que ela também não passe!
Coloque na Triton um Lift de Suspensão de 3 polegada, 02 amortecedores Fox Racing por roda, gincho Warn 9.5XDC com cabo de Kevlar, bloqueio de diferencial ARB, todas as proteções inferiores,snorkel, pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 285/75R16 e dê umas "mexidinhas" no motor para que ela fique com 282cv...
Com certeza Bruno, concordo com você!
Agora, se pegar todo esse investimento feito na Triton e colocar na picape Band também :pensativo:...
Lógico que depende sempre do propósito, afinal é óbvio que mesmo com todo investimento do mundo uma picape band não irá superar a Triton em rally. Estabilidade, potência e conforto são necessidades comuns ao uso urbano e ao rally e a Triton tira isso de letra.
Aliás, Bruno, parabéns pela sua Triton! Vi a foto e achei LINDA e com certeza funcional!
lsamaral
02/07/2012, 11:43
Bruno,
Eu acho que se modificar assim, a band é que vai sofrer para acompanhar a triton.
:bananadança:
Acho que as pickups antigas são mais resistentes, pois são mais simples (menos coisa para quebrar).
Mas em se falando de offroad, tecnologia as vezes vale muito mais que força bruta (quem ja viu um controle de tração funcionando sabe do que estou falando. Falando nisso, bem que as novas l200 podiam vir com controle de tração tb).
Outra coisa que as vezes faz toda a diferença na trilha é a "Dó" do carro. O cara em uma band não vai ter dó! Vai chegar o reio.
Já em uma triton (hilux, ranger, ou qualquer outro carro mais caro $$$$) o normal é o cabra ir mas na boa.
Essa diferença as vezes faz o cara da band passar e o cara da Triton ficar. Isso vale para todos os carros.
Daqui uns 20 anos, quando sairem novas pickups, o pessoal vai falar: "a triton é que era foda, quero ver essas novas pickups acompanharem ela na trilha". :D
[]s,
Bruno,
Eu acho que se modificar assim, a band é que vai sofrer para acompanhar a triton.
:bananadança:
Acho que as pickups antigas são mais resistentes, pois são mais simples (menos coisa para quebrar).
Mas em se falando de offroad, tecnologia as vezes vale muito mais que força bruta (quem ja viu um controle de tração funcionando sabe do que estou falando. Falando nisso, bem que as novas l200 podiam vir com controle de tração tb).
Outra coisa que as vezes faz toda a diferença na trilha é a "Dó" do carro. O cara em uma band não vai ter dó! Vai chegar o reio.
Já em uma triton (hilux, ranger, ou qualquer outro carro mais caro $$$$) o normal é o cabra ir mas na boa.
Essa diferença as vezes faz o cara da band passar e o cara da Triton ficar. Isso vale para todos os carros.
Daqui uns 20 anos, quando sairem novas pickups, o pessoal vai falar: "a triton é que era foda, quero ver essas novas pickups acompanharem ela na trilha". :D
[]s,
Isamaral, controle de tração é bonzinho. É melhor que nada, mas não se compara nem a um LSD. O que se vê por aí, é controle de tração nas 4 rodas, que é melhor que apenas um LSD na traseira. Mas, 2x LSD é muito melhor que controle de tração, e obviamente qualquer bloqueio de diferencial já é muito melhor que LSD e controle de tração.
As picapes antigas não são mais resistentes por serem mais simples. Sua manutenção sim, é mais simples por elas serem mais simples. Elas são resistentes pois o foco dos projetos antigamente não tinha nada a ver com cidade e ninguém se preocupava com conforto num veículo desses.
Suspensão da bandeirante é dianteira com eixo rígido e feixe de molas e traseira com eixo rígido e feixe de molas. Ninguém vai falar em conforto num carro desses, mas pode arregaçar na fazenda sem dó. Nem vale a pena tentar comparar motor, câmbio, etc.
lsamaral
02/07/2012, 14:35
Jorgao,
Das experiencias que ja tive, o LSD só é melhor do que não ter nada.
Um 2xLSD do tipo torsen (tipo o que a Triton usa) eu até acho que pode competir com o controle de tração, mas aqueles mais comuns (baseado em discos) são muito fracos e com o tempo gastam e não seguram mais nada. Acho que não chegam aos pés do controle de tração.
Um carro com um bom controle de tração só vai perder mesmo é para o bloqueio 100% (sei que a longo prazo o bloqueio 100% pode dar problema, mas não sei se o mesmo ocorre com o controle de tração).
Um bom controle de tração é o do jeep Wrangler (que acho que foi eleito o melhor 4x4 da decada). O bixo parece que cola no chão.
“As picapes antigas não são mais resistentes por serem mais simples. Sua manutenção sim, é mais simples por elas serem mais simples. Elas são resistentes pois o foco dos projetos antigamente não tinha nada a ver com cidade e ninguém se preocupava com conforto num veículo desses.”
Não concordo 100% com isso. Minha opinião é que antigamente a idéia dos veículos 4x4 era para serem usadas 100% offroad (trabalho pesado). A preocupação com o conforto existia, mas ficava em segundo plano.
Hoje em dia a idéia é diferente. Os fabricantes visam o desempenho offroad, mas sem deixar de lado o conforto (o mercado pede isso). Com as novas inovações da tecnologia (engenharia de materiais, computação, aprendizado gerado e etc) é possível sim fazer um carro confortável e com um desempenho excelente no offroad.
Acredito que os fabricantes vão continuar a caminhar nessa direção. Carros cada vez mais confortáveis e cada vez melhores no offroad.
Já pensou uma pickup 100% em fibra de carbono, com motor de 500 CV que pesa metade dos de hoje em dia, fazendo 20km/l, com todo o conforto e 6x6?
:euforico:
[]s,
Isamaral, controle de tração é bonzinho. É melhor que nada, mas não se compara nem a um LSD. O que se vê por aí, é controle de tração nas 4 rodas, que é melhor que apenas um LSD na traseira. Mas, 2x LSD é muito melhor que controle de tração, e obviamente qualquer bloqueio de diferencial já é muito melhor que LSD e controle de tração.
As picapes antigas não são mais resistentes por serem mais simples. Sua manutenção sim, é mais simples por elas serem mais simples. Elas são resistentes pois o foco dos projetos antigamente não tinha nada a ver com cidade e ninguém se preocupava com conforto num veículo desses.
Suspensão da bandeirante é dianteira com eixo rígido e feixe de molas e traseira com eixo rígido e feixe de molas. Ninguém vai falar em conforto num carro desses, mas pode arregaçar na fazenda sem dó. Nem vale a pena tentar comparar motor, câmbio, etc.
Acho que não chegam aos pés do controle de tração.
Um carro com um bom controle de tração só vai perder mesmo é para o bloqueio 100% (sei que a longo prazo o bloqueio 100% pode dar problema, mas não sei se o mesmo ocorre com o controle de tração).
Um bom controle de tração é o do jeep Wrangler (que acho que foi eleito o melhor 4x4 da decada). O bixo parece que cola no chão.
Isamaral, dê uma lidinha aqui sobre controle de tração do wrangler: Wrangler 2008 Controle de Tração - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/jeep-wrangler/519-wrangler-2008-controle-de-tracao.html)
"Alguém sabe sobre o funcionamento do ESP (controle de tração) do novo Wrangler??? Tive uma dificuldade: Notei que no 4x4 (sem redução) mesmo com o controle de tração destivado pela tecla ESP OFF, o referido controle continua a funcionar em algumas situações o que atrapalha e muito nas trilhas. Quando acionada a redução, isso não ocorre, o controle de tração fica totalmente desligado e o carro fica um monstro. Mas como fazer para usar só o 4x4 (sem redução) sem que o sistema de controle de tração atrapalhe????? Obrigado. Abraço."
"Pelo que entendi, a questão se refere ao uso do 4x4 hi em trilhas, oportunidade na qual o controle de tração, indevidamente, acaba por ocasionar perda de desempenho, em razão de leituras indevidas pelos sensores. Situação similar àquela, inclusive, em que abs, vez ou outra, e em situação extrema, acaba por neutralizar a possibilidade da correção da trajetória do veículo, mediante o travamento das rodas... "
O mais comum é desligá-lo nas trilhas! Pode ser que um veículo com controle de tração transponha um obstáculo que uma picape de LSD não transponha, mas também acontece o contrário, e a culpa é toda do controle de tração! Ele tanto pode ajudar como pode atrapalhar muito, diferentemente do LSD, que faz total diferença na transposição de erosões e alguns atoleiros (Lembrando que controle de tração nas 4 é melhor que LSD só na traseira, pelo menos na maioria dos casos), mas nem se compara ao bloqueio propriamente dito (As l200 antigas tinham um 100% acionado por botão).
O problema do LSD é exatamente esse que você mencionou. Desgasta mesmo, assim como diversos outros sistemas. Não tem jeito, mas é muito mais confiável e eficiente do que controle de tração. Mas, tem que fazer bastante trilha desgastar isso. Assim que desgastado, vale a pena investir em coisa séria, bloqueio de diferencial Kaiser, E-Locker, ARB, etc, entre diversas marcas. Tem alguns inclusive acionados automaticamente! (Não gosto muito)
Hoje em dia a idéia é diferente. Os fabricantes visam o desempenho offroad, mas sem deixar de lado o conforto (o mercado pede isso). Com as novas inovações da tecnologia (engenharia de materiais, computação, aprendizado gerado e etc) é possível sim fazer um carro confortável e com um desempenho excelente no offroad.
Acredito que os fabricantes vão continuar a caminhar nessa direção. Carros cada vez mais confortáveis e cada vez melhores no offroad.
Isamaral, repare bem nessa frase: Os fabricantes visam o desempenho offroad, mas sem deixar de lado o conforto
Isso faz parte da propaganda de veículos cross, suvs, picapes e jipes! Está na boca de todo vendedor desses veículos!
Mas, não existe almoço grátis! Quer uma suspensão de desempenho (estabilidade, retomadas, eliminação de oscilações,etc) ou uma que favoreça resistência? Pra Rally? Pra trilha? Pra Raid? Pra asfalto esburacado? Pra asfalto bom (asfalto de gringo)?
Dá uma volta numa Triton ER de rally e numa Triton convencional. Sacoleja até a alma do sujeito! Não é atoa que entram bancos especiais, duplo amortecimento, feixe de molas no eixo rígido traseiro ao invés das molas helicoidais originais, limite de torque eixo dianteiro independente pra preservar o conjunto, câmbio Eaton ao invés de câmbio Mitsubish...
Por que será que, no caso de jipes, Defender, Marruá, Wrangler e Troller, que continuam a serem fabricados, todos são bem desconfortáveis quando comparados a SUVs e atuais picapes. E ainda custam mais caro em alguns casos! É exatamente a mesma coisa nas picapes. Quem precisa de uma pickup pra uso extremo, não compra Ranger, L200, Frontier, Hilux, etc. Acaba ficando numa Bandeirante, Rural, D20, ou parte para uma Defender 130.
As únicas picapes que têm a proposta da Band é sem dúvida a Defender 130, e as agrales Marruá AM150 e AM200. A Pantanal vinha aí, mas a Ford matou. Há boatos de que agora com a Ranger ficando redondinha e assumindo sua posição na nova geração, talvez lancem uma "nova Pantanal" através da Troller.
356926356927
Toyota Bandeirante, Histria, Carro, Automvel, Caractersticas Toyota Bandeirante - Pgina 4 (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/toyota-bandeirante/toyota-bandeirante-4.php)
"
A recente série Sport, mais uma tentativa de cativar o público jovem. Pouco depois o Bandeirante
entregava os pontos, vítima das normas de emissões e do desinteresse da marca em mantê-lo"
"Foram 103.750 unidades produzidas, que sobem para 104.621 se somados os Land Cruisers montados em CKD. Esse indestrutível desbravador de caminhos com certeza deixará saudades, inclusive por representar uma das poucas opções no segmento dos jipes "puros e duros", que a cada ano dão lugar a todo tipo de utilitários-esporte, mais luxuosos e confortáveis, mas inadequados à proposta original de um legítimo 4x4."
A finada Band
356928
Desculpa aí, o post ficou bem longo!
lsamaral
02/07/2012, 20:45
"O mais comum é desligá-lo nas trilhas! Pode ser que um veículo com controle de tração transponha um obstáculo que uma picape de LSD não transponha, mas também acontece o contrário, e a culpa é toda do controle de tração! Ele tanto pode ajudar como pode atrapalhar muito, diferentemente do LSD, que faz total diferença na transposição de erosões e alguns atoleiros (Lembrando que controle de tração nas 4 é melhor que LSD só na traseira, pelo menos na maioria dos casos), mas nem se compara ao bloqueio propriamente dito (As l200 antigas tinham um 100% acionado por botão)."
Me descuple Jogao, mas acho que você está confundido as coisas. Desligar o controle de tração na trilha?
De onde tirou isso? Você não está confundindo controle de tração com controle de estabilidade?
Segue dois videos que fiz de um Wrangler nas trilhas com a gente (usando o controle de tração).
Olha ele trabalhando aos 9 minutos. Compare antes com o troler e outros carros com LSD que passaram antes:
Barro Branco RJ Junho 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AGYwcv5hPiE)
Olha onde o controle de tração levou o Wangler (aos 6 minutos). Até onde eu sei nesse lugar até hoje so subiu outro wranger e dois jeeps 100% bloqueados:
Cacário RJ - Maio 2012 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Yjb-dlK9QII)
Outro video interessantes que achei na net:
Caramori Motors CONTROLE DE TRAÇÃO - DEFENDER EM AÇÃO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=5d0Hbd1pGNU)
Tem a impressão que no LSD não consegue passar tanta força para a outra roda quando o controle de tração.
Eu ja vi o controle de tração em ação e te garanto que 2xLSD não chega nem aos pés. Mas se você não acredita, blz. :parede:
É claro que com o controle de tração ligado o carro pode tender a fazer mal as curvas (ou outra coisa do tipo). É sinal de quele ele está fazendo o trabalho dele. Você ja fez uma curva com um bloqueio 100% nos dois eixos? É ainda pior. O carro quer ir reto (isso está até no manual da Outdoor).
Esse problema ai do Wrangler pode ser um erro de projeto (nunca dá para agradar a todos).
Você está confundido desconforto com desempenho offroad. Se fosse assim o Uninho seria o jipe dos sonhos. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Comparar uma pickup de competição com uma pickup normal também não faz sentido algum. No carro de competição o conforto é deixado em segundo plano (como na band). O interior de um carro de competição é uma coisa horrivel.
Acho que os vendedores estão na direção correta. Todos querem uma pickup boa no offroad e confortavel. Ou você acha que isso é impossível? Dá uma olhada no conforto do 4x4 da decada: 2012 Wrangler Unlimited |4 door 4x4 SUV | Jeep.com (http://www.jeep.com/en/2012/wrangler_unlimited/#model=sport&color=crush&top=no_top)
"Quem precisa de uma pickup pra uso extremo, não compra Ranger, L200, Frontier, Hilux, etc. Acaba ficando numa Bandeirante, Rural, D20, ou parte para uma Defender 130."
Quem precisa de uma pickup para uso extremo compra uma Savana (que é muito mais offroad que essas que você citou).
Acho que a Triton bem equipada não deixa nada a desejar no desempenho offroad para essas que você citou. E a Triton ainda faz tudo isso com um puta conforto.
Claro que hoje em dia também temos muitos 4x4 de mentira.
Nem sempre o novo é melhor, mas essa ideia de que o antigo é sempre melhor é a maior furada.
A discução está boa, mas já estamos fugindo muito do topico. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
[]s,
Isamaral, dê uma lidinha aqui sobre controle de tração do wrangler: Wrangler 2008 Controle de Tração - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/jeep-wrangler/519-wrangler-2008-controle-de-tracao.html)
"Alguém sabe sobre o funcionamento do ESP (controle de tração) do novo Wrangler??? Tive uma dificuldade: Notei que no 4x4 (sem redução) mesmo com o controle de tração destivado pela tecla ESP OFF, o referido controle continua a funcionar em algumas situações o que atrapalha e muito nas trilhas. Quando acionada a redução, isso não ocorre, o controle de tração fica totalmente desligado e o carro fica um monstro. Mas como fazer para usar só o 4x4 (sem redução) sem que o sistema de controle de tração atrapalhe????? Obrigado. Abraço."
"Pelo que entendi, a questão se refere ao uso do 4x4 hi em trilhas, oportunidade na qual o controle de tração, indevidamente, acaba por ocasionar perda de desempenho, em razão de leituras indevidas pelos sensores. Situação similar àquela, inclusive, em que abs, vez ou outra, e em situação extrema, acaba por neutralizar a possibilidade da correção da trajetória do veículo, mediante o travamento das rodas... "
O mais comum é desligá-lo nas trilhas! Pode ser que um veículo com controle de tração transponha um obstáculo que uma picape de LSD não transponha, mas também acontece o contrário, e a culpa é toda do controle de tração! Ele tanto pode ajudar como pode atrapalhar muito, diferentemente do LSD, que faz total diferença na transposição de erosões e alguns atoleiros (Lembrando que controle de tração nas 4 é melhor que LSD só na traseira, pelo menos na maioria dos casos), mas nem se compara ao bloqueio propriamente dito (As l200 antigas tinham um 100% acionado por botão).
O problema do LSD é exatamente esse que você mencionou. Desgasta mesmo, assim como diversos outros sistemas. Não tem jeito, mas é muito mais confiável e eficiente do que controle de tração. Mas, tem que fazer bastante trilha desgastar isso. Assim que desgastado, vale a pena investir em coisa séria, bloqueio de diferencial Kaiser, E-Locker, ARB, etc, entre diversas marcas. Tem alguns inclusive acionados automaticamente! (Não gosto muito)
Isamaral, repare bem nessa frase: Os fabricantes visam o desempenho offroad, mas sem deixar de lado o conforto
Isso faz parte da propaganda de veículos cross, suvs, picapes e jipes! Está na boca de todo vendedor desses veículos!
Mas, não existe almoço grátis! Quer uma suspensão de desempenho (estabilidade, retomadas, eliminação de oscilações,etc) ou uma que favoreça resistência? Pra Rally? Pra trilha? Pra Raid? Pra asfalto esburacado? Pra asfalto bom (asfalto de gringo)?
Dá uma volta numa Triton ER de rally e numa Triton convencional. Sacoleja até a alma do sujeito! Não é atoa que entram bancos especiais, duplo amortecimento, feixe de molas no eixo rígido traseiro ao invés das molas helicoidais originais, limite de torque eixo dianteiro independente pra preservar o conjunto, câmbio Eaton ao invés de câmbio Mitsubish...
Por que será que, no caso de jipes, Defender, Marruá, Wrangler e Troller, que continuam a serem fabricados, todos são bem desconfortáveis quando comparados a SUVs e atuais picapes. E ainda custam mais caro em alguns casos! É exatamente a mesma coisa nas picapes. Quem precisa de uma pickup pra uso extremo, não compra Ranger, L200, Frontier, Hilux, etc. Acaba ficando numa Bandeirante, Rural, D20, ou parte para uma Defender 130.
As únicas picapes que têm a proposta da Band é sem dúvida a Defender 130, e as agrales Marruá AM150 e AM200. A Pantanal vinha aí, mas a Ford matou. Há boatos de que agora com a Ranger ficando redondinha e assumindo sua posição na nova geração, talvez lancem uma "nova Pantanal" através da Troller.
356926356927
Toyota Bandeirante, Histria, Carro, Automvel, Caractersticas Toyota Bandeirante - Pgina 4 (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/toyota-bandeirante/toyota-bandeirante-4.php)
"
A recente série Sport, mais uma tentativa de cativar o público jovem. Pouco depois o Bandeirante
entregava os pontos, vítima das normas de emissões e do desinteresse da marca em mantê-lo"
"Foram 103.750 unidades produzidas, que sobem para 104.621 se somados os Land Cruisers montados em CKD. Esse indestrutível desbravador de caminhos com certeza deixará saudades, inclusive por representar uma das poucas opções no segmento dos jipes "puros e duros", que a cada ano dão lugar a todo tipo de utilitários-esporte, mais luxuosos e confortáveis, mas inadequados à proposta original de um legítimo 4x4."
A finada Band
356928
Desculpa aí, o post ficou bem longo!
Paulista VM
02/07/2012, 21:34
Vendo essa discussão me fez lembrar um tiozinho que fez um trabalho aqui na fazenda, ele tinha uma L200 daquelas mais antigas, que agüentam bastante surra, andou na Triton e ficou apaixonado... Quando eu disse que a dele devia agüentar mais que a minha a resposta foi simples:
"as caminhonetes mais antigas tem essa fama de agüentar tudo, por um único motivo, elas agüentam mais que o motorista, se exagerar, quem se quebra antes da pkp eh o condutor, pq elas são duras pá cacete!"
E é bem verdade... Se o cara pegar a mesma estrada pra fazenda, a uns 100km/h o cidadão tira o pé pq num guenta de tanto baque, e acaba poupando a pkp.. E a manutenção tb eh muito mais simples, e isso ajuda bastante, principalmente por que da pra fazer muita coisa sem precisar ir pra cidade...
Me descuple Jogao, mas acho que você está confundido as coisas. Desligar o controle de tração na trilha?
De onde tirou isso? Você não está confundindo controle de tração com controle de estabilidade?
Isa, não estou não. Dá uma pesquisada em fórum brasileiro e gringo e você vai ver que é bem comum desligar o CT nas trilhas pois mais atrapalha do que ajuda em algumas situações. Em outras é bom, até melhor que um LSD traseiro apenas, que é o caso de um Troller original ou picape original. Se colocar 2x LSD, traseiro e dianteiro, o LSD será muito melhor que o CT. Não tem sensor e computador fazendo cálculo. É tudo mecânico e ativado por fricção. As situações dos vídeos que você postou só tem a ver com 2 coisas Isa: Pneu e Piloto! Mais nada, garanto!
O vídeo do Defender mostra o CT fazendo exatamente a mesma coisa que um LSD faz. Não é nada demais, como você vê aqui, até um Palio Locker transpõe obstáculos assim
Adventure Locker - FELIPE CARNEIRO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RXplWBkAFCQ&feature=fvwrel)
LSD não é desculpa pra deixar de investir em bloqueio 100% dianteiro, muito menos um CT, na minha opinião.
Você está confundido desconforto com desempenho offroad. Se fosse assim o Uninho seria o jipe dos sonhos. kkkkkkkkkkkkkkkkk
Comparar uma pickup de competição com uma pickup normal também não faz sentido algum. No carro de competição o conforto é deixado em segundo plano (como na band). O interior de um carro de competição é uma coisa horrivel.
Acho que os vendedores estão na direção correta. Todos querem uma pickup boa no offroad e confortavel. Ou você acha que isso é impossível? Dá uma olhada no conforto do 4x4 da decada: 2012 Wrangler Unlimited |4 door 4x4 SUV | Jeep.com
Não existe veículo no off-road que seja bom em tudo. Muito menos um veículo que seja ótimo e confortável na cidade e bom no off-road. Mas, depende do que se entende por "bom" e "confortável", claro.
Não daria muita bola pra eleições de carros do ano de revistas nacionais ou internacionais se fosse você. É comprovadamente tudo pago pelas montadoras. O Wrangler é há muito tempo um ícone no off-road. É um veículo único pois possui uma gama de preparação plug & play absurda. Não estou dizendo isso porque alguma revista foi paga pra dizer que ele é o 4x4 da década, e sim pela mecânica que é realmente excelente e a facilidade na preparação. Mas, o custo é altíssimo aqui no Brasil. Com R$ 140 mil você compra um 2 portas! Só pra se ter uma noção, com R$ 130 mil você coloca um Troller com 37" e bloqueado 100% nos 2 eixos, com guincho e todo tipo de preparação necessário pra qualquer trilha. E aqui nós nem temos a versão mais querida pra trilha da Jeep, que é o Rubicon 2.8 CRD MT (ou AT), que mesmo original já é um banho de preparação. O que é vendido aqui, original, é um veículo de luxo como um Pajero Full (e só tem opção de AT). Pra ir pra trilha tem que mexer bem (relações, lift, pneus e parachoques no mínimo). O Wrangler do vídeo sem dúvida alguma mexeu, senão não subia nas rochas como subiu. Original não dá nem pra começar a brincar, e já se toma uma lascada de R$ 140 mil por um 2 portas. Mas, pelo menos tem ABS, Airbag, deformação programada, etc. Eu não colocaria família dentro de um Troller, mesmo achando-o um veículo muito seguro (para trilhas!).
Voltando as pickups, isamaral, tente comparar uma AM100 por exemplo, com qualquer uma outra dessas (L200 Triton, outdoor ou savana), Ranger, Hilux, etc). Não dá. A Savana só tem os enfeites de fora de estrada, um pneu mud e bloqueio. O câmbio é o mesmo, a suspensão é a mesma, t-case é a mesma, ou seja, as mesmas limitações!
Numa AM100, eixo rígido dianteiro e traseiro (dana 44 + dana 70!), câmbio Eaton (Eaton FS2305 e Eaton FSO2405, usado na Triton ER, Triton RS que se destinam a rally, no Troller 2.8 (FS2305) e 3.0(FSO2405), Marruá AM50 (que saiu de linha), AM100, AM150 e AM200. Não dá pra comparar eixos, suspensão, câmbio, t-case, etc. A que mais se aproxima em termos de mecânica é sem dúvida a Ranger (dana 35 + dana 44), que eu inclusive já vi em ação e me impressionei, mas também quebrava bastante. Homocinética dianteira ia pro brejo toda hora mesmo com pneuzinho 31" recapado.
Já andei num Wrangler todo preparado pra trilha, 35" apenas, mas uma suspensão que abria loucuras, mas não dava pra passar de 70 km/h no asfalto. A diferença de um Wrangler preparado pra trilha e um original é gritante também! Ele original é um banho de luxo, mas preparado é óbvio que perde conforto. Se colocar molas e amortecedores mais firmes então é que fica horrível o conforto urbano. Mas, sempre depende do que as pessoas entendem por conforto. Tem maluco que acha jipe com 33", 35" recapado confortável na cidade
Mas eu sei bem o que você está querendo dizer sobre a super valorização do antigo. Não estou fazendo isso não! Tem uns aí que acham que Opala é melhor que Ferrari! Estou falando da mecânica dos antigos e das diferenças de propostas mesmo. A agrale não oferece o AM100, AM150 e AM200 à toa. E é muito mais caro que uma L200 Savana ou Triton e tem muito menos conforto, pra não dizer nenhum. Conforto nesses veículos se resume à ar e direção hidráulica.
O que tem a ver uma AM100 ou um Defender 130 com uma Savana, Hilux, Triton, Outdoor ou Ranger? Absolutamente nada, a não ser a denominação de picape.
Vendo essa discussão me fez lembrar um tiozinho que fez um trabalho aqui na fazenda, ele tinha uma L200 daquelas mais antigas, que agüentam bastante surra, andou na Triton e ficou apaixonado... Quando eu disse que a dele devia agüentar mais que a minha a resposta foi simples:
"as caminhonetes mais antigas tem essa fama de agüentar tudo, por um único motivo, elas agüentam mais que o motorista, se exagerar, quem se quebra antes da pkp eh o condutor, pq elas são duras pá cacete!"
E é bem verdade... Se o cara pegar a mesma estrada pra fazenda, a uns 100km/h o cidadão tira o pé pq num guenta de tanto baque, e acaba poupando a pkp.. E a manutenção tb eh muito mais simples, e isso ajuda bastante, principalmente por que da pra fazer muita coisa sem precisar ir pra cidade...
kkkkkkkk já ouvi quase isso uma vez! O camarada estava ponderando que o fato de ser resistente do jeito que é, era pra passar os desníveis pra dentro da cabine e o cidadão tirar o pé. Baita falácia! Ninguém projeta suspensão pra passar (ou intensificar) desnível de terreno pra dentro de cabine. Depois de 1 ida de zequinha na copa troller graduados e 1 num transcatarina o sujeito começou a achar mais confortável sacolejar do que trocar homocinética, amortecedor, mola, no suv antigo que ele usava nas provas. Hoje é fiel companheiro de copa troller.
lsamaral
02/07/2012, 23:28
"O vídeo do Defender mostra o CT fazendo exatamente a mesma coisa que um LSD faz. Não é nada demais, como você vê aqui, até um Palio Locker transpõe obstáculos assim"
Até onde eu sei esse bloqueido do palio adventure não é LSD. É bloqueio 100%. Tem um botão para ligar ele. E ele desliga automaticamente quando o carro atinge 20km/h.
Igual as Outdoors tinham.
LSD não funciona assim não. LSD para transferir um pouquinho de tração para a outra roda você tem que acelerar para dedeu (diferente do controle de tração). Voa terra para todo lado. :bananadança:
LSD só é melhor do que não ter nada.
Você está comparando o Marruá com as pickups modernas?
O marruá é o extremo do conseito "Offroad em primeiro plano, conforto em segundo".
Nesse caso o conforto não existe e o offroad também não é nada de mais.
Dizem que até o pessoal do exercito não gosta do Marruá.
Não acho o Marruá nada de mais no Offroad. O bixo não tem reduzida, nem bloqueio (que eu saiba), nem pneu mud (acho que é scorpion ATR), nem torque fantastico, nem altura de outro mundo, nem tecnologia sofisticada, nem angulos fantasticos, na minha opinião é muito feio e ainda custa 130 mil.
Quem vai querer uma pickup assim? Acho que um trator é melhor (hoje em dia tem uns que são até mais confortaveis).
E ainda acho que se pegar um maruá original e colocar para andar com uma Savana, tenho certeza que o Marruá fica para tras facil. Mas pode até ser que o marruá a longo prazo dure mais, pois não tem muita coisa para quebrar. kkkkkkkkkkkkkkk
Carros do Álvaro: Teste: Agrale Marruá AM100 CD 2012 (http://carrosdoalvaro.blogspot.com.br/2012/03/teste-agrale-marrua-am100-cd-2012.html)
[]s,
Isa, não estou não. Dá uma pesquisada em fórum brasileiro e gringo e você vai ver que é bem comum desligar o CT nas trilhas pois mais atrapalha do que ajuda em algumas situações. Em outras é bom, até melhor que um LSD traseiro apenas, que é o caso de um Troller original ou picape original. Se colocar 2x LSD, traseiro e dianteiro, o LSD será muito melhor que o CT. Não tem sensor e computador fazendo cálculo. É tudo mecânico e ativado por fricção. As situações dos vídeos que você postou só tem a ver com 2 coisas Isa: Pneu e Piloto! Mais nada, garanto!
O vídeo do Defender mostra o CT fazendo exatamente a mesma coisa que um LSD faz. Não é nada demais, como você vê aqui, até um Palio Locker transpõe obstáculos assim
Adventure Locker - FELIPE CARNEIRO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RXplWBkAFCQ&feature=fvwrel)
LSD não é desculpa pra deixar de investir em bloqueio 100% dianteiro, muito menos um CT, na minha opinião.
Não existe veículo no off-road que seja bom em tudo. Muito menos um veículo que seja ótimo e confortável na cidade e bom no off-road. Mas, depende do que se entende por "bom" e "confortável", claro.
Não daria muita bola pra eleições de carros do ano de revistas nacionais ou internacionais se fosse você. É comprovadamente tudo pago pelas montadoras. O Wrangler é há muito tempo um ícone no off-road. É um veículo único pois possui uma gama de preparação plug & play absurda. Não estou dizendo isso porque alguma revista foi paga pra dizer que ele é o 4x4 da década, e sim pela mecânica que é realmente excelente e a facilidade na preparação. Mas, o custo é altíssimo aqui no Brasil. Com R$ 140 mil você compra um 2 portas! Só pra se ter uma noção, com R$ 130 mil você coloca um Troller com 37" e bloqueado 100% nos 2 eixos, com guincho e todo tipo de preparação necessário pra qualquer trilha. E aqui nós nem temos a versão mais querida pra trilha da Jeep, que é o Rubicon 2.8 CRD MT (ou AT), que mesmo original já é um banho de preparação. O que é vendido aqui, original, é um veículo de luxo como um Pajero Full (e só tem opção de AT). Pra ir pra trilha tem que mexer bem (relações, lift, pneus e parachoques no mínimo). O Wrangler do vídeo sem dúvida alguma mexeu, senão não subia nas rochas como subiu. Original não dá nem pra começar a brincar, e já se toma uma lascada de R$ 140 mil por um 2 portas. Mas, pelo menos tem ABS, Airbag, deformação programada, etc. Eu não colocaria família dentro de um Troller, mesmo achando-o um veículo muito seguro (para trilhas!).
Voltando as pickups, isamaral, tente comparar uma AM100 por exemplo, com qualquer uma outra dessas (L200 Triton, outdoor ou savana), Ranger, Hilux, etc). Não dá. A Savana só tem os enfeites de fora de estrada, um pneu mud e bloqueio. O câmbio é o mesmo, a suspensão é a mesma, t-case é a mesma, ou seja, as mesmas limitações!
Numa AM100, eixo rígido dianteiro e traseiro (dana 44 + dana 70!), câmbio Eaton (Eaton FS2305 e Eaton FSO2405, usado na Triton ER, Triton RS que se destinam a rally, no Troller 2.8 (FS2305) e 3.0(FSO2405), Marruá AM50 (que saiu de linha), AM100, AM150 e AM200. Não dá pra comparar eixos, suspensão, câmbio, t-case, etc. A que mais se aproxima em termos de mecânica é sem dúvida a Ranger (dana 35 + dana 44), que eu inclusive já vi em ação e me impressionei, mas também quebrava bastante. Homocinética dianteira ia pro brejo toda hora mesmo com pneuzinho 31" recapado.
Já andei num Wrangler todo preparado pra trilha, 35" apenas, mas uma suspensão que abria loucuras, mas não dava pra passar de 70 km/h no asfalto. A diferença de um Wrangler preparado pra trilha e um original é gritante também! Ele original é um banho de luxo, mas preparado é óbvio que perde conforto. Se colocar molas e amortecedores mais firmes então é que fica horrível o conforto urbano. Mas, sempre depende do que as pessoas entendem por conforto. Tem maluco que acha jipe com 33", 35" recapado confortável na cidade
Mas eu sei bem o que você está querendo dizer sobre a super valorização do antigo. Não estou fazendo isso não! Tem uns aí que acham que Opala é melhor que Ferrari! Estou falando da mecânica dos antigos e das diferenças de propostas mesmo. A agrale não oferece o AM100, AM150 e AM200 à toa. E é muito mais caro que uma L200 Savana ou Triton e tem muito menos conforto, pra não dizer nenhum. Conforto nesses veículos se resume à ar e direção hidráulica.
O que tem a ver uma AM100 ou um Defender 130 com uma Savana, Hilux, Triton, Outdoor ou Ranger? Absolutamente nada, a não ser a denominação de picape.
Giuberto
02/07/2012, 23:32
Pra resumir: Não se fazem mais jipes com caçamba! Verdade!
A melhor L200 que existiu foi quando ela era chamada L200 estrada. Ela fazia parte desse segmento de picapes voltadas para o trabalho que estão falando e era genuinamente japonesa. A coisa desandou próximo ao ano 2000, quando já começaram a arredondar a estrada e mudar a suspensão. E em 2003 foi o caos com o lançamento da Sport. Mas, o tópico é sobre Triton! E a Triton está na minha lista de desejos de picapes, junto com a nova Ranger!
Até onde eu sei esse bloqueido do palio adventure não é LSD. É bloqueio 100%. Tem um botão para ligar ele. E ele desliga automaticamente quando o carro atinge 20km/h.
Igual as Outdoors tinham.
Também acredito que não é LSD no Palio. É um sistema bem inferior. Por isso nem falei o nome do sistema dele :razz:
LSD não funciona assim não. LSD para transferir um pouquinho de tração para a outra roda você tem que acelerar para dedeu (diferente do controle de tração). Voa terra para todo lado. :bananadança:
LSD só é melhor do que não ter nada.
Fórum do Wrangler internacional: Tópico LSD x Traction Control
É unanimidade que o LSD é melhor que TCS, não há 1 opinião que prefira o TCS:
Citando o que está no fórum:
"I'm close to buying an "07 w/traction control. I've had several cherokee's in the past that I ordered w/factory lsd unit and it worked very well. Hard core wheeler I'm not but I hunt and fish, play around in the snow and have been a 4wheeler for many yrs. I set my vehicles up w/tires, lights etc and when I purchase new, I go for the lsd option.Is TC as good as LSD? If a vehicle has a factory LSD, do they still put a tag on the rear diff?
Thanks"
RESPOSTAS:
"for sure go with the lsd. the tc is ok and helps at times but it is in no way a good substitute for a lsd. if its an x with the "sport" package or a sahara then it most likely has the lsd if it is just a basic x then it for sure dosnt have the lsd. btw the x "sport" has fog lights, tow hooks, rubi rims, etc to make it different from the basic x."
"ya, traction control sucks if you ask me, it is not like having a limited slip rear end. i have no expereince with the new wranglers, but with all the vehicles i drive and work on that is where i make my opinion. basically traction control works with the abs system, and the computer decides to make changes based on what it thinks by getting info from the wheel speed sensors and throttle position. it will automatically apply different brakes through the abs system to correct situations, and some vehicles that are drive by wire now will even change the throttle regardless of what you're doing. i hate it, i wanna be in control and i can correct my own vehicle when i need to. in my expereince traction control along with abs works great for people that suck at driving. you basically just hit the gas and the brake and let the computer do the rest. i hate it. and when you have someone that knows what they're doing it makes things worse, definately would take some getting used to.
good ole mehcanical limited slip.....good."
traction control vs factory lsd unit - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f33/traction-control-vs-factory-lsd-unit-41886.html)
Propaganda da ARB: Air Locker vs LSD vs Traction Control Part 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C2wkW05Pc6c)
O comentarista ainda alerta para o risco de danificar o veículo com o TCS ativo na insistência de transposição de um obstáculo, pelo fato de sobrecarregar o sistema além da maior velocidade no veículo com o intuito de pegar impulso (o que se faria com diferencial aberto pra forçar uma passagem).
Ordem de importância: Bloqueio de diferencial > LSD > TCS!
Você está comparando o Marruá com as pickups modernas?
O marruá é o extremo do conseito "Offroad em primeiro plano, conforto em segundo".
Nesse caso o conforto não existe e o offroad também não é nada de mais.
Dizem que até o pessoal do exercito não gosta do Marruá.
Não acho o Marruá nada de mais no Offroad. O bixo não tem reduzida, nem bloqueio (que eu saiba), nem pneu mud (acho que é scorpion ATR), nem torque fantastico, nem altura de outro mundo, nem tecnologia sofisticada, nem angulos fantasticos, na minha opinião é muito feio e ainda custa 130 mil.
Quem vai querer uma pickup assim? Acho que um trator é melhor (hoje em dia tem uns que são até mais confortaveis).
E ainda acho que se pegar um maruá original e colocar para andar com uma Savana, tenho certeza que o Marruá fica para tras facil. Mas pode até ser que o marruá a longo prazo dure mais, pois não tem muita coisa para quebrar. kkkkkkkkkkkkkkk
[]s,
O Marruá original está bem longe de ser "extremo em conceito off-road" assim como qualquer veículo original. Sempre se tem preparação a se fazer dependendo do uso que irá se dar.
Estou "comparando" Marruá AM100, Picape Bandeirante e Defender 130 com as picapes modernas.
Na verdade, não dá pra comparar. Cada um pro seu propósito.
E você tocou num ponto muito importante: NINGUÉM que use o veículo no dia a dia ia querer uma picape assim! E é por isso que a maioria dos produtos destinados a essa área deixam de ser fabricados, têm pouco controle de qualidade e vendem pouquíssimo! Se jipe que é usado pra diversão no fim de semana já vende pouco, imagine uma picape dessas.
E o fato do Marruá não ter reduzida são outros quinhentos... é assunto pra outro tópico! (Também não concordo com primeira super reduzida, e se precisar voltar de ré? Chama outro veículo pra puxar? :smile:)
Nesse site há uma explicação ainda melhor sobre o TCS e aparentemente o LSD é padrão nos Wranglers também e por isso, não existe Wrangler com TCS sem LSD, e inclusive ao se engatar a reduzida, o TCS é automaticamente desligado!
Full Off
4L
The system automatically switches when the transfer case is shifted in and out of 4LCompletely disabled below 40 mphCompletely disabled below 40 mphFully active, off-road ABSTraction control is off, but limited slip feature is still active
TRECHO do texto sobre o TCS:
"In our experience, ESP works pretty well, and it often saves your skin on super-slippery surfaces so well that you don't even realize that you would be sliding without it intervening. These engineers knew, however, that TCS would not be good in every situation, and ESP would have a hard time functioning properly once the suspension was lifted and larger tires were installed. All of these systems can work well with these changes, but only if hours of skilled calibration work is completed to take into account the raised center of gravity and the increased unsprung weight of larger tires."
"Some situations call for a little bit wheel slip, however, when you're trying to accelerate, which is when Partial On is handy. This de-activates the throttle control part of TCS when the transfer case is in 2H or 4H, allowing the tires to spin without electronic control. This is especially handy in soft sand and deep snow. To engage this Partial On setting, push the ESP Off button in the center stack."
"Full Off mode can be selected when the transfer case is in 4H. This shuts off all ESP and TCS features for speeds below 40 mph. To activate this mode, have the transfer case in 4H, the vehicle stopped and the engine running. Press and hold the ESP Off switch for five seconds. You'll hear a chime and the ESP light on the instrument panel will come on. If you drive over 40 mph, the system reverts to Partial On until the vehicle slows down to 35 mph. You can turn ESP and TCS back on by pushing the ESP Off button again or by keying the vehicle off and then back on."
"In 4L, ESP and TCS automatically turn to Full Off. The only time ESP would switch on is if you drive over 40 mph. Once the vehicle slows to 35 mph it switches back to Full Off again."
'07-Present Wrangler's Control System - ESP Off - Jp Magazine (http://www.jpmagazine.com/techarticles/electrical/154_0905_wrangler_control_system/index.html)
Paulista VM
03/07/2012, 11:58
kkkkkkkk já ouvi quase isso uma vez! O camarada estava ponderando que o fato de ser resistente do jeito que é, era pra passar os desníveis pra dentro da cabine e o cidadão tirar o pé. Baita falácia! Ninguém projeta suspensão pra passar (ou intensificar) desnível de terreno pra dentro de cabine. Depois de 1 ida de zequinha na copa troller graduados e 1 num transcatarina o sujeito começou a achar mais confortável sacolejar do que trocar homocinética, amortecedor, mola, no suv antigo que ele usava nas provas. Hoje é fiel companheiro de copa troller.
Não disse que "foi feito pra isso" mas é um efeito colateral, digamos assim.
Toda suspensão dura trás muito mais controle que uma molenga, sem contar que tb pode ser caso de superdimensionamento, dai ela num vai quebrar tao fácil... Mas a questão é o tal do "acerto" cada carro tem um, e por isso se sai melhor ou pior que o outro em determinada situação, acho que não existe nenhum carro no mundo, por mais preparado que seja, que possa trazer tudo, como conforto estabilidade, ccontrole, capacidade de carga, altura, tração, etc...
Vc pode acertar ele mais ou menos pra algumas destas qualidades... Eu num acho que as pkps hoje são ruins em tudo, mas visam principalmente o conforto... Urbano e rodoviário... Eu carrego muito peso, e acho a Triton muito melhor q a hilux nisso, ela esterça mais tb... Mas achei a hilux mais gostosa de dirigir. Foi pra meu tipo de uso que peguei a Triton, mas pra trilha, só jipe mesmo...
Giuberto
03/07/2012, 17:18
Jorgão, você só está enganado em 1 coisa. O LSD traseiro, já é sim melhor até que um TCS nas 4 rodas! E o JK tem sim LSD traseiro por padrão. Na minha opinião, o melhor é bloqueio 100% dianteiro. Dá de 10x0 em bloqueio 100% na traseira em 99% das situações e obviamente, é muito superior a um LSD. Quem tem grana investe logo em blqueio 100% nos 2 eixos, que é o ideal pra quem faz trilha, mas só na dianteira também não deixa a desejar em nada. Bloqueio poupa muito o jipe!
lsamaral
03/07/2012, 17:31
O palio que você mostrou é bloqueado 100% no diferencial traseiro (por botão). Até acho que o bloqueio não seja lá essas coisas, mas é 100%.
Vamos lá:
“
"I'm close to buying an "07 w/traction control. I've had several cherokee's in the past that I ordered w/factory lsd unit and it worked very well. Hard core wheeler I'm not but I hunt and fish, play around in the snow and have been a 4wheeler for many yrs. I set my vehicles up w/tires, lights etc and when I purchase new, I go for the lsd option.Is TC as good as LSD? If a vehicle has a factory LSD, do they still put a tag on the rear diff?
Thanks"”
O Cara disse que só usa o carro para caçar e pescar e quer saber se o LSD é melhor que o controle de tração.
RESPOSTAS:
"
"ya, traction control sucks if you ask me, it is not like having a limited slip rear end. i have no expereince with the new wranglers, but with all the vehicles i drive and work on that is where i make my opinion. basically traction control works with the abs system, and the computer decides to make changes based on what it thinks by getting info from the wheel speed sensors and throttle position. it will automatically apply different brakes through the abs system to correct situations, and some vehicles that are drive by wire now will even change the throttle regardless of what you're doing. i hate it, i wanna be in control and i can correct my own vehicle when i need to. in my expereince traction control along with abs works great for people that suck at driving. you basically just hit the gas and the brake and let the computer do the rest. i hate it. and when you have someone that knows what they're doing it makes things worse, definately would take some getting used to.”
"
Se você ler bem, vai ver que o cara disse que não tem experiência com o novo Wrangler. Mesmo assim ele diz que o controle de tração é uma merda (e ele também está confundindo controle de tração com ESP). Pelo que entendi, ele diz controle de tração é para quem não sabe dirigir, e que ele não quer um computador dirigindo por ele. Disse que ele sabe o que está fazendo e que nesse caso é melhor ele mesmo tomar as decisões. BLZ, às vezes o cara é piloto profissional. :rally: Vai entender.
Outra coisa é que não dá para agradar a todos.
Se você olhar o vídeo que você postou com calma, vai ver que no teste do LSD subindo a rampa, uma das rodas traseira nem GIRA. É justamente por isso que o LSD é ruim. Ele não consegue transmitir muita força para a outra roda (para os baseados em discos fica em 30% normalmente; não sei quanto fica para o torsen, alguem sabe?).
É claro que forçar o controle de tração pode fuder com tudo. Quanto mais bloqueado, mais você pode quebrar as coisas (dependendo da situação, toda força do motor pode ir para uma única roda). E no controle de tração você ainda pode fuder o sistema de freio.
Quanto mais bloqueado mais fácil de quebrar algo. Se forçar um LSD, ele vai gastar os discos. Se forçar o controle de tração pode fuder os freios e diferenciais. Se ficar forçando um bloqueio 100% ele vai fuder o diferencial e etc.
Minha opinião é que fabricar um carro com bloqueio 100% nos dois eixos não seja algo tão caro (deve até ser mais barato que controle de tração), mas os fabricantes sabem que se fizerem um carro assim vão ter muita dor de cabeça concertando bloqueios quebrados.
Além disso, quanto mais bloqueados os diferenciais, mais fácil vai ser você perder o controle do carro em uma curva (o carro tende a continuar em linha reta), por isso é comum desligar um bloqueio mais forte quando a velocidade aumenta (ESP já é o contrário, só vai ligar em velocidades maiores). LSD não precisa disso, pois ele só é ativo quando uma roda gira muiooooo a mais que a outra (o torsen não precisa tanto, acho que é só 3 giros).
É bem provável que o Wrangler desligue o controle de tração quando ligue a reduzida. Imagine o tamanho do sistema de freio necessário para freiar um V6 reduzido com o controle de tração ligado. Creio que seja por isso que o Wrangler também tenha LSD, assim é necessário forçar menos o sistema de freio.
É claro que o controle de tração não é a solução para o problema (a solução é o bloqueio 100%, e olhe lá), mas resolve parte do problema.
Segue um artigo interessante:
“Powerful rear-drive cars from the sixties often had a primitive form of traction control called a limited slip rear differential. Sometimes referred to as Positraction, a limited-slip rear axle will mechanically transfer power to the rear wheel with the most traction, helping to reduce, but not eliminate wheel spin. While limited-slip rear axles are still in use in many front- and rear-drive vehicles today, the device can't completely eliminate wheel slip. Hence, a more sophisticated system was needed. ”
HowStuffWorks "Traction Control Explained" (http://auto.howstuffworks.com/28000-traction-control-explained.htm)
[]s,
Também acredito que não é LSD no Palio. É um sistema bem inferior. Por isso nem falei o nome do sistema dele :razz:
Fórum do Wrangler internacional: Tópico LSD x Traction Control
É unanimidade que o LSD é melhor que TCS, não há 1 opinião que prefira o TCS:
Thanks"
RESPOSTAS:
"for sure go with the lsd. the tc is ok and helps at times but it is in no way a good substitute for a lsd. if its an x with the "sport" package or a sahara then it most likely has the lsd if it is just a basic x then it for sure dosnt have the lsd. btw the x "sport" has fog lights, tow hooks, rubi rims, etc to make it different from the basic x."
"ya, traction control sucks if you ask me, it is not like having a limited slip rear end. i have no expereince with the new wranglers, but with all the vehicles i drive and work on that is where i make my opinion. basically traction control works with the abs system, and the computer decides to make changes based on what it thinks by getting info from the wheel speed sensors and throttle position. it will automatically apply different brakes through the abs system to correct situations, and some vehicles that are drive by wire now will even change the throttle regardless of what you're doing. i hate it, i wanna be in control and i can correct my own vehicle when i need to. in my expereince traction control along with abs works great for people that suck at driving. you basically just hit the gas and the brake and let the computer do the rest. i hate it. and when you have someone that knows what they're doing it makes things worse, definately would take some getting used to.
good ole mehcanical limited slip.....good."
traction control vs factory lsd unit - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f33/traction-control-vs-factory-lsd-unit-41886.html)
Propaganda da ARB: Air Locker vs LSD vs Traction Control Part 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C2wkW05Pc6c)
O comentarista ainda alerta para o risco de danificar o veículo com o TCS ativo na insistência de transposição de um obstáculo, pelo fato de sobrecarregar o sistema além da maior velocidade no veículo com o intuito de pegar impulso (o que se faria com diferencial aberto pra forçar uma passagem).
Ordem de importância: Bloqueio de diferencial > LSD > TCS!
O Marruá original está bem longe de ser "extremo em conceito off-road" assim como qualquer veículo original. Sempre se tem preparação a se fazer dependendo do uso que irá se dar.
Estou "comparando" Marruá AM100, Picape Bandeirante e Defender 130 com as picapes modernas.
Na verdade, não dá pra comparar. Cada um pro seu propósito.
E você tocou num ponto muito importante: NINGUÉM que use o veículo no dia a dia ia querer uma picape assim! E é por isso que a maioria dos produtos destinados a essa área deixam de ser fabricados, têm pouco controle de qualidade e vendem pouquíssimo! Se jipe que é usado pra diversão no fim de semana já vende pouco, imagine uma picape dessas.
E o fato do Marruá não ter reduzida são outros quinhentos... é assunto pra outro tópico! (Também não concordo com primeira super reduzida, e se precisar voltar de ré? Chama outro veículo pra puxar? :smile:)
Giuberto
03/07/2012, 18:27
É bem provável que o Wrangler desligue o controle de tração quando ligue a reduzida. Imagine o tamanho do sistema de freio necessário para freiar um V6 reduzido com o controle de tração ligado. Creio que seja por isso que o Wrangler também tenha LSD, assim é necessário forçar menos o sistema de freio.
É claro que o controle de tração não é a solução para o problema (a solução é o bloqueio 100%, e olhe lá), mas resolve parte do problema.
Isamaral não é por nada não, mas te venderam o peixe errado. O LSD é sim muito melhor que TCS em trilhas. E em trilhas, é óbvio que só se usa reduzida. E em reduzida, o TCS já é automaticamente desligado. Não só porque iria quebrar tudo, mas também por que ele erra pra CACETE! Realmente o TCS é pra coisa leve. Muito útil com certeza na neve!
Mal comparando, quando entro num atoleiro de TR4 em 4x4 high e atolo e ligo a reduzida (que bloqueia o diferencial central) a sensação é de que o veículo virou um trator e sai fácil. Na verdade eu ganhei apenas uma tração 4x4 part time sem LSD traseiro.
Tenho a mesma sensação no JK quando entro num atoleiro e atolo em 4x4 high (que já conta com LSD, mas tem o TCS cortando potência e freiando roda, atrapalhando) Assim que ligo a reduzida, sem TCS e ESP, o JK vira um trator. Acionando meu bloqueio dianteiro que é 100% nem se fala. Já passei raiva atolando com 35" recapado por não estar em 4L e um maldito Troller com 33" mud passou e me zoaram pra cacete!
lsamaral
03/07/2012, 19:55
Giuberto,
"Assim que ligo a reduzida, sem TCS e ESP, o JK vira um trator."
É claro que vira um trator. Qualquer carro que liga a reduzida vai da agua para o vinho. Mas isso não tem nada a ver com o LSD. Até por que ele ja estava ativado antes.
Pode até ser que o controle de tração atrapalhe em algum obstaculo (pode fazer você errar uma curva; se o sistema for ruim você pode perder potencia e etc), mas ele ainda é muito superior ao LSD.
Cara, se você pegar qualquer obstaculo em x mais inclinado (que exiga mais força) o LSD já te deixa na mão. Eu sei pq ja fiquei na mão um monte de vezes. Dá até raiva.
Olha o minuto 6:16m do video que o Jogao postou (LSD). A roda traseira com LSD nem girar gira. Por que será?
Por que os 30% de força que são tranferidos para ela não é suficiente.
Depois olha o minuto 6:50m (Controle de tração). Viu a diferença? O carro não subiu, mas a roda gira pra valer. 8--)
O lance é que o controle de tração consegue passar muito mais potencia para a outra roda que o LSD (pelo menos esses de disco).
Mas cada um acredita no que quer.
[]s,
http://www.youtube.com/watch?v=C2wkW05Pc6c&feature=player_embedded
Isamaral não é por nada não, mas te venderam o peixe errado. O LSD é sim muito melhor que TCS em trilhas. E em trilhas, é óbvio que só se usa reduzida. E em reduzida, o TCS já é automaticamente desligado. Não só porque iria quebrar tudo, mas também por que ele erra pra CACETE! Realmente o TCS é pra coisa leve. Muito útil com certeza na neve!
Mal comparando, quando entro num atoleiro de TR4 em 4x4 high e atolo e ligo a reduzida (que bloqueia o diferencial central) a sensação é de que o veículo virou um trator e sai fácil. Na verdade eu ganhei apenas uma tração 4x4 part time sem LSD traseiro.
Tenho a mesma sensação no JK quando entro num atoleiro e atolo em 4x4 high (que já conta com LSD, mas tem o TCS cortando potência e freiando roda, atrapalhando) Assim que ligo a reduzida, sem TCS e ESP, o JK vira um trator. Acionando meu bloqueio dianteiro que é 100% nem se fala. Já passei raiva atolando com 35" recapado por não estar em 4L e um maldito Troller com 33" mud passou e me zoaram pra cacete!
lsamaral
03/07/2012, 20:21
Complementando,
Olha o segundo video ai (olhar o minuto 1:20):
http://www.youtube.com/watch?v=YNFacsKnswM
O cara também disse uma coisa interessante que eu não sabia. Na areia o controle de tração pode atrapalhar mais do que ajudar.
Existe o LSD Torsen. Esse sim pode fazer uma boa diferença. Mas só sei da triton que usa algo parecido:
Alguem sabe quantos % da força ele consegue transferir?
http://www.youtube.com/watch?v=Z9iPqIQ_8iM&feature=fvwrel
[]s,
Giuberto
03/07/2012, 23:44
Giuberto,
"Assim que ligo a reduzida, sem TCS e ESP, o JK vira um trator."
É claro que vira um trator. Qualquer carro que liga a reduzida vai da agua para o vinho. Mas isso não tem nada a ver com o LSD. Até por que ele ja estava ativado antes.
Pode até ser que o controle de tração atrapalhe em algum obstaculo (pode fazer você errar uma curva; se o sistema for ruim você pode perder potencia e etc), mas ele ainda é muito superior ao LSD.
Cara, se você pegar qualquer obstaculo em x mais inclinado (que exiga mais força) o LSD já te deixa na mão. Eu sei pq ja fiquei na mão um monte de vezes. Dá até raiva.
Deixa eu ver se entendi, você entende que o LSD ativado junto com o TCS te deixa atolado. Desligando o TCS e deixando só o LSD + a reduzida você passa do obstáculo.
A reduzida em si só transfere mais torque pras rodas e isso ajuda a ter força pra limpar os pneus, mas em diversas situações muito torque na roda só faz ela patinar e cair em atrito cinético atolando o veículo. Tanto é que já tive que fincar o pé em quarta e quinta reduzida pra passar em alguns atoleiros buscando o mínimo de torque possível nas rodas. Mas, não dá pra usar outra coisa se não a reduzida, pois se não força demais todo o conjunto da transmissão.
Então basicamente em reduzida você tem apenas o LSD, ficando desativado automaticamente o TCS.
E mesmo sabendo que o TCS não pode ser usado em reduzida e consequentemente é inútil em trilhas, além de quando usado (sem reduzida), tanto faz se com LSD ou sem LSD no veículo ele provoca o atolamento do mesmo e ainda corre o risco de quebrar o veículo na insistência em usar o recurso (indevidamente em trilhas)...
Ainda assim você compara e ainda acha o TCS superior ao LSD? :pensativo:
Não dá pra entender... afinal, são 2 recursos distintos e para serem usados em situações diferentes...
Eita ferro, o assunto rendeu mesmo!
Realmente, tenho que admitir que nem eu sabia que LSD não tem nada a ver com TCS. Achava que tinha alguma similaridade...
TCS (Traction Control System) também é conhecido como ASR (anti-slip regulation). É basicamente, uma segunda função do ABS!
Não tem mesmo nada a ver com trilhas e muito menos com LSD!
HowStuffWorks "Traction Control Explained" (http://auto.howstuffworks.com/28000-traction-control-explained.htm)
Trecho desse material:
Many people mistakenly believe that traction control will prevent their vehicle from getting stuck in the snow. This couldn't be further from the truth. Traction control does not have the ability to increase traction; it just attempts to prevent a vehicle's wheels from spinning. For drivers who routinely drive in snowy and icy conditions, traction control, antilock brakes, and snow tires are must-have safety features.""
Muitas pessoas erroneamente acreditam que TCS irá prevenir um atolamento na neve. Isso não poderia estar mais distante da verdade. TCS não tem a habilidade de aumentar a tração. Apenas tenta prevenir que as rodas veículo escorreguem. Para motoristas que constantemente dirigem na neve e condições de gelo na pista, TCS, ABS e pneus de neve são obrigatórios para a segurança.
O lance é que o controle de tração consegue passar muito mais potencia para a outra roda que o LSD (pelo menos esses de disco).
Mas cada um acredita no que quer.
Isamaral, que potência é essa que o TCS passa pra roda? :parede:
Ele LIMITA a potência/torque na roda para que ela não patine! Não há transferência de potência/torque pra outra roda entendeu?
Não disse que "foi feito pra isso" mas é um efeito colateral, digamos assim.
Toda suspensão dura trás muito mais controle que uma molenga, sem contar que tb pode ser caso de superdimensionamento, dai ela num vai quebrar tao fácil... Mas a questão é o tal do "acerto" cada carro tem um, e por isso se sai melhor ou pior que o outro em determinada situação, acho que não existe nenhum carro no mundo, por mais preparado que seja, que possa trazer tudo, como conforto estabilidade, ccontrole, capacidade de carga, altura, tração, etc...
Vc pode acertar ele mais ou menos pra algumas destas qualidades... Eu num acho que as pkps hoje são ruins em tudo, mas visam principalmente o conforto... Urbano e rodoviário... Eu carrego muito peso, e acho a Triton muito melhor q a hilux nisso, ela esterça mais tb... Mas achei a hilux mais gostosa de dirigir. Foi pra meu tipo de uso que peguei a Triton, mas pra trilha, só jipe mesmo...
Concordo com você Paulista. E digo mais, já viu o parto que é acertar ponto de amortecedor em Rally? É que nem bunda, cada um tem a sua e cada piloto quer de um jeito. O bom da Hilux é a Toyota, na minha opinião. De resto, sou muito mais a Triton. Acho que a Triton estava tirando de letra as outras pickups da nova geração, mas agora com a nova Ranger... não sei não. Aposto que a Ranger vai vender que nem água.
lsamaral
04/07/2012, 11:11
Esse assunto está redendo mesmo em. :violao:
"Muitas pessoas erroneamente acreditam que TCS irá prevenir um atolamento na neve. Isso não poderia estar mais distante da verdade. TCS não tem a habilidade de aumentar a tração. Apenas tenta prevenir que as rodas veículo escorreguem. Para motoristas que constantemente dirigem na neve e condições de gelo na pista, TCS, ABS e pneus de neve são obrigatórios para a segurança."
Está corretissimo. Nem Controle de tração, nem LSD nem bloqueio 100% aumentam a tração do veiculo.
A unica função dessas tecnolocias é não deixar uma roda girar em falso (tirando assim toda a força da outra; o que o corre no diferencial aberto). Nesse caso o bloqueio é a melhor opção. O Controle de tração a segunda melhor e por fim o LSD baseado em Discos. Para aumenar a tração vc precisa é colocar um pneu mais agresivo ou corrente no pneu e por ai vai.
O bloqueio 100% consegue passar 100% da força do motor para outra roda (é o melhor esquema). Claro que ele pode forçar as peças que levam a força até a roda (toda a força do motor vai em uma roda, mais é justamente isso que queremos =) ).
O bloqueio do Controle de tração consegue passar para a outra roda a mesma força que o sistema de freio consegue freiar (um bom sistema de freio vai chegar proximo de 50 - 100%). Esse sistema não é perfeito (se fosse perfeito seria tão bom quanto o bloqueio 100%), pois ele é baseado em sensores e programação embarcada (feita pelo homem). Além dos componentes que o bloqueio 100% força, ele também pode forçar o sistema de freio e motor (devido as freiadas forçadas do motor). Carros mais modernos podem literalmente cortar o fornecimento de força para a roda que está girando em falço (esse caso força menos o sistema). É importante notar que esse sistema funciona on the fly. Ou seja, quando uma roda tender a girar em falso ela já é bloqueada rapidamente. Esse sistema pose sim ser usado com reduzida, só tem que ser bem projetado para tal.
O LSD mais comum usado aqui no brasil (é o mais barato) é baseado em discos de acoplamento viscoso. Ele consegue transmitir em torno de 20 - 30% da força do motor para a outra roda. Isso vai te ajudar a sair de um atoleiro, mas não tem força para transpor um obstaculo mais dificil (como o do video). Com o tempo ele também vai se desgastando e acaba não transmitindo mais os mesmos 20-30% de força. Basicamente ele funciona como um disco de drag de uma carretilha de pesca (so que em vez do disco de teflon temos um oleo viscoso). Nesse sistema para você transmitir um pouco de força para a outra roda você precisa acelerar pra valer, o que vai fazer uma roda girar muito em falso (quanto mais quente o fluido ficar, mais viscoso ele fica e mais torque passa).
Existe também o LSD do tripo Trosen (acho que a triton e o hummer usam algo pareciso). Esse é totalmente mecanico. Ele consegue transmitir um pouco mais de força que o viscoso (não sei quanto mais) e tranfere a força on the fly (igual o controle de tração). Contudo pararece que ele tem um problema, se uma roda ficar no ar, ele não tranmite força nenhuma para a outra toda. Trecho interessante: “Estes dispositivos freqüentemente são usados em veículos com tração nas quatro rodas de alto desempenho. Como o acoplamento viscoso, são usados freqüentemente para transferir potência entre as rodas dianteiras e traseiras. Nesta aplicação, o Torsen é superior ao acoplamento viscoso porque transfere torque para as rodas estáveis antes que patinem de fato. Contudo, se um par de rodas perder tração completamente, o diferencial Torsen será incapaz de suprir o torque ao outro par. A razão do viés de torque determina como o torque pode ser transferido, e cinco vezes zero é igual a zero. O manual do proprietário do Hummer propõe uma nova solução para o problema de uma roda sair do chão: aplicar os freios. Ao frear, é transferido torque à roda que está no ar, e cinco vezes mais torque irá para a roda com tração boa.” HowStuffWorks - Acoplamento viscoso (http://carros.hsw.uol.com.br/diferencial2.htm)
Como disse, para transpor um obstaculo mas agrecivo, o controle de tração vai ser melhor, pois ele consegue transmitir mais força para a outra roda e é on the fly (se ainda não acredita reveja novamente os videos). Claro que o controle de tração também tem seus problemas (já relatados).
Bom, cada um acredita no que quiser também. Fim da transmissão.
[]s,
Eita ferro, o assunto rendeu mesmo!
Realmente, tenho que admitir que nem eu sabia que LSD não tem nada a ver com TCS. Achava que tinha alguma similaridade...
TCS (Traction Control System) também é conhecido como ASR (anti-slip regulation). É basicamente, uma segunda função do ABS!
Não tem mesmo nada a ver com trilhas e muito menos com LSD!
Trecho desse material:
Many people mistakenly believe that traction control will prevent their vehicle from getting stuck in the snow. This couldn't be further from the truth. Traction control does not have the ability to increase traction; it just attempts to prevent a vehicle's wheels from spinning. For drivers who routinely drive in snowy and icy conditions, traction control, antilock brakes, and snow tires are must-have safety features.""
Muitas pessoas erroneamente acreditam que TCS irá prevenir um atolamento na neve. Isso não poderia estar mais distante da verdade. TCS não tem a habilidade de aumentar a tração. Apenas tenta prevenir que as rodas veículo escorreguem. Para motoristas que constantemente dirigem na neve e condições de gelo na pista, TCS, ABS e pneus de neve são obrigatórios para a segurança.
Isamaral, que potência é essa que o TCS passa pra roda? :parede:
Ele LIMITA a potência/torque na roda para que ela não patine! Não há transferência de potência/torque pra outra roda entendeu?
Giuberto
04/07/2012, 15:44
Cara, não estou entendendo por que você está falando de Torsen e explicando e re-explicando como funciona um bloqueio. Todo mundo aqui está ciente disso. Parece que você varreu a internet procurando alguma coisa e não achou. As matérias que o jorge postou explicitam que o TCS não tem a mesma utilidade do LSD. Daí você diz:
Ou seja, quando uma roda tender a girar em falso ela já é bloqueada rapidamente. Esse sistema pose sim ser usado com reduzida, só tem que ser bem projetado para tal.
Você é engenheiro? Está projetando? :?
Não dá pra entender!
E ainda diz:
O LSD mais comum usado aqui no brasil (é o mais barato) é baseado em discos de acoplamento viscoso. Ele consegue transmitir em torno de 20 - 30% da força do motor para a outra roda. Isso vai te ajudar a sair de um atoleiro, mas não tem força para transpor um obstaculo mais dificil (como o do video). Com o tempo ele também vai se desgastando e acaba não transmitindo mais os mesmos 20-30% de força. Basicamente ele funciona como um disco de drag de uma carretilha de pesca (so que em vez do disco de teflon temos um oleo viscoso). Nesse sistema para você transmitir um pouco de força para a outra roda você precisa acelerar pra valer, o que vai fazer uma roda girar muito em falso (quanto mais quente o fluido ficar, mais viscoso ele fica e mais torque passa).
Vou usar letra grande como vocês:
Errado! O autoblocante dos dana 44 é o True Track e o Track-Lock. Dentre outras.
Alguns antigos bloqueavam 80% da força. Tanto o True Track e o Track-Lock que são mais usados atualmente e padrão de fábrica da maioria dos jipes e picapes bloqueiam 75%!
Tem um cara vendendo um antigo usado aqui: Bloqueio Lsd 80% 30 Estrias Caixa Alta Completo F100 Dana 44 - R$ 860,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-241872837-bloqueio-lsd-80-30-estrias-caixa-alta-completo-f100-dana-44-_JM)
E você insiste no desgaste. Imagine o desgaste de um TCS usado em reduzida em trilhas. MUITO PIOR QUE UM LSD! Pare e pense em quanta merda pode dar!
O meu LSD traseiro do JK desgastou e eu deixei novo por $60! E usei muito e intensamente!
Antes de acabar com os novos discos, tirei e coloquei um 100%. Pronto.
Um bloqueio 100% custa o equivalente e alguns até menos que um jogo de pneus, não tem por que não colocar. Dana 44 é o eixo que mais têm opção de bloqueio. Para todos os preços, trilhas e gostos.
lsamaral
04/07/2012, 17:14
"Você é engenheiro? Está projetando? :confused:
Não dá pra entender!"
Precisa ser nadador proficional para saber nadar?
Mas sim. Sou engenheiro. Com mestrado e doutorado.
Se eu anunciar no mercado livre um LSD que bloqueia 100% você também vai acreditar? kkkkkkkkkkkkkkkk
Repito. LSD só vai te tirar de um atolero pequeno ou grama molhada e olhe lá.
Reveja os videos e veja claramente que o LSD nem consegue girar a roda na quele obstaculo mais pesado. Viu? Reviu o video? Reviu mesmo?
Agora, se ainda não entendeu, infelizmente eu não vou desenhar para você.
Se ainda não entendeu depois de toda essa explicação, sinto muito, mas você não vai entender nunca.
[]s,
Cara, não estou entendendo por que você está falando de Torsen e explicando e re-explicando como funciona um bloqueio. Todo mundo aqui está ciente disso. Parece que você varreu a internet procurando alguma coisa e não achou. As matérias que o jorge postou explicitam que o TCS não tem a mesma utilidade do LSD. Daí você diz:
Você é engenheiro? Está projetando? :?
Não dá pra entender!
E ainda diz:
Vou usar letra grande como vocês:
Errado! O autoblocante dos dana 44 é o True Track e o Track-Lock. Dentre outras.
Alguns antigos bloqueavam 80% da força. Tanto o True Track e o Track-Lock que são mais usados atualmente e padrão de fábrica da maioria dos jipes e picapes bloqueiam 75%!
Tem um cara vendendo um antigo usado aqui: Bloqueio Lsd 80% 30 Estrias Caixa Alta Completo F100 Dana 44 - R$ 860,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-241872837-bloqueio-lsd-80-30-estrias-caixa-alta-completo-f100-dana-44-_JM)
E você insiste no desgaste. Imagine o desgaste de um TCS usado em reduzida em trilhas. MUITO PIOR QUE UM LSD! Pare e pense em quanta merda pode dar!
O meu LSD traseiro do JK desgastou e eu deixei novo por $60! E usei muito e intensamente!
Antes de acabar com os novos discos, tirei e coloquei um 100%. Pronto.
Um bloqueio 100% custa o equivalente e alguns até menos que um jogo de pneus, não tem por que não colocar. Dana 44 é o eixo que mais têm opção de bloqueio. Para todos os preços, trilhas e gostos.
Giuberto
04/07/2012, 22:03
"Você é engenheiro? Está projetando? :confused:
Não dá pra entender!"
Precisa ser nadador proficional para saber nadar?
Mas sim. Sou engenheiro. Com mestrado e doutorado.
Se eu anunciar no mercado livre um LSD que bloqueia 100% você também vai acreditar? kkkkkkkkkkkkkkkk
Repito. LSD só vai te tirar de um atolero pequeno ou grama molhada e olhe lá.
Reveja os videos e veja claramente que o LSD nem consegue girar a roda na quele obstaculo mais pesado. Viu? Reviu o video? Reviu mesmo?
Se ainda não entendeu depois de toda essa explicação, sinto muito, mas você não vai entender nunca.
[]s,
Agora me dei ao trabalho de tirar foto do que está escrito no manual do JK:
Foto do JK Wrangler's Owner's Manual
357447357448357449357450357451
Foto1:
Partial Off
A porção TCS do sistema foi desabilitada. O ESP continua funcionando. Esse modo é para ser usado em profunda neve, areia ou cascalho.
Foto2:
NOTA: Para melhorar a tração quando dirigindo sobre neve, ou começando em profunda neve, areia ou cascalho, é melhor ligar o Partial Off.
Foto3:
ESP off (4WD High Range Only)
Esse modo é para ser usado em off-highway ou fora de estrada, quando o ESP poderia atrapalhar o veículo devido a condições de trilha. (... mais embaixo)
Nesse modo, toda função ESP e TCS é desligada a não ser pelo LSD.
Foto4: (AVISO) Espalhado por toda parte do manual nessa área.
O Full Off é para ser usado somente em fora de estrada. (Full off também desliga ESP e TCS como já mostrado anteriormente)
Foto5:
ESP off
(...) Em 4WD reduzida ESP e TCS, exceto LSD, são desligados até que o veículo atinja 40 mph. Aos 40 mph o ESP volta mas o TCS continua desligado (...)
A única coisa que pode-se dizer é que o LSD que está no dana 44 do JK é diferente dos outros modelos de dana 44. Só. Eu que troco o óleo do meu diferencial e desde a primeira vez que troquei, quando ainda tinha o LSD e estava com os primeiros discos que foram gastos, eu fiz questão de olhar marca, modelo, tudo. Se não me falha a memória era um True Track.
Mas, que bom que você tem mestrado e doutorado. Assim você pode discutir com os engenheiros da JEEP :razz:
Impressionante sua atitude :shock:!
Giuberto
04/07/2012, 22:53
[]s,
Sobre o vídeo:
A Prado não possui LSD 75%. Na verdade a Toyota é bem conhecida por colocar LSD ruins no seus carros. Se não me engano só salva a Hilux, não sei a marca do LSD dela, mas acredito que seja 75%. Assim como o Track-Lock do Troller, Ranger, F1000, entre diversos com dana 44. Pra confirmar os 75% basta pesquisar. No vídeo, não se sabe o estado dos discos do LSD e nem qual é o LSD que está ali (com certeza não é igual o do JK, Troller, Ranger, etc). O mesmo para o TCS. Isso é uma propaganda da ARB. E nem desgaste de pneus dá pra saber. Não que a ARB precise, mas só de estarem com pneus diferentes ou estado de desgaste diferente (coisa que não dá pra ver no vídeo), já aumenta o efeito do TCS e do LSD não transporem nada. Sem falar no piloto que sabe exatamente como não transpor um obstáculo nas Prados sem ARB. :p
lsamaral
04/07/2012, 23:58
Vamos lá. Vou tentar ajudar novamente.
Primeiro dois conceitos difetentes (de forma simplista):
ESP = Controle de estabilidade. É usado para corrigir a rota do carro em uma velocidade maior. Ele ajuda principalmente quando você faz uma guinada brusca em alta velocidade (teste do alce).
TCS = Controle de tração. É usado para não deixar uma roda girar em falso.
Agora vamos tentar entender o manual juntos.
Figura 1 e 2 - você interpretou corretamente.
Figura 3 - Tem um erro ai. Vamos lá:
In this mode, all ESP and TCS stability feature are turned off except for the "limited slip" feature describe in the TCS section.
Nesse modo, todo o ESP e o recurso de estabilidade do TCS são desligados, execeto pelo recurso "deslizamento limitado" descrito na sessão do TCS.
Ou seja, o controle de estabilidade é deligado e parte do controle de tração é deligado. Só fica ativa a função "deslizamento limitado" do TCS. Ou seja, o TCS não foi deligado como você disse antes, na verdade a parte fundamental dele fica ligada.
Ele não falou nada em LSD até agora. Você confundiu uma função do TCS com o LSD.
Como não tenho um Wrangler ( :( ), achei o manual do proprietário na net para entender a tal função "deslizamento limitado" do TCS (coloquei no final do comentário).
Figura 4 - Correto novamente. ESP so deve ser desligado no fora de estrada. No onroad você tem que deixar ele ligado (a não ser que você seja piloto profissional como o cara do outro comentário =) ).
Figura 5 - Mesma coisa da 3. Nesse modo, todo o ESP e o recurso de estabilidade do TCS são desligados, execeto pelo recurso "limited slip".
Ou seja, tanto no 4x4 high quanto no low a função deslizamento limitado do TCS continuam funcionando no Wrangler. :concordo:
Qual é a versão do seu Wrangler?
Pelo que pesquisei o Wrangler Unlimitede Sport (ou X) e o Sahara só tem o LSD como opcional. Não vem de fabrica não.
O manual mesmo não fala nada, nada de LSD.
Manual http://www.autodealertools.com/quickQuote/manuals/2011/Wrangler.pdf
pagina 404
Traction Control System (TCS)
This system monitors the amount of wheel spin of each of the driven wheels. If wheel spin is detected, brake pressure is applied to the slipping wheel(s) to provide enhanced acceleration and stability. A feature of the TCS system functions similar to a limited slip differential and controls the wheel spin across a driven axle. If one wheel on a driven axle is spinning faster than the other, the system will apply the brake of the spinning wheel. This will allow more engine torque to be applied to the wheel that is not spinning. This feature remains active even if TCS and ESC are in either the “Partial Off” or “Full Off” modes. Refer to “Electronic Stability Control (ESC)” in this section for further information.
Traduzindo:
Esse recurso continua ativo mesmo se o TCS e ESC estiverem em qualquer um dos modos "Partial Off" or "Full OFF"
Espero ter ajudado.
[]s,
Agora me dei ao trabalho de tirar foto do que está escrito no manual do JK:
Foto do JK Wrangler's Owner's Manual
357447357448357449357450357451
Foto1:
Partial Off
A porção TCS do sistema foi desabilitada. O ESP continua funcionando. Esse modo é para ser usado em profunda neve, areia ou cascalho.
Foto2:
NOTA: Para melhorar a tração quando dirigindo sobre neve, ou começando em profunda neve, areia ou cascalho, é melhor ligar o Partial Off.
Foto3:
ESP off (4WD High Range Only)
Esse modo é para ser usado em off-highway ou fora de estrada, quando o ESP poderia atrapalhar o veículo devido a condições de trilha. (... mais embaixo)
Nesse modo, toda função ESP e TCS é desligada a não ser pelo LSD.
Foto4: (AVISO) Espalhado por toda parte do manual nessa área.
O Full Off é para ser usado somente em fora de estrada. (Full off também desliga ESP e TCS como já mostrado anteriormente)
Foto5:
ESP off
(...) Em 4WD reduzida ESP e TCS, exceto LSD, são desligados até que o veículo atinja 40 mph. Aos 40 mph o ESP volta mas o TCS continua desligado (...)
A única coisa que pode-se dizer é que o LSD que está no dana 44 do JK é diferente dos outros modelos de dana 44. Só. Eu que troco o óleo do meu diferencial e desde a primeira vez que troquei, quando ainda tinha o LSD e estava com os primeiros discos que foram gastos, eu fiz questão de olhar marca, modelo, tudo. Se não me falha a memória era um True Track.
Mas, que bom que você tem mestrado e doutorado. Assim você pode discutir com os engenheiros da JEEP :razz:
Impressionante sua atitude :shock:!
Giuberto
05/07/2012, 03:07
Vamos lá. Vou tentar ajudar novamente.
Primeiro dois conceitos difetentes (de forma simplista):
ESP = Controle de estabilidade. É usado para corrigir a rota do carro em uma velocidade maior. Ele ajuda principalmente quando você faz uma guinada brusca em alta velocidade (teste do alce).
TCS = Controle de tração. É usado para não deixar uma roda girar em falso.
Agora vamos tentar entender o manual juntos.
Figura 1 e 2 - você interpretou corretamente.
Figura 3 - Tem um erro ai. Vamos lá:
In this mode, all ESP and TCS stability feature are turned off except for the "limited slip" feature describe in the TCS section.
Nesse modo, todo o ESP e o recurso de estabilidade do TCS são desligados, execeto pelo recurso "deslizamento limitado" descrito na sessão do TCS.
Ou seja, o controle de estabilidade é deligado e parte do controle de tração é deligado. Só fica ativa a função "deslizamento limitado" do TCS. Ou seja, o TCS não foi deligado como você disse antes, na verdade a parte fundamental dele fica ligada.
Ele não falou nada em LSD até agora. Você confundiu uma função do TCS com o LSD.
Como não tenho um Wrangler ( :( ), achei o manual do proprietário na net para entender a tal função "deslizamento limitado" do TCS (coloquei no final do comentário).
Figura 4 - Correto novamente. ESP so deve ser desligado no fora de estrada. No onroad você tem que deixar ele ligado (a não ser que você seja piloto profissional como o cara do outro comentário =) ).
Figura 5 - Mesma coisa da 3. Nesse modo, todo o ESP e o recurso de estabilidade do TCS são desligados, execeto pelo recurso "limited slip".
Ou seja, tanto no 4x4 high quanto no low a função deslizamento limitado do TCS continuam funcionando no Wrangler. :concordo:
Qual é a versão do seu Wrangler?
Pelo que pesquisei o Wrangler Unlimitede Sport (ou X) e o Sahara só tem o LSD como opcional. Não vem de fabrica não.
O manual mesmo não fala nada, nada de LSD.
Manual http://www.autodealertools.com/quickQuote/manuals/2011/Wrangler.pdf
pagina 404
This system monitors the amount of wheel spin of each of the driven wheels. If wheel spin is detected, brake pressure is applied to the slipping wheel(s) to provide enhanced acceleration and stability. A feature of the TCS system functions similar to a limited slip differential and controls the wheel spin across a driven axle. If one wheel on a driven axle is spinning faster than the other, the system will apply the brake of the spinning wheel. This will allow more engine torque to be applied to the wheel that is not spinning. This feature remains active even if TCS and ESC are in either the “Partial Off” or “Full Off” modes. Refer to “Electronic Stability Control (ESC)” in this section for further information.
Traduzindo:
Esse recurso continua ativo mesmo se o TCS e ESC estiverem em qualquer um dos modos "Partial Off" or "Full OFF"
Espero ter ajudado.
[]s,
Limited Slip Diferencial = LSD
Limited Slip feature = LSD
Toda vez que você ler sobre uma funcionalidade que faça o papel de Limited Slip, pode ter certeza que se trata de um LSD. Só não pode ser um vagabundo. Tem muito LSD que não presta. No geral, True Track e Track-Lock são os mais comuns e são bons sim.
O meu é Sport! Veio de fábrica. Se você abrir o diferencial traseiro dele você encontra um True Track instalado. A função do TCS que fica ligada é exatamente o LSD. Simples assim. O TCS não é um LSD. Ele tem um LSD instalado fazendo o papel dele lá. Só abrindo pra ver. Não é nenhum bicho de 7 cabeças. E é exatamente a mesma coisa que eu encontrava no meu ex troller no diferencial traseiro, mesmo principío.
Lendo "similar a um LSD" logo vem na cabeça que ele é inferior (não sei se você sugeriu isso), pois obviamente a JEEP ia dizer se fosse superior mas garanto que o que vêm no JK é exatamente um LSD com a mesma capacidade do resto que vêm nos outros veículos com dana 44. Um True Track que trabalha com toda a tecnologia embarcada de funcionamento (a tecnologia é toda por sensor, e a mecânica é a mesma), mas com os mesmos 75% e problemas, enfim, se abrir e olhar acaba qualquer dúvida, LSD padrãozinho mesmo que dá pro gasto, até perder a eficiência. Se pesquisar em fórum gringo e talvez tenha até aqui, não sei, tem gente que já fez, já viu a marca (True Track) e já deixou o LSD novo de novo como eu fiz no passado.
No final das contas, um bom investimento é deixar o LSD traseiro quieto e investir em um 100% dianteiro. Muda da água pro vinho. Eu fiz a burrada de passar o LSD do Troller pra dianteira e usar o 100% na traseira durante um tempo, e quando inverti por uma dica de um amigo, vi quanto tempo perdi com o LSD na dianteira. É outro jipe! Mas, enfim, o TCS nem entra na história. É um bom recurso para situações leves, não trilhas e ele não desempenha papel nenhum que aumente a capacidade em trilha, muito pelo contrário.
lsamaral
05/07/2012, 10:44
Como disse antes. Você está confundindo o recurso "deslizamento limitado" do TCS com LSD.
Limited Slip Diferencial != TCS Limited Slip feature
De novo (leia com calma):
A sessão do TCS do manual:
Pelo que pesquisei, o Wrangler Ulimited Sport não tem o LSD de fabrica. Ele é um opcional!!!!
Se você pediu como opcional, dai você tem, caso contrário não.
“The Sport (it's no longer called X for 2010) and Sahara models have an option for the Trac-Loc LSD, but it's not standard.”
O que está ajudando você é a função Limited SLIP do TCS e você está achando que é LSD.
[]s,
Limited Slip Diferencial = LSD
Limited Slip feature = LSD
Toda vez que você ler sobre uma funcionalidade que faça o papel de Limited Slip, pode ter certeza que se trata de um LSD. Só não pode ser um vagabundo. Tem muito LSD que não presta. No geral, True Track e Track-Lock são os mais comuns e são bons sim.
O meu é Sport! Veio de fábrica. Se você abrir o diferencial traseiro dele você encontra um True Track instalado. A função do TCS que fica ligada é exatamente o LSD. Simples assim. O TCS não é um LSD. Ele tem um LSD instalado fazendo o papel dele lá. Só abrindo pra ver. Não é nenhum bicho de 7 cabeças. E é exatamente a mesma coisa que eu encontrava no meu ex troller no diferencial traseiro, mesmo principío.
Lendo "similar a um LSD" logo vem na cabeça que ele é inferior (não sei se você sugeriu isso), pois obviamente a JEEP ia dizer se fosse superior mas garanto que o que vêm no JK é exatamente um LSD com a mesma capacidade do resto que vêm nos outros veículos com dana 44. Um True Track que trabalha com toda a tecnologia embarcada de funcionamento (a tecnologia é toda por sensor, e a mecânica é a mesma), mas com os mesmos 75% e problemas, enfim, se abrir e olhar acaba qualquer dúvida, LSD padrãozinho mesmo que dá pro gasto, até perder a eficiência. Se pesquisar em fórum gringo e talvez tenha até aqui, não sei, tem gente que já fez, já viu a marca (True Track) e já deixou o LSD novo de novo como eu fiz no passado.
No final das contas, um bom investimento é deixar o LSD traseiro quieto e investir em um 100% dianteiro. Muda da água pro vinho. Eu fiz a burrada de passar o LSD do Troller pra dianteira e usar o 100% na traseira durante um tempo, e quando inverti por uma dica de um amigo, vi quanto tempo perdi com o LSD na dianteira. É outro jipe! Mas, enfim, o TCS nem entra na história. É um bom recurso para situações leves, não trilhas e ele não desempenha papel nenhum que aumente a capacidade em trilha, muito pelo contrário.
Giuberto
05/07/2012, 12:16
Como disse antes. Você está confundindo o recurso "deslizamento limitado" do TCS com LSD.
Limited Slip Diferencial != TCS Limited Slip feature
De novo (leia com calma):
A sessão do TCS do manual:
Pelo que pesquisei, o Wrangler Ulimited Sport não tem o LSD de fabrica. Ele é um opcional!!!!
Se você pediu como opcional, dai você tem, caso contrário não.
“The Sport (it's no longer called X for 2010) and Sahara models have an option for the Trac-Loc LSD, but it's not standard.”
O que está ajudando você é a função Limited SLIP do TCS e você está achando que é LSD.
[]s,
rs
Agora você vai dizer que o TCS tem um LSD diferente dos outros LSD e insistir que o TCS continua ativo. O TCS é desligado e a função Limited Slip continua ligada. Alguma dúvida sobre isso? Então a função "Limited Slip" do TCS é melhor, pior ou igual um LSD? O que me diz?
Sugiro que dê uma lida:
Project-JK.com - Jeep JK Wrangler Resource » Jeep JK Wrangler Axle Basics (http://project-jk.com/jeep-jk-tech/jeep-jk-wrangler-axle-basics)
Factory Limited Slip worth the $295 ? - JKowners.com : Jeep Wrangler JK Forum (http://www.jkowners.com/forum/showthread.php?t=69215)
Limited Slip Rear Differential or Electronic Locking Rear Differential - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f96/limited-slip-rear-differential-electronic-locking-rear-differential-503889/)
Detroit True Trac - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f5/detroit-true-trac-21855.html)
Detroit True Trac - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f5/detroit-true-trac-21855.html)
True-trac behavior tire rotation direction - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f9/true-trac-behavior-tire-rotation-direction-885434/)
Se você abrir o dana 44 do JK, e tiver a " função LSD do TCS instalada" :razz: e eventualmente quebrar sua "função do LSD" você irá procurar por um LSD True Track para repor, entendeu?
Não tem nada de TCS lá no diferencial cara! É um LSD True Track!
lsamaral
05/07/2012, 13:05
Giuberto,
Leia denovo, releia, leia, releia, que você vai entender o que eu disse. =)
"limited slip" feature é a forma como ele chama o bloquei das rodas feito pelo TCS (atraves do freio da roda que está girando em falso).
Qual é o ano do seu JK?
Pelo manual do modelo 2011/2012, se o seu JK não tiver o opcional de LSD, ele NEM MESMO TEM UM LSD!!!!
Se dúvida que o LSD é opicional, abre o seu manual do proprietário e vai na pagina 387.
Lá tem a explicação do trac-loc:
TRAC-LOK REAR AXLE — IF EQUIPPED
Se equipado.
Na outra pagina tem até um alerta:
On vehicles equipped with a limited-slip differential, never run the engine with one rear wheel off the ground. The vehicle may drive through the rear wheel remaining on the ground and cause you to lose control of your vehicle.
[]s,
rs
Agora você vai dizer que o TCS tem um LSD diferente dos outros LSD e insistir que o TCS continua ativo. O TCS é desligado e a função Limited Slip continua ligada. Alguma dúvida sobre isso? Então a função "Limited Slip" do TCS é melhor, pior ou igual um LSD? O que me diz?
Sugiro que dê uma lida:
Project-JK.com - Jeep JK Wrangler Resource » Jeep JK Wrangler Axle Basics (http://project-jk.com/jeep-jk-tech/jeep-jk-wrangler-axle-basics)
Factory Limited Slip worth the $295 ? - JKowners.com : Jeep Wrangler JK Forum (http://www.jkowners.com/forum/showthread.php?t=69215)
Limited Slip Rear Differential or Electronic Locking Rear Differential - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f96/limited-slip-rear-differential-electronic-locking-rear-differential-503889/)
True-trac behavior tire rotation direction - JeepForum.com (http://www.jeepforum.com/forum/f9/true-trac-behavior-tire-rotation-direction-885434/)
Se você abrir o dana 44 do JK, e tiver a " função LSD do TCS instalada" :razz: e eventualmente quebrar sua "função do LSD" você irá procurar por um LSD True Track para repor, entendeu?
Não tem nada de TCS lá no diferencial cara! É um LSD True Track!
Giuberto, ele já entendeu que o JK tem um LSD, e realmente nem todos vêm com LSD, mas acredito que você já saiba disso, pois nas páginas que você linkou tem discussões sobre se vale ou não a pena pagar a mais pelo LSD.
Enfim, deixa isso pra lá. O assunto nem gera tanta dúvida. Com pouca pesquisa se confirma tudo que foi dito aqui. Limited Slip é exatamente LSD (Limited Slip Diferencial) e não um novo nome para a função do TCS... :pensativo:
Não precisa nem se esforçar pra confirmar que o True Track é o LSD do JK, tem bastante coisa na net.
Não precisava postar foto de manual dizendo o que já está espalhado na net. Se quiserem olhar o diferencial com LSD, tem um monte de fotos já na internet, enfim, acalmem os nervos! É realmente um True Track lá. E têm inclusive comparações com o Track Lock.
Isamaral, um pouco de humildade não faz mal né? :concordo:
lsamaral
06/07/2012, 00:48
Jorgao,
Você também não conseguiu entender o manual?
kkkkkkkkkkkkkkkkk, Tá dificil.
Repito: "limited slip" feature é a forma como o manual chama o bloquei das rodas feito pelo TCS (atraves do freio da roda que está girando em falso). Não tem nada haver com Limited Slip Diferencial e não precisa de um LSD para funcionar!!!!!! E ainda funciona com a reduzida (diferentemente do que foi dito antes)!!!
Não tem nada haver com humildade. Se eu estivesse errado, ia aprender e concordar com vocês. Discussão é para isso mesmo; aprender. Mas tudo o que eu disse está claro para mim.
De qualquer forma, espero que releam tudo o que eu disse e reflitam com calma.
Como estou indo viajar, encerro a discussão aqui.
[]s,
Giuberto, ele já entendeu que o JK tem um LSD, e realmente nem todos vêm com LSD, mas acredito que você já saiba disso, pois nas páginas que você linkou tem discussões sobre se vale ou não a pena pagar a mais pelo LSD.
Enfim, deixa isso pra lá. O assunto nem gera tanta dúvida. Com pouca pesquisa se confirma tudo que foi dito aqui. Limited Slip é exatamente LSD (Limited Slip Diferencial) e não um novo nome para a função do TCS... :pensativo:
Não precisa nem se esforçar pra confirmar que o True Track é o LSD do JK, tem bastante coisa na net.
Não precisava postar foto de manual dizendo o que já está espalhado na net. Se quiserem olhar o diferencial com LSD, tem um monte de fotos já na internet, enfim, acalmem os nervos! É realmente um True Track lá. E têm inclusive comparações com o Track Lock.
Isamaral, um pouco de humildade não faz mal né? :concordo:
Giuberto
06/07/2012, 03:16
Repito: "limited slip" feature é a forma como o manual chama o bloquei das rodas feito pelo TCS (atraves do freio da roda que está girando em falso). Não tem nada haver com Limited Slip Diferencial e não precisa de um LSD para funcionar!!!!!! E ainda funciona com a reduzida (diferentemente do que foi dito antes)!!!
Não tem nada haver com humildade. Se eu estivesse errado, ia aprender e concordar com vocês. Discussão é para isso mesmo; aprender. Mas tudo o que eu disse está claro para mim.
Jorgao e Isamaral, tirei as dúvidas hoje com um chefe de oficina que mexe com Jeep desde 1990 e acompanha todas as novidades.
O que o Isamaral está falando é verdade.
Tem sim uma função que continua ativa que não é LSD tradicional. Na verdade, segundo ele me explicou, TCS, ESP, ERM, etc é praticamente uma coisa só que exerce diversas funções. O que não está no manual e está ridiculamente mal explicado é o "Limited Slip feature". Não é um LSD, como os tradicionais. É mais ou menos um LSD elétrico que na verdade usa o ABS pra tentar enganar o diferencial e mandar mais torque pra uma roda que esteja girando mais rápido. O nome disso na verdade é BLD (Brake Lock Diferencial).
E a JEEP omitiu essa denominação no manual pois esse sistema já sofreu muitas críticas e desagradou muitos entusiastas justamente pelos danos que pode causar e também por ser elétrico, ao invés de mecânico como o LSD tradicional. Mas, o BLD da JEEP é diferente e eles tiveram o devido cuidado para evitar danos e sobrecarga nos freios. Caso, os freios aqueçam, o BDL é desligado automaticamente e o veículo fica em diferencial aberto. Pra evitar as críticas eles omitiram isso para fugir do preconceito. E realmente, esse sistema não é melhor que um LSD mecânico e por isso o Trac-Lok é oferecido como opcional.
Na verdade, segundo ele, tem muita gente que não usa o JK pra nada de offroad e é muito mais prudente e muito mais barato e lucrativo (pois eles vão vender o LSD) pra eles aproveitar um sistema que já está no veículo (ESP, ERM, ABS, TCS) do que incluir mais um dispositivo mecânico que inclusive não é usado pela maioria dos consumidores, pois quem faz off-road, acaba instalando 2x bloqueios 100% ou 1x bloqueio 100% + Trac-Lok LSD, e quem não faz, não precisa nem de um LSD, mas o BDL estará lá. Fiquei curioso sobre o fato do LSD trabalhar com o BDL, se eles não brigariam ou afetariam o desempenho, ou inclusive melhoraria e ele me garantiu que ao instalar o LSD não há qualquer conflito com o BDL, também não melhora em nada e você tem um desempenho igual ao do LSD, mas a vantagem é que quando o LSD começar a gastar e perder eficiência, o BDL dá uma ajuda. Segundo ele, quem fala que dá conflito, está discriminando e quem fala que melhora está especulando. O lance na verdade, era ter uma maneira de vender o LSD como opcional (lucro, pois o JK jamais baixaria de preço), mas sem deixar o JK um zé ruela de diferencial aberto.
E é claro, o que eu estava falando de abrir o diferencial não faz sentido algum, pois BDL é pura eletrônica e não um dispositivo mecânico, e nem mesmo atua no diferencial e sim nos freios (ABS)!
No fim das contas, ninguém estava 100% certo nem 100% errado, mas chegamos a um consenso e eu aprendi mais ainda sobre meu JK! :razz:
O LSD vendido como opcional é realmente o Trac-Lok (igual dos outros dana 44) e não True Track, sabia que era um dos dois. E o bloqueio do Rubicon, Tru-Lok.
357642357643
2012 Wrangler | Four Wheel Drive Off Road Performance | Jeep (http://www.jeep.com/en/2012/wrangler/capability/off_road_performance/)
E vamos para de bagunçar o tópico dos problemas das Tritons!
Parabéns Isamaral e Giuberto, gostei da discussão.
Na verdade acho que esse assunto merecia um tópico, tanto o ESP como TCS são tecnologias muito novas aqui e poucas pessoas tem realmente experiência com esse tipo de equipamento, agora isso deve mudar com a chegada dessa nova safra de pickups.
Uma dúvida que tenho é sobre a possbilidade de o TCS agir nas quatro rodas, aliás eu acreditava que era assim que ele atuava em veículos com tração integral, como a Amarok, mas pelo que percebi ele age apenas nas rodas traseiras. É isso mesmo?
Bruno Sander
06/07/2012, 23:50
Vou tentar ajudar um pouco:
Na dúvida entre qual seria o melhor fiz o seguinte:
Coloquei Bloqueio ARB (100%) nos dois diferenciais (acionados por botões independentes no painel) e sustituí toda a suspensão (com Lift de 03 polegadas).
Lembrando que já tenho de fábrica o LSD.
Então, na prática... Aumentei bastante o curso de suspensão (o que minimiza as vezes que os pneus perdem o atrito com o solo, mesmo nos "X") e deixei "de reserva" o Bloqueio ARB (se necessário).
Ah... Claro, se mesmo assim eu "agarrar", tenho um guincho Warn 9.5XDC (com 28mts de cabo de Kevlar) embutido sob o para-choques dianteiro que "me tira das furadas".
Só não pode ter "dozinha" se vai arranhar!
Coloquei Bloqueio ARB (100%) nos dois diferenciais (acionados por botões independentes no painel) e sustituí toda a suspensão (com Lift de 03 polegadas).
Então, na prática... Aumentei bastante o curso de suspensão (o que minimiza as vezes que os pneus perdem o atrito com o solo, mesmo nos "X") e deixei "de reserva" o Bloqueio ARB (se necessário).
Ah... Claro, se mesmo assim eu "agarrar", tenho um guincho Warn 9.5XDC (com 28mts de cabo de Kevlar) embutido sob o para-choques dianteiro que "me tira das furadas".
Bruno, com um ARB e o LSD, fica difícil você não passar. Sério! Não têm enrosco que não se passe com um ARB. Tendo pneu apropriado e ângulos, já era. Já chegou a usar? Tome cuidado com a sua dianteira. Com um ARB e pneus maiores, é bom dosar bem o pé. Se não passar, é porque não era mesmo pra passar, guincha e seja feliz. A maioria das quebras acontece bloqueado e na minha opinião é pura imperícia quebrar um veículo fincando o pé no acelerador estando bloqueado.
Muito bom Giuberto! Ainda bem que o Isamaral foi teimoso e persistente nesse lance de "Limited Slip feature"! Valeu pela explicação completa.
Bruno,
Vc colocou o bloquei nos diferenciais aqui em BH? Vc se importa de falar onde foi e enquanto ficou a brincadeira?
Tenho vondade de colocar pelo menos em um diferencial, tenho um pouco de receio em relação a durabilidade e perda da garantia de fábrica.
lsamaral
08/07/2012, 15:47
Valeu Galera.
Essas discussões são sempre produtivas. :fight: :freaking::karate::lutabox: No fim: :drunk:
A unica coisa que me deixou putoo na discussão foi ver o preço do Wrangler nos EUA. 23-25 mil dollares é sacanagem!!!
48-52 mil reais com o dollar a 2,1. Quando o dollar estava 1,6 dava 37-40 mil reais. Preço de carro popular aqui.
Malditos impostos!!!!
[]s,
Parabéns Isamaral e Giuberto, gostei da discussão.
Na verdade acho que esse assunto merecia um tópico, tanto o ESP como TCS são tecnologias muito novas aqui e poucas pessoas tem realmente experiência com esse tipo de equipamento, agora isso deve mudar com a chegada dessa nova safra de pickups.
Uma dúvida que tenho é sobre a possbilidade de o TCS agir nas quatro rodas, aliás eu acreditava que era assim que ele atuava em veículos com tração integral, como a Amarok, mas pelo que percebi ele age apenas nas rodas traseiras. É isso mesmo?
Bruno Sander
09/07/2012, 00:47
Bruno,
Vc colocou o bloquei nos diferenciais aqui em BH? Vc se importa de falar onde foi e enquanto ficou a brincadeira?
Tenho vondade de colocar pelo menos em um diferencial, tenho um pouco de receio em relação a durabilidade e perda da garantia de fábrica.
O custo total fica em torno de 12 a 15 mil (para um serviço muito bem feito, é claro).
Comprei os Bloqueios da empresa Tecmin Imports e instalei-os em São Paulo.
Já é a minha segunda Triton com Bloqueios ARB. Valem cada centavo.
Em relação a quebras, nunca tive problemas. Basta saber dosar o pé e ter o cuidado de não dar nenhum "tranco" ao voltar adquirir aderência. Saiu do enrosco, desligue o bloqueio!
Uso pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 285/75R16... E com o guincho "a tiracolo" fica fácil entrar e sair.
Obviamente os 272cvs do motor ajudam bastante!
Giuberto
09/07/2012, 21:11
Valeu Galera.
Essas discussões são sempre produtivas. :fight: :freaking::karate::lutabox: No fim: :drunk:
A unica coisa que me deixou putoo na discussão foi ver o preço do Wrangler nos EUA. 23-25 mil dollares é sacanagem!!!
48-52 mil reais com o dollar a 2,1. Quando o dollar estava 1,6 dava 37-40 mil reais. Preço de carro popular aqui.
Malditos impostos!!!!
[]s,
Quer ficar mais puto?
Olha o preço do Rubicon! Acho que sai por menos de 30k
Se quiser soltar fumaça, olhe tambem os preços dos acessorios. Bloqueios, farois, amortecedores, chips de potencia, tudo sairia muito mais barato pra nós comprando de lá.
rdrburini
16/12/2015, 10:23
Tenho uma Titon 2009/2010 AT 3.2.. e logo quando eu ligo ela pela manhã sinto o funcionamento dela (barulho de motor, tubina) não igual a depois q ela já está aquecida... tipo parece q ela não "cresce" a turbina direito, ja conversei com proprietários de Triton q ,e disseram q a deles tb apresenta o msm sintoma... e tb parece q bate um pouco de válvula... acredito q tb possa estra vinculada a troca de óleo q já está quase na quilometragem de ser feita.... algum tem mais informações sobre este assunto??
vlw!!
lfschmitz
16/12/2015, 14:20
Tenho uma Titon 2009/2010 AT 3.2.. e logo quando eu ligo ela pela manhã sinto o funcionamento dela (barulho de motor, tubina) não igual a depois q ela já está aquecida... tipo parece q ela não "cresce" a turbina direito, ja conversei com proprietários de Triton q ,e disseram q a deles tb apresenta o msm sintoma... e tb parece q bate um pouco de válvula... acredito q tb possa estra vinculada a troca de óleo q já está quase na quilometragem de ser feita.... algum tem mais informações sobre este assunto??
vlw!!
O motor 4M41 usa, salvo engano, tuchos hidráulicos. Nesse mecanismo o ruído de "bater válvulas" é comum até que haja o carregamento (pressurização) dos tuchos, e dura alguns segundos.
Além disso, o motor frio rende muito menos; ainda, as trocas de marcha são feitas pelo câmbio frio de forma mais lenta (isso acontece em todo câmbio com conversor de torque; em alguns modelos é mais perceptível e em outros, menos). Assim que esquenta o óleo (2-3min) o funcionamento deve ficar pleno.
Isso é normal.
Alan Marcelo
16/12/2015, 19:23
Rapaaaaaz.... sei não, trabalho em órgão federal, usamos uma triton gls 2014, sabem como é órgão publico né? acora o coração de ver um motorzão ser tão maltratado, troca de óleo irregular, revisão de suspensão a pobre nunca viu, roda muito sem parar, nunca apresentou problema nenhum, e não percebi diferença de altura... mas uma coisa que é fato é o barulho no banco traseiro, deve ser na trava, principalmente quando anda com passageiro, e detalhe, de tanto achar a tritom um carro pra pedreira que eu comprei uma, e to muito realizado, pena que o ipva arranca o couro, mas em relação ao carro... um luxo só!
JOELSTER DODGE
16/12/2015, 19:49
boa noite! aprendendo muito com esse tópico, , muito obrigado
MARTHA DAMASCENO
24/02/2016, 12:53
boa noite! Aprendendo muito com esse tópico, , muito obrigado
ajuda: Minha l200 triton 3.2 diesel cambio manual 2012/2013 apresenta um barulho estranho no funcionamento do motor quando chega a mais ou menos 90º como se fosse nos tuchos ou válvulas sei la o que. Por varias vezes levei na autorizada nissei e so falam a mesma coisa que não há problema é característica do carro, mas tenho certeza que há algo de errado. Peço ajuda!
"defeitos":
Um lado mais alto que outro (muito pouco e da pra regular)
Um pouco mais durinha em comparação a outras (amarok, frontier e hillux) porem ganha na "lida" na terra e no trabalho.
Vidros nao sobem com acionamento do alarme.
QUANTO AO BARULHO NO BANCO TRASEIRO, o que acontece na minha é a borboletinha que prende o kit do macaco. Creio que muitos passam por isso e acham que o barulho vem do banco. basta apertar periodicamente.
Em suma o carro além de ser a pickup mais bonita (em minha humilde opinião) tem muito mais prós do que contras.
Agora se a pessoa está rasgando dinheiro, pensaria na nova hillux. (opinião pessoal)
erick almeida
22/12/2019, 17:38
Boa tarde pessoal,
Estou trocando a minha L200 outdoor 2007 diesel, o problema de aquecimento já foi resolvido há 3 anos, pois abri os furos da chapinha de sucção da bomba da água conforme o bloco do motor, tá andando na areia normal. mas enfim, pretendo trocar numa triton ou pajero full 2010, o que vocês recomendam sobre esses carros com relação a problemas?