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Ver Versão Completa : Junta do cabeçote ? ou valvula termostatica ? me ajudem..



junior 4x4
14/11/2009, 02:56
Galera....

O meu niva está super aquecendo o ponteiro não parava nos 90 graus, nem pau era de 110 pra cima mas nunca deixei chegar no vermelho, dentro desta situação encostei ele na mecanica e foi trocado :

- tampa radiador (orginal)
- sensor de temperatura
- limpeza do radiador e colocação de aditivo
- bomba de agua

a unica peça que ja veio sem foi a VALVULA TERMOSTATICA a minha já veio desmiolada (vazada).. será possivél que seja ela ? ou a propria junta de cabeçote que queimou, mas não mistura agua no oleo, e o mais estranho quando forço ele sobe temperatura quando ando no transito ele tende a abaixar.. e as vezes esta em 115 graus eu paro no farol desligo o carro (90 segundos) e ao religar o carro a temperatura baixa quase nos 90 graus... sou de sp capital alguem sabe o valor de troca de junta cabeçote em uma boa oficina ? uma outra me cobrou 500 reais :odedo:

ps. a temperatura sobe muito rapido chega na casa dos 90 rapido, a agua não abaixa o nivel...

agradeço a todos...

shuther4x4
14/11/2009, 12:38
Galera....

O meu niva está super aquecendo o ponteiro não parava nos 90 graus, nem pau era de 110 pra cima mas nunca deixei chegar no vermelho, dentro desta situação encostei ele na mecanica e foi trocado :

- tampa radiador (orginal)
- sensor de temperatura
- limpeza do radiador e colocação de aditivo
- bomba de agua

a unica peça que ja veio sem foi a VALVULA TERMOSTATICA a minha já veio desmiolada (vazada).. será possivél que seja ela ? ou a propria junta de cabeçote que queimou, mas não mistura agua no oleo, e o mais estranho quando forço ele sobe temperatura quando ando no transito ele tende a abaixar.. e as vezes esta em 115 graus eu paro no farol desligo o carro (90 segundos) e ao religar o carro a temperatura baixa quase nos 90 graus... sou de sp capital alguem sabe o valor de troca de junta cabeçote em uma boa oficina ? uma outra me cobrou 500 reais :odedo:

ps. a temperatura sobe muito rapido chega na casa dos 90 rapido, a agua não abaixa o nivel...

agradeço a todos...

Valvula termostática não faz seu motor superaquecer, ela só permite que ele alcance a temperatura de funcionamento mais rápido e permaneça assim, não deixando sim ela ficar abaixo do normal. Caso de superaquecimento devido a valvula só se ela travar "fechada", mas como disse que a sua já é só a carcaça, isso não poderia ocorrer.
Abaixar 25 graus em 90 seg, sem sistema de refrigeração atuando é bem estranho!?!?. Já que trocou o sensor de temperatura, conferiu o relógio do painel também?
Outra pergunta, quem deu o diagnóstico de problema no cabeçote?
Aqui em Sorocaba, o pessoal usa a junta metálica, que tem a vantagem de não queimar novamente.
Abraços.

Girti
14/11/2009, 12:56
Galera....

O meu niva está super aquecendo o ponteiro não parava nos 90 graus, nem pau era de 110 pra cima mas nunca deixei chegar no vermelho, dentro desta situação encostei ele na mecanica e foi trocado :

- tampa radiador (orginal)
- sensor de temperatura
- limpeza do radiador e colocação de aditivo
- bomba de agua

a unica peça que ja veio sem foi a VALVULA TERMOSTATICA a minha já veio desmiolada (vazada).. será possivél que seja ela ? ou a propria junta de cabeçote que queimou, mas não mistura agua no oleo, e o mais estranho quando forço ele sobe temperatura quando ando no transito ele tende a abaixar.. e as vezes esta em 115 graus eu paro no farol desligo o carro (90 segundos) e ao religar o carro a temperatura baixa quase nos 90 graus... sou de sp capital alguem sabe o valor de troca de junta cabeçote em uma boa oficina ? uma outra me cobrou 500 reais :odedo:

ps. a temperatura sobe muito rapido chega na casa dos 90 rapido, a agua não abaixa o nivel...

agradeço a todos...

A válvula termostática é importante, e deve ser instalada, mas não deveria fazer com que o seu motor aquecesse. Se a água não some, dificilmente vai ser problema de junta do cabeçote.
O seu motor tem a coifa em volta da ventoinha? Ela é importante, ajuda a canalizar o ar sugado pela ventoinha, de modo que ele passe com maior velocidade através do radiador. Também é bom verificar se a correia do ventilador não está folgada, se estive, poderá estar patinando reduzindo a eficiência da ventoinha (e do alternador, diga-se de passagem). Outra coisa que pode causar superaquecimento é o ponto de ignição atrasado.
Por outro lado, acho estranho o fato de a temperatura cair em tão pouco tempo, o que me faz desconfiar de algum problema no sensor de temperatura. O fato de ele indicar queda de temperatura após desligamento do motor é estranho, todo motor de combustão interna esquenta um pouco mais imediatamente após desligado. Se o seu está indicando esfriamento, pode ser que o sensor não esteja funcionando corretamente.

Um dica de mecânico Lada confiável é o Wilson, cuja oficina fica no Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera e às avenidas Ruben Berta e dos Bandeirantes. É meu mecânico há uns 13 anos, conhece muito bem os Lada. O telefone dele é 5531.7796.

Edintruder
14/11/2009, 14:39
Se a válvula termostática está vazia, desmiolada ou amassada, com certeza o motor irá
superaquecer sim. No caso, quando desligas o motor sem a válvula estar como deveria, a água pára de ser puxada do bloco e começa a trocar com a água do radiador em função da diferença da densidade da água do bloco quente com a água fria no radiador. E com certeza quando liga o motor, por um momento acaba puxando a água mais densa do radidor e baixa a temperatura, porém isso é um erro primário de muitos mecânicos e mexânicos.

O que o pessoal não consegue entender é que a válvula termostática define o fluxo da água nesse motor.

Sempre que é necessário fazer isso com a válvula termostática, deve ser entupida a mangueira pequena curva que une direto ao bloco. Esse caminho é mais curto e com menor restrição ao fluxo, aliada à uma densidade menor da água quente, a bomba acaba puxando a água quente e não a água fria.

Deu pra entender ou precisa desenhar? :)

junior 4x4
14/11/2009, 18:52
gostaria de agradecer a atenção de todos, quem me diagnosticou foi a casa do lada (terra e aventura) mas não senti firmeza neles, então fui até a oficina do gonzo 4x4, ele trocou as peças citadas, ficou bom por 3 dias depois começou dinovo, o sensor é novo, bomba de agua, limpeza radiador, tampa do radiador, vou fazer teste com o marcador do painel.... mas hoje pela manhã tirei a tampa do radiador e dei a partida e espirrou muita agua foi lá em cima do teto, isso é sinal do cabeçote queimado né ?

Obrigado
:concordo:

Edintruder
14/11/2009, 21:25
Opa, tá saindo pressão pelo radiador?
Isso sim é junta.

Girti
15/11/2009, 23:19
gostaria de agradecer a atenção de todos, quem me diagnosticou foi a casa do lada (terra e aventura) mas não senti firmeza neles, então fui até a oficina do gonzo 4x4, ele trocou as peças citadas, ficou bom por 3 dias depois começou dinovo, o sensor é novo, bomba de agua, limpeza radiador, tampa do radiador, vou fazer teste com o marcador do painel.... mas hoje pela manhã tirei a tampa do radiador e dei a partida e espirrou muita agua foi lá em cima do teto, isso é sinal do cabeçote queimado né ?

Obrigado
:concordo:

Se você ligar o motor com o radiador sem tampa, a água irá espirrar, pois é para isto que serve a bomba d'água, ou seja, ela "empurra" a água que, não encontrando obstáculo, irá sair pela tampa do radiador.
Se o cabeçote estivesse queimando a água iria se misturar ao óleo, além de "desaparecer" do sistema sem vazamento visível.

Leve seu Niva a um mecânico competente e honesto (eu já sugeri o Wilson) e deixe que ele analise o problema para você.

junior 4x4
16/11/2009, 00:01
ok gil... mas se meu sistema de arrefecimento é todo novo e limpo, salvo a termostatica (que esta vazada) que não faz meu motor aquecer, o que mais poderia ser na sua opinião ? ja fui na terra e aventura e na oficina do gonzo 4x4 e falarão a mesma coisa....socorooo :evil:

Girti
16/11/2009, 00:19
ok gil... mas se meu sistema de arrefecimento é todo novo e limpo, salvo a termostatica (que esta vazada) que não faz meu motor aquecer, o que mais poderia ser na sua opinião ? ja fui na terra e aventura e na oficina do gonzo 4x4 e falarão a mesma coisa....socorooo :evil:

Já respondi, via MP, à sua MP.

Gustavo Niva
16/11/2009, 01:26
Sempre que é necessário fazer isso com a válvula termostática, deve ser entupida a mangueira pequena curva que une direto ao bloco. Esse caminho é mais curto e com menor restrição ao fluxo, aliada à uma densidade menor da água quente, a bomba acaba puxando a água quente e não a água fria.Quando comprei o meu tava sem a valvula e (nem lembrava) com essa mangueira fechada... o carro nunca chegava aos 90oC...


Deu pra entender ou precisa desenhar? :)Não precisa desenhar, mas sempre ajuda... :mrgreen:

junior 4x4
17/11/2009, 18:59
È o niva tá com o cabeçote 5 milimetros abaixo do aceitavél, por isso superaquecia, quando abrimos a junta tava quase queimada, mas o que me ferrava era o cabeçote já plainado varias vezes, coisa de um antigo dono f.d.p e mecanico igual.....agora é abrir a carteira de novo:(
cabeçote semi novo a base de troca 600 latinhas
juntas 80 latinhas
m.o 180 latinhas...
isso que semana passada encostei pra uma geral e se forão 1.300 R$ :cry:

Espero não ter que gastar mais nesse bruto esse ano.. mas gosto do carro, quero curtir muito com ele....

Edintruder, Girti, Gustavo, shuther4x4 agradeço de coração as dicas..
Pego ele na quinta e vou-me para a serra da bocaina passar o feriado, segunda posto fotos e com fé em deus ele vai me levar até
lá sem problemas...

abração

shuther4x4
17/11/2009, 19:27
Pego ele na quinta e vou-me para a serra da bocaina passar o feriado, segunda posto fotos e com fé em deus ele vai me levar até
lá sem problemas...

abração

Pode ter certeza disso! Mas sinta o carro antes de encarar a viajem.
Recentemente fizemos 1300km e todos nivas foram e voltaram.
veja em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41552&page=305

abraços e quem sabe não combinamos um passeio outra hora!

Girti
17/11/2009, 20:05
ok gil... mas se meu sistema de arrefecimento é todo novo e limpo, salvo a termostatica (que esta vazada) que não faz meu motor aquecer, o que mais poderia ser na sua opinião ? ja fui na terra e aventura e na oficina do gonzo 4x4 e falarão a mesma coisa....socorooo :evil:

Júnior, conversei hoje com o Wilson a respeito do seu problema, e ele acha que o que pode estar acontecendo é o seguinte:

Há um sensor de temperatura (vulgo "cebolinha") da Fiat que serve no Niva, e é usado com freqüencia. Este sensor tem a cor preta. O que o Wilson observou é que existe um sensor que é visualmente quase idêntico, exceto que é vermelho. É o sensor usado nos Fiat que, ao invés de um marcador de temperatura, têm uma luz vigia. Embora ele seja muito parecido com o preto, que é usado nos Fiat que têm marcador de temperatura, ele não serve nestes últimos, causando leituras erradas da temperatura.

Resumindo: se o sensor que foi instalado em seu Niva for o sensor vermelho dos Fiat, pode ser que seja ele o vilão da história, por estar provocando uma leitura errada da temperatura do motor.

Girti
17/11/2009, 20:09
È o niva tá com o cabeçote 5 milimetros abaixo do aceitavél, por isso superaquecia, quando abrimos a junta tava quase queimada, mas o que me ferrava era o cabeçote já plainado varias vezes, coisa de um antigo dono f.d.p e mecanico igual.....agora é abrir a carteira de novo:(
cabeçote semi novo a base de troca 600 latinhas
juntas 80 latinhas
m.o 180 latinhas...
isso que semana passada encostei pra uma geral e se forão 1.300 R$ :cry:

Espero não ter que gastar mais nesse bruto esse ano.. mas gosto do carro, quero curtir muito com ele....

Edintruder, Girti, Gustavo, shuther4x4 agradeço de coração as dicas..
Pego ele na quinta e vou-me para a serra da bocaina passar o feriado, segunda posto fotos e com fé em deus ele vai me levar até
lá sem problemas...

abração

:shock: :shock: :shock: Estranho... se o cabeçote estava baixo demais, o motor devia estar batendo pino, devido a taxa de compressão excessivamente alta! Ele estava batendo pino? Sei não, acho difícil imaginar que seja este o motivo do superaquecimento (se é que havia superaquecimento, e não leitura errada da temperatura)... :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Flugêncio
17/11/2009, 21:47
È o niva tá com o cabeçote 5 milimetros abaixo do aceitavél, por isso superaquecia, quando abrimos a junta tava quase queimada, mas o que me ferrava era o cabeçote já plainado varias vezes, coisa de um antigo dono f.d.p e mecanico igual.....agora é abrir a carteira de novo:(
cabeçote semi novo a base de troca 600 latinhas
juntas 80 latinhas
m.o 180 latinhas...
isso que semana passada encostei pra uma geral e se forão 1.300 R$ :cry:

Espero não ter que gastar mais nesse bruto esse ano.. mas gosto do carro, quero curtir muito com ele....

Edintruder, Girti, Gustavo, shuther4x4 agradeço de coração as dicas..
Pego ele na quinta e vou-me para a serra da bocaina passar o feriado, segunda posto fotos e com fé em deus ele vai me levar até
lá sem problemas...

abração

Tenho um cabeçote aqui em excelente estado, completo R$300,00.

Edintruder
18/11/2009, 15:36
Esse cabeçote rebaixado deve ter sido preparado pra ser usado com álcool.
Tem muita gente que faz isso, na tentativa de economia faz essas porquices.
Mas podes optar em usar álcool e manter o motor assim ou voltar para gasolina. Esse cabeçote poderia ser vendido como cabeçote para Niva a álcool. Com certeza conseguirias um bom valor, pois quem aplainou desse jeito sabia o que estava fazendo. 5mm é muita coisa pra ficar aplainando de 0,25 em 0,25mm.

junior 4x4
23/11/2009, 20:18
Depois de ficar alguns R$ mais duro, meu problema se resolveu, de inicio era a bomba de agua mas com o cabeçote fora de padrão não resolveu meu problema, ai quando fiz o cabeçote a bomba nova deu pau, agora trocando a bomba de agua novamente e fim do problema de super aquecimento.. gloria a deus....
obrigado a todos..
favor finalizar topico...

Edintruder
23/11/2009, 21:47
Não precisa finalizar, é bom deixar aberto para futuros problemas e evita-se abrir novos tópicos.

junior 4x4
24/11/2009, 01:51
:concordo:

Gustavo Niva
24/11/2009, 13:05
Depois de ficar alguns R$ mais duro, meu problema se resolveu, de inicio era a bomba de agua mas com o cabeçote fora de padrão não resolveu meu problema, ai quando fiz o cabeçote a bomba nova deu pau, agora trocando a bomba de agua novamente e fim do problema de super aquecimento.. gloria a deus....
obrigado a todos..
favor finalizar topico...Camarada Jr... já que tu já gastou um bocado aí, pensa carinhosamente :oops: em gastar mais um pouco e reinstalar a válvula termostática (acho que ainda tá sem, certo?)... apesar de alguns não acharem essencial essa válvula, te garanto que 99,999% dos niveiros recomenda usar ela...

[]s,

GARCIA/SP
24/11/2009, 16:57
Camarada Jr... já que tu já gastou um bocado aí, pensa carinhosamente :oops: em gastar mais um pouco e reinstalar a válvula termostática (acho que ainda tá sem, certo?)... apesar de alguns não acharem essencial essa válvula, te garanto que 99,999% dos niveiros recomenda usar ela...

[]s,

X2:concordo:

azeredotech
27/12/2009, 23:41
Ola camaradas,

Estou com um problema parecido com o do Junior, já troquei tampa, fiz limpeza e minha bomba é nova, parti para a valvula. Estou com uma dúvida, percebi que a base a valvula esta afundando junto com a tampa ( foto 2) e na mesma base tem uma abertura (foto1). É normal? Quanto retire a peça ela estava com a tampa aberta. Qual é o padrão aberta ou fechada?

desde de já agradeço a todos...

Edintruder
28/12/2009, 00:05
O padrão é fechada e com o aquecimento da mola ela se abre.

junior 4x4
02/05/2010, 01:02
Ola niveiros...

A quem interessar tenho uma valvula termostatica origal russa que comprei na casa do lada, mas só depois que descobri que meu problema era bomba de agua, acabei com a valvula parada, paguei 85 R$, 65 reais avista leva :D tenho tambem kit para levantar o nivão cerca de 4 cm são calços fabricados em nylon e polietileno iguais os da sarancar quero 90 reais... se ficar com os dois itens faço um bom desconto...
contatos geraldocorreiajr@yahoo.com.br (geraldocorreiajr@yahoo.com.br)

abraços

Luiz Lacerda
30/08/2015, 10:32
Se a válvula termostática está vazia, desmiolada ou amassada, com certeza o motor irá
superaquecer sim. No caso, quando desligas o motor sem a válvula estar como deveria, a água pára de ser puxada do bloco e começa a trocar com a água do radiador em função da diferença da densidade da água do bloco quente com a água fria no radiador. E com certeza quando liga o motor, por um momento acaba puxando a água mais densa do radidor e baixa a temperatura, porém isso é um erro primário de muitos mecânicos e mexânicos.

O que o pessoal não consegue entender é que a válvula termostática define o fluxo da água nesse motor.

Sempre que é necessário fazer isso com a válvula termostática, deve ser entupida a mangueira pequena curva que une direto ao bloco. Esse caminho é mais curto e com menor restrição ao fluxo, aliada à uma densidade menor da água quente, a bomba acaba puxando a água quente e não a água fria.

Deu pra entender ou precisa desenhar? :)


Pode ter certeza disso! Mas sinta o carro antes de encarar a viajem.
Recentemente fizemos 1300km e todos nivas foram e voltaram.
veja em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/41552-encontros-de-nivas-regiao-de-sorocaba-305.html

abraços e quem sabe não combinamos um passeio outra hora!


Bom dia!

Pessoal sou novo por aqui, mas estava enfrentando o mesmo problema que o camarada Junior, a valvula termostática estava desmiolada, e meu russinho estava ficando quente muito quente, segui o conselho do camarada Edintruder e pronto parece que o problema ta resolvido... irei comprar outra valvula assim que possivel muito obrigado pela ajuda embora eu não tenha participado da discussão, o post foi muito valido pra mim obrigado!!