Ver Versão Completa : Chaleira ou não chaleira
andre_belem
13/11/2009, 11:06
Prezados,
meu jotinha dos sonhos está na garagem do antigo dono, que pouco liga/usa. Eu pretendo comprá-lo mas vou usar como carro do dia a dia (cidade) e de fins de semana saio para passear em trilhas aqui por perto..nada radical porque quero minha filhota de 6 anos como navegadora.
É um J ano 95 standard simples e com alguns bons problemas, mas lataria, chassi, suspensão legais e motor original.
A minha dúvida é se vou ter dor de cabeça com o XUD original na cidade nesse dia a dia. Será que só um intercooler resolve o problema ? Aqui em Santos infelizmente não tem gente habilitada com o JPX.
Aceito sugestões..na esperança de concretizar meu sonho de ter um Jota.
Abraços
MARCOS AFONSO
13/11/2009, 11:40
Fla ANDRE, blz,
voce tem duas opçoes;
1ª- fazer o motor com o Valdemar de mogi ( não sai barato ) que fica bom.
2ª- põem logo um Ap2.0 ou um GM 151( opala 4cc ) que fica bom.
se ficar remendando o xud terá problemas eternos.
procure no forum que vai encontrar muitos relatos que irão esclarecer bastante.
abraços..........
Martin Melcop
13/11/2009, 11:52
Andre,
Sendo sincero, se vc quer algo para não se preocupar procure um Samurai 98 ou Jimny.
São relativamente bons e vão te dar menos dor de cabeça.
Eu tenho meu J há seis anos, e decidi (depois de gastar muito) trocar e colocar o MWM.
Martin
Andre, como o marcos disse, um XUD by valdemar é seguro que não vai ter dor de cabeça....mas com o motor original a chance de ficar quebrando toda hora não é pequena.
abs
andre_belem
13/11/2009, 23:08
Humm...obrigado pelas dicas.
Só mais uma coisa: quando vcs falam em XUD By Valdemar, estamos falando de que e de quanto mais ou menos ?
Falo isso porque gosto da cara do Jota ! seria uma pena muito grande deixar essa oportunidade passar.
Barão Vermelho
14/11/2009, 00:25
Ola camarada eu fiz o meu motor com o valdemar , e ele faz a retifica do motor melhorando o desempenho e acabando com o problemAa de aquecimento, o motor fica outro, o custo depende do que vc vai fazer e do estado do seu motor , vc pode fazer aos poucos, a oficina dele fica em mogi das cruzes. valeu
Eduardo Tescarollo
14/11/2009, 08:59
Humm...obrigado pelas dicas.
Só mais uma coisa: quando vcs falam em XUD By Valdemar, estamos falando de que e de quanto mais ou menos ?
Falo isso porque gosto da cara do Jota ! seria uma pena muito grande deixar essa oportunidade passar.
Amigo, não é necessário fazer o motor para acabar com o problema de aquecimento, utilize a ferramente "pesquisa" e vai encontrar as soluções que precisa. A proposito a chaleira já esquentou com voçê? Me parece que voçê ainda nem andou e ta procurando problema talvez aonde não exista.
Blz
Augusto Braga
14/11/2009, 14:48
Boa Tarde,
Tenho Jota a quase 5 anos,uso pneus agressivos p/ não precisar forçar o motor, tomo certos cuidados e faço manutenção preventiva, respeito as limitações e sempre voltei rodando das Trilhas. Dono de Jota tem que ter um conhecimento bom de mecanica e saber usar uma ferramenta. Tb é bom soltar uma bieleta como recomenda o Joãoponeiz.
Abrs
andre_belem
14/11/2009, 19:23
Oi Eduardo..andei pouco. Mas sei que vai dar xabu pois o dono antigo quebrou a transmissão cruzada e nem sabe quanto o motor já andou. Eu dei uma boa olhada e está funcional, mas quero ter um carro que não me dê dor de cabeça.
Olhei muito a sua configuração e pesquisei. Concordo com as mudanças preventivas: usinagem dos cilindros, retifica e junta de aço para dar um upgrade, o intercooler essencial (embora eu acho que dá para garimpar outros que não o da L200) e um cuidado especial na bomba injetora. Essa eu acho que não precisa mudar pois a turbina me parece boa e a injeção tambem...mas no olhometro é dificil. A decisão vai ser provavelmente manter $$ em reserva na poupança para uma troca emergencial.
O que eu queria saber é quanto sai mais ou menos pelo Valdemar essa modificações básicas...mas já decidi ! vou ligar paraa Máxima em mogi na segunda e perguntar...e quem sabe deixar o carro por lá (dificil vai ser arrumar carona de volta hehehe).
Eu pensei em desbravar a área aqui em santos, conversando com o Kiko, mecanico de 4x4 na região, mas acho que o melhor é realmente deixar pelo valdemar. Pesquisei muito até agora e sei que não foi 1/10 do que eu preciso.
Bem....vou fazer um blog do Jota com TODAAASS as modificações. Vamos ver se vinga rsrs
A proposito, uma pergunta de amador: se eu quisesse trocar a cor (de amarelo para uma pintura militar americana - tipo "tempestade do deserto"), é possivel ? será que fica muito feio ? andei brincando com o Corelpaint para ver rsrs mas fcou uma meleca.
Um grande abraço e obrigado novamente por todas as opiniões.
André
casbetto
14/11/2009, 21:05
O Super Xud é outra coisa, subir nas ladeiras, arrancar e não queimar embreagem é um jipe bem esperto na estrada.
O JPX com o Super Xud não lembra o velho Xud, perdi finalmente a doença de ficar olhando os termômetros e estar sempre na torcida, "desce ponteiro!!!" ou "iii acho que vai aquecer!!!".
Estou totalmente satisfeito, e a pressão da turbina que ficou com 0,6 kg.
Gostei do resultado do J, para mim que andava com o velho Xud estar com o Super Xud é muito bom.
O que ficou melhor foi manter o JPX bem próximo do original e do JPX com Xud TF, sei que a manutenção do motor diesel é bem mais cara que os gasolina e álcool.
O custo dessa adaptação só o motor não ficou caro nos padrões de retíficas de motores diesel, pelo que verifiquei com camaradas que fizeram retíficas nos Xud's o custo é muito igual ao do Super Xud, eu gastei mais por ter colocado BI nova, intercooler e elevação da carroceria, coisas que podem ser feitas ou não, só as modificações de refrigeração e do motor já fazem os problemas do Xud serem passado, o que mais vier é para a melhora do motor.
E do jeito que o pessoal está descartando os Xud's, manter ele é o que tem de mais em conta em motor diesel.
Valeu!
gvogetta
14/11/2009, 23:42
Salve André!
Sou um que andou muito (quase 5 anos e 70.000 Km) com o XUD original, com suas dúvidas, gastos e problemas e afirmo: manter o XUD-9A "original" é problema certo, hoje ou daqui a um ano. Claro que tudo vai depender do estado atual do motor e principalmente do quanto ele já foi "judiado" (a maioria, dado o desconhecimento sobre este motor entre os nossos "mexânicos", já o foi). Dependerá também do uso (=pé) do motorista, pois como já foi dito aqui em outra msg ele tem suas limitações.
Remédios existem, e vários, muitos deles tecnicamente controversos. Intercooler, limpeza/manutenção/modificações no radiador, eliminação do by-pass do circuito de arrefecimento, eliminação da termostática, acionamento manual de ventoinhas, sensores de temperatura a mercúrio, enfim, ajudarão a manter o motor como está por algum tempo. Todas as soluções a título de remédio envolvem custos e resultados muitas vezes incertos. Se somar os custos aqui e ali desses "remendos", dependendo do caso (e da sorte) muitas vezes chegará perto do custo de uma solução, digamos, mais definitiva.
Soluções existem e, invariavelmente, envolvem custos pouco mais expressivos: Super XUD by Valdemar, repotencialização com outros motores (álcool, gasolina ou diesel, dependendo do gosto e do bolso do cliente), enfim, são opções que garantirão menos stress e mais diversão por muito mais tempo que s citadas antes.
Quanto à questão da cor, gosto é gosto. Acho o padrão desert storm bacana. Não é difícil de encontrar quem execute não. No Rio pode-se procurar o pessoal do CVMARJ, que vive restaurante viaturas militares e possuem vasto material sobre insígnias e pinturas, como receitas de tintas e padronagens. Creio que eles podem ainda te indicar quem faz as pinturas para eles.
A questão legal (DETRAN), pelo menos aqui no Paraná não é problema. Eu mesmo já mudei minha viatura de cor e não enfrentei qualquer problema, mas sei que os DETRANs de SP e RJ são mais chatos. Creio que um bom despachante pode te assessorar bem nesta questão. Aqui eu mesmo dei entrada com o pedido de troca de cor (paguei uma taxinha), fiz uma vistoria (bem sossegada), executei o serviço e, uma vez concluído, voltei ao DETRAN para nova vistoria final (nova taxinha, mas a vistoria também foi sossegada) e, voi-lá, saí com o documento Ok, na cor nova.
Abraço,
Boa Tarde,
Tenho Jota a quase 5 anos,uso pneus agressivos p/ não precisar forçar o motor, tomo certos cuidados e faço manutenção preventiva, respeito as limitações e sempre voltei rodando das Trilhas. Dono de Jota tem que ter um conhecimento bom de mecanica e saber usar uma ferramenta. Tb é bom soltar uma bieleta como recomenda o Joãoponeiz.
Abrs
:concordo::concordo::concordo::concordo:
fora que me rebocou na dutra por muitos km sem problema de aquecimento...
abs
Eduardo Tescarollo
16/11/2009, 10:12
Oi Eduardo..andei pouco. Mas sei que vai dar xabu pois o dono antigo quebrou a transmissão cruzada e nem sabe quanto o motor já andou. Eu dei uma boa olhada e está funcional, mas quero ter um carro que não me dê dor de cabeça.
Olhei muito a sua configuração e pesquisei. Concordo com as mudanças preventivas: usinagem dos cilindros, retifica e junta de aço para dar um upgrade, o intercooler essencial (embora eu acho que dá para garimpar outros que não o da L200) e um cuidado especial na bomba injetora. Essa eu acho que não precisa mudar pois a turbina me parece boa e a injeção tambem...mas no olhometro é dificil. A decisão vai ser provavelmente manter $$ em reserva na poupança para uma troca emergencial.
O que eu queria saber é quanto sai mais ou menos pelo Valdemar essa modificações básicas...mas já decidi ! vou ligar paraa Máxima em mogi na segunda e perguntar...e quem sabe deixar o carro por lá (dificil vai ser arrumar carona de volta hehehe).
Eu pensei em desbravar a área aqui em santos, conversando com o Kiko, mecanico de 4x4 na região, mas acho que o melhor é realmente deixar pelo valdemar. Pesquisei muito até agora e sei que não foi 1/10 do que eu preciso.
Bem....vou fazer um blog do Jota com TODAAASS as modificações. Vamos ver se vinga rsrs
A proposito, uma pergunta de amador: se eu quisesse trocar a cor (de amarelo para uma pintura militar americana - tipo "tempestade do deserto"), é possivel ? será que fica muito feio ? andei brincando com o Corelpaint para ver rsrs mas fcou uma meleca.
Um grande abraço e obrigado novamente por todas as opiniões.
André
André,
Mesmo o Valdemar a distancia não vai conseguir um orçamento preciso para voçê. Tudo depende do estado do motor. Na minha opinião acho que deve andar com o carro, ver os problemas e depois tomar a descisão. Quando comprei o meu ele gastava 1 lt de óleo a cada 500 km, por conta dos retentores do cabeçote, eu andei assim por mais de um ano, foi quando descobri o Valdemar e fiz o up-grade (o meu foi um dos primeiros que ele fez). Quando abriu meu motor a parte de baixo (Pistão, anel vira) estava tudo em ordem, ai o que economizei, gastei na troca de turbina, B.I. e intercoolei, e mesmo antes meu carro já não esquentava, mas mesmo assim fiz umas modificações proposta pelo Valdemar e melhou mais ainda.
Abraço.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.