Conectar

Ver Versão Completa : Bomba Injetora

landcabofrio
13/11/2009, 10:39
Olá Jipeiros, tive um problema na minha bomba injetora e consegui todas as peças a preços de São Paulo na ZARONI de Cabo Frio, eles tem equipamento BOSCH para regulagem e resolveram meu problema no mesmo dia. Segue contato para quem estiver viajando pela região.
www.zaroni.com.br
22-2646-7881
Abraço a todos!
Land Cabo Frio.

picapesgm-Kiko
22/11/2009, 21:22
Olá

Aqui em SP tem um Bombista q faz ajustes extraordinarios.

CF Bombas Itaquaquecetuba - SP
11-46486359
Cicero

Xirú_véio
11/08/2010, 16:49
Amigos
Poderiam me dar uma idéia de custo para regulagem da bomba injetora / bicos - motor maxion international 2.5 - defender 110 2003?
Estou em Ilhéus-BA e gostaria de ter uma base de custo quando levar a viatura à alguma oficina.
Grato

Xirú_véio
13/08/2010, 06:46
E aí, pessoal?
Será que consideram a pergunta idiota demais para ser respondida?

Carlão Rover
13/08/2010, 09:23
Se tirar a bomba para regular em bancada vai sair por volta de 1200,00reais.se achar alguém que regule sem ser na bancada sai por menos.

caique
13/08/2010, 10:26
E aí, pessoal?
Será que consideram a pergunta idiota demais para ser respondida?

Xirú, aí em Ilhéus tem um cara que manja de defender, é o Zumbi (073) 36348275, ele deve conhecer alguém que trabalhe com bomba.

abçs

ka2
13/08/2010, 10:59
Se tirar a bomba para regular em bancada vai sair por volta de 1200,00reais.se achar alguém que regule sem ser na bancada sai por menos.
Carlão, como saber que a bomba precisa ser regulada? que tipo de sinais a viatura dá?

abçs

Carlão Rover
13/08/2010, 21:03
Esta pergunta não poderei responder pois não tenho experiência direta com bombas...Seria apenas suposição.Vamos aguardar alguém que domine o assunto palpitar.

Abraço.

SERGIO AUGUSTO
13/08/2010, 21:22
Fala Xirú:
Bomba injetora bem regulada, só em banacada, sintomas de bomba e bicos com possiveis problemas; excesso de fumaça, falta de força, aceleraçào lenta, falhamento, etc. Pra ter certeza, aí tem que tirar e levar no "aparelho". Ai na região, lugar confiável, lá na ITADIL/ITAREL, em Itabuna. Sou filho daí da região, Uruçuca, conheço bem a galera que mexe com diesel ai. Em Itabuna, tem um mecanico, nosso amigo, o Augusto(conhecido como Cosme), agora não tenho o telefone dele, mas meu pai tem, se voce quiser peço pro velho e passo o telefone pra voce. Ele pode dar uma olhada na sua máquina, e as regulagens de bomba e bico, é na Itadil/Itarel.
Abraço ai, conterraneo.
Sérgio

Carlão Rover
13/08/2010, 21:52
Todos os sintomas citados pelo Sergio, podem ser várias coisas além da bomba...Isso que é o problema...

SERGIO AUGUSTO
13/08/2010, 22:01
Todos os sintomas citados pelo Sergio, podem ser várias coisas além da bomba...Isso que é o problema...
X2!!
Por isso que digo, que pra ter certeza se a bomba tá mal, só levando na bancada. Até filtro entupido, causa alguns dos sintomas que citamos.
Abraço
Sérgio

Xirú_véio
16/08/2010, 07:38
Obrigado, Carlão.
Abçs

Xirú_véio
16/08/2010, 07:40
Obrigado, Caique. Vou atrás do Zumbi.
Abçs

Xirú_véio
16/08/2010, 07:57
Fala Xirú:
Bomba injetora bem regulada, só em banacada, sintomas de bomba e bicos com possiveis problemas; excesso de fumaça, falta de força, aceleraçào lenta, falhamento, etc. Pra ter certeza, aí tem que tirar e levar no "aparelho". Ai na região, lugar confiável, lá na ITADIL/ITAREL, em Itabuna. Sou filho daí da região, Uruçuca, conheço bem a galera que mexe com diesel ai. Em Itabuna, tem um mecanico, nosso amigo, o Augusto(conhecido como Cosme), agora não tenho o telefone dele, mas meu pai tem, se voce quiser peço pro velho e passo o telefone pra voce. Ele pode dar uma olhada na sua máquina, e as regulagens de bomba e bico, é na Itadil/Itarel.
Abraço ai, conterraneo.
Sérgio
Obrigado Sérgio.
O problema com minha viatura é trepidação excessiva na marcha lenta, mas o engraçado é que não acontece pela manhã com o motor frio. A maior trepidação acontece quando saio do trabalho para almoçar (motor aqueceu bem no início da manhã, ficou parado aprox. 5 horas - no sol - motor fica em torno de 45 graus). Quando ele atinge novamente a temperatura em torno de 80 graus, fica normal. Todos os filtros (ar, diesel) foram trocados, e purgo os filtros com frequencia para retirada da água. Já troquei também a válvula termostática.
Não há excesso de fumaça, nem percebi falhas. Talvez um pouco de falta de força e aceleração lenta.
Não tenho certeza se o problema está em bomba injetora/bicos, mas como a viatura está com 160.000 km (está só há 20.000 comigo) talvez seja bom fazer esta regulagem de bomba.
De qualquer forma, pelo custo deste serviço, seria muito bom ter a opinião de um mecânico bom e confiável. Se puder conseguir para mim o telefone do Augusto (Cosme), eu agradeço.
Se precisar de algo da região, estou à disposição.
Obrigado, e um grande abraço.

CGAUER
16/08/2010, 11:46
Caros,

diferentes das bombas injetoras em linha, a nossa bomba (Bosch VE) não tem muitos ajustes, por ser rotativa e infinitamente mais simples que as demais. Isso é muito bom, levando em conta o custo de sua manutenção e disponibilidade de peças.

Talvez a VE seja a mais popular de todas as bombas injetores ao redor do mundo, fabricada inclusive sobe concessão da Bosch pela Denso e outras marcas. Logo as peças das bombas dos Toyotas com motores 2.8, 2.7, 3.0 podem numa emergência ser compartilhadas.

Basicamente numa VE pode se regular externamente: rotação máxima, marcha lenta, débito e avanço (o ultimo tenho minhas dúvidas). Ou seja, se a bomba perdeu seus atributos, só substituindo suas peças.

Eu sou 100% contra intervenções na injetora e bicos a menos que realmente se tenha um problema. Afinal, mecânico bom e de confiança é raro ou mínimo ilusão.

Abastecer Diesel em posto de confiança, sangrar o sedimentador 100km após cada abastecida e trocar o filtro de Diesel a cada ± 15mil Km com filtros de marca boa como Fram, Mann, Tecfill, Bosch ou original da International e nenhum outro mais; a bomba injetora e os bicos podarão tranqüilamente superar a casa dos 250mil km, sem qualquer intervenção.

Em razão de sua simplicidade os problemas numa bomba injetora VE são igualmente simples e basicamente estes:

* desgaste generalizado: dificuldade para pegar com motor quente e baixa potência.
* desgaste da bucha do eixo: vazamento de Diesel pela caixa da correia dentrada

Os nossos injetores são do tipo volume zero e dois estágios. Ou seja, quando estão fechados a agulha expulsa todo Diesel de seu interior, evitando formação de borras e melhor pulverização (atomização). Conforme o débito enviado pela bomba, os injetores possuem duas pressões de injeção melhorando a queima e evitando fumaça em rotações altas.

Problemas dos injetores:

perda de pressão: excesso de fumaça e dificuldade de partida.
vazamentos: fumaça e dificuldade na partida.
sujeira: quase não se percebe a diferença depois de limpar!

O MAIOR INIMIGO DO SISTEMA DE INJEÇÃO É A ÁGUA!

Misturada ao Diesel ela separará o enxofre, transformando-o em ácido sulfúrico; o mais poderoso e corrosivo de todos os ácidos. Em contato com as paredes de aço de extrema dureza, o ácido sulfúrico oxidará em questão de pouquíssimo tempo suas superfícies e assim aumentará suas tolerâncias até finalmente começar a perder pressão.

O filtro de Diesel normalmente é o melhor indicativo de como está a injetora. Achou ferrugem e água em sua saída; provavelmente a injetora também sofreu danos.

Antes de mexer na bomba e bicos, verifique o seu ponto e o estado da correia dentada. Uma correia solta pode dar exatamente este sintoma de vibração, seguido de fraco barulho como "tic-tic-tic-tic" junto a injetora.

Motor bom é aquele que anda sempre com óleo novo, filtros em dia e o mínimo de intervenção. Quanto menos mexer, melhor. No caso dos 300TDI os únicos ajustes periódicos são: ajuste de folga das válvulas e troca da correia dentada. O resto é o básico e necessário: correia auxiliar, etc...

Abraços

Clemente

Xirú_véio
16/08/2010, 14:32
Clemente
Obrigado pelos excelentes comentários, que nos permitem aprender muito.
Como disse, quando adquiri a viatura há 1 ano, com 140.000 km, encaminhei para uma revisão, e dentre vários itens foi trocada também a correia dentada.
O proprietário anterior parecia ser bastante cuidadoso com as manutenções.
De lá para cá, tenho trocado filtros e óleo há cada 5.000km, purgado os filtros de diesel semanalmente, e recentemente troquei fluído de arrefecimento, válvula termostática e óleo de caixas/diferenciais, e regulei as válvulas.
Também tenho abastecido sempre no mesmo posto, aparentemente de confiança.
Vou seguir seu conselho e verificar a correia dentada e o ponto.
É fácil efetuar esta verificação em casa mesmo, com as devidas ferramentas?
Seria normal este problema na correia em apenas 20.000km? (Só utilizo a viatura na cidade e pequenas viagens, sempre no asfalto, mantendo entre 2.000 e 3.000 rpm).
Mais uma vez obrigado, e um grande abraço.
Precisando alguma coisa aqui da região, é só falar.

Carlão Rover
16/08/2010, 16:33
Regular a marcha lenta do nosso motor é um dos quesitos da manutenção de rotina...
Tentaria isso primeiro.
Rode até o motor atingir a temperatura normal de trabalho, e regule o parafuso da baixa rotação da bomba.

Qual a marca da correia que colocou?Se for goodyear eu já trocava pela Dayco por precaução.

Pode ser também vibração por degaste dos coxins do motor, o que também é comum.Falta de força e aceleração lenta é normal das nossas viaturas originais.

Xirú_véio
17/08/2010, 06:36
Carlão

A marcha lenta está ok. Já tentei deixar mais acelerado, mas não resolve.

Quando foi trocada a correia, não acompanhei nem perguntei qual a marca. (Naquela época - minha primeira Land - eu desconhecia muito mais do que hoje - se é que isto é possível - os detalhes da Land).

Você pode me dizer qual a especificação da correia e onde posso encontrar a Dayco? (Lembro que estou em Ilhéus - a disponibilidade de peças é pouca por aqui).
Seria bom trocar também o kit de esticadores? Pode também me ajudar na especificação e local para compra?

E os coxins do motor, onde encontrar?

Abçraços, e obrigado pela ajuda e paciência

Xirú_véio
17/08/2010, 07:09
Carlão
Poderia verificar se estas são as peças corretas para a minha viatura?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151147060-kit-correia-dentada-dayco-tensor-s10-ranger-sprinter-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151175090-coxim-do-motor-land-rover-defender-ntc9416-_JM

Grato

SERGIO AUGUSTO
18/08/2010, 21:12
Obrigado Sérgio.
O problema com minha viatura é trepidação excessiva na marcha lenta, mas o engraçado é que não acontece pela manhã com o motor frio. A maior trepidação acontece quando saio do trabalho para almoçar (motor aqueceu bem no início da manhã, ficou parado aprox. 5 horas - no sol - motor fica em torno de 45 graus). Quando ele atinge novamente a temperatura em torno de 80 graus, fica normal. Todos os filtros (ar, diesel) foram trocados, e purgo os filtros com frequencia para retirada da água. Já troquei também a válvula termostática.
Não há excesso de fumaça, nem percebi falhas. Talvez um pouco de falta de força e aceleração lenta.
Não tenho certeza se o problema está em bomba injetora/bicos, mas como a viatura está com 160.000 km (está só há 20.000 comigo) talvez seja bom fazer esta regulagem de bomba.
De qualquer forma, pelo custo deste serviço, seria muito bom ter a opinião de um mecânico bom e confiável. Se puder conseguir para mim o telefone do Augusto (Cosme), eu agradeço.
Se precisar de algo da região, estou à disposição.
Obrigado, e um grande abraço.
Fala Xiru:
Só agora vi seu post, mas amanha cedo falo com o velho, pego o telefone do Augusto e te passo via MP.
Abraço
Sérgio

SERGIO AUGUSTO
20/08/2010, 19:11
Fala Xiru:
Só agora vi seu post, mas amanha cedo falo com o velho, pego o telefone do Augusto e te passo via MP.
Abraço
Sérgio

Xirú:
O telefone do Augusto(Cosme) é 73 8161 2562, e o do Fabio, filho do Augusto é 73 8159 7037. Caso estes telefones não funcionem(meu pai me disse que tem muito tempo que não liga pra eles), é facil achar a oficina, pois é quase ao lado da ITADIL, e por ali, todo mundo conhece o Augusto(Cosme).
Abraço.
Sérgio

Xirú_véio
23/08/2010, 08:06
Obrigado, Sérgio.
Abçs

Danirock
03/04/2012, 09:43
Prezados,

Há um mês limpei o sedimentador, depois dois de uns 6 meses sem limpar, pois quando comprei a land nem me liguei que o sedimentador tinha que ser limpo com frequencia.
Quando fui limpar entrou ar no sistema, que foi retirado pelo meu mecânico. Um tempo depois, entrou ar novamente e quase que fico na estrada. Depois disso, umas duas vezes na marcha lenta, a aceleração ficou oscilando. Levei ao mecanico que deu umas aceleradas e voltou ao normal. Ele tinha me dito que podia ser bomba, mas eu não acreditei muito.
Bom, levei em uma oficina especializada em injeção diesel bosch e o cara, tirou um parafuso na lateral em saiu uma porrada de limalha e o cara condenou minha bomba e disse que teria que abrir e trocar o reparo. Me cobrou R$ 1500,00. É isso mesmo?
Alguém pode dar uma luz?

Obrigado.

vitor_grotmann
07/04/2012, 11:35
amigos, o que vcs dizem sobre colocar querosene no diesel para limpar a bomba injetora?na pajero do meu soro uma amigo dele que é mecanico disse que poderia colocar tranquilo, pois que isto iria limpar os bicos injetores, estou meio receoso em fazer isso na minha pajero, queria ver com vcs se isso dá certo e se realmente não tem problema nenhum, lembrando que minha pajero é toda mecanica, não tem nada eletrônico nela.
abraços

CGAUER
09/04/2012, 11:10
Vitor,

melhor maneira de manter o motor limpo é fazer como fazemos com nosso corpo:

Boa alimentação e praticar esporte regularmente.

Ou seja, abasteça com Diesel bom (Podium) e procure a cada viagem que fizer com o carro, dar uma boa e prolongada acelerada em meio a uma subida, até praticamente chegar ao limite de rotação. Claro, só faça isso depois de estar com o motor garantidamente aquecido.

Motores Diesel são sensíveis no que diz respeito a faixa de força utilizada. Se utilizados prolongadamente em baixa rotação e baixa força, (abaixo de 50%) correm risco de formar borras nos cilindros, válvulas, bicos, etc... Coloque no Google "cylinder glazing". Em barcos recreativos movidos a Diesel, é de praxe colocar os motores a 100% de carga durante ± 30minutos. A própria Volvo recomenda esta prática para seus motores.

Motores a gasolina sofrem do mesmo problema. Quem não usa toda faixa de potência, corre sério risco de carbonizar o cabeçote e afins e então passam a sofrer de pré-detonações (batidas de pino), pelo fato do carvão acender a mistura antes das velas. Nos gasolina ainda existe o problema do óleo, que quando usados em baixa rotação, sem esquentar para valer, não evaporam os resíduos de combustível do óleo, terminando por comprometer todo o motor com uma terrível borra. O uso na cidade é terrível para qualquer motor, por isso deixo meu Defender na garagem e ando com o Jimny na cidade, que por ter um motor pequeno (1.3) sempre trabalha com vigor, evitando assim qualquer problema.

O Dimensionamento do motor vs uso é muito importante. Não adianta ter um Subaru turbo para andar no trânsito. Em pouco tempo surgirão os problemas. Nos motores a Diesel é ainda pior. Por sorte o motor do Defender é pequeno e isso não chega a ser um grande problema. Agora nos geradores é seríssimo. O dimensionamento dos geradores é uma ciência sui generis.

Respondendo a pergunta, se o estrago estiver feito, melhor colocar um bom Diesel e pegar uma subida de serra com o pé embaixo e giro alto, mas antes tenha certeza de estar com tudo em dia. O querosene diminui a lubrificação dos componentes de injeção... É como limpar uma tábua com lixa; fica limpo, mas alguma parte do material vai embora.

Conclusão; ao invés de ficar limpando, é melhor manter sempre limpo! ;) Mas isso não é novidade, qualquer cardiologista vai dizer isso... rsrs

Abraçooo

Clemente

amigos, o que vcs dizem sobre colocar querosene no diesel para limpar a bomba injetora?na pajero do meu soro uma amigo dele que é mecanico disse que poderia colocar tranquilo, pois que isto iria limpar os bicos injetores, estou meio receoso em fazer isso na minha pajero, queria ver com vcs se isso dá certo e se realmente não tem problema nenhum, lembrando que minha pajero é toda mecanica, não tem nada eletrônico nela.
abraços

vitor_grotmann
10/04/2012, 13:09
Vitor,

Ou seja, abasteça com Diesel bom (Podium) e procure a cada viagem que fizer com o carro, dar uma boa e prolongada acelerada em meio a uma subida, até praticamente chegar ao limite de rotação. Claro, só faça isso depois de estar com o motor garantidamente aquecido.

Motores Diesel são sensíveis no que diz respeito a faixa de força utilizada. Se utilizados prolongadamente em baixa rotação e baixa força, (abaixo de 50%) correm risco de formar borras nos cilindros, válvulas, bicos, etc... Coloque no Google "cylinder glazing". Em barcos recreativos movidos a Diesel, é de praxe colocar os motores a 100% de carga durante ± 30minutos. A própria Volvo recomenda esta prática para seus motores.

Motores a gasolina sofrem do mesmo problema. Quem não usa toda faixa de potência, corre sério risco de carbonizar o cabeçote e afins e então passam a sofrer de pré-detonações (batidas de pino), pelo fato do carvão acender a mistura antes das velas. Nos gasolina ainda existe o problema do óleo, que quando usados em baixa rotação, sem esquentar para valer, não evaporam os resíduos de combustível do óleo, terminando por comprometer todo o motor com uma terrível borra. O uso na cidade é terrível para qualquer motor, por isso deixo meu Defender na garagem e ando com o Jimny na cidade, que por ter um motor pequeno (1.3) sempre trabalha com vigor, evitando assim qualquer problema.

O Dimensionamento do motor vs uso é muito importante. Não adianta ter um Subaru turbo para andar no trânsito. Em pouco tempo surgirão os problemas. Nos motores a Diesel é ainda pior. Por sorte o motor do Defender é pequeno e isso não chega a ser um grande problema. Agora nos geradores é seríssimo. O dimensionamento dos geradores é uma ciência sui generis.

Respondendo a pergunta, se o estrago estiver feito, melhor colocar um bom Diesel e pegar uma subida de serra com o pé embaixo e giro alto, mas antes tenha certeza de estar com tudo em dia. O querosene diminui a lubrificação dos componentes de injeção... É como limpar uma tábua com lixa; fica limpo, mas alguma parte do material vai embora.

Conclusão; ao invés de ficar limpando, é melhor manter sempre limpo! ;) Mas isso não é novidade, qualquer cardiologista vai dizer isso... rsrs

Abraçooo

Clemente

GRANDE CLEMENTE, fiz como você falou abasteci a pajero com o diesel aditivado( o s50 pois na minha cidade ainda não possui o diesel podium , isso foi o que o frentista me falou) enquanto eu estava abastecendo eu vi um aditivo da bardalh max diesel, a minha pergunta é:
seria interessante colocar um aditivo desses no tanque?
iria ajudar a limpeza dos bicos?
se n~]ao teria algum outro aditivo que indicam?
abraços a todos.
Vitor (penetra no fórum land rover)

CGAUER
10/04/2012, 20:13
Vitor,

prefiro o Tunap 332 para Diesel. Homologado no mundo inteiro e feito na Alemanha. Meio difícil de conseguir mas tem uns caras vendendo no Mercado Livre...

Ainda assim, para motor com boa alimentação e saúde, esqueça os aditivos...

Abs

Clemente

GRANDE CLEMENTE, fiz como você falou abasteci a pajero com o diesel aditivado( o s50 pois na minha cidade ainda não possui o diesel podium , isso foi o que o frentista me falou) enquanto eu estava abastecendo eu vi um aditivo da bardalh max diesel, a minha pergunta é:
seria interessante colocar um aditivo desses no tanque?
iria ajudar a limpeza dos bicos?
se n~]ao teria algum outro aditivo que indicam?
abraços a todos.
Vitor Grotmann (penetra no fórum land rover)

petcho
11/04/2012, 00:46
Clemente desculpa se a pergunta boba, mas qual seria o limite de rotaçao das nossas lands 300tdi, e qual seria uma faixa de rotaçao adequada pra uso diario??? abraço, Pedro

CGAUER
11/04/2012, 14:02
2000 a 3500 RPM.

Antes de 2000 RPM o turbo não está 100% cheio, gerando assim muita fumaça...
Acima de 3600 RPM é um pouco demais para todos os momentos, mas em uma subida prolongada é o ideal, mantendo assim a refrigeração circulando, no caso: a água dentro do motor, o ar do ventilador através do radiador e o óleo do motor.

Uma vez a cada uso, dou uma bela esticada (somente com motor plenamente aquecido) em uma subida, passando assim ligeiramente dos 4mil RPM de modo a expulsar a sujeira do escape e manter a câmara de combustão bem limpa.

Apesar de ter grande torque em razão do turbo, este é um motor de alta rotação. Ao invés de subir uma ladeira em 5a a 2000RPM, melhor ir de 4a a 2500 RPM.. Tudo agradece..

Abraços

Clemente

Clemente desculpa se a pergunta boba, mas qual seria o limite de rotaçao das nossas lands 300tdi, e qual seria uma faixa de rotaçao adequada pra uso diario??? abraço, Pedro

petcho
11/04/2012, 15:16
muito obrigado Clemente, tenho q providenciar logo um conta giros para começar a monitorar isso.

abraço, Pedro

vitor_grotmann
12/04/2012, 11:03
Vitor,

Abraçooo

Clemente

Clemente, não sei se é coisa da minha cabeça ou se é verdade, depois que abasteci o carro com o diesel s50 melhorou o carro visivelmente, o carro ficou mais leve de conduzir, parecia que ele estava sempre amarado, até minha esposa notou que o carro tava mais solto e as arrancar estavam mais suaves, isso pode ser efeito do diesel que eu coloquei?

abracos
Vitor

Alexandre Tietsche
12/04/2012, 12:11
Notei a mesma coisa que o vítor. Na hora, nem sabia se podia por o S50 só vi que era esse diesel quando ja tinha entrado uns 20L.

Carlos A Paim Jr
14/04/2012, 12:24
Caro Clemente

Inicialmente quero lhe parabenizar pela grande experiência que tem sobre nossos veículos, realmente sua técnica e habilidade impressionam qualquer um. Parabéns mesmo.

Quero te fazer uma pergunta.

As vezes acho minha 110 CSW 300Tdi 2004 um pouco lenta, tenho dificuldades em subidas longas, nunca a usei em estradas de chão, somente em pequenas viagens e na minha cidade. Faço a manutenção preventiva rigorosamente (óleos, filtros etc.)

Meu irmão quer por que quer que eu mande verificar a bomba injetora e os bicos, por ela funcionar perfeitamente, e sei que não é um carro de velocidade, tenho muito medo de abrir, ela esta com 162.000 mil km e o motor foi recentemente revisionado (tem 3 mil km) que fiz ele novamente. Ela quase não sai fumaça.

Consigo andar nela acredito com 100km/h e sei que não é um veículo de velocidade, mas por exemplo em baixa rotação se ligo o ar e a subida é muito ingrene, tenho que engatar primeira marcha.

Abasteço somente em um posto BR.

Todos os filros só uso TECFIL
Fico na dúvida, há duas semanas regulei as válvulas.

Forte abraço.

Obrigado

CGAUER
15/04/2012, 18:25
Valeu Carlos!!

no seu caso, verifique antes de tudo o ponto da bomba injetora e também as mangueiras de admissão de ar do motor.

A mangueira anterior ao turbo (entre o filtro e a turbina) tende a colapsar, principalmente quando se utiliza snorkel.

Verifique também o ajuste das válvulas.

Quando peguei meu 110, ainda com 40mil Km, mal passava de 110km/h... Hoje corre muito.

Abraços

Clemente

Caro Clemente

Inicialmente quero lhe parabenizar pela grande experiência que tem sobre nossos veículos, realmente sua técnica e habilidade impressionam qualquer um. Parabéns mesmo.

Quero te fazer uma pergunta.

As vezes acho minha 110 CSW 300Tdi 2004 um pouco lenta, tenho dificuldades em subidas longas, nunca a usei em estradas de chão, somente em pequenas viagens e na minha cidade. Faço a manutenção preventiva rigorosamente (óleos, filtros etc.)

Meu irmão quer por que quer que eu mande verificar a bomba injetora e os bicos, por ela funcionar perfeitamente, e sei que não é um carro de velocidade, tenho muito medo de abrir, ela esta com 162.000 mil km e o motor foi recentemente revisionado (tem 3 mil km) que fiz ele novamente. Ela quase não sai fumaça.

Consigo andar nela acredito com 100km/h e sei que não é um veículo de velocidade, mas por exemplo em baixa rotação se ligo o ar e a subida é muito ingrene, tenho que engatar primeira marcha.

Abasteço somente em um posto BR.

Todos os filros só uso TECFIL
Fico na dúvida, há duas semanas regulei as válvulas.

Forte abraço.

Obrigado

ka2
16/04/2012, 11:15
Sobre o diesel S50:

Estou tendo a mesma sensação... com o S50 o carro está mais economico, cerca de 8%.... alem de quase nao fazer fumaça....

Comecei a testar os 3 tipos de diesel, S1800 (o cumunzão), o S500 e o S50 (mais dificil de achar...)
O pior consumo acontece com o S1800. Com o S500 nao chega a ser ruim, mas com o S50 é visivelmente melhor.

Não sei a explicação para isso, mas o carro ficou realmente show com o S50.

Abs
Ka2

Clemente, não sei se é coisa da minha cabeça ou se é verdade, depois que abasteci o carro com o diesel s50 melhorou o carro visivelmente, o carro ficou mais leve de conduzir, parecia que ele estava sempre amarado, até minha esposa notou que o carro tava mais solto e as arrancar estavam mais suaves, isso pode ser efeito do diesel que eu coloquei?

abracos
Vitor Grotmann

Lin
06/11/2013, 14:50
Ola!

deixei minha defender na oficina autorizada da Bosch prox da ponte casa verde,
estava fumaçando muito na saída e fazendo 8 km / L, turbina tgv
diagnostico é problema na bomba injetora e os 4 bicos,
fique no situação de refen do fabricante Bosch, os valore absurdo para fazer o reparo,

06 meses de garantia
PEÇAS:
PC 4 BICO INJETOR 792,00 3.168,00
PC 4 ROLETE 40,22 160,88
PC 1 JOGO DE VEDACAO DE BICOS 67,00 67,00
PC 1 CARCACA DA BOMBA 1.046,16 1.046,16
PC 1 BUJAO ROSCADO 109,80 109,80
PC 1 BOMBA DE PALHETA 207,70 207,70
PC 1 REPARO . 77,08 77,08
TOTAL PEÇAS: 4.836,62
MAO DE OBRA TOTAL MAO DE OBRA 660,00

poderia informar se há necessidade trocar só os 4 elementos dos bicos resolveria?
pois o valor de cada elemento do bico é R$ 280,00 x 4 bicos..
iria economizar $.

Abs!

CGAUER
06/11/2013, 15:53
Lin,

este é o famoso orçamentode porteira fechada.

Geralmente o sistema de injeção dura bons 300mil Km sem qualquer ajuste ou troca. Excesso de fumaça geralmente é a bomba fora de ponto.

Geralmente trocar apenas os bicos (a ponta da canet) custa ± R$ 1000 para os 4. Refazer a bomba e embuchar a carcaça (ao invés de trocar) custa outros R$ 1000. Mas para isso é importante não dizer que seu carro é um LR, ou seja, precisa desmontar tudo em casa e levar no bombista fora do carro.

Abs

Clemente

Ola!

deixei minha defender na oficina autorizada da Bosch prox da ponte casa verde,
estava fumaçando muito na saída e fazendo 8 km / L, turbina tgv
diagnostico é problema na bomba injetora e os 4 bicos,
fique no situação de refen do fabricante Bosch, os valore absurdo para fazer o reparo,

06 meses de garantia
PEÇAS:
PC 4 BICO INJETOR 792,00 3.168,00
PC 4 ROLETE 40,22 160,88
PC 1 JOGO DE VEDACAO DE BICOS 67,00 67,00
PC 1 CARCACA DA BOMBA 1.046,16 1.046,16
PC 1 BUJAO ROSCADO 109,80 109,80
PC 1 BOMBA DE PALHETA 207,70 207,70
PC 1 REPARO . 77,08 77,08
TOTAL PEÇAS: 4.836,62
MAO DE OBRA TOTAL MAO DE OBRA 660,00

poderia informar se há necessidade trocar só os 4 elementos dos bicos resolveria?
pois o valor de cada elemento do bico é R$ 280,00 x 4 bicos..
iria economizar $.

Abs!

roberto.cardoso@ig.com.br
06/11/2013, 16:21
Falando em BI... tenho 100% de certeza que a minha está fora de ponto... principalmente pelo diagnóstico de fumaça branca (e olha que já temos papa) com o motor frio e o carro engrenado em descidas.

Existe algum manual de referência bosch ou mwm de como colocar a BI no ponto certo?

Abraços

Lin
06/11/2013, 17:53
Clemente,

obrigado pela inf.

Lin,

este é o famoso orçamentode porteira fechada.

Geralmente o sistema de injeção dura bons 300mil Km sem qualquer ajuste ou troca. Excesso de fumaça geralmente é a bomba fora de ponto.

Geralmente trocar apenas os bicos (a ponta da canet) custa ± R$ 1000 para os 4. Refazer a bomba e embuchar a carcaça (ao invés de trocar) custa outros R$ 1000. Mas para isso é importante não dizer que seu carro é um LR, ou seja, precisa desmontar tudo em casa e levar no bombista fora do carro.

Abs

Clemente

petcho
06/11/2013, 20:03
esse manual mostra como deixar o motor no ponto,

Abraço, Pedro

GLMedina
06/11/2013, 22:50
Minha 110 estava fumaçando de manhã, com motor frio, sem força e bebendo. Estava bolado pois isso ocorreu depois de ter que trocar a junta da bomba d'água (tem que desmontar tudo). O mecânico não colocou no ponto correto (estava adiantado). O que me deixou puto foi que havia gastado 150 pratas para colocar ela no ponto depois da reforma (tinha ficado redondinha e econômica). Passou lindamente pela vistoria anual. Moral da história: tive que gastar 150 pratas de novo para ajustar o ponto. Voltou a ser a delícia que era. Fui para Ibitipoca com ela e está andando uma beleza. Sem fumaça. Uma coisa que não havia me ligado era no que o Clemente falou: verificar o filtro sedimentador 100 km depois de abastecer. Vou começar a fazer isso. Se o cara falou que é uma boa, vamos lá!

roberto.cardoso@ig.com.br
07/11/2013, 10:02
Pedro, obrigado pelo arquivo. O motor esta no ponto, o problema e que a bomba não esta.

Abracos,

esse manual mostra como deixar o motor no ponto,

Abraço, Pedro

Lin
11/11/2013, 20:11
Ola!

o motor da defender ficou 10, mas foi neogciada por R$ 4500,00
nao tive opcao de deixar o carro na oficina, o tempo para comprar importar as pecas da inglaterra ate chegar no brasil,
o dono da oficina ia cobrar para remontar sem fazer nada, por isso optei por fazer o servico,
sugiro trazer os bicos injetora antes de levar na oficina, ou ate trazer a bomba injetora, vai sair muito + brato, achei na net 66 libras a cada bico completo Bosch.

Abs

Lin
26/11/2013, 01:15
Ola!

apos de gastar $$$ conforme post anterior, trocando os reparos, cargaça da bomba e os 4 bicos novos, tirou a fumaça excessiva, fiz a medição com 2 abastecimento, turbina tgv, BF AT medida 285/75 R16, está fazendo só 7,8km/l (maior parte na estrada)...
to !@#&$*%^*.

Wilson Haddad
26/11/2013, 01:47
bom aqui em natal gastei R$ 1,100 pra colocar os 4 bicos da ranger 2.8 + embuchamento da carcaça da bomba injetora troca da escova + umas besteirinhas q n lembro, o carro e outro e praticamente n fumaça

paulo.serejo
21/12/2013, 16:07
Caros,
Estou com um enigma pra resolver. Minha defender 110 está hospitalizada há 15 dias e ninguém encontra a solução. Ela estava com muita fumaça preta. Andei descuidando da troca de filtros de combustível e de ar. Levei ao mecânico (respeitado em Brasília), troquei a correia dentada, regulagem de válvulas, troca de todos os filtros, limpeza do decantador (em cima da roda traseira). Tudo Ok. E a fumaça saindo como uma chaminé. Levei ao bombista, também conhecido na cidade. Fez a bomba toda (2 mil reais). A bomba estava fraca, pois o antigo dono da viatura de São Paulo a havia fechado um pouco, para passar no teste ambiental. O carro ganhou muita força. Beleza. Mas a fumaça piorou! Nas baixas e altas rotações fazia uma cortina negra atrás. Voltei ao bombista. Foram testados bicos novos. Regulagem de válvulas reconferida. Pressões da bomba conforme tabela da Bosh. Pressão da turbina ok. Compressão do motor, um tiquinho abaixo do mínimo (o carro tem 250 mil rodados, supostamente isso é normal). Alimentação de ar, sistema checado, sem obstrução alguma. E fumaçando. Tiramos o escapamento. Fumaça do mesmo jeito. A bomba foi retirada, para ser reconferida. Uma das peças novas colocadas estava partida. Estranho, não? Foi trocada e a bomba funcionou na bancada por 4 hs. Tudo ok. Foi recolocada. E tome fumaça! Sinceramente, não sei o que fazer. Deve haver um detalhe do detalhe que faz fumaçar. Lembrei do caso de uma arruela mal posta que causou um acidente aeronáutico. Não achei nada aqui no forum. Se alguém tiver alguma sugestão, me avise. O pior é que estou com viagem marcada para Monte Verde em janeiro. Desculpem o tanto que escrevi.
abraços,
Paulo