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Ver Versão Completa : Sugestão - Carburador CJ5 - Motor Willys 71 - 6cc



Jefferson (Zefinha)
12/11/2009, 11:27
Olá, a todos. Apesar de já ler várias vezes o 4x4brasil, me cadastrei recentemente.

Tenho um Jeep ano 73 motor 6CC Willis - Gasolina com um carburador famoso dfv 288, masss apesar do bicho ta limpinho, com o kit novinho e gasolina boa, muitas vezes ele "afoga" (acho eu) quando paro nos semaforos, não eguento mais isso, não tem regra e não é contínuo, mas vire e mexe.

Queria substituir esse carburador por um com mais tecnologia, ao menos diafragma, mas são tantas as recomendações e diferenças que não sei mais qual é o mecanico que fala a verdade ou não. rsrs

Qual devo utilizar? Alguma sugestão?

Me sugeriram até agora
o H40 Deis (mas acho que ele é pra 4cc)
e o Brosol 2E (corpo duplo, mas tem que adaptar a flange)

????????????????????? rsrs socorro.

Segue fotos do atual:

http://www.lj2.com.br/jefferson/carb1.jpg

http://www.lj2.com.br/jefferson/carb2.jpg

Julinot
12/11/2009, 14:27
teu carburador tá bonitinho, feito o meu que peguei hoje na reforma e vou instalar no sábado. mas o afogamento não é só cuasado pelo carburador. eu não sou especialista - sugiro que você pesquise no fórum -, mas acho que pode ter relação com o ponto do motor, com o não funcionamento do avanço centrífugo, etc... você tem ignição eletrônica ?
pesquise no fórum sobre afogamento. o também está limpinho mas pode ter problema no eixo, etc.

abraços...


Olá, a todos. Apesar de já ler várias vezes o 4x4brasil, me cadastrei recentemente.

Tenho um Jeep ano 73 motor 6CC Willis - Gasolina com um carburador famoso dfv 288, masss apesar do bicho ta limpinho, com o kit novinho e gasolina boa, muitas vezes ele "afoga" (acho eu) quando paro nos semaforos, não eguento mais isso, não tem regra e não é contínuo, mas vire e mexe.

Queria substituir esse carburador por um com mais tecnologia, ao menos diafragma, mas são tantas as recomendações e diferenças que não sei mais qual é o mecanico que fala a verdade ou não. rsrs

Qual devo utilizar? Alguma sugestão?

Me sugeriram até agora
o H40 Deis (mas acho que ele é pra 4cc)
e o Brosol 2E (corpo duplo, mas tem que adaptar a flange)

????????????????????? rsrs socorro.

Segue fotos do atual:

http://www.lj2.com.br/jefferson/carb1.jpg

http://www.lj2.com.br/jefferson/carb2.jpg

Jefferson (Zefinha)
12/11/2009, 14:49
Oi, Obrigado pela resposta.
Então já levamos o jeep numa indicação do Portugues 4x4, e o cara disse que o jeep ta no ponto só pelo ouvido, até ai não sei. rsrs
Não tenho ignição eletronica não.

Cacá
12/11/2009, 16:09
E ae Zefinha, blz?

Bota um desborbulhador nele, custa 10 pilas. O meu solex 40 tbem nao acertava, de vez em quando dava uma TPM nele. Com o desborbulhador tá redondinho :concordo: Agora, se for trocar, minha sugestão é o 2E com certeza ;)
Abração,

Jefferson (Zefinha)
12/11/2009, 17:13
O Cara tudo ótimo e você?
Então no caso o que você conhece como desborbulhador é o que eu conheco como retorno?

A unica coisa é que ele está abaixo no nível do carburador, isso daria afogamento ?

Abraços
http://www.lj2.com.br/jefferson/desborbulhador.jpg

Julinot
12/11/2009, 17:15
sim. fala-se muito nesse desborbulhador.
preciso comprar um até sábado, quando instalarei de volta o carburador no meu CJ.
tenho tido problemas de falhas, afogamentos, "morte súbita", dificuldades para pegar... e não estou satisfeito com as tentativas de solução que tem sido realizadas. com o carburador (aparentemente) zerado como agora, vou mexer numa coisa de cada vez, e desenvolver eu mesmo um conhecimento e experiência própria. não espero que ao reinstalar o carburador em meu Jeep todos os problemas se resolvam - sei que provavelmente existem outros problemas. quero descobri-los, e o fórum será um excelente auxiliar. primeiro o carburador zeradinho de volta ao lugar dele, depois, o desborbulhador, ou o ponto do motor, ou o que for necessário e for pintando de idéia para mexer. aprendendo na prática...

abraços a todos.

Kim
12/11/2009, 23:31
Pessoal!

Antes que comece a discussão que é interminável, já vou fazer uma colocação.

O desborbulhador deve ser colocado como na foto postada, abaixo da linha de altura do bura.

Por que?

Porque se houver um problema na bóia do bura, ele não "esvaziará" dentro do bura quando desliugar o motor.

Lucas Nassif
12/11/2009, 23:56
Ei, essa ligação do desborbulhador aí tá errada!
A gasolina da bomba chega na conexão do meio, e a saída pro carburador se dá pela conexão inferior. A do retorno está certa.

Rafaminc
13/11/2009, 10:55
Olá, a todos. Apesar de já ler várias vezes o 4x4brasil, me cadastrei recentemente.

Tenho um Jeep ano 73 motor 6CC Willis - Gasolina com um carburador famoso dfv 288, masss apesar do bicho ta limpinho, com o kit novinho e gasolina boa, muitas vezes ele "afoga" (acho eu) quando paro nos semaforos, não eguento mais isso, não tem regra e não é contínuo, mas vire e mexe.



Zefinha, já olhou se a bóia não está trancando, tentou baixa-la um pouco? Trocou agulha e sede?
Seu problema deve ser bem simples de resolver, se não quer gastar muito, abre esse carburador e acerta o conjunto da bóia, e se vc depende de mecânico e ele não consegue resolver, troca por outro.
Abçs

Jefferson (Zefinha)
13/11/2009, 12:47
Bom dia Lucas e Rafa
Obrigado pelo detalhe do desborbulhador, vou mudar isso amanha sabadão e verificar.
Se não resolver, vou abrir o carburador pra verificar a boia se ela não enrosca em algum lugar, se não conseguir novamente e o problema persistir ai vou pra uma casa de carburação.
Vou postando aqui para os interessados.
Uma hora eu acerto, não é possível.

RBM
13/11/2009, 19:04
Pessoal!

Antes que comece a discussão que é interminável, já vou fazer uma colocação.

O desborbulhador deve ser colocado como na foto postada, abaixo da linha de altura do bura.

Por que?

Porque se houver um problema na bóia do bura, ele não "esvaziará" dentro do bura quando desliugar o motor.

Kim, você tirou uma baita duvida, meu macanico colocou meu desborbulhar como o da foto, mas o motor vivia apagando na estrada, o cara que refez meu carburador falou que o lugar era errado, tinha que ser na linha do carburador e no painel corta foto, hj ele esta desligado.
Pergunto será que apagava pq o mecanico ligou com a toyota? o retorno voltando para a mangueira por um T e não para o tanque?

Kim
13/11/2009, 22:27
Sobre as fotos passadas.
o lucas está completamente correto, no desborbulhador existem 3 pinos.

Superior e mais fino, é o retorno.
Mediano, entrada de combustível,
Inferior, saída para o bura.

A lógica é, para ir somente comb para o bura, qualquer vestígio de ar, subira e irá para o tanque.

Caro RBM.

Não entendi bem sua colocação sobre a toyota, mais o retorno deve ser PARA O TANQUE.

Vamos seguir a lógica.
A gasolina forma muitos vapores de gases, principalmente em dias quentes, formando "bolhas" na linha do combustível.

O desborbulhador tem a função de eliminá-las para que o bura trabalhe de forma uniforme e suave, sem trancos na agulha da bóia

Então, o retorno deve ser ligado ao tanque, para que os gases saiam lá. (explicarei aqui outro princípio já discutido aqui)

Se ligar o retorno novamente na linha, (alguns mexanicos toupeiras fazem isso) os gases sairão pelo retorno do desborbulhador e voltarão para a linha, que irão para o desborbulhador, que causarão pane na bomba de gasolina, que estará no meio do sistema, formando um ciclo do mal.

Entendeu?

O desborbulhador trabalha com a pressão da bomba, por isso, pode ficar abaixo da linha do bura.

Sobre o outro principio que citei.

No engesa a álcool que tinha, o Brancão, afim de melhorar o aproveitramenyo do combustível, fiz da seguinte forma:
Coloquei o desborbulhador no retorno, ficou ótimo, mais queria um melhor aproveitamento, então, adaptei mais uma saída ao tanque, coloquei uma linha até ao carburador.
Então ficaram 3 linhas: Alimentação; Retorno e Gases.

Essa 3ª linha foi ligada à parte superior do carburador, pode ser qualquer lugar antes da borboleta.

Pode ser até no filtro de ar, mais não onde é atmosfera, de ser onde o ar já está filtrado.

Na linha, perto da chegada ao carburador, coloquei um filtro de combustível, novo, para evitar um possível back-fire.

Na minha opinião, esse sistema serve para evitar aquele cheiro terrível de gasolina, bem como aproveitar na queima o que iria evaporar.

Funcionou bem, durante a vida do jipe.

Abraços.

Kim.

matrakaum
14/11/2009, 10:23
Kra ideião esta de usar os gases na queima. Deve melhorar bastante, não eh?