Ver Versão Completa : Motivos de motor esquentar
Aio povada!
É o seguinte, na minha configuração tenho:
Motor AP 1.8 carburado
Radiador do Gol AP 1.6
Ventoinha eletrica do Tempra (bem forte)
Cebolinha que arma nos 75o
Vaso de expansão do motor AP
Água destilada com aditivo (concentração igual ao que manda no rotulo do aditivo)
Sem válvula termoestática
O que acontece é que o motor anda esquentando quando exigido em baixas velocidades, por exemplo, na areia fofa. No asfalto a 70km/h é tranquilo, acho que devido a ventilação devido a velocidade.
A ventoinha dispara direitinho, mas em algumas situações ela nao da conta e eu tenho que parar o carro pra não ferver. O radiador esta bem novinho e bem limpinho, não faz nem 2 meses que troquei, e ele foi limpado, vedado, etc.
Ao meu ver o proximo passo seria a troca do radiador por um maior, mas será que não existe nenhum outro item que poderia causar esse aquecimento, por exemplo, dentro do motor? Motor com borras? Fora do ponto também promove aquecimento (adiantado ou atrasado)? Mais alguma coisa?
Obrigado pela ajuda, pois tenho medo em trocar por um radiador maior, fazer todo o trabalho dos suportes, etc e depois ver que não era ele o vilão...
Alguns itens que acho que atrapalham nessa ventilação:
* Calor de Fortaleza
* Sempre fazer trilhas em horários perto do meio-dia (sol a pino)
* Guincho ocupar uma pequena parte da grade dianteira
* Cofre do motor pequenino de brinquedo
Valeu!
[]s de cabeça quente.
Osvaldo
Edintruder
17/01/2005, 20:02
Experimenta retirar todo esse produto com água destilada do sistema de arrefecimento (guarda para recolocar se for o caso), e coloca água pura, de torneira mesmo, e experimenta, eu tive um Monza 2.0 a álcool que acontecia a mesma coisa e nunca mais me incomodou.
Falow!
Walter L. L. Casitta
17/01/2005, 20:34
Ojaneri,
Eu também tive um problema parecido com esse, era a tampa do reservatório de expansão que não estava segurando os 1 bar de pressão que deveria. Sob pressão o ponto de ebulição da água sobe.
Também acho que você deveria colocar a válvula termostática.
Experimenta retirar todo esse produto com água destilada do sistema de arrefecimento (guarda para recolocar se for o caso), e coloca água pura, de torneira mesmo, e experimenta, eu tive um Monza 2.0 a álcool que acontecia a mesma coisa e nunca mais me incomodou.
Falow!
Ediintrude,
Eu ja usei água normal de torneira, mas a mesma coisa...com a água destilada + aditivo obtive melhores resultados, demorando mais pra esquentar, mas não satisfatórios.
Walter,
As tampas são novas, tanto do radiador quanto do vaso de expansão (troquei-as assim que observei o problema), então creio que nao seja elas. Quanto a válvula, penso em colocar sim, pois meu carro demora um pouco pra atingir o melhor rendimento quando ligado (é a alcool, temperatura de funcionamento ideal de 95 a 100 graus), mas primeiro irei corrigir o problema do aquecimento e depois instalo a valvula.
BTW, as m!#$!!s dos sensores da cronomac de temperatura marcam 105o graus da água e 130o graus do óleo!!! :-) E isso quando o relogio original do Samuca ta no meio, ou seja, normal...
BTW, as m!#$!!s dos sensores da cronomac de temperatura marcam 105o graus da água e 130o graus do óleo!!! :-) E isso quando o relogio original do Samuca ta no meio, ou seja, normal...
Se o oleo estivesse mais quente q isso e a agua mais fria seria sinal de esforço excessivo (aquece primeiro em baixo), se fosse o contrario-agua mais quente q oleo sinal de mistura pobre (dentre outras), porem as temperaturas parecem equalizadas, tanto agua qto oleo nos seus respectivos limiares de normalidade.
Considerando q na estrada a 70km/h ele nao aquece me parece nao ser o caso de mistura pobre, o mais provavel seria a soma de esforço alem do normal (começando por aquecer o oleo e o bloco) e a refrigeraçao nao dando conta do recado sem a ajuda do vento de frente.
Nao é a toa q em avioes a pistao existem 3 marcadores de temperatura: 1) do oleo, 2) da cabeça dos pistoes e 3) do bloco (agua), e só uma leitura do conjunto dos 3 é q fornece um parametro para correçao de eventuais problemas (esforço excessivo/mistura pobre/incapacidade de resfriamento pela refrigeraçao).
Provaveis soluçoes passariam por:
0) verificaçao do ponto correto do motor.
1) verificaçao da giclagem correta/componentes como boia e canetas
2) superdimensionamento do radiador
3) e/ou troca por um de aluminio
4) e/ou troca por um padrao chevrolet com canaletas redondas ao inves de achatadas
5) e/ou adiçao de mais uma ventoinha pela frente (pode ser tentada esta gambiarra antes da troca do radiador pra tentar diagnosticar a falta de capacidade da refrigeraçao do radiador atual)
6) adoçao antecipada da valvula termo-nem q seja uma mais fria (fiat 147 trabalha com 78/81graus) (sem ela a agua q entra no motor nao tem tempo de receber calor do bloco nem de perder calor na colmeia),
7) adoçao de aditivantes no oleo (militec/equivalentes) ou troca do oleo por Lubrax Top Turbo (q é para uso misto: diesel/gasolina/alcool) esse último vai baixar mais a temperatura de funcionamento devido a altissima aditivaçao.
8 adoçao de radiador de oleo
9) adoçao de snorkel - como recurso q diminui a temp dentro da camara de combustao devido a menor temp do ar admtido.
As soluçoes partem do mais facil/provavel problema para as mais dificeis e nao eliminam a experiencia em verificar/detectar o problema relacionando-o com a situaçao do uso na hora em q ele apareceu, como ja esta sendo feito.
valeu
dero,
Valeu pela ajuda! Nao sabia que o óleo realmente trabalha a essa temperatura...pensei que era o relogio!
Esqueci de avisar que ja tenho Snorkel instalado.
Eu notei que em Chevettes com motor AP, eles usam o radiador original do GM Chevette sem problemas nenhum de aquecimento, mesmo em APs preparados. Mas em tamanho ele é equivalente ao que eu uso, que é do Gol. Sera que vale a pena tentar a troca?
Tambem vou dar uma olhada nos do Opala 6cc, mas o dificil vai ser caber no cofre do motor.
Outra coisa que esqueci de mencionar e que talvez eu faça, seria comprar uma ventoinha de a/c e colocar na frente do radiador, ligando ela numa segunda cebolinha, ativada quando o veiculo estivesse mais quente. Sera que funcionaria ?
Valeu!
Eu editei algumas coisas, da uma olhada de novo :wink:
A ideia de ventuinha seria uma saida, mas so resolveria se o problema realmente estiver relacionado com falta de capacidade do sistema de refrigeraçao, e nao precisaria ser necessariamente de a/c (menor capacidade) pode ate ser a normal, so q instalada na frente (maior capacidade), as duas poderiam ser ligadas no cebolao original ( a segunda acionada via rele para prevenir sobrecarga?). Vc pode usar tb nao so a valvula termo do fiat 147, mas tb o cebolao do radiador (q dispara a ventuinha uns 10/15 graus antes da original VW).
Note q a despeito do tamanho dos radiadores citados por vc, a situação de uso é diametralmente oposta, naqueles carros tem a ajuda do fluxo de ar pelo deslocamento (e sendo turbo bota deslocamento nisso), é justamente nessa situaçao q vc perde a refrigeraçao, pq no seu caso o carro esta parado ou se deslocando em baixa velocidade ( sem a ajuda do vento de frente) e o pior exigindo potencia total.
A correta montagem do radiador tb influencia na capacidade de refrigeraçao, com por exemplo no caso dos VW sem os famosos papeloes e envolvem os 4 lados do radiador q fazem o ar frio entrar pela frente, sem ele ocorre "recirculagem" do ar quente q vem de traz do motor/cofre (baixas velocidades), essa "vedaçao" da frente do radiador normalmente nao é muito precisa, mas a sua falta somada a outros fatores podem influenciar.
valeu
marcelo nunes
18/01/2005, 00:30
Sem válvula termostática você forma bolsões de água fervendo dentro do bloco e cabeçote, que não deixam a água mais fria entrar.
Por isso tem muito motor que esquenta mais sem a válvula do que com ela.
O aditivo não faz esquentar menos, mas faz com que a água ferva somente bem acima dos 100ºC, o que é muito importante pois enquanto ferve um fluido não troca calor.
Da mesma forma, a ampa do radiador vedando decentemente é essencial, pois a água ferve a 100º à pressão de 1 bar. Acima disso, ela ferve em temperatura cada vez mais alta.
Ou seja, com aditivo e pressurizada, mesmo a mais de 100ºC, a água continuará "resfriando" o motor pois não estará em ebulição. Se ferver ele vai esquentar até f...
Lembrando, eu tenho uma chave que posso ligar a ventoinha quando quero, e costumo deixar ela ligada logo após ligar o carro, entao creio que uma cebolinha com menor temperatura de abertura nao vai funcionar, correto?
Martin Melcop
18/01/2005, 10:57
Uma coisa que funciona muito com jotas é melhorar a circulação dentro do cofre do motor, com a instalação das canaletas de ar, do caminhão scania.
Elas devem ficar com as aletas para trás, assim elas criam uma melhor circulação de ar.
Marcelo R. A. da Cunha
18/01/2005, 11:53
Vc ja verificou a tensao da correa da bomba d'agua ou a propria bomba?? Vc falou em agua destilada e aditivo, agora so por curiosidade a agua continua limpa e com a cor do aditivo ou mudou de cor??
um abraco,
Marcelo
Martin,
O capo do Samuca ja tem umas saidas de ar, que acho que facilitam...Abrir mais nao sei se vai adiantar, e acho que no meu caso nao vale a pena. :-(
Marcelo,
A cor continua esverdeado, igual quando foi colocado, sem sinais de ferrugem.
[]s
Osvaldo
AndersonPoa
18/01/2005, 15:29
1- Sua bomba dágua esta funcionando ok? Nao mexeria em nada antes de estar certo de que ela opera satisfatoriamente.
2- Na duvida, vale a pena levar numa boa oficina de radiadores, onde todo o sistema é testado (inclusive sob pressao normal de trabalho), verificando vazamentos, entupimentos, remocao de ferrugem, etc.
3- Nao troque o aditivo+agua por agua apenas, salvo em situacao de emergencia, pois agua "da torneira" provoca rapidamente corrosao em parte do sistema de arrefecimento (condutores e bomba). Mesmo a agua que se mistura ao aditivo deve ser preferencialmente "destilada" ou ainda "deionizada", facilmente encontravel em lojas que trabalhem com bateria e outros tipos de acumulador.
1- Sua bomba dágua esta funcionando ok? Nao mexeria em nada antes de estar certo de que ela opera satisfatoriamente.
2- Na duvida, vale a pena levar numa boa oficina de radiadores, onde todo o sistema é testado (inclusive sob pressao normal de trabalho), verificando vazamentos, entupimentos, remocao de ferrugem, etc.
3- Nao troque o aditivo+agua por agua apenas, salvo em situacao de emergencia, pois agua "da torneira" provoca rapidamente corrosao em parte do sistema de arrefecimento (condutores e bomba). Mesmo a agua que se mistura ao aditivo deve ser preferencialmente "destilada" ou ainda "deionizada", facilmente encontravel em lojas que trabalhem com bateria e outros tipos de acumulador.
1) A bomba nova é nova, não tem nem 6 meses
2) Vou fazer isso.
3) Nao troquei, so quis dizer que ja tinha usado somente água para testes, mas hoje é agua destilada + aditivo, pois ja tivemos que retificar o motor de uma S-10 devido a água de torneira.
O que acham de dois radiadores, um na posição normal e outro deitado sob o capo?
Eduardo Velo
19/01/2005, 22:00
Osvaldo , vc disse que a tampa do radiador é nova , vc tem certeza que a tampa encosta no fundo ???
Tive um problema semelhante qdo tinha Niva e faltavam 2 mm pra a tampa do Fiat 147 ser igual a tampa que tinha no radiador , parecia que vedava , mas qdo criava pressão perdia agua ...
A falta da termostática cria uma ilusão de estar com a circulação ctte no motor mantendo frio , mas ela ajuda a equilibrar a temperatura pq qdo abre vai de encontro a uma agua mais fria e há troca de calor ...
Cuidado com o AP , pra empenar cabeçote é facinho ...
A tampa é nova, pra esse radiador, ela veda em dois locais, no aro interno e no aro externo, sendo que tem uma mola pra quando tiver muita pressao ela soltar do aro interno e deixar a agua rodar para o vaso de expansão. Nao sai água não, só quando ferve...
To me convencendo da válvula, vou colocar sim, mas quero primeiro resolver o problema do aquecimento, pois ela só nao vai ajudar.
Walter L. L. Casitta
19/01/2005, 23:29
Ojaneri,
O que você colocou no lugar da válvula termostática? A grosso modo de dizer a válvula termostática fica numa bifurcação, como você sabe, e ela é quem determina qual o fluxo de água deve voltar ao motor, o da água quente ou o da água resfriada pelo radiador. Se a válvula é retirada, nada garante que o fluxo de água que esta retornando pro motor, seja o da água resfriada, já que os dois caminhos estão abertos.
Se você não quer colocar a válvula pelo menos feixe uma das passagens de modo que só passe o fluxo da água resfriada. Use uma válvula aberta e travada pra isso.
Edintruder
20/01/2005, 20:20
Meu!
Estás usando um radiador de um AP 1.6 num AP 1.8, a quantidade de calor gerada é maior, portanto com tantos problemas, terás que colocar um radiador maior, porque por mais vento que coloques, a quantidade de água que passa nele não é suficiente para esfriar decentemente o motor. Coloca um radiador mairo e recoloca a válvula termostática para o motor manter a temperatura correta de funcionamento. Sem ela a água passa direto do bloco para o radiador e fica sempre abaixo da temperatura ideal de funcionamento. Como está o consumo dele? se estiver andando pouco e gastando muito é provável que a correia dentada esteja um dente fora de ponto tb.
Se é gasolina põe a cebolinha para gasolina, se álcool põe de álcool pois o motor a álcool trabalha com 8 graus a mais na temperatura antes de ligar.
Falow!
só a titulo de informação, os motores VW AT possuem o rotor da bomba de agua em plastico. Com o esfria/esquenta do motor esse rotor solta do eixo e a agua num circula direito...esse defeito no começo deixava mecanico loquinho , mas o pessoal pegou as manha...
[ ]", tentando ajudar...
VW AT? A bomba de água é bem recente, e creio que o rotor dela é de ferro, pelo que me lembro de ver a velha aberta.
Informação correta, algumas marcas (nao todas) fabricam esses rotores em plástico ABS, a quebra de uma palheta já causa queda de pressao na circulação afetando a refrigeração.
valeu
ramiro_eli
03/03/2005, 10:47
IMSHO,
Mande fazer o maior radiador que couber na sua viatura e recoloque a termostática.
Eu sofri com problemas de superaquecimento no meu CJ durante muito tempo, e eu teimava que era algum defeito no sistema de refrigeração. Troquei tudo, e o problema continuava.
Troquei o radiador e nunca mais tive problemas.
É a forma mais barata e eficiente de resolver o seu problema.
ramiro eli,
Ótima colocação :D
Esse é o verdadeiro espírito off road: simples e eficiente.
valeu
Edintruder
08/03/2005, 21:49
A bomba de água só pifa quando vaza pelo rolamento, de mais, é a peça que menos influencia na variaçao da temperatura. Se der para colocar uma ventoinha elétrica mais potente ajuda bastante, os carros mais novos possuem 2 ventoinhas com um radiador de mesmo tamanho que veículos de menor cilindrada. Defletores de ar em volta da ventoinha ajuda e forçar o vento a passar somente atravez da colméia.
ramiro_eli
09/03/2005, 00:33
A bomba de água só pifa quando vaza pelo rolamento, de mais, é a peça que menos influencia na variaçao da temperatura. Se der para colocar uma ventoinha elétrica mais potente ajuda bastante, os carros mais novos possuem 2 ventoinhas com um radiador de mesmo tamanho que veículos de menor cilindrada. Defletores de ar em volta da ventoinha ajuda e forçar o vento a passar somente atravez da colméia.
O vazamento de água pelo rolamento da bomba d'água é o sintoma mais comum, mas não é o único problema que ela pode apresentar.
As pás do rotor podem se desgastar a ponto de não conseguir bombear a água em vazão suficiente p/ resfriar o motor e o rolamento pode apresentar desgaste sem vazar água.
A melhor forma de examinar uma bomba d'água é retirá-la do motor e examiná-la na mão, conferindo o desgaste do rotor e do rolamento.
acredito q tu tenha q por o radiador original do teu motor, ou ateh entao um maior
Outra coisa: a soluçao de agua/etilenoglicol esta correta?
abraços :)
acredito q tu tenha q por o radiador original do teu motor, ou ateh entao um maior
Outra coisa: a soluçao de agua/etilenoglicol esta correta?
abraços :)
Insane, com certeza eu faria isso, mas
Coloque um Samurai do lado de um Santana.
Abra o capo dos dois.
Pegue uma trena e meça a largura do cofre do Santana e depois do Samurai. Note tambem que o radiador do Santana corre de um lado ao outro do mesmo.
Faça as contas e vera que não tem como! :-)
Por isso que estou procurando alternativas e a ajuda de voces!
A bomba de água só pifa quando vaza pelo rolamento, de mais, é a peça que menos influencia na variaçao da temperatura. Se der para colocar uma ventoinha elétrica mais potente ajuda bastante, os carros mais novos possuem 2 ventoinhas com um radiador de mesmo tamanho que veículos de menor cilindrada. Defletores de ar em volta da ventoinha ajuda e forçar o vento a passar somente atravez da colméia.
O vazamento de água pelo rolamento da bomba d'água é o sintoma mais comum, mas não é o único problema que ela pode apresentar.
As pás do rotor podem se desgastar a ponto de não conseguir bombear a água em vazão suficiente p/ resfriar o motor e o rolamento pode apresentar desgaste sem vazar água.
A melhor forma de examinar uma bomba d'água é retirá-la do motor e examiná-la na mão, conferindo o desgaste do rotor e do rolamento.
Isso mesmo.
Sem contar q a tradicional quebra das paletas (um so q seja) das bombas de plastico já é o suficiente p/ travar a valvula termo (se travar fechada fudeu) ou mesmo diminuir o fluxo dágua em algum lugar estreito (v. termo/galerias proximas a bomba/galerias proximas ao termostato/galerias proxima a cebolinha de acionamento do ventilador/etc), é um defeito q pode parecer pequeno, mas é como jogar M%$#& no ventilador: os resultados sao imprevisiveis. hehehe
valeu
posso ta falando besteira... mas ontem mesmo (reunião de jipeiros aqui), vi um cara com motor de samurai com cabeçote 16v, o carro esquentava muito e ele falou em algo como radiador de oleo!?!?! eu naum entendi, sera q tem haver? qualquer coisa fica registrado ai...
abraço
O tópico é "motivos para o motor esquentar" então lá vai.
"Vazamento" de compressão do motor para o sistema de arrefecimento as vezes é um motivo para o motor esquentar. O sistema de arrefecimento é relativamente simples. Então qdo se começa a trocar tudo e não se resolve o caso, vale a pena verificar.
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