PDA

Ver Versão Completa : Chegando agora...



Paulonas4
07/08/2003, 16:52
Olá !

Meu nome é Paulo, sou de SP capital, sou um novato no ramo 4x4 apesar de sempre admirar e "paquerar" os "jipes". Bom agora estou decidido a entrar pra família jipeira e como todo iniciante tenho várias duvidas e perguntas a serem respondidas, vou direto ao assunto :
-Quero um 4x4 que me ofereça conforto "ON-ROAD" e confiabilidade "OFF-ROAD" , não disponho de um "orçamento" robusto, não pretendo participar de trilhas,raids e outras atividades "pesadas" e que nas minhas viagens adoto rotas "alternativas" que as vezes meu veículo "normal" apanha para percorrer. Tendo em vista este perfil, Jipes do tipo CJ5,Niva,Vitara,Bandeirantes, etc. , são recomendados para quem vai começar? quais as principais desvantagens e vantagens entre eles? a manutenção deles é cara?
Enfim, qualquer informação a respeito será bem vinda !
Muito Obrigado
Até mais

Giovani
07/08/2003, 17:09
-Quero um 4x4 que me ofereça conforto "ON-ROAD" e confiabilidade "OFF-ROAD" , não disponho de um "orçamento" robusto, não pretendo participar de trilhas,raids e outras atividades "pesadas" e que nas minhas viagens adoto rotas "alternativas" que as vezes meu veículo "normal" apanha para percorrer.

:D Fala Paulonas4!

:D Em vista desse perfil, que tal uma Pálio Adventure?? Ou Strada?? :lol:
:D Brincadeira... Acho que Niva e Samurai são os primeiros da lista! :wink: Vá procurando nos classificados... :wink:
[]'s

Paulonas4
07/08/2003, 17:21
Olha confesso que já ousei pensar na adventure e na strada, mas com aquelas rodinhas... já bastam as da paranóia, confesso que a sensação de sobrepor obstacúlos com um Jipe deve ser o máximo... já andei "brincando" c/ uma D20, mas é o carro do "véio" e existem limitações, de qualquer forma agradeço pelo conselho!

valeu

dptucunduva
07/08/2003, 17:22
Quero um 4x4 que me ofereça conforto "ON-ROAD" e confiabilidade "OFF-ROAD" , não disponho de um "orçamento" robusto, não pretendo participar de trilhas,raids e outras atividades "pesadas" e que nas minhas viagens adoto rotas "alternativas" que as vezes meu veículo "normal" apanha para percorrer

Paulo,

Aí depende do $$$$$$$$$$...

Em ordem de preço (mais barato pro mais caro), os que eu acho que valem a pena pra você, dado o uso, são:

1. Niva. O mais barato de todos os que permitem um uso on-road. Não é lá muito confortável, mas dá pra usar no dia a dia. Bebe pra diabo (6 km/l) mas é fraco. Pega lá seus 110 km/h... Tem fama de quebrar bastante, mas a manutenção é bem barata. Você compra um entre 5 10 mil latinhas.

2. Vitara: Por 15-20 mil latinhas vc compra. É um carro pra uso no dia a dia tranquilo, eu tive um por um ano. Lembre-se, é luxuoso mas é um jipe. Pula bem, bebe bem pro que anda (uns 8 km/l na cidade c/ motor 1.6 injetado monoponto). Bastante confortável, enfrenta estradas de terra tranquilo, além de ter ar, direção, etc...

3. Samurai: Por uns 18-22 vc compra um Samuca bom pro uso no dia a dia. Não coloquei o samuca antes do vitara, apesar de existirem modelos mais baratos, pque o samuca com suspensão feixe de mola não acho viável pra uso em cidade. Só vale os helicoidais, de 96 (ou 97, não me lembro) pra cima. Esses são confortáveis. O Samuca não tem espaço nenhum pra bagagem, é bem pequeno. Em compensação, é mais econômico e tem melhor performance off-road que o Vitara.

4. Outros (Troller, Pajero, Cherokee, etc.). Esses daí partem de 25 mil latinhas pra cima. O único que talvez vc não conheça é o Troller. É um jipe com J maiúsculo, aguenta porrada pra caramba e tem um conforto razoável na cidade/estrada. A pajero e cherokee sport dispensam comentários na cidade. Na terra, embora pareçam trambolhos, não são fracos não.

Se vc me perguntar, ignorando o preço, minha ordem de preferência seria: cherokee sport, pajero, troller, vitara, samuca, niva. O niva é um jipinho legal pra quem tá começando, mas pra ter como único carro não dá... Quebra demais (minha opinião, sem ressentimentos).

Agora, tem os que são jipes de verdade mesmo, mas pra uso na cidade só pra louco. O CJ é um deles. Eu tenho um que em 2 anos e pouco rodei menos de 3000 km... Tudo de trilha, pque usar na cidade é triste. O Samuca feixe de mola é muito bom na trilha, mas pula quase igual a um CJ no asfalto. Melhora um pouquinho pque faz menos barulho (também, tem motorzinho de brinquedo... :lol: :lol: :lol: ). Bandeirantes é outro pé de boi também, além do problema de roubo.

Boa sorte, e se tiver dúvidas mais específicas sobre cada um deles, é só gritar.

07/08/2003, 18:12
Oi,

Além de uma boa ídeia que o amigo dptuncuduva lhe passou, venho aqui a tentar zelar pela reputação dos Suzukis.

No seu caso, onde irás usar o jipe na cidade a sua melhor opção seria um Vitara que já vem bem completo (ar, dh, vidro, etc) ou então um Grand Vitara 3pts, que é um carro com ar mais moderno e não tao caro ultimamente, já que seu preço baixou bastante. A manutenção de todo Suzuki é muito pouca, mas o preço é um pouco acima da média dos nacionais.

Agora se você tem um outro carro pra andar na cidade e fazer bonito na trilha, tem o Samurai. Um carro robusto, não tao confortavel, mas não me deixa na mão (tenho 1,85m e 110 kgs) e muito, mas muito bom para andar. Não te deixes enganar falando do motor do Samurai (um 1.3 injetado a partir de 1993 ou carburado antes disso), mas o motorzinho não faz feio.

Na minha ordem de preferências para jipes de verdade, colocaria

Samurai, Land Rover, Pajero, Troller, Band, CJ, Niva.

[]s suzukados

Giovani
07/08/2003, 21:50
:D Salve Galera!

:D Bão, já que o assunto é preferência em Jeeps... Aqui vai minha seqüência:
:arrow: Hummer, Defender, Troller, Wrangler, Engesa, Bandeirante, CJ. E para por aí... :lol: :lol:
[]'s

Paulonas4
07/08/2003, 22:17
Olá !

De volta ao pedaço agradeço novamente pelas opniões, nesta hora o que preciso é de informação, respeito a preferência pessoal e a experiência pessoal de cada um, realmente estou empolgado com este fórum... por falar em preferência eu que tambem não sou nada besta sigo mais ou menos a mesma ordem do Giovani : Hummer , Defender,Toyota, Jeep, Troller, Niva, Engesa, JPX, Rural.... Bom gosto não se discute, o que pega são as "latinhas" imagina um Hummer aquilo é um Tanque de guerra a paisana... uns US$300.000 , deixa pra lá... o que eu percebi no pessoal que tem Niva ou já teve é que não ficou nehuma frustação tipo aquela história do camarada que compra um Corsa Sedan pois não dá pra encarar um Vectra... existem diferenças, enfim, não faço questão do "conforto" de um ar cond. , direção hid. , vidros elet. etc. pois já estou acostumado a falta destes (12 anos de Variant + 10 de Parati s/ nada) e parece que se mantermos a manutenção em dia tudo funcionando, é só por as quatro na estrada (só um pouquinho...) e aproveitar ...
Valeu

Cícero Franco
08/08/2003, 09:40
Uma coisa é importante saber. Comprando um jipe mais barato, vai se gastar em peças, adaptações, etc. Um jipe é uma coisa que a gente não tem que esquentar muito a cabeça para os gastos.

A Potranca (tá a foto no Avatar) me custou R$ 3.500,00, com lata com pouca coisa que fazer, motor original em ótimo estado e alguma coisa para fazer na caixa. Aí tu ajeita daqui, troca aquilo ali e aí eu já gastei ao todo nela algo como R$ 15.000,00, incluindo a compra.

Quer dizer. A gente compra um troço destes para se divertir e se formos nos incomodar com gastos, não se fica feliz.

[]s

Paulonas4
10/08/2003, 00:01
Realmente, olha quem tem boca vai a roma e quem tem o 4x4 Brasil vai de 4x4... é bom colher todos estes dados, o barato pode sair caro ! Já estou elaborando uma lista de gastos para os modelos que mais despertaram o meu interesse e a principio pode parecer loucura para alguns pois c/ esta grana dá pra comprar um "carrinho" 99,00 e até 01 , mas, motorzinho 1.0, roda aro 13, sinceramente não faz o meu tipo . Não estou "podendo" muito, mas com as informações e opniões do pessoal, vou realizar um negócio muito bem informado,ciente e decidido . HÁ .... ainda não comecei com os TEST's DRIVER sei que depois disso não vai ter jeito, vou ficar de 4 .... x4 !
Valeu

Giovani
10/08/2003, 01:34
Já estou elaborando uma lista de gastos para os modelos que mais despertaram o meu interesse e a principio pode parecer loucura para alguns pois c/ esta grana dá pra comprar um "carrinho" 99,00 e até 01...

:D Grande Paulo!

:D Só????? Tá saindo barato seu 4x4... Com o que gastei no meu CJ, podia estar andando de Corsa 1.6, zerinho... :lol: Tem gente que vai muito além, gastando num CJ o que daria para comprar um Troller novo. Mas não é a mesma coisa. Pra quê ar-condicionado, ar quente, vidro elétrico, CD Player, alarme, conforto, cheiro de novo, silêncio absoluto, felicidade na hora de abastecer, não se molhar em dia de chuva, etc, etc...???? Tudo isso é supérfulo... :lol:
[]'s

Eduardo Velo
10/08/2003, 09:32
Não queria , mas vou me meter nesse papo aranha , sem dúvida o 4x4 que vc vai gastar menos pra comprar , manter e q seja fechado é o Niva , nem tenha dúvidas , vc vai acabar aprendendo a mexer na parte mecânica , elétrica , vai passar um pouco de raiva em algumas trilhas e outras cositas , mas o que importa é o companheirismo q vc vai gerar .
Daí se vc pegar a febre do jipeiro , já era , andei algum tempo de Willys e embora soubesse que ele é o bicho pra qqer parada e tentasse ajeitar banco , mudar posição de volante , me entortar todo , não adiantava , a posição de dirigir é sempre desconfortável alguns camaradas como o Adriano que andou 9000 km de willys a gente tem que endeusar pq não é pra qqer um .
Mas o dia que andei num Engesa , foi amor a primeira trilha , o que eu tinha era pra comprar apartamento na praia e foi num F3 , dava pra comprar 2 Smarts equipados , Paulo tente se vacinar pra não pegar a febre , mas vai ser difícil ...
Abraços ...

Paulonas4
10/08/2003, 20:13
Pois é ... acho que a febre já esta me contagiando ! eu já dei minhas "escapulidas" off-road como disse anteriormente , mas , nunca o fiz com um 4x4, então não pude aproveitar toda a adrenalina do momento, conforto ? não. Não faço questão do conforto, quero aprender a improvisar, viver na pele o contato máquina x natureza, me molhar, encher meu carro de lama ... , ralar, ficar p da vida qdo algo quebrar, sair guinchado, ajudar a guinchar, enfim ter este contato humano, esta parceria, solidariedade e força que une os jipeiros em uma trilha e no cotidiano de uma forma geral. Em breve estarei literalmente " na lama" !

E quanto mais sujo melhor ...

Giovani
10/08/2003, 20:25
Não faço questão do conforto, quero aprender a improvisar, viver na pele o contato máquina x natureza, me molhar, encher meu carro de lama ... , ralar, ficar p da vida qdo algo quebrar, sair guinchado, ajudar a guinchar, enfim ter este contato humano, esta parceria, solidariedade e força que une os jipeiros em uma trilha e no cotidiano de uma forma geral...

:D Grande Paulo!

:D Então vc quer sofrer??? Compra um Willys!!!! Eu "agarantiuuuu", com éiquiuuuu!!! :lol: :lol:
[]'s

Paulonas4
10/08/2003, 21:39
Fala Giovani !

Cara, O CJ tá lista sim ! Alías estava acompanhando o debate sobre motores para o CJ e aprendi muito sobre o Jipe, vou aproveitar para fazer uma pergunta : O CJ pode ser "configurado" p/ 4 pessoas, mesmo sem conforto?

Giovani
10/08/2003, 21:50
O CJ pode ser "configurado" p/ 4 pessoas, mesmo sem conforto?

:D Grande Paulo!

:D Claro que dá! Por aqui 4 pessoas é o mínimo que vai em cima... :lol:
:D O pessoal tem adaptado bancos de tratores na traseira, um ao lado do outro. Dos tratores novos, claro! São bem confortáveis, com regulagem e descansa-braço... :wink:
[]'s

Eduardo Velo
10/08/2003, 22:44
Fala Giovani , rapaz tô imaginando como é fazer trilha com vcs , mínimo de 4 num CJ deve ser tudo Coreano né , hehehe ... , bem depois da terceira dose vale tudo ...

Adriano Braga
11/08/2003, 13:13
Na ordem de preferência das viaturas vou concordar com o Giovani!!!!!
Mas digo mais...rodar no dia a dia com um Willys não é mole...a não ser que vc coloque uma capota de fibra ou algo parecido. Primeiro pelo consumo, segundo pelo conforto, terceiro pq vc vai sempre estar com cheiro de como se estivesse acabado de tirar a cabeça de dentro do escapamento. Não adianta...a roupa sempre fica com cheiro. Acho que o desconforto é o de menos...pular e pular faz parte. Me diga uma coisa...tens namorada ou esposa? Ela por mais aventureira que seja...qdo fores pegar ela para ir em uma festa...num dia de chuva...toda arrumadinha...e ela se molhar toda e chegar fedendo...podes procurar uma namorada nova na festa!!! :lol: :lol: :lol:
Também, tem aquele provérbio...ou piadinha..sei lá..."minha mulher me disse...ou eu ou o jipe....Que saudades tenho dela!!!" :lol: :lol: :lol:

Abraços

Paulonas4
11/08/2003, 13:56
E aí Giovani Blz?

Valeu pela dica , no próximo fim de semana vou até uma loja especializada em 4x4 para dar uma olhada nas dimensões e conhecer melhor o CJ, quem sabe não tenho uma boa idéia? ....

Até mais

Marcelo
11/08/2003, 15:35
Paulo,

Pelo visto é de Sampa :lol: 8) Dá um pulo na feira do Ibirapuera, toda quinta-feira à partir das 18h (mas fica bom lá pras 20h). Lá você encontra todo tipo de jipe, dos mais simples, aos mais equipados. Assim você consegue ter uma ótima idéia do que o mercado tem para lhe oferecer. :D
Conversa com o pessoal também, sempre tem alguém num bom papo para esclarecer as dúvidas. Umas 3 visitas à feira e você já vai estar mais decidido do que quer. :P
Ah... importante: Tenha paciência :!: Isso é fundamental na compra de um Jipe. :wink:

[s]

Giovani
13/08/2003, 18:23
Também, tem aquele provérbio...ou piadinha..sei lá..."minha mulher me disse...ou eu ou o jipe....Que saudades tenho dela!!!" :lol: :lol: :lol:


:D Grande Adriano!

:D Pois é... Uns 15 dias depois de eu comprar meu CJ, perdi a namorada... :lol: :lol: :lol: Namoro de + de 3 anos!!! :lol: Faz parte... :P
[]'s

Fabyano
19/03/2005, 10:38
:lol: Olá galera, essa ea primeira vez que entro no site no fórum, mas confesso que pesquisei muito nas buscas até achar um site legau só de coisa boa.....
Estou afim de pegar uma S10 95ou96 por $$$$ser limitado a isso, mas gostaria de saber de voces oque acham da pickup, tem custo benefício bom?Quanto faz por litro na estrada e no uso urbano? Andando devagar que é como custumo andar. E possivel achar pneus assesiveis que não sejam absurdos os valores?
Afinal posso também pegar uma Ranger 4cc, qual é melhor pra voces?Qual éo consúmo da Ranger também?





Era isso valeu galera ate breve abraço!!!! :D

Fabyano
19/03/2005, 10:40
:lol: Olá galera, essa ea primeira vez que entro no site no fórum, mas confesso que pesquisei muito nas buscas até achar um site legau só de coisa boa.....
Estou afim de pegar uma S10 95ou96 por $$$$ser limitado a isso, mas gostaria de saber de voces oque acham da pickup, tem custo benefício bom?Quanto faz por litro na estrada e no uso urbano? Andando devagar que é como custumo andar. E possivel achar pneus assesiveis que não sejam absurdos os valores?
Afinal posso também pegar uma Ranger 4cc, qual é melhor pra voces?Qual éo consúmo da Ranger também?





Era isso valeu galera ate breve abraço!!!! :D