Conectar

Ver Versão Completa : COR DA LUZ DO PISCA.

leomichetti
17/01/2005, 16:48
AEW GALERA...

SEGUINTE...COMO EM OUTROS TÓPICOS EU ESTAVA ATRAZ DE UMA VIATURA P/ COMPRAR, AGORA VENHO DIZER QUE JÁ COMPREI E JÁ ATE COLOQUEI UMAS FOTOS, PARA SABER O QUE ACHAVAM...
BLZ, AGORA SURGE AS DÚVIDAS...

BOM, O EX- DONO ME DISSE QUE AQUI NO RIO TODO ANO QUANDO LICENCIA O CARRO TEM QUE FAZER VISTORIA NO DETRAN.
E NA VISTORIA PASSADA O JEEP QUASE INRROSCOU NA QUESTÃO DA LUZ DE PISCA.
ELE TEM PISCA NA FRENTE, MAS É BRANCO...E ELE FALOU QUE O VISTORIADOR EXIGIA A COR LARANJA NA FRENTE ...E ATRAZ ELE PISCA A LUZ DA LANTERNA MESMO...
E AÍ? PODE OU NÃO PODE...EXISTE P/ COMPRAR AQUELAS CAPINHAS NESSA COR P/ JEEP, AQUI NO RIO? ONDE?...EHEHHE
EM CASO DE EU QUERER ADAPTAR NA FRENTE...QUALQUER AUTO ELETRICO FAZ ISSO?

VALEW PESSOAL.

CJ 60
17/01/2005, 17:36
existem 2 saidas..

1- Compra tinta vitral e pinta as lâmpadas de laranja, só q ja aviso, com o calor das lâmpadas a tinta meio q amolece e escorre das ditas cujas lâmpadas... fica laranja umas 2 semanas, depois volta a ficar branca... experiência própria..

2- a mais facil... compra lâmpadas laranjas... hj varios carros ja saem de fabrica com as lâmpadas do pisca laranjas.. essas sim com o calor e o tempo naum amolecem a tinta.. vc deve encontrar em qualquer auto-peças boa q tiver por ai..

Luiz Claudio
17/01/2005, 17:53

O mais indicado realmente é você comprar as lâmpadas laranjas, deve custar 1 real cada...

Pra fazer a troca não precisa de nenhum auto-elétrico, você mesmo faz... É só soltar os 2 parafusos que seguram a capa do pisca e trocar a lâmpada!!!

[]'s...

leomichetti
17/01/2005, 18:40
LEGAL...
ACHO QUE VOU FAZER ISSO MESMO...
OLHEM MEU BRINQUEDINHO...

http://www.webmotors.com.br/fotos/carros/usados/detalhe/1802085_20041229154620.jpg

AINDA TEREI OUTRAS DÚVIDAS PARA ESCLARECER, MAS AGORA TO NA CORRERIA...

ABRAÇOS,

leomichetti
17/01/2005, 19:07
OUTRA DÚVIDA...

ELE TEM RODA LIVRE E SEMPRE TÁ MARCANDO 4X2...ATÉ AÍ TD BEM.
QUANDO EU ENGATO A TRAÇÃO, TENHO QUE MUDAR NA RODA P/ 4X4? OU PODE CONTINUAR...QUAL A DIFERENÇA?
NÃO SEI MUITO SOBRE O FUNCIONAMENTO DA RODA LIVRE...
OUTRA COISA ENGRAÇADA...EXISTE UMA TÉCNICA MAIS PRÁTICA P/ POR E TIRAR A CAPOTA? PO O NEGÓCIO DÁ TRABALHO!!!

VALEW...

Santoro
17/01/2005, 20:00
bom , pra vc acionar a 4x4 vc tem q descer e virar a borboleta da roda livre pra 4x4 , depois tem q acionar a alavanca .

quanto a tecnica pra abaixar e levantar a capota tem uma sim , pratica hehehe no começo e uma merda msm ... depois vc pega o geito , hj n levo mais q 10 segundo pra levantar ou abaixar ela

luc2001
17/01/2005, 20:02
Olá,

Quanto a sua dúvida do roda livre, se vc for utilizar a tração 4x4 tens que mudar a roda livre manual para 4x4 e vice-versa. Não é aconselhável utilizar a roda livre sempre na posição 4x4 pois com o tempo ela desgasta o mecanismo e podes ter problemas.

Se vc vive tirando a capota, o jeito mais prático é ter instalado no jeep uma tolda conversível, existem vários modelos e cores.

Aproveitando o seu tópico. Alguem sabe se existe regulamentação para a cor do pisca? Aqui em SC muitos caras inventaram de colocar piscas azuis, principalmente no Gol GIII.

leomichetti
17/01/2005, 21:08
OLHA SÓ....

EU OLHEI O SITE TODINHO DO DETRAN RJ E SÓ VI SOBRE A IMPORTANCIA E REGULAMENTAÇÃO DE TER AS LUZES OBRIGATÓRIAS, AGORA SOBRE A COR DELAS NÃO TINHA NADA....
E SOBRE A LUZ DE RÉ NO JEEP?
NO DIA DA VISTORIA AQUI NO RIO ISSO DÁ MERDA?
ALGUÉM DO RIO SABE DIZER?

FALOW...

Cotrim
17/01/2005, 22:09
Leo,

A vistoria do SUPER-ESCÓRIA foi realizada em Barra do Piraí, onde ele é licenciado e foi tudo normal.

[]'s

phmatheus
17/01/2005, 22:20
AEW GALERA...

SEGUINTE...COMO EM OUTROS TÓPICOS EU ESTAVA ATRAZ DE UMA VIATURA P/ COMPRAR, AGORA VENHO DIZER QUE JÁ COMPREI E JÁ ATE COLOQUEI UMAS FOTOS, PARA SABER O QUE ACHAVAM...
BLZ, AGORA SURGE AS DÚVIDAS...

BOM, O EX- DONO ME DISSE QUE AQUI NO RIO TODO ANO QUANDO LICENCIA O CARRO TEM QUE FAZER VISTORIA NO DETRAN.
E NA VISTORIA PASSADA O JEEP QUASE INRROSCOU NA QUESTÃO DA LUZ DE PISCA.
ELE TEM PISCA NA FRENTE, MAS É BRANCO...E ELE FALOU QUE O VISTORIADOR EXIGIA A COR LARANJA NA FRENTE ...E ATRAZ ELE PISCA A LUZ DA LANTERNA MESMO...
E AÍ? PODE OU NÃO PODE...EXISTE P/ COMPRAR AQUELAS CAPINHAS NESSA COR P/ JEEP, AQUI NO RIO? ONDE?...EHEHHE

VALEW PESSOAL.

Olha existe a lampada certa para você, Chama-se Diadem, e é fabricada pela osram, geralmente é utilizada na linha fiat / Gol GIII

Essa Lampada emite uma luz amarela, forte e intensa, o vidro da lampada é quase azulado, como se tivesem passado oleo na lampada :D :D

Consulta o Site do fabricante http://www.osram.com.br essa lampada custa um pouquinho mais cara, mas é bem melhor que as pintadas de laranja. :shock: Pois o vidro dela é preparado para emitir uma luz laranja. :roll:

Só um detalhe, não é só o CBT que rege as cores, é uma regra internacional, é um padrão: Vermelho = Pare (Freio) Amarelo = Atenção (Vou entrar a direita ou esquerda) A Ré, Não é obrigatoria em todos os paises e tem mais função de iluminar do que alertar Tanto é que alguns carros só tem lampada de ré de um lado do outro geralmente é uma vigia de neblina (Tipo GM Celta, Twingo, etc)

Luiz Claudio
17/01/2005, 22:49

Segundo a resolução 14/98 do Contran a luz de ré NÃO é exigida em veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990.

[]'s...

marcelo nunes
18/01/2005, 00:46
Os Detrans costumam seguir a seguinte regra em sP:

Se o carro foi fabricado com luz de ré, ela tem que estar lá e funcionando.
Se foi feito sem luz de ré, não é obrigado a colocar.
Se foi feito sem luz de ré e você colocou uma, ela tem que estar funcionando...

De 1990 em diante, todos os carros saem de fábrica com luz de ré, portanto ela tem que estar lá e funcionando.

andretomasi
18/01/2005, 02:34
Pior foi o brigadiano que me parou na rua, e teimou que as lanternas originais do CJ eram faróis auxiliares, e só podiam acender junto com a luz alta :shock: :lol:

[ ]´s

leomichetti
18/01/2005, 15:39
SEGUINTE...

TB ACHO QUE SE FOI FABRICADO SEM, ELA NÃO DEVE SER OBRIGÁTORIA, NÃO PODEM MUDAR A ORIGINALIDADE DO CARRO ASSIM.
SE O DETRAN DE SP É ASSIM, ACHO QUE AQUI TB, POIS É UM ORGÃO FEDERAL...DEVEM SEGUIR AS MESMAS REGRAS.
AGORA...AQUELES FAROIS PEQUENOS REDONDOS DO JEEP, ELES SÃO BRANCOS MESMO...SE EU POR UMA LUZ AMARELA, POR CAUSA DO PISCA, QUANDO EU ASCENDER O FAROL VAI FICAR AMARELO...O CARA PODE ALEGAR ISSO ERRADO TB, NÃO PODE?
SERÁ QUE OS JEEPS DO RJ NÃO SÃO LEGALIZADOS....ALGUÉM DO RJ, PODE DAR UM DEPOIMENTO DISSO...

FALOW...E TODAS AS DICAS ESTÃO SENDO MUITO BOAS E ESTÁ PEGANDO UM ITEM QUE POUCO SE FALA E TODOS TEM ESSA DÚVIDA AQUI NO RJ...
DESCOBRI QUE SEMPRE QUE VC COMPRA UM CARRO E TRANSFERE NO SEU NOME, ELE TEM QUE SER VISTORIADO...MESMO SE O ANTERIOR JÁ TENHA FEITO ISSO...QUE DROGA É O DETRAN DO RJ!!!

ABRAÇOS.

Cotrim
18/01/2005, 19:54
Leo, Barra do Piraí é no estado do Rio e, como disse, o meu jeep passou sem problemas. Leve e veja se dá algum problema, geralmente não dá se o carro estiver em BOM ESTADO. Tive carros licenciados no Rio (capital) durante 10 anos e nunca tive problemas. Mudei o licenciamento há 2 anos, quando falaram que iam unificar as multas.

[]'s

leomichetti
19/01/2005, 20:03
AEW GALERA...

SÓ PARA POR UM PONTO FINAL NA HISTÓRIA...
FALEI COM UMA PESSOA DO PRÓPRIO DETRAN, E ELA ME AFIRMOU O SEGUINTE:

- O DETRAN VISTORIA O VEICULO DE ACORDO COMO ELE SAIU DE FABRICA.
- É EXIGIDO QUE TD FUNCIONE.
- SE POR ACASO VC ALTERAR A ORIGINALIDADE DO CARRO, INCLUINDO ALGUM ACESSORIO, ELE DEVE FUNCIONAR PERFEITAMENTE.
-SEGUNDO A "INFORMANTE"...ELES UTILIZAM O MANUAL DE FABRICAÇÃO DO CARRO PARA VISTORIAR TODOS OS ITENS..

TÁ AÍ UMA BOA DICA DE QUEM CORRE ATRAZ DOS MANUAIS DO JEEP E NAO CONSEGUE COM A FORD, COMO JÁ VI EM OUTROS TÓPICOS, TOMANDO CHÁ DE CADEIRA E DEPOIS É NEGADO.
DE REPENTE O DETRAN OU ALGUM CONHECIDO TEM COMO AGILIZAR O ESQUEMA, SE É QUE ME ENTENDERAM...

FALOW.

Santoro
19/01/2005, 21:27
vc realmente acha q o detran tem manual de carro ??? quando fiz vistoria ano passado , teve uma hora q a mulher mandou eu liga o limpador , liguei o do motorista , ela olhou pro carona e falou , ue , esse n funciona n ? eu falei , funciona , e meti a mão no limpador manual , ela chegou ue , mas assim n pode . eu falei ue , e original dele ... ate q veio um superior dela falar q akele era o limpador original dele

e igual carro comum a vistoria . o meu na epoca n tinha luz de re , e eu perguntei pro cara se eu quisse botar , ele me falou q ela tinha q funcionar somente com a re engatada e n poderia ser muito forte , esse ano a vistoria do meu e em março eu acho , vamo ve como vai ser

Luiz Claudio
19/01/2005, 21:52
O DETRAN VISTORIA O VEICULO DE ACORDO COMO ELE SAIU DE FABRICA.

Léo,

A citação acima está correta, mas precisa de um complemento...

O Detran vistoria o veículo de acordo como ele saiu de fábrica e de acordo com as normas do Contran através do Código de Trânsito Brasileiro - CTB

TB ACHO QUE SE FOI FABRICADO SEM, ELA NÃO DEVE SER OBRIGATÓRIA, NÃO PODEM MUDAR A ORIGINALIDADE DO CARRO ASSIM.

Na própria resolução 14/98, em uma das considerações, o Contran diz claramente que os veículos tem que se adequar a legislação...

Considerando que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos e segurança exigidos pela legislação, resolve...

Se existe alguma "obrigação" na lei que o veículo não cumpre, de nada adianta ele estar totalmente original... Se você tiver azar e pegar um vistoriador "casca grossa" ele pode facilmente reprovar o veículo.

[]'s...

Luiz Claudio
19/01/2005, 22:05
EU OLHEI O SITE TODINHO DO DETRAN RJ E SÓ VI SOBRE A IMPORTANCIA E REGULAMENTAÇÃO DE TER AS LUZES OBRIGATÓRIAS, AGORA SOBRE A COR DELAS NÃO TINHA NADA....

Ainda citando Resolução 14/98...

Lanternas indicadoras de direção: Dianteiras de cor âmbar e traseiras de cor âmbar ou vermelha.

[]'s...

Green-go
19/01/2005, 23:35
O dia que os Air-Bags sejam obrigatorios.... :shock: :lol: :D :lol:

[]s descomplicados....

Sergio

Msrezende
20/01/2005, 00:51
Esse jeep ai ta pagando ipva ou ta ja isento? Fez o processo?

Sérgio Góz
24/01/2005, 17:36
Leo,

Comprei o meu Jeep em dezemmbro, é um 1964 6cc 3m tração e reduzida.
Fiz a vistoria semana passada sem nenhum problema, a unica coisa que fiz foi substituir o jogo de pneus para o original, isso porque o 31x10,5 ultrapassa o limite original do carro (isso pode dar M).
Coloquei o jogo 600 R16 e fui.
O carro tem a iluminação original, e isso não precisa ser mexido, porém se vc instalar farois auxiliares elas devem funcionar. Fiz a minha vistoria em Volta Redonda e foi simples (iluminação, limpador, buzina, estepe, e ferramentas).
Caso vc precise eu tenho manual, etc....(serve para provar que o carro não tem luz de ré na versão original).Mas não esquenta, eles estão acostumados a inspecionar carros antigos tb. :D

Durval
13/11/2008, 14:10
Segundo a resolução 14/98 do Contran a luz de ré NÃO é exigida em veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 1990.

Estou reavivando este antigo tópico, só para agradecer ao Luiz Cláudio :concordo:. Fiz a vistoria do meu Jeep hoje, e adivinhem... o vistoriador implicou com a luz de ré! Citei na hora a resolução (eu tinha pesquisado este tópico antes de ir para a vistoria) e ele duvidou mas foi pesquisar. Voltou com um sorriso amarelo, não olhou mais nada e liberou.

Quando eu estava saindo ele me perguntou se eu havia estudado as resoluções do CONTRAN :grin:

hurry-gurits
13/11/2008, 17:41
Aproveitando o tópico, na vistoria alguém verificou a questão da caixa de fusiveis? quanto a necessidade é indiscutivél, porém faltam lts para refazer geral pois no meu só tem no som, farois auxiliares e ventuinha, no resto mão no extintor... e aguenta coração!
abraços

a.veiga
13/11/2008, 17:55
:-D:-D:-D gente to embolando de rir aqui, li tudo neste tópico o povo encrencou até com o limpador de parabrisa q é manual :shock:.... aqui eu não tive grandes problemas, a não ser com uma solda no chassi próximo ao numero do msm...... nada q não pudesse ser resolvido se é q me entendem!!!! as luzes do pisca no "confusão" são brancas, não tenho luz de ré.......
[]´s

jorgeh
13/01/2009, 12:42
Veja a Resolução nº 14/1998 - [/URL][url]http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao014_98.doc (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao014_98.doc)

OLHA SÓ....

NO DIA DA VISTORIA AQUI NO RIO ISSO DÁ MERDA?
ALGUÉM DO RIO SABE DIZER?

FALOW...

Denilso
13/01/2009, 19:18
Ainda bem q nao moro no RJ. Pq se é tudo isso q vcs colocam mesmo...nao sei se passam muitos por aqui.
Antes de fazer a vistoria(q só fazem na transferência) instalei luz de ré com um farolzinho de milha, coloquei extintor, fui com um sorriso na cara...e só olharam a numeraçao pra ver se não tava batizada e deu. Agora a próxima vistoria só na próxima transferência....espero q nunca, rsrsrs
Abç