PDA

Ver Versão Completa : Preconceitos

carioca10
11/11/2009, 18:36
Nunca pegou uma BH-Rio ou BH-São Paulo!

[/URL][URL]http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/RobertoNasser_Conteudo.vxlpub?hnid=43348 (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/RobertoNasser_Conteudo.vxlpub?hnid=43348)

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_img/titColunistasConteudo.gif
http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre-nasser-2009.jpghttp://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_img/ponto.gif http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_img/ponto.gif

Ford Ranger no reino encantado dos picapes Ele tem lugar definido: é o único a unir decoração, rendimento e resistência
Texto: Roberto Nasser
Fotos: Divulgação

(11-11-09) – O mercado brasileiro de picapes é peculiar: é o único, no mundo, onde veículo grosseiro em construção, áspero em uso, é visto com distinção social idêntica à de automóvel de luxo. Sub características, porta equipamentos onerosos, pagos, mas que 90% dos usuários nunca utilizará, como a tração nas 4 rodas, a marcha reduzida, a capacidade de carga para 1t e, completando a percepção visual, olfativa, de tato, utiliza motor de ciclo diesel, construído para trabalho duro nunca demandado. São os picapes diesel, cabine dupla, tração nas 4 rodas, veículos caros, com etiqueta de preço rondando os R$ 100 mil, e atingindo 170 km/h de velocidade final.

Não há explicação racional para 90% dos casos de sua aquisição, e a trambolhozidade de seu uso em cidades e estacionamentos, embora muitos a justifiquem pela identificação com a aura do agronegócio – há anos sinônimo de boa renda; ou indução pela violência, para colocar seus usuários acima da linha média da altura dos motoristas, como elevado picape diesel cd e tração, destacado no trânsito, força gentilezas pelos veículos menores, impõe respeito a motoristas mal educados. Nada à toa, a adoção do picape volumoso, alto, comprido, induz a mudança comportamental: quem o dirige troca terno por jeans, camisa Ralph Loren e, preciosistas da imagem, completam-na com chapéu Stetson e canivete de produção artesanal ou, no mínimo, feito em Barretos, SP. Com pequenas variações, é a feição do Macho-Man.

Os pais

Quem criou esta imagem e moda no Brasil foi a dupla Eduardo Souza Ramos e Paulo Ferraz, donos da SR, melhor e mais ativa das transformadoras de simplórios picapes Ford F 1000 em desejadas cabines-duplas. À época, com rodar mais áspero, com motor diesel de projeto original para trator, vendiam-nos a US$ 50 mil – hoje, picape melhor e mais equipado, custa menos. Mas criaram a cultura e vitoriaram trazendo a representação industrial da Mitsubishi para cá. Transformaram carro de pintor e verdureiro em sinônimo de status, através de modificações: maior altura, largas rodas de liga leve, turbo alimentador, decoração externa, itens de conforto de automóvel. Os demais concorrentes os seguiram.

A história dos picapes no Brasil é ASR e DSR – antes e depois da SR.

Ford Ranger

Os picapes Ford são, há décadas, os mais vendidos do mundo. A empresa fez os primeiros, reuniu qualidades. No mercado norte-americano o Ranger é o menor deles. Aqui, no realinhamento de produtos acabou com o F1000, não o transformou em F150. Faz o irmão maior F 250 em São Bernardo do Campo, SP, e o Ranger na Argentina. O daqui é melhor desenvolvido que os norte-americanos.

Em vendas perde para a GM e seu S 10, pobre em construção, motorização antiga, preços menores. E está longe dos picapes luxuosos da Mitsubishi, Toyota, Nissan. Mas o Ranger tem lugar definido: é o único a unir decoração, rendimento e resistência.

Ano passado a Ford melhorou a suspensão traseira, a aderência, a sensação rolante e o conforto. Neste, passou a limpo a estética, como um projeto governamental: mudou tudo – frente, para lamas, portas, laterais, e parece nada ter mudado. Melhorou-o, mas não o atualizou. Porém, parece ter acertado: vendas cresceram 60% e participação de mercado subiu para 12%.

A quem usa, é honesto e coerente com o ganho estético e o casamento de nova grade, faróis, para choques. Laterais e traseira, apenas com mudança das lanternas, adequam-se ao conjunto.

Dentro, bem recebe os usuários dianteiros. Atrás é segunda classe, com pouco espaço às pernas e incômoda posição do banco. Painel agradável aos olhos e ao tato, instrumentos e comandos bem postos e de operação correta.

Não se fale em maciez, ausência de vibrações ou de rumorosidade. Os pneus radiais filtram boa parte das inconveniências, mas há que se lembrar, o dimensionamento é para carregar 3t: 1,8t de seu peso, 1t de carga, motorista. Vazio, reage às irregularidades do solo. Não é um automóvel, e será sempre um picape pela percepção do rolar, das irregularidades do solo, da passagem pelas imperfeições do piso, pela embreagem dura e pela alavanca de marchas precisa, firme, e acionamento quase viril. Em contraposição, para ligar a tração nas quatro, e reduzida, é por botão giratório, coisa boiolo-feminina.

Anda bem. Aliás, muitíssimo bem. O motor MWM/International, quatro cilindros em linha, 3.0 de cilindrada, 16 válvulas, instado, despeja 163 cv de potencia e mais de 38 quilos de torque, plenos em rotação baixa.
Acelera como automóvel de boa estirpe. O elevado torque permitiu à Ford alongar o diferencial e assim, aquela idéia que picape diesel anda em última marcha a partir de 50 km/h, foi-se. Multiplicada a transmissão, o Ranger só recobra a audição com a quinta velocidade acima de 110 km/h, quando volta a ouvir suas ordens para acelerar. E, conseqüência mecânica, faz 170 km/hora e gasta pouco. Tração nas duas rodas, cidade civilizada e estrada, arranha 10 km/litro. Tração nas 4 ligada, é bem definido para ir, seguro para andar no asfalto nestes tempos de chuvas pré-verão. Boa altura livre do solo, bom ângulo frontal de ataque.

Situação

Nada de compará-lo com automóveis. É um picape, coisa filosoficamente tosca, de simplória engenharia, e andar em categoria própria. O interior, interface dos usuários com o veículo, é agradável na formulação, área de contato com os bancos, comandos, confortos cada vez mais tomados aos carros de passageiros, como direção hidráulica, ar condicionado, bom sistema de som, revestimento em couro. Como picape, é do ramo e de quem conhece as agruras do país e, principalmente, tem motor acostumado ao diesel com nafta, que destrói os importados.

Coisas a melhorar ? Há. Acomodação no banco traseiro e o inexplicável o parachoques traseiro com recesso menor que a placa de licenciamento, entronizada por amassamento.

Mas o principal reparo é quanto ao nível de periculosidade inerente à combinação de peso, projeto mecânico e velocidade. A lei é omissa, os clientes querem demonstrar poder e testosterona andando rápido, e os fabricantes atendem. E mais de duas toneladas a 170 km/h, com suspensão traseira com elementos de engenharia centenária, como o eixo rígido e feixe de molas semielípticas, equilibram-se entre a emoção, o pavor e o risco. Não é uma característica do Ranger, nem da Ford, mas situação de todos os picapes deste porte à venda no país. Há que se limitar a velocidade a ponto de equilíbrio com seu dimensionamento mecânico, seja pelas montadoras seja pelo governo.

Joaomsl
11/11/2009, 18:48
Acho que essa reportagem foi encomendada pela ford...só pode...60% de aumento nas vendas...FALA SÉRIO!!! as vendas das rangers são minúsculas em relação as Hilux (líderes nas vendas de 4x4) e S-10 (líderes no total, a soma dos 4x4 e 4x2)...

valeu

fverna
11/11/2009, 19:42
É um absurdo tudo isso. Infelizmente o manual que ele estudou para escrever esta reportagem, simplesmente pq talvez não tivesse outra coisa a escrever, só nos mostra o quanto ele entende de picapes.

A palavra usada para o tópico foi perfeita "pré-conceito", normalmente criado antes de se saber integralmente de alguma coisa e onde se cria uma opinião antecipada.

Flávio

PS: Roberto Nasser, infelizmente vc não entende nada do assunto que te pagaram para escrever.

marcomencia
12/11/2009, 10:22
FAlou certo a respeito da placa traseira q tem q entrar torta pra caber entre as duas lampadas. Será q ele tem uma Ranger pra saber do detalhe?

Edintruder
12/11/2009, 10:53
Ele viu uma parada no sinal. E pra deixar bonito ele fala "difícil"!!! ahahahah

Quase isso:

YouTube - Nós Na Fita - Falar DifÃ*cil

RGamaJr_4x4
12/11/2009, 11:27
Sobre a placa da Ranger, embora a lei que instituiu esse novo padrão de placas não fale nada sobre a possibilidade de usar placas num tamanho diferente do que ela determina, meu pai disse que viu um cartaz num fabricante de placa ao lado do Detran dizendo mais ou menos assim: "veículos importados (ex.: Ranger, Mitsubishi, etc.) as placas serão confeccionadas de acordo com o espaço do suporte do veículo"

fverna
12/11/2009, 12:15
Sobre a placa da Ranger, embora a lei que instituiu esse novo padrão de placas não fale nada sobre a possibilidade de usar placas num tamanho diferente do que ela determina, meu pai disse que viu um cartaz num fabricante de placa ao lado do Detran dizendo mais ou menos assim: "veículos importados (ex.: Ranger, Mitsubishi, etc.) as placas serão confeccionadas de acordo com o espaço do suporte do veículo"

Rogério, daqui a pouco será possivel fabricar placa até cor de rosa, fui fazer a vistoria da minha VTR que era do Rio, quando cheguei na vistoria, onde iria tb trocar a placa ví coisas que todos sabemos, mas nada fazemos. Primeiro, 2 filas, sendo a primeira para vistoria e a segunda pra troca da placa, na primeira o cara atras de mim dizendo que era a quinta vez que ele estava indo e a ultima o cara reprovou pq tinha um desgaste na borracha do pedal do freio, pensei "me ferrei", pq tinha acabado de comprar a VTR com muita coisa pra fazer, inclusive as borrachas dos pedais da minha tb estavam gastas. Quando chegou a minha vez o vistoriador estava no celular e disse pra eu esperar, em seguida chegou um despachante com varios documentos de vistoria pro vistoriador assinar, conhecido como "furar vistoria" qualquer despachante faz isso. Só que como ele já tinha pego o meu documento, acabou carimbando aprovado no meu tb, quando ele viu que eu saquei o que ele tinha feito, assinou e disse pra mim "sai daqui logo antes que eu me arrependa".

Fui pra fila da placa e o cara do carro de traz veio me perguntar pq ele nao vistoriou o meu carro e aprovou, eu disse que nao sabia o pq pra nao me complicar. Achando que já tivesse acabado por ai, um sol de quase 40 graus e derrepente a fila se divide em duas, fui ver o que tinha acontecido e os caras informaram que os emplacadores tinham ido almoçar e ficaria somente 2 pessoas emplacando, e o motivo da segunda fila é para quem comprasse a placa refletiva, com marca d|agua Detran e outras boiolisses e que seria mais rapido, la vai mais roubo, resumindo: pagando mais 30 reais economizaria umas 2 horas de espera, paguei claro.

Quanto ao Roberto Nasser dizer da placa da Ranger, isso ele em 2 minutos acha na internet e dá mais base e conteudo ao artigo, nada mais. :odedo:

Desculpe-me, pelo longo relato.

Flávio

Pequeno jr
12/11/2009, 15:45
João, sobre a questão de vendas .. qdo saiu a RangerHindra .. .nao estava vendendo nada. VEja agora no site da Fenabrave se não vende mais de 1200 unidades mês.

Lembre-se q Hilux é objeto de desejo e luxo empregado de cima para baixo. Versões Diesel e Gasolina e agora ainda tem a Gasolina com cambio AT

L200 esta nas contas as Tritons (GAS e DIesel) e Outdoor HPE, GLS, GL e L)

S-10 reina absoluta até hj devido a muitos fatores, dentre eles, desncontos imensos para produtres e PJ. (COisa que a Ford começou a copiar e deu essa alavancada nas vendas)

lcdalzoc
12/11/2009, 15:47
Fala sério Sr. Nasser... não sei nem o q vc está fazendo na webmotors...sinceramente...

Não tem o que falar, omita-se...

Ou vá lá na Record dar dicas de cozinha...

Joaomsl
12/11/2009, 16:44
João, sobre a questão de vendas .. qdo saiu a RangerHindra .. .nao estava vendendo nada. VEja agora no site da Fenabrave se não vende mais de 1200 unidades mês.

Lembre-se q Hilux é objeto de desejo e luxo empregado de cima para baixo. Versões Diesel e Gasolina e agora ainda tem a Gasolina com cambio AT

L200 esta nas contas as Tritons (GAS e DIesel) e Outdoor HPE, GLS, GL e L)

S-10 reina absoluta até hj devido a muitos fatores, dentre eles, desncontos imensos para produtres e PJ. (COisa que a Ford começou a copiar e deu essa alavancada nas vendas)

Pequeno, a ranger "nova" quando surgiu vendeu em agosto 687 unidades...no mês de outubro vendeu 1302...realmente o crescimento foi muito grande...mas em setembro tinha vendido 1012 unidades...ou seja, caiu, depois subiu...

em outubro a hilux vendeu 3096 unidades e as S-10 foram 3802 unidades...dados da fenabrave.

valeu...

marcomencia
12/11/2009, 17:34
Qdo fui transferir a minha de cidade, achei q iam trocar apenas a plaqueta com o nome da cidade. AS placas eram novinhas.
O emplacador fez eu comprar uma placa nova pq antigamente(acho q um ou dois anos atrás) o número 6 ou o 9 era redondinho. Como está grafado aqui.
Agora ele tem q ser quadradinho. Como um oito cortado. E as placas o camarada disse q tem ser do mesmo padrão........É fogo.......Muita exploração.........

o será possivel fabricar placa até cor de rosa, fui fazer a vistoria da minha VTR que era do Rio, quando cheguei na vistoria, onde iria tb trocar a placa ví coisas que todos sabemos, mas nada fazemos. Primeiro, 2 filas, sendo a primeira para vistoria e a segunda pra troca da placa, na primeira o cara atras de mim dizendo que era a quinta vez que ele estava indo e a ultima o cara reprovou pq tinha um desgaste na borracha do pedal do freio, pensei "me ferrei", pq tinha acabado de comprar a VTR com muita coisa pra fazer, inclusive as borrachas dos pedais da minha tb estavam gastas. Quando chegou a minha vez o vistoriador estava no celular e disse pra eu esperar, em seguida chegou um despachante com varios documentos de vistoria pro vistoriador assinar, conhecido como "furar vistoria" qualquer despachante faz isso. Só que como ele já tinha pego o meu documento, acabou carimbando aprovado no meu tb, quando ele viu que eu saquei o que ele tinha feito, assinou e disse pra mim "sai daqui logo antes que eu me arrependa".

Fui pra fila da placa e o cara do carro de traz veio me perguntar pq ele nao vistoriou o meu carro e aprovou, eu disse que nao sabia o pq pra nao me complicar. Achando que já tivesse acabado por ai, um sol de quase 40 graus e derrepente a fila se divide em duas, fui ver o que tinha acontecido e os caras informaram que os emplacadores tinham ido almoçar e ficaria somente 2 pessoas emplacando, e o motivo da segunda fila é para quem comprasse a placa refletiva, com marca d|agua Detran e outras boiolisses e que seria mais rapido, la vai mais roubo, resumindo: pagando mais 30 reais economizaria umas 2 horas de espera, paguei claro.

Quanto ao Roberto Nasser dizer da placa da Ranger, isso ele em 2 minutos acha na internet e dá mais base e conteudo ao artigo, nada mais. :odedo:

Desculpe-me, pelo longo relato.

Flávio[/QUOTE]

Pequeno jr
12/11/2009, 18:05
Pequeno, a ranger "nova" quando surgiu vendeu em agosto 687 unidades...no mês de outubro vendeu 1302...realmente o crescimento foi muito grande...mas em setembro tinha vendido 1012 unidades...ou seja, caiu, depois subiu...

em outubro a hilux vendeu 3096 unidades e as S-10 foram 3802 unidades...dados da fenabrave.

valeu...

Mas é isso q estou te falando.

A RAnger vende a mesma coisa que sempre vendeu de 1000 unidades para cima. Chegando em alguns momento perto das 2000 unidades mês.

As demais concorrentes (com exceção da S-10) são outros carros, mais luxuosos, modernos e etc. A Mit por exemplo tem vários modelos com o mesmo nome L-200.

Uma coisa que li a muito tempo atrás é que a Ranger, mesmo vendendo o que vende é uma das pick-ips que mais da retorno ao fabricante devido aos processos aplicados pela sua fabricante.

TarsoDL
13/11/2009, 08:59
o Sr. Nasser sofre de sindrome de inferioridade.

cara mais palhaço...

abraços

RABUGENTO
13/11/2009, 09:14

Exatamente Rogério!

Depois de alguns meses complicados com a nova dimensão das placas, aconteceu o "bom senso" e liberaram o tamanho das placas.

duardobruno
13/11/2009, 09:36
Só concordei com o final do texto. O resto, pra mim, foi um imenso discurso rolha. "Trocar terno por jeans..." "canivete artesanal..." putz. Falou do Souza Ramos... pô! O cara viu o potencial de uma picape e melhorou. Só isso. E que bom que ele fez isso, pq eu amo uma F1000 CD SR. Acho que o animalzinho nunca andou numa. "Mais de 2 ton a 170Km/h..." Que hipocrisia!!! Quem é que ia querer uma camionete que andasse no máximo a 80 km/ h?

ROLHAAAA!!!:putz:

Pequeno jr
13/11/2009, 09:46
Só concordei com o final do texto. O resto, pra mim, foi um imenso discurso rolha. "Trocar terno por jeans..." "canivete artesanal..." putz. Falou do Souza Ramos... pô! O cara viu o potencial de uma picape e melhorou. Só isso. E que bom que ele fez isso, pq eu amo uma F1000 CD SR. Acho que o animalzinho nunca andou numa. "Mais de 2 ton a 170Km/h..." Que hipocrisia!!! Quem é que ia querer uma camionete que andasse no máximo a 80 km/ h?

ROLHAAAA!!!:putz:

X2 !!!

Esse dai é mais um q ganha algo para escrever coisas do tipo !

Carlos Bernardo
17/11/2009, 16:10
Na boa...não vi nenhum absurdo nas palavras do repórter.

De fato 90% (ou mais) dos proprietários de 4x4 no Brasil nunca vão utilizar esse recurso. Minha irmã tem uma Pajero. Eu tive que ensinar pra ela como se utilizar o 4x4 e todas as suas variações, pois ela não fazia idéia do funcionamento.

Na rua de casa tem umas 5 ou 6 pick ups, entre L-200, Hilux, Rangers cab. dupla e uma Ram novinha. Tirando a Ram, todos os outros são carros usados por mulheres no dia a dia.

Sei lá, cada um sabe das suas necessidades, mas enfim...

Raposo
17/11/2009, 17:25

De fato 90% (ou mais) dos proprietários de 4x4 no Brasil nunca vão utilizar esse recurso. Minha irmã tem uma Pajero. Eu tive que ensinar pra ela como se utilizar o 4x4 e todas as suas variações, pois ela não fazia idéia do funcionamento.

Na rua de casa tem umas 5 ou 6 pick ups, entre L-200, Hilux, Rangers cab. dupla e uma Ram novinha. Tirando a Ram, todos os outros são carros usados por mulheres no dia a dia.

Mandou muito bem....Acho que quem está "malhando o cara" não tem Ranger ou gosta de enfiar a bota no acelerador.
Com relação a placa: a Natasha está com placa mini que cabe certinho.
Abraços

romuloprando
18/11/2009, 12:26

Concordo! Conheço várias pessoas por aqui que têm pickups 4x4 e nunca nem sequer utilizaram tal recurso, são coisas do tipo "hei, eu posso pagar mais caro, a minha é completa, top..."

Alias, falando de placas, a minha está com a placa mini na traseira tb!!!

Joaomsl
18/11/2009, 12:57
Quem compra um carro ou pikape 4x4 não é obrigado a usá-la...pode acontecer eventualmente de se precisar dela e se vc estiver num 4x2 não conseguirá passar...

essa estória que 90% nunca usou acho balela...e mesmo que fosse verdade, esses 90% tem a possibilidade de em uma necessidade fazer uso da 4x4...enquanto o que tem uma 4x2 não podem...

além disso a velocidade do veículo também pode ser utilizada ou não...vc pode comprar uma ferrari e nunca passar de 100 km/h...ninguém é obrigado a andar a 160/180 só por que o carro consegue chegar a isso...eventualmente, em uma necessidade ou mesmo numa possibilidade, vc anda mais um pouco...normal...

eu sou dono de ranger e acho que o cara falou um monte de besteira...

fui

sergiomfff
18/11/2009, 13:04
Na boa, o jornalista falou muita abobrinha.
No seu raciocinio teriamos que retroagir desde ônibus às carretas pois a velocidade que podem alcançar carregados causam muito mais destruição que qualquer picape.
Quanto ao 4X4 é um acessório que mesmo quem não vive na roça ou não faz trilha um dia pode precisar e a sua presença no veículo não incomoda ninguém.

Concordo! Conheço várias pessoas por aqui que têm pickups 4x4 e nunca nem sequer utilizaram tal recurso, são coisas do tipo "hei, eu posso pagar mais caro, a minha é completa, top..."

Alias, falando de placas, a minha está com a placa mini na traseira tb!!!

fverna
18/11/2009, 15:49
Na boa, a maioria das pessoas que conheço que tem 4x4 faz uso sim do sistema. O que eu acho que mais acontece é de algumas pessoas não saberem usar corretamente, mas usam. Agora, de um tempo pra cá, tem aumentado cada dia mais o mercado de 4x4 de shopping, pq? pq cada dia que passa temos mais barreiras nas cidades grandes, enchentes, assalto, transito e muitas outras coisas, por isso um carro mais alto e imponente ajuda o brasileiro no dia a dia. E se pensarmos, qualquer um que tenha um carro deste é automaticamente convidado a viajar, praia, montanha ou outros destinos, que ofereçe a chance de usar o 4x4. Eu mesmo comprei um terreno no sul de minas com estrada de barro de dificil acesso de proposito, oras...

SERGIO AUGUSTO
18/11/2009, 15:53
Pois é companheiros:
Entendo que o texto do reporter "especialista em automobilismo", é no mínimo de mau gosto(pra não dizer falta de conhecimento, ou impossibilidade, seja lá por qual motivo, de andar num veículo 4x4), além de expressar realmente preconceito, na minha humilde opinião.. As viaturas atuais que são 4x4, eu considero o artefato(o 4x4), como incremento tecnológico, visto o nível de aperfeiçoamento dos sistemas, e a imensa facilidade e conforto que se pode andar com estes veículos, no transito normal e no dia a dia, ainda podendo contar que se algum dia tiver que andar na praia, numa areia fofa, ir na chacara, fazenda ou qualquer "zona rural", não se preocupará, se chover, como ir ou voltar. Acredito que os que tem veículos "normais" podem perfeitamente necessitar algum dia, fazer uma "incursão" do tipo off-road", leve ou pesado, e ai... o 4x4 vai fazer falta.
Não podia deixar de manisfestar a minha opinião, mesmo não possuindo um 4x4 proprio(ainda!), mas trabalho com estes tipos de veiculos, e entendo que é melhor ter um 4x4 que uma viatura normal.
Espero que o reporter em questão, acesse ao forum, e se veja tentado a entrar num 4x4(de preferencia uma pick up, que ele tantou malhou), e garanto que mudará de opinião, mesmo que não a expresse, pra não dar o braço a torcer.
Abracos
Sérgio Augusto

romuloprando
18/11/2009, 18:28
Só explicando melhor minha posição: em momento algum concordei plenamente com o escritor de tal artigo, achei sim que ele foi muito preconceituso em suas palavras. O que eu digo é o que vejo em minha cidade, com meus amigos e conhecidos: aqui tem SIM muita gente que compra uma Hilux CD 4x4 e o utiliza ESTRITAMENTE como um carro de passeio comum ou uma F250 dupla 4x4 pra mulher ir fazer compras no centro. Isso EU acho um absurdo, mas cada um sabe onde enfiar o seu $$$. Eu faria diferente, só isso; e vejam eu não critico ninguém por isso, essa é somente minha OPINIÃO. Eu vejo uma pickup A PRINCÍPIO como um carro de trabalho, e depois como um carro de passeio. Como sou um pobre mortal, só tenho $$ pra um único veículo, e sendo assim a minha Ranger CS 4x4 me atende perfeitamente, tanto no trabalho quanto no passeio. E completando; sim, o 4x4 faz uma enorme diferença pra mim.

Abraços a todos!

PMoura
18/11/2009, 18:42
Picapeiros,

O texto de Nasser é muito bom. É só ler sem preconceitos, se puder, que vocês encontrarão a essência da mensagem (inclusive vários de nós concordam com ela): pickup é um carro rústico, mas no Brasil é tido como artigo de luxo. Vejam:
"O mercado brasileiro de picapes é peculiar: é o único, no mundo, onde veículo grosseiro em construção, áspero em uso, é visto com distinção social idêntica à de automóvel de luxo"
Aqui no Nordeste quando queremos dizer que alguma coisa é básica, simples ou pobre, dizemos que é "peba". Minha pickup é peba. É 4x4, 2008, CD etc, mas é peba e eu gosto da bichinha é assim mesmo. Luxo é outra coisa e quem pode (não é o meu caso), até consegue unir robustez com requinte, num SUV preferencialmente, como SW4, Pajero, Pathfinder, Discovery...
O que me parece um tanto contraditório é comprar um pickup 4x4 e botar rodas cromadas aro 18, 19, 20... com pneus de perfil baixo. Mas quem não tem suas contradições, né não?

Sem mais,

rogeriomasih
18/11/2009, 22:39
E AGORA, JOSÉ ???

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11880.shtml

marcomencia
19/11/2009, 14:45
E AGORA, JOSÉ ???

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11880.shtml (http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11880.shtml)

Se tivesse de 4x4 não tinha ficado na roubada.hehehehe

Raposo
19/11/2009, 15:01
E AGORA, JOSÉ ???

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11880.shtml (http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11880.shtml)
E o que é que tem a ver o c.. com as calças?
O "burro" estava em um conversível de luxo que ficou na caixa de brita. Até onde possa existir relação com a crítica que deu origem ao tópico eu não sei, já que o assunto é utilitário.
Gosto de pick up por vários motivos:
1) necessito de caçamba;
2) entre uma pick up diesel e um hatch com ar e direção prefiro a primeira (independe do ano);
3) me leva aonde eu quiser;
4) impõe respeito no trânsito;
5) sobe ladeira de pedra na chuva.
Agora, estou "me lixando" para o que um repórter complexado e invejoso pensa ou deixa de pensar.
Abraços.

carioca10
19/11/2009, 18:36
RN comenta sobre sua "matéria de sucesso":

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/RobertoNasser_Conteudo.vxlpub?hnid=43390

"...
Retífica RN – Matéria da semana passada sobre o picape Ford Ranger, cabine dupla e complementos comentou, do universo de compradores, poucos utilizam os dotes do veículo. Esclarecimento se faz necessário. Tal percentual diz respeito aos carros de topo. Para as versões abaixo, com menor dotação de conforto, como a transmissão mecânica (:parede:!), o percentual destinado ao trabalho é maior: estima-se nuns 35%.

Reflexo – O texto fez o maior sucesso. Até engenheiro que os constrói concordou piamente com a irresponsabilidade que é um carro pesado e tosco como um picape fazer 170 km por hora.
..."

O RN deve ser o dono do site Webmotors para escrever tanta besteira!

Estima-se que 90% do que ele escreve é besteira, que tal?