PDA

Ver Versão Completa : Guia geral para quem vai fazer gaiola



Marcelo A. Marchiodi
11/11/2009, 10:44
Eu pensei nesse tópico como algo que qualquer um pudesse contribuir que possamos pedir ao moderador para deixá-lo fixo.
A idéia é que cada um contribua com dicas, experiências próprias, fotos de como deve-se e principalmente como não se deve fazer as coisas.
Tenho visto muitos novatos entrando aqui e com alguma idéias meio equivocadas principalmente sobre segurança, alguns "projetos" perigosos até.

Pra começar eu vou falar sobre o que na minha opinião é o mais importante na segurança: triangulação e material.

-Triangulação: não estamos falando aqui de construir um carro de rali, mas o mínimo de triangulação é importante, no mínimo fazer um "X" ou um "V" atrás dos bancos, este "V" já melhora bastante a situação pois a maioria dos tombamentos acontece em velocidade relativamente baixa e de lado, portanto já é uma boa proteção nesses casos, um "X" seria melhor ainda. Tem alguns bons exemplos aqui no fórum e poderíamos pescar algumas fotos por aí e anexá-las aqui mais tarde.
Também não quero dizer que uma gaiola sem isso seja perigosa, tudo depende também de como e por quem é pilotada, responsabilidade conta muito nessas horas!

-Tubos: uma eterna dúvida. Não vou entrar em detalhes técnicos (na verdade vou pesquisar melhor isso e posto mais tarde), mas basicamente nunca use tubos hidráulicos ou material de ferro velho, se puder consiga uma curvadora e dobre sempre pelo menos tendo o raio interno da curva 3x o diâmetro do tubo, por exemplo, se for usar um tubo de 1"1/2 (38 mm) use uma curvadora com matriz de curva com uns 114 de raio.
Use no mínimo um tubo de diâmetro de 1"1/2 e parede de 2,5 a 3 mm, nas partes estruturais que necessitam ser mais fortes, isso é muito pessoal, e no caso é uma recomendação particular minha, tem pessoas que usam medidas diferentes, na verdade deve-se usar o bom senso: por exemplo... nada de usar conduítes!
Nunca ... nunca faça curvas cortando parcialmente o tubo e enchendo de solda, já vi isso e é horrível, são feitos vários cortes paralelos e parciais, sem cortar todo o tubo... é meio difícil de explicar, vou tentar arranjar uma foto dessa "técnica" grotesca.

É pouco, mas é o que posso escrever agora, espero que todos que já tem alguma experiência aqui contribuam para formar um bom guia para iniciantes, já vi espalhado por aqui dicas técnicas, como por exemplo a existência de 3 relações diferentes de redução de Kombi, relações e tipos de câmbio que podem ser usados, pneus... enfim, tudo para se construir sua própria gaiola!

Sugiro que façamos como eu comecei, coloque em negrito o que deseja comentar, para facilitar a visualização e pesquisa no meio das respostas ok. Para quem não sabe, pra por em negrito é só colocar a palavra entre palavra no campo da resposta.

sassi
11/11/2009, 11:13
muito bom o tópico, era isso que eu esperava, todos que estao para montar suas gaiolas. parabéns... estou ancioso para ver o resto do topico


:pipoca::pipoca::pipoca:

Flávio Cadore
11/11/2009, 21:23
Uma dica, depois de conhecer o assunto e quizer mais informações é só usar no google as palavras "4x4Brasil e a palavra de interesse" por ex: "4x4Brsil seletivo" sobre freio seletivo.

leobnaval
13/11/2009, 00:38
Belo tópico, mas pra quem quer fazer sua gaiola e não entende de engenharia, não tem como recomendar uma coisa ou outra o negócio e ter bom senso e adquirir conhecimento através de experiência e leitura, uma dica é os regulamentos técnicos de provas que envolvam este tipo de veículo seja (kart ou gaiola).

Neste link tem muitos regulamentos é só escolher o tipo de competição:
http://www.cronospeed.com.br/modules/xt_conteudo/index.php?id=48

Abraços, Leo