Ver Versão Completa : Braço pitman
Sergio Rocha
10/11/2009, 18:27
Achei opiniões diversas sobre esse assunto e gostaria de esclarecer.
1- Quando se aumenta o pitman diminue o esforço da caixa de direção ?
2- A direção fica mais dura ?
3- Aumenta o curso da direção ?
4- Solda ou garimpar outro pitman ?
Estou falando num aumento de 20 % no comprimento.
[]':pipoca:
carasuja4x4
10/11/2009, 20:01
ola SERGIO seria mais ou menos o seguinte no meu entender....talves eu esteja errado....
.....se ele for mais comprido (+) ele tornara a direçao mais "pesada"pois a caixa é o redutor (1º ponta da alavanca) e tera que fazer força x pra mover uma alavanca y.....e por ai vai.
mas deixara ela mais "rapida" tambem.....o contrario ocorre se ele for mais curto.
o curso é impossivel alterar pois é determinado por angulos do munhao e nao da pra fuçar ali sem estragar a peça ou enfraquece-la
ps:lembrando de que quando se instala freios a disco e nao se altera os parafusos que prendem a flangedas pinças eles diminuem o curso.
lembrei outro detalhe, o munhao sera outra parte deste jogo de alavancas e ai se mexeu em uma tera que equalizar a outra tambem, dependendo do que quer no seu projeto vç vai ajustando ao seu gosto.....
soldar um pitman é perigoso,estas peças geralmente sao meio universais suas estrias entao é melhor procurar algo ja na medida, mesmo que de mais trabalho .
20% de quanto esta procurando? e de que caixa (estrias)? tenho uns aq e quem sabe num da certo pra o que precisa.
Julio Militão
10/11/2009, 20:35
Achei opiniões diversas sobre esse assunto e gostaria de esclarecer.
1- Quando se aumenta o pitman diminue o esforço da caixa de direção ?
2- A direção fica mais dura ?
3- Aumenta o curso da direção ?
4- Solda ou garimpar outro pitman ?
Estou falando num aumento de 20 % no comprimento.
[]':pipoca:
Sérgio,
Uma dica: de repente se você relatasse seu problema, ou seja, qual a finalidade deste aumento em 20%, seria mais fácil alguem do forum te ajudar.
Um abraço
joão k. chikui
11/11/2009, 06:48
Acho que o Sergio adaptou cx de direção hidráulica e , mesmo esterçando tudo , não esterça a roda até o batente .
Sergio , já pensou em encurtar o high steer?
Sergio Rocha
11/11/2009, 09:18
ola SERGIO seria mais ou menos o seguinte no meu entender....talves eu esteja errado....
.....se ele for mais comprido (+) ele tornara a direçao mais "pesada"pois a caixa é o redutor (1º ponta da alavanca) e tera que fazer força x pra mover uma alavanca y.....e por ai vai.
mas deixara ela mais "rapida" tambem.....o contrario ocorre se ele for mais curto.
o curso é impossivel alterar pois é determinado por angulos do munhao e nao da pra fuçar ali sem estragar a peça ou enfraquece-la
ps:lembrando de que quando se instala freios a disco e nao se altera os parafusos que prendem a flangedas pinças eles diminuem o curso.
lembrei outro detalhe, o munhao sera outra parte deste jogo de alavancas e ai se mexeu em uma tera que equalizar a outra tambem, dependendo do que quer no seu projeto vç vai ajustando ao seu gosto.....
soldar um pitman é perigoso,estas peças geralmente sao meio universais suas estrias entao é melhor procurar algo ja na medida, mesmo que de mais trabalho .
20% de quanto esta procurando? e de que caixa (estrias)? tenho uns aq e quem sabe num da certo pra o que precisa.
Fabiano
1- mais comprido = mais pesado + esforço :concordo:
2-o curso da direção vai aumentar tb
3- Solda,acho que deve ser arame de níquel ou TIG
Tenho pesquisado sobre isso e tenho lido coisas totalmente contraditórias, por isso abri esse tópico.As respostas acima foram as que até agora foram maioria.
[]'
Sergio Rocha
11/11/2009, 09:20
Sérgio,
Uma dica: de repente se você relatasse seu problema, ou seja, qual a finalidade deste aumento em 20%, seria mais fácil alguem do forum te ajudar.
Um abraço
Julio
Na verdade não tenho problema nenhum, eu só quero esclarecer esse assunto que é confuso e com as mais variadas opiniões.
[]'
Sergio Rocha
11/11/2009, 09:29
Acho que o Sergio adaptou cx de direção hidráulica e , mesmo esterçando tudo , não esterça a roda até o batente .
Sergio , já pensou em encurtar o high steer?
Pois é.Se eu diminuir o high steer acho que a caixa vai ter que fazer mais esforço para viras as rodas.:parede:
O que eu estou querendo aprender é se eu modificando o tamanho do Pitman e ou do high sterr eu consigo aliviar o trabalho da caixa, ganho com isso mais força pra virar a roda numa trilha, e se esse aumento ou diminuição do pitman altera muito o curso da direção e a quantidade de voltas do volante, tornando a direção mais rápida.
Até agora o que eu imagino é que diminuir o pitman ou aumentar o high steer diminuem o esforço da caixa e em contrapartida tornam a direção mais rápida e diminuem o curso dela, o que não é desejável num jipe de trilha.
O que acham ? Será que é isso mesmo ?
[]'
carasuja4x4
11/11/2009, 10:25
entao seria o seguinte,quando colocamos as caixas dos wolks elas "nao" possuem pitman pois atuam direto no hi steer por isto ficam mais leves que as originais ,se o braço do hi steer, estiver com o comprimento maior que o original do munhao.
considerando que os munhoes estao regulados corretamente, nada encosta até que de o limite maximo da capacidade do eixo (munhao) de esterçar, que na maioria dos eixos é os parafusos de encosto da carcaça que determinam isto, certo
mas quando falamos em cxs com pitman ai temos que levar em consideraçao o comprimento desta nova alavanca tambem (pitman)
entao se for instalado um PITMAN comprido (+ na cx) e um braço com o mesmo comprimento no munhao, teremos uma distribuiçao igual de forças e mudar isto ao gosto do cliente é apenas brincar com os tamanhos até se chegar no mais proximo que a pessoa quer,(ui, isto ficou erótico)kkkkkkkk
mas acredito que pra gente (jeeps) ,precisamos de velocidade de esterço,combinado com leveza, entao um pitman curto em um braço curto no munhao seria o certo,mas ficaria pesado
entao pra ficar mais leve aumentariamos a pressao da bomba hidraulica e o tamanho da cx pra garantir a força deste esterço sem quebras
ps:em um dos meus jeeps tive uma cx de direçao do opala com a bomba hd do "santana" em um pitman com 120mm e um hi steer de 140mm em um volante com 250mm de raio e era um absurdo de leve ,girava com uma mao sem força os pneus 32".
acho que é isto, qualquer erro é só puxar a orelha do orelhudo aq.
Pois é.Se eu diminuir o high steer acho que a caixa vai ter que fazer mais esforço para viras as rodas.:parede:
O que eu estou querendo aprender é se eu modificando o tamanho do Pitman e ou do high sterr eu consigo aliviar o trabalho da caixa, ganho com isso mais força pra virar a roda numa trilha, e se esse aumento ou diminuição do pitman altera muito o curso da direção e a quantidade de voltas do volante, tornando a direção mais rápida.
Até agora o que eu imagino é que diminuir o pitman ou aumentar o high steer diminuem o esforço da caixa e em contrapartida tornam a direção mais rápida e diminuem o curso dela, o que não é desejável num jipe de trilha.
O que acham ? Será que é isso mesmo ?
[]'
Diminuir o pitman ou aumentar o high steer causam o mesmo efeito, diminuem o esforço na caixa mas tornam a direção mais LENTA. O número de voltas no volante será o mesmo, porém aumentando o pitman, aumenta-se o deslocamento da barra de direção ao esterçar, logo a roda vira mais e a direção fica mais rápida e pesada.
[]s
Spina4x4
12/11/2009, 00:36
como disse o Carasuja:
aumentando o pitman a direção vai ficar dura, porem muito agil.
se vc deixar o pitman original do opala e diminuir o high steer fica agil e não tão dura.. falo isso por experiencia propria...
o pitman comprido fica muito bom p/ cidade, mas na trilha não funciona, nas horas criticas, erosoes, vc não consegue girar o volante...
J.R.Ricoy
25/07/2011, 11:47
Pessoal,
Tenho um s10 blazer 99/00, direção hidraulica, e às vezes quando faço manobras curtas envolvendo ré, tipo garagem, a direção endurece e fica igual ou pior que direção comum. Troquei o braço de pitmam cerca de um ano atrás e demorou para normalizar a direção, tava muito dura. Será que houve erro na montagem ou peça incorreta? . Agradeço opiniões. Abraço.
Elmer_Jeep
25/07/2011, 12:07
Pessoal,
Tenho um s10 blazer 99/00, direção hidraulica, e às vezes quando faço manobras curtas envolvendo ré, tipo garagem, a direção endurece e fica igual ou pior que direção comum. Troquei o braço de pitmam cerca de um ano atrás e demorou para normalizar a direção, tava muito dura. Será que houve erro na montagem ou peça incorreta? . Agradeço opiniões. Abraço.
Ja mandou substituir alguma vez o oleo hidráulico ?
[]'s