PDA

Ver Versão Completa : Projeto simples



Prof.pardal
17/01/2005, 02:12
estava pensando em um gaiolinha simples de se fazer e barato tbm.....

a ideia é usar o maximo de peças de carros, alem de ser + facil do q fabrica-las ia minimizar o problema de reposição e facilitar a montagem da gaiola


Usando tubos de 40 X 40 com 1 mm de parede( será q aguenta).....
solda de eletrodo msm.....
a base da estrutura seria bem simples e p/ reforçar seria parafusado um assoalho de chapa de aço. embaixo dele todo
a partir dai faria o resto da gaiola com tubos mais finos....

o problema é a suspenção e o eixo traseiro......
os terminais de direção podem ser de fusca (retirando todo o sistema de freio se transforma em uma peça bem pequena alem de ser muito resistente)

não consegui pensar em nenhuma peça que faria a função das balanças
dianteiras...

o eixo traseiro a principio pensei em um eixo rigido(como os karts msm)
mais é mais facil achar semi-eixos de carro do q eixo de kart.....

poderia ser os semi eixos do fiat 147 por exemplo.....


o q vc's acham????

Paulo_Marcelo
17/01/2005, 03:13
O negocio é você "fabricar" as balanças. Ou melhor, fazer uma suspensao multi-braços usando tubos, pivôs, etc.

equipeminas4x4
17/01/2005, 10:02
Esse tudo com 1mm de espessura só serve pra fazer o escapamento.

[]´s

Paulo_Marcelo
17/01/2005, 10:46
Tb achei o diametro muito largo e a expessura muito fina.

Tubo de 1 polegada com 2 mm de expessura ficaria bem bom.

Beto Lacerda
17/01/2005, 22:43
Esse tudo com 1mm de espessura só serve pra fazer o escapamento.

[]´se o que o sr. entende da fabricação de gaiolas :lol:
[]'s

Prof.pardal
18/01/2005, 00:27
Na verdade estava pensando nas ferragens quadradas......e não redondas.......as redondas tem a dificuldade de fazer a curvatura.......ja a quadrada tem um encaixe melhor p/ soldar

vou ver se acho umas fotos aqui......

Paulo_Marcelo
18/01/2005, 00:43
Acho q a dificudade é a mesma...

Quando tava fazendo o chassi de um formula, num via muita diferença nao.

A gente fazia o corte bem por cima e depois ia ajustando com uma esmerilhadera.

Prof.pardal
18/01/2005, 01:02
estou pensando em copiar esta base:

http://img120.exs.cx/img120/8749/84bc.jpg

http://img130.exs.cx/img130/2930/73ki.jpg

até aqui........ depois faria a parte de cima de acordo com q ia montando pedaleira, banco, volante .....etc....

Paulo Marcelo:

O problema é fazer as balanças com solda eletrica......não é igual mig......
fica fraca.....alem de ter que fazer elas milimetricamente iguais.....acho q fica dificil pacas.....

hoje olhando os praços de suspenção do fusca.......achei muito interessante.....não são tão grandes assim...... acho q da p/ usar no gaiola....

colocaria na mesma posição do fusca só q sem as barras de torção (e claro)......e no suporte do amortecedor da p/ colocar molas de moto....

claro q foi tudo no olho...he he he .... vou tirar os braços da susp. amanhã
e ver se da p/colocar as molas de moto......

se der.....só alegria......

T+

Paulo_Marcelo
18/01/2005, 01:34
se for pra adaptar... procura por balanças de algum carro... chevette, corcel...

ANDERSON DE BRITO
18/01/2005, 13:37
Tenta colocar a bandeja do gol, na minha gaiola ficou bom !

Vc acha em qualquer mecânica, as minhas foram no vasco :lol:

Wallace
18/01/2005, 17:43
Na verdade estava pensando nas ferragens quadradas......e não redondas.......as redondas tem a dificuldade de fazer a curvatura.......ja a quadrada tem um encaixe melhor p/ soldar

vou ver se acho umas fotos aqui......Curso basico de engenharia mecanica estrutural e outras de engenharia e manufatura:
Tubos redondos são mais fortes por unidade de peso que os quadrados.
Cantos vivos de qualquer tipo acumulam tensão... ou seja, vai facilitar a quebra.
Tubos quadrados são mais dificeis de curvar, para os redondos uma simples dobradeira manual resolve em grande parte do casos.
Para fazer o encaixe perfeito em tudos redondos use uma serra copo no tubo onde o outro vai ficar, mas tem que prender bem tudo para fazer direito.

equipeminas4x4
19/01/2005, 09:33
Na verdade, se for fazer todos os encaixes com serra copo, vc vai levar o resto da vida pra terminar a estrutura, faz um corte em "V" na extremidade e manda bala.
Voltando ao assunto principal do tópico, compra um kit de gaiola pronto, que vai sair bem mais em conta para o que vc está precisando, sem falar que o projeto já é testado e aprovado. Do jeito que vc tá querendo fazer, além de gastar temo e dinheiro, pode ser que fique uma porcaria, ainda mais se vc não estudar bem o tipo de suspensão que vai utilizar, bem como sua geometria.
Liga para o Fernando da DTM, ele é fabricante de kit´s para gaiolas a ar e para motor AP, (31)9664-7480.

[]´s

Prof.pardal
20/01/2005, 00:18
Marcel,

E isso msm q eu estou pensando...........fazer ela com tubos "quadrados" ... e nos cantos cortar em "V" ficando uma parede sem cortar...entortaria ela e costurava com solda eletrica........lembrando que eu quero uma gaiola com motor de moto.....pequena......

Comprar?????? Pra que???? se o legal é construir..........he he he ........

tem uma oficina aqui que eu tenho liberdade p/usar as ferramentas, solda eletrica, furadeira de bancada, policorte, etc.....aí fica mais fácil......

Com certeza tubos redondos são mais resistentes.......mais os quadrados tambem não são tão fracos assim...........o pessoal daqui usa tubos de metalão p/ fazer carretas de trator e de carro.....

Prof.pardal
24/01/2005, 01:22
E ai pessoal......

Então...eu tava pensando no eixo, seria mais fácil fazer independente mesmo......
com relação ao suporte da coroa......seria possivel adaptar o cubo da moto????
teria que arrumar um jeito de trava-lo pois o eixo da moto é fixo.......e no caso do gaiola o eixo teria q rodar junto com o cubo........entenderam?????

Se conseguir travar o eixo, posso ligar uma ponta de cada cruzeta nela...e descer os braços p/ roda como no fusca, sei que essa suspensão não é das melhores...pois altera a cambagem......mas é simples e robusta......

Anderson:

Como esta sua gaiola????? vc colocou as bandejas só na frente?????
que rodas vc usa?????

sem ferir os direitos autorais....tem com me falar + ou - como vc fez suas susp........

t +

Dirceu D.Jr.
29/05/2005, 23:07
Eu fiz minha gaiola com o chassi feito de metalon bem travado com varias diagonais e a estrutura de cano de 1 pol x 2mm já faz 5 anos e até agora sem novidade, guentam pra caramba, já tombei de tudo que é jeito, até pra traiz e nada de amassar ou entortar!! :D

Paulo_Marcelo
29/05/2005, 23:13
erro!!

bernaxd
06/01/2006, 00:42
meu tio q eh mecanico falo q n da pra faze gaiola c motor de moto, pq e fraco e tb quebra facil , experiencia "propria dele".

georghesan
08/01/2006, 20:52
prof pardal... esse proj que se refere na foto é um kart cross e é monoposto com motor de moto e por ser pequeno anda bem pra caramba segundo relatos do pessoal da cominidade do orkut. mas construí-lo é bem mais complexo do que gaiolas com motor de carro. outro ponto negativo tambem é a aquisição de pneus e rodas que é mais difícil... eu tenho esse projeto do kart cross completo mas são 70 mb e nao dá pra mandar por e-mail... eu poss gravar um cd e te enviar.... aí vc paga o sedex quando chegar aí... mas se quizer fazer uma gaiola mesmo... com motor de carro tem um desenho que fiz e tá num tópico... ficou bem interessante... esse dá pra mandar por e-mail... mas é apenas um desenho em 3d no CAD nao é um passo a passo...

Alexandre STZ
11/01/2006, 13:52
Prof Pardal,

Só uma pergunta, qual o motor que você vai usar?

Sem algumas informações básicas não dá pra dizer nada, tipo:

Quantos lugares?
Onde você vai andar. pista ou trilha?

a única coisa que dá pra dizer é: Esquece tubo quadrado, tua gaiola vai ficar parecendo um portão!

Beetlespeed
12/01/2006, 15:13
nao to entendendo este topico... o projeto e para mini bajas ou gaiola comum??? :pensativo: