Ver Versão Completa : 4x$ com eixos de omega serà que dà?
a uns dois anos comprei um eixo traseiro completo de Omega 6 cil com suspensão diferencial completo pensando em comprar outro e montar um sistema 4x4 que creio viável pois este eixo trabalha com semi eixos independente certo ,com grande curso ?Mesmo que as saidas da cx transferencia não girassem no sentido à frente no eixo frontal o mesmo pode ser montado de ponta cabeça (invertido).Já vi uma vez num 4x4 fundo de quintal de um Veterano e me pareceu viável a . Na minhão prancheta tem um quase projeto !!!! Se usassemos um cambio automático /manual de um carro originalmente equipado com motor transversal então usando orig pontas de eixos que saiem para esquerda e direita . Usando se este mesmo cambio para receber um motor longitudinal este funcionaria exatamente como uma cx de tranferencia distribuindo para frente traseira como se fossem esquerda -direita só que neste caso traseira dianteira e assim como no esquema usual o eixo patinando ficaria com toda tração enquanto o outro destracionaria certo seria o caso de usar um bloqueio certo!Seria como pegar um Power train de um carro com o motor tranversal e adaptar longitulnamente e as saidas das pontas de eixo ficariam viradas pra frente tras A alguns anos vi uma reportagem de um protótipo na Revista 4x4 e Cia que era com cambio de um VW Apolo que imitava este esquema Adaptaria-se Homocinéticas/ cruzetas /munhão no da frente para direção .Penso em fazer algo leve tipo uma gaiola com detalhes de CJ .Agradeço refereencias e sugestões SDS A TODOS
esse tipo de diferencial naum limitaria o curso da suspensao???
abduzido
11/11/2009, 23:40
Ví uma vez em Rio Claro-SP uma mega gaiola com motor 6 CIL e câmbio A20 4X4 com diferencias de Ômega, semi-eixos e selectraction.
Encontrei umas fotos dela no Planeta Buggy:
http://planetabuggy.com.br/gaiolas/ze.htm
Ela fica numa oficina no final da rua 14, não lembro o Nº mais ou menos próximo à AV 22. De repente o cara te ajuda, é mecânico e off-roader
Quanto ao câmbio transversal já ouví falar de usa-lo como diferencial central, mas nunca ví nem fotos.
Mas que dá, dá sim.
Ví uma vez em Rio Claro-SP uma mega gaiola com motor 6 CIL e câmbio A20 4X4 com diferencias de Ômega, semi-eixos e selectraction.
Encontrei umas fotos dela no Planeta Buggy:
http://planetabuggy.com.br/gaiolas/ze.htm (http://planetabuggy.com.br/gaiolas/ze.htm)
Ela fica numa oficina no final da rua 14, não lembro o Nº mais ou menos próximo à AV 22. De repente o cara te ajuda, é mecânico e off-roader
Quanto ao câmbio transversal já ouví falar de usa-lo como diferencial central, mas nunca ví nem fotos.
Mas que dá, dá sim.
Valeu Abduzido
O esquema que quero usar na suspensão transmissão dianteira seria básicamente este na foto
SDS Pedro
BoaTrilha
12/11/2009, 11:56
a uns dois anos comprei um eixo traseiro completo de Omega 6 cil com suspensão diferencial completo pensando em comprar outro e montar um sistema 4x4 que creio viável pois este eixo trabalha com semi eixos independente certo ,com grande curso ?Mesmo que as saidas da cx transferencia não girassem no sentido à frente no eixo frontal o mesmo pode ser montado de ponta cabeça (invertido).Já vi uma vez num 4x4 fundo de quintal de um Veterano e me pareceu viável a . Na minhão prancheta tem um quase projeto !!!! Se usassemos um cambio automático /manual de um carro originalmente equipado com motor transversal então usando orig pontas de eixos que saiem para esquerda e direita . Usando se este mesmo cambio para receber um motor longitudinal este funcionaria exatamente como uma cx de tranferencia distribuindo para frente traseira como se fossem esquerda -direita só que neste caso traseira dianteira e assim como no esquema usual o eixo patinando ficaria com toda tração enquanto o outro destracionaria certo seria o caso de usar um bloqueio certo!Seria como pegar um Power train de um carro com o motor tranversal e adaptar longitulnamente e as saidas das pontas de eixo ficariam viradas pra frente tras A alguns anos vi uma reportagem de um protótipo na Revista 4x4 e Cia que era com cambio de um VW Apolo que imitava este esquema Adaptaria-se Homocinéticas/ cruzetas /munhão no da frente para direção .Penso em fazer algo leve tipo uma gaiola com detalhes de CJ .Agradeço refereencias e sugestões SDS A TODOS
a idéia parece racional.
tem dois pontos aí que acredito que vc já pensou e tenha a solução.
diga pra nós por favor..
- neste caso o motor não ficaria centralizado completamente no veiculo certo? seu peso iria ficar mais pra direita ou mais pra esquerda de acordo como a disposição imposta. certo?
- pra suspensão poder ter curso de trabalho legal, teria que usar aquele cardan deslizante (esqueci o nome) mas é aquele que tem uma luva cuja parte desliza pra dentro ou fora dependendo do esforço imputado. correto?
Ou está pensando nas homocineticas?
Abraços
originalmente este é o esquema da suspensão traseira do Omega . Fabricaria 2 braços inferior /superior para maior curso na frente e traseira vejam as figuras
A transmissão seria por cruzetas tanto na saida das pontas de eixo e nos diferenciais. agradeço a todos por idéias/ em breve farei incursão em busca de outro eixo de Omega 6 cilindros para dianteira A Ultima foto seria o que vejo possivel fazer como resultado final . Peço desculpas pela abertura do tópico pois misturei a idéia inicial com outro conceito que quero usar neste projeto tipo um diferencial central
SDS Pedro
abduzido
12/11/2009, 22:51
Qual o motor que vai usar?
Caro MOLOKO+!
Outro dia, escrevi bastante, mais estava digitando no celular, no momento de confirmar, dedos grandes, teclas pequenas, tudo perdido... rsrsrs
Bem, sua idéia é funcional, um conjunto que em um veículo seria transversal, usaria longitudinal, nas saídas do diferencial, onde seriam os semi eixos, adaptaria um complemento, tranformando-o em cardans.
Usaria dois diferenciais de ômega, sendo que neste ponte DISCORDO de você, pois NÃO deve "girar" o diferencial como citou.
Ele pode funcionar muito bem de "ré" como em maioria dos 4x4.
Eu escrevi, que poderia usar a suspensão do omega na trazeira, e de um VW gol na dianteira (devido ao custo baixo), mais, o projeto que colocou é bem melhor.
Na minha opinião, só faltaria uma coisa.
Um bloqueio para o diferencial central, que é o do cambio do conjunto.
Abraços.
Kim.
OLA Kim / Abduzido
Na verdade tenho a 5 anos um motor blazer 2,4 com 18 mil km que ia usar ,com módulo ,embreagem e chicote que anunciei mes passado e tambem um cambio auto de Monza 3 marchas sem lockup(estes cambios tem com ou sem depende do ano acho que 89 ou 90/ tem ) .Mas devido ao meu projeto do f750 cabine tripla que ta roendo meu$ $$$ tive que me desfazer de alguns ativos ,foi a Rural 59 foi os 8 BF 33x10,5x15 Baja (a medida tá certa) zerados pro Zé Novais aqui do Forum e uma pessoa de MG já depositou o sinal para amarrra a compra do motor agora vou repensar a motorização .tenho um v8 302 ainda, mas acho pesado pro que quero
Talvez um AP , aguardem pois já localizei outro eixo dianteiro não sei se é do 6 ou do 4 cilindros alias me falaram que existe 3 relações C&P para este diferencial ,lembrando que no carro havia 3 motorizações 2,0 2,2 e 4,1 .eu mesmo tenho lá uma carcaça central completa com uma relação diferente da do 6 cil
Ultima hora Se colocar o diferencial de Ré dependendo do sentido que gira a saida das pontas de eixo ou cardans,se não usar este esquema de cambio/diferencial central ? vou usar algo levinho tenho uma do Engesa fase 2 s/ redução) o diferencial dianteiro pode tracionar para trás não (vou simular inloco)
Abraços Pedro
Edintruder
14/11/2009, 00:24
A caixa precisa ser um modelo que aceite um locker como no caso da fiat.
Um conjunto de uma strada locker, fica uma mega redução com dois diferenciais...
A gaiola vai andar pouco, mas vai ser leve e terá muito torque, pronta pra pneus 38"!
Renato Fraga
14/11/2009, 12:05
Mas existe também bloqueio Kaiser para caixas VW. Não sei se existem para caixas GM, é o caso de consultar o fabricante até mesmo pela funcionalidade no caso de um diferencial central.
Na minha opinião funcionaria perfeitamente, uma vez que esse tipo de bloqueio libera o semi eixo que vira mais rápido, e num 4x4 o eixo que vira mais é o dianteiro, assim nesse exemplo, a tração trazeira fica permanente e a dianteira é liberada apenas nas ocasiões necessárias.
Abraços
Flávio Cadore
15/11/2009, 19:48
Eu tinha a intenção de fazer a minha gaiola 4x4 com uma caixa transversal instalada na longitudinal mas por dois motivos mudei de idéia e fiz uma com caixa de Santana e tração 4x2.
Primeiro motivo é que ela fica reduzida demais.....na época não dei muita importância porque eu sei que se vc desligar o eixo dianteiro e travá-lo o eixo traseiro vai girar duas vezes mais rápido...o meu medo é pela falta de lubrificação nas planetárias que vão ficar girando sempre ( talvez colocando rolamentos de agulha e aumentando o nível de óleo resolva, mas...).
O outro senão é que ela fica meio comprida demais, mas até aí tem conserto.
Tenho até um diferencial de Omega( 3,15:1).
Eis a minha gaiola.
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