PDA

Ver Versão Completa : Freios -Receitas-



Fontana Baja
09/11/2009, 20:45
O que li sobre freio no forum, foi a respeito de blocantes. algumas idéias como utilizar dois cilindros mestres, são ótimas, mas e o freio de "pé"???
Funciona? como estão se comportando as engenhocas na frenagem??

Tenho um Baja, com disco nas quatro, dianteira pinças originais, e traseiras pinças de Gol/Santana 1.8 disco sólido. Mas encontro problemas na frenagem. A traseira arrasta, mas a dianteira nada de freiar.

Sei que nas gaiolas sobra freio na dianteira(peso leve), mas e nos Bajas??? a pinça original na dianteira resolve?
Tentei inverter as saidas do cilindro mestre(duplo), masa não resolveu!!!

A minha idías é partir para pinças maiores, alguém está usando alguma coisa diferente do original do fusca????

É isso ai!!!

oliveiraideal
09/11/2009, 21:37
algo que eu faria seria restringir um pouco o fluxo para a saída que vai para trás (do freio traseiro) mas MUITO CUIDADO, pois se restringir demais, pode acabar faltando o freio.. blz? :)



ta aí um link que explica mais ou menos isso..
qualquer coisa procura no ML que você acha uma destas válvulas :)
http://sistemasautomotivos.blogspot.com/2008/12/vlvula-reguladora-de-presso-dos-freios.html

Flávio Cadore
09/11/2009, 22:25
Fontana, é culpa dos pneus grandes...e da transferência de peso...
Será que a pinça da Kombi não é mais forte?...ou outra que o diâmetro do pistão da pinça seja maior...depois dizem que "tamanho" não é documento.
Tem um outro esquema usado em competição, dois cilindros mestres ( um para cada eixo) onde é possível regular a carga de cada um por meio de um parafuso. Mas não sei se é o caso, pela falta de espaço.
OBS: A pinça de Kombi é usada até em JEEP.

oliveiraideal
10/11/2009, 01:10
tem uma "adaptação" bem simples, a da válvula reguladora de fluxo.. dá uma olhada como ela funciona.. ;) restringindo uns 10% do fluxo traseiro, e direcionando o mesmo para a parte da frente, ocasiona em uma frenagem melhor e mais igual.. tem várias formas de regulagem e de adaptações deste sistema.. ;)

abraços..

Fernando Assis
10/11/2009, 11:45
Tive um gol gl 1.8 Mi que turbinei. Originalmente vinha com discos sólidos na frente e tambor atrás. Adotei o sistema do Gol 2.0 (e 1.0 16V turbo) da época, que saiam originalmente com o sistema do santana/quantum, que é disco de freio duplo (ventilado) e de maior diâmetro na frente e tambor de maior diâmetro atrás. No quantum/santana, que tem traseira mais pesadas, funcionam bem, já no gol, que tem traseira mais leve o freio traseiro ficaria muito agressivo. Daí, originalmente, esses gol (2.0/ 1.0 16V T) já saem com as chamadas VÁLVULAS EQUALIZADORAS DE PRESSÃO para os freios traseiros. São baratas, compre elas e instale nas saidas para os freios traseiros. Ou então tente dar uma anabolizada nos freios dianteiros!
No meu baja, a tendência era justamente o contrário, os freios dianteiros (originais a disco) tendiam a frear mais forte e derrapar. Com a mudança dos pneus (uso 195/65-15 na frente e 235/75-15 atrás, recapados da geninho), não trava, mas sinto que a potência dos freios poderia ser melhor. Se fosse mudar algo, faria exatamente o que vc fez, colocar freios a disco na traseira, onde os pneus são bem maiores e mais largos que os dianteiros. Só usaria pinças que pudesse colocar freio de mão (teria que ser pinças de carros que usam freios a disco na traseira, como golf ou marea). No meu certamente isso equilibra o conjunto, mas o seu tem pneus muito largos na frente! Precisaria de freios mais potentes na dianteira (ou reduzir a potencia dos traseiros com as valvulas equalizadoras)

Fontana Baja
10/11/2009, 23:48
Já estive pensando na valvulas, mas queria melhorar a dianteira, para depois sim usar as válvulas, pois senão vou perder muita eficiência.. A diferença das traseiras para as dianteiras é grande.

quanto ao freio traseiro, eu tinha disco com pinças de Tipo/Tempra, que o embolo é de 36mm ou 38mm(não lembro certo), justamente por causo do cabo do freio de mão, e não tinha jeito de frear, só resolvi quando coloquei as do Gol/Santana 1.8 de 48mm. Estava pensando em colocar as quatro iguais, mas queria saber se alguém está usando alguma pinça maior na dianteira!!

Fontana Baja
11/11/2009, 00:02
Fontana, é culpa dos pneus grandes...e da transferência de peso...
Será que a pinça da Kombi não é mais forte?...ou outra que o diâmetro do pistão da pinça seja maior...depois dizem que "tamanho" não é documento.
Tem um outro esquema usado em competição, dois cilindros mestres ( um para cada eixo) onde é possível regular a carga de cada um por meio de um parafuso. Mas não sei se é o caso, pela falta de espaço.
OBS: A pinça de Kombi é usada até em JEEP.


Seria uma opção, mas não é muito grande??? ei sei que usam em jeep, pois ela é de cilindro duplo???

Vitor Gorte
11/11/2009, 14:58
Olá amigos , vou fazer esta pegunta aqui para não abrir outro tópicos mas é o seguinte . eu estava a fim de fazer um sistema de freio independente pra minha gaiola . alem de deixar o "freio de pé" gostaria de fazer um sistema que travasse uma, duas, tres e ate mesmo as quatro rodas mais uma indepedente da outra , alguem aew ja fez isso e sabe como fazer ?
abraço !

Flávio Cadore
11/11/2009, 20:40
Seria uma opção, mas não é muito grande??? ei sei que usam em jeep, pois ela é de cilindro duplo???

Na verdade eu nunca ví uma pinça de Kombi...mas se a de Gol é maior não custa tentar por ser mais fácil achar e ser mais barata, eu acho.
Na minha gaiola eu uso pinças de Saveiro na traseira e de Gol BX na frente e freia parelho.
Vitor, é possível fazer isto com cilindros mestres de Fusca ( um para cada roda), procure por "freio seletivo" aqui mesmo no fórum que tem bastante coisa.