Ver Versão Completa : Temperatura no vão motor
marcelo_paranagua
09/11/2009, 17:42
Pessoal estou pesquisando uns materiais para melhorar o isolamento termico e acustico da Band e o pessoal da área tecnica me pergunta sempre qual a temperatura maxima que tem no cofre do motor e como minha Band está no estaleiro não tenho como verificar.
Alguém com motor 14B teria essa informação ou poderia fazer uma medição em dois o três pontos encostado na parede corta-fogo?
Agradeço de antemão.
Marcelo
Julio Militão
10/11/2009, 21:06
Pessoal estou pesquisando uns materiais para melhorar o isolamento termico e acustico da Band e o pessoal da área tecnica me pergunta sempre qual a temperatura maxima que tem no cofre do motor e como minha Band está no estaleiro não tenho como verificar.
Alguém com motor 14B teria essa informação ou poderia fazer uma medição em dois o três pontos encostado na parede corta-fogo?
Agradeço de antemão.
Marcelo
Caro Marcelo,
Já ví diversos materiais. Na minha coloquei aquela manta asfaltica com alumínio, tanto na parede corta fogo, como naquela tampa onde ficam as alavancas. Tem gente que já colocou no piso do carro todo!
Na minha opinião resolve o problema termo-acustico, independente da temperatura no cofre do motor.
Um abraço
marcelo_paranagua
10/11/2009, 22:45
Obrigado pela informação Julio.
Estou recebendo a carroceria em fibra e como a terei bem limpinha queria fazer um trabalho um pouco diferente.
A manta asfaltica com aluminio se não me engano deve ser colocada a quente e não sei se a fibra vai gostar desse aquecimento.
Estava pensando em algo um pouco mais abrangente e a manta Armasound da www.armacell.com.br (http://www.armacell.com.br) me interessou porém tem a limitação de ser adequada para temperaturas "até" 105°C e essa é minha preocupação. Se superar essa temperatura mesmo que somente em algum lugar vou ter que refazer o trabalho e isso me incomoda ($$).
Outro produto que me interessou foi a borracha liquida Elastocoat da www.proder.ind.br (http://www.proder.ind.com) mas também com limites de tolerancia à temperatura parecidos.
A www.3m.com.br (http://www.3m.com.br) também tem um produto similar mas não declara os limites de temperatura e estou esperando uma resposta deles com relação a esse ponto.
Para se ter um bom resultado acustico deveria-se isolar o habitaculo todo e não somente o local que é a fonte do ruido, é o que os experts dizem. Para o isolamento termico é diferente, so basta isolar o local mesmo.
Esse era basicamente o motivo de saber a temperatura no cofre motor.
Na www.perfiltermico.com.br (http://www.perfiltermico.com.br) tem uma tinta "Delta T" que se aplica com spray e é a base de água, promete resultados espetaculares na 5ª demão (2.5 mm) porém so pode ser aplicada pela empresa e custa uma barbaridade para 2 ou 3 m² que seriam necessários para isolar a parede corta-fogo e o piso, lado esterno, da Band.
Tem vários produtos a base de fibras ceramicas em formato de papelão ou tecidos de excelentes caracteristicas termo-acusticas, mas não tem muita resistência mecanica e a Band trepida muito, estou esperando a www.unifrax.com.br (http://www.unifrax.com.br) me dar uma resposta sobre um produto com melhores caracteristicas.
Ainda coletando informação para decidir.
Obrigado.
Marcelo
Julio Militão
10/11/2009, 23:32
Caro Marcelo,
A manta asfáltica realmente é colocada com aquecimento: um aquecedor de ar. O calor serve para fundir o asfalto. Não é necessário muito calor e resolve teu problema facilmente. O cofre do motor, com certeza, não chega nem a 80 graus. Que os colegas confirmem ou não.
Um abraço e vamos esperar a opinião dos outros colegas
marcelo_paranagua
11/11/2009, 07:47
Julio, 80°C seria um numero facil de administrar.
Belas trilhas pelos teus lado, ne? Ouvi falar bem da tua cidade.
Marcelo
gbalero_URU
11/11/2009, 22:19
hola amigo la manta asfáltica se puede colocar sin problemas con cemento de contacto yo coloque en el torpedo y en la tapa de la caja de cambios por debajo y por dentro coloque la de fieltro y asfalto en todo lo que queda vertical torpedo (corta fogo) laterales puertas etc dejando la bandeja de los pisos libres que es donde se puede acumular humedad hay coloque una alfombra de goma de 1,5 cm de espesor, y la verdad no he rodado en una band mas silenciosa que la mía.
Tambien coloque de esa manta fieltro asfáltica en el capot, y el techo ente el tapizado inyecte espuma de pòliuretano espandido.
A demás de la manta asfáltica aluminizada existe una que es auto aderente y da exelente resultado ya lo coloque en otro band
Gerardo
marcelo_paranagua
12/11/2009, 00:06
Gerardo, te agradezco las ideas, especialmente sobre pegar al manta de asfalto con cemento y no por medio de calor, no me lo havia pensado. Hace cuanto tiempo que la pusistes? no se despega? No me animo mucho con el fieltro por ser higroscopico.
La espuma de poliuretano expandido es la que viene en lata/spray no? Si es asi cuidado por que me parece que es inflamable.
Gracias de nuevo.
Marcelo
gbalero_URU
12/11/2009, 07:16
Hola, hace algo asi como 5 años no se despega no, el fieltro lo pegue solo en partes que quedan vetical o con mucha pendiente ademas lo pegue sobre la asfaltica aluminizada, en todo lo que quede horizontal esta con gomas de 1,5 cm y sin pegar las cuales las retiro para limpiar, ahora hay unas gomas mejores que vienen unas planchas grandes para cajas de pick-up esas estan buenisimas pues puedes cubrir toda la parte trasera con una sola pieza.
Saludos gerardo
marcelo_paranagua
12/11/2009, 07:48
Tu referencia me resulta muy importante Gerardo, te lo agradesco.
Marcelo
André CO
12/11/2009, 13:30
Da uma lohada aqui:
http://www.incomar.com.br/incomar2002/setorautomotivo.html (http://www.incomar.com.br/incomar2002/setorautomotivo.html)
No mais, coloquei uma manta no meu capo que é uma camada de cobertor de mendigo+manta emborrachada+aluminio
Ficou bom, quando desmontar a viatura pretendo por o mesmo na parede corta-fogo...Vai uma foto do capo.
abs
fabiano soriano
12/11/2009, 15:02
Hola Gerardo, como estás?
Me interesé mucho por su idea y si és posible me gustaria una cópia de todo lo que hiciste en su band.
ahora, que entiendo:
Capo - Manta asfáltica de fieltro pegada con ? (cemento de contacto?)
Teto - Espuma poliuretano expandido
Torpedo (interno) - Manta asfáltica de fieltro + cemento de contacto
Capa de cambio - Manta asfáltica de fieltro + cemento de contacto
Pared internas - Manta asfáltica de fieltro + cemento de contacto
Torpedo (externo) - Manta asfáltica aluminizada + cemento de contacto
Capa de cambio - Manta asfáltica aluminizada + cemento de contacto
Lo demás interno - goma calibre de 1,5cm sin pegar
Si tenés unas fotos podrías subir para nosotros?
Gracias y Saludos
Un abrazo
Fabiano
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