PDA

Ver Versão Completa : Estalo e chiado embaixo da Ranger... Por favor me Ajudem!!



Djenco Brito
09/11/2009, 15:48
Boa Tarde amigos do 4x4 Brasil... estou com 2 problemas na minha ranger 4.0 V6.
O primeiro é que ao dar ré na primeira acelerada aparece um estalos estranhos debaixo dela e ao começar a rodar somem.
O segundo é ao acelerar que aparece um assovio ou chiado mto estranho Tbem debaixo e ao chegar a uns 80 km/h eles somem.
O estranho é que ao erguer a ranger pelo diferencial e acelerar todos os barulhos desaparecem, tanto o estalo de ré, qnto o chiado ou assovio de frente.
Me ajudem pois o mecanico ergueu e não sabe o que é.
Abraços

eduardo1968
09/11/2009, 23:55
O chiado pode vir do sistema de freios trazeiro por ovalização, é só trocar a lona e dar um passe (tornear) o cubo.
Abs
Eduardo

eduardo1968
09/11/2009, 23:58
Estalos pode ser pivô. dá uma testada neles com um pé de cabra e vê se não tem folga.

Abs

Eduardo

dudu83
10/11/2009, 00:19
ja revisou as cruzetas??

Edintruder
10/11/2009, 08:51
"ja revisou as cruzetas??"
x2!
É comum desgastar a ponto de aparecer estalos.

Djenco Brito
10/11/2009, 15:51
Boa tarde amigos... suspensão e pivo não pode ser pois eu a fiz inteira a +- uns 11 meses...
Nas cruzetas eu nunca modifiquei nem troquei nada e eu desconfio que seja nelas o estalo ou no própio diferencial.
Esses dias eu percebi que ao freiar os estalos apareciam tbem e iam sumindo ao diminuir a velocidade!!

Mais pq qndo eu levanto a pick-up somem todos os barulhos??

Obrigado por estarem ajudando

Nava
10/11/2009, 17:36
Vai na cruzeta. Ta sumindo o barulho pq elas estão sem a carga, sem esforço, a folga nao aparece.

As vezes pode ser "excesso" de graxa nelas...tem de engraxar pelo menos a cada 30 dias.

Edintruder
10/11/2009, 20:57
Nava, as cruzetas na Ranger são todas blindadas...

DI HERVAL
10/11/2009, 21:15
Se as cruzetas ainda são antigas possuem bico para lubrificação..... Dá uma olhada.....

Abraços....

Djenco Brito
11/11/2009, 11:42
Olá amigos.
Ontem na parte da tarde eu levei a ranger para dar uma lavada e comprei 2 litros de óleo diesel e mandei o cara lavar embaixo...
O chiado ensurdecedor sumiu completamente e ficou uma seda para andar mais os estalos ao dar ré contiuam como estavam...
São dois estalos ao acelerar e soltar a embreagem e logo somem na hora após eu começara a dar ré.
Devem ser as cruzetas msmo...
Será que não é diferencial??
Obrigado e bom dia a todos.

eduardo1968
14/11/2009, 15:42
Djenco

Tomara q seja cruzeta R$$

Tiago Scherer
04/02/2010, 14:52
Tenho uma Ranger 4x4 ano2000 . ela da estalos quando solto a embreagem em quinta marcha. E dá chiados em quinta quando o motor esta segurando.Estou na mesma não sei de mais nada.

Djenco Brito
11/01/2011, 11:15
Amigo, Troquei as cruzetas e a Máquina ficou como zera!!
Vc vai gastar +- 100.00 reais, Abraço

RogérioNunes
02/02/2011, 13:25
Ranger 2001 diesel com estalos qdo em 4x4 mas só qdo forçada na areia ou em subida ingreme.
O cardã dianteiro foi removido e a cruzeta e a homo estão ok. O barulho é intermitente, como se estivesse pulando uma estria ou escapando.
Na avaliação que fiz,descartei as homocinéticas e o diferencial me levando a crer que pode ser caixa de tração.
Alguma dica antes de remover a T case?


abraço

Edintruder
02/02/2011, 13:59
Grande Roger, conforme te disse por MP, vai a ordem de problemas:
1° Rodas Livres (não é o teu caso);
2° Homocinética do cardam (já revisada);
3° Confere a posição de parada do motor elétrico, pois pode estar parando em posição não ideal para manter o acoplamento da tração dianteira;
4° Corrente da CT (pouco provável, mas admissível).

Confias no teu mecânico? Caso positivo, pede para ele tirar o cardam traseiro e tirar a tampa da CT. É muito simples de fazer. Olha se o sincronizado e dentes de acoplamento e luva deslizante do acionamento da 4x4 está em boas condições, pois pode estar com folga em alguma peça dessas daí. A corrente apresentará uma boa barriga ao tirar a tampa pois os mancais dos eixos ficarão soltos e o peso da corrente aproxima os eixos deixando com a impressão que ela está folgada, mas não representa a realidade. Muito mecânico "bom" condena a corrente por esse aspecto visual sem se dar de conta do explicado anteriormente.
Esses estalo ocorrem tanto em 4x4hi como 4x4low?

Edintruder
02/02/2011, 14:02
O serviço pode ser feito com a CT no lugar.
Eu levei uns 10 minutos pra montar e fechar a CT sendo a primeira vez que tinha mexido nisso.
Se os estralos surgem em 4x4hi e 4x4low, realmente pode ser corrente, mas se apresentar em apenas uma das opções pode ser que o disco de cerâmica que marca a posição do motor elétrico esteja se soltando. Basta desmontar e colar com super bonder.

RogérioNunes
03/02/2011, 20:17
Edin, valeu pelas dicas.

O problema era o garfo da tração que estava quebrado e não acoplava totalmente a engrenagem, qdo era submetida a um esforço maior ela escapava fazendo o barulho.
Detalhe, a caixa estava sem uma gota de óleo quase engripando tdo...






Grande Roger, conforme te disse por MP, vai a ordem de problemas:
1° Rodas Livres (não é o teu caso);
2° Homocinética do cardam (já revisada);
3° Confere a posição de parada do motor elétrico, pois pode estar parando em posição não ideal para manter o acoplamento da tração dianteira;
4° Corrente da CT (pouco provável, mas admissível).

Confias no teu mecânico? Caso positivo, pede para ele tirar o cardam traseiro e tirar a tampa da CT. É muito simples de fazer. Olha se o sincronizado e dentes de acoplamento e luva deslizante do acionamento da 4x4 está em boas condições, pois pode estar com folga em alguma peça dessas daí. A corrente apresentará uma boa barriga ao tirar a tampa pois os mancais dos eixos ficarão soltos e o peso da corrente aproxima os eixos deixando com a impressão que ela está folgada, mas não representa a realidade. Muito mecânico "bom" condena a corrente por esse aspecto visual sem se dar de conta do explicado anteriormente.
Esses estalo ocorrem tanto em 4x4hi como 4x4low?

RogérioNunes
03/02/2011, 20:36
Mais fotos, agora na montagem.

Edintruder
03/02/2011, 23:17
Bom saber que isso pode ocorrer então, pois servirá no futuro para outros foristas.
Não levei fé nesse garfo de plástico quando desmontei a minha.

RogérioNunes
16/02/2011, 21:52
Como a ranger em questão estava no estaleiro corrigindo problemas na lataria e pintura, ontem fui testar a tração e....continua o mesmo problema!!
Estalos fortes em 4x4. Lembrando que o cardã dianteiro foi revisado tanto a cruzeta qto a homo estão OK.
Tudo agora cai em cima da famingerada corrente...
Alguma sugestão?

RogérioNunes
25/02/2011, 17:00
Corrente trocada, problema resolvido!





Como a ranger em questão estava no estaleiro corrigindo problemas na lataria e pintura, ontem fui testar a tração e....continua o mesmo problema!!
Estalos fortes em 4x4. Lembrando que o cardã dianteiro foi revisado tanto a cruzeta qto a homo estão OK.
Tudo agora cai em cima da famingerada corrente...
Alguma sugestão?

Bruno Hamada
16/04/2014, 18:29
Olá amigos.
Ontem na parte da tarde eu levei a ranger para dar uma lavada e comprei 2 litros de óleo diesel e mandei o cara lavar embaixo...
O chiado ensurdecedor sumiu completamente e ficou uma seda para andar mais os estalos ao dar ré contiuam como estavam...
São dois estalos ao acelerar e soltar a embreagem e logo somem na hora após eu começara a dar ré.
Devem ser as cruzetas msmo...
Será que não é diferencial??
Obrigado e bom dia a todos.

Conseguiu resolver?To com mesmo problena da ré.

joycr
22/08/2014, 13:18
minha ranger xlt 2.8 2003 chia quando solto o pe da embreagem