Ver Versão Completa : Troca da bomba de água Ranger
marcomencia
09/11/2009, 13:58
Salve galera!!!
Começou um pequeno chiado vindo do motor, algo semelhante a um passarinho cantando.....
Levei na oficina e o mecanico nem chegou perto pra diagnosticar o problema. Disse q era a correa e q logo ia parar......Passou uma vela na parte interna dela e realmente o chiado parou....Nessa mesma hora verificamos o nível de água e constatamos q estava baixo. Acrescentamos a água até o nivel máximo e fui pra casa feliz da vida....
Só q essa água começou a baixar, e ficava o cheiro de aditivo q dava pra sentir de dentro da cabine. Voltei novamente a oficina e está vazando água na altura da bomba. Até acho q essa água q vaza fez com q surgisse o ruído na correa.....
Hj ela vai dormir na oficina pra amanhã cedo estar com o motor frio pra bomba ser trocada.
Pergunto se existe alguma manha, ou dica a respeito dessa troca. Se é a bomba inteira q deve ser trocada, se existe algum reparo, enfim.....Conhecimento nunca é demais.
PS: Acredito q o fato não tenha relação com a excelente performance apresentada em quarta marcha na descida da serra do Rio do Rastro.
Edintruder
09/11/2009, 14:08
Tem que tirar as correias, hélice, polias e trocar a bomba da água inteira. Não tem reparo...
Sim é possível que o excesso de rpm na descida tenha causado isso, ainda mais em 4a marcha, pois girar o motor a 7500rpm pode sim condenar alguns retentores e até riscar bronzinas. Eu não compraria a tua Ranger! ahahahaha!
marcomencia
09/11/2009, 14:38
Hahahahah!!!!
Certo Edi!!!!
Suas palavras foram exatamente as mesmas do mecanico. Blz pura então. Imagino q vai dar tudo certo.
A propósito, tinha feito a troca de água do motor a pouquissimo tempo atrás e imagino q essa água agora vai fora. Na vez passada foi colocado um litro do aditivo RADIEX, enquanto no manual fala q deve ser colocado meio a meio de aditivo motorcraft.
Alguma dica a respeito do aditivo a ser utilizado?
marcomencia
10/11/2009, 15:58
Realmente deu pau na bomba de água. Tinha uma bela duma folga.
Nesse momento a bomba nova já se encontra montada no motor e o resto das peças estão indo cada qual, para seu lugar.
Nesses 3 ou 4 meses foi a bomba de combustível( de dentro do tanque) e agora a de água.....
Affffffff!!!!!!!
Parece até praga, por não ter ido prá L-200, pela, segundo falam, baixa confiabilidade do motor HPE....
Mas vamos lá....Bola pra frente
PS: Prá quem não sabe, claro q a história da quarta marcha foi uma grande brincadeira. Quem conhece a Serra do Rio do Rastro sabe q as curvas são praticamente todas de primeira marcha. É uma sequência interminável de cotovelos e não se contornam eles a mais de 10 ou 20 km/h. Foi só pra dar uma agitada no fórum e descontrair um pouco. Qto a velocidade, então nem se fala.....
Acho o ambiente aqui muito legal, e foi onde consegui informações muito importantes q sempre adiantaram meu lado nos problemas q tive. Foi até legal o moderador ter entendido a brincadeira e não ter me excluído. Mas bem q podia ter deixado o tópico aberto pra gente se divertir um pouco.rsrsrsrs
Priebe_RS
10/11/2009, 17:44
oi pessoal, sou novo no forum, comprei minha primeira camionete a uns 3 meses, comprei uma ranger 2005, e como vi q vcs estavam falando da troca da bomba d'agua resolvi perguntar, pois nao intendo nada ainda de camionetes, seguinte tiveq trocar a minha tambem, pageui quase 800 conto pelo serviço, moro em porto alegre e nao conheço muitas oficinas de camionetes,o valor foi justo?
Edintruder
10/11/2009, 20:55
Uma bomba original custa 150,00 e a mo deve ficar uns 100,00.
Eu comprei a bomba por 50,00, 5,00 da junta e mo própria e mais 2 litros de petroplus (aditivo concentrado).
800,00! Que assalto!!! Bota aí quem é esse mecânico pra ninguém ir lá!!! Nunca mais volta lá pois gente assim não merece ter clientes! :evil:
Obs.: Isso se a tua Ranger for 2.8
Se for 3.0 não sei precisar o valor da peça...
oi pessoal, sou novo no forum, comprei minha primeira camionete a uns 3 meses, comprei uma ranger 2005, e como vi q vcs estavam falando da troca da bomba d'agua resolvi perguntar, pois nao intendo nada ainda de camionetes, seguinte tiveq trocar a minha tambem, pageui quase 800 conto pelo serviço, moro em porto alegre e nao conheço muitas oficinas de camionetes,o valor foi justo?
deusolivre, te furaro os zóio...
e eu achei aqui em Itaqui que tinha ladrão..
marcomencia
10/11/2009, 21:31
A bomba dágua da 2.8 estava por R$ 235,
A da 3.0 q é a minha custou R$ 350, q por sinal veio sem a junta. Já peguei a pkp da oficina, mas nem olhei o qto deu o total do serviço pra não estragar o resto dia. Mas imagino q o aditivo mais a mão de obra etc...vai pra perto de uns 500 paus. Bela festa q dava prá fazer hein? Ou quem sabe encher a geladeira de porcaria.
A *&¨%$#@ da bomba de gasolina foi uns mil e pouco. Seguro 2.000, q pelo q vejo no fórum até q não é tanto. Não é e é tbém, pq um ano passa rapidinho.....
Os pneus traseiros já deram uma baixada legal. O motorzão convida, vc acelera e o pneu baixa.....mais um tempinho e terei q colocar novos. Dá despesa pacas.......
O brinquedo é legal, mas a manutenção mata o velho. As peças são muito caras.
Passasse aqui pela minha bandas então... sou de braço do norte, lado de grão pará/aiure... serra é animal para descer de bike... esses meus amigos foram.. dei uma viajada na maionese e não fui!! e fora as caminhadas na mata que da de faze...
abraços
A da 3.0 q é a minha custou R$ 350, q por sinal veio sem a junta. Já peguei a pkp da oficina, mas nem olhei o qto deu o total do serviço pra não estragar o resto dia. Mas imagino q o aditivo mais a mão de obra etc...vai pra perto de uns 500 paus. Bela festa q dava prá fazer hein? Ou quem sabe encher a geladeira de porcaria.
A *&¨%$#@ da bomba de gasolina foi uns mil e pouco. Seguro 2.000, q pelo q vejo no fórum até q não é tanto. Não é e é tbém, pq um ano passa rapidinho.....
Os pneus traseiros já deram uma baixada legal. O motorzão convida, vc acelera e o pneu baixa.....mais um tempinho e terei q colocar novos. Dá despesa pacas.......
Muita coisa não acho que valha a pena comprar novo. eu comprei os 4 pneus pra minha por R$580,00 michelin meio uso, roda uns 40 mil km ainda.
troquei a bomba dágua tbm, comprei na argentina por R$ 140,00 mais R$ 90,00 de mao de obra.
seguro me pediram R$ 4.000,00 ai forçou a barra, ta loco....
e camionete a diesel, sendo bem cuidada, não tem pq dar muita manutenção.
abraços
Edintruder
11/11/2009, 11:30
Pecas do motor procura direto os distribuidores MWM mais próximos. Compra por telefone inclusive. Foge da Ford pra comprar peças. A B água custa na MWM-International 145,00.
fora, encontra paralela por 180,00!!!
Pneus eu nunca comprei novo, sempre procurei barbadas na internet. Hoje eu iria até o PY comprar lá. Com R$1.000,00 bota um jogo de 31".
Pecas do motor procura direto os distribuidores MWM mais próximos. Compra por telefone inclusive. Foge da Ford pra comprar peças. A B água custa na MWM-International 145,00.
fora, encontra paralela por 180,00!!!
Pneus eu nunca comprei novo, sempre procurei barbadas na internet. Hoje eu iria até o PY comprar lá. Com R$1.000,00 bota um jogo de 31".
É isso mesmo Edin, e se quiser passar um final de semana diferente, vai pra Buenos Aires e compra peças lá que é bem mais barato, ou melhor, tudo lá é muito barato, até pra ir...
Inclusive, quem tem Ranger sem som, estou vendendo o som original da 2005 (sem MP3, mas com entrada aux.) por 400,00 zerado, sem riscos, tudo ok, pra levantar uma grana pra comprar um protetor de caçamba novo.
Abraço,
Flávio
gui ranger 00
22/02/2012, 21:24
Amigo, tudo bem?
Me ajuda aqui, pelo que vi vc já trocou a bomba de combustível também...qual era o sintoma antes de trocá-la?? Creio que a minha esteja indo pro pau, está com um barulho mais alto e mais longo...chego a escutar ela as vezes com o motor ligado e o vidro aberto...parece oscilar...
Quanto à bomba d'agua, esta semana estou levando para a oficina para ver, mas é quase certo que terei de trocá-la...o motor está fervendo qdo coloco mais de 130KM/H...vou desmontar pra ver...
Agradeço pela ajuda
abraço
Higor Lima
09/01/2019, 18:21
Oi pessoal boa tarde,
Sou novo no mundo 4x4 e também tenho que trocar a bomba d´água de minha ranger 3.0 limited 2005.
Alguém sabe me passar uma noção de valores para fazer este serviço em Belo Horizonte - MG
Valeu,.. obrigado...